sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Centro de Formação dos Professores " O PEDAGÓGICO" reabre portas em Bissau.


Aliu Cande

Exposição de Desenvolvimento da Defesa Nacional "Autodefesa-2021" em R. P. D. da Coréia

Por ocasião do 76º aniversário da fundação do Partido de Trabalho da Coréia, a Exposição de Desenvolvimento da Defesa Nacional ≪Self-Defense-2021≫ foi solenemente inaugurada em 11 de outubro em Pyongyang, capital da República Popular Democrática da Coréia.

A cerimónia de abertura foi precedida de uma cerimónia da banda militar, seguida de uma demonstração do kyoksul (arte marcial) dos lutadores do Exército Popular, da queda do melhor pára-quedista com a bandeira vermelha do Partido e de 'a vôo técnico de caçadores no céu.

Kim Jong Un, Secretário-geral do Partido de Trabalho da Coréia e Presidente de Assuntos de Estado da República Popular Democrática da Coréia, fez um discurso comemorativo.

A exposição solene de hoje, destacou, será uma manifestação plena do potencial nacional, não menos importante que um desfile militar em grande escala, pois permitirá uma compreensão concentrada e intuitiva do grande projeto e da capacidade de liderança e execução prática de nosso Partido que escreve uma nova história de fortalecimento do potencial de defesa do estado através da manutenção constante da linha de autodefesa invencível e demonstrando o nível prodigioso de desenvolvimento da ciência da defesa nacional e da indústria bélica de nosso estado bem como suas perspectivas brilhantes.

Falou do caminho inexplorado que o Partido Trabalhista da Coréia teve que percorrer nos últimos cinco anos, determinado a enfrentar a morte, a inovar a indústria de defesa nacional, referindo o acerto da política de defesa nacional do nosso Partido tendo definido o fortalecimento da defesa nacional como um questão de estado de grande importância, uma tarefa indispensável e vital que não deve ser negligenciada por um só momento.

Em seguida, foram concedidas distinções às pessoas que prestaram um determinado serviço para o desenvolvimento da capacidade de defesa do país.

Com os participantes na cerimônia, Kim Jong Un percorreu o salão de exposições apresentando principalmente vários tipos de armas e equipamentos técnicos de combate desenvolvidos nos últimos 5 anos, uma ilustração concentrada do potencial de defesa nacional da RPDC.

Foi fotografado em memória desta Exposição com os executivos responsáveis pelo sector científico da defesa nacional, depois com o paraquedista e os pilotos das forças aéreas e antiaéreas do exército.






















ACNC

PGR: MP NÃO VAI VACILAR NA LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO ...RTPAFRICA REPORTER

ABERTURA DO ANO LECTIVO 2021/2022✔

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Presidi hoje na companhia do Ministro da Educação a tradicional cerimónia que marca a abertura do ano lectivo nas escolas.

Este evento solene, acontece no momento de virada dos meses difíceis em que decorreu o anterior ano lectivo, em plena pandemia e sobretudo pelas lamentáveis ondas de paralisações.

A garantia do Governo, é de continuar a dialogar e a construir pontes com os parceiros do setor rumo a pacificação do sistema. 

Continuaremos a apostar e a investir na criação de condições adequadas para o funcionamento das escolas, e com relação às reivindicações dos professores, não se poupará esforços para ir atenuando cada pretensão.

As constantes ondas de greve, não benefícia à ninguém, por isso exortamos na ocasião as entidades que zelam pela defesa e promoção dos interesses dos professores a continuarem a priorizar o diálogo como meio e fim de resolução de qualquer diferendo.

Para este ano lectivo elegemos como prioridade fundamental criação de mecanismos para estabilizar o sistema e assegurar o regresso às aulas com segurança e sem coronavírus.

Uma palavra de especial apreço e gratidão, aos parceiros internacionais do Governo, como a UNICEF, PAM, FNUAP e outros, pelo inestimável apoio ao Estado e povo da Guiné-Bissau.

Desejo à todos os alunos e alunas, professores, assistentes, um execelente ano escolar, e que seja proveitoso sob todos os pontos de vistas e que juntos tudo devemos fazer para que decorra sem sobressaltos.


A declaração do Governo face à comunicação do CEMGF sobre tentativa de golpe de estado



Confira a declaração do Governo feita hoje pelo porta-voz Fernando Vaz, a propósito de uma notícia Lusa que dava conta da preparação de um golpe de estado na Guiné-Bissau. 👇

 RadioBantaba / Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Declarações à imprensa dos Presidentes Emmanuel Macron e General Umaro Sissoco Embaló por ocasião da visita oficial do Chefe de Estado Guineense a França.