7 de maio de 2017

Dezenas de raparigas raptadas pelo Boko Haram foram libertadas na Nigéria

Em 2014, o grupo extremista islâmico raptou 276 raparigas da escola secundário de Chibok. Hoje foram libertadas 62.


Pelo menos 62 das mais de 200 raparigas raptadas pelo Boko Haram em 2014 foram libertadas, avança a Al Jazeera, citando fonte do Governo nigeriano.

As raparigas foram libertadas este sábado em Banki, perto da fronteira entre a Nigéria e os Camarões, depois de negociações entre o Governo nigeriano e o grupo extremista.

Antes desta libertação, 195 destas raparigas estavam desaparecidas. A confirmarem-se os números citados pela Al Jaazera, perto de 130 destas estudantes ainda estarão desaparecidas.

O Boko Haram raptou 276 raparigas de uma escola secundária em Chibok, na noite de 14 para 15 de abril de 2014. 57 delas conseguiram fugir nas horas seguintes. Já em outubro do ano passado foram libertadas mais 21 raparigas.

O rapto das alunas atraiu uma enorme atenção internacional para o grupo armado, realçando a incapacidade do Governo nigeriano em dar uma resposta ao problema. Já este ano, em janeiro, a Amnistia Internacional fez um apelo às autoridades nigerianas para que redobrem os esforços com vista à libertação da totalidade das raparigas de Chibok.

Desde 2014, mais de duas mil crianças foram sequestradas pelo grupo extremista islâmico. Muitas delas acabam a ser usadas como escravas sexuais, combatentes ou como bombistas suicidas, segundo a Amnistia Internacional.

A insurgência do Boko Haram começou em 2009, e o grupo tem como principal objetivo impor um estado islâmico na Nigéria. Mais de 20 mil pessoas morreram e cerca de 2,3 milhões foram deslocadas desde então.

[Atualizado às 22h30]