sexta-feira, 2 de agosto de 2019

A nova presidente do Instituto da Mulher e Criança (IMC), da Guiné-Bissau, Maimuna Gomes Sila, prestou juramento e tomou posse formalmente nesta sexta-feira, 02 de Agosto, no Ministério da Mulher, Família e Proteçao Social

Advogada formada pela Universidade de Coimbra, em Portugal, vai substituir no cargo Elisabete Yala, a viúva do ex-Presidente guineense Kumba Ialá.



Alison Cabral

Será lançamento no dia 6 agosto, o Projeto de Construção da Estrada Boké-Québo



Aliu Cande

Problemas técnicos no sistema de venda de cartões de recarga eléctrica, anuncia EAGB


Desde ontem a tarde, a Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau, EAGB está a debater com problemas no sistema de venda de Cartões de Recarga de Luz Eléctrica.

A situação criou transtornos aos clientes que são obrigados a recorrer a plataforma das operadoras de telecomunicações Orange e MTN, para compra e recarregamento dos contadores pré-pagos.

Explicações dadas, esta manhã, pelo Adjunto diretor do Gabinete de Comunicação e Marketing, Celistino Fal, que no entanto pede calma, e promete solução do problema.

Aliu Cande

José Mário Vaz - Em Nouakchott, Mauritania a convite do Presidente cessante Mohamed Ould Abdel Aziz para a cerimonia de investidura do novo Presidente da República












José Mário Vaz - Durante a nossa estadia na Mauritania, tivemos oportunidade de encontrar com a comunidade Guineense residente em Nouakchott.

Ouvimos as preocupações dos nossos irmãos que vivem nesse país e em representação do Governo a Sra. Ministra dos Negocios Estrangeiros esclareceu algumas duvidas e tomou nota dos assunto a serem acompanhados pelo o Executivo.















Cerimonia de investidura do novo Presidente da República Islâmica da Mauritânia, Sr. Mohamed Ghazouani.

















By José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

EXECUTIVO GUINEENSE NOMEIA ARMANDO NHAGA COMISSARIO GERAL DA POLICIA DE ORDEM PÚBLICA


O executivo da Guiné-Bissau nomeou esta quinta-feira, 01 de agosto de 2019, o Brigadeiro General, Armando Nhaga para o cargo do Comissario Geral da Policia de Ordem Publica, sob proposta do ministro do Interior, segundo um despacho do Conselho de Ministros.

Nhaga um quadro senior do Ministerio do Interior, vai substituir Celso de Carvalho.

O Brigadeiro General já havia ocupado o cargo em duas ocasioes: foi escolhido enquanto Carlos Gomes Júnior era primeiro-ministro e continuou em funções depois do último golpe de Estado de 2012 e em 2016 pelo entao executivo liderado por Carlos Correia.

Ainda no capitulo de nomeaçoes, a Advogada, Maimuna Sila foi nomeada a Presidente do Instituto da Mulher e Criança (IMC), Seco Cassamá, o novo director geral da Petroguin e Caramó Camará, o novo presidente da Comissao de Reestruturaçao da Agencia de Aviaçao Civil da Guiné-Bissau.

Sila formada pela Universidade de Coimbra, em Portugal, apresentou em Novembro de 2018, a Fundação “Ana Pereira”(FAP), com a qual pretende dar uma atenção especial às famílias mais desfavorecidas que vivem no limiar da pobreza e sem apoio do Estado da Guiné-Bissau.

FAP atua nas áreas sociais, educação, saúde e sobretudo lidar diretamente com as crianças carenciadas de famílias pobres.

No capitulo deliberativo, o Conselho de Ministros deteve sua atençao na analise e debate do Programa de Emergencia que, entre outros, insta o executivo a exercer açoes de impacto rapido, para atender as necessidades sociais mais permanentes e ganhar a confiança do povo, encontrar soluçoes imediatas para alguns setores chaves como a educaçao, a saude, as infraestruturas e os serviços publicos.

Por: AC

Rádio Jovem Bissau