domingo, 6 de setembro de 2020

Guiné-Bissau: Segurança Nacional - Secretário de Estado da Ordem Pública manifesta-se preocupado com a situação de roubos e furtos na Rgião de Tombali.


Donativo - Dirigente do PRS, Mário Fambé, oferece 6 toneladas de arroz e produtos de higiene aos populares das secções da Ilha de " Como".


Habitantes de "Camtongo" e "Camtongo N`botch" queixam-se da falta de tudo.



TGB Televisão da Guiné-Bissau


PR Umaro Sissoco EMBALO chega à Niamey para a Conferência dos Líderes Políticos da África Ocidental.


O Presidente EMBALO foi recebido no aeroporto internacional do Níger pelo seu homólogo, Mahamadou Issoufou, Presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado e Governo da CEDEAO. Uma forte delegação ministerial guineense está no Níger, onde participou em reuniões técnicas, visando a Cimeira de Amanhã.




Leia Também: 

A Chegada do Primeiro Magistrado de Nação, nesta tarde, 06 de Agosto 2020, em Níger para uma conferência ordenario da CEDEAO, amanhã Segunda-feira 07 de do corrente mês;

Entre os quatro Chefes de Estado que foram saudados com todas as honras militares (execução dos hinos nacionais dos respectivos países e revisão das tropas), está o Comandante Supremo das forças Armadas Guineense, General Umaro Sissoco Embaló;


Antes de serem saudados por importantes personalidades civis e militares nigerianas; eles tiveram uma reunião individual com o Presidente da República no Hall de Honra do Aeroporto.

Os presidentes: da Gâmbia, Costa do Marfim, Senegal e da Guiné-Bissau, ao lado dos seus pares da África Ocidental esperados na manhã de segunda-feira, 7 de setembro de 2020, participarão no mesmo dia no Centro Internacional de Conferências Mahatma Gandhi em Niamey na Cimeira Ordinária da CEDEAO.

A Conferência dos Chefes de Estado e de Governo, que será presidida por SE Sr. Issoufou Mahamadou, examinará a situação política, económica e de segurança na região, em particular a situação no Mali, que foi o tema de duas cimeiras extraordinárias da CEDEAO.

Será que agora STJ pronunciou pela força das armas? Será que os derrotados não têm vergonha na cara de lata? Os desalmados sem futuro. Fechou o ciclo ou não?....

Por  O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau

Vontade popular é irreversível, quem tudo quer tudo perde.

0- Será que agora STJ pronunciou pela força das armas? Será que os derrotados não têm vergonha na cara de lata? Os desalmados sem futuro. Fechou o ciclo ou não?


00- É sempre bom lembrar desta frase no contexto das práticas do jogo democrático, entre elas a modalidades de lutas: "sem respeito, não há luta” desta forma, cabe ressaltar que e sempre importante ter em mente as questões dos alvos quando se abordam as lutas democráticas e sua inserção no ambiente eleitoral. Isto deve-se a duas características que distinguem essas práticas de outras manifestações dos derrotados na Europa.

000- Segundo o Sissoco, outros não vão comer o dinheiro que tomaram, vou tomar posse com tribunal ou sem tribunal, porquê? Sabem porquê? Porque tenho a legitimidade democrática do povo, e é o povo quem ordena, dos restos são baseados nas técnicas de teatros de improvisações.

100- E porquê que foi preciso tanto tempo para essa conclusão?

Agora, os danos estão aí por causa do STJ ou não?

200- Todos devem ser submetidos ao julgamento da lei, acusados de alta traição a pátria ou não?

300- Cidadão atento tens dúvidas quanto isso?

400- Mas, a questão é, quem vai processá-los? Se não temos juristas qualificados!

500- O STJ já decidiu, a questão é:

Afinal a decisão do STJ era muito importante assim para essa cambada de incompetentes ficar tão alegre?

600- Será que é muito relevante para o Sissoco a decisão do STJ? Mesmo sendo ele o vencedor confirmado pela CNE e ainda precisava do STJ?

700- E se o Sissoco mostrar satisfeito com a decisão do STJ, então eu estarei 100% de que na verdade ele não ganhou as eleições como dizia o Domingos Simões Pereira!


800- Quem lhe faz do Presidente da República é a CNE através da vontade popular expresso nas urnas democraticamente vindo do veredicto eleitoral, isto é, rito nacional ponto final, e não STJ, porque STJ perdeu a legitimidade democrática quando alterou a ordem constitucional democraticamente estabelecida no país, pela ganância ambição desmedida pelo dinheiro e não administrar a justiça em nome do povo, como manda a constituição, Sissoco Embalo, não pode manifestar dessa decisão porque é irrelevante essa questão, porque a sua excelência, não será investido de novo depois da humilhação pondo a sua imagem e a reputação em causa, basta senso comum para compreender isso, o Presidente não deve fazer nenhum pronunciamento sobre essa decisão nojenta e porca.

900- Sua excelência General Umaro Sissoco Embalo, deve mostrar que essa decisão é insignificante, se manifestar então fica clarividente de que, sua excelência não séria o vencedor sem coerção do Estado Maior ao Presidente da CNE à favor dele, segundo disse Domingos Simões Pereira.

001- Se ouve manifestação do Sissoco Embalo, a partir daí toda reclamação do PAIGC torna legal válido e legítimo.

002- Agora a questão é, como vai ser o futuro do governo da Guiné-Bissau em termos legais perante a lei? E futuro dos órgãos da soberania nacional?

Vou ser mais superficial e telegráfico, sobre as razões pelas quais STJ não nos importa sobre esse assunto, ao contrário do que se estava perante a lei.

------------------------------⁉⁉---------------------

A formação do magistrados da STJ é como instrumento de transformação da justiça na par de igualdade para paz social, e nunca no atendimento em grupo é o número de pessoas ou partido.

STJ veio para realmente fazer cumprir as leis, STJ não faz as leis, ele cumpri as leis, e tem datas prazos adequados alinhados sublinhados rotineiramente como trâmites legais ou limites materiais e constitucionais da CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, chamado o primado da Lei, conhecido como controle de constitucionalidade, caracteriza-se, em princípio, como um mecanismo de correção presente em determinado ordenamento jurídico, e quando não o cumprir com o seu dever funcional, que é de garantir a justiça acima dos autos aprovatorias quer dizer em obediência as leis de forma transparente cristalina e clara em nome do povo, e se não o fazer como tem acontecido na Guiné-Bissau depois das eleições presidenciais do país, automaticamente STJ perde a legitimidade democrática, e ninguém é obrigado a recorrer da decisão inexistente, isto é, a margem da lei, o Direito é a minha praia, e eu sou autoridade máxima quando o assunto em causa é falar do Direito, como também Direito internacional.

O Democrata em ação, I Feel like I'm doing God's work, afirma O. C. D-Organização Cívica da Democracia. On SeT 🎥 😍. I am still a student learning about life.

PR Umaro Sissoco Embaló está a caminho de Niamey, Níger, onde decorre amanhã a cimeira dos Chefes de Estado e Governo da CEDEAO.

RadioBantaba

Leia Também: 

Contencioso eleitoral: SISSOCO AFIRMA QUE OS JUÍZES DO SUPREMO TRIBUNAL PODIAM LEVAR O PAÍS À GUERRA CIVIL
06/09/2020 / Jornal Odemocrata

O Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, afirmou este domingo, 06 de setembro de 2020, que os juízes conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) podiam levar a Guiné-Bissau a uma guerra civil, devido à morosidade no tratamento do contencioso eleitoral, cujo fecho todo o país aguardava com grande expetativa.

Embaló reagia à questão do jornal O Democrata sobre a decisão do plenário do STJ que considerou improcedente o recurso dos advogados de defesa do candidato derrotado, Domingos Simões Pereira, que havia pedido a anulação das eleições presidenciais por considerar o processo viciado.

O Chefe de Estado falava aos jornalistas no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, antes da sua deslocação a Niamey, capital do Níger, onde participa na 57ª sessão ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). Embaló considera extemporânea a decisão dos Juízes conselheiros .

“A decisão significa para mim, zero. Eu envergonho-me e luto sempre para colocar a Guiné-Bissau no mapa do mundo nos aspetos positivos. Depois de um ano e já se sabia que isto é branco e vinham dizendo às pessoas que era verde. Já se sabia quem foi vencedor das eleições presidenciais. Não têm noção que estes juízes podiam levar-nos a uma guerra civil e as pessoas podiam morrer nestas situações, se Deus não tivesse ajudado. Vejam os conflitos pós-eleitorais noutros países”, assegurou, para de seguida afirmar que já ele já é presidente, não seria o Supremo quem iria elegê-lo.

Sobre a iniciativa do governo de introdução da língua árabe no sistema educativo, o Presidente da República lembrou que a Guiné-Bissau é um país laico, pelo que vai “vetar o diploma”, assim que o diploma chegar na presidência.

“A língua árabe nunca fez parte do nosso sistema educativo”, referiu.

Relativamente à situação da instabilidade política em alguns países da sub-região (CEDEAO) que será um dos pontos da agenda da Conferência, Úmaro Sissoco Embaló disse que, na verdade, há problemas em alguns países da sub-região, e registam-se mortes de pessoas na Guiné-Conacri. Frisou que há problemas por causa do interesse num terceiro mandato manifestado por alguns chefes de Estados.

Reconheceu, neste particular, que a CEDEAO é uma organização séria e com muita experiência, pelo que os Chefes dos Estados e do Governo encontrarão uma solução para os problemas que se registam a nível do espaço.

Refira-se que esta é a primeira cimeira dos Chefes do Estado e do Governo da CEDEAO presencial, desde o surgimento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Uma delegação da Guiné-Bissau dirigida pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Suzi Barbosa, se encontra em Niamey, há alguns dias, onde participou na 44ª sessão ordinária do Conselho de Ministro e Segurança e na 84ª sessão ordinária do Conselho de Ministros.

Por: Assana Sambú

Economista Paulo Gomes: “GUINÉ-BISSAU ESTÁ DE JOELHOS E A JANELA DE OPORTUNIDADES PARA LEVANTÁ-LA ESTÁ QUASE FECHADA”

[ENTREVISTA agosto_2020] O economista guineense que atualmente faz parte do membro do Conselho de Administração do Fundo da União Africana para a resposta a pandemia do novo coronavírus, Paulo Gomes, afirmou que a Guiné-Bissau está de joelhos e que a janela de oportunidades para levantá-la, minimamente para avançar, está fechada. Contudo, prometeu engajar-se, enquanto guineense, no contexto da União Africana e ao nível de “Afrochampean” para ver como é que a Guiné-Bissau pode aproveitar essa oportunidade, mas teme que isso venha, eventualmente, a fracassar por divergência de opiniões e posições em várias questões que possam ser levantadas.

Gomes que também foi diretor do Banco Mundial para 25 países da África,  incluindo a Guiné-Bissau, concedeu uma entrevista conjunta ao semanário O Democrata, à Radiodifusão Portuguesa (RDP) e à Rádio Jovem, na qual faz uma análise geral sobre a situação da crise financeira provocada pela crise sanitária, a nível mundial, em particular no continente africano e na Guiné-Bissau, tendo assegurado que a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus vai alimentar várias outras crises, por isso, alerta que o mais importante é que haja uma frente comum a nível do país.

O economista fez igualmente uma análise sobre a situação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que, de acordo com a sua explanação, “está muito fraca, porque muitos países são fracos. Aliás, ela é reflexo dos países que a constituem. É pouco provável que esteja em condições de fazer face a esses fenómenos”.

“Para além dessa situação, temos também uma questão de liderança na região. Eu conhecia a CEDEAO com outras personalidades, que eram mais fortes e intervenientes. Não vejo agora o mesmo envolvimento e isso pode estar ligado ao episódio da evolução dos países. Podem reter uma coisa: a Guiné-Bissau está sozinha! Ninguém fará nada por nós. Temos que analisar, internamente, a nossa situação e definir mecanismos mais inovadores, por exemplo, a “roprofalyn” da nossa dívida em CFA é um dos aspetos específicos internos que devemos levantar e pedir, mas não estou a insinuar que vão aceitar os nosso pedidos”, exortou Paulo Gomes, que esteve no país recentemente no âmbito de uma missão do Fundo da União Africano, tendo sido recebido pelo Chefe de Estado, Úmaro Sissoco Embaló, e aproveitou a sua estadia no país para se reunir com diferentes responsáveis governamentais do setor económico e social. 

GUINÉ-BISSAU DEVE NEGOCIAR A RESTRUTURAÇÃO DAS SUAS DÍVIDAS EM FRANCOS CFA

“Deixei as minhas opiniões políticas no aeroporto, não obstante as críticas que possa ter em relação ao meu país, vejo neste momento o impacto desta crise que, a nível humano, já é difícil de estimar, porque não temos aparelhos estatísticos e nem outros elementos para ver o sofrimento da nossa população. As consultas que fiz com diferentes entidades do país foram importantes para algumas recomendações que deixei ao governo e às organizações da sociedade civil”, indicou.

Assegurou que as recomendações que deixou às autoridades e às organizações da sociedade civil têm dois eixos principais, destacando que a primeira é tudo aquilo que se pode fazer em termos de políticas públicas, como por exemplo, “incentivos que podemos dar ao setor privado para evitar que este entre  em falência, mas também protegermos também o emprego”. 

“Vai ser necessário arranjar meios para dar alguns incentivos mais imediatos no quarto trimestre, mas o governo tem de tomar também uma série de medidas do tipo “Castransfert” para as mulheres e para os jovens, como também apoiar o empreendedorismo. Obviamente isso poderá ser associado a um conjunto de iniciativas de projetos, por exemplo, na área sanitária, o melhoramento dos bairros e algumas obras públicas, para incentivar a mão de obra” enfatizou o economista.

Gomes disse que para financiar estes projetos será necessário realocar alguns recursos, tendo lembrado que sobre este assunto teve uma discussão com o ministro das Finanças, sobre as opções possíveis. Mas acredita fortemente que “precisamos fazer um “roprofalyn” da nossa dívida em FCFA”.  

“Vamos ter que discutir ao nível da UEMOA, que tem a iniciativa de iniciar um programa de relançamento da economia pôs Covid-19. Nós deveremos utilizar essa oportunidade para começarmos uma negociação para a restruturação da nossa dívida em CFA, que poderá libertar alguns recursos e permitir-nos financiar algumas dessas iniciativas no quadro da luta contra a Covid-19”, nota. 

Solicitado a especificar o valor necessário em termos monetários para o combate a Covid-19 e ajudar a recuperação do setor privado guineense, Paulo Gomes sublinhou que ainda é cedo avançar com números concretos, porque será preciso analisar os custos primeiramente. Lembrou que há uma discussão no momento sobre o Orçamento Geral do Estado (OGE) e que os referidos projetos deverão ser igualmente agregados ao OGE. Contudo, disse que avançar já para o envelope financeiro, é preciso fazê-lo de uma forma prudente e realista, porque “não se trata apenas de financiar, mas também de uma implementação”.

“Implementar tudo isto requer um consórcio de atores da sociedade civil, das ONG’s, do INEP e várias outras organizações, nomeadamente, KAFO e COAJOQ, instituições que já conseguiram ter uma sensibilidade muito mais forte no terreno e elas podem assistir na implementação destas recomendações no mundo rural, baseado nas suas experiências e no conhecimento comunitário, que é importante para o desenvolvimento sustentável. Isto tem que ser uma atividade de todos que requer o engajamento de todos”, adverte o economista.

“INVESTIMENTO COM MAIOR RETORNO NESTE PAÍS É O INVESTIMENTO NAS MULHERES”

Gomes alerta o governo e as organizações da sociedade civil que, tendo em conta a gravidade da crise, é bom definir um plano de ação agora para eventuais cenários que possam aparecer, mas “um plano de ação bem detalhado em que sejam identificados atores fundamentais para a sua implementação. Poderá ser um programa que pertence a toda a gente e que as recomendações possam ser utilizadas e permitir o engajamento da comunidade internacional”.   

Interrogado sobre o que o governo deve fazer de concreto para salvar o setor privado, o economista reconheceu que a campanha não está a correr bem por várias razões que não especificou. Enfatizou, por isso, que está esperançado que o ministro das Finanças tomará uma posição acertada para apoiar o setor privado e as outras entidades, bem como o empreendedorismo ao nível de jovens e das mulheres.

Não obstante o governo ter disponibilizado mais de 15 biliões de Francos CFA para viabilizar a campanha de comercialização da castanha de caju no país, os empresários continuam a lamentar as dificuldades e alegam que a campanha do produto estratégico para a economia da Guiné-Bissau, “foi um fiasco”.

“Quero insistir num fator que é extremamente sensível. O investimento com o maior retorno neste país é o investimento nas mulheres, seja por via de “Castransfert” ou por microfinanças, mas é o melhor investimento com maior retorno. Penso que o ministro das Finanças está completamente alinhado nesta matéria. Mas o objetivo neste momento é fazer com que o nosso setor privado não afunde porque, infelizmente, grande parte da nossa economia está nas mãos de estrangeiros e temos que tomar muito cuidado. Não estamos a apontar o dedo aos estrangeiros, mas em qualquer país precisa-se de uma massa critica de empresários nacionais que podem assegurar essa economia”, adverte.   

Paulo Gomes informou, no entanto, que o documento foi elaborado também no contexto de “Afrochampean”, que é uma iniciativa que está a ser implementada a nível pan-africano. Contudo, diz acreditar que antes do final do quarto trimestres os apoios ao setor privado deverão ser postos em prática, através da transferência dos recursos para os privados, o que pode ser também de uma moratória em termos de dívidas.

Para salvar o setor privado, indicou que há vários mecanismos. Porém, alertou que o importante é que esteja no orçamento. Recorda que durante as discussões falou-se dos créditos que têm do IGV, a nível do ministério das Finanças,  e do acesso ao crédito de forma menos cara.

Questionado se existe a possibilidade de o governo voltar a vender os seus títulos, Paulo Gomes realçou a necessidade de fazer um “roprofalyn” da dívida guineense em francos CFA. Apesar da dívida da Guiné-Bissau ser de curto prazo, Gomes alerta que constitui um peso enorme para as finanças públicas porque, com esse processo, o país terá que refinanciar-se para poder financiar outras emissões. Defende, por isso, uma discussão séria a nível da região africana sobre a especificidade da dívida da Guiné-Bissau.

O economista diz acreditar que com esse “roprofalyn” o país poderá, possivelmente, libertar recursos para empreendimentos que vão diretamente para o crescimento económico do país, no contexto pós Civid-19. Contudo, sublinhou que não será uma coisa fácil, porque o que se vai pedir será uma situação um pouco excecional em relação aos outros da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA), porque “somos o último país a aderir à organização e somos também a economia mais frágil”.

“Por isso é preciso união nacional à volta dessa ideia de “roprofalyn” da nossa dívida em CFA. É neste sentido que isso está colocado nessas recomendações e, certamente, haverá a necessidade de uma frente comum, porque isso vai para além de quem está, neste momento, a dirigir o país. Vai continuar, porque nada é estático no atual ambiente, tanto político quanto económico desse país”, aconselha.

Perante esse assunto, Paulo Gomes recomendou que haja os incentivos previstos no Orçamento Geral do Estado e os que estão ligados à capacidade financeira do privado e que possam ser tomados em consideração, como também não devem ser tomadas nenhumas medidas que possam perigar ou tornar mais pesada a situação da tesouraria do país.

Outra medida apontada por Paulo Gomes tem a ver com o acesso das mulheres aos recursos, a disponibilização de recursos à juventude para desenvolver o setor do empreendedorismo no país, a adoção de algumas atividades urbanas e rurais, nomeadamente, o melhoramento de alguns bairros (através de canalizações e a construção de latrinas), quer na cidade Bissau quer no interior do país e a reflorestação, porque “a Guiné-Bissau foi destruída na sua massa crítica da floresta e há a possibilidade de elaborar programas nesse sentido”, assegurou.   

“Isso é possível, porque muitos países em África conseguiram digitalizar esse processo para aumentar a transparência, por exemplo, o Togo”, reforçou.

Assegurou que são atividades que não custam biliões de francos CFA, mas que são bem implementadas com as instituições fora do circuito da administração, nomeadamente, o ecossistema da sociedade civil (as organizações, as câmaras, pessoas que estão ligadas aos sindicatos, ONG’s e personalidades) para reduzir a burocracia e os riscos de corrupção. 

Relativamente a essa matéria, Paulo Gomes diz ter sentido, das entidades contatadas, “um consenso total” sobre a importância de o país ter uma frente comum em relação a essa crise sanitária.

Parafraseando o fundador da nacionalidade guineense, Paulo Gomes lembrou da célebre frase de Amílcar Cabral que dizia, durante a luta armada, que: “era importante que os guineenses não destruíssem as pontes e estradas, porque isso será necessário depois”.

O economista aconselhou, por isso, os guineenses a comportarem-se bem para não destruirem as pontes e estradas, porque “não se sabe quem vai gerir tudo isso depois”, sublinhando que “haverá sempre batalhas, mas nunca destruir as estradas, as pontes e os aeroportos”.

Paulo Gomes alertou que a Guiné-Bissau está de joelhos e que a janela de oportunidades para levantá-la, minimamente para avançar, está fechada. Apesar dessa chamada de atenção, o economista promete engajar-se, enquanto guineense, no contexto da União Africana e ao nível de “Afrochampean” para ver como é que a Guiné-Bissau pode aproveitar essa oportunidade, mas teme que isso venha, eventualmente, a fracassar por divergência de opiniões ou posições em várias questões que possam ser levantadas.

“CEDEAO TOMOU AS SUAS DECISÕES E LIMITEI-ME A ALINHAR COM A SUA DECISÃO”

Tal como a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Gomes reconhece Úmaro Sissoco Embaló como Presidente da República da Guiné-Bissau, tendo lembrado que, quando a CEDEAO aplicou sanções às figuras políticas guineenses tidas, na altura, como obstáculos à segurança e ao desenvolvimento do país, foi criticado que era o menino querido ou manipulador em chefe, da organização sub-regional, dada a suas relações específicas com o bloco da Costa Ocidental da África.

“Penso que ficou claro no contexto internacional. A CEDEAO fez aquilo que fez, tomou as suas decisões e limitei-me a alinhar apenas com a decisão da CEDEAO”, esclareceu. Neste sentido, Paulo Gomes referiu que estevava no país no âmbito do Fundo de Resposta ao Covid-19, no quadro da União Africana, que também participa das atividades do fundo.

“Quando cheguei à Guiné-Bissau e não estava a ver o Presidente da República, em particular. Eu estava a ver um país numa situação de crise internacional. Podem consultar depois as estatísticas, nunca houve uma situação desta natureza no século XX e nem sei até ao final do XXI que tipo de crise poderemos ter, pior ou não do que esta, com contração do Produto Interno Bruto (PIB) no Japão de mais de 20%, a introdução de liquidez na economia da parte dos Estados Unidos da América equivalente a 10 ou 15 % do PIB e 20% para o Japão”, referiu na sua entrevista.

Na observação de Paulo Gomes, este tipo de crise “é grave” e é suscetível de criar revoluções sociais de contornos imprevisíveis.

“Estou a ouvir zunzuns daquilo que se passa no Mali. Não sabemos o que pode acontecer na Casta do Marfim e na Guiné-Conacri, mas é resultado de tudo isso. Portanto, não quero que o meu país participe nessa crise regional ou em qualquer uma que possa ser de natureza internacional”, alertou.

Para evitar eventuais consequências que possam advir desse comportamento, Paulo Gomes defendeu a seriedade e a frente comum de luta contra a corrupção porque, conforme avança, continua a registar-se o surgimento de vários departamentos que colheita receitas que funcionam de forma autónima. Para Paulo Gomes, tudo deveria ir para as finanças, porque essa multiplicidade de entidades que recolhem receitas e vivem por si, não pode continuar e defende reformas, caso contrário “esse governo não poderá aguentar despesas sem apoio internacional”.

Indagado se ainda é possível a implementação da moeda única a nível da CEDEAO, tendo em conta a crise política e sanitária que afeta a sub-região, o antigo diretor do Banco Mundial para 25 países da África e incluindo a Guiné-Bissau, afirmou que a implementação da moeda única não será possível. Apesar de ser uma boa visão, sublinhou que “ela não pode ser implementada em tempos de crise”.

“É preciso que os países sejam transparentes com as populações, a moeda não vem resolver os problemas económicos de forma mágica. Há prioridades, e, além disso, a moeda assenta-se na realidade de um setor real. Duvido que, com essa crise, a prioridade seja a moeda única”, assinalou.

Quanto à problemática da droga e do terrorismo da sub-região, Gomes referiu que são questões que só podem e devem ser tratadas num contexto regional, não de forma isolada. Por isso, aconselhou aos guineenses e as autoridades em particular a não entrar numa narrativa anti-CEDEAO.

O economista guineense reconheceu, contudo, que houve um episódio em que a CEDEAO esteve implicada, mas frisa que há problemas mais greves, nomeadamente, a droga e o terrorismo que é preciso atacar e resolver num contexto regional.

“A CEDEAO está muito fraca, porque muitos países são fracos. Aliás, ela é reflexo dos países que a constituem. É pouco provável que esteja em condições de fazer face a esses fenómenos. Para além dessa situação, temos também uma questão de liderança na região. Eu conhecia a CEDEAO com outras personalidades, que eram mais fortes e intervenientes. Não vejo agora o mesmo envolvimento e isso pode estar ligado ao episódio da evolução dos países. Podem reter uma coisa: a Guiné-Bissau está sozinha! Ninguém fará nada por nós. Temos que analisar, internamente, a nossa situação e definir mecanismos mais inovadores, por exemplo, a “roprofalyn” da nossa dívida em CFA é um dos aspetos específicos internos que devemos levantarmo-nos e pedir, mas não estou a insinuar que vão aceitar os nosso pedidos”, esclareceu para seguida indicar que é necessário tentar sempre e mostrar à sub-região que o país tem propostas.

Por: Assana Sambú/Filomeno Sambú


Presidenciais 2019  Paulo Gomes declara apoio à Domingos Simões Pereira, ....19 de outubro de 2019

GESTO NOBRE DO FADIA (Baba)!

O FADIA (Baba) é por todos conhecido como um grande patriota, e é preciso conhecê-lo e conviver com ele de perto para saber que esse homem é especial em tudo: tecnicamente bem formado, humilde, afável, responsável, organizado e de um relacionamento fácil
Hoje foi fazer limpeza no maior centro hospitalar do pais simão Mendes para dar o seu contribuição como servidor leal do nosso pais.

E também visitou o guichet único de cobranças e assegurado pelo pessoal do tesouro para garantir o maior eficácia na gestão de recursos financeiros no pais na parou somente em guichet único o armário de medicamentos de serviços de urgência atendimentos 24/24 horas dia. E fornecimento gratuitos ao doentes com a receitas medicas do medico em serviço no maior centro hospitalar.

A visita do Baba também se juntou com a equipa de limpeza e desinfecção no jardim com o voluntario espanhol Carlos da ONG. AIDA e também o neto Patrick cluivert na companhia do baba cota Fadiá a visita vai continuar ao outros centros hospitalar na região e nos bairros de capital . Sempre na luta pelo povo a servir o seu pais isso e a sua iniciação desde muito jovem ele sempre jurou serviria o seu povo e combatente da liberdade da pátria que deram o seu último suspiros para que nos sejamos livre e independente.

NO DJUNTA MON NO CUMPU NO TERRA!
NO UNI NO MAMA!
POR: YANICK Aerton

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Votação do Programa do Governo liderado por Aristides Gomes. Após aprovação do Programa, o Primeiro-ministro falou sobre tráfico de droga na Guiné-Bissau.... 16 de outubro de 2019

Faleceu o Jornalista Lamine Djata!

A Classe jornalística da Guiné-Bissau está de luto.
Lamentamos profundamente o seu desaparecimento físico, e endereçamos sentidas condolências a família enlutada.

Fonte: Diamantino Domingos Lopes

Tema de hoje supremo tribunal de bandidagem

Bardadi ku ta liberta

FALANDO SÉRIO: MILITARES DI GUINÉ-BISSAU MANSO MAL


Por: Escritor Marcelo Aratum

És ka existe na nin um parte di mundo, konstante perseguiçon interna e externa kontra Forças Armadas di um país.

Na qualker parte di mundo, tudo kin ku n'tenta, ita pagal karo.

Militares di Guiné-Bissau i militares mais MANSO di mundo:

I KOBA MAL RIBA DI KOBA MAL;

I TISSE FORÇAS ARMADAS DI UTRO PAÍS PA SOBREPÕE LIMITE NAS FORÇAS ARMADAS INTERNAS;

ALÉM DI DJUNTA KU ANTIGOS KOLONS PA DÁ SANSON A NÔ MILITARES, KU SANCIONADO BA DJA PA MAUS TRATOS DI NÔ PROPE PULÍTIKOS.

Nô militares i militares mais manso di mundo, pior di tudo sin konsideraçon di ninguin. Tudo hora éna sominado kabeça, má sim reaçon.

Enquanto djintes ku murgudja país na pobreza mais latente di mundo, na ianda livremente di país a país, na bandidasko ku dinhero di pubes, ku suor di nô prope militares.

Enquanto militares na sancionado, ku mais uma renovaçon di sançon.

GOSSE N'TA PUNTA:

NÔ MILITARES MANSO NAN ÓH É KOBARDO NAN?

NÔ MILITARES É MANSO NAN ÓH QUARTEL KU ISTA DESUNIDO?

Ben, ami n'kasta na fala di MILITARES di Amilcar Cabral, ku djunta, sobretudo, ku Russos i Cubanos pá luta afikadamente kontra qualker subordinaçon estrangeira i kontra inimigos internos. Ami na fala nan di militares di aós, di sékulo XXI.

NA RIPITE:

NÔ MILITARES MANSO NAN ÓH É KOBARDO NAN?

NÔ MILITARES É MANSO NAN ÓH QUARTEL KU ISTA DESUNIDO?

Por favor, i simples pergunta. N'ka miste sedo akorrentado. Porke ladron di chinelo, só iabre boka, ala prison na bin, perseguison, assim por diante.

Por favor, n'fasse nan só pergunta, ika afirmaçon. Apenas n'miste resposta, si no kaso i ten resposta.

Abraços!!!!!!!!!!

Escritor Marcelo Aratum

MALAM GOMES ARTIGO Nº 30 – 2020 “O NOSSO PAÍS RGB, PARECE É O ÚNICO NO MUNDO QUE NINGUÉM PODE PERDER......

IMAGEM DO MEU DISCURSO NO DEBATE SOBRE SITUAÇÃO DOS IMIGRANTES E REFUGIANDOS NA EURO EM 2013 – COMO CAMBATER (NA SEDE DA NOSSA ASSOCIAÇÃO ANPRP – PELUNDO EM PORTUGAL – MALAM GOMES) 

MALAM GOMES ARTIGO Nº 30 – 2020 “O NOSSO PAÍS RGB, PARECE É O ÚNICO NO MUNDO QUE NINGUÉM PODE PERDER, TODA GENTE QUER GANHAR E QUER SER  PRESIDENTE, SECRETÁRIO GERAL OU LIDERAR E ATÉ SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA E PRIMEIRO MINISTRO, SEJA EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS FOREM, ESSES SÃO (ALTOS CARGOS DUMA NAÇÃO DO ESTADO OU DE UM PAÍS) ”

TANTOS INSTITITUIÇÕES FORMADAS - FORMAÇÕES PARTIDÁRIAS, ASSOCIAÇÕES OU ORGANIZAÇÕES NÃO – GOVERNAMENTAIS (SOCIEDADE CIVIL) E AS MAIORIAS NÃO FUNCIONAM – NÃO TÊM MILITANTES, NÃO TÊM SÓCIOS, NÃO TÊM SEDES, NÃO TÊM CONTAS BANCÁRIAS DAS INSTITUIÇÕES OU MELHOR NÃO TÊM DINHEIRO PORQUÊ?

COMO DIZ, MUITOS NÃO TÊM – MILITANTAS, SÓCIOS E OS QUE TÊM ALGUNS DE CONVICÇÃO, NÃO PAGAM AS QUOTAS, COMO É POSSÍVEL INSTITUIÇÕES FUNCIONAR SEM MILITANTES, SEM SÓCIOS, QUE SIGNIFICA SEM DINHEIRO?! RESPOSTAS!

Caros (as) guineenses atenção - Não há nenhum órgão e nem ninguém em todos os países do mundo (democrático ou ditatorial), que estão em cima do (PRESIDENTE DA REPÚBLICA, REI OU RAINHA), possivelmente alguns leitores do seu blogue, vosso blogue ou o nosso blogue, vão dizer que eu sou contraditório, sou apoiante ou defensor do actual (Presidente da República USE) – não sou nada e nem participei na sua campanha, estou simplesmente dizer a verdade, o que faltam alguns guineenses, por causa de duplicidade de interesses ou querer tudo sem dar nada em troca.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, REI OU RAINHA, NO MUNDO INTEIRA, NÃO SÃO PESSOAS OU PERSONALIDADES QUALQUER, PARA AS BRINCADEIRAS DE MAUS GOSTOS, DE COMER BEM ATÉ FARTAR, BEBER BEM E ABRIR A BOCA COMEÇAR FALAR MAL DELES, DA SUA FAMÍLIA, ENTRAR NAS SUAS PRIVACIDADES OU NA SUA VIDA PRIVADAS ISSO SÓ NO NOSSO PAÍS REPÚBLICA DA GUINÉ – BISSAU É O QUE, NÓS TODOS, TEMOS QUE COMBETAR COM VIEMÊNCIA?! COMO? 

Ninguém, mas ninguém, vai aos órgãos de comunicação social - nacional, privadas e nem as redes socias falar mal e chamar nome ao - (PRESIDENTE DA REPÚBLICA, O REI OU RAINHA DE UM PAÍS DEMOCRATICO OU DITATORAIL, SEM RESPONDER NA JUSTIÇA E SÓ NO NOSSO PAÍS RGB, A TERRA ONDE TUDO É POSSÍVEL., TUDO ACONTECE É O QUE TODOS NÓS, TEMOS QUE JUNTAR AS MÃOS E COMBATER.

Podemos criticar pessoas, políticos, líderes e governantes, mas não podemos insultar, chamar nomes, entrar nas vidas privadas, entrar nas vidas das famílias, fazer acusações graves sem provas, porque muitas acusações são falsas, alguns é só para degrinir as imagens das pessoas de bem e perturbar os trabalhos dos e das investigações, juízes (as) dos tribunais, não podemos substituir - Agentes das autoridades – esses é que devem assegurar tranquilidades pública e convivência pacífica, de todos os cidadãos do país de lés – a – lés e mais ninguém - (NINGUÉM PODE SUBTITUIR-LOS, SE ALGUEM OU GRUPO DE PESSOAS FIZEREM, ESTÃO VIOLAR A NOSSA CONSTITUIÇÃO E AS LEIS VIGENTE NO PAÍS). 

Vejam como as pessoas, são tratados (as) pessoas que ocupavam e os que ocupam actualmente os lugares de destaque na sociedade e no país em particular os governantes (atuais e antigos) é inaceitável no estado de direito, envergonham-nos todos e dão maus imagens a sociedade e o nosso país RGB - É O QUE TODOS NÓS TEMOS QUE FALAR COM OS NOSSOS IRMÃOS QUE ESTÃO NO PODER E AJUDAR COMBATER COM VIEMÊNCIA E DE MÃOS DADAS É DE TODOS NÓS. 

TEMOS QUE FAZER IMPOSSÍVEL, AJUDARMOS UNS AOS OUTROS, RESPEITARMOS, ALTERAR OS NOSSOS COMPORTAMENTOS E ATITUDES É AI É QUE VEM O RESPEITO, CONFIANÇA E DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE E DO NOSSO PAÍS RGB.

Propostas de alterações da constituição, que o PR indicou alguns constitucionalistas de renome na nossa praça pública, reconhecidos (as) formaram uma comissão e preparar proposta de revisão da constituição e foram preparadas projecto, não é o texto final do projecto de alterações da constituição, depois de trabalho foram entregue ao PR e esse por sua vez enviou para sede própria que é (ANP – Assembleia Nacional Papular) ou segundo Órgão de Estado que tem comissão especializadas, da matéria, que vão trabalhar no documento e depois de análise, verificação e fazer retoques de propostas se for preciso submeter a apreciação ou consultas pública, para quê - tantos barulhos, tantos problemas, tantas acusações ao Presidente da República, é má fê das pessoas, que pensam que a RGB é deles, que querem ganhar sempre, querem ser chamadas, querem participar em tudo, se não forem chamados então o  trabalho não prestam, começam logo fazer barulhos,  fazer ruídos, fazer as acusações graves, muitos não quer ver as mudanças na sociedade e o nosso país RGB, que significa não querem ver o desenvolvimento da sociedade do nosso (povo) e do nosso país RGB – ENGANAM-SE

HÁ QUASE 60 ANOS DA NOSSA INDEPENPÊNCIA O NOSOO PAIS RGB, QUE TEM TUDO, ATÉ HOJE ESTÁ NO MOVIMENTO DE VAI – VEM, NA AMANHA, AMANHA, PARA FRENTE, PARA CIMA E PARA TRÁS É IMPOSSÍVEL, TEMOS QUE ACABAR COM ESSAS BRINCADEIRAS OU ESTADO DAS COISAS É UMA VERGONHA.

Algumas pessoas, alguns políticos, alguns líderes, alguns governantes – têm contatos, agendas e reuniões secretas para tratar os problemas pessoais, dos seus e dos amigos de (dentro e de fora do nosso país RGB), temos que o combater essas pessoas com todas as armas disponíveis no estado de direito – ESTAMOS FARTO DESSAS PESSOAS OU DE ALGUNS DIRIGENTES DO PAIGC, ELES É QUE FAZEM ISSO.

OS NOSSOS RECURSOS NO – MAR, NA TERRA, NO CÉU, AS NOSSAS RECEITAS, OS NOSSOS IMPOSTOS É PARA NOS SERVIR E NÃO SERVIR UM GRUPOS RESTRITOS DE PESSOAS - SÃO, PARA PAGAR SALÁRIOS DOS FUNCIONÁRIOS (AS) PÚBLICOS, INVESTIR NO NAS INFRAESTRUTURAS DO PAÍS DE LÉS - A – LÉS. 

Há cargos que não é para quem quer, mas sim para quem pode e jogam com vários factores primeiro – Primeiro é a sorte, ser inteligência e esse vem da natureza, de aceitação, de capacidade, de verdade, de trabalho sério, de provas dadas, da confiança, de boas relações interpessoal, de conviqueção e nós sabemos, há pessoas que não reúnem essas condições, esses não podem e nem devem assumir essas responsabilidades - no nosso país toda gente pensam que podem enganam-se é por isso que a sociedade e o pais está em sobressalto a muitos e muitos anos. 

Esforços de muito gente é ser qualquer coisa nem que se for líder de duas (2) pessoas Formam uma instituição com uma ou duas pessoas e serem presidente, coordenador (a), secretário – geral ou melhor ser chamado o líder, daí não quer ouvir falar das eleições e nem das mudanças, é por isso temos muitas instituições e as maiorias não funcionam (formações políticas, associações, ONGD estrangeiros financiados pelos corruptores ou amigos de alguns dos nossos corruptos, algumas pessoas não têm nada, acabaram as suas formações e refugiam nas instituições internacional ou nos ONGD e falam mal e fazem criticas ferozes aos nossos governantes, os nossos líderes políticos, da oposição, e alguns querem tomar as dianteiras nos assuntos de Estado e da governação e metem em tudo e não deixem nada a funcionar é o que as novas autoridades e Nós todos (Guineenses e Amigos da GB) devemos a combater com a veemências e com todas as armas que dispõem o estado de direito

MUITA GENTE, NÃO TÊM SORTE, NÃO SÃO DE CONFIANÇA, NÃO ESTÃO PREPARADOS (AS), NÃO TÊM PLANOS, NÃO TÊM IDEIAS, NÃO TÊM PROPOSTAS E NEM TÊM PROJETOS DE – CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO, TÊM SEMPRE PLANOS – A, B, C D e Y – PESSOAS QUE TRABALHAM COM ESSES PLANOS NÃO ESTÃO PREPARADOS SÃO DESCONFIADOS, NÃO CONFIAM EM NINGUÉM E CRIAM OS PROBLEMAS OU FACTOS QUE NÃO EXISTEM. PENSANDO SEMPRE NOS CENÁRIOS POSSÍVEIS NA INSTITUIÇÃO, LOGO COMEÇA COM AMEAÇAS E EXPULSÕES DE DIRIGENTES E PESSOAS DE PROAS QUE ASSEGURAM OU SEGURAM A INSTITUIÇÕES - QUE É MAU PARA PRÓPRIA PESSOA, PARA INSTITUIÇÃO, PARA A SOCIEDADE E PARA O PAÍS, PORQUE TRAZ DIVISÃO E FORMAÇÃO DE GRUPINHOS QUE É – MUITO MAU PARA TODOS NÓS E O NOSSO PAÍS RGB.

TODOS NÓS GUINEENSES SABEMOS, PAÍS VIZINHOS SABEM, PAÍS AMIGOS SABEM, A COMUNIDADE INTERNACIONAL SABEM – HÁ CORRUPÇÃO GENERALIZADAS, TRAFICOS DE TUDO E É PRECISO CAMBATER, NÃO ESTÃO SER COMBATIDOS NO NOSSO PAÍS RGB PORQUÊ? NINGUÉM RESPEITAM NINGUÉM, NINGUÉM QUER QUE NINGUÉM MANDA, NINGUÉM RESPEITA AS INSTITUIÇÕES, NINGUÉM QUER TRABALHAR COM SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA, NINGUÉM QUER SER RESPONSABILIZADO (A), NINGUÉM E TODA GENTE QUEREM RESOLVER OS SEUS PROBLEMAS EM CURTO ESPAÇO DE TEM COM OS SEUS, QUANDA ENTRAREM NA ESFERA DE GOVERNAÇÃO OU OCUPAR LUGAR DE CHAVE ONDE ENTRAM AS RECEITAS O DINHEIRO. MUITOS NÃO DERAM E NEM DÃO NADA A SOCIEDADE (POVO), O NOSSO PAÍS RGB, PRQUE NÃO TÊM NADA, TIRANDO O QUE ELES E ELAS SUBTRAIRAM NOS IMPOSTOS, NAS RECEITAS E NOS NOSSOS RECURSOS NO – MAR, NA TERRA E NO CÉU OU A NOSSA RIQUEZA.

Vejamos os intelectuais de meias tijelas, que querem ser tudo, eram logo dirigentes estudantil nas associações dos estudantes, alguns foram líderes e querem sempre ocupar lugares de destaque na sociedade e no país, serem líderes conselheiros e nunca trabalharam nas suas vidas e não sabem fazer nada, tirando os seus certificados e diplomas que tiraram nas escolas normais, nas formações profissional e nas faculdades e esquecem, que hoje essas formações muitos não valem nada o mundo de hoje, se não tivessem entrado nas manipulações nas ganâncias e nas mentiras, não ocupavam os lugares que estão ocupar hoje na sociedade, no país o nosso mundo está cheio de (engenheiros, doutores, arquitectos) e não há trabalho para Eles e elas (Porquê? Não há produção) - a trinta e cinco (35) anos trás, mais ou menos, as pessoas licenciados (as) em qualquer áreas, têm logo o emprego, não é o trabalho, é mesmo emprego garantido para toda vida e os lugares de destaque na sociedade (Hoje já não é bem assim), é só base de manipulação, mentiras e tomar as contas dos nossos trabalho, os nossos projectos, as nossas instituições e de tudo, base de mentiras e com arrogância. 

COMO DISSE AS PESSOAS FORMADOS (AS À TRINTA (35) ANOS A TRÁS, ERAM PESSOAS QUE OS VELHOS TIRAM OS CHAPEUS, QUANDO ENCONTRAREM COM ELES (AS) OU QUANDO ENTRAREM NUMA REUNIÃO TODA GENTE LEVANTAVAM E FICAVAM EM PÉ. 

HOJE ESTAMOS NO PLENO SÉCULO XXI, NÃO É BEM ASSIM, A MINHA MAIOR PREOCUPAÇÃO É ESSA - PORQUÊ QUE TEMOS AINDA MUITA GENTE IGNORANTE COM TANTAS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS? – ONTEM QUE TINHA AS INFORMAÇÕES, TINHA O PODER NAS MÃO, HOJE JÁ NÃO É BEM ASSIM É TUDO A NUA EM DIRETO PARA TODO MUNDO.

TODOS NÓS GUINEENDSES TEMOS QUE ESTAR ATENTOS – NÃO DEIXAR NADA PARA DIZER E NEM PARA FAZER – FALAR, ESCREVER, FAZER CRITICAS COM BASE FUNDAMENTAL E SEM ENTRAR NAS VIDAS PRIVADAS DAS PESSOAS, SÃO TAREFAS DE TODOS NÓS NÃO É SÓ DOS NOSSOS - POLÍTICOS, LÍDERES, GOVERNANTES E ALGUNS JOVENS QUE CUIDEM, 

MALAM GOMES CIDADÃO PRÓ ATIVO EM PORTIGAL – CONTRIBUINTE LIMPO (CÁ E LÁ) EM PORRTUGAL E NO NOSSO PAÍS RGB (PELUNDO), FAÇO SEMPRE O PASSÍVEL PARA QUE O MELHOR FOSSE FEITAS PARA BEM DE TUDO – SOU SOLIDÁRIO DA NATUREZA.


Empossamento dos membros da UNAC (UNIAO DE NACIONALISTAS), na Sede Nacional do MADEM G-15.. 5-9-2020