segunda-feira, 18 de novembro de 2019

JOSÉ MARIA NEVES E DSP, OS COVEIROS DO PROJETO DE CABRAL

Por Carlos Sambu

José Maria Neves, quem ti viu, quem te vê! Aliás, que ninguém surpreende vendo antigo primeiro-ministro de cabo-verde na campanha de DSP. Ambos são coveiros da história de Cabral, o complexado caboverdiano conduziu o PAICV para oposição e o DSP está no mesmo caminho e no todo já perdeu 20 deputados! Ambos falharam como líderes do projecto do Cabral.

Porém, diz-me, com quem andas dir-te-ei quem és. O PAICV Já é passado em cabo-verde e o seu coveiro é igual a nada, se não intimida adversários lá nas zonas insular, não será nós que irá sentir ameaçado com a sua incongruência política. O DSP vai perder eleição logo na primeira volta e PAICV continuará na oposição juntamente com projecto para presidencial do primo cabo-verdiano de um certo política em Bissau.

Por : Carlos Sambu

Ntchiga


Eleições presidenciais: Mesas de voto em alguns países da Europa






Rádio Jovem Bissau

llª Edição da semana da inclusão financeira nos estados membros da UEMOA lançada pelo BECEAO; desafios da digitalização ara facilitar o sistema de pagamentos; a semana vai culminar com uma feira de inclusão financeira.



TGB Televisão da Guiné-Bissau 

Entrega dos materiais eleitorais nas Comissões Regionais de Eleições nas regiões de Bafatá e Gabú.





ONU na Guiné-Bissau

Campanha eleitoral: SISSOCO EMBALÓ AFIRMA QUE ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NÃO TERÃO LUGAR SE A LISTA DEFINITIVA DE ELEITORES NÃO FOR AFIXADA

O candidato presidencial apoiado pelo Movimento para Alternância Democrática – Grupo 15 (MADEM-G15), Úmaro Sissoco Embaló, afirmou que as eleições presidenciais agendadas para o dia 24 de Novembro, não terão lugar se a Comissão Nacional de Eleições (CNE) não afixar as listas definitivas dos eleitores.

Embaló fez esta advertência durante um comício popular realizado no sector de Catió, região de Tombali no sul do país, onde igualmente pediu aos eleitores para acreditarem   no seu projeto político e apelou ao voto no dia 24 de Novembro.

O candidato da segunda maior força no Parlamento guineense e apoiado também por outras formações políticas, revelou ainda na sua comunicação a perspetiva,  em conjunto com outros candidatos, de se realizar uma “cimeira” na qual serão abordados assuntos sérios ligados ao processo eleitoral. No entanto, exclui a participação do candidato dos libertadores (PAIGC), Domingos Simões Pereira no referido encontro.

Exortou ainda a Comissão Nacional de Eleições a assumir a sua responsabilidade, como também de afastar-se de quaisquer manobras políticas que possam pôr em causa a transparência do processo. 

Por: Epifania Mendonça

Foto: E.M

OdemocrataGB

RENAJ promove debate entre candidatos às presidenciais 24 novembro.



Leia Também: 
Oficial: PRIMEIRO-MINISTRO PRESENTE PELA SEGUNDA VEZ CONSECUTIVA NA GALA DA RENAJ-GB

_____________________________________________________________________________

Exclusivo! - O CET recebeu denúncia agora pouco que RENAJ está a serviço do PAIGC.
Segundo um fonte dentro da organização, Aristides Gomes e Muniro Conte são financiadores de tal debate que erra para humilhar candidatos adversários do PAIGC, sobre tudo presidente da República Dr José Mário Vaz, General Umaro Sissoco Embalo, Baciro Dja, Carlos Gomes Júnior e Nuno Gomes Nabiam.
COMENTÁRIOS



Por  Ciro Batchicann

Na nomi di tudu candidatus ku dibi di participa ba na ê debati, na pidi purdon na sê nomi. Ê purdon na bai pa organizadoris di debati.
Ami na lugar di ê candidatus, nim nha fumu ba kana tchiga la ku fadi nha tcheru. Ê homi ta mostra di kuma el i ka di mesmu nível politicu ku si adversarius, i acha di kuma el i di utru planeta, i n'djuti elis.

Ê pustura di dixal dinguidu suma futceru i atitudi republicanu.

Debati ta facidu pa djintis di mesmu categoria. Terrestres ka pudi djunta mesmu debati ku extraterrestre.

Si bô misti inda obi candidatus terrestres bô kudji entri elis (si um extra) pa ê bai debati - bô marca nobu data, ena bai!

Viva candidatus terrestres ausentes!
Guiné i di pós di terra!

Fonte: Ciro Batchicann


POLÍTICO DESEMPREGADO, DISPONIBILIDADE 24/24h 

Por Jean Luck Mendes


Debate na hora di trabadju nunca....suma bu ka tené di fassi sinta bu pera elis é sta na serviço inda

Breaking News

Por Braima Camara

DSP é o unico candidato entre os 6 candidatos que foram convocados para um debate,sobre projectos dos candidatos a sua presidencia,um debate organizado pela rede dos jovens.


Djintis ka misti burgunhu dianti di alunos...

Por ditaduraeconsenso

Um homem. Um destino. Um objectivo: Fazer da Guiné-Bissau uma País de gente feliz e comprometida com o seu futuro. Vota DSP. Vota candidato nr. 2

Festa da democracia. Deputado do PAIGC e primeira secretária da ANP Dan Yala e o candidato Umaro Sissoco Embaló no cruzamento de Gã Sala na Região de Tombali.






Estamos a Trabalhar

Dara Fonseca Ramos - #DokaLivre

Por Dara Fonseca Ramos 

Bom dia

È o hoje que o candidato Domingos Simões Pereira vai usar sua influência junto do governo do seu partido para que esclareçam a opinião pública sobre a detenção de Doka Ferreira? Sim porque o "Libertadorcarrasco" é uma expressão que uso para definir o PAIGC mas o PAIGC de Domingos Simões Pereira é diferente e ele não é Theodor Obiang. Ele nao pose ser o candidato das prisões arbitrárias e torturas.
#DokaLivre

PRESIDENCIAIS 2019: PAIGC, Cabo Verde- Apoio do irmão José Maria Neves, ex-primeiro-ministro de Cabo Verde

Entoar do Hino de Campanha com a presença de dr José Maria Neves, na Sede de Campanha de PAIGC-CV. Caravana de Vitória rumo à Nova Independência.












VOTA NÚMERO 2 PÁ TCHOM FRIA

Fonte: Carlos Santiago 

GUINÉ-BISSAU - EXCLUSIVO DC: Cocaína apreendida no aeroporto


A Polícia Judiciária deteve ontem no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, uma cidadã cabo-verdiana na posse de cocaína, num voo da TAP proveniente de S. Paulo, Brasil.

A cocaína estava dissimulada em vários pacotes de ração para cães.

A suspeita do tráfico internacional de drogas deverá ser apresentado nas próximas horas ao Ministério Público para primeiro interrogatório. 

Fonte: ditaduraeconsenso

GUINÉ-BISSAU - Crise está ultrapassada porque "é inaceitável"

O candidato do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) às presidenciais guineenses, Domingos Simões Pereira, disse hoje que a mais recente crise no país "está ultrapassada" porque é uma "situação inaceitável".


"Está ultrapassado porque é uma situação inaceitável. Ninguém irá permitir isso. Podem continuar a orquestrar porque quem não tem um projeto, porque quem não acredita em democracia como um momento em que o povo decide vai estar sempre a orquestrar", afirmou Domingos Simões Pereira.

O candidato às presidenciais de 24 de novembro falava à Lusa no final de um comício no campo de Lala Quema, em Bissau.

"Nós, é que temos de estar preparados e quem tem autoridade tem de ainda estar mais preparado para que havendo essa ameaça seja capaz de a controlar e liquidar e vai estar liquidado porque o povo guineense não vai tolerar qualquer de subversão da ordem democrática", afirmou o antigo primeiro-ministro guineense.

A Guiné-Bissau iniciou a campanha para as eleições presidenciais num momento de especial tensão política, depois de o Presidente ter demitido o Governo de Aristides Gomes, saído das legislativas de 10 de março, e nomeado um outro liderado por Faustino Imbali.

Grande parte da comunidade internacional opôs-se a estas decisões e a CEDEAO exigiu a demissão de Imbali, sob pena de impor "pesadas sanções" aos responsáveis pela instabilidade política.

Imbali acabou por se demitir, pouco antes de serem conhecidas as decisões dos chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que decidiram reforçar a presença da força de interposição Ecomib no país e advertir o Presidente guineense, José Mário Vaz, de que qualquer tentativa de usar as forças armadas para impor um ato ilegal será "considerada um golpe de Estado".

Questionado pela Lusa sobre o facto de vários candidatos eleitorais estarem a planear unir-se contra ele, Domingos Simões Pereira disse que não preocupa e que essas alianças são "perfeitamente normais" em democracia.

"A única diferença é que eles confiam nas alianças que vão estabelecendo e eu confio no povo guineense, porque eu estou a falar do povo, estou a falar de futuro, estou a falar de esperança e é nisso que eu acredito", afirmou, salientando que a única coisa que o preocupa é que haja condições para que o povo se possa exprimir em absoluta liberdade.

Domingos Simões Pereira salientou também que gostava que a atual campanha servisse para discutir projetos e ideias com a participação de todos os guineenses e debater as suas visões com as visões dos outros candidatos.

"Acho extraordinário que candidatos com telhados de vidro estejam a atirar pedras, eu não entendo isso e isso só pode ter uma explicação que é distrair a atenção das pessoas. Querem convocar-me para uma discussão que o povo guineense está saturado de ouvir. Eu não vou fazer isso. Eu vou falar daquilo que o povo guineense quer ouvir", disse.

NAOM

Kogi Election: INEC Trained Staff And Kogi Poly Graduate Shot Dead (Photos)


INEC trained staff and a graduate of Kogi Polytechnic identified as Cooper Fabulous KSP was shot dead yesterday in Kogi State gubernatorial election.

His friend took to social media to mourn him and wrote....

'God have mercy on us in Kogi State Kogi Poly Just Graduate Student Business Administration. Fabulous Goes home

It not easy to say God bye. Election why do u go with our brother, Course, Friend, Manager.

Fabulous death is a grate lost to business Students and Kogi Student's in General .R.I.I. God No why , we love u but God love most'.



Source: Native Reporters

Baciro k Fala


Oficial: PRIMEIRO-MINISTRO PRESENTE PELA SEGUNDA VEZ CONSECUTIVA NA GALA DA RENAJ-GB


Chefe do Governo da Guiné-Bissau presidiu ontem (16.11.19), abertura da Gala da 14ª Edição da Escola Nacional de Voluntariado, realizada numa das unidades hoteleiras, em Bissau.

Na sua alocução, perante mais de quatrocentos jovens, Aristides Gomes reconheceu as dificuldades com o país depara, afetando a camada juvenil, em várias áreas.

Primeiro-ministro diz perceber que "jovens estão conscientes em como, a paz e estabilidade de que a Guiné Bissau precisa são ponto de partida para o desenvolvimento", isto, fazendo referência à escolha da platéia da música " Só Paz” do cantor Vinham Quimor, na noite da Gala.



By: Departamento de Comunicação.
17.11.19

Fonte: Renaj GB

Confira os últimos vídeos de DENÚNCIAS de Doka Internacional




NOVIDADES FRESCO ??

MINDJER KUMA É FALA ELIS NA SEDE DI PAIGC PA É BAI ASSISTE COMÍCIO DE DSP É NA PATI ELIS ARROZ, MAS NADA É KA OTCHA, DIRIGENTES DI PAIGC FICA KU EL👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻


Fonte: Jean Luck Mendes


PRETA FIXE ARREPENDIDA ABANDONA O BARCO DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA.???


Fonte: Estamos a Trabalhar

DSP em megacomício no Campo de Lala Quema, no círculo 25 em Bissau



Jorge Herbert - PORQUE CHAMO DOMINGOS SIMÕES PEREIRA DE ALDRABÃO.

Por Jorge Herbert

Sr. Engenheiro Domingos Simões Pereira,

Jurei a mim mesmo que não passava de hoje que converso consigo em monólogo, sobre a Casa da Guiné-Bissau no Porto, que o Sr. endereçou-me um convite para estar na sua inauguração e depois os seus súbditos transmitiram o seu convite para eu fazer parte da equipa de dinamização da mesma...

Não tivemos esta conversa antes, por manifesta falta de tempo da minha parte e, ainda, por problemas com o meu “scanner”, o que me limita a apresentação aqui de todos os documentos, mas o essencial vai ser exposto...

Não pode negar que esse antro de malandrices foi criado e alimentado por si e pelo seu governo!



Não pode negar que a escolha da figura que liderou o processo (O Sr. Nilson) foi sua e do seu governo. Aliás, na inauguração desse espaço, que se veio a revelar um ANTRO DE ALDRABICES, lembro-me perfeitamente do Sr. Domingos Simões Pereira, na qualidade de Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, ter dito que encomendou ao Sr. Nilson a criação de uma Casa da Guiné no Porto, mas a avaliar pelo espaço, ele até exagerou!

Sr. Domingos Simões Pereira, não pode negar o seu envolvimento direto na criação e funcionamento desse ANTRO DE ALDRABICES, conforme provam as fotos em anexo, do convite que me endereçou, da sua imagem na inauguração da mesma e, ainda, de um documento onde a Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da República da Guiné-Bissau, portanto do seu governo, assumia a tutela do funcionamento desse ANTRO DE ALDRABICES.

Sr. Domingos Simões Pereira, queria fazer-lhe uma pergunta! Quem é o português, o tal Sr. João, que nenhum dos membros que inocentemente colaboravam com esse ANTRO DE ALDRABICES sabiam ao certo o que fazia na vida, mas que era quem disponibilizou o espaço onde funcionava esse ANTRO DE ALDRABICES, ou pagava a renda da mesma? Para além disso, também foi quem terá disponibilizado um automóvel de marca Jaguar, ao aldrabão que o Sr. Domingos Simões Pereira escolheu para liderar o ANTRO DE ALDRABICES. Além de tudo isso, era aparentemente um português benevolente, em plena crise financeira que assolava o território português, mas ele sempre disposto a meter a mão no bolso para suportar as despesas e aldrabices do lider do tal ANTRO DE ALDRABICES! A que propósito Sr. Domingos Simões Pereira, esse Sr. João, empresário de uma área por todos desconhecido, financiava as obras das Embaixadas da Guiné-Bissau em Lisboa e em Bruxelas, sob a orientação do Aldrabão que escolheu para liderar esse ANTRO DE ALDRABICES?!

Sr. Domingos Simões Pereira, na qualidade de então Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, pode contextualizar-me o porquê de ao líder de uma Casa da Guiné é atribuído um passaporte diplomático? Será no mesmo contexto que o John Zambrano das Colômbias?

Hoje vou descansar e amanhã mal possa, retomaremos essa conversa, expondo mais as aldrabices desse ANTRO DE ALDRABICES, por si criado...



Fonte: Jorge Herbert


Leia Também:   

NUNCA, NUNCA, NUNCA... 

Por Jorge Herbert
Recuso-me a usar o chapéu de Zambrano. Prefiro o chapéu de intelectuais galegos, apesar de não ser intelectual nem galego...

1. Que guineense quer viver num país onde um grupo de jovens sem emprego saem à rua, a mando do líder de um partido, para insultar o mais alto magistrado da nação e a seguir são premiados com cargos públicos?

2. Que guineense quer viver num país onde o governo diz que não garante condições de segurança de uma manifestação e, a seguir, atira para a rua a Polícia de Intervenção Rápida (e não a Polícia da Ordem Pública), para espancar até a morte um pacífico manifestante?

3. Que guineense quer viver num país onde um cidadão como o Doka é detido por elementos da PJ em plena via pública e mais de três dias depois não é apresentado à um juiz nem um comunicado a justificar essa detenção a sociedade teve!?

4. Que guineense quer viver num país onde um governo, tendo como porta-voz a Ministra da Justiça, vem violar flagrantemente a separação de poderes, a frente de uma câmara!?

5. Que guineense quer viver num país onde as pessoas são retiradas dos seus cargos profissionais apolíticos, apenas e só porque não prestam vassalagem ao partido que sustenta e comanda o governo?

6. Que guineense quer viver num país onde os seus atuais líderes desbaratam os nossos recursos naturais, como o nosso mar e a castanha de cajú, apenas para a satisfação de amigos estrangeiros e das suas contas bancárias...?

7. Que guineense quer viver num país onde Zambrano é proposto para Cônsul do nosso país em Bogotá, apenas para lhe facultar um passaporte diplomático?

Se não queres viver num país assim, só tens uma alternativa. Vota no homem de paz, Dr. José Mário Vaz.

Fonte: Jorge Herbert