quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Líder do PAIGC é um dos seis candidatos nas primárias do partido para as presidenciais


O líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, é um dos seis candidatos que vão disputar as primárias do partido para escolher o candidato às eleições presidenciais na Guiné-Bissau.

Domingos Simões Pereira, que viu o Presidente guineense, José Mário Vaz, recusar o seu nome para ocupar o cargo de primeiro-ministro do país, tinha admitido à Lusa ser candidato às presidenciais, caso obtivesse o apoio do partido.

Além de Domingos Simões Pereira, apresentaram, até ao momento, candidaturas às primárias do PAIGC, o atual presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, o antigo Presidente de transição Serifo Nhamadjo, e o ex-presidente do parlamento Francisco Benante.

As restantes candidaturas já conhecidas são do embaixador e militante do partido Mário Lopes Rosa e da atual ministra da Mulher, Família e Proteção Social, Cadi Seidi, disse à Lusa fonte do partido.

As candidaturas, que ainda podem ser entregues durante o dia de hoje, serão depois analisadas e aprovadas pela comissão permanente e enviadas para o comité central.

O PAIGC reúne sexta-feira os 351 membros do comité central para votar as candidaturas às primárias aprovadas.

LUSA

radiojovem.info

Geraldo Martins - Apraz-me dar as boas vindas a todas e a todos à Pagina Oficial da Direção Geral das Alfândegas da Guiné Bissau

Esta página pretende ser uma plataforma para a aproximação de toda a comunidade Guineense com os serviços alfandegários. Nela serão partilhadas informações úteis que possam ajudar a melhorar a relação dos utentes dos serviços alfandegários com a Direção Geral das Alfândegas.

Esperamos que ela possa ser útil particularmente para a nossa Diáspora, cujos membros sentem por vezes enormes dificuldades em lidar com os nossos serviços.

O nosso compromisso é de melhorar continuamente a qualidade dos serviços e garantir a celeridade dos processos.

Estou convencido de que juntos 
podemos alcançar a excelência.

Bem haja

Geraldo Martins

Ministro da Economia e Finanças

By Direção Geral das Alfândegas da Guiné Bissau

Ministra dos Negócios Estrangeiros e Comunidades está em Rabat, Marrocos para uma visita de dois dias.



Aliu Cande

Sinquass - NOTA INFORMATIVA




Sinquass

Democracia interna do PAIGC, e Democracia interna do MADEM G-15!

Confiram as imagens! À enorme diferenças. 



Está a decorrer a Reunião da Comissão Permanente do PAIGC para a aplicação do regulamento para análise das candidaturas às primárias do maior partido do país.





PAIGC - I Força di Povo!

PAIGC 2019

PRS interpôs providência cautelar contra Governo da Guiné-Bissau

O Partido da Renovação Social (PRS) interpôs uma providência cautelar contra o Governo da Guiné-Bissau para impedir que o processo de correções de dados dos cadernos eleitorais avance, disse hoje à Lusa fonte partidária.


O líder da bancada parlamentar do PRS, Sola Nquilin, confirmou a entrega da ação judicial, na sexta-feira, “para pedir ao tribunal que ordene ao Governo para parar” com uma iniciativa que o partido considera “ilegal e sem bases de sustentação”.

Para o PRS, o Governo “age como se fosse dono da lei” ao ordenar que se inicie um processo “sem reunir o mínimo de consenso” dos restantes atores políticos guineenses.

Sola Nquilin sustentou que é entendimento do seu partido que a ação do Governo deve ser travada pelo tribunal, uma vez que a lei do país não prevê “em nenhum momento” a consolidação do registo eleitoral que foi anunciado, na sexta-feira, através de um plano.

O plano prevê a inclusão nos cadernos eleitorais dos nomes de cerca de 25 mil cidadãos que tinham sido inscritos, mas que por razões técnicas não puderam votar nas eleições legislativas, realizadas em 10 de março, mas que agora o executivo quer que possam exercer o direito cívico nas presidenciais, marcadas para 24 de novembro.

O líder parlamentar do PRS disse que aguarda do tribunal “apenas a justiça” e que, conforme a lei, até sexta-feira, deverá haver uma resposta à providência cautelar.

O PRS foi o terceiro partido mais votado nas legislativas, com 21 dos 102 deputados no parlamento guineense.

interlusofona.info

Última hora - José Mário Vaz pede o seu movimento mais alguns dias para decidir se avança ou não para segundo mandato! A quem diz que o atual presidente pondera obter mais apoios ainda

Francisco Jose Gomes Fernandes - Allah (Deus) decidiu abençoar o anúncio de recandidatura da sua Excelência, Dr. José Mário Vaz, para Presidente da República da Guiné Bissau

Uma chuva abençoada, não impede e não impedirá os bons filhos da terra de estarem presentes, para demostrar o seu apoio incondicional, aquele que acreditamos ser a pessoa ideal e certa para dirigir os destinos da Guiné-Bissau neste espaço temporal.


Régulo Bim Caminho de Bas pa campo político pa espaço de Câmara. Jomav tchiga Tcham!







Guiné Bissau - Aos jomav na lança de Canditadtrua, Bas de tchuba djintis duma Baguerra.













#JomavdiPovopaPovo

By Francisco Jose Gomes Fernandes / Walter Félix Da CostaCaitano Joao Lopez /Notícias ao minuto GB

CEDEAO EXORTA GOVERNO A TRABALHAR COM PARTIDOS POLÍTICOS NO PROCESSO ELEITORAL

A ministra de Administração Territorial e Gestão Eleitoral disse esta quarta-feira que a missão da CEDEAO, pediu ao Governo para observar a lei, trabalhando com os partidos políticos no sentido de ter mais participação e esclarecimento no processo de Correcção do Caderno Eleitoral.


Maria Odete Costa Semedo citada pela Rádio Pindjiquiti depois do encontro com a delegação da CEDEAO que se encontra de visita ao país,  frisou que a preocupação da CEDEAO é no sentido de o processo em causa ser transparente, “porque quando há dúvidas suscita sempre desconfianças”.

“Também aconselharam que deve haver abertura, e informamos que já iniciamos um trabalho de comunicação com os partidos políticos embora vamos para eleições presidenciais, em que cada partido deve ter um candidato a apoiar. Seria bom enveredarmos pelo caminho de uma comunicação mais aberta e mais frequente, e, se não houver isso, teremos mesmo probabilidade de desconfiar um do outro”, disse Odete Semedo.

De acordo com a governante, foi explicada a  missão da CEDEAO os motivos que estão por detrás da não realização do recenseamento de raiz reclamada por certas formações politicas, e que, o que será feita é a correcção dos nomes dos cidadãos que tinham recenseado durante as eleições Legislativas cujos nomes  não se encontram nos cadernos, e que correspondem à 02 por cento da população recenseada.

Para Odete  é uma forma de fazer justiça a reclamações feitas sobre o ocorrido.

Semedo sublinhou  ainda que as dificuldades financeiras fizeram com que o orçamento para a Correcção do Caderno Eleitoral, que inicialmente situava nos oito milhões de francos CFA, baixasse agora para três milhões de fcfa, salientando que a delegação da CEDEAO considerou de “muito bom”, o facto de todos se unirem nesse trabalho.

 Sobre o início dos trabalhos da Correcção dos Cadernos que devia iniciar hoje, Maria Odete da Costa Semedo não confirmou nem desmentiu, salientando que tudo vai depender do Ministério da Economia e Finanças,  entidade financiadora.

Notabanca; 22.08.2019

GUINÉ-BISSAU CORRE RISCO DE SER PUNIDO PELA UEMOA POR VIOLAR REGRA DE PATRIMÓNIO DE ESTADO

Estado guineense não está a cumprir as suas obrigações, na União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA), os requisitos fixados pela organização sub-regional, sobre a conservação e manutenção do património de estado.

A preocupação consta numa carta aberta que a Ong, “Vatos Verde” entregou ontem ao Governo, conforme disse à Notabanca, Mário Fonseca Costa Pires, responsável da planificação e execução dos projectos da organização no país.

Face a situação, o responsável adiantou que, o país corre risco de ser punido pela UEMOA.

Guiné-Bissau, Estado coxo e desorganizado já há vários anos pelos políticos incoerentes e corruptos. Agora, chega a hora das consequências: A punição à vista.

Notabanca; 22.08.2019

Estamos a Trabalhar - Favor paga-se com favor Nosso oponente Lesmes Monteiro, otcha kuru

Parabéns Lesmes pela nomeação

By Estamos a Trabalhar


Comunicado do Conselho de Ministros





ditaduraeconsenso

NOMEAÇÕES NO MINISTÉRIO DOS RECURSOS NATURAIS/EAGB





Fonte: Notabanca

O PRS não vai participar no ato ilegal que viola gravemente as leis em vigor no país


COMUNICADO DE IMPRENSA

Resposta a correspondência do Gabinete do Director Geral de GTAPE

O Gabinete do Presidente do Partido da Renovação Social PRS, acusou no passado 15 de Agosto a recepção da correspondência do gabinete do Director Geral de GTAPE, com a referencia numero 99/GTAPE/2019, relativa ao convite para a designação de três observadores junto ao GTAPE, com a missão de acompanhamento dos trabalhos da operação de correcções das omissões nos cadernos eleitorais do recenseamento de 2018.

Em jeito de resposta e, na sequência de inúmeros pronunciamento e posicionamento dotados pelo Partido da Renovação Social em relação ás graves irregularidades cometidas pelo governo durante a realização do recenseamento eleitoral de 2018, sob a qual as varias contestações dos partidos políticos e da Sociedade Civil, foram ignoradas por vossa parte, levando-vos a ludibriar a sociedade guineense e a Comunidade Internacional, em como se o recenseamento eleitoral não tinha esta irregularidades e imperfeições, que hoje o governo reconhece.

Ainda por cima, o PRS tem dificuldades sobre o enquadramento jurídico-legal quanto a execução das operações de correcções das omissões nos cadernos eleitorais, todavia revela-se muita falta de bom senso e vontade politica, de forma manifesta a tal ponto que o governo dispensou a colaboração dos partidos políticos na avaliação do estado do recenseamento eleitoral do passa e na definição da saída possível do melhoramento dos cadernos eleitorais.

O Partido da Renovação Social PRS, reafirma a sua posição em exigir do governo do comprimento rigor da lei Eleitoral no concernente ao Âmbito temporal, sendo que, a nossa lei prevê um recenseamento de raiz e/ou actualização anual dos dados e não a correcção espontânea e tendencioso das omissões.
Por isso, o PRS não vai participar no ato ilegal que viola gravemente as leis em vigor no país.
Com nosso elevada consideração e estima
Bissau 22 de Agosto de 2019

O Presidente
Sr. Alberto Mbunhe Nambeia

C/C: Presidente da Republica
-Procurador Geral da Republica
-Comissão Nacional de Eleições
-Ministério de Administração Territorial e Gestão Eleitoral
-Grupo dos Embaixadores do P5
-Sociedade Civil



O PRS não vai participar no ato ilegal que viola gravemente as leis em vigor no país.



Fonte: Prs Bissau

José Mário Vaz - Audiência com Sr. Aroon Jivasakapimas, Embaixador do Reino da Tailândia na Guiné-Bissau




José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

Administração do setor de Farim apontou o setor da água e saneamento como prioridade das prioridades


D'entre as séries dificuldades com que se depara a população local, o administrador Dickson Varela elegeu o setor da água como o pontencial elemento para diminuir o fluxo de doenças diaraicas e outras provocadas pelo consumo de água imprópria.

As tabancas de Udjeque e Cansengha são beneficiária de primeiro conjunto de seis bombas da água reabilitada, dentre pouco mais de uma dezana e meio selecionadas.

As tabancas citadas beneficiáram igualmente pares dos equipamentos desportivos doados por administrador de Farim entregou de três bombas de água reabilitados e dois pares de equipamentos desportivos.

Quecuto Camara chefe de tabanca agradeceu ação do administrador e disse estar otimista nas futuras realizações do administrador de Farim Dickson Varela




Nicolau Gomes Dautarim

Prabis-Quiset acolhe Retiro de Avaliação do Meio Percurso da presente Campanha de Caju e Perspectivas para 2020

Já na próxima terça-feira, a Comissão Interministerial, Operacional de Monitorização da Campanha de Cajú-2019 juntará todos os intervenientes da fileira de caju, para falar da presente campanha de Comercialização e Exportação, e traçar metas para evitar de futuras complicações em 2020.

A Comissão Técnica Interministerial foi criada após complicações da Campanha de Caju, como forma de encontrar saídas.

Até hoje, já foram exportadas mais de 140 mil toneladas de castanha de caju.

Existem 175 mil toneladas já declaradas para exportação. E nos armazéns dos exportadores em Bissau, a Comissão Interministerial encontrou mais 40 mil toneladas de castanha em Stock.


Aliu Cande

Após encontro com a Missão Pré-Eleitoral da CEDEAO, na sede da CEDEAO em Bissau, o Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, fala sobre a posição do maior partido do país sobre a organização das Presidenciais 2019


PAIGC - I Força di Povo!

PAIGC 2019

ÚLTIMA HORA/NOTÍCIA DC: Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC, será candidato nas primárias do partido para concorrer às eleições presidenciais de Novembro.

 Acontece amanhã, na reunião do Comité Central


AAS / Gervasio Silva Lopes

AO GABINETE TÉCNICO DE APOIO AO PROCESSO ELEITORAL


A Missão Pré-Eleitoral da CEDEAO recebe neste momento o Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, para uma troca de informações e análise das acções de organização das Presidenciais 2019.






PAIGC - I Força di Povo!

PAIGC 2019