sexta-feira, 20 de abril de 2018

GOVERNO LANÇA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE

O governo através do ministério da saúde em parceria com sistema das Nações Unidas lançou oficialmente esta sexta-feira (20 de Abril) a campanha nacional integrada de vacinação contra poliomielite e desparasitação com mebendazol.

A suplementação e desparasitação estão inseridas nas prioridades das autoridades visando a redução da mortalidade nas crianças menores de 5 anos de idade.

A campanha, que se realiza entre hoje e segunda-feira em todo o território nacional, vai decorrer em simultâneo nos países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Ao presidir a cerimónia do lançamento, o Secretário-geral do ministério da saúde Guilherme Silá afirmou que a vacinação é uma das intervenções médica mais eficaz e económica acessível aos homens, pois trata-se da melhor custo de eficácia mundialmente conhecido para reduzir a morbilidade e a mortalidade. 

No entanto, o representante da Organização Mundial da Saúde Jean Marie Kipela sublinhou que a realização desta campanha acontece num momento crucial para a Guiné-Bissau uma vez que de acordo com metas traçadas pela região africana da OMS, “ até Novembro deste ano, o país deverá apresentar a documentação completa à Comissão Africana de Certificação da erradicação da Poliomielite, criando assim as condições para de poder declarar livre da pólio à semelhança dos demais países do continente”, explica representante da OMS na Guiné-Bissau.

Por seu turno, o representante dos moradores do bairro Bandin Joaquim Barbosa pediu o apoio de OMS e da UNICEF no sentido de os conceder uma ambulância para centro de saúde do bairro

O último relatório relativo à aplicação da convenção sobre os direitos das crianças na GB aponta a suplementação com vitamina A, como uma das acções mais bem-sucedidas e menos dispendiosa na redução de mortalidade nas crianças.

Por: Nautaran Marcos Có

radiosolmansi

UNIOGBIS CONDECORA OFICIAIS DA POLÍCIA DAS NAÇÕES UNIDAS


O Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) agraciou 13 dos 19 oficiais de Policias das Nações Unidas em missão no país.

Durante a cerimónia esta sexta-feira (20 de Abril), o representante residente do UNIOGBIS Modibo Turé afirma que o papel fundamental destes oficiais é de promover o estado do direito.

«Quando estamos a falar da missão de manutenção da paz, geralmente vem a imagem dos capacetes azuis e aquelas grandes armas de combate e as vestimentas a prova de balas. E as vezes por causa destas imagens tendemos a esquecer o grande e responsável componente para a consolidação da paz no contesto dos conflitos que são os oficiais da policias das Nações Unidas porque seu papel fundamental é a promoção do estado de direito e com base nisso que as nações são construídas», reconheceu o representante da UNIOGBIS.

Entretanto, o chefe da sessão do Estado de Direito e Instituições de Segurança do UNIOGBIS Antero Lopes reconheceu que há mudanças de mentalidade por parte dos militares, políticos e dos membros das instituições de segurança e da justiça.

“ Há uma crescente eficácia na luta contra a impunidade. Se há sector que tem crescido bastante apesar das dificuldades, esse sector é o das reformas prioritárias, nomeadamente o sector da segurança, justiça que têm dado provas de que se estão a transformar”, saliente Antero Lopes.                  

Os oficiais da polícia das NU afectos a GB têm a missão de ajudar na implementação dos mandatos da missão de reforma de sector de segurança e profissionalização da polícia nacional e instituições de segurança.

Por: Nautaran Marcos Có
radiosolmansi

COMERCIANTES E AGRICULTORES PREOCUPADOS COM CAMPANHA DE CASTANHA DE CAJU


A Associação dos Comerciantes, Agricultores e Industriais da Província Norte exortou, esta sexta-feira (20), na conferência de imprensa, o Presidente da Republica para buscar financiamento para a campanha de comercialização de castanha de Caju

O Presidente da associação, Amadu Ju Jaco Cante, pediu ainda o Presidente da Republica para criar mais possibilidades de venda de castanha de caju.

“É preocupante ver os comerciantes a passarem dificuldades. Que o Presidente da Republica busque financiamento para poder concretizar o seu projecto de compra de castanha de caju no preço de 1000 francos CFA, se não há financiamento para compra de castanha de caju nas mãos das pessoas que não têm condições isso irá criar impossibilidade”, declara.

Amadu Cante diz ainda que o Presidente da Republica tem todo o poder de usar a sua influência junto dos parceiros para puder materializar o processo de comercialização de castanha de Caju.

“Faltam poucos dias para a época chuvosa, existem muitas zonas que impede a chegada dos carros na época de chuva, e hoje os comerciantes andam com a castanha de caju de regiões para cidade e não há ninguém para comprar por causa de preço”, alerta.

O Presidente da Associação dos Comerciantes, Agricultores e Industriais da Província Norte diz estar preocupada com a campanha de comercialização de castanha de caju que está a decorrer, e até neste momento, a castanha de caju não está a ser comprar em 1.000 francos cfa, preço anunciado pelo Presidente da Republica.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira

radiosolmansi

EXCLUSIVO DC: Aleluia!!! A partir de hoje, a POLÍCIA JUDICIÁRIA vai acompanhar todos os passos da EAGB: vão comprar combustível e escoltar os camiões cisterna até à central; vão conferir tudo o que é abastecido e o stock; vão aos bancos etc, etc. Esta é a triste realidade de uma empresa que devia ser viável, fornecendo electricidade e água para 450 mil almas em Bissau. Já não era sem tempo! Agora, é cada um assumir as suas responsabilidades junto da Justiça. Sr. Primeiro-Ministro, Aristides Gomes, RETIRE A PASTA DA ENERGIA das mãos do PRS. É um desafio!!!

P.S.: Hoje, toda a grande Bissau está sem energia e água há mais de 15 horas. O que é uma vergonha.

ditaduraeconsenso

Presidente guineense felicita novo chefe de Estado de Cuba


O chefe de Estado da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, felicitou hoje Miguel Diaz-Canel, eleito na quinta-feira para suceder na Presidência de Cuba Raúl Castro.

"Por ocasião da sua eleição magistratura suprema da República Socialista de Cuba, endereço-lhe, em nome do povo guineense e em meu nome pessoal as minhas calorosas felicitações e votos de sucesso na mais alta função que acaba de ser investido", refere uma mensagem da Presidência guineense, divulgada à imprensa.

Na mensagem, José Mário Vaz destaca a "histórica relação de fraternidade, solidariedade e de cooperação" existente entre os dois países, esperando que se desenvolvam e consolidem "cada vez mais".

O número dois do regime cubano, Miguel Diaz-Canel, foi eleito pela Assembleia Nacional na quinta-feira para suceder ao atual Presidente Raúl Castro, pondo fim a cerca de seis décadas de poder dos irmãos Castro em Cuba.

Miguel Diaz-Canel foi eleito por um período renovável de cinco anos, com 603 votos dos 604 possíveis dos parlamentares cubanos.

dn.pt/lusa

Liga dos Direitos Humanos pede a PR para vetar prorrogação do mandato dos deputados

A Liga Guineense dos Direitos Humanos apelou hoje ao Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, para que vete o projeto de lei constitucional que prolongou o mandato dos deputados durante seis meses.


"Dada a gravidade desta em relação às conquistas democráticas, a Liga Guineense dos Direitos Humanos apela ao Presidente da República, na sua qualidade de garante da Constituição, para vetar esta vergonhosa lei da revisão constitucional por colidir frontalmente com os valores e princípios da nossa lei magna", refere a organização guineense, em comunicado divulgado à imprensa.




Braima Darame

ÚLTIMA HORA / EXECUTIVO

Um grupo de oito Juízes Conselheiros denunciou hoje uma alegada tendência de gestão irregular do Conselho Superior da Magistratura pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça no processo de escolha de candidatura a propor a Assembleia Nacional Popular para efeito de eleição dos membros do Secretariado da CNE.



Braima Darame

PARTIDO PST DO DR. IANCUBA INDJAI EXTINGUIDO E JUNTA-SE AO PAIGC

Militantes do Partido da Solidariedade e Trabalho (PST) aprovaram ontem, dia 19, a moção de extinção do partido para incorporar-se definitivamente no PAIGC.

Na abertura dos trabalhos da convenção nacional, Iancuba Djola Indjai, líder da formação política disse que a integração está enquadrada na ideologia PST e no pensamento de Amílcar Cabral.

O político afirmou que vão mesmo ingressar-se ao PAIGC na condição de simples militantes.


Djola Indjai disse ainda que, a atual direção do PAIGC liderada por DSP é democrática enveredada no resgate da ideologia de Cabral. Lembramos que o PST foi criado no dia 7 de Outubro de 2001 aqui em Bissau, legalizado a 15 de Julho de 2002, pelo despacho de inscrição número 31 do Supremo Tribunal de Justiça.

Adeus PST!

Conosaba/Notabanca;

ONG guineense pede a PR para vetar prorrogação do mandato dos deputados

A Liga Guineense dos Direitos Humanos apelou hoje ao Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, para que vete o projeto de lei constitucional que prolongou o mandato dos deputados durante seis meses.

"Dada a gravidade desta em relação às conquistas democráticas, a Liga Guineense dos Direitos Humanos apela ao Presidente da República, na sua qualidade de garante da Constituição, para vetar esta vergonhosa lei da revisão constitucional por colidir frontalmente com os valores e princípios da nossa lei magna", refere a organização guineense, em comunicado divulgado à imprensa.

A Liga salienta que caso o Presidente da República promulgue a "lei manifestamente inconstitucional" vai exortar o Ministério Público a requerer a sua inconstitucionalidade no Supremo Tribunal de Justiça.

A organização de direitos humanos guineense recorda que em julho de 2008 o Supremo Tribunal de Justiça declarou inconstitucional "uma tentativa semelhante levada a cabo na sétima legislatura pela Assembleia Nacional Popular".

No comunicado, a Liga Guineense dos Direitos Humanos considera a aprovação do projeto de lei constitucional que prorrogou o mandato dos deputados de "vergonho processo", sublinhando que cada legislatura tem quatro anos e que a "referida periocidade" não deve "depender da vontade circunstancial de um grupo de cidadãos representados no parlamento".

"Com efeito, a periocidade da legislatura não pode ser alterada sem antes se rever os limites materiais da Constituição, sob pena de violação grosseira da Lei Magna, pondo em causa, neste caso em concreto, o direito fundamental que assiste ao povo de legitimar ou não, por via das novas eleições, a continuidade ou permanência dos seus representantes", salienta.

O parlamento da Guiné-Bissau prorrogou na quinta-feira a atual legislatura que termina no próximo dia 23, por mais seis meses, até à realização de eleições legislativas previstas para 18 de novembro.

Vários círculos políticos e da sociedade civil criticaram o prolongamento da legislatura, considerando a iniciativa dos deputados inconstitucional.

Os líderes das duas principais bancadas no Parlamento guineense, Califa Seidi, do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e Certorio Biote, do Partido da Renovação Social (PRS), entendem o contrário.

Para os dois dirigentes, a medida é necessária "para permitir que os deputados tenham legitimidade" de propor reformas legislativas e que possam conduzir à realização de eleições legislativas a 18 de novembro.

tsf.pt/lusa

Desvios de fundos públicos: PGR REMETE PROCESSO-CRIME DE EX-DIRIGENTES DAS PESCAS AO TRIBUNAL

A Procuradoria-Geral da República guineense informa que o processo-crime ligado aos indícios de desvios de fundos públicos no setor das pescas, denominado de  “Operação Barbatana“, foi acusado e remetido ao julgamento, tendo como suspeitos, nomeadamente o ex-Secretário de Estado das Pescas e Economia Marítima, Ildefonso de Barros e antigo Diretor Operativo da FISCAP, Pedro Gomes.

Segundo o comunicado do Ministério Público entregue ao Jornal O Democrata no fim da tarde desta quinta-feira, 19 de abril 2018, explica ainda que no âmbito desta operação, os processos de agenciadores das pescas, Rui Pinto Pereira e Alfa Canté, foram igualmente acusados e remetidos ao julgamento.

Em relação ao antigo governante, Ildefonso de Barros, o comunicado assegura que é acusado de oito crimes de administração danosa, como também oito crimes de peculato. Enquanto antigo diretor operativo de Fiscalização de Atividades de Pesca (FISCAP), Pedro Gomes é incriminado igualmente de oito delitos de administração danosa, de peculato e ainda um crime de branqueamento de capital.

Relativamente aos dois agenciadores das pescas, Rui Pinto Pereira e Alfa Canté, o comunicado informa, que ambos são acusados de dois crimes de falsificação de documentos (licença de pesca conexa), que segundo o Ministério Público, todos são previstos e puníveis na legislação penal em vigor no país.

Em relação aos processos-crimes, a Procuradoria-Geral da República, explica no seu comunicado, que para além da restituição do dinheiro presumivelmente desviado, também requereu a indeminização ao Estado pelos prejuízos sofridos.

“Há mais suspeitos ligados a este processo ‘Barbatana‘. Entretanto, os nomes requereram a instrução junto do Juiz de Instrução Criminal”, lê-se no comunicado, que no entanto, adianta ainda que uma vez concluído este aspeto processual, os respetivos processos serão enviados ao tribunal para o julgamento.

No fim, a Procuradoria-Geral da República, deixa claro que “continuará implacável na luta contra a criminalidade na Guiné-Bissau, particularmente no combate a corrupção, sempre no estrito respeito as leis em vigor no país”. 

Por: Redação
OdemocrataGB

Amigos (es) eu combate ou desisto???

Les Amis (es) Je Combat Ou J'abandonne ???



La Beaute Tchadienne