quarta-feira, 5 de maio de 2021

Contribuições e Impostos: Membros do Sindicato detidos na Segunda Esquadra

Por capitalnews.gw  maio 5, 2021

Todos os membros do Sindicato de Base dos Funcionários da Direção Geral das Contribuições e Impostos (DGCI) foram detidos, na tarde desta quarta-feira (05.05), pelo Departamento da Informação Policial e Investigação Criminal, da Segunda Esquadra, em Bissau, soube o Capital News.

Em causa está o alegado desaparecimento na DGCI, do aparelho de “Switch”, o servidor de serviço da Internet. Entre os detidos encontram-se Almame Djassi e Karim Mané, ambos dirigentes do Sindicato, bem como todos os elementos da comissão negocial da greve dos referidos sindicatos.

Notícia está em atualização…

Outro caso, outros milhões: António Deuna ouvido na PJ

Por CNEWS  Maio 5, 2021

O antigo ministro da Saúde Pública, António Deuna, vai ser ouvido pela Polícia Judiciária (PJ) guineense, esta quinta-feira (06.05), sobre o processo de alegado desvio de 50 milhões de Francos CFA, da ONG inglesa Sight Saveres, soube o Capital News, da fonte daquela polícia de investigação criminal.

Sight Saveres apoia o Ministério da Saúde Pública na luta contra as doenças tropicais negligenciadas, nomeadamente Tracoma, Flariose Linfático, Oncocircosse, Schistosoma e Geohelmintiasis.

O fundo terá sido levantado das contas de um dos bancos comerciais de Bissau, sem conhecimento da ONG, quando António Deuna era ainda titular da pasta da Saúde Pública.

A PJ quer saber do antigo governante, o paradeiro dos 50 milhões de Francos CFA, que terão sido levantados das contas da ONG, em 2020, pelo Ministério da Saúde, com o justificativo de empréstimo, “a título devolutivo”.

Na companhia de António Deuna, segue também o inspetor-geral em Atividade da Saúde, Benjamim Correia, que deverá ser ouvido no âmbito do mesmo processo.

Segundo a fonte da Polícia Judiciária, o órgão da investigação criminal está igualmente interessado em saber de quase 30 contentores de diferentes medicamentos, alegadamente importados para Guiné-Bissau, no período em que António Deuna era ministro da Saúde Pública.

Os referidos contentores terão trazido ao país os meios de prevenção e de combate à Covid-19, e que, no entanto, desconhece-se o paradeiro dos medicamentos importados.

Em relação ao assunto dos 100 milhões de Francos CFA levantados nas contas dos Centros de Saúde de Bafafá, a fonte da PJ informou que esta parte do inquérito já se encontra sob a alçada do Ministério Público.

DIREÇÃO-GERAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Assunto: Cabimento de Verba


Caju - “Novos impostos e taxas estão a dificultar escoamento do produto”, diz Presidente de Associação dos Intermediários


Bissau, 05 Mai 21 (ANG) - O Presidente da Associação dos Intermediários de Negócios da Guiné-Bissau disse que os novos impostos introduzidos pelo governo estão a dificultar a comercialização da  castanha de cajú, uma vez que o prejuízo aumentou tanto para os agricultores assim como para os intermediários e exportadores.

Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), Lassana Sambú sustentou que, em 2019 e 2020, para o escoamento de mil toneladas de  castanha de cajú pagavam sete milhões e meio de francos cfa, mas que  no presente ano, com o impacto negativo do Orçamento Geral de Estado, terão que pagar 28 milhões de francos cfa para escoamento de mil toneladas.

O Governo introduziu na presente campanha de caju, cinco novos pacotes de leis que regulamentam actividades dos intervenientes na fileira de caju, dentre  os quais, a criação de Intermediários de Postos, de Escoamento, de Exportadores e de Industrialização e Transformação da castanha.

Sambú disse ainda que, a India é um dos maiores compradores de Castanha de Cajú mas que neste momento está mais preocupado em  controlar a situação da pandemia de Covid-19 para diminuir a taxa de mortalidade no seu território.

Por outro lado, o Presidente da Associação dos Intermediários de Negócios disse que a situação dos novos impostos  que determinam o desconto de 15 francos em cada quilograma de cajú vendido é um dos factores que também estão por detrás do agravamento da situação da presente campanha de comercialização de castanha de caju.

Acrescentou que, o referido imposto só deveria ser cobrado apenas aos agricultores e não  aos intermediários ou exportadores também.

 Para Sambú o  governo deveria ser bastante claro nesse assunto, ou melhor deveria explicar aos agricultores  que, este ano, terão que pagar 15 francos em cada quilograma de caju que venderem.

“O Estado é a pessoa de bem,  nós somos entidades privadas, também temos o direito de obter ganho quando se trata de um negócio de modo a podermos seguir em frente. Por isso, não podemos estar a prestar um favor ao Estado a ponto de sermos descontado 15 francos em cada quilograma de Cajú que compramos, porque não somos nós os indicados para fazer isso”, reclamou aquele responsável.

Lassana Sambú disse que o governo pode controlar o pagamento do imposto aos agricultores através dos seus representantes nas regiões, porque os intermediários não podem e nem devem arcar com as consequências negativas dos impostos destinados aos agricultores.

Informou que, o governo introduziu 06 diplomas para regulamentação de Comercialização de Castanha de Cajú que são os seguintes, o diploma sobre comercialização interna, regulamento sobre profissão de intermediário no processo de comercialização, regulamento sobre produção de exportador no processo de comercialização, diploma de comercialização externa, sobre industrialização e recibos e armazéns.

“Estes seis mencionados diplomas são promulgadas pelo Presidente da República, mas não estão sendo cumpridas na íntegra, digo isso porque, no ponto 01 do regulamento sobre profissão de intermediário, consta que qualquer pessoa singular que está a solicitar licença na qualidade de intermediário tem que ser nacional da Guiné-Bissau, e que isso foi introduzida para dar  oportunidade aos nacionais, no sentido de conseguirem um trabalho de campo”, explicou.

Acrescentou que no ponto 02 do mencionado documento, consta que quem está a solicitar licença na qualidade de Intermediário de Escoamento pode apresentar o seu Bilhete de Identidade ou Cartão de Estrangeiro e que isso significa que os estrangeiros podem dar contrato à um nacional para que trabalhem e partilhem o lucro, de modo a contribuir para o bem do povo e da economia da Guiné-Bissau.

ANG/AALS/ÂC//SG

MOTORISTAS PROTESTAM CONTRA PAGAMENTO E FUNDO RODOVIÁRIO

Fonte: radiosolmansi.net

Os motoristas guineenses estiveram, na manhã desta quarta-feira (05), em confronto com a Polícia da Ordem Pública e que resultou em espancamentos e detenções. Em causa estão as cobranças que efectuadas, desde a primeira hora, pelo Fundo da Conservação Rodoviária.

Na sequência os motoristas colocaram pedras, pão e pneus ao longo da avenida, no bairro internacionais, perto das instalações da Rádio Sol Mansi.

A Rádio Sol Mansi (RSM) esteve no local e falou com algumas das pessoas em protesto que denunciaram o aumento, sem aviso prévio, do valor do fundo antes cobrado que era 23 mil semestrais para 30 mil francos cfa mensal.

“Os polícias estão na rua e nada fazem. Não constroem as estradas e estão a cobrar estes valores exagerados. Não vamos pagar nada porque a maioria das estradas é intransitável ou de difícil acesso”, sustentam os motoristas ouvidos pela RSM.

Sobre o mesmo assunto, a RSM tentou contactar o Director-Geral do Fundo mas sem sucesso apesar de todas as diligências feitas. A nossa reportagem deslocou até as instalações do fundo, mas as portas estavam fechadas e o telemóvel desligado.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Justiça não está a funcionar na Guiné-Bissau, admite ministro da Justiça

Por LUSA 05/05/21 

O ministro da Justiça da Guiné-Bissau, Iaia Djaló, disse hoje que o setor não está a funcionar no país e que é preciso uma nova dinâmica, que passa por recrutar novos quadros e melhorar as infraestruturas.

"A Justiça não está a funcionar. Temos de reconhecer que a Justiça não está a funcionar. Tem de haver uma nova dinâmica. O Ministério da Justiça irá fazer o seu trabalho de recrutamento", disse o ministro.

O ministro falava aos jornalistas no final de um encontro com o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, no qual também participaram o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanhá, e o procurador-geral da República, Fernando Gomes.

"Temos hoje muitos jovens quadros competentes que estão no desemprego, temos de recrutar a juventude, aqueles que podem trabalhar na área da Justiça como magistrados, como oficiais da justiça, secretários judiciais e preencher o conjunto do território nacional para que efetivamente tenhamos a certeza de que a justiça é outra realidade na Guiné-Bissau", afirmou Iaia Djaló.

O ministro referiu-se também as más condições de muitos tribunais no país, salientando que estão a ser feitos contactos com os parceiros internacionais para que possam ser garantidas melhores infraestruturas.

"A título de exemplo, o PNUD (Programa da ONU para o Desenvolvimento) já financiou a Casa da Justiça de Buba, a prisão de Buba, já se construiu a Casa da Justiça da Gabu, Canchungo também já tem e na próxima semana vamos inaugurar o novo tribunal de Ingoré", disse.

O ministro salientou que o território nacional vai passar a ter as infraestruturas, mas "não é fácil com a situação financeira e económica que o país atravessa".

"Com os contactos que vamos dinamizar com os parceiros havemos de lá chegar", disse.

"Nós somos responsáveis pela organização e a política da Justiça. No âmbito do Governo faremos o que conseguirmos fazer para criar condições para que a Justiça seja respeitada na Guiné-Bissau como um Estado de Direito", concluiu.

Em relação ao encontro com o Presidente guineense, Iaia Djaló precisou que o chefe de Estado pediu um encontro para apelar a uma estreitar colaboração entre os vários órgãos responsáveis pelo setor para que façam chegar a justiça aos cidadãos.

"Esta colaboração deve ser observada para que efetivamente os guineenses sintam que as suas liberdades e direitos não estão a ser prejudicados", afirmou.



Audiência com o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Sr. Paulo Sanha, o Ministro da Justiça, Sr. Iaia Djalo e o Procurador – Geral da República, Sr. Fernando Gomes.

Resultados da reunião entre o PR, Governo e o Setor Privado.


RadioBantaba

Tentativa de desvio de dinheiro no Liceu regional Kemu Mané, setor de MANSOA! ...12 MILHÕES DE XOF! ???

Fonte: Dionisio Pereira 


Já deu início a reunião entre o Presidente da República, Governo e Setor Privado. A decorrer no Salão Nobre do Conselho de Ministros, o encontro visa encontrar soluções dos principais problemas afetam o setor privado guineense.

RadioBantaba

Audiência de Cortesia com o Embaixador dos Estados Unidos da América para a Guiné-Bissau, Sr. Tulinabo Mushingi, no âmbito de uma Visita de Trabalho.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Visita de Cortesia do Comissário da Guiné-Bissau na UEMOA, Sr. Joãozinho Mendes, para apresentação e balanço das actividades realizadas.


O comissário da Guiné-Bissau junto a UEMOA, Joãozinho Mendes disse ter informado a S.E Presidente da República Umaro Sissoco Embaló,  Seminário Nacional para Adoção de Projetos de Textos sobre Transposição das Diretivas  Comunitárias em Concorrência...@Radio Bantaba


Audiência com o Conselho Nacional Executivo dos Biomédicos e Técnicos de Análises Clínicas.

O bastonário  da Ordem da biologia médica, o sr. Bacar Demba Embaló afirmou após ao saida da audiência com o Presidente da República Umaro Sissoco Embalo, informou as sobre as dificuldades na sistema nacional de saúde nomeadamente na diagnóstico laboratorial...@Radio Bantaba

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló /Radio Bantaba 

OIM já ajudou a regressar à Guiné-Bissau mais de 700 guineenses

© Lusa

Notícias ao Minuto 05/05/21 

A Organização Internacional para as Migrações ajudou nos últimos três anos mais de 700 guineenses a regressar à Guiné-Bissau, disse hoje a representante da agência da ONU, em Bissau, Fátima Teixeira.

"Apoiámos o regresso e reintegração de mais de 700 migrantes" no âmbito de um projeto, com o apoio financeiro da União Europeia, disse Fátima Teixeira.

A representante da Organização Internacional para as Migrações (OIM) na Guiné-Bissau falava à imprensa no final da cerimónia de inauguração do novo escritório em Bissau.

"O processo de reintegração passa por várias formas desde apoio médico, documental, inserção novamente das crianças das escolas, apoio ao início de novas atividades económicas geradoras de renda, apoio financeiro, em género e formação", salientou.

A representante da OIM em em Bissau destacou também que a Guiné-Bissau faz parte dos países campeões do Pacto Global das Migrações.

"Ou seja, há muita coisa a fazer, mas muita coisa está a ser feita já, quer para apoiar no regresso daqueles que querem regressar ao país, tal como no apoio aos que querem sair e fazer uma migração por escolha, mas de forma regular e segura", sublinhou.

Questionado sobre o tráfico de pessoas no país, Fátima Teixeira disse que é um "fenómeno que não escolhe países" e destacou a questão das crianças talibés, estudante do Corão, que muitas vezes são levados da Guiné-Bissau para outros países por falsos mestres corânicos e que são postos a mendigar e sujeitos a maus-tratos.

"A OIM tem projetos com o Instituto da Mulher e da Criança. O tráfico de crianças continua a ser um flagelo e a OIM trabalha para ajudar as autoridades a controlar melhor as fronteiras e às autoridades responsáveis pela criminalização da emigração irregular", disse.

A secretária de Estado das Comunidades guineense, Dara Fonseca, destacou a "relação próxima" que as autoridades guineenses têm com a OIM e que a abertura do escritório mostra que o Governo está a dar ao assunto da migração a "devida importância".

Foguetão chinês descontrolado deve entrar na atmosfera da Terra este fim de semana

É este o foguetão que foi lançado e que agora está numa situação de reentrada descontrolada na atmosfera terrestre Reuters
Por RTP

Os EUA estão a seguir um foguetão chinês descontrolado que deve reentrar na atmosfera da Terra este fim de semana. Há nesta altura receio sobre onde alguns dos destroços podem cair.

O foguetão chinês foi utlizado no lançamento de um módulo que marca o início do plano de Pequim de construção de uma estação espacial que deve ficar completa no final de 2022.

Este módulo foi lançado num dos maiores foguetões de transporte que a China tem, precisamente o mesmo que está agora em queda descontrolada, de acordo com o Pentágono.

O local exato de reentrada deste foguetão só pode ser determinado algumas horas antes de acontecer, de acordo com o Esquadrão de Controlo Espacial norte-americano.

Apesar de a maior parte dos destroços acabarem por se incendiar na entrada na atmosfera, o tamanho deste foguetão, com 22 toneladas, está a criar algum receio de que algumas partes podem não de desintegrar e eventualmente até atingir algumas áreas da Terra.

Apesar de tudo, o risco é diminuto. Jonathan McDowell, um astrofísico da Universidade de Harvard, disse à CNN que a situação não deve criar grandes problemas. "Acho que as pessoas podem ficar descansadas. O risco de atingir alguma coisa ou alguém é muito pequeno. Pode acontecer, mas não perderia o meu sono por causa desta possibilidade tão pequena". 

Diz ainda este astrofísico que a melhor aposta para onde destroços vão cair é no oceano Pacífico, simplesmente "porque ocupa o maior espaço da Terra".

DIA MUNDIAL - Asma, uma doença frequente e um "sério problema de saúde global"

© ShutterStock

Notícias ao Minuto  05/05/21 

Um artigo de opinião do prof. Doutor Jorge Ferreira, médico especialista em Pneumologia e diretor do Serviço de Pneumologia do Hospital de São Sebastião, no dia em que se assinala o Dia Mundial da Asma.

"O Dia Mundial da Asma foi estabelecido em 1998 pela Global Initiative for Asthma (GINA) com o objetivo de melhorar a consciencialização, a investigação e os cuidados de saúde relacionados com a asma, em todo o mundo.

A asma é uma das doenças respiratórias mais frequentes e importantes, em todo o mundo, constituindo um sério problema de saúde global, que afeta todas as faixas etárias. A sua prevalência tem vindo a aumentar em muitos países, particularmente entre as crianças. Pode afetar entre 1 a 18% da população, em diferentes países. Desta forma, calcula-se que existam mais de 340 milhões de asmáticos em todo o mundo. Em Portugal, estima-se que atinja 6,8% da população, correspondendo a aproximadamente 700.000 doentes.

Embora em alguns países se esteja a verificar uma diminuição do número de internamentos e mortes por asma, esta doença continua a impor uma enorme pressão sobre os sistemas de saúde e a sociedade, estando associada a perda de produtividade nos locais de trabalho e escolas, com enorme impacto na qualidade de vida dos doentes e respetivas famílias.

Trata-se de uma doença heterogénea, em que se incluem vários fenótipos clínicos, que partilham manifestações clínicas semelhantes, mas provavelmente de etiologia diferente. É habitualmente definida como uma doença inflamatória crónica das vias respiratórias, onde participam diferentes células e mediadores de inflamação, condicionada em parte por fatores genéticos, associada a hiperreatividade brônquica e obstrução variável do fluxo de ar, que é total ou parcialmente reversível, seja por ação medicamentosa ou de forma espontânea. É caracterizada por uma história de sintomas respiratórios, como pieira, falta de ar, sensação de aperto torácico e tosse, que variam com o tempo e em intensidade.

Tratando-se de uma doença crónica, o objetivo da sua abordagem é alcançar e manter o controlo da patologia e a prevenção de riscos futuros, especialmente das suas exacerbações, que podem colocar em perigo a vida do doente e gerar um pesado encargo para a sociedade.

A primeira descrição escrita de um ataque de asma foi feita por um médico grego Aretaeus, da Capadócia, no segundo século da Era Comum. A palavra "asma" deriva da palavra grega "aazein" que significa "respiração ofegante", mas os antigos escritos egípcios, hebraicos e indianos também se referiram à doença.

Durante o século XX, os investigadores pensavam que a contração do músculo liso das vias aéreas e a sensibilidade excessiva das vias aéreas a estímulos externos (hiperreatividade) eram as principais características da asma. Na década de 1980, foi reconhecido que a inflamação das vias aéreas era uma característica fundamental da asma, associada a mudanças estruturais nas vias aéreas, que poderiam estar presentes desde o início do desenvolvimento da doença.

Os avanços no tratamento da asma têm sido notáveis, refletindo a grande preocupação de clínicos e investigadores em relação a esta doença. O tratamento de manutenção da asma tem como objetivo controlar os sintomas, manter um nível normal de atividades e reduzir o risco futuro de agudizações, o declínio da função respiratória e os efeitos secundários da medicação.

O tratamento farmacológico da asma é feito em degraus, de acordo com o grau de controlo dos sintomas, devendo iniciar-se num degrau mais baixo e escalar a terapêutica até obter o controlo da doença. Para esse efeito, dispomos de fármacos de administração diária, a longo prazo, com efeito anti-inflamatório ou broncodilatador de ação prolongada, como os corticosteroides inalados, broncodilatadores β2-agonistas de longa ação (LABA), antagonistas dos recetores dos leucotrienos (LTRA), broncodilatadores antimuscarinicos de longa ação (LAMA) e agentes biológicos (anticorpos monoclonais anti-IgE, anti-IL5, anti-IL5R, anti-IL4 e anti-IL13).

Sendo a asma uma doença inflamatória crónica, os corticosteroides inalados (CI) constituem a base do seu tratamento de controlo, que deve ser iniciado o mais precocemente possível com o objetivo de melhorar os sintomas e a qualidade de vida, diminuir as agudizações e a mortalidade e melhorar a função pulmonar.

É importante reforçar que, no momento atual, com as diferentes opções de tratamento disponíveis, é possível obter o controlo total da asma na maioria dos doentes asmáticos. No entanto, uma fração dos doentes com asma, designados como tendo asma grave, não responde habitualmente de forma completa à medicação desta doença, sendo candidatos a novas opções de tratamento biológico. Estes novos medicamentos, baseados numa medicina de precisão, têm vindo a revolucionar o tratamento desses doentes particularmente graves, possibilitando enormes benefícios em termos de controlo dos sintomas, exacerbações e qualidade de vida. Por esses motivos, é cada vez mais importante a orientação dos doentes para consultas de Pneumologia.

No atual contexto de pandemia COVID-19, levantam-se importantes dúvidas em relação aos eventuais riscos relacionados com esta nova doença em doentes asmáticos. Os doentes com asma não parecem apresentar um maior risco de adquirir COVID-19 e as diferentes revisões sistemáticas não têm demonstrado um risco aumentado de COVID-19 grave em pessoas com asma. No geral, os doentes asmáticos não apresentam um aumento do risco de morte relacionada com COVID-19. No entanto, o risco de morte por COVID-19 parece estar aumentado em pessoas que tiveram recentemente necessidade de fazer corticosteroides orais para o tratamento da sua asma. Neste contexto, é extremamente importante manter as estratégias e tratamentos que permitem um bom controlo dos sintomas, a redução do risco de exacerbações graves e a minimização da necessidade de corticosteroides orais.

Devemos encarar com otimismo o presente e futuro do tratamento da asma, convictos de que, com os cuidados adequados, é possível transformar a vida dos doentes, restituindo a qualidade de vida à maior parte dos pacientes asmáticos".

O novo ministro de agricultura e desenvolvimento rural promete continuar com os projetos do seu antecessor para o desenvolvimento do setor agrário.

"GOVERNAÇÃO DE CAMPO 2021"

O novo ministro de agricultura e desenvolvimento rural promete continuar com os projetos do seu antecessor para o desenvolvimento do setor agrário.

Falando aos técnicos do seu ministério esta terça-feira (04 de Maio se 2021), em Bissau, na final da visita dos departamentos sob a sua tutela, MARCIANO SILVA BARBEIRO afirmou que a agricultura deve ser encarada com seriedade para o bem do país.

"A agricultura deve ser encarregada com seriedade numa nova perspectiva de desenvolvimento, Amilcar Cabral  já tinha afirmado que a agricultura não deve ser encarada apenas como um setor importante na economia do país mas sim é a própria economia da Guiné-Bissau".

SILVA BARBEIRO prometeu continuar com os projetos do seu antecessor para a modernização do setor agrário.

"Não podemos continuar numa agricultura rudimentar o combate a fome e a pobreza passa pela implementação de uma agricultura mecanizada, vamos continuar com os projetos do nosso antecessor na revolução deste importante setor".

O governante falou na necessidade de uma reforma global no setor agrário para uma aposta juvenil e qualificada.

"Em todos os departamentos visitados, sob a nossa tutela, constatamos um défice de recursos humanos, quase todos os técnicos já estão na idade de reforma, devemos apostar nos quadros jovens e qualificados senão o setor vai morrer daqui a alguns anos. Devemos ter técnicos modernos  capazes de manejar as novas ferramentas de lavoura, só assim podemos combater a fome".

O titular da pasta de agricultura agradeceu os esforços dos técnicos que há mais de 30 anos lutam pelo desenvolvimento do setor agrário e consequente combate a fome e a pobreza.

Marciano Silva Barbeiro quer que a pirâmide seja invertida no ministério de Agricultura.

"A pirâmide deve ser invertida, não podemos continuar com a lavoura manual e com técnicos na idade de reforma, eles têm a vontade e a capacidade de fazer algo, mas na verdade eles já não podem, porque a idade não lhes permite. Concluiu o novo ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O assessor de comunicação 

---------------------------------------------

           Mamadú Baldé 

  Bissau, 04 de Maio de 2021

Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural

Bafatá recebe ambulância e alimentos e produtos de higiene da Ministra de Estado Suzi Barbosa


A Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa, esteve em Bafatá, onde fez a entrega de donativo de géneros alimentícios e materiais de prevenção ao COVID -19 para as populações mais carenciadas e a vários centros de saúde daquela região.  

Este donativo foi feito no quadro da celebração do Ramadão, um dos pilares do Islão, que representa um mês de sacrifício para os fiéis muçulmanos, agravado este ano pela situação de Pandemia do COVID 19.

De recordar, que a Ministra entregou recentemente um donativo de uma ambulância totalmente equipada para o Hospital regional de Bafatá.

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau / RadioBantaba