sexta-feira, 9 de abril de 2021

Interpol resgata 500 vítimas de contrabando de seres humanos

© Lusa

Por LUSA  09/04/21 

A Interpol libertou 500 vítimas de contrabando de seres humanos e efetuou 195 detenções em 24 países de África e da Europa, anunciou hoje a agência policial internacional em comunicado.

A Operação Weka identificou 760 migrantes que tinham caído nas redes de tráfico ilegal, alguns deles aguardando em Marrocos a travessia em direção a Espanha a bordo de botes pneumáticos.

Segundo a ONU, a diferença entre os dois conceitos -- tráfico ou contrabando de pessoas pelas máfias de imigração ilegal --, consiste em que na primeira as vítimas são vendidas recorrendo "ao uso da força", e na segunda oferecem aos migrantes uma forma ilegal de emigrar do seu país para outro a troco de dinheiro.

A polícia nacional espanhola anunciou que 64 dos detidos foram intercetados em Espanha, indicou a agência noticiosa Efe.

Os serviços de informações espanhóis contribuíram para a operação com a detenção dos contrabandistas de migrantes que operavam no país magrebino norte-africano, assinalou a Efe.

Foi em Marrocos que a Operação Weka ("Stop" em suaíli) estabeleceu o seu centro de comando e onde efetuou o maior número de detenções, 49 das 195, quase todas relacionadas com tráfico de migrantes.

O dispositivo, que decorreu entre 28 de março e 02 de abril, foi coordenado por uma unidade da Interpol e recolheu informações provenientes de vários países de origem e destino das vítimas do tráfico de pessoas, como o Sudão, República do Congo, Espanha, Grécia e Marrocos.

No Sudão, a polícia resgatou 100 pessoas e deteve outras 20, incluindo traficantes que exploravam crianças numa fábrica de plásticos.

Pelo menos 29 pessoas provenientes da Líbia, Síria e Jordânia foram libertadas na República do Congo, onde eram exploradas por uma empresa de construção que lhes confiscou os passaportes e sem pagamento dos salários.

A colaboração do Quénia e do Uganda permitiu desarticular um grupo que traficava raparigas menores, incluindo uma de dez anos que foi libertada após ter sido vendida a uma família e efetuado trabalhos forçados.

Na África do Sul, a polícia investiu numa fábrica e resgatou 17 cidadãos do Mali que trabalhavam 15 horas diárias sem comida nem descanso, e na Grécia, no aeroporto de Atenas, foram detetados nove sírios que pretendiam sair do país com passaportes romenos falsificados e que fingiam constituir uma equipa de voleibol.

No comunicado, a Interpol assinala que a pandemia de covid-19 está a acentuar este género de situações e que os mais vulneráveis estão ainda mais desesperados para escaparem à "dureza" do seu quotidiano.

A organização policial também sublinhou que o contrabando de pessoas e o tráfico de migrantes estão muito relacionados, ao exemplificar com o caso de uma rapariga congolesa de 15 anos que, com o objetivo de fugir a um casamento forçado, caiu em poder de uma máfia de imigração onde sofreu abusos sexuais. Por fim, foi resgatada em Tunes.

"É por tudo isto que a Interpol continuará a ajudar os países com os casos complexos de tráfico de pessoas, o que levará sem dúvida a novas detenções nos próximos meses", declarou Jürgen Stock, secretário-geral da Interpol.

COVID-19 pode ameaçar a campanha de castanha de caju, afirmam agricultores guineenses

Lassana Cassamá  voaportugues.com

BISSAU - Agricultores guineenses temem que a campanha de comercialização de castanha de caju seja comprometida pela Covid-19.

O presidente da Associação Nacional dos Agricultores, diz que tendo em conta que “todos os exportadores da castanha de caju vêm sempre de fora (…) é muito duvidoso” esperar uma boa campanha num ano abalado pela pandemia.

Não obstante, Jaime Boles tem alguma esperança, o que depende de medidas a adoptar.

Para mitigar a situação, baseando na experiência do ano passado, o secretário geral do Ministério do Comércio, Aureliano Marcelino Gomes, afirma que o Governo elaborou um plano de contingência, adequado às particularidades de COVID-19:

Gomes recomenda “que se tome em consideração o distanciamento, uso obrigatório das máscaras, que os armazéns de Stocks estejam desinfectados, que hajam luvas disponíveis para os trabalhadores, que hajam aparelho de medição de temperaturas e tomar refeições de forma individual”

E para monitorar tais medidas, haverá uma equipa de fiscalização, salienta Gomes.

Atrair compradores

De notar que mais de 80% da população da Guiné-Bissau depende directa ou indiretamente da campanha de comercialização do caju, que representa quase a totalidade das exportações do país.

O Governo já fixou o preço base de 360 Fcfa (0,72 USD), por kg.

Mas Bubacar Mané, especialista em Comércio Internacional, disse que o preço base por si só não assegura o eventual sucesso da campanha de comercialização da castanha de caju.

Para ele, são necessárias “outras medidas e dinâmicas ao nível dos impostos e taxas que possam atrair os compradores estrangeiros, já que o tecido empresarial nacional está em falência”.

Enquanto isso, a economista Udé Fati apresenta algum sinal de optimismo, afirmando que “temos ainda os principais parceiros de exportação, que são os indianos e os mauritanianos, que servem de intermediários, já nas tabancas, e o preço que está ser verificado na Guiné-Bissau é o mesmo que no Senegal. Então, se esta harmonização do preço continuar, o Governo não terá a fuga dos impostos.”

Mas Fati ressalva que a introdução de novos impostos pode dificultar a campanha, considerando que até 2020 só pagavam os impostos os intermediários e os exportadores, enquanto os agricultores não.

“É difícil pensar que os intermediários vão poder captar estes impostos junto dos agricultores", diz a economista.

Relâmpago mata mais de 60 cabras em Arcos de Valdevez

Por sicnoticias.pt

Alerta foi dado pelo proprietário dos animais.

Um relâmpago matou esta sexta-feira 68 cabras na freguesia de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, disse à Lusa o vereador com o pelouro da proteção civil municipal.

Contactado pela agência Lusa, Olegário Gonçalves adiantou que o alerta foi dado pelo proprietário dos animais, cerca das 15:00.

O responsável adiantou que "os técnicos da proteção civil municipal deslocaram-se para o local", aguardando-se a chegada de responsáveis do Ministério da Agricultura.

Luis Oliveira Sanca nomeado Conselheiro Especial do Presidente da República!



 RadioBantaba

🌍🇳🇬Alguns factos sobre a NIGÉRIA🌍🇳🇬

Fonte: Tribo Banto Áfrika

🌍🇳🇬Alguns factos sobre a NIGÉRIA🌍🇳🇬

 1. O homem negro mais rico da terra é da Nigéria (Aliko dangote);

 2. A segunda mulher negra mais rica da África é da Nigéria (folorusho Alakija);

 3. A NIGÉRIA é a nação negra mais popular e bem-sucedida do planeta;

 4. Lagos é o centro econômico da ÁFRICA;

 5. A Nigéria tem a melhor indústria musical da África;

 6. A Nigéria tem a melhor indústria cinematográfica da África;

 7. A Nigéria é a nação do futebol de maior sucesso na África;

 8. A Nigéria é a nação mais rica da África;

 9. A Nigéria é o maior produtor de produtos petrolíferos;

 10. A NIGÉRIA tem a maior economia da África;

 11. A Nigéria foi a primeira nação africana a posicionar um satélite no espaço;

 12. A Nigéria é o primeiro país a ganhar uma medalha de ouro olímpica;

 13. Alguns dos grandes romancistas, poetas e escritores da África são da Nigéria;

 14. A primeira pessoa a produzir o computador mais rápido do planeta é um nigeriano chamado Philip Emeguali.

O que ficaste a saber sobre a Nigéria 🇳🇬nesse post?

Pescas - Ministério redefine estratégias para melhor controlo das capturas do pescado

Bissau, 09 Abr. 21 (ANG) – O Ministério das Pescas, através do Centro de Investigação e Pesquisa Agrária(CIPA), promoveu hoje um ateliê  visando a definição de estratégias com vista a implementação da Total Admissível Captura(TAC) do pescado.

Ao presidir a cerimónia de abertura do evento, o ministro das Pescas, disse que a implementação

do referido plano constituirá um dos indicadores de gestão durável dos recursos pesqueiros na Guiné-Bissau.

Malam Sambu afirmou que a criação do primeiro grupo de trabalho designado de Comité Científico Conjunto com a União Europeia, é um exemplo entre vários outros, que demonstra o empenho do Ministério das Pescas, junto a cada um dos seus parceiros de desenvolvimento, para responder às preocupações relativas a evolução do estado dos recursos pesqueiros.

“A pesca na Guiné-Bissau contribui para o equilíbrio da balança económica do país e para a melhoria das condições de vidas das populações. Os recursos pesqueiros são explorados, na sua maioria, por frotas estrangeiras e como consequência, toda a actividade da frota industrial e artesanal é offshore, com impactos pouco significativos ao nível interno”, explicou o governante.

Malam Sambu disse que, neste contexto, apresenta-se a necessidade de adequar a capacidade das frotas industriais às reais possiblidades de pesca reveladas pelas diversas acções de investigação ciêntítifica realizadas na Zona Económica Exclusiva do país.

disse que o indicador da Tonelagem de Arqueação Bruta(TAB) não circunscreve, claramente, as quantidades e as qualidades capturadas pelos navios industriais durante as operações de pesca.

Adiantou que, a capacidade volúmica dos navios pode situar-se para além da quantidade de recursos de que dispõe, na realidade, a Guiné-Bissau.

Por isso, o ministro das Pescas sublinhou que a implementação do Total Admissível das Capturas permitiria aliviar o impacto do esforço de pesca sobre os recursos haliêuticos, sobretudo os stocks comercialmente explorados.

Para o Director-geral do Centro de Investigação Pesqueira Aplicada(CIPA),  o plano denominado Total Admissível das Capturas(TAC), é um mecanismo de gestão, cuja implementação se prevê para breve, de forma a  que os navios que operam nas águas territoriais do país, passassem a pagar as licenças mediante as quantidades de pescados capturados.

Jeremias Francisco Enchama explicou que essa medida vai acabar com as práticas antigas, em que os agenciadores dos navios tomam licenças e pescam a quantidade que quiserem e  vão se  embora.

Segundo Enchama, o grupo de trabalho criado no âmbito do ateliê vai trabalhar na definição dos preços por cada captura de espécies de peixe.

ANG/ÂC//SG

PRÉ-AVISO DE GREVE NA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS


Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

EAGB - COMUNICADO

 Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB

A EAGB comunica os seus estimados  clientes e principalmente os moradores de Antula "pabidjar" que, devido a avaria verificada num dos cabos subterrâneo  a referida zona se encontra sem a corrente eléctrica.

Para o efeito, informamos que já estão no terrenos técnicos da empresa a trabalhar para o restabelecimento da corrente eléctrica, mas, aproveitamos para  avisar que, pode ser que não se resolva o problema ainda hoje, uma vez que a avaria é subterrânea e leva algum tempo de manutenção. Se for o caso, prometemos o restabelecimento da energia para amanhã nas primeiras horas. 

A EAGB pede  é agradece a colaboração dos seus estimados clientes.

Quem conhece, ou reconher a criança que avise os familiares.

Fonte: CAP GB

Criança que diz chamar Sadjo, identificando o pai com mesmo nome 'Sadjo' está sob cuidado da AMIC há mais de uma semana, desde ultimo jogo dos djurtus.

Pede-se aos familiares de contatarem numero 955362898.

Quem conhece, ou reconher a criança que avise os familiares.

Favor partilhar!

Marta Temido sobre a vacina da AstraZeneca: efeitos são "extraordinariamente raros"

SIC Notícias 09.04.2021

Portugal suspendeu a administração da vacina da AstraZeneca para pessoas com menos de 60 anos.

A ministra da Saúde acompanhou esta manhã o processo de vacinação de trabalhadores agrícolas em Odemira. No final, falou sobre o processo de vacinação. Sobre a vacina da AstraZeneca, Marta Temido sublinhou que os efeitos são "extraordinariamente raros, em determinados grupos etários". A ministra explicou que não foi possível um entendimento técnico entre as entidades nacionais. "Nem sempre os peritos estão todos de acordo", realçou Marta Temido.

Portugal fez a opção de restringir a toma da vacina da AstraZeneca a menores de 60 anos, mas alguns países, incluindo na União Europeia, tomaram diferentes decisões.

Guiné-Bissau: Encontro de trabalho entre Ministro das Obras Públicas Habitação e Urbanismo Sr. Fidélis Forbs e a representação da UEMOA sobre o projeto de financiamento da habitação acessível...

 Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo

MOPHU/09.04.20121

Encontro de trabalho entre Ministro das Obras Públicas Habitação e Urbanismo Sr. Fidélis Forbs e a representação da UEMOA sobre o projeto de financiamento da habitação acessível.

Objetivo: melhorar o quadro regulamentar do sector da habitação e do planeamento urbano da Guine-Bissau.

Melhorar os mecanismos para a produção de parcelas com manutenção na Guine-Bissau.

Depois da intervenção a volta do assunto, o ministro Fidélis Forbs para além de agradecer o apoio da UEMOA, assegurou que o representante da UEMOA pode contar com o seu total apoio e do ministério, e que estará disponível 24/24hrs para quaisquer assuntos relacionados com o seu pelouro.



BRITÂNICA - Morreu o príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II ... Tinha 99 anos.

© Getty

Notícias ao Minuto 09/04/21 

Morreu esta sexta-feira, dia 9 de abril, o príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II. Tinha 99 anos.

A informação foi confirmada no Instagram oficial da família real. 

"É com profunda tristeza que sua majestade, a Rainha, anuncia a morte do seu amado marido, sua alteza real, o príncipe Filipe, duque de Edimburgo", começa por ler-se na nota oficial. 

O casa real informa ainda que o príncipe "faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor".

Novos anúncios sobre as cerimónias fúnebres "serão feitos oportunamente".

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por The Royal Family (@theroyalfamily)


TAXAS CAMARÁRIAS - Comércio a retalho na Guiné-Bissau ameaça fechar portas

Com Notícias ao Minuto  09/04/21

O comércio a retalho na Guiné-Bissau poderá ficar paralisado se a Câmara Municipal de Bissau (CMB) persistir na cobrança de novas taxas, disse o presidente da associação de retalhistas dos mercados guineenses, Aliu Seidi.

Segundo Seidi, a câmara aumentou "em certos casos até 200% as taxas" e, nos últimos dias, "está a ameaçar encerrar os estabelecimentos que se recusam a pagar" as novas cobranças que é feita aos donos das farmácias, proprietários de pequeno comércio no mercado do Bandim (maior centro do comércio do país) e às mercearias.

O líder dos comerciantes de venda a retalho acusou a Câmara Municipal, particularmente, de alegado desrespeito ao decreto do Governo que proíbe qualquer aumento de preço de venda ao consumidor de todos os produtos, devido ao estado de calamidade ditado pela pandemia do novo coronavírus.

Aliu Seidi disse que "não haverá diálogo" no dia em que o Estado mandar encerrar algum estabelecimento comercial de um associado por falta de pagamento das taxas.

"Qualquer loja, taberna, farmácia ou outro estabelecimento de um pequeno comerciante que for fechado devido ao não pagamento destas taxas, vamos mandar encerrar todo o pequeno comércio a nível nacional", avisou o dirigente comercial.

Aliu Seidi exortou os consumidores guineenses a endossar toda a responsabilidade às autoridades, se um dia a situação for aquela.

"Parece que as pessoas querem matar o setor privado na Guiné-Bissau", enfatizou Aliu Seidi.

As farmácias ainda não foram fechadas, mas Neusa Melo, a porta-voz da associação de proprietários, enfatizou que a continuar neste ritmo tarde ou cedo vão acabar por encerrar as portas, devido às taxas cobradas pelo Estado.

Neusa Melo explicou que nos últimos dias as farmácias estão a ser pressionadas pela CMB para o pagamento de "uma taxa de ocupação do chão", isto é, terreno onde o imóvel está situado.

A porta-voz da associação das farmácias na Guiné-Bissau considerou que, por um lado, a classe não devia pagar aquela taxa, porque os donos dos imóveis já a pagam ao Estado e, por outro lado, subiu de cinco mil francos CFA (7,62 euros) para cerca de 2,3 milhões de francos CFA (3.506 euros) em cada 90 dias.

"É um valor exorbitante para quem vende medicamentos. Essas taxas impedem o avanço das nossas atividades", afirmou Neusa Melo.

O Governo introduziu no Orçamento Geral do Estado e iniciou a cobrança do imposto da democracia, imposto do audiovisual, imposto à importação de materiais de construção civil, imposto sobre as telecomunicações e o imposto de saneamento público.

A população tem reclamado que os novos impostos implicam o aumento de custo de vida e a subida de preço de bens e serviços no país.

POR LUÍS FILIPE SEBASTIÃO

Vídeo by: RadioBantaba 

França altera 2.ª dose da Astrazeneca para pessoas com menos de 55 anos

© Vito Corleone/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Notícias ao Minuto  09/04/21 

As pessoas com menos de 55 anos que receberam em França a primeira dose da vacina da farmacêutica AstraZeneca contra a covid-19 devem receber a segunda dose de outra vacina, afirmou o ministro da Saúde francês.

As declarações de Olivier Véran surgem antes do anúncio oficial sobre esta matéria, previsto para esta sexta-feira.

"Vai ser confirmado hoje, é absolutamente lógico", declarou Véran, frisando, porém, que o anúncio oficial caberá à Alta Autoridade da Saúde (HAS) francesa, que fará uma conferência de imprensa às 08h00 GMT (09h00 em Lisboa)

A HAS tinha suspendido o uso desta vacina em menores de 55 anos no dia 19 de março, devido aos raros casos de trombose detetados na Europa.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) reconheceu na quarta-feira uma ligação entre a administração da vacina e os casos raros de "coágulos de sangue incomuns associados a plaquetas", agora listados como "efeitos secundários muito raros".

Contudo, o regulador europeu sublinhou que os benefícios do uso da vacina ainda superam os riscos.

Na mesma conferência de imprensa, a EMA comparou o risco de formação de coágulos sanguíneos após a toma da vacina da contra a covid-19 da farmacêutica AstraZeneca ao da toma de contracetivos hormonais como a pílula.

"Um exemplo em que gostaria de atentar é [a relação entre] o uso do contracetivo oral combinado hormonal e os coágulos sanguíneos que ocorrem após a toma desses contracetivos, que são dados às mulheres que normalmente são saudáveis", afirmou o Chefe do Departamento de Farmacovigilância e Epidemiologia da EMA, Peter Arlett.

Depois da polémica com os casos de trombose detetados em quem já tinha tomado a vacina da AstraZeneca, vários países decidiram traçar limites e não administrar a vacina da AstraZeneca abaixo de certas idades, por uma questão de segurança: 30 anos no Reino Unido, 55 anos em França, na Bélgica e no Canadá, 60 anos em Portugal, na Alemanha, em Itália e nos Países Baixos e 65 anos na Suécia e na Finlândia.

Descobre que tem duas vaginas aos 25 anos durante o seu primeiro parto


Fonte: msn.com/pt  09/04/21

Brittany Jacobs viveu durante 25 anos sem saber que tinha duas vaginas. A descoberta foi feita quando entrou em trabalho de parto.

"Oh querida, tu tens duas vaginas, dois colos uterinos e dois úteros", disse-lhe uma enfermeira enquanto Brittany estava em vias de dar à luz o seu primeiro filho.

Embora nunca se tivesse apercebido que tinha uma anatomia dupla, a mulher confessa que, em jovem, já tinha se questionado sobre a possibilidade de ter algo estranho na sua zona íntima. A par disso, sempre considerou estranho as dores demasiado fortes aquando da menstruação e o facto de ficar menstruada duas vezes por mês.

Apesar das suas queixas, o seu médico sempre lhe disse que não havia nada de mal com ela, situação em que esta acreditou... até há pouco tempo.

A revelação de Brittany foi feita através de um vídeo de TikTok e em que a jovem responde à pergunta de uma outra utilizadora desta rede social, que questionava as pessoas sobre erros médicos que já tivessem vivido.

O vídeo de Brittany teve mais de 2,7 milhões de visualizações.

JORNADA DA REFLEXÃO: DA JUVENTUDE PARA ALTERNÂNCIA DEMOCRÁTICA (JUADEM) - Quinhamel 11 a 12 do mês de abril 2021

LEMA: DESAFIOS DA JUADEM NO PROCESSO DA CONSOLIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE BASE DO PARTIDO

A não perder...

By Carlos Sambu

Hong Kong pede à AstraZeneca que suspenda encomenda de vacinas

© Manuel Dorati/Anadolu Agency via Getty Images

Notícias ao Minuto  09/04/21 

Hong Kong anunciou hoje que pediu à AstraZeneca para suspender a sua encomenda da vacina contra a covid-19 por receio de efeitos secundários e preocupações sobre a eficácia contra novas variantes do coronavírus.

Na quarta-feira, a Agência Europeia de Medicamentos indicou uma "possível ligação" entre a vacina da farmacêutica AstraZeneca e "casos muito raros" de formação de coágulos sanguíneos, mas insistiu nos benefícios do fármaco face aos riscos de efeitos secundários, dada a gravidade da pandemia.

O Governo britânico procurou na quinta-feira tranquilizar as pessoas sobre a segurança das vacinas, dizendo que o risco de adoecer gravemente com a covid-19 é muito maior.

Hoje, a responsável da saúde de Hong Kong, Sophia Chan, disse que pediu à AstraZeneca para não entregar as doses da vacina já encomendadas.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.890.054 mortos no mundo, resultantes de mais de 133 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Em Portugal, morreram 16.899 pessoas dos 825.633 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Austrália investe na vacina Pfizer e deixa AstraZeneca para maiores de 50

© Shutterstock

Por LUSA  09/04/21

A Austrália anunciou hoje ter concluído um acordo para comprar mais 20 milhões de doses da vacina da farmacêutica Pfizer, abandonando o plano anterior de vacinação contra a covid-19 com a da AstraZeneca.

O primeiro-ministro australiano deu conta do acordo poucas horas depois de afirmar que a Austrália deixaria de utilizar a vacina da britânica AstraZeneca para pessoas com menos de 50 anos.

Scott Morrison disse que este compromisso significa que a Austrália vai receber um total de 40 milhões de doses da vacina Pfizer até ao final do ano, o suficiente para inocular 20 milhões de pessoas no país, que tem 26 milhões de habitantes.

Na quarta-feira, a Agência Europeia de Medicamentos indicou uma "possível ligação" entre a vacina da farmacêutica AstraZeneca e "casos muito raros" de formação de coágulos sanguíneos, mas insistiu nos benefícios do fármaco face aos riscos de efeitos secundários, dada a gravidade da pandemia.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.890.054 mortos no mundo, resultantes de mais de 133 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Em Portugal, morreram 16.899 pessoas dos 825.633 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Il pourrait jongler toute la journée ⚽

He could juggle all day ⚽

 Oh My Goal - France 

O convidado na rubrica "Visão", é o António Artur Sanha -Ministro de comércio e indústria.

O ministro do Comércio, Artur Sanhá no estúdio da Rádio Jovem em Bissau, para abordar a campanha de comercialização e exportação da castanha de caju, a maior atividade económica da Guiné-Bissau.

O arranque ficou marcado por uma polémica em relação ao preço mínimo fixado pelo Governo.

Parte 1

Parte 2

By Rádio Jovem Bissau 

Ministra da Administração Pública quer marcação de faltas aos funcionários Públicos

Por CNEWS

A ministra da Administração Pública, Maria Celina Tavares, defendeu esta quinta-feira (08.04), a aplicação da norma que permite a marcação das faltas aos funcionários públicos, como forma de aumentar a produtividade dos servidores do Estado, indicou o comunicado do Conselho de Ministros.

De acordo com o documento a que o Capital News teve acesso, Celina Tavares “defendeu a necessidade do cumprimento das disposições da circular 00209/GMATESS/2020, que impõem o controlo de assiduidade e das faltas dos funcionários afetos à administração pública, no quadro do reforço da qualidade dos serviços e do aumento da produtividade”, indica o comunicado do Conselho de Ministros.

As declarações da ministra da Administração Pública, na reunião do governo, foram registadas também numa altura em que ainda decorre, há messes, a greve geral na função pública, convocada pela União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG).

Na reunião desta quinta-feira, do Conselho de Ministros, de acordo com o comunicado do governo, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, “que acompanhou ao encontro de forma direta”, exortou ao governo para que, com a maior celeridade possível, instruir mecanismos para “um diálogo sério e franco, com os sindicatos, para por termo à greve”, indica o comunicado do Conselho de Ministros.

FAMÍLIA FRANCISCANA DIZ QUE PAÍS VIVE CRISE DE TODAS AS FORMAS

Por radiobantaba.com

A Família Franciscana da Guiné-Bissau considerou esta quinta-feira, através de uma mensagem divulgada à imprensa, que o país está a regredir e a viver uma crise com instrumentalização política de identidades étnicas e religiosas.

Segundo a agência Lusa, a organização católica sublinhou que os guineenses estão a viver entre outras, a crise política, jurídica, económica, sanitária, que conduzem a um clima de agressões físicas e verbais, atentatórias à dignidade humana e conducentes à violação da integridade física e moral das pessoas, das instituições e da sociedade em geral.

No documento, a Família Franciscana revelou que se está a assistir a gastos avultados de dinheiro público de forma leviana e sem transparência.

Esta instituição descreveu que a justiça está fragilizada, desacreditada, seletiva e longe dos mais frágeis e necessitados.

Os franciscanos da Guiné-Bissau denunciaram também os silêncios das autoridades responsáveis, inclusive da comunidade internacional.

Na nota lê-se ainda, que a República está a regredir, em termos de garantias e defesa dos direitos, que a Família Franciscana não está contra ninguém, pediu ao Estado que se zele com a vida concreta dos cidadãos, sobretudo na área da educação, saúde, produção de alimentos e apostar na economia para criar mais postos de trabalho.

A organização concluiu na carta, a solicitar uma governação exemplar e o combate à corrupção em todas as suas formas.

VJ