sexta-feira, 29 de abril de 2022

O Presidente da República General de Exército Umaro Sissoco Embaló, regressou hoje ao país, após ter efetuado uma visita de Estado, à Africa de Sul, a convite do seu homólogo sul-africano Cyril Ramaphosa.

No encontro entre os dois Chefes de Estado, foi enaltecido o estado das relações bilaterais entre os dois países, relações profundamente enraizadas na luta vitoriosa contra o regime do apartheid e contra a dominação colonial.👇

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Apesar da retórica russa, EUA não veem risco de uso de armas nucleares

© Leon Klein/Anadolu Agency via Getty Images

Notícias ao Minuto  29/04/22 

No início deste mês, o diretor da Agência Central de Inteligência norte-americana (CIA) salientou que, apesar de não ter provas quanto ao uso de armas nucleares por parte da Rússia, essa possibilidade não pode ser encarada de ânimo leve.

Os Estados Unidos não acreditam que exista algum perigo de a Rússia levar as suas ameaças avante no que toca o uso de armas nucleares, apesar da retórica de Moscovo.

“Continuamos a monitorizar as capacidades nucleares [da Rússia] todos os dias o melhor que podemos, e não identificámos qualquer ameaça quanto ao uso de armas nucleares, nem qualquer ameaça ao território da NATO”, disse um oficial da Defesa dos EUA à Reuters, que permaneceu anónimo.

Recorde-se que Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, alertou na segunda-feira para o “perigo real” de uma III Guerra Mundial, criticando a posição da Ucrânia durante as negociações de paz, numa entrevista do governante a agências de notícias russas.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, reagiu a estas declarações na quarta-feira, classificando-as como “irresponsáveis”, não sendo “o que se deveria esperar de um poder nuclear moderno”.

Dois dias depois da ofensiva militar ter começado, o próprio presidente russo, Vladimir Putin, lembrou que tem armamento nuclear disponível, que poderá ser usado caso alguém ousar utilizar meios militares para tentar impedir a invasão russa da Ucrânia.

Ainda assim, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta semana que não esperava que os ‘falhanços’ militares russos na Ucrânia levassem aquele país a usar armas nucleares, acrescentando que o líder russo ainda tem oportunidade de colocar um ponto final ao conflito e retirar-se de solo ucraniano.

No início deste mês, William Burns, diretor da Agência Central de Inteligência norte-americana (CIA), salientou que, apesar de não ter provas quanto ao uso de armas nucleares por parte da Rússia, essa possibilidade não pode ser encarada de ânimo leve.

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva russa na Ucrânia já matou mais de 2.700 civis, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.


Leia Também: 

A Noruega vai proibir o transporte rodoviário aos operadores russos, a partir de 7 de maio, e fechar os seus portos aos navios com bandeira daquele país, anunciou hoje o Governo de Oslo.

A Noruega vai proibir o transporte rodoviário aos operadores russos, a partir de 07 de maio, e fechar os seus portos aos navios com bandeira daquele país, anunciou hoje o Governo de Oslo.

A Noruega, que faz fronteira com a Rússia, cumpre assim o quinto pacote de sanções a Moscovo por causa da guerra na Ucrânia adotado há algumas semanas pela União Europeia (UE), da qual não faz parte, embora integre o Espaço Económico Europeu (EEE).

O encerramento dos portos afeta navios comerciais com mais de 500 toneladas brutas, iates e alguns barcos de recreio que navegam em águas internacionais, com exceção para a pesca...Ler Mais



Um vídeo recente, captado na região de Kharkiv, veio documentar a destruição de mais um tanque russo.

Desde o início da guerra, várias imagens têm surgido que têm vindo a comprovar a capacidade das tropas ucranianas no que toca à destruição de material militar dos invasores russos.

Um vídeo recente, captado na região de Kharkiv, veio documentar a destruição de mais um tanque russo - que depois de ser atingido acaba por se incendiar.

As imagens foram captadas numa altura em que a cidade de Kharkiv, no sul do país, é controlada por tropas da Rússia - tendo as forças da Ucrânia, na quarta-feira, disparado mísseis e foguetes contra a mesma.

De acordo com a Lusa, a Rússia tem tentado reforçar o controlo sobre a cidade, embora os moradores continuem a sair às ruas para protestar contra a ocupação...Ler Mais


O Conselho de Segurança das Nações Unidas discutirá na próxima semana os ataques de que Kyiv, capital ucraniana, foi alvo durante a visita à cidade do secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou, esta sexta-feira, o Reino Unido.

A embaixadora do Reino Unido na ONU, Barbara Woodward, que presidiu durante este mês ao Conselho de Segurança, considerou "preocupantes" os ataques com mísseis a Kyiv na presença de António Guterres, anunciando que essa agressão será alvo de discussão na próxima semana, apesar de não ter informado uma data concreta.

"Durante a visita do secretário-geral a Kyiv na quinta-feira, registaram-se ataques de mísseis à cidade e isso é motivo de grande preocupação", disse hoje a diplomata, adiantando que o Conselho de Segurança discutirá esse assunto na próxima semana durante uma reunião sobre a Ucrânia, já sob a presidência mensal dos Estados Unidos da América...Ler Mais


Dezenas de milhares de tropas da NATO e da Força Expedicionária Conjunta participarão nas próximas semanas em exercícios militares em toda a Europa, anunciaram hoje fontes oficiais britânicas, quando os países ocidentais procuram dissuadir a agressão russa na Ucrânia.

Os exercícios terão lugar na Finlândia, na Polónia, na Macedónia do Norte e ao longo da fronteira entre a Estónia e a Letónia e estarão apoiados por aviões, tanques, artilharia e veículos blindados de assalto, segundo informação avançada pela agência Associated Press (AP).

"A escala do destacamento, aliada ao profissionalismo, treino e agilidade do exército britânico, irá dissuadir a agressão a uma escala nunca vista na Europa neste século", disse o tenente-general Ralph Wood, comandante do exército de campo do Reino Unido, em comunicado.

As manobras incluirão tropas da NATO e da Força Expedicionária Conjunta, que inclui Finlândia e Suécia, países que não integram a Aliança Atlântica...Ler Mais

Anthony Ohemeng-boamah é novo coordenador do Sistema da ONU, em Bissau

 Conosaba/jornalnopintcha

 O Sistema das Nações Unidas tem novo coordenador em Bissau. Chama-se Anthony Ohemeng-Boanah e é natural de Gana, tem mais de 25 anos de experiência profissional na área de desenvolvimento internacional e possui conhecimentos e perícia abrangentes numa vasta gama de questões de desenvolvimento.

Antes de ser designado coordenador residente para a Guiné-Bissau, Anthony desempenhou as mesmas funções na República Islâmica da Mauritânia (2019-2022), República do Congo (2014-2019) e na República da Guiné (2010-2014).

Anthony também desempenhou vários cargos no Programa de Desenvolvimento da ONU, onde começou como economista júnior em 1992, tendo progredido para representante residente adjunto em Angola, assistente especial do diretor R~regional para África na sede do PNUD, representante residente adjunto na Costa do Marfim e diretor nacional no Ruanda.

Em todos estes cargos, teve a responsabilidade geral pela coordenação e operacionalização das atividades programáticas do PNUD no âmbito da iniciativa "Delivering as One" da ONU e forneceu uma forte liderança na conceção e implementação dos programas e atividades operacionais do Escritório do País (CO).

Anthony contribuiu para países em várias fases de desenvolvimento, incluindo aqueles que emergem de crises, transições políticas de governo militar para civil, PMD, bem como países de rendimento médio.

Ohemeng-boamah tem um mestrado em Economia e Finanças Internacionais, e um bacharelato em Economia pela Universidade Brandeis em Waltham, Massachusetts, EUA. É Consultor Financeiro Registado e pertence à Associação Internacional de Consultores Financeiros Registados.

Turismo: Missão portuguesa em Bissau para promoção das potencialidades turísticas do Arquipélago de Bijagõs


Bissau, 29 Abr 22(ANG) – Uma missão portuguesa constituída de diferentes instituições, atrizes de telenovelas e revistas promotoras de turismo encontram-se no país para ajudar na divulgação das potencialidades turisticas do arquipélago de Bijagós.

Após um encontro mantido esta sexta-feira com a missão portuguesa, o ministro do Turísmo e Artesanato, Fernando Vaz disse que a Guiné-Bissau vai ganhar muito com a vinda dessa missão.

“Como uma das actrizes afirmou, a Guiné-Bissau, depois de 500 anos da colonização portuguesa, é quase desconhecida, ou seja, a maioria  das pessoas não sabem que existe um  arquipélago de Bijagós com praias fabulosas”, sublinhou o governante.

Fernando Vaz  frisou que o país só tem a ganhar com a divulgação das suas potencialidades turísticas, feitas por actrizes de renome em Portugal e não só.

“Será uma promoção ímpar que vamos ter dos nossos destinos turísticos dos Bijagós e por isso espero que rapidamente sejamos um país de destino turístico, à semelhança daquilo que é Cabo Verde hoje”, salientou.

Fernando Vaz sublinhou  que a Guiné-Bissau tem enorme potencialidade turística, e afirma que em quase tudo é ainda virgem para se aproveitar, acrescentando que é isso que vai ser divulgado e mostrado aos portugueses.

 Caetano Pestana, representante da companhia aérea EuroAtlantic e um dos integrantes da missão, afirmou que viajam para a Guiné-Bissau, há vários anos, quando a TAP deixou de voar para Bissau.

Disse que, na altura se aperceberam  das dificuldades que os doentes da Guiné-Bissau enfrentavam para chegar à   Lisboa.

“Nós entendemos que, primeiro, era necessário ligar Bissau ao Mundo, depois conhecer os Bijagós Foi criado um Fam-Trip de operadores turístico há alguns anos atrás, graças ao dinamismo do actual ministro do Turismo Fernando Vaz”,  disse.

Caetano Pestana sublinhou que nenhum operador turístico português queria vir para a Guiné-Bissau, porque as notícias do país que chegavam à Lisboa eram de insegurança e de outras coisas desagradáveis e nunca do lado bonito do país.

Disse que vão continuar a trabalhar para inverter a situação e  mostrar o lado positivo da Guiné-Bissau.

ANG/ÂC//SG

Ministério das obras públicas promove a campanha de sensibilização sobre a sobrecarga dos camiões visando o regulamento n⁰14 da UEMOA.


 Radio TV Bantaba

RÚSSIA/UCRÂNIA: As imagens da destruição após os ataques a Kyiv na quinta-feira

© @guyelster

Notícias ao Minuto  29/04/22 

A Rússia já confirmou os bombardeamentos, que aconteceram durante a visita de António Guterres à capital ucraniana.

Um jornalista independente que se encontra, atualmente, a cobrir o conflito na Ucrânia recorreu à rede social Twitter para divulgar algumas imagens dos escombros resultantes dos ataques aéreos que, na quinta-feira, foram perpetrados sobre a capital do país, Kyiv. 

Nas imagens, fica evidente a destruição resultante de mais uma investida russa, levada a cabo num dia em que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, esteve em Kyiv no âmbito de um encontro com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Os ataques foram, entretanto, já confirmados pelo Ministério da Defesa da Rússia. De acordo com o presidente da Câmara de Kyiv, Vitali Klitschko, pelo menos uma pessoa morreu na sequência deste ataque. Isto depois de, na quinta-feira, a mesma fonte ter confirmado "dois ataques" a um dos distritos da capital.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, desencadeando uma guerra que provocou um número de baixas civis e militares ainda por determinar. A ONU confirmou na quarta-feira que pelo menos 2.787 civis morreram e 3.152 ficaram feridos, mas manteve o alerta para a probabilidade de os números serem consideravelmente superiores.

Leia Também: 

© Dom Quixote/Facebook

Notícias ao Minuto  29/04/22 

José Milhazes comentou na SIC Notícias, na manhã desta sexta-feira, o ataque a Kyiv, desta vez com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, no terreno.

Na edição da manhã da SIC Notícias, desta sexta-feira, o comentador José Milhazes reagiu não só ao ataque que a Rússia confirmou contra Kyiv, na passada quinta-feira, que causou um morto durante a visita do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, como também ao que se poderá esperar de Putin com o aproximar de 9 de maio, dia em que se assinala a capitulação da Alemanha nazi para a União Soviética na Segunda Guerra Mundial.

Na perspetiva do comentador da SIC, esta recente afronta da Rússia  "é um sinal claríssimo de que não leva em atenção nenhuma organização internacional, nomeadamente a ONU". Milhazes pensa que "foi uma boa lição para António Guterres e deveria ser para muitos dirigentes ocidentais para ver se compreendem com quem é que estão a tratar".

O jornalista defende que não se está a lidar "com políticos de todo sensatos, mas que se aproximam cada vez mais de paranoias", o que justifica com a ameaça de uma invasão russa à Alemanha ou a de "fazer rebentar o planeta se na Ucrânia perderem a guerra".

Para Milhazes, "isto é uma escalada de retórica guerreira que começou na Rússia a ver quem faz as piores ameaças" e, como tal, pensa que "não há nenhuma possibilidade de abertura [de corredor humanitário em Mariupol esta sexta-feira]", visto que, "quando Guterres falou, o Kremlin veio logo dizer que não tinha sido chegado a acordo".

O jornalista recorda que dentro da Azovstal não só estão civis, como também militares e recorda que o presidente russo, Vladimir Putin, informou que da Azovstal não iria "entrar nem sair uma mosca", ou seja, na sua opinião, isso significa que "a Rússia só aceitará um corredor humanitário se se criarem efetivamente dois corredores", um para os civis e outro para militares ucranianos, o que seria "mais demorado" porque iriam investigar "militar a militar".

"Do ponto de vista externo, Putin vai tentar mostrar resultados vitoriosos. Na realidade, as coisas continuam muito indecisas, os ucranianos continuam a oferecer resistência, os russos tentam avançar, mas, por enquanto, não há ainda nenhuma definição clara no que diz respeito a uma vitória ou derrota de um dos lados", salientou.

Quanto ao dia 9 de maio, a previsão do comentador é que se realize uma parada em Moscovo, na Rússia, que "poderá trazer algumas surpresas, como, por exemplo, o desfile de prisioneiros ucranianos nas ruas". Milhazes relembra que este ato seria imitar "o que Estaline fez em relação aos alemães que se renderam durante a Segunda Guerra Mundial". Prevê que se possam também realizar "paradas noutras regiões do leste da Ucrânia, nomeadamente nas repúblicas separatistas de Donetsk e Luhansk", assim como "uma parada militar em Mariupol".


O ministro dos Negócios Estrangeiros de França condenou hoje o que classificou como "ataques indiscriminados" das forças russas em Kyiv, que ocorreram na quinta-feira, enquanto o secretário-geral da ONU, António Guterres, estava na capital ucraniana.

"Condeno veementemente os ataques indiscriminados das forças russas contra Kyiv na noite passada [quinta-feira]", escreveu Jean-Yves Le Drian na rede social Twitter.

"Solidariedade total com o povo ucraniano, bem como com @antonioguterres e @KirilPetkov [primeiro-ministro búlgaro], que estiveram nas proximidades" na quinta-feira, declarou ainda o ministro francês.

As equipas de resgate localizaram hoje o corpo de um civil entre os escombros do prédio em Kyiv atacado na quinta-feira pelos russos, elevando o saldo de vítimas para um morto e dez feridos...Ler Mais


O objetivo é mostrar “a solidariedade de Estocolmo para com o povo ucraniano”.

A Suécia irá renomear parte do Mariebergspark, um parque localizado nas imediações da embaixada da Rússia na capital, para ‘Fria Ukrainas plats’ [Lugar da Ucrânia Livre]. O objetivo é mostrar “a solidariedade de Estocolmo para com o povo ucraniano”.

Na rede social Facebook, a autarca de Estocolmo, Anna König Jerlmyr, revelou que a medida foi aprovada na quinta-feira pelo departamento de planeamento da cidade.

“O nome, que se deve à invasão da Ucrânia pela Rússia, torna-se um símbolo duradouro da solidariedade de Estocolmo para com o povo ucraniano e uma marca importante contra as ações do regime russo”, afirmou a autarca...Ler Mais 

A entrevista da Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros , Cooperação Internacional e das Comunidades Suzi Barbosa à televisão nacional da África do Sul, por ocasião da visita de Estado do Presidente Umaro Sissoco Embaló à Pátria de Nelson Mandela.

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

O Presidente da República General de Exército Umaro Sissoco Embaló, foi recebido hoje, no Palácio de Pretoria, no âmbito de uma visita oficial, pelo seu homólogo Sul Africano Cyril Ramaphosa.




 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló