quarta-feira, 9 de maio de 2018

"REINA CLIMA DE TENSÃO ÓDIO E DE DIVISÃO NA PJ GUINEENSE"

Depois de uma relativa acalmia, a problemática da Policia Judiciária volta a tona.

Tudo porque, numa carta anónima e aberta datada, ontem, dirigida ao actual ministro da Justiça, Iaia Djaló que a Notabanca teve acesso, hoje em Bissau.

Na missiva, o colectivo dos sub-inspectores, agentes e segurança interna da PJ afirmou que foi surpreendido com o despacho datado no dia 20 de Abril que suspendeu todos os actos administrativos ligados com preenchimentos de vagas.

Conforme a carta, o processo foi requerido por alguns inspectores coordenadores e agentes.

O grupo alerta ao novo titular da pasta da Justiça sobre o clima de tenção, ódio e de divisão vigente na PJ perpetrada pelos inspectores coordenadores.

A carta sublinha ainda que, os mesmos não estão em condições éticas e morais para assumirem a direcção da Policia Judiciária, caso contrário poderá desembocar consequências imprevisíveis.

O colectivo afirma que está munido de informação, através de uma fonte fidedigna a proposta para a nomeação ao cargo do director nacional da PJ, um dos inspectores coordenadores.

Em reacção a comissão do colectivo dos Agentes e Técnicos da Investigação Criminal da PJ mostra-se consternada com a carta dirigida ao ministro da Justiça.

A comissão chefiada por Graciano Biaguê disse estar surpreendida com o teor da missiva, sem identificação do subscritor, patrocinada pela actual direcção da instituição e Procurador-geral da República.

A comissão acusa a direcção da PJ incapacidades promover coesão interna na instituição, criando um clima de prepotência.

Na carta, a comissão afirma que a missão da PJ é de investigação criminal e não andar nos corredores dos Ministérios para saber das nomeações dos diretores-gerais.

Fonte: Notabanca; 09.05.2018

Património Cultural de África na Guiné-Bissau, SALIF KEITA


Braima Darame


TELLEMENT IL FAIT CHAUD DANS ABIDJAN LÀ, LE GRAND ALADJI N'AS PAS PU RÉSISTER

Tanto faz calor em abidjan lá, o grande aladji não conseguiu resistir.


Abidjan FLASH INFOS

A NOVA ERA DAS FARP DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU

Na foto: O Major General Chefe de Estado-Maior General Biague Na N'Tan, Inspector Geral Estêvão Na Nem e Chefe de Divisão dos Recursos de Materiais, o Coronel Mamadú Saliu Baldé.

Apesar da luta de libertação nacional ter sido a mais longa das antigas colónias, a Guiné-Bissau foi a primeira colónia portuguesa a proclamar, unilateralmente, a Independência, no dia 24 de Setembro de 1973, só reconhecida por Portugal a 11 de Setembro de 1974, é actualmente o Estado lusófono que ocupa a posição mais baixa no Índice de Desenvolvimento Humano, devido as instabilidades político-militar no País.

No entanto, o cenário militar mudou, desde que o general Biaguê Na Ntan tomou posse em Setembro, dia 17 do ano 2014. Com determinação e serenidade, conseguiu fazer chegar as suas mensagens, tendo as mesmas sidas acatadas pelos militares guineenses, o respeito à Constituição, e evitar interferências nos assuntos ligados à política, criminalidade e corrupção.

Biaguê Na N'tan prometeu pôr termo à turbulência militar afirmando "vivemos um período muito conturbado, mas acho que esse período já acabou" e definiu três prioridades: "1° respeitar a Constituição, as leis e o poder político democraticamente eleito,
2° organizar as Forças Armadas, 
3° apostar na formação de jovens para que amanhã possam substituir-nos".

Nascido há 68 anos em Finete, no leste da Guiné-Bissau, Biaguê Na N'tan que é da etnia balanta, participou na luta armada contra o regime colonial português, e antes de tomar posse foi graduado de general de duas estrelas para três, passando de brigadeiro general, para tenente general.

MENSAGENS DO GENERAL BIAGUÊ NA NTAM:

"A ética e deontologia profissional, o cumprimento das normas constantes do regulamento da disciplina militar devem merecer a atenção de um militar, devendo cada um afastar-se dos assuntos políticos, da criminalidade e da corrupção, pautando sempre pelo que possa contribuir para o bem-estar do povo."

"O povo guineense, as Forças Armadas e a sociedade em geral esperam de vós altos padrões de conduta, responsabilidade e caráter singulares, preservando os valores éticos e cívicos para o cumprimento, com sucesso, das vossas obrigações".

Fontes: dw.com e rfi.com
Por: Celina Vieira Tavares
Braima Darame 

MINISTRA DA ADMINISTRAÇÃO TERRITORIAL NOMEIA PRESIDENTE DE CÂMARA DE BISSAU E GOVERNADORES

LUÍS DA SILVA MELO E RUI GONÇALVES CARDOSO FORAM HOJE EMPOSSADOS A EXERCEREM AS FUNÇÕES DE PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE BISSAU, RESPETIVAMENTE.

O novo presidente da Câmara Municipal de Bissau promete envolver a comunidade no combate ao lixo e saneamento básico da capital.

As promessas de Luís da Silva Melo foram ouvidas hoje, após o acto de posse como novo presidente da edilidade.

Em nome dos funcionários da instituição, Alfredo da Silva garantiu o apoio ao novo responsável do município.

Luís da Silva Melo entrou hoje em funções como novo presidente da Câmara Municipal de Bissau, tendo como o vice-presidente, Rui Gonçalves Cardoso, antigo governador da região de Cachéu.

Ainda, ontem a ministra da Administração Territorial nomeou os novos governadores para as regiões de Gabú e Biombo.

Para Gabu foi chamado Abudo Sambú e para Biombo foi nomeado Armando da Silva.

De acordo com os despachos de Estér Fernandes, todas estas nomeações são títulos provisórios.

Foto: Nicolau Gomes Dautarim

Fonte: Notabanca; 09.05.2018

Guiné-Bissau podia ganhar 10 vezes mais com polpa e amêndoa do caju - estudo

A Guiné-Bissau podia estar a ganhar até dez vezes mais se aproveitasse a polpa e transformasse a castanha de caju em amêndoa ao invés de vender todo produto em estado natural, refere um estudo hoje apresentado.


O estudo, encomendado pelo projeto de reabilitação do setor privado e apoio ao desenvolvimento agroindustrial da Guiné-Bissau e financiado pelo Banco Mundial, defende que com a venda de castanha o país arrecadou, em 2016, 115 mil milhões de francos CFA (cerca de 175 milhões de euros).

Mas, segundo o inquérito, apenas 10% do potencial do caju guineense é que é aproveitado.

Por exemplo, caso toda polpa de caju produzida no país fosse transformada o rendimento seria de mais 1,1 mil milhões de francos CFA (cerca de 1,6 mil milhões de euros), conclui o estudo, que aponta aquela substância como sendo rica em açúcar, minerais e vitaminas.

O estudo salienta que apenas seis empresas se dedicam à produção de sumos de caju na Guiné-Bissau e o líder do mercado produz 20 mil garrafas por ano, o que perfaz entre 12 a 15 toneladas de toda polpa que é produzida.

Nota-se ainda "uma quase ausência" de outros derivados do caju, nomeadamente a polpa fresca e seca, a compota, os biscoitos do caju, a pasta e o leite.

Em relação à amêndoa, o estudo determina que apesar de a Guiné-Bissau ser o segundo maior produtor de caju em África, tendo produzido 210 mil toneladas em 2017, apenas consegue transformar localmente cerca de 1,4 toneladas de toda a produção.

No país, a amêndoa do caju é utilizada apenas como aperitivo e é pouco usado na culinária.

Com uma capacidade teórica instalada para transformar 30 mil toneladas, os industriais do ramo deparam-se com dificuldades para compra do produto, aponta também o estudo.

O documento defende a existência de potencial de mercado a nível interno para a amêndoa e a polpa do caju, mas também refere que o Senegal e Marrocos seriam outros destinos para a compra daqueles derivados da castanha guineense.

O estudo recomenda uma estratégia de marketing para dar a conhecer todos as componentes do caju da Guiné-Bissau, visando primeiramente o mercado interno, sub-regional e só depois os mercados da Europa e da América do norte.

"O caju da Guiné-Bissau tem uma fraca notoriedade", salienta o documento.

As conclusões do estudo baseiam-se num inquérito realizado pelo projeto de melhoria do setor privado guineense, realizado a nível interno, no Senegal, Cabo Verde, Gâmbia, Mauritânia, Mali, Serra Leoa, Libéria e Marrocos.

DN.PT

ASSUNTO SÉRIO - Não há motivo para rir: Sorrir faz mal, diz estudo

Um grupo de investigadores da Universidade de Ben-Gurion concluiu que, contrariamente à crença popular, sorrir contribui para o envelhecimento prematuro da pele.


Apesar dos anúncios que publicitam cremes anti-idade serem normalmente protagonizados por mulheres maduras sorridentes, um novo estudo sugere que tal pode não ser a melhor tática de marketing.

Sorrir torna-o mais velho – concluíram os investigadores daquela instituição superior israelita.

Durante o estudo os académicos pediram a 40 participantes que dessem uma estimativa da idade de 35 mulheres e de 35 homens, olhando apenas para fotografias dos seus rostos.

Os participantes viram uma de duas expressões nas caras fotografadas: face neutra/séria ou sorridente.

Os resultados revelaram que em média os inquiridos atribuíram pelo menos um ano a mais aos indivíduos mais sorridentes.

Ainda assim, após a experiência, a maioria dos participantes afirmou acreditar que sorrir faz as pessoas parecerem mais jovens.

O coordenador do estudo, Tzvi Ganel, afirmou: “Os dados apurados mostram, pela primeira vez, que os indivíduos acreditam erradamente que sorrir nos faz parecer mais jovens, ao mesmo tempo que ao classificarem as caras de pessoas sorridentes as consideraram mais velhas, comparativamente aos que permaneceram com uma expressão séria”.

Os investigadores acreditam que o efeito de envelhecimento se deve ao facto do ato de sorrir aumentar as rugas na área circundante dos olhos.

Num estudo anterior, a mesma equipa tinha filtrado as rugas captadas pelas imagens fotográficas e consequentemente a perceção de envelhecimento tinha desaparecido ou sido quase nula.

NAOM

A ciência comprova, a inteligência é herdada da mãe.


A inteligência é herdada da mãe, diz ciência

Muito já foi dito sobre o que faz uma pessoa ser inteligente. A verdade é que a ciência mostrou que a inteligência está intimamente ligada à carga genética da mãe.

Não é uma mentira, e sim uma realidade: a inteligência é herdada da mãe. A ciência afirma e confirma. É comum ouvir que a inteligência é herdada de pais para filhos, no entanto, recentemente foi demonstrado que essa habilidade era devido a apenas um dos dois pais: a mãe.

As habilidades cognitivas são encontradas no cromossomo X. Ou seja, os cromossomos X da mãe fornecem mais informações para o desenvolvimento de estruturas cerebrais associadas ao pensamento.

todas as mulheres têm um cromossomo X “não inteligente” e outro “muito inteligente”. No entanto, pode haver mulheres que têm dois cromossomos X com “superinteligência”, como é o caso da mulher com o maior coeficiente do mundo, Marilyn vos Savant.

No caso dos homens, o cromossomo Y não tem contribuição na parte cognitiva. Ou seja, um cromossomo Y próximo a um cromossomo X “não-inteligente” pode sofrer de deficiência intelectual. Mas ao possuir um cromossomo X “muito inteligente”, o QI se desenvolve.



Qual percentual da inteligência é herdado?

Você está lendo este artigo para saber se a inteligência é herdada da mãe, já que estudos revelaram que entre 45% e 55% são transmitidos através dos genes. Isto é, grande parte da inteligência se desenvolve se as condições pessoais e familiares forem apropriadas.

Outros fatores que influenciam o desenvolvimento da inteligência

1. Os valores
Perseverança, esforço que influenciam a criança a desenvolver sua inteligência com o passar do tempo.

2. Autonomia
A independência da criança é fundamental. Assim, o processo cognitivo se desenvolve sem nenhum problema e da melhor maneira possível. A criança precisa definir e determinar o que quer, sem ser forçada a tomar decisões sob pressão.



3. Confiança
Uma criança confiante em suas habilidades pode resolver qualquer inconveniente que possa surgir durante sua vida, desenvolvendo assim a capacidade de analisar qualquer situação.

4. O vínculo emocional
As crianças com mais apego aos pais tendem a superar as frustrações em suas vidas com mais facilidade. Nesse caso, existem estudos que também favorecem a mãe e seu amor materno.

Reflexão final
A inteligência é uma construção muito complexa que deve ser estimulada para alcançar um resultado satisfatório. Os pais devem contribuir para o desenvolvimento cognitivo da criança.



Um bom estímulo através de desafios que promovam o desenvolvimento de habilidades cognitivas da criança contribuirá para o seu desejo de melhorar a cada dia. Agora que você sabe que a inteligência é herdada da mãe, faça exercícios intelectuais com seu filho para que ambos aumentem seu conhecimento.

Fonte: canalmaisvistas


ALSO...

Like mother, like daughter?: What your mother's genes say about your future


The saying goes, "like mother, like daughter," but experts say not so fast when it comes to your genes.

"Your mom is half the answer. Your dad is also half the answer," said Dr. Wendy Chung, geneticist at New York-Presbyterian and Columbia University Irving Medical Center. "You don't inherit 100 percent of your mom's genes."

She added, "So even though [your mother] may have followed a certain path, it's not a fait accompli that you're going to follow the same path."

That may be good news for some daughters who see their moms suffering from health crises in later years, or disappointing news for other daughters who see their moms wrinkle-free or active into their 80s and beyond...READ MORE

Bo djudam para é greve 😭😭😭😭Krede 😱Bo Djubi estado ku bo Mamé na padi, bo Irma, bo mindjer. Acabou de nascer Hospital Simao Mendes




Fonte: Sali Mané Semedo 

Moradores do interior processam vizinhos fofoqueiros e ganham indenizações em dinheiro

Quem se sentir humilhado pode entrar com ação na justiça receber indenização em dinheiro”, diz especialista em direito civil


Atenção quando xingar, insultar ou acusar um vizinho em municípios do interior do Ceará. Os processos por calunia, injuria e difamação estão crescendo no Estado. “Em cidade pequena, o povo fala muito da vida dos outros, xinga e inventa histórias. Quem se sentir humilhado pode entrar com ação na justiça receber indenização em dinheiro”, diz especialista em direito civil.

“Para pedir a indenização, basta pedir para um advogado entrar na justiça cobrando reparação de danos morais”, diz. Todo tipo de humilhação a pessoa pode receber indenização, como por exemplo chamar de “vagabundo”, “corno”, “rapariga”, etc.

Já injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, é injuria. A injúria é constituída pelos atributos morais (dignidade) ou físicos, intelectuais, sociais (decoro) pessoais de cada indivíduo. “Qualquer tipo de xingamentos desonroso ou de qualidades negativa de alguém, com menosprezo e depreciação se trata se crime de injúria”, diz especialista. Dessa forma, qualquer opinião pessoal (insultos, xingamentos) de uma pessoa em relação à outra, caracteriza o crime de Injúria.

“Injuriar alguém, significa colocar em uma pessoa uma condição de inferioridade, pois ataca de forma direta seus próprios atributos pessoais. Mesmo que outras pessoas não tenham ouvido os xingamentos, as ofensas configuram o crime de injúria”, diz o especialista.

No caso de alguém inventar que você comete ou cometeu algum crime, como por exemplo sair dizendo que você é “ladrão”, etc. a situação fica muito mais grave e a pessoa que inventou a história ficará de 6 meses a 2 anos preso, além de pagar uma multa muito mais alta (calunia), pois tentou colocar você como um criminoso.

“Quem caluniar alguém, imputando-lhe fato definido como crime tem detenção de seis meses a dois anos, e multa”, diz especialista. “Para que se caracterize a calúnia, deve haver uma afirmação por parte de alguém contra outra pessoa afirmando que essa pessoa cometeu um fato definido como crime, por exemplo, dizer que tal pessoa é um ladrão, assassino ou traficante”, diz.

Injuria
Todo tipo de humilhação seja publica ou em particular contra você que atinja sua dignidade e seja pronunciada no sentido te lhe humilhar e lhe deixar em situação de inferioridade é crime de injuria. Por exemplo: chamar de “macaco preto”, “viado”, “vagabundo”, “rapariga”, “corno”, “sapatona”, “filho da p.”, etc.

Difamação
A difamação é espalhar boatos que a seu respeito de alguém. Por exemplo quando um vizinho espalha que “você traiu o marido”, ou “fica com todo macho de esquina”, “é usuário de drogas”, etc. Quem não espalha a fofoca, embora não tenha inventado, comete o crime de difamação porque espalhou um boato difamatório a seu respeito.

Calunia
É um tipo grave das fofoca. Ocorre quando um vizinho acusa você de um crime que você não cometeu. Por exemplo: chamar você em publico ou em particular de “ladrão”, “assassino”, “traficante”, etc.

Denunciação caluniosa
É mais grave de todas as fofocas. Ocorre quando um vizinho lhe denuncia a policia por um crime que não cometeu e você é preso ou passa a responder a um processo por algo que não cometeu. Neste tipo de crime, quem fez a acusação falsa pode – além da indenização – pegar até 8 anos de detenção porque movimentou a máquina publica e o aparelho do estado para um crime que nunca existiu.

canalmaisvistas.com

"Novo surto" de ébola na RD Congo

Autoridades anunciaram que 17 pessoas morreram com sintomas do vírus do ébola no noroeste da República Democrática do Congo. Organização Mundial de Saúde está a trabalhar com o Governo.


A República Democrática do Congo (RD Congo) "está a enfrentar um novo surto da doença do vírus do ébola", que já matou 17 pessoas numa província da região noroeste daquele país, disse esta terça-feira (08.05) o Ministério da Saúde local.

"Vinte e um casos de febre com sintomas hemorrágicos e 17 mortes" foram registados pelas autoridades no passado dia 03 de maio, afirmou o ministério num comunicado, frisando que esta situação é "uma emergência de saúde pública de preocupação internacional".

Este é o nono surto de ébola na RD Congo, país que faz fronteira com Angola, desde 1976.

Num comunicado citado pela agência espanhola EFE, a Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que a RD Congo declarou um novo surto de ébola, ao ter detetado dois casos positivos na cidade de Bikoro (noroeste). Entre os cinco casos analisados, dois deram positivo nos testes realizados no Instituto Nacional de Investigação Biomédica em Kinshasa, de acordo com a organização.

Na sua conta na rede social Twitter, a OMS indicou que está a trabalhar em estreita colaboração com o governo da RD Congo para mobilizar pessoal técnico e recursos para fazer frente ao novo surto.

Colaborador da Cruz Vermelha desinfeta um quarto no hospital de Kelle, no noroeste do Congo

Sintomas

A doença por vírus do ébola é altamente contagiosa e é transmitida por contacto direto com fluidos ou secreções corporais de pessoas infetadas, mortas ou vivas. Pode também ser transmitida através do contacto direto com superfícies, objetos ou roupas contaminadas com fluidos de doentes.

Os sintomas mais frequentes são febre, náuseas, vómitos e diarreia, dores abdominais, dores musculares, dores de cabeça, dores de garganta, fraqueza e hemorragia inexplicada, que aparecem subitamente entre dois e 21 dias após a exposição ao vírus, segundo a descrição disponível na página 'online' da Direção-Geral de Saúde.

Não existe, neste momento, tratamento específico para a doença, nem vacinas comercialmente disponíveis.

Uma epidemia de ébola na África ocidental, que afetou sobretudo a Guiné-Conacri, a Serra Leoa e a Libéria, foi controlada durante o ano de 2015.

Este recente surto de ébola foi o mais grave e prolongado desde que o vírus foi descoberto, em 1976. Na altura, foram contabilizados cerca de 28.601 casos, desde que surgiu em dezembro de 2013, dos quais um terço dos doentes (11.299) acabou por morrer. 

DW

República Democrática do Congo declara nova epidemia do ebola e confirma 17 mortes

Em 2017, país já havia confirmado quatro mortes devido ao vírus.

Pessoas passam por outdoor com alerta sobre o ebola na cidade de Freetown, em Serra Leoa (Foto: AP Photo/Aurelie Marrier d'Unienville)

A República Democrática do Congo "enfrenta uma nova epidemia de ebola", que já matou 17 pessoas na província de Equateur, no noroeste do país, informou nesta terça-feira (8) o Ministério da Saúde.

"Vinte e um casos de febre com sinais hemorrágicos e 17 mortes", uma taxa de letalidade de 80%, foram notificados ao Ministério da Saúde em 3 de maio, indicou o comunicado, referindo-se a "uma emergência de saúde pública internacional".

"O plano de resposta adotado pelo Ministério da Saúde foi aprovado pelo governo", indicou um relatório do Conselho de Ministros.

"Desde a notificação dos casos em 3 de maio, nenhuma nova morte foi relatada", aponta o comunicado do ministério, sem especificar a data de início da epidemia.

Uma equipe do Ministério da Saúde, apoiada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelos Médicos Sem Fronteiras, visitou a cidade de Bikoro, epicentro da epidemia.

"Nossa maior prioridade é ir a Bikoro para trabalhar com o governo da República Democrática do Congo e parceiros para reduzir a perda de vidas e sofrimento associados a este novo surto de ebola", indicou o Dr. Peter Salama, diretor-geral adjunto da OMS em um comunicado.

A epidemia na República Democrática do Congo é o nono surto de Ebola no país desde a descoberta deste vírus em seu solo, em 1976.

A doença foi detectada em uma área de floresta equatorial, na fronteira com o Congo-Brazzaville, e localizada a cerca de 600 km a noroeste de Kinshasa.

"Cinco amostras de casos suspeitos foram enviados para análise no Instituto Nacional de Pesquisas Biológicas (INRB) de Kinshasa em 6 de maio. Dois deram positivos", afirmou o ministério em seu comunicado.

A última epidemia de ebola na República Democrática do Congo remonta a 2017. Rapidamente controlada, matou oficialmente quatro pessoas.

Uma terrível epidemia atingiu a África Ocidental entre o final de 2013 e 2016, causando mais de 11,3 mil mortes em cerca de 29 mil casos, mais de 99% na Guiné, na Libéria e em Serra Leoa.

g1.globo.com

ALSO...

Entenda o ebola, vírus de nova epidemia na República Democrática do Congo


Governo anunciou 21 casos de febre hemorrágica e 17 mortes. Análise de amostras mostraram a presença do vírus.

Imagem do vírus ebola observado em um microscópio eletrônico (Foto: Frederick Murphy/CDC via AP)

O Ministério da Saúde da República Democrática do Congo anunciou nesta terça-feira (8) uma nova epidemia da doença. Foram 21 casos de febre hemorrágica e 17 mortes. Oficialmente, a doença já havia atingido quatro pessoas em 2017.


O que é o ebola?
Causador da febre hemorrágica, o vírus é um dos mais mortais que existem. Ele mata até 90% dos infectados e ainda não há vacina nem medicamento disponível para uso na população.

Qual é o período de incubação? E quais os sintomas?
Após um período de incubação, que pode demorar até 3 semanas, os sintomas começam: febre, dores pelo corpo, cansaço, fraqueza, dores de cabeça e de garganta, diarreia e vômitos. O quadro em geral se agrava com a ocorrência de hemorragias, que levam à falência orgânica e morte. Isso tudo em alguns dias.

Há grupos de risco? Como é o contagio?
Este vírus mortal pode acometer qualquer pessoa. Não há grupos de risco. A contaminação se dá pelo contato direto com sangue, saliva ou secreções de quem estiver contaminado. Por isso, médicos e profissionais de saúde devem tomar muito cuidado, pois ficam altamente expostos à infecção.

Quando ele foi detectado no mundo?
Ele foi registrado nos primeiros seres humanos em 1976, em Yambuku, uma aldeia na República Democrática do Congo, às margens do Rio Ebola. Desde então, mais de 20 surtos da doenças ocorreram em países da África Central e Ocidental.

O Brasil já teve algum caso de ebola?
Não. Existe o registro de um caso suspeito em novembro de 2015, mas exames descartaram a possibilidade de o paciente ter a doença.

Tem tratamento? Tem vacina?
Não há um tratamento específico. Um medicamento já foi experimentalmente utilizado, mas ainda sem comprovação científica confirmada. E também não há vacina.

Por isso, autoridades mundiais tomam todas as medidas sanitárias apropriadas para tentar isolar o trânsito de pessoas em regiões onde há epidemia do vírus.

Posso viajar para a República Democrática do Congo?

O Itamaraty recomenda que sejam evitadas viagens não-essenciais ao país. Essa recomendação leva em consideração o contexto de infraestrutura, segurança e saúde, devido às doenças.


Fumar narguilé equivale a consumir fumaça de cem cigarros, diz Inca

Quase 300 mil brasileiros usam narguilé, diz Instituto Nacional do Câncer. Número equivale à população da cidade do Guarujá, no litoral de SP.

Pessoas fumam narguilé, cachimbo oriental que em uma hora produz fumaça igual a cem cigarros (Foto: Arquivo/AFP)

Participar de uma sessão de fumo de narguilé por uma hora equivale a consumir cerca de cem cigarros, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A informação faz parte de uma série de dados divulgados pelo instituto sobre o produto nesta quarta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Além de incluir 4,7 mil substâncias tóxicas presentes no cigarro comum, o fumo do narguilé, um tipo de cachimbo oriental, possui concentrações superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas, de acordo com o instituto.

Quase 300 mil pessoas em todo o país consomem o narguilé, segundo a Pesquisa Especial sobre o Tabagismo (PETab), realizada pelo Inca junto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número, contabilizado em 2008, equivale a uma cidade do tamanho do Guarujá, no litoral de São Paulo, também segundo dados do IBGE.

O pneumologista Ricardo Meirelles, da divisão de controle do tabagismo do Inca, ressalta que o uso de água no recipiente do narguilé proporciona uma sensação agradável aos usuáros, mas que mascara a quantidade de toxinas inaladas.

A presença da água "faz com que se aspire ainda mais a fumaça, dando a impressão que o organismo fica mais tolerante, o que é errado", pondera Meirelles em nota enviada pelo Inca.

Em uma hora, uma pessoa chega a dar mil tragadas em um narguilé. O processo gera uma fumaça inalada igual a uma centena de cigarros comuns ou mais, segundo o pneumologista.

Estudantes

Entre os estudantes de cursos de saúde, uma pesquisa aponta que mais de 55% dos que declararam ser fumantes de produtos de tabaco além do cigarro comum admitiram usar o narguilé. O número sobe para 80% se for considerada só a cidade de São Paulo, segundo o estudo.

Realizado em três capitais (São Paulo, Brasília e Florianópolis), o levantamento mostra que a situação do fumo entre universitários na área de saúde é preocupante, segundo o diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini.

g1.globo.com


CENTRAL SINDICAL GUINEENSE ACUSA GOVERNO DE ENGAVETAR ACORDOS ASSINADOS

O porta-voz da Comissão de Greve decretada pela União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), José Alves Té, afirmou esta terça-feira, 08 de maio 2018, que é inadmissível que num Estado de direito, como a Guiné-Bissau, o Governo assine um acordo com os seus parceiros sociais  e coloca o na gaveta.

Em reação à demora do governo em atender as exigências da maior central sindical do país, o porta-voz da comissão da greve  disse que “como se bastasse, 16 meses depois, o Governo continua a solicitar prazo para o seguimento e aplicabilidade do mesmo instrumento que assumiu em diversas ocasiões”.

Em entrevista ao semanário  O Democrata na sede da central sindical em Bissau, José Alves disse que a exigência do sindicato está ligada ao reajuste salarial, resultante do decreto-lei assinado em Janeiro de 2011.

O sindicalista referiu na mesma entrevista que é pela primeira vez que a central sindical da Guiné-Bissau abdicou-se das exigências relacionadas à melhoria de condições de trabalho, passando a exigir do governo o cumprimento dos documentos (memorandos de entendimento) rubricados em Dezembro de 2016 e em Janeiro de 2017. Confirmou, no entanto, que em Janeiro do ano passado, o governo aprovou, em Conselho de Ministros, Comité de Tesouraria e o documento foi promulgado pelo Presidente da República e publicado no boletim oficial  em Janeiro do mesmo ano.

No documento, segundo o sindicalista guineense, consta que o governo através do Ministério das Finanças e a Função Pública criaria uma equipa que iria trabalhar no reajuste salarial e o mesmo seria aplicado no exercício do ano económico de 2017 “e hoje estamos em Maio de 2018, sem a sua aplicação”, informou José Alves Té, lembrando que em 2017, o governo assinou novamente com o sindicato um memorando de entendimento, no qual se comprometeu que aplicaria a tabela do reajuste salarial no período de 30 dias.

Nega, contudo, que em nenhum momento a UNTG pediu ou exigiu o aumento salarial, mas sim, o reajuste salarial na Função Pública, sustentando que, em Outubro de 2017, o executivo aprovou, em Conselho de Ministros, com alterações, o documento de reajuste salarial.

“Relativamente aos pontos não consensuais nas negociações que estamos a ter com Governo nos últimos dias de greve tem a ver com a aplicabilidade do reajuste salarial e quem deverá engajar-se no cumprimento do documento, ponto final. Da parte do Ministério da Função Pública, as informações que nos chegam é a proposta de 90 dias para criar uma comissão para a implementação de uma coisa já feita. Por amor de Deus, estamos num Estado de direito e continuamos acreditar que o Estado é uma pessoa de bem e irá cumprir com o compromisso assumido”, enfatizou o porta-voz.

José Alves Té revelou que a UNTG já apresentou uma contraproposta ao governo e amanhã, quarta-feira, as partes voltam a sentar-se a mesma mesa para analisar a contraproposta apresentada que, de acordo com o sindicalista, passa pela “aplicação imediata” do reajuste salarial e o engajamento por parte do ministério das finanças.
“Caso contrário, seremos obrigados a continuar com a paralisação  na Função Pública nos próximos dias”, avisou.

De recordar que o salário mínimo na Função Pública guineense é de 29 mil francos CFA e, de acordo com o reajuste salarial em discussão, o salário mínimo sai de 29 para 55 mil francos CFA.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: AA

OdemocrataGB