sábado, 3 de dezembro de 2022

O ministro de Estado da Agricultura prossegue a digressão pelas bolanhas do leste do país.

Com objetivo de identificar bolanhas com potencial para produção nas épocas das chuvas e seca, Aladje Botche Candé acompanhado pelos técnicos, visitou   hoje o Projeto de Algodão e a bolanha de Chaianga e, foi recebido nas tabancas de Bidjini Djana e Sintcham Garanqué na região de Bafatá. A operação, segundo o Ministro de Estado da Agricultora e Desenvolvimento Local, visa fazer levantamento, colocar os meios técnicos e financeiros à disposição, para iniciar a produção agrícola em grande escala na Guiné-Bissau.

Radio Voz Do Povo

Exército do Mali reivindica morte de 53 alegados terroristas num mês

© iStock

POR LUSA  03/12/22 

As Forças armadas do Mali (FAMA) afirmaram hoje ter abatido 53 alegados terroristas em diversas operações no país entre 31 de outubro e 30 de novembro, com nove militares mortos e oito feridos na explosão de três bombas artesanais.

Em comunicado, as FAMA indicaram que as operações decorreram no centro, leste e sudeste do país do Sahel, caracterizado por uma profunda instabilidade devido à atividade de grupos 'jihadistas' filiados no Estado Islâmico (EI) e Al-Qaida.

O país é governado por uma junta militar após dois golpes de Estado liderados pelo coronel Assimi Goita, que recusou convocar eleições em fevereiro passado, apesar das promessas nesse sentido, optando por adiar o escrutínio para fevereiro de 2024.

Verdade 👀! Ami Leopold i contra qualquer tipo di violência na qualquer parte di mundo...


Por Leopold Sedar Domingos

Veja Também:

@Leopold Sedar Domingos

Terminou hoje a formação de reforço das capacidades das juventudes partidárias da Guine-Bissau no domínio da análise e resolução de conflitos (Negociação, Medição e Diálogo), administrada pelo PNUD, em Mansoa, de 30 Novembro a 03 de Dezembro. A JUADEM está representado na formação.


MADEM-G15 I NÔ SPERANÇA!

JUADEM - O FUTURO É AGORA!

Juadem

Nelson Moreira sobre Caducidade da CNE

Rádio África fm News

Rússia diz que vai deixar de fornecer petróleo à Europa este ano

© Lusa

POR LUSA  03/12/22 

A Rússia vai deixar de fornecer petróleo à Europa este ano, depois de a União Europeia (UE) ter limitado o preço do crude de Moscovo, anunciou hoje o embaixador do país junto das instituições internacionais.

A partir deste ano, a Europa viverá sem petróleo russo. Moscovo já deixou claro que não fornecerá petróleo aos países que apoiam um teto máximo", afirmou Mikhail Ulyanov, através de uma publicação na rede social Twitter.

Ulyanov notou que, muito em breve, a UE "culpará a Rússia por usar o petróleo como arma".

O porta-voz da Presidência russa já tinha garantido hoje que o país não vai aceitar um teto máximo para o preço do seu petróleo, após a União Europeia, o G7 e a Austrália terem defendido este mecanismo.

"Não aceitaremos esse limite", afirmou o porta-voz presidencial da Rússia, Dmitry Peskov, citado pela Agência France Presse (AFP).

Contudo, Peskov referiu que Moscovo já se tinha preparado para essa decisão, sem adiantar mais detalhes.

Esta sexta-feira, os países da UE acordaram estabelecer um teto máximo para o preço do petróleo russo em 60 dólares (cerca de 57 euros) por barril, uma medida que se insere num pacote de sanções contra a Rússia devido à invasão da Ucrânia.

A medida foi também subscrita pelo G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) e Austrália.

O acordo define ainda que se o preço ficar abaixo dos 60 dólares, o limite será atualizado menos 5% do valor em causa.

Família de Tcherno Bari (Tcherninho) reage acusações sobre " alegado " envolvimento no espancamento de advogado Marcelino Intupe.

Madiu Tchamo Irmão deTcherno Bari chefe de Segurança  de Presidente da República.

 Radio TV Bantaba 

O caso do advogado Marcelino Ntupé merece nova abordagem do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló a caminho de Abuja_Nigéria, para cimeira da CEDEAO.

 Radio Voz Do Povo


Veja Também:

Gabú: Associação de pessoas com deficiência, (ADRG), da região, celebra dia Internacional de pessoas com deficiência

O ato contou com a presença da governadora da região de Gabú,  Elisa Tavares Pinto, os membros de movimento regional da sociedade civil da região e a Plataforma de ONGs da região. 

Radio TV Bantaba

Mar de gente para responder o chamamento do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral _ GTAPE. São candidatos pré-selecionados para o início da formação dos agentes receseadores em Bissau. As sessões de formação, segundo fontes do Gtape decorrem em simultâneo em todas as regiões.

O recenseamento eleitoral começa no próximo dia 10.

Radio Voz Do Povo

Timóteo Saba M’bunde Ministro do Ensino Superior e Investigação Científca procedeu esta sexta-feira (02.12) lançamento de primeira pedra para Construção do Centro Multifuncional e inauguração da da sala virtual da Unidade Tchico Té.

O Governo vai elaborar um plano jurídico que vai pirmitir dar país um programa após graduação, mestrado e doutoramento anunciou Timóteo Saba M’bunde, Ministro do Ensino Superior e Investigação Científca.

Radio TV Bantaba

ESTADOS UNIDOS: Nova Iorque vai pagar 17 milhões de euros a homem condenado injustamente

© Lusa

POR LUSA  03/12/22

As autoridades de Nova Iorque vão pagar quase 18 milhões de dólares (17 milhões de euros) a um homem que foi injustamente condenado por homicídio e passou um quarto de século na prisão, disseram os advogados.

Este é um dos maiores acordos num caso de condenação injusta na história de Nova Iorque, afirmaram, na sexta-feira, os advogados de Johnny Hincapie, que foi libertado em 2015.

O colombiano Hincapie, então com 18 anos, estava entre um grupo de jovens acusados de apunhalar fatalmente o norte-americano Brian Watkins, numa estação do metropolitano de Nova Iorque em 1990.

Hincapie, que não tinha antecedentes criminais, disse ter sido coagido a confessar o crime e apesar de se ter arrependido da falsa confissão, foi condenado por homicídio e sentenciado a prisão perpétua.

Tinha já cumprido 25 anos, três meses e oito dias de prisão quando a condenação foi anulada.

Numa declaração divulgada na sexta-feira, Hincapie, agora com 50 anos, disse nunca ter esquecido o que aconteceu a Watkins.

"Tenho a sorte de a minha inocência ter sido finalmente reconhecida pela minha cidade e pelo meu estado e aguardo com expectativa o próximo capítulo da minha vida com a minha família".

Um dos advogados de Hincapie, Gabriel P. Harvis, considerou o acordo obtido com a cidade e o estado de Nova Iorque um reconhecimento da "inocência do cliente e das suas qualidades como pessoa".

PRESIDENTE ÚMARO SISSOCO EMBALÓ RECEBEU HOJE NO PALÁCIO DA REPÚBLICA O ARTISTA GUINEENSE, DJENIS DE RIMA.

O músico guineense, Djenis de Rima, que esta tarde regressou ao país, procedente de uma digressão que efectuou a Portugal, onde no seu reportório musical, deu a conhecer a grande riqueza cultural da etnia pepel, conseguindo um grande sucesso em todos os espectáculos que deu em terras portuguesa. 

O artista Djenis de Rima veio agradecer ao Presidente Úmaro Sissoco Embaló os apoios que recebeu e expressar a sua solidariedade e apoio ao Chefe de Estado guineense.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMAS RECEBE EM AUDIÊNCIA MINISTRO CABO-VERDIANO DAS COMUNIDADES

O Ministro das Comunidades da República de Cabo Verde Senhor Jorge Santos foi recebido em audiência pelo General Úmaro Sissoco Embaló, Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, numa visita que foi considerada como de cortesia, mas que serviu para reforçar as excelentes relações existentes entre Bissau e Praia.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

A intenção do Governo é lançar bases para uma produção agrícola de grande escala como forma de reduzir a importação do arroz e legumes.

O Ministro de Estado da Agricultura inicia digressão pelas bolanhas do Rio Geba nos arredores de Ganadu, Sare Djae e Contubuel.

Aladje Botche Candé destaca as condições naturais do país para a produção do arroz em grande escala para garantir a auto-suficiência alimentar, combater a pobreza e fome na Guiné-Bissau.

Radio Voz Do Povo

Mercenários do grupo Wagner saqueiam diamantes na RCA para vender na Europa... A venda é realizada através de uma empresa de fachada.

Por sicnoticias.pt

O grupo paramilitar russo Wagner, liderado por Evgueni Prigozhin, está a saquear diamantes na República Centro-Africana (RCA) para depois os vender para a Europa, através de empresas de fachada, revelou esta sexta-feira uma investigação internacional.

Este trabalho conjunto de investigação, realizado pela European Investigative Collaborations, o projeto All Eyes on Wagner e o Dossier Centre, denunciou que a empresa Diamville opera como um braço de Wagner na República Centro-Africana.

Através de uma rede de empresas, com ligações ao grupo Wagner, a análise detalhada explica que uma especialista em diamantes mudou-se para a República Centro-Africana em setembro de 2018, onde avaliou as pedras preciosas e posteriormente as colocou à venda na sua rede social Facebook.

A Diamville, empresa alvo da investigação, foi inscrita no registo comercial da República Centro-Africana em março de 2019 e tornou-se um "escritório de exportação de ouro e diamantes autorizado por decreto do Governo" em outubro de 2019.

O email no registo aponta para um número de telefone russo e duas contas em duas redes sociais estão associadas a este contacto. A página do Facebook, explica a investigação, pertencia anteriormente a um utilizador chamado "Lanadiamanter".

Nesse perfil, cuja primeira publicação é de janeiro de 2020, havia fotos de diamantes à venda, além de fotos pessoais de uma mulher que foi identificada como Svetlana Troitskaia, que gosta de ponto cruz e desportos.

Troitskaia, além de engenheira especializada em física de diamantes, já trabalhou em diversas empresas e chegou a lecionar na Russian State University for Geological Prospecting (MGRI), segundo dados fornecidos no seu perfil na rede social LinkedIn.

Nesta plataforma, a própria Troitskaya garante que, de agosto de 2018 a agosto de 2021, desenvolveu um "projeto de negócios" na Rússia e em África através de uma empresa internacional, que não cita.

O seu papel, ainda segundo Svetlana Troitskaia, é valorizar os diamantes e oferecer suporte tecnológico para as suas operações de transformação, exportação e importação.

Segundo apurou este consórcio de jornalistas, o responsável pela Diamville tem nacionalidade centro-africana e chama-se Bienvenu Patrick Setem Bonguende, motorista de Dimitri Sitii, conhecida figura russa que tem ligações ao grupo Wagner na capital do país, Bangui.

Outra informação extraída da investigação é que a empresa centro-africana Bois Rouge, dedicada à extração de madeira, e ligada ao grupo de mercenários na República Centro-Africana, foi registada no mesmo dia que a Diamville.

A sua diretora, Anastasie Naneth Yakoima, é amiga de Patrick no Facebook.A investigação regressa a Troitskaya para revelar que esta aparece numa fotografia ao lado de Dimitri Sitii, e também de um dos principais assessores políticos de Prigozhin, Evgeny Kopot, em Lobaye, região no oeste do país onde o líder do grupo Wagner tem várias empresas, como a Lobaye Invest.

Os documentos recolhidos pela investigação mostram que Troitskaia viajou de Moscovo para Bangui, através de Casablanca, em setembro de 2018, quando trabalhava para a Russian Service K LLC, empresa de propriedade de Yana Nikitina e que ocupa vários cargos de recursos humanos em diferentes empresas ligadas a Prigozhin.

As provas recolhidas apontam que Troitskaia aparece em documentos que formam uma rede de empresas ligadas ao grupo Wagner, incluindo a M-Finance, para garantir o seu emprego durante o mês em que trabalha como avaliadora de diamantes naquele país africano.

Estados Unidos apresentam novo bombardeiro nuclear furtivo B-21 Raider

© yahoo

POR LUSA  02/12/22 

A Força Aérea dos Estados Unidos apresentam hoje o mais novo bombardeiro nuclear furtivo, como parte da resposta do Pentágono às crescentes preocupações sobre um futuro conflito com a China.

O B-21 Raider é o primeiro bombardeiro norte-americano a ser exibido em mais de 30 anos.

"Precisávamos de um novo bombardeiro para o século XXI que nos permitisse enfrentar ameaças muito mais complicadas, como as ameaças que tememos um dia enfrentar da China e da Rússia", disse a secretária da Força Aérea norte-americana, Deborah Lee James, quando o B-21 Raider foi anunciado em 2015.

"O B-21 tem mais capacidade de sobrevivência e pode enfrentar essas ameaças muito difíceis", acrescentou na ocasião.

Quase todos os pormenores do programa são confidenciais.

Antes da sua apresentação numa instalação da Força Aérea em Palmdale, Califórnia, apenas as representações artísticas do avião de guerra haviam sido divulgadas. As imagens revelam que o Raider se assemelha ao bombardeiro furtivo nuclear preto que substituirá, o B-2 Spirit.

O bombardeiro faz parte dos esforços do Pentágono para modernizar todas os três setores da sua tríade nuclear, que inclui mísseis balísticos nucleares em silos e ogivas lançadas por submarinos, para atender à rápida modernização militar da China.

A China está a caminho de ter 1.500 armas nucleares até 2035, e os proveitos em hipersónica, guerra cibernética, capacidades espaciais e outras áreas apresentam "o desafio mais consequente e sistémico para a segurança nacional dos Estados Unidos e o sistema internacional livre e aberto", adiantou o Pentágono esta semana no seu relatório anual sobre a China.

Atualmente, encontram-se seis B-21 Raiders em produção.

A Força Aérea Norte-Americana planeia construir 100 que podem implantar armas nucleares ou bombas convencionais e podem ser usadas com ou sem tripulação humana.

O custo dos bombardeiros é desconhecido.

No entanto, a Força Aérea dos Estados Unidos estabeleceu, em 2010, o preço para a compra de 100 aeronaves a custo médio de 550 milhões de dólares (cerca de 475 milhões de euros) cada -- cerca de 753 milhões de dólares (cerca de 715 milhões de euros) hoje -- mas não é claro quanto está a ser gasto.


See also