quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Guiné-Bissau: toma um posicionamento diplomático notável.

Businessactuality.com/Gaitu Baldé

O posicionamento diplomático da Guiné-Bissau neste momento é um crédito pela sua imagem e pelo seu respeito. Com efeito, desde que o Presidente Umaro Embalo confiou a gestão da diplomacia à experiente, intrépida e patriota Suzi Carla Barbosa, a Guiné-Bissau está a fazer como um príncipe e todos correm atrás dele para se abrigar.

 Guiné-Bissau sobe ao topo

 Madame Suzi Carla Barbosa é Ministra de Estado, Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Guiné-Bissau.  Físico elegante que mistura beleza intelectual, ela assustou muitos de seus compatriotas que suspeitavam que ela fosse uma toupeira por retornar de uma festa diferente daquela que levou Embalo ao poder.  Muito cedo, ela acabou com essas calúnias e fofocas com seu trabalho duro.

 Hoje, o fruto desse conjunto, que se tornou a base de um vínculo, está produzindo resultados que nenhum presidente deste país produziu.  Aqui está um país acusado de todos os maus nomes dos pássaros: encruzilhada de drogas, lugar alto do tráfico a ponto de os americanos o prenderem por querer vir e prender um de seus oficiais militares.  Este país quase infrequente, a Guiné-Bissau voltou a ser a inveja e o queridinho de todo o mundo.  Os investidores estão lutando por isso.  As instituições bancárias globais que haviam perdido a confiança voltaram a acompanhar o presidente Embalo Umaro após a má gestão da antiga equipe de perdedores liderada por Simoès Pereira.

 Madame Suzi Carla Barbosa quase não dorme mais e usa sua beleza multifacetada para chamar a atenção e isso é bom.

 A partir de agora, assistimos a um vertiginoso balé de diplomatas para a apresentação de suas credenciais.  As mais destacadas, além das missões internacionais, são: República de Cabo Verde, Reino de Marrocos, República da Venezuela, Turquia, Qatar, Arábia Saudita.

 Desta ofensiva diplomática, todas as organizações sub-regionais e internacionais se recuperaram e a capital respira de forma plena e confiante.  Assim, o presidente Embalo e seu ministro dinâmico colocaram a capa de volta.

Guiné-Bissau - Conferência de imprensa da Associação dos Motoristas e Transportadores dos Portos da Guiné-Bissau - ATMPGB _ Presidente Izequel Domingos Agebane


Leia Também:

Motoristas dos Porto de Bissau acusa EAGB de instalar cabos elétricos sem respeitar as normas


Por: Martinho Mendes capgb.com

Associação de motoristas dos portos de Bissau acusa a empresa de eletricidade e águas da Guiné-Bissau ( EAGB) de ter instalado cabos elétricos nas vias públicas do capital sem respeitar as regras.

As acusações foram feitas esta quinta-feira, 13-01-2022, em conferência de imprensa na qual, o presidente da referida organização Ezequel Domingos Agebane, afirma que, os cabos constituem perigos de vida para os transportadores dos porta-contentores nas vias públicas.
 
Somos abrigados a colocar alguém ao longo de transporte com a vara para aumentar alturas dos cabos, mas todos nós sabemos que estes cabos elétricos muitos não estão bem o que constitui perigo a próprias nossas vidas, começou por dizer.

O motorista ameaçou, em caso a empresa não melhorar a situação vão paralisar todas as atividades laborais.

“ Caso a empresa EAGB continuar a não respeitar as regras e o nosso pedido avançaremos com pré-aviso de greve para exigir o respeito as normas “ vincou.

Por outro lado, o responsável reclama ainda o aumento da altura de cabos nas vias conforme a lei acusando a empresa de falta de assunção dos seus deveres.

Agebane culpa a empresa da eletricidade e águas da Guiné-Bissau, na desorganização dos cabos elétricos nas rodovias de cidade de Bissau.

Guiné-Bissau: Comissão de Mandato divulga resultados da votação _ VI Congresso ordinário PRS.




PRS VI Congresso: Preparativos para votação_eleição do Presidente do Partido.
Preparativos para votação_eleição do Presidente do Partido da Renovação Social, PRS_ VI Congresso.👇

Leia Também:
NÚMERO DE DELEGADOS - 901;
NÚMERO TOTAL DE VOTOS - 806;
VOTOS VÁLIDOS - 797;
VOTOS EM BRANCO - 2;
VOTOS NULOS - 4;
VOTOS EM PROTESTOS - 5.
Candidatos: 
Alberto Nambeia - 404;
Mário Siano Fambé  - 110;
Dionísio Cabi  - 101;
Florentino Mendes Pereira - 80;
António Artur Sanhá - 54;
Augusto Poquena - 16;
Ibraima Sori Djaló - 2;
Certório Biote - 30;
Obs: Segundo Regimento do Congresso o candidato vencedor deve obter o mínimo 50% + 1 do total dos militantes do Partido com a capacidade eleitoral ativa presentes no congresso. 

Por : Dauda Sano 13.01.2022

Kim Jong Un participa de teste de lançamento de míssil hipersônico - Sucessos contínuos nos testes

Pyongyang, 12 de janeiro (ACNC) - Kim Jong Un, Secretário geral do Partido de Trabalho da Coréia e Presidente de Assuntos do Estado da República Popular Democrática da Coréia, testemunhou o teste de lançamento de um míssil hipersônico em 11 de janeiro conduzido pela Academia Nacional de Ciências da Defesa.

Antes do lançamento do teste, Kim Jong Un ouviu uma explicação geral dada pelo presidente da Academia de Ciências da Defesa Nacional sobre o sistema de mísseis hipersônicos.

O objetivo deste lançamento de teste foi confirmar definitivamente as características técnicas gerais do sistema de armas hipersônicas recém-desenvolvido.

Ao raiar do dia, a arma foi disparada, dissipando a quietude e a escuridão do céu da madrugada.

Separada do míssil, a ogiva flutuante hipersônica fez um novo salto flutuante da distância de 600 km e fez uma curva acentuada de 240 km do ângulo azimutal do lançamento inicial para o ângulo azimutal do l objetivo para atingir um alvo definido nas proximidades de 1000km.

Este lançamento de teste definitivo provou ainda mais a notável capacidade de manobra da ogiva hipersônica.

Kim Jong Un elogiou muito o sucesso efetivo de cientistas, técnicos e executivos no setor de pesquisa de mísseis, bem como organizações relevantes do Partido que alcançaram sucesso retumbante no desenvolvimento de armas hipersônicas de importância estratégica, anual de desenvolvimento da capacidade de defesa nacional proposto pelo 8º Congresso do PTC, e dirigiu-lhes os seus agradecimentos especiais em nome do Comité Central do Partido.


Agência Central de Notícias da Coreia

Presidente cabo-verdiano alerta para "clima de crispação política"

© Lusa

Notícias ao Minuto  13/01/22 

O Presidente da República cabo-verdiano, José Maria Neves, afirmou hoje que a democracia "já é um costume" no país, que tem agora o "desafio" do seu "aperfeiçoamento", mas alertou para o "clima de crispação política" vivido.

"Em Cabo Verde, há que melhorar o que pode ser melhorado, principalmente no respeitante ao clima de crispação política. Quero, uma vez mais, manifestar perante os representantes do povo, toda a disponibilidade do Presidente da República em contribuir para a distensão do debate político e do diálogo social", afirmou José Maria Neves, no discurso oficial das comemorações do Dia da Liberdade, que decorreram na Assembleia Nacional, na Praia, com cerca de 150 convidados.

"Insisto no seguinte: Cabo Verde quer mais e melhor da sua classe política. Recusando o mimetismo, a nossa classe política não tem de reproduzir a forma quezilenta de estar na política que é muito comum noutras paragens, com um inegável dispêndio de tempo e outros recursos em divergências artificiosas ou aparentes", disse.

Acrescentou que "num país pequeno, frágil e com tremendas urgências em matéria de desenvolvimento", os políticos cabo-verdianos "têm de investir no essencial, dialogar com sentido de resultados, convergir o mais rapidamente quanto possível na identificação e realização do interesse nacional".

O parlamento cabo-verdiano recebeu hoje a sessão solene comemorativa do Dia da Liberdade e da Democracia, que assinala a realização, em 13 de janeiro de 1991, das primeiras eleições multipartidárias em Cabo Verde, na qual participou pela primeira vez José Maria Neves como Presidente da República.

Empossado em novembro de 2021, após a vitória nas eleições presidenciais de 17 de outubro, à primeira volta, José Maria Neves (PAICV) já tinha assistido a estas comemorações como primeiro-ministro de Cabo Verde de 2001 a 2016.

Desde essas primeiras eleições livres que PAICV e Movimento para a Democracia (MpD, vencedor das eleições de 1991) alternam no poder na governação, com períodos de forte crispação.

Para José Maria Neves, "compete à classe política resgatar, de cima para baixo, a tolerância mútua e a confiança entre os principais sujeitos políticos".

"É preciso dialogar mais. É preciso saber escutar. Democracia é, ao mesmo tempo, disputa e compromisso. Temos de estar genuinamente empenhados na criação de boas condições para a discussão de ideias e de propostas. Temos que ter sempre em mente que adversários não são inimigos", apontou.

O chefe de Estado deixou um apelo: "Isto significa reconhecermos que os nossos rivais políticos são cidadãos honestos e decentes, que também amam o nosso país e respeitam a Constituição, tal como nós. Ou seja, tolerância mútua é a disposição dos políticos de concordar em discordar".

"Temos de fazer política sem esse grau de violência que leva a tentar vencer a todo o custo, pondo em perigo a democracia. É contraproducente visar uma vitória permanente, isto é, tirar o outro adversário do jogo para sempre. Em política, às vezes ganha-se, outras vezes perde-se. Rivais não são inimigos e nem visam a destruição um do outro. Pelo contrário, revezam-se no exercício de papéis igualmente legítimos e importantes em democracia", enfatizou José Maria Neves.

O chefe de Estado prometeu "encorajar" a "aproximação do eleitorado aos seus representantes", para que haja "um reforço substancial dos níveis de confiança política em Cabo Verde".

Na passagem dos 31 anos sobre as primeiras eleições livres -- após o período do regime do partido único, do PAICV, desde a independência do país em 1975 -, José Maria Neves reconheceu que essa "opção valeu a pena e que o balanço é vastamente positivo" e Cabo Verde é hoje "uma democracia credível e respeitada na comunidade das nações democráticas".

"No nosso caso, as forças políticas que têm estado à frente dos destinos do país já se revezaram no poder, e consequentemente, na oposição também. Com as alternâncias já ocorridas, as escolhas soberanamente feitas nas urnas têm sido sempre respeitadas por todos. A beleza da democracia reside na incerteza dos resultados e na possibilidade de alternância. Quem é hoje poder poderá amanhã ser oposição e vice-versa. Este facto obriga-nos a relativizar as vitórias e o exercício do poder, a respeitar os adversários e a impor limites à nossa própria ação política", apelou.

Sublinhou igualmente que os órgãos resultantes das sucessivas eleições em Cabo Verde "têm sempre podido cumprir os seus mandatos respetivos" e que a "democracia é já um costume": "O desafio é agora o do aperfeiçoamento. Quotidianamente. Com o empenho e o contributo de todos e de todas. Não percamos de vista que a vitalidade da democracia reside na sua capacidade de democratização permanente".

Para o chefe de Estado, "justifica-se plenamente uma reflexão profunda e alargada" sobre "o caminho percorrido e sobre o que carece de aperfeiçoamento", num desafio "que é para todos": "O que é que falta fazer para melhorar a nossa democracia? O que é que está ao meu alcance fazer e não estou na verdade a fazer?", questionou.

Numa altura em que Cabo Verde vive a onda pandémica de covid-19 com mais casos diários, e após quase dois anos de crise económica provocada pela ausência de turismo, José Maria Neves apontou que a "pandemia atingiu os segmentos mais desfavorecidos da sociedade cabo-verdiana".

"Constituem um muito sério alerta para a necessidade, ou melhor, a premência de cumprirmos a Constituição económica, social e cultural junto de uma ainda larga franja da população. É tempo de avaliar, é tempo de crítica e serenamente identificar as melhorias que temos de introduzir com vistas a mais qualidade das instituições democráticas e, por outro lado, visando políticas públicas que mais eficazmente respondam às demandas e aspirações da população", apelou.

Escândalo em Madrid. Detido por tráfico sexual vendeu filha de 13 anos

© A. Perez Meca/Europa Press via Getty Images

Notícias ao Minuto   13/01/22

Operação em Madrid levou à detenção de 37 pessoas. Um deles tinha vendido a própria filha, que foi forçada a ter relações sexuais com vários homens ao mesmo tempo, incluindo líderes da rede de prostituição.

Um dos 37 detidos por tráfico sexual de menores em Madrid, Espanha, vendeu a sua própria filha de 13 anos a um homem de origem dominicana em troca de “dois sacos de cocaína”, revela o canal La Sexta, que teve acesso às diligências policiais.

O canal revela ainda que a jovem foi forçada a ter relações sexuais com vários homens ao mesmo tempo, incluindo líderes da rede de prostituição, e que esteve 48 horas sem dormir. 

O depoimento da vítima terá sido fundamental para a investigação da rede que obrigava jovens a prostituir-se e a consumir drogas.

Após conseguir fugir do local, a jovem foi encontrada a vaguear pelas ruas de Madrid e transferida novamente para um centro de proteção de onde já havia escapado anteriormente. Foi nesse centro, revela o El Mundo, que a vítima contou a uma das funcionárias que estava a ser explorada por uma rede, que a obrigava a ter relações sexuais e a consumir droga, e que, além dela, outras “meninas com dificuldades financeiras” também tinham sido “recrutadas para a prostituição”.

Sublinhe-se que a investigação começou em abril de 2021 e culminou, em dezembro, na detenção de 37 pessoas, com idades entre os 18 e os 56 anos. Entre os detidos estão espanhóis, marroquinos, romenos, nigerianos e cubanos, mas a maioria é de nacionalidade dominicana. 

No início deste ano, a Polícia Nacional revelou que “os detidos, além de prostituírem as jovens, a troco de dinheiro ou drogas, também as utilizavam para a venda de estupefacientes”. 

As vítimas, dez jovens entre os 14 e os 16 anos, eram aliciadas através das redes sociais. Após ser contactada pelo site de fact-checking espanhol Maldita, a Polícia de Madrid confirmou que quatro das jovens “estavam sob a tutela de vários centro da região madrilena durante o período de investigação [abril a dezembro de 2021” e as restantes “passaram em algum momento da sua vida por centros da região”.

Os abusos ocorreram num ‘narcopiso’ - palavra espanhola usada para descrever habitações conhecidas por tráfico e consumo de droga - e, “quando entravam clientes para comprar as doses, uma mulher dava-lhes a possibilidade de ter relações com as menores”.

Foi num destes momentos que uma das vítimas - que o El Mundo revela hoje ser a menina vendida pelo pai - conseguiu fugir e denunciar o caso. 

Além do ‘narcopiso’, as jovens eram também abusadas noutros locais, nomeadamente num cabeleireiro que continha um “esconderijo sem iluminação e uma cama”. Foi também descoberta uma câmara fotográfica, que poderá “conter material pornográfico das menores”. 

Os detidos estão acusados dos crimes de agressão sexual, prostituição de menores, posse de pornografia infantil, detenção ilegal e crime contra a saúde pública. Oito ficaram em prisão preventiva.

MADEM-G15 I SPERANSA DI POVO🇬🇼 - As Organizações Sócio Políticas do MADEM-15, reunam-se hoje na sua Sede, sob orientação do Supervisor do SAB, camarada Quebá Jaité, para analisar certos pontos de vistas das Organizações de massas. Viva MADEM-G15,


 Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática

VI Congresso do PRS/Alberto Nambeia reeleito para um novo mandato de quatro anos

Bissau, 13 Jan 22(ANG) – O Presidente cessante do Partido da Renovação Social (PRS), Alberto Nambeia foi reeleito para o terceiro mandato consecutivo na liderança dos renovadores, durante o  VI Congresso realizado entre os dias 10 à 13 do corrente mês, na vila de Gardete, sector de Prabis, região de Biombo.

Segundo os resultados definitivos divulgados pela Comissão Eleitoral, Alberto Nambeia obteve 405 votos, num universo total de 806 votantes, seguido de Mário Siano Fambé com 110, Dionísio Cabi 101, Florentino Mendes Pereira 80, António Artur Sanha 54, Certório Biote 30, Augusto Poquena 16 e Sori Djaló 2 votos respectivamente.

O segundo dia do VI° Congresso Ordinário do Partido da Renovação Social (PRS) ficou marcado com a revisão pontual dos estatutos dos renovadores.

Nos estatutos revistos e aprovados na terça-feira, 11 de janeiro de 2022, por mais de dois terços dos delegados, consta que, doravante o secretário-geral do PRS é indigitado pelo Presidente do partido.

Com essa alteração, os dois candidatos ao cargo do secretário-geral, Ancelmo Mendes e Lucas Na Sanha, que tinham manifestado a intenção de candidatar-se para as funções do secretário geral viram as suas pretenções chumbadas.

No VI° Congresso do PRS que decorreu sob o lema: “Legado político do Dr. Koumba Yalá face aos desafios de Desenvolvimento”, concorreram oito candidatos para a liderança do partido.

ANG/ÂC//SG