quarta-feira, 17 de maio de 2017

O Presidente da República, José Mário Vaz convocou um comício popular em Bissau, no bairro de Ajuda "zona-verde, para esta quinta-feira à tarde, pelas 16h00, para fechar a sua primeira presidência aberta que o conduziu a todas as regiões da Guiné-Bissau, informa a presidência guineense.


Fonte: Braima Darame via facebook

SAÚDE - Mais de um em cada três cabo-verdianos sofre de hipertensão

Mais de um em cada três cabo-verdianos sofre de hipertensão, revelam dados hoje divulgados e que segundo as autoridades de saúde podem não dar a dimensão real de uma doença que afeta mais as mulheres.


Dados avançados hoje, na cidade da Praia, pela diretora Nacional da Saúde de Cabo Verde, Maria da Luz Lima, apontam uma taxa de incidência de hipertensão arterial de 35%, sendo mais elevada entre as mulheres.

Maria da Luz Lima falava na cerimónia de abertura do seminário "Hipertensão e Doenças Cardiovasculares", promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Hipertensão, este ano com o lema "Conhece os Números".

Segundo a responsável, citada pela agência cabo-verdiana de notícias Inforpress, a incidência poderá ser ainda maior, uma vez que muitas pessoas desconhecem ou não revelam a doença.

Maria da Luz Lima adiantou que em 2018 será realizado em Cabo Verde um inquérito aos fatores de risco relacionados com doenças crónicas não transmissíveis para um retrato da realidade destas doenças no país.

"A nossa intenção é criar uma base de dados para fazer um mapeamento dos doentes hipertensos, nos diferentes bairros e comunidades, saber o fator de risco para que possamos ter uma abordagem mais dirigida à problemática", disse.

"A hipertensão é um problema preocupante no país. Todos os dias são diagnosticados casos novos e temos que descobrir os fatores de risco que contribuem para esse aumento da doença e trabalhar a vertente prevenção", acrescentou.

A hipertensão está entre as principais doenças não transmissíveis em Cabo Verde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo o segundo país na região africana com maior prevalência de hipertensão arterial.

NAOM

Processo de reintegração de Baciro Djá no PAIGC conheceu hoje progressos assinalaveis. O político entregou a direcção do partido uma carta aberta




Acordo de Conacri - Comunidade Internacional inquieta com “lentidão” na sua aplicação


Bissau 17 Mai 17 (ANG) – A comunidade Internacional agrupada no denominado de P5, manifestou hoje sua inquietação face a “lentidão” no cumprimento do Acordo de Conacri, dentro do prazo de 30 dias recomendado pela missão de CEDEAO que esteve recentemente no país.

Em declarações à imprensa, à saída de um encontro com o Presidente da República, o porta-voz do P5 e representante da União Africana no país, Ovídeo Pequeno, disse que  transmitiram ao José Mário Vaz as suas preocupações pela falta de progresso na aplicação do Acordo de Conacri.

O P5 agrupa a União Africana (UA), União Europeia (UE), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) e as Nações Unidas (ONU).

“Aos signatários do Acordo de Conacri deviam, no espaço de 30 dias, encontrar uma solução para a crise politica que se vive no país. Portanto manifestamos a nossa preocupação e também falamos sobre a preparação das próximas eleições legislativas de 2018”, informou Ovídeo Pequeno.

Aquele diplomata afirmou que abordaram com o chefe de Estado as etapas importantes a serem levadas a cabo para que o próximo escrutínio possa ser justa e transparente.

 “Portanto há muito trabalho a ser feito. Por isso, o grupo acha ser necessário a promoção do dialogo com todas as partes implicadas, incluindo o PAIGC”, disse.

Questionado sobre a resposta do Presidente da República sobre as preocupações do P5, o diplomata remeteu-as ao gabinete de comunicação do Presidente da República.

ANG/MSC/ÂC/JAM

República Democrática do Congo regista três mortes por ébola

Agente de pulverização contra o ébola em Kinshasa

Há 18 casos confirmados em 125 pessoas seguidas pelas autoridades 

A República Democrática do Congo (RDC) registou três mortes e 19 casos suspeitos de ébola até esta segunda-feira, 15, revelou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os primeiros resultados positivos foram confirmados no dia 11 em duas de cinco amostras recolhidas nas áreas de Nambwa, Mouma e Ngay, regiões remotas onde estão a ser seguidas 125 pessoas que tiveram contactos próximos com pacientes de ébola.

Os locais mais afectados são de difícil acesso e fazem fronteira com duas províncias da República do Congo e com a República Centro-Africana.

VOA

"MANECAS" - Veterano notificado por afirmações sobre alegado golpe de Estado

O veterano de luta pela independência da Guiné e Cabo Verde, coronel Manuel "Manecas" dos Santos, foi hoje notificado pelo Ministério Público para esclarecer as suas afirmações sobre a alegada iminência de um golpe de Estado no país.


O Ministério Público quer ouvir "Manecas" dos Santos na quinta-feira.

Numa entrevista ao diário português Diário de Notícias, "Manecas" dos Santos, que foi várias vezes ministro de sucessivos governos na Guiné-Bissau, defendeu que estaria iminente um golpe de Estado, tendo em conta a crise política e o impasse que se vive há cerca de dois anos.

Confrontando hoje pelos jornalistas com as aquelas afirmações, o veterano de luta pela independência disse que as suas palavras estão a ser mal interpretadas por terem sido ditas num contexto de hipótese.

"O que eu disse foi no condicional. A Guiné-Bissau poderá estar (na iminência de um golpe de Estado). Para quem fala português sabe que poderá é uma eventualidade", sublinhou Manecas dos Santos.

O coronel, atualmente membro do Bureau Político do PAIGC, afirmou que não teme ir depor ao Ministério Público onde, irá reafirmar as suas palavras, por serem, notou, uma opinião apenas.

"Manecas" dos Santos acrescentou que as suas palavras visam também denunciar uma situação que o próprio não pretende que aconteça ao país, ainda que, frisou, o momento político pode proporcionar um levantamento militar.

O veterano de guerra guineense referiu ter amigos em todos os quadrantes do país, quer na administração civil quer na militar, embora tenha deixado de pertencer ao Exército desde 1976, quando passou à reserva, o que não quer dizer que possa estar a incitar ninguém.

Noticiasaominuto

Sobredotado acaba universidade aos 14 anos. Irmão segue-lhe os passos

A mãe nunca quis comparar os irmãos mas são ambos sobredotados.


São irmãos e detentores de uma inteligência fora do normal, capaz de surpreender tudo e todos e de alterar por completo os seus percursos académicos.

Cannan, o mais novo, com apenas 11 anos, irá ingressar na Texas Christian University (TCU), onde estudará Engenharia e Astrofísica, seguindo os passos do irmão.

Carson, uma criança de 14 anos, já está a terminar os estudos na faculdade acima referida, contando com o curso de Física, mas também de Chinês e Matemática.

A mãe dos meninos, Claretta, falou ao Washington Post e mostrou que a vida das crianças é bem mais normal do que possa parecer, referindo que nenhum deles vive apenas para estudar.

“São espertos mas é apenas uma pequena parte de quem eles são”, começou por dizer, referindo que os meninos estudam juntos, mas também brincam como crianças normais.

O facto de a mãe ser formada em Educação e Negócios na Southern Illinois University levou-a a criar uma sala de estudo e a preocupar-se com a educação das crianças. As aulas eram das 9 às 12 horas e o interesse dos meninos começou a crescer rapidamente.

Carson aos dois anos já sabia ler e aos três anos mostrou interesse pelas primeiras contas, tendo ingressado aos cinco anos numa escola católica, onde se percebeu que o menino era mesmo sobredotado.

Mas o rumo do filho mais novo foi bastante diferente para que a criança não se sentisse pressionada com os resultados escolares do irmão. O início da educação ocorreu num jardim de infância mas Cannan pediu para ir para casa estudar.

Pouco tempo depois percebeu-se que os dotes se estenderam ao filho mais novo e a escola católica recebeu o filho mais novo, tal como a universidade em que agora vai ingressar.

NAOM

Crise Política discutida em Bissau nesta quarta-feira


O Presidente da República, José Mário Vaz reúne-se, nesta quarta-feira, às 10:00, no Palácio da presidência, com as cinco organizações internacionais parceiras do processo de consolidação da paz na Guiné-Bissau, agrupadas sob a designação P5, no seguimento da declaração do Conselho de Segurança da ONU.

A ONU, a União Africana, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a União Europeia congratularam-se com o Conselho de Segurança que recomendou o Presidente guineense a nomear um novo primeiro-ministro cumprindo com o acordo de Conacri.

Está agenda para a mesma hora, na sede do PAIGC, uma outra reunião entre a direção do partido e os deputados expulsos das fileiras dos libertadores para prosseguir com as negociações com vista a reintegração do chamado grupo dos 15.

Fonte: Braima Darame via facebook