quarta-feira, 25 de março de 2020

Vírus a cada 100 anos? 1720 - 1820 - 1920 - 2020 ? Coincidência ?

Luz Arcturiana

CORONAVÍRUS - Covid-19: Etiópia perdoa mais de 4.000 prisioneiros


Etiópia decidiu a quarentena obrigatória para quaisquer passageiros que cheguem ao país.

A Procuradoria-Geral da Etiópia anunciou esta quarta-feira que vai perdoar 4.010 prisioneiros, incluindo opositores e todos os estrangeiros presos sem acusação de assassinato, de forma a prevenir a propagação da covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

O perdão abrange os prisioneiros com sentenças inferiores a três anos e delitos menores, bem como aqueles a quem falta cumprir um ano de prisão, mulheres grávidas e mães com os seus bebés, anunciou hoje a procuradora-geral etíope, Adanech Abiebie, numa conferência de imprensa na capital, Adis Abeba.

A ação foi tomada depois de o Presidente etíope, Sahle-Work Zewde, ter aprovado a lista apresentada pelo Conselho de Perdão.Entre os indultados, além dos estrangeiros - condenados principalmente por tráfico de droga e que serão repatriados para os seus países --, está o editor do semanário Ghion, Fekadu Mahtemework, condenado no passado mês de outubro a sete anos de prisão por evasão fiscal.

Até agora a Etiópia confirmou 12 casos positivos de covid-19, adotando este perdão como uma das várias medidas tomadas pelo executivo para conter a pandemia. A Etiópia decidiu já a quarentena obrigatória para quaisquer passageiros que cheguem ao país, assim como o teletrabalho para a maioria dos funcionários públicos.

Numa coluna de opinião publicada hoje no jornal britânico Financial Times, o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, Nobel da Paz de 2019, apelou para que a luta contra a pandemia seja unida e que África não seja esquecida, uma vez que, além da perda de vidas humanas, a resposta ao novo coronavírus pode significar a ruína económica de muitos Estados africanos.
"As economias avançadas estão a apresentar pacotes de estímulo económico sem precedentes. Os países africanos, pelo contrário, não dispõem de meios para fazer intervenções igualmente significativos. No entanto, se o vírus não for derrotado em África, voltará para o resto do mundo", referiu Ahmed.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 19.000 morreram. Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Por LUSA

O Manuel Macedo, não é leal a ninguém!

Por: mago yanick aerton

Guine Bissau e um pais de acolhimento e claro mais não e Benvindo o senhor macedo que se intrometeu-se onde não se devia e melhor os que e o amigos ou informantes desse instigador que se calem se não vamos fazer ele calar com os seus próprios erros do passado, por que o povo guineense não deve ser perturbado por senhor macedo, mais e verdade que ele só pode falar em Portugal as coisas que ele sempre fala nos seus vídeos atacar todos e todas e mais grave ele acusa as pessoas como se fosse o magistrados do ministério publico ou que esta inserido na nossa sistema politico e judicial no nosso pais o senhor macedo ainda acusa o cemfa nan tan de esta patrocinar golpe de estado junto com o cota indjai isso não corresponde minimamente verdade o biague nan tan, e o cota indjai são melhores chefes do estado maiores que guine Bissau teve nos últimos anos devemos honra los por sua coragem de unir a nossa forças do defesa.

Os Guineenses devem sentir-se orgulhosos das nossas Forças Armadas Revolucionárias do Povo (FARP)
Forças armadas verdadeiramente republicanas que sempre se submeteram ao poder politico legalmente

O exemplo disso é o que estamos a assistir estes dias, com a eleição do Presidente da República, General UMARO SISSOCO EMBALO, Comandante Supremo das Forças de Defesa e de Segurança, de cujas orientações, sob o comando do Chefe do Estado-Maior General, Generalíssimo BIAGUE NAN TAN, estão a cumprir rigorosamente.

Os nossos militares estão a defender as conquistas do povo, a conquista da escolha democrática, isto é, o voto massivo no General UMAO SISSOCO EMBALO. O contrário é que seria de estranhar, porquanto estariam a falhar no cumprimento do seu juramento, que é de defender a pátria e os órgãos do estado legalmente constituídos.

Por amor de Deus, sejamos seres humanos racionais e pensamos no sofrimento em que este povo foi colocado por essa governação criminosa O SENHOR MACEDO, e melhor falar da outra coisa e deixar os guineenses em paz com a sua calunias e difamação contra figuras do estado não vamos permitir que volta falar mal dos nossos dirigentes militares porque o nosso povo só deixou de conhecer os assassinatos e perseguição com a liderança do cota indjai e nan tan guineenses nos devemos continuar acreditar na capacidade patriótica desse dois heróis nacionais vivos ao nosso lado e nas casernas é também teria prisões suficientes para enfiar os larápios e perturbadores como o senhor macedo, porque teriam cometido uma razia financeira e patrimonial nunca vista na história das passagens de serviço.

O gesto de reconhecimento do bom serviço prestado a pátria, um gesto nobre, que podemos fazer para com os membros das nossas forças de defesa e de segurança é do General Presidente lhes condecorar, uma vez consolidado este processo.

VIVA AS NOSSAS FORÇAS ARMADAS REPUBLICANAS!
VIVA O CHEFE DE ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FARP, GENERAL BIAGUE NAN TAN e COTA INDJAI!
DEUS ABENÇOE A GUINÉ-BISSAU O SEU POVO!
Por Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau ???

Caros irmãs e irmãos guineenses,

Qualquer Estado Moderno repousa numa Justiça e Administração classicas, visando adequar o funcionamento das instituições aos novos paradigmas do Desenvolvimento.
Foi inspirado neste modelo que o nosso Governo encetou um conjunto de reformas, visando a requalificação da Administração Pública da Guiné-Bissau, com quadros competentes e capazes de dinamizar o aparelho estatal e o sector formal no geral.

Nesta perspectiva, o nosso Governo, no âmbito das competências que lhes são conferidas por Lei, adoptou em Conselho de Ministros, medidas para a observância restrita do Decreto-lei sobre o Estatuto do Pessoal Dirigente, estabelecendo como critério mínimo a Licenciatura ou nível equiparado.

Esta mudança, decorrente da deliberação do colégio governamental, estava a registar progressos na dignificação e qualificação dos cargos públicos, com respaldo, fundamentalmente, no perfil dos Directores-gerais.

De resto, as últimas nomeações do nosso Governo aos cargos de DG foram efetivadas na observância dos critérios ora mencionados.
Concomitantemente, os mesmos critérios eram aplicáveis aos Administradores das Empresas Públicas e PCAs.

Lamentavelmente, em menos de 1 mês da vigência do Golpe de Estado, os esforços de requalificação da Administração Pública guineense que estavam a ser bem sucedidos, vem sendo defraudados com nomeações do pessoal sem competência requerida para lugares chaves, que constituem a espinha dorsal do Aparelho Estatal. Isto, com agravante de estarem a ser suspensos ou exonerados ilegalmente os quadros que tinham sido nomeados na base de Concurso Público.

O Governo da Guiné-Bissau condena esta postura dos golpistas, que consubstancia o clientelismo e nepotismo, próprios de quem assalta o poder, sem dispor de alternativa e visão estratégica para desenvolver o país.

Outrossim, o Governo da Guiné-Bissau alerta para as graves consequências que poderão advir dessa vaga de mudanças sem critérios objetivos, adiando a concretização do Projeto
de melhoria da grelha salarial que se impõe na Administração Pública.

Bissau, 25 de Março de 2020

Aristides Gomes
Primeiro-Ministro

Covid-19: Ali Embalo was live.


Ali Embalo

O Democrata Osvaldo Osvaldo - Eu o Democrata em ação, nunca mais vou dar a oportunidade a bocas de alugueres paus do mandado voz no meu país, porquê? Porque N-U-N-C-A soubem pensar pela suas próprias cabeças, eles estão ao reboque de um egoísta.


Recomendações, para o presidente da República Sua Excelência General Umaro Sissoco Embalo, e o Governo liderado pelo Nuno Gomes Nabiam.


Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo

URGENTE: A SUA EXCELÊNCIA SR. PRESIDENTE DA REPÚBLICA GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ JÁ CONVOCOU O CONSELHO DE ESTADO, AINDA PARA ESTA TARDE.


UMA ECONOMIA MORIBUNDA !

Num momento sombrio da humanidade, em que praticamente todos os países do mundo enfrentam, com muita dificuldade, a pandemia que, aparentemente está determinado a colocar pés ao ar a economia mundial, a nossa economia passou-se do estado frágil e não diversificada à moribunda.

Eminentes economistas preveem uma forte recessão da economia mundial para o ano 2020, com consequências severas no quotidiano dos cidadãos. A primeira é óbvia, um impacto maciço no tecido das (PME), tão decisivo para a atividade e o emprego. O segundo canal é o da crise financeira que afeta primeiro os países avançados, mas que terá muitas consequências na África, e especialmente a relutância dos países avançados, que já haviam se endividado em massa antes. O terceiro canal é o efeito já registado nos preços das matérias-primas e, em particular, do petróleo, que vai colocar muitos países africanos em situações de insuficiência de liquidez ou mesmo de insolvência. 

A nossa economia é fortemente dependente do setor terciário (comercio, restaurantes, hotéis, transportes, comunicação, etc), que contribui à quase (50%) na criação da riqueza nacional (PIB), o qual é a primeira vítima do covid-19, através das medidas de restrições impostas para evitar a sua propagação. E certo que medidas foram tomadas pelo BCEAO para aliviar possível incumprimento das empresas face aos bancos comerciais, o que contrasta, a incerteza que ainda paira sobre sustentabilidade do cumprimento dos encargos fixos, principalmente salários dos funcionários, dessas empresas que estão em cessão involuntária de atividade. 

Compreende-se, o silêncio ensurdecedor do governo perante medidas financeiras a serem tomadas para fazer face à calamidade que se aproxima, sobretudo, no contexto atual do país em que o governo viu-se obrigado a subtrair uma parte do montante previsto para pagar títulos vencidos num valor que ronda os 24 mil milhões de FCFA, para fazer face à obrigação salarial da função pública. E para agravar ainda mais a situação, o governo não conseguiu mais de ¼ do montante solicitado na sua emissão de títulos no início da semana, destinado a honrar os títulos vencidos. 

Com o setor terciário paralisado, consequentemente o primário (agricultura, pesca, castanha de caju, etc) conhecera um revés contundente e o Estado será confrontado a uma quebra brutal das receitas fiscais e estará igualmente, num curto prazo de tempo numa situação de estrangulamento total. Devido o acima exposto, a previsão é de uma recessão para o ano 2020 e na melhor das hipóteses um crescimento de 0,5%. 

É imperativo e urgente um confinamento total e obrigatório da população para minimizar não somente um catástrofe sanitário, assim como económico, porque quanto mais alastrar, mais vai durar e custara mais ao Estado, em vidas humanas e financeiramente. 

Um bem haja a todos os guineenses,
Que Deus nos ajude, como sempre!


Por: Joao Pensador 


Governo liderado por Nuno Gomes Nabian promove encontro com a imprensa para tornar público medidas adicionais de combate à COVID-19. O país registou os dois, primeiros casos de vírus-corona. Existe ainda o terceiro caso cuja análise deu por inconclusivo.



https://youtu.be/aBkoEezoyXA

Nigeria - Edo Speaker Tests Positive To Coronavirus

The speaker of the Edo state House of Assembly, Frank Okiye, has tested positive to Coronavirus. Deputy Governor, Philip Shaibu, disclosed this Wednesday while briefing journalists.

He said the state is taking measures to tackle further spread of the virus in the state.



Native Reporters

CORONAVÍRUS - África com mais de 60 mortes e quase 2.500 casos

África registou mais de 60 mortes e quase 2.500 casos de infeções pelo novo coronavírus em 47 países e territórios, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia da covid-19.


No total, estão contabilizados neste continente 2.421 casos de infeção desde o início da pandemia e 64 mortes, de acordo com dados do primeiro boletim diário do Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) da União Africana, que reporta dados registados até às 09:30 de Adis Abeba (06:30 horas de Lisboa).

O África CDC regista mortes pela covid-19 em 14 países africanos: Argélia, Burkina Faso, Camarões, República Democrática do Congo (RDCongo), Egito, Gabão, Gâmbia, Gana, Maurícias, Marrocos, Nigéria, Sudão, Tunísia e Zimbabué.

Fora destas estatísticas estão as primeiras infeções anunciadas na Guiné-Bissau e no Mali, bem como a primeira morte provocada pela covi-19 em Cabo Verde.

De acordo com a mesma fonte, o continente conta ainda com 203 doentes recuperados, números que baixam o total de infeções ativas para 2.228.

O Egito contabiliza 20 mortes e 402 casos de infeção pelo SARS-CoV-2, sendo o país africano com maior número de vítimas mortais causadas pela doença, mas também com o maior número de doentes recuperados (80).

Em segundo lugar surge a Argélia, com 19 mortes em 264 infeções.

A África do Sul continua como o país com o maior número de casos acumulados de infeção em África (709), não registando qualquer morte.

Burkina Faso e Marrocos (4), Tunísia (3), e RDCongo, Gana e Maurícias (2), Zimbabué, Sudão, Nigéria, Gâmbia e Gabão (1) mantêm o número de vítimas mortais, somando-se a estas as primeiras vítimas mortais registadas nos Camarões (1) e em Cabo Verde (1).

Tunísia (114) Senegal (86), Nigéria (46) são outros países com números significativos de infeções e ainda sem registo de vítimas mortais associadas à doença.

Nos países lusófonos, Angola, Moçambique e Cabo Verde registam, cada um, três casos de covid-19 nos seus territórios, tendo a Guiné-Bissau confirmado hoje os seus dois primeiros casos.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou 427.940 pessoas em mais de 181 países e territórios, tendo causado a morte a mais de 19 mil.

Depois de surgir na China, em dezembro, a doença propagou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Mais de 20 países africanos encerraram de forma total as fronteiras e pelo menos 13 decretaram quarentena obrigatória.

A maioria dos países do continente africano adotaram medidas para a contenção da propagação do vírus, incluindo o cancelamento das ligações aéreas internacionais, o encerramento de escolas e a proibição de encontros religiosos e outros.

noticiasaominuto.com


Leia Também: Covid-19: Mais de 19 mil mortos em todo o mundo

Cientista prevê que pandemia deve acabar mais cedo do que se espera: ´Vamos ficar bem´

Ganhador do Prêmio Nobel, Michael Levitt diz que apesar da gravidade, há sinais de recuperação e isso deve estar em nossa mente


Michael Levitt, ganhador do Nobel e biofísico da Universidade de Stanford, acredita que a pandemia de coronavírus pode acabar mais cedo do que nos dizem.

"A situação real não é tão terrível quanto parece", ele disse ao The Los Angeles Times, acrescentando: "Nós vamos ficar bem".

Levitt, que ganhou o Prêmio Nobel de Química em 2013 por desenvolver modelos complexos de sistemas químicos, analisou dados do COVID-19 de 78 países que relataram mais de 50 novos casos todos os dias. Em muitos deles, Levitt disse ao jornal, ele vê "sinais de recuperação".

No início, o biofísico previu - com uma precisão impressionante - haveria cerca de 80.000 casos na China (onde o coronavírus apareceu pela primeira vez) e cerca de 3.250 mortes. Até a noite de segunda-feira, houve 81.496 casos no país comunista e 3.274 fatalidades.

Com tudo isso em mente, Levitt acredita que o número de novas infecções começará a diminuir mais rapidamente do que muitos prognósticos estão sugerindo.

Alguns epidemiologistas alertam que os EUA podem estar em vários níveis de bloqueio por meses ou até anos, mas Levitt disse que os dados que ele está vendo não suportam uma situação tão desesperadora, principalmente em lugares que implementaram medidas depressivas como distanciar.

"O que precisamos é controlar o pânico", explicou.

As pessoas métricas precisam estar atentas, disse ele ao Times, não é o número total de casos. Em vez disso, o foco precisa estar no número de novos casos, porque isso revelará a taxa real de propagação.

"Os números ainda são barulhentos, mas há sinais claros de crescimento lento", disse Levitt, depois observando que o vírus só pode crescer "exponencialmente" quando não é detectado e não existem medidas para impedir sua propagação.

Embora ele concorde com as medidas adotadas pelo governo local, estadual e federal para diminuir a propagação do vírus, Levitt disse que também está preocupado com o pânico causado pelo intenso foco da mídia no número total de casos. como as celebridades adoecendo com a doença.

O Times observou que a gripe sazonal infectou cerca de 36 milhões de americanos em pouco mais de seis meses e matou cerca de 22.000 pessoas. Algo a ter em mente, é claro, é o fato de termos anticorpos naturais contra a gripe e a infraestrutura médica antecipar a doença e estar preparada para lidar com ela. Nenhum desses fatores vale para o COVID-19.

Além disso, Levitt está preocupado com as implicações de saúde de desligar a economia por um período indeterminado de tempo.

Ele teme que as medidas de saúde pública que fecharam grandes áreas da economia possam causar sua própria catástrofe, já que a perda de empregos leva à pobreza e à desesperança. Repetidas vezes, os pesquisadores viram que as taxas de suicídio aumentam quando a economia cai.

Embora a taxa de mortalidade pelo COVID-19 seja um pouco mais alta que a da gripe, Levitt disse que "este não é o fim do mundo".

cpadnews.com.br

Guiné-Bissau - Albano Barai was live.


Guiné-Bissau - Governo confirma dois casos de coronavírus COVID-19 na Guiné-Bissau. O Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian à saída de audiência com o Presidente Umaro Sissoco Embalo, anunciou que um indiano e um funcionário da ONU já se encontram em quarentena. Nabian pede calma a população e, destaca a delicadeza da situação.


Aliu Cande

Covid-19: Espanha supera a China em número de mortos por Covid-19


É o segundo país com mais vítimas mortais, só atrás de Itália.

Espanha superou esta quarta-feira a China em número de mortes por Covid-19. O total ascende agora a 3.434 vítimas mortais - 738 nas últimas 24 horas -, mais 153 que na China.

Segundo os números do Ministério da Saúde espanhol, desde o início da pandemia, o país teve um total de 47.610 casos de Covid-19, mais 7.937 em relação aos dados de ontem.

Em atualização

HÁ INFETADOS A FUGIR DOS HOSPITAIS EM ESPANHA

A polícia espanhola alertou na terça-feira que algumas pessoas internadas com o novo coronavírus (Covid-19) estão a abandonar os hospitais sem alta médica.

O diretor do Comité Técnico de Gestão do Coronavírus da Polícia Nacional, José Ángel Gonzalez, disse em conferência de imprensa, em Madrid, que dez dias após terem sido declaradas medidas especiais "ainda há muitos irresponsáveis".

O responsável referia-se a "vários casos de pacientes internados que abandonam os hospitais" sem alta médica.

POLÍCIA ESPANHOLA ALERTA PARA CIBERATAQUE QUE PODE PARALISAR HOSPITAIS

Num outro alerta, a Polícia espanhola avisa contra o "envio generalizado de correios eletrónicos ao pessoal de saúde" contendo "um vírus [informático] muito perigoso e malicioso", que visa "inutilizar todo o sistema informático dos hospitais".

As autoridades receiam que o ciberataque, com um vírus informático detetado no último domingo, possa afetar o sistema sanitário do país numa altura em que as unidades hospitalares estão saturadas, a tratar do aumento de pacientes infetadas com o novo coronavírus.

Segundo o diretor-adjunto de Operações da Polícia Nacional espanhola, José Ángel González, as autoridades de segurança detetaram nos últimos dias mais de 200 notícias falsas espalhados pelas redes sociais "com o objetivo de assustar a população", mas fez uma referência especial ao facto de "ter sido detetado o envio generalizado de correios eletrónicos" com vírus informáticos "maliciosos".


ANDREU DALMAU

MAPA INTERATIVO MOSTRA EM TEMPO REAL OS PAÍSES AFETADOS PELO CORONAVÍRUS

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

SIGA AQUI AO MINUTO AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

Fonte: SIC Notícias

Leia Também: Covid-19. Guiné-Bissau confirma dois primeiros casos

Nigeria - Osinbajo Tests Negative For Coronavirus


Vice President Yemi Osinbajo has tested negative for coronavirus, 24 hours after he went into self-isolation following fears he could have physically interacted with some persons who tested positive.

In a tweet by Senator Babafemi Ojudu, Special Adviser to the President of Nigeria on Political Matters the Vice President results have returned negative.

“Vice President Yemi Osinbajo tested negative,” he tweeted on Wednesday morning.

Mr Laolu Akande, Senior Special Assistant, Media and Publicity to the Vice President had on Tuesday disclosed that Prof. Osinbajo has begun social distancing and self-isolation.

“VP Osinbajo yesterday at the office conducted his meetings via video conferencing while observing social distancing.

“Today, he continues his work from the home office, as he is in self-isolation in accordance with NCDC protocols,” he tweeted Tuesday evening.

As at Wednesday morning, the total number of confirmed cases in Nigeria had swelled to 46 following the announcement of two new cases in Osun and Lagos by NCDC.

Native Reporters

Covid-19 - Os dois casos confirmados ontem são de um indiano e de um congolês (funcionário do sistema das Nações Unidas). Estão em quarentena nas suas residências e a serem controlados pelas autoridades

AAS

#FicaEmCasa não é um pedido, é uma ordem!😜


SINTOMAS COVID-19 - Covid-19: Treze sintomas relatados por sobreviventes do novo coronavírus

A Covid-19 trata-se de uma nova doença que afeta os pulmões e que terá aparecido pela primeira vez na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China, em dezembro de 2019.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os principais sintomas do novo coronavírus são febre, tosse seca persistente e falta de ar. 

À medida que o surto se alastra, a maioria das nações europeias - incluindo Portugal, que está atualmente em Estado de Emergência - estão a restringir os movimentos dos cidadãos de modo a entender como o coronavírus se propaga e como pode afinal ser eficazmente tratado. 

Leia Também: Incubação. Por quanto tempo o coronavírus fica no sistema imunitário?

A OMS e a Direcção Geral de Saúde (DGS) recomendam assim que caso experiencie sintomas suspeitos pratique o autoisolamento ou quarentena (com duração de 14 dias). E que no caso nacional contacte a Saúde 24 para mais instruções - no número 808 24 24 24. 

Tendo em conta os sintomas mais comuns e outros menos óbvios que podem ajudar a detetar o contágio da Covid-19, o jornal britânico Daily Mirror falou com indivíduos que sobreviveram após serem infetados com o novo coronavírus. Nomeadamente: Connor Reed (um cidadão britânico de 25 anos que na altura vivia em Wuhan); Jaimuay Sae-ung (a primeira cidadã tailandesa a ser infetada, 73 anos); Carl Goldman (turista com mais de 60 anos a bordo do cruzeiro Diamond Princess); Bridget Wilkins (cidadã britânica, mas que esteve em quarentena na Austrália); e David e Sally Abel (casal britânico que contraiu o vírus também enquanto viajavam a bordo do Diamond Princess). 

Estes são, segundo os sobreviventes, os 13 sintomas que experienciaram enquanto estavam infetados com a Covid-19:

- Nariz entupido;

- Pressão nos ouvidos;

- Dor de cabeça latejante;

- Ardor nos olhos;

- Dor de garganta (e sensação de aperto);

- Dores no corpo/musculares;

- Dor nos pulmões ou dor ao respirar;

- Fadiga extrema;

- Perda de apetite;

- Febre;

- Aperto no peito e ataques de tosse; 

- Sensação semelhante a jet-lag/desorientação;

- Desmaios. 

noticiasaominuto.com/lifestyle

Leia Também: Covid-19: Alemanha supera os 30 mil casos de infeção

#coronavírus - Pare o contágio. Salve vidas. Está em suas mãos


Recebi com muita consternação a confirmação dos 2 primeiros casos de CORONA VIRUS na Guiné-Bissau.

É preciso agirmos juntos para conter a propagação do COVID19.

Hoje a Guine-Bissau tem 2 casos confirmados, mas estes números podem aumentar de forma preocupante.

Temos que adotar novos comportamentos para a nossa proteção.

Fonte: Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

BREAKING: Nigerian Senate shuts down as several senators test positive for coronavirus

BREAKING: Nigerian Senate shuts down as several senators test positive for coronavirus

The Nigerian Senate has on Tuesday 24th March 2020 announced the shutting down of the senate for two weeks.

The Senate President, Dr Ahmad Ibrahim Lawan has made the announcement of the shutdown after a two-hour closed door session of the law makers.

The shut down according to the senate president will last for two weeks, and all things being equal, the house would resume on the 7th of April 2020.

In addition to the announcement of the Senate’s shutdown, they also requested the Federal Government to allocate funds specifically to fight the ravaging scourge of Coronavirus. The senate president in further statements requested that the Federal Government should assist states with emergency funds to fight the Coronavirus pandemic.

The Senate President, in another statement admonished his senate colleagues to ensure that they watch out and stay safe from the monstrous virus, Covid-19.  He also asked the Senate Committee on Health and Communicable Disease to expedite action to ensure proper coordination of activities in order to put the coronavirus pandemic under control.

Report edited by Obinna Ejianya @obinna_ejianya

9News Nigeria @9newsng

Also...

COVID-19: Presidency Restricts Villa Coverage To 13 Media Houses


The Presidency has scaled down the coverage of the State House by media houses to only 13 in the wake of coronavirus spread to the seat of power.

The restrictions will be in place “until further notice as the coronavirus incident indicates.”

It said the decision was in compliance with the “social distancing” rule and accommodation of not more than 50 persons at any gathering.

The 13 media houses allowed to have access to the Villa henceforth are Deutsche Welle, NTA, Channels TV, TVC, FRCN, VON, NAN, The Sun, ThisDay, Leadership, Daily Trust, The Guardian and Vanguard.

A statement by the Director of Information, State House, Mr Attah Esa, said the Presidency had scaled down the number of staff in other departments as well, noting that “over 100” correspondents gathering for work daily was not in line with the social distancing rule and overcrowding.

The restrictions take effect from today.

Findings indicated that the directive was part of efforts that may gradually lead to shutting down the Villa, except for essential services.

It came amid reports on Tuesday that the Chief of Staff to the President, Mr Abba Kyari, and three of his members of staff, tested positive for coronavirus.

"Build hospital build hospital una no hear. Now you can not go abroad." ~ Don Jazzy


Source: Native Reporters

Embaixador Tulinabo Mushingi, Sobre o Covid-19

“Meus pensamentos e orações estão com as vítimas dessa pandemia. Também estou confiante de que, trabalhando juntos, nossa comunidade global triunfará sobre esta doença”.


Fonte: Representação da Embaixada dos Estados Unidos em Bissau

NUNO GOMES NABIAN, LANTE NDAN FICHA LIMPA!

Por: mago yanick aerton

Engª. Nuno Gomes Nabian, presidente da APU-PDGB
Engª. Nuno Gomes Nabian, Primeiro-ministro.
Engª. Nuno Gomes Nabian, homi di diálogo.
Engª. Nuno Gomes Nabian, Campeão di consenso.
PM Nuno Gomes Nabian, facinu diskici di Dr. Caetano Ntchama, homi firme i competente!
PM Nuno Gomes Nabian, facinu diskici di Dr. Artur Sanha, Primeiro-ministro incorruptível!
PM Nuno Gomes Nabian, facinu diskici di grande líder Charles, Zidane, CADOGO Jr.
PM Nuno Gomes Nabian, facinu diskici di General El Mokhtar, cuta paga ba salario dia 18 di cada mis.
PM Nuno Gomes Nabian, facinu diskici finalmente di herói vivo, Combatente da Liberdade da Pátria, dirigente mas integro na história politica di Guiné-Bissau, cuca tene cumbossa, Engª. Carlos Correia.

Engª. Nuno Gomes Nabian, ncana djamuh nan deh, ma sin, nna lembantau nan di responsabilidade cu bu tene diante si és púbis aos.
Si aruz falta, si açúcar ca tem na mercado, si miséria aumenta, si stradas ca bali, si indisciplina tem, si coba mal continua, ica Presidente di República cuna tchulidu dedo. I nhu Primeiro-ministro, pabia anhu ki chefe di governo i presidente di considju di ministros nunde cu tudo ta dicididu nel.

Se há um primeiro-ministro que não direito a erro, esse primeiro-ministro é o Engª. Nuno Gomes Nabian, em quem os Guineenses hoje em dia depositam toda a sua confiança no que tange a governação. As razões são várias, além de ser um líder actualmente incontestável de uma das maiores comunidades que gostaria de ver o seu filho conseguir sucessos nunca dantes vistos, o Engª. Nuno Gomes Nabian, goza do apoio da maior comunidade, em termos demográficos e per capita, com a vantagem de ser formado nas duas maiores potências mundiais do tempo da guerra fria, a URSS e os Estado Unidos da América.

Que isso seja considerado promover sentimentos que não os que aqui se pretende, é mero infox e frustração. Mas isso é pura verdade porque as duas comunidades, matematicamente consideradas, constituem quase dois terços da população Guineense, embora na política nem sempre se pode basear nesse raciocínio.

A Guiné-Bissau dispõe de quadros altamente qualificados que podem perfeitamente acompanhar o Engª. Na sua complexa mas exaltante missão de resgate do país, desde que se abra a esses quadros, independentemente das suas formações politico-filosóficas, de origem étnico-religiosa, geográfica ou de condição socioeconómica, e não se deixe influenciar pela velha e perniciosa estratégia de se fazer rodear de shortsighted “incondicionais militantes”, que pouco têm a dar em termos de know-how.

Para além de poder beneficiar dos conselhos tanto do PR quanto do PANP, o Engª. Nuno tem a obrigação de ouvir também a voz do Zé Povinho e de analisar as suas “doléances”. O Engª. Nuno tem de ser um verdadeiro Premier que não vai criar um ambiente de mandjuandade com os seus ministros, como se de uma bancada de jovens se tratasse.

Que o Engª. Nuno deixe bem claro, desde já, aos membros que integram o seu governo de que existem apenas dois momentos ordinários em que podem ter um tete-a-tete, nas reuniões dos conselhos de ministros e durante as audiências semanais. Extraordinariamente, sempre que as circunstancias o exigirem, porque as questões da gestão diária dos ministros devem ser tratados orgânica e imperativamente com aquele que noutras realidades se chamado de Ministro-adjunto, no nosso caso, o MPCM e porta-voz do Governo.

Fora desse quadro, estaremos a cometer um grande amadorismo na governação. O MPCM e porta-voz do Governo é um “passage obligé”, o de facto executivo, como forma de dar tempo suficiente ao Primeiro-ministro para se concentrar nas grandes questões de índole politica.

Por isso, quando nos referimos, na introdução, aos primeiros-ministros que nos deixaram com saudades, é no sentido do Engª. Nuno dar o máximo de si, para não defraudar as expectativas dos Guineenses. Caso contrário, good bye, tanto à testa do Governo quanto na liderança da APU, porque terá provado aos Guineenses a sua incompetência e dar razão aos seus detractores, a começar pelos dirigentes da APU-PDGB que o traíram.

Com consideração e estima, exortamos ao PM Nuno Gomes Nabian para que mostre garra e raça, como um verdadeiro BRASSA e GUINEENSE.

Deus proteja o Engª. Nuno Gomes Nabian, e ilumine o seu caminho para que consiga corresponder a esperança nele depositado por este povo que quer ver uma governação que promova a reconciliação nacional, o desenvolvimento e o seu bem-estar!

Please don’t let us down!
Viva Guinendadi!
Deus abençoe a Guiné-Bissau!

National Tension As Photos Of Abba Kyari, Ganduje, Masari, Dangote, Others At IGP Son's Wedding Recently Surfaces

Countless of Businessmen, politicians, security chiefs, religious leaders and friends at risk after this event.

Buhari's CoS, Kyari was tested positive yesterday while President Buhari, Osinbajo proceed on self Isolation.




Native Reporters

Also ...

By Native Reporters

Breaking News: Native Reporters Exclusive!

This is getting serious and surreal.
This high society party on 3rd of March 2020 has claimed two lives already. These people at this party in Hyde Park London, England may have been infected with the virus. Avoid them at all cost, unless they've been proven to be negative.

The party was at 80th birthday party of former Ambassador to U.K and Northern Ireland, Chief George Adesola Oguntade.

Mr. Rotimi Adigun whose picture showed therein just died from COVID 19, Oba Saed Elegushi, Dele Momodu was there, former Ogun State governor, Chief Segun Osoba, Chief Adebutu Kessington, Chief Razak Okoya and wife, Real Estate Mogul, Chief Segun Okeowo and wife were also there. And many more unidentifiable people were there.

Chief Ebenezer Obey and son provided the music and prayers respectfully.






 




Tunji Malomo writing for Native Reporters

26/03/2020

BOKO HARAM - Pelo menos 92 soldados do Chade mortos em ataque do Boko Haram

Pelo menos 92 soldados morreram e 47 ficaram feridos num atentado do grupo jihadista nigeriano Boko Haram contra um acampamento militar do Chade, que repeliu o ataque, declarou hoje o presidente do país, Idriss Déby.


O Boko Haram lançou uma ofensiva na segunda-feira contra um acampamento do exército chadiano na zona semi-insular de Boma, situada na província do Lago Chade (oeste), que faz fronteira com a Nigéria, a 100 quilómetros da capital regional de Bol.

"Foi ali, naquela ilha maldita, onde perdemos 92 dos nossos soldados, sargentos e oficiais", afirmou Déby numa mensagem dirigida à nação, sem indicar o número de baixas entre os jihadistas.

Os soldados do exército feridos nos combates foram transferidos para Ndjamena, a capital deste país centro-africano, e foram colocados em cuidados intensivos, de acordo com o Chefe de Estado, que visitou hoje a zona de Boma para se inteirar presencialmente da situação.

Déby sublinhou que esta "é a primeira vez" que um ataque do Boko Haram no país provocou a "perda de tantos homens".

Na véspera, fontes militares haviam declarado, numa primeira estimativa, que pelo menos 40 pessoas tinham morrido no atentado do grupo Boko Haram.

Na altura, fontes militares, citadas pela agência espanhola Efe, disseram que entre os mortos estavam 26 elementos do grupo 'jihadista', nove soldados e cinco civis.

Desde o início de 2020 que o Boko Haram intensificou os ataques contra as forças de segurança chadianas. No sábado, um ataque semelhante provocou 16 mortos do grupo 'jihadista' e cinco do Exército do Chade.

Este grupo começou os ataques contra o Chade em 2015, mas também é responsável por atentados nos Camarões, Níger e Nigéria, de onde é originário.

O Boko Haram foi criado em 2002, em Maiduguri, no noroeste da Nigéria, por Mohammed Yusuf, para denunciar o abandono do norte do país pelas autoridades nigerianas.

A organização 'jihadista' começou por atacar as forças leais ao Estado nigeriano, mas radicalizou-se ainda mais depois de Yusuf ter sido morto, em 2009.

Desde então, o Boko Haram aumentou a violência no noroeste do país e está a tentar impor um Estado que tenha o islão como religião predominante. A Nigéria é um país predominantemente cristão no Sul, mas de maioria muçulmana no Norte.


Já foram imputadas pelo menos 27 mil mortes a este grupo 'jihadista', que também é responsável por cerca de dois milhões de refugiados, de acordo com a Organização das Nações Unidas.

noticiasaominuto.com

CONFIRMADO, O COVID-19 CHEGA À BISSAU. DUAS PESSOAS DE NACIONALIDADE ESTRANGEIRA E, JÁ FORAM COLOCADAS EM QUARENTENA PARA TRATAMENTO MÉDICO.


Aliu Cande

Pinned Tweet
2 cas confirmés à Bissau aujourd'hui! 
#Covid_19 #CoronaPandemie