quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

LGDH QUER INVESTIGAÇÃO À DENUNCIA DE SUPOSTA DETENÇÃO DE CIPRIANO CASSAMA

O presidente da LGDH instou o Ministério Público a realizar uma investigação que permite apurar as veracidades das denúncias da suposta detenção do presidente da Assembleia Nacional Popular Cipriano Cassama.


Augusto Mário da Silva falava apos um encontro com Cipriano Cassama esta quinta-feira. “ Tratando-se de uma denúncia que envolve um órgão da soberania deve-se desencadear uma investigação por parte do Ministério Público para apurar as circunstâncias que motivaram essas declarações e se efectivamente há tentativa de assalto”, diz.

O responsável considerou igualmente que as denuncias são abstractas em termos de elementos que os permite emitir juízo sobre os factos denunciados para depois afirmar que sem elementos concretos não podem pronunciar. “ Nós enquanto Liga vamos continuar a diligenciar para apurar os factos que recebemos”, concluiu.

Entretanto, o embaixador da União Europeia acreditado no país e em representação do grupo P5 Victor dos Santos afirmou que vão estar atentos para o que possa vir a acontecer relativamente a denúncia de Nuno Nabian.

O presidente do (APU-PDGB) não só denunciou a tentativa de detenção de Cipriano Cassama como também o assalto a Assembleia Nacional Popular para constituição de uma mesa para aprovação do programa do governo

De referir que antes de receber o presidente da Liga e o grupo dos P5, Cipriano Cassama havia encontrado com o procurador-geral da republica.

Por: Nautaran Marcos Có

Radiosolmansi

O Presidente da APU/PDGB vai no próximo dia 05.01.2017, prestar declarações no Gabinete de Advocacia de Estado junto à Procuradoria Geral da República.

Um pedido neste sentido foi hoje, enviado a Nuno Gomes Nabian, sabe-se de uma fonte bem colocada.

O Ministério Público quer a colaboração deste político na busca da verdade e dos fatos sobre uma eventual tentativa das autoridades na detenção do Presidente da ANP.

Recorde-se que Nuno Gomes Nabian acusou nesta quarta-feira, as atuais autoridades do país, de ter em marcha um plano para deter o Presidente do hemiciclo e assaltar a mesa daquele órgão de soberania para poder assim aprovar o programa do Governo de Umaro Sissocó Embaló.

Ainda sobre o Ministério Público, a nossa fonte garante que aquela instituição judiciária já solicitou do Ministro da Saúde Pública, o envio do relatório sobre o desaparecimento de vacinas no depósito de medicamentos do Hospital Nacional Simão Mendes no passado dia 18 do corrente mês.

De acordo com a mesma fonte, o Ministério Público está à espera do referido relatório para poder instaurar um processo criminal aos eventuais implicados no referido roubo.


Fonte: In Ministério Público

Publicada por didi lopes à(s) 20:28 

Presidente do Parlamento guineense aborda "ameaças" com comunidade internaiconal

Cipriano Cassamá encontrou-se com Nações Unidas, União Africana, CEDEAO, CPLP e União Europeia.


O presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau reuniu-se nesta quinta-feira, 29, com representantes do chamado Grupo dos P5 na sequência de ameaças não oficiais de assalto ao Parlamento caso os deputados não aprovarem o Programa do Governo.

O P5 é integrado pelas Nações Unidas, União Africana, CEDEAO, CPLP e União Europeia e têm funcionado como observadores da crise política a Guiné-Bissau.

A VOA soube que depois de o presidente do Parlamento ter feito a exposição sobre as alegadas ameaças, o grupo dos P5 prometeu continuar a acompanhar o evoluir da situação.

O Governo liderado por Umaro Sissoko Embaló deve apresentar em breve o seu programa perante os deputados.

Nos meios políticos de Bissau, admite-se, no entanto, que o Executivo pode ter dificuldades em apresentar o seu programa a tempo, tal como aconteceu com o Governo anterior, liderado por Baciro Djá, incorrendo assim em inconstitucionalidade de exercício.

Além disso, o PAIGC, que detém a maior bancada parlamentar, já disse que não apoio o novo Governo.

VOA
Rakela Angelica Lidya Fabio

Só os jovens fanáticos, que não pensam o melhor para seus futuros, interesseiros, ambiciosos que querem enriquecer facilmente, os que querem ter gabinetes (N'toni roncantes), são os que apoiam o PAIGC.

Felizmente, aquele povo que o PAIGC massacram há dezenas de anos, está a enxergar pouco a pouco. Agora pode-se notar que nas redes sociais as opiniões de jovens estão sendo pouco a pouco esclarecedor, face a crise politica vigente no país. 

Agora sabemos da verdade, dos planos macabros que o PAIGC orquestra, porque acham que são mais esperto que todos, mas é pura mentira, estão muitos enganados. Essa acusações de sequestro planejado pelo PR JOMAV ao Cipriano Cassama, não passa de uma mentira e covardia dos homens sem carater e todo mundo sabe disso. COVARDES!!!
Jorge Herbert 

Guiné Mindjor ou pior, tenho 49 anos sou casado e com filhos e era incapaz de fazer as afirmações públicas que faz o irresponsável e desesperado Nuno Nabian, contra o mais alto magistrado da nação, ampliado pelo PAIGC sem demonstrar uma prova sustentável do que afirmo. Quem conhece a história do PAIGC não fica com dúvidas quanto à origem desta (mais uma entre muitas) calúnia e difamação. O país viveu quatro décadas sob o delírio do PAIGC e quando o país pensou que se libertava desse culto que fez perder a vida muitos guineenses válidos, com a nova liderança do PAIGC, eis que regressamos aos velhos métodos delirantes do PAIGC, muito provavelmente a partir do gabinete de informação do Presidente da ANP...


Crise política/ PAIGC volta acusar PR de querer implantar ditadura no país

(ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) acusa, mais uma vez, o Presidente da República de pretender instaurar o regime ditatorial na Guiné-Bissau.


A acusação consta num comunicado à imprensa desta formação política, hoje divulgado em jeito de reação às denúncias do Presidente do partido APU-GB (Nuno Nabiam), segundo as quais “José Mário Vaz tem um plano para forçar a aprovação do Programa do Governo de Umaro Sissoco Embalo, através de assalto ao Parlamento, detenção do seu líder e constituição de uma nova mesa“, que passaria a dirigir o órgão. 

No documento, o PAIGC considera de “grosseiras e perigosas” violações da Constituição da República e demais leis, as ameaças à integridade física de políticos e a “resusa de cumprir os Acordos de Bissau e de Conacri, considerados pelos principais parceiros internacionais como o único instrumento susceptível de fazer ultrapassar a grave crise que o país enfrenta”. 

No que tange as acusações públicas do Presidente do APU-GB, na semana passada, o PAIGC considera que as mesmas devem merecer “uma atenta análise e profunda reflexão de todos quantos neste país pugnam pela defesa da liberdade, democracia e das leis que regem o país”. 

Por isso, o partido dos “Camaradas” adverte o Presidente da República, de que, “será responsabilizado por tudo quanto venha a acontecer na Guiné-Bissau, cujas consequências imprevisíveis poderão catapultar o país em direção ao abismo”. 

Para além de acusar a Comunidade Internacional de “alguma passividade”, o PAIGC pergunta do papel da Procuradoria-geral da República face aos “graves factos que atentam contra os pilares do Estado de Direito Democrático”. 

Esta maior formação política do país exorta o Presidente do Parlamento, Cipriano Cassama, a continuar a pautar a sua atuação pela observância dos preceitos constitucionais e regimentais, não obstante as “sérias ameaças que impendem sobre ele e os seus mais diretos colaboradores”, contando com o “apoio” dos militantes do Partido e do povo guineense. 

Por fim, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) promete “continuar a lutar contra tudo e todos os que buscam, em nome dos seus interesses pessoais e de grupo, subverter as leis e tentar, a todo o custo, continuar a beneficiar do trabalho corajoso, patriótico e de sacrifício que o povo guineense continua a prestar ao país”. 

O PAIGC recusa integrar o actual governo liderado por Umaro Sissoco Embaló, alegando que na sua formação, o Presidente da República “violou” a Constituição da República e o Acordo de Conacri. 

ANG/QC /SG

CAN2017/ Jogadores da seleção nacional de futebol iniciam concentração em Bissau

(ANG) – Dezanove jogadores da selecção nacional de futebol convocados pelo míster Baciro Candé para a operação CAN-2017 a decorrer de 14 de janeiro à 5 de fevereiro no Gabão chegaram na noite do dia 28 de dezembro à Bissau.

Os jogadores foram recebidos no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira em Bissau, com uma moldura humana de adeptos, perante os ministros de Estado da Energia e da Cultura e dos Desporto. 

Na ocasião Florentino Mendes Pereira, em representação do Primeiro-ministro, assegurou que o executivo vai tudo fazer para garantir uma melhor participação dos “Djurtus” na maior competição africana de futebol. 

“Na base daquilo que é a nossa possibilidade, vamos dar tudo para corresponder às necessidades da nossa selecção nacional”, disse o governante. 

O selecionador nacional, Baciro Candé garante que, os “Djurtus” estão prontos para competir no CAN 2017 e corresponder as expectativas dos guineenses. 

Para o capitão dos “Djurtus”, Bocundji Cá, não resta nada se não pedir ao Governo para dar apoio à seleção nacional e garantir a participação dos adeptos, considerado o décimo segundo jogador. 

A selecção nacional de futebol integra o grupo A do Campeonato Africano das Nações conjuntamente com o Gabão e equipa anfitrião, Burkina Faso e Camarões. 

ANG/ÂC/SG

PARLAMENTO GUINÉ-BISSAU DENUNCIA “SINAIS EVIDENTES” DE TENTATIVA DE PRISÃO DO SEU LÍDER

Um porta-voz do líder do Parlamento da Guiné-Bissau acusou hoje o Presidente do país, José Mário Vaz, de ser autor de um alegado plano para mandar prender e destituir Cipriano Cassamá da direção da Assembleia Nacional Popular.

O alegado plano estaria a ser preparado como forma de levar o Parlamento a aprovar o programa do Governo de Umaro Sissoco Embaló, denunciou na terça-feira Nuno Nabian, líder da Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB).

Inácio Tavares, um porta-voz do líder do Parlamento guineense disse hoje em conferência de imprensa que a alegada ameaça é real e que "existem sinais evidentes" que indicam estar em marcha o alegado plano de mandar prender e destituir Cipriano Cassamá.

O porta-voz de Cassamá acusou o Presidente guineense, de ser o autor do alegado plano, tendo apontando várias posições defendidas por José Mário Vaz e que, segundo disse, ilustram a intenção de executar o suposto plano.

No que considera ser "um plano maquiavélico" do Presidente guineense, o porta-voz do líder do Parlamento diz que as denuncias feitas por Nuno Nabian confirmam "os sinais evidentes" no sentido de mandar prender Cipriano Cassamá.

Lembrou que recentemente José Mário Vaz teria afirmando que apesar de ter poderes para mandar matar, prender ou espancar quem quer que seja, nunca o faria enquanto chefe do Estado.
Inácio Tavares sublinhou que o Presidente guineense "recusa-se a cumprir os acordos internacionais" para a formação de um governo inclusivo e que possa fazer o país sair da crise política em que se encontra há cerca de dois anos.

Mesmo tendo um Governo liderado pelo primeiro-ministro por si proposto e cujo Governo é rejeitado por quatro dos cinco partidos com assento parlamentar, o Presidente guineense diz que o executivo vai até 2018, altura em que termina a legislatura, afirmou Tavares.

Também enfatizou a posição de um grupo de cidadãos que teria ameaçado invadir a sede do Parlamento, prender e "até matar" Cipriano Cassamá, caso este persistir em não autorizar o desbloqueamento das sessões plenárias do hemiciclo.

Cipriano Cassamá considera "sérias, graves e preocupantes" as ameaças de que é alvo.

Notabanca

LÍDER DO PAIGC AFIRMA QUE O POVO GUINEENSE NÃO ESTÁ ESCLARECIDO SOBRE CIMEIRA DE ABUJA

O presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde afirma que o povo guineense ainda não está esclarecido sobre o nome do consenso para a escolha de o primeiro-ministro porque os participantes na cimeira da Abuja não testemunharam de forma “clara” e “inequívoca” o conteúdo tratado

Domingos Simões Pereira que falava, esta quarta-feira (28/12), a quando da sua chegada, no aeroporto internacional Osvaldo viera, depois uma ronda de esclarecimentos na CEDEAO sobre a figura do primeiro-ministro, sustenta ainda que, durante a cimeira, a presidente em exercício da CEDEAO afirmou que está “categoricamente desiludida” porque nenhum conselho dado ao presidente José Mário Vaz está a ser cumprido.

“O Presidente da república da Guiné-Conacri (mediado da CEDEAO) afirmou que houve consenso em Conacri e não só chamou o nome de consenso que é Augusto Olivais como também instou o representante do Secretario Geral das Nações Unidas no país, o representante e o presidente da comissão da CEDEAO para contrariá-lo caso estaria a faltar com a verdade”, revela Simões Pereira que adianta, no entanto, que este desafio foi lançado depois de a cimeira ser interrompida por Alpha Conde.

Segundo o líder dos libertadores foi afirmado ao presidente da república de que “não está a cumprir o acordo de Conacri e foi instado a regressar ao acordo” assinado por partes desavindas.

“O desfecho cabe sempre ao povo guineense que deve ser capaz de perceber que existem pessoas que não têm condições e nem merecem representar o povo guineense”, defende.

“Quando chegar o momento, os guineenses saberão escolher os seus verdadeiros representantes”.

Estas declarações de Simões Pereira vêm contrariar as de o presidente da república, José Mário Vaz, que garante que em nenhum momento, durante a conferência de chefes de Estado da CEDEAO, foi posta em causa a legitimidade ou a continuidade de o governo de Umaro Sissoco Embalo.

Esta quinta-feira (29/12) o líder do PAIGC deve falar aos militantes do partido para falar dos encontros realizados com a comunidade i internacional com vista a “esclarecer” o acordo de Conacri.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos
Radiosolmansi

AFINAL O PAIGC DO DSP E MAIS OS TRÊS PARTIDOS QUE O SEGUEM SÓ FAZEM 45 DEPUTADOS, SENDO 43 DO PAIGC E MAIS 2 DOS TRÊS PARTIDOS , O QUE NÃO LHE DÁ MAIORIA PARLAMENTAR.

Os BOCAS DE ALUGUER DO DSP E DA SUA ALA DO PAIGC TÊM VINDO A INTOXICAR AS OPINIÕES PUBLICAS NACIONAL E INTERNACIONAL DE QUE PAIGC DETÊM MAIORIA PARLAMENTAR. MENTIRA, MENTIRA E MENTIRAS. AFINAL, PAIGC QUANDO EXPULSOU OS 15 DEPUTADOS E FOI JUNTAR COM OS OUTROS PEQUENOS PARTIDOS NÃO CONSEGUIU COMPLETAR A QUOTA DE DEPUTADOS PARA MANTER A MAIORIA.

POR CAPRICHO, ÓDIO E INFANTILISMO POLITICO DO DSP PERDEU OS 15 DEPUTADOS DO PAIGC, QUE PERSEGUIU E EXPULSOU. EM CONSEQUÊNCIA, OS 15 TORNARAM-SE INDEPENDENTES.

UNIÃO PARA MUDANÇA DEU A ALA DO PAIGC DE DSP O ÚNICO DEPUTADO QUE TEM (kINDIM-KONDOM) E AGORA FOI BUSCAR MAIS 1 DEPUTADO DO PND,  OS 2 DEPUTADOS DO PCD, QUE INICIALMENTE APOIAVAM O PAIGC DE DSP, AGORA ESTÃO SENDO CONTROLADOS PELO VERDADEIRO LÍDER DO PCD VICTOR NADO MANDINGA - ABELHA MESTRA.

A ACTUAL COMPOSIÇÃO PARLAMENTAR DO PAIGC DO DSP FICOU ASSIM: 42 DEPUTADOS DO PAIGC+1 DEPUTADO DE UNIÃO PARA MUDANÇA + 1 DEPUTADO DE PND. TOTAL: 44 DEPUTADOS.
DO LADO DA NOVA MAIORIA PARLAMENTAR: PRS - 41 DEPUTADOS + 13 DEPUTADOS PRESENTES DO GRUPO 15  E + 2 DEPUTADOS DE PCD DE NADO MANDINGA. TOTAL:56 DEPUTADOS, QUE CONSTITUEM NOVA MAIORIA.   
Publicada por Ditadura do Progresso à(s) 11:12:00 


AS MENTIRAS POLITICAS TÊM LIMITES, POIS QUE NÃO PASSAM DE MACAQUICES.

AS MENTIRAS E TENTATIVAS DE INTRIGAS SÃO ARMAS DOS FRACOS E DE LIDERES FRUSTRADOS. 

MENTIRAS POLITICAS E TENTATIVAS DE INTRIGAS SÃO ARMAS DAQUELES LIDERES POLÍTICOS CUJAS BASES DE APOIO SE ENFRAQUECERAM E NEM CONSEGUEM CHAMAR OU CONVOCAR COMÍCIOS DE HOJE PARA SÁBADO. ISTO É, DE QUINTA PARA SÁBADO, PORQUE VAI SE REDUNDAR NUM FIASCO. SERÁ QUE O DOM NUNO CONSEGUE  CONVOCAR UM COMÍCIO DENTRO DE 2 A 3 DIAS? 
MAS É CLARO QUE NÃO CONSEGUE, PORQUE PERDEU A CREDIBILIDADE, POR SER UM CALOTEIRO E BAGATELA.

NO PASSADO RECENTE NUNO NABIAM, UMA BAGATELA POLITICO, CONSEGUIU CHEGAR AO SEGUNDO MAIS VOTADO EM TERMOS DE RESULTADOS ELEITORAIS, PORQUE CONSEGUIU FINTAR KOUMBA YALÁ FAZENDO-SE DE SANTO, QUANDO É JUDAS E PILANTRA. FELIZMENTE QUE O PRS NÃO FOI NAS SUAS CANTIGAS.

HOJE EM DIA, OS GUINEENSES JÁ DESCOBRIRAM A VERDADEIRA FACETA DE BAGATELA DE NUNO NABIAM, QUE NO FUNDO NÃO VALE NADA MESMO, POR INCARNAR A POLITICA DE BOCA DE ALUGUER DO DSP. 

Publicada por Ditadura do Progresso à(s) 10:13:00 

MENTIRAS DE ALGUNS POLÍTICOS TENTA PERTURBARE A PAZ E A ESTABILIDADE GOVERNATIVA.

Nunca existiu e nem vai existir lista alguma de Políticos a serem sacrificados no mandato do Presidente JOMAV. Alias, na história da Guine Bissau nunca houve a liberdade de expressão ou da opinião como neste mandato, por isso esse legado conquistado pelo Presidente JOMAV deve ser muito bem interpretado e não deve ser aproveitado para resolver assuntos de interesses mesquinhos.

Temos que ser verdadeiros como o nosso..., EU!

Alguém fala da existência da lista de 18 políticos de meia tigela a serem sacrificados? Isso é uma grande mentira, na verdade eles têm medo do que lhes possa ocorrer quando se atrevem bloquear o funcionamento da Assembleia Nacional Popular (ANP).
Os guineenses não podem continuar sendo reféns de Ciprias Cassama, ou seja de quem for.

Poça, não se admita tal desmando e falta de consideração aos Guineenses por causa de interesses mesquinhos destes políticos como Cipriano Cassama, DSP e Nuno Nabian porque o País tem que funcionar. Caso contrário, vamos pedir ao Procurador-geral da Republica que ponha o seu cargo a disposição porque este povo não merece isso.

Em que estado do direito se viu isso? Um indivíduo toma pequeno-almoço na sua casa ou na pastelaria Império e vai digerir isso numa conferência de imprensa granjeado de mentiras, calúnias e difamação sem que o Ministério Publico fizesse nada a respeito? 

Esses indivíduos devem ser chamados pela procuradoria-geral da República no sentido de provarem o que dizem.
A justiça não pode e nem deve ser apenas para o Doka Internacional, mais sim, para todos.

Em suma, as instituições da Republica devem funcionar e ninguém tem direito de as bloquear.  

Se realmente estamos na eminencia de alguma coisa, que seja provado e que sejam postos ao conhecimento do povo.

Recordar que a minha posição desde já será sempre de mostrar os erros sejam elas de onde vierem.
Como disse anteriormente, vamos pela verdade dos factos.

O Doka Internacional de hoje vai mexer com a estrutura de muita coisa e muita gente, deixou de ser o mesmo e o seu partido e aliado vai ser o povo e a verdade.

Publicada por didi lopes à(s) 11:42 

CAN2017 - "O governo disponibilizou hoje uma parte do orçamento para o CAN. A federação já recebeu essa verba financeira. Garanto que o dinheiro não constituirá problemas para a selecção", disse Florentino Mendes Pereira, ministro do Estado da Energia, a segunda figura no executivo.


Fonte: Braima Darame 

Also: 
Chegada da equipa nacional







                                                                    Ver mais fotos...
Fotos: Braima Darame 

EMPRESA DA CHINA INICIA CONSTRUÇÃO DE PORTO DE PESCA E HOTEL NA GUINÉ-BISSAU EM MARÇO DE 2017

A empresa chinesa Fujian Shiahai inicia em Março de 2017 a construção do porto de pesca e de um hotel na localidade de Prabis, no norte da Guiné-Bissau, anunciou este fim-de-semana o representante local da empresa, Fodé Djassi.


Fodé Djassi adiantou que da parte chinesa estão criadas todas as condições, nomeadamente o capital necessário para financiar as obras em Prabis, faltando apenas que as autoridades da Guiné-Bissau aprovem os pedidos de autorização apresentados.

O presidente da empresa chinesa, Yan Macky, que na altura entregava prendas de Natal às crianças daquela localidade, justificou a escolha da Guiné-Bissau para a realização deste investimento “com o acolhimento caloroso que recebeu no país.”

As obras de construção do porto de pesca e de um hotel, cujos custos não foram divulgados, irão empregar, pelo menos, três mil pessoas, entre técnicos chineses e trabalhadores guineenses. 
Fonte: Macauhub

Guiné-Bissau desperdiça oportunidades de cooperação com a China em 2016

A Guiné-Bissau desperdiçou duas grandes oportunidades no âmbito da cooperação com a China ao longo de 2016, afirmou o embaixador cessante da China, Wang Hua, em declarações ao jornal guineense “O democrata.”

O diplomata chinês especificou que a primeira delas ocorreu no passado mês de Julho, aquando do Fórum da Cooperação China/África, em que meia centena de países africanos levaram cerca de 300 projectos avaliados em 50 mil milhões de dólares, os quais a República Popular aceitou financiar.

Apesar de ter participado neste encontro, “a Guiné-Bissau não conseguiu apresentar uma ideia concreta, específica e viável, por falta de uma definição clara da sua política de cooperação com a China”, disse o embaixador.

Wang Hua assegurou que foi o seu país que tomou a iniciativa de mudar do antigo para um novo formato de cooperação entre os dois países, o que resultaria na assinatura, nomeadamente do acordo de cooperação no domínio agrícola com uma duração de 2 anos.

A outra oportunidade não aproveitada pela Guiné-Bissau, prosseguiu o embaixador, surgiu no decurso 5.ª Conferência Ministerial do Fórum de Macau, em que o então primeiro-ministro, Baciro Djá, à frente de uma delegação ministerial de sete pessoas, não conseguiu apresentar nenhum projecto viável capaz de mobilizar fundos do sector privado chinês.

Wang Hua, cuja missão termina no final do ano em curso, sublinhou que apesar de tudo a China procurou sempre minimizar os problemas da Guiné-Bissau e deu como exemplo a iniciativa do seu pais em perdoar a dívida de Bissau no valor de 30 milhões de dólares.

Por outro lado, salientou o diplomata, o governo chinês ofereceu este ano um apoio financeiro de 100 milhões de yuans para financiar alguns projectos de infra-estruturas da Guiné-Bissau, entre os quais a construção da auto-estrada Bissau/Safim.

Esclareceu que apoios deste género podiam ser em número muito maior, bem como por parte do sector empresarial chinês, não fosse a situação de instabilidade política institucional.

“Durante a minha estada na Guiné-Bissau trabalhei com seis primeiros-ministros”, disse, para exemplificar as constantes trocas de governo na Guiné-Bissau. (Macauhub)

Publicada por Bambaram di Padida à(s) 09:11:00 

Presidente das Filipinas ameaça atirar de um helicóptero funcionários públicos corruptos

"Se é corrupto, vou buscá-lo com um helicóptero e mando-o para fora". A afirmação é do presidente da Filipinas Rodrigo Duterte. E a ameaça está a ser levada bem a sério, até porque Duterte diz que ele próprio já o fez e não terá qualquer receio em voltar a fazer.


O presidente das Filipinas diz que em tempos atirou de um helicóptero um indivíduo chinês suspeito de violação e assassinato. Algo que voltará a fazer com elementos do Estado que sejam corruptos.

"Já o fiz antes, por que razão não o faria de novo?", disse Duterte durante um discurso sobre as vítimas de um tufão que atingiu as Filipinas. 

Questionado sobre a veracidade da história do helicóptero, o porta-voz de Duterte não negou, mas também não confirmou: "Digamos apenas...lenda urbana", afirmou aos jornalilstas Ernesto Abella, sem acrescentar mais informação.

Não é a primeira vez que o Duterte admite ter matado pessoas. Ainda há umas semanas o presidente das Filipinas afirmou que durante os seus 22 anos como presidente da Câmara da cidade de Davao chegava a andar de mota pelas ruas da cidade à procura de "encontros para matar".

Perante todas estas afirmações, as Nações Unidas enviaram recentemente o Alto Comissário para os Diretos Humanos ao país para investigar a veracidade das declarações de Duterte. Quando teve conhecimento disso, o presidente das Filipinas chamou a esse responsável "estúpido", um "idiota" que devia voltar para a escola. 

Fonte: RTP

Publicada por António Aly Silva

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

NOTÍCIA DC: JOMAV vs SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO DO ESTADO - FEIJÃO TEM TOUCINHO


A guerra declarada e desavergonhada pelo controlo total do poder na Guiné-Bissau por parte do presidente da República, José Mário Vaz, atingiu agora um nível perigoso: JOMAV ataca o Serviço de Informações do Estado (SIE) mas o que quer mesmo é atingir o director-geral desta força de segurança, o Coronel Antero João Correia, um homem digno e que conhece em profundidade o seu trabalho.

Ditadura e Consenso pode afirmar agora com cem por cento de certeza que o presidente José Mário Vaz quer nomear para esse lugar o seu conselheiro - e amigalhaço - AVELINO CABRAL, que as más línguas do palácio dizem ser o 'co-presidente da República'.... Cá está o AVELINO CABRAL, apanhado a verter águas no forte da Amura:


AVELINO CABRAL, Conselheiro do presidente da República



O Coronel Antero João Correia, como DC publicou ontem, escreveu ao Umaro Sissoco a 28 de novembro, pedindo a sua demissão do cargo de director-geral dos Serviços de Informação do Estado. Até hoje não obteve uma resposta.

À
CEDEAO, CPLP, UNIÃO AFRICANA, UNIÃO EUROPEIA, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS


José Mário Vaz tem de ser travado, caso contrário teremos um banho de sangue neste País não tarda nada. Desta vez - e peço-vos que acreditem nisto, que o levem muito a sério - nenhum cidadão estrangeiro será evacuado da Guiné-Bissau. Ficarão aqui mesmo para, juntos, vivermos o inferno!AAS

As imagens do encontro que mantive com o Presidente da Nigéria Muhammadu Buhari está quarta-feira no palácio presidencial de Abuja.




Fonte: Umaro El Mocktar Sissoko Embaló