sábado, 7 de maio de 2022

#JUADEM C.E.28 : Reunião de Coordenação de Juadem C.E.28.

A reunião aconteceu na presença dos altos dirigentes do #Circulo 28 Camarada Sete Darane e outros camaradas.

JUADEM I FIRGUIDJA DI PARTIDO

 Madem Anunbara 

Delegações dos Tribunais de Conta de Angola, Moçambique, Brasil e Portugal chegam à Bissau no âmbito do VII encontro das Instituições Superiores de Controlo da CPLP_9 a 12 maio

BISSAU: Lançamento da 3a fase do Projeto de Formação no Setor da Segurança no âmbito do Acordo com Agência Brasileira de Cooperação.

GUERRA NA UCRÂNIA: OMS já registou 200 ataques a instalações de saúde na Ucrânia

© FABRICE COFFRINI/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto  07/05/22 

“A minha mensagem para o povo da Ucrânia é esta: A OMS está ao vosso lado”, garantiu o diretor-geral da OMS, numa visita a Kyiv.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, frisou este sábado, numa visita à capital da Ucrânia, Kyiv, que “apoia” o povo ucraniano, na sequência da invasão russa.

“A minha mensagem para o povo da Ucrânia é esta: A OMS está ao vosso lado”, disse, em conferência de imprensa, citado pela agência de notícias Reuters.

Presente na mesma conferência, o diretor de emergências da OMS, revelou que a organização já registou 200 ataques a instalações de saúde na Ucrânia e que a informação será entregue às entidades responsáveis por avaliar se foram, ou não, cometidos crimes de guerra na Ucrânia. 

Já na rede social Twitter, Ghebreyesus avançou que se reuniu com o ministro da Saúde da Ucrânia, Viktor Liashko, com quem discutiu “as necessidades de saúde no país” e como a OMS pode ajudar, “incluindo na retirada de pessoas com necessidade de cuidados especializados e reabilitação”.

“Continuaremos a ajudar no tratamento de ferimentos e a entregar medicamentos em todo o país”, acrescentou.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e a ofensiva militar provocou já a morte de mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.


Leia Também: 

Mulheres, crianças e idosos foram retirados do complexo siderúrgico de Azovstal, em Mariupol, cercado pelas forças russas, disse hoje a vice-primeira-ministra da Ucrânia.

"A ordem do Presidente foi cumprida: todas as mulheres, crianças e idosos foram retirados de Azovstal", anunciou Iryna Veheshchuk, citada pela agência Associated Press (AP).

Por sua vez, a agência de notícias russa Tass já tinha indicado que outras 50 pessoas tinham sido retiradas da fábrica.

Na sexta-feira, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que a cidade de Mariupol está "completamente destruída" e que à Rússia apenas resta apoderar-se do seu complexo siderúrgico, Azovstal...Ler Mais


UCRÂNIA: Kyiv anuncia afundamento de anfíbio russo na costa de Odessa

Por LUSA  07/05/22 

As autoridades ucranianas anunciaram hoje que afundaram um navio anfíbio russo na costa de Odessa, no sul, bem como o abate de um míssil inimigo na região de Poltaba, no leste do país.

Ukrainian Bayraktar TB2 destroyed another Russian ship.

Junto com o navio russo, as forças ucranianas conseguiram derrubar um 'drone' [aparelho aéreo não tripulado] de reconhecimento russo na mesma área do mar Negro, relataram fontes das autoridades da região de Odessa.

A defesa antiaérea ucraniana também conseguiu derrubar um míssil em Poltaba, onde no mês passado os ataques russos destruíram uma refinaria na mesma região, recorda o portal eletrónico de notícias Ukrinform.

Vídeo mostra veículo aéreo russo destruído por ucranianos

O Estado-Maior ucraniano relatou esta manhã intensos combates em diferentes partes de Donbass, embora, segundo essa fonte, tenham sido repelidos oito ataques a Donetsk e Lugansk, as duas regiões separatistas do leste do país.

Kyiv também anunciou que o cerco russo continua na siderúrgica Azovstal, onde as tropas ucranianas de Mariupol estão a resistir e onde a Rússia deveria querer organizar um desfile em 09 de maio, Dia da Vitória sobre a Alemanha nazi.

De Mariupol, foram retirados sexta-feira mais 50 civis.

Dois dias antes, fontes ucranianas garantiram que as primeiras tropas russas já haviam entrado no complexo industrial, onde várias centenas de civis e um número indeterminado de soldados ucranianos supostamente ainda estão refugiados e resistem.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e a ofensiva militar provocou já a morte de mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

"Ласкаво просимо до пекла!"

Leia Também: 

A Itália confiscou o iate Scheherazade situado num estaleiro da Marina de Carrara (centro) e que, segundo a equipa de investigação do líder da oposição russo, Alexei Navalni, pertence ao Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou fonte governamental.

O iate era alvo de investigação por parte da polícia italiana e, na noite desta sexta-feira, o Ministério da Economia de Itália comunicou o decreto que ordenava que fosse confiscado no âmbito das sanções aos oligarcas russos por parte da União Europeia.

As sanções aos oligarcas russos, por parte da União Europeia, devem-se à invasão da Rússia sobre a Ucrânia e, apesar da ordem para o iate avaliado em 650 milhões de euros (ME) ser confiscado, não foi divulgado o nome do seu proprietário.

Segundo jornalistas da equipa do opositor russo, que está preso, Alexei Navalni, a embarcação, com mais de 140 metros de comprimento e com bandeira das Ilhas Caimão, pertence a Vladimir Putin, embora, formalmente, esteja em nome do oligarca Eduard Khudaynatov...Ler Mais


ANP: Deliberação № 02/2022