sábado, 27 de julho de 2019

Conferência mundial sobre HIV/Aids apresenta implante como método de prevenção

A 10ª edição da International AIDS Society (IAS), a conferência mundial científica sobre HIV/AIDS, terminou nesta quarta-feira (24) no México.

Medicamento deve ser tomado uma vez ao dia para garantir proteção contra o vírus da Aids — Foto: Fernando Evans/G1

Diversas novidades foram apresentadas, como um implante para evitar o contágio ou um tratamento com menos medicamentos.

Nos últimos anos, o conceito de tratamento preventivo, ou profilaxia pré-exposição (PrEP), revolucionou a prevenção contra o vírus da AIDS. A prioridade é dada a certas populações, como homens que se relacionam com homens sem proteção ou prostitutas.

No futuro, o mesmo resultado poderá ser alcançado sem passar por um tratamento contínuo graças a um implante de "ação prolongada". O primeiro teste clínico em seres humanos, descrito pela IAS como "preliminar, mas promissor", estabeleceu após 12 semanas de uso que foi bem tolerado pelos 16 participantes.

Segundo seu autor, um pesquisador do laboratório americano Merck&Co, o implante poderia continuar a fornecer uma dose suficiente para "pelo menos um ano". Mais estudos ainda terão de ser feitos para mostrar se o dispositivo oferece o mesmo nível de proteção ao HIV que os comprimidos. De qualquer forma, essa "poderia ser uma solução promissora para aqueles que têm dificuldades de cumprir o tratamento diário", segundo o presidente da IAS, Anton Pozniak.

A conferência também foi a ocasião de apresentar um novo estudo sobre a aceitação e a eficácia da PrEP de anel intravaginal, que distribui um medicamento antirretroviral, a dapivirina, por um mês. "Estamos criando novas ferramentas que se adaptam às realidades da vida das pessoas", afirmou Pozniak.

Alívio para quem vive com HIV

Vários projetos também buscam aliviar o cotidiano dos pacientes soropositivos e reduzir o custo do tratamento, mantendo o vírus inativo. As injeções antirretrovirais devem permitir, a partir de 2020, substituir os comprimidos diários por uma aplicação semanal. Outra opção apresentada durante a IAS é não tomar a terapia tripla todos os dias, mas em dias alternados, ou até menos.

Conduzido pela Agência Nacional Francesa de Pesquisa sobre a Aids, um estudo procurou revelar a eficácia de tomar comprimidos por quatro dias por semana. A redução da "carga de medicamentos" das pessoas com HIV também pode ser alcançada diminuindo para duas moléculas em vez de três.

Riscos para gestante

Na conferência, foram apresentados novos dados sobre o uso do antirretrovial dolutegravir (DTG) nas mulheres grávidas, ou em idade fértil. Comercializado pelo grupo ViiV Healthcare, este medicamento está no centro das atenções desde o ano passado, após a publicação de um estudo em Botsuana que destacou os perigos de más-formações cerebrais e da medula espinhal em crianças e mulheres tratadas com esta molécula (4 casos a cada 426 gestações).

Esses resultados criaram um dilema, porque o DTG é um dos melhores tratamentos contra o HIV atualmente no mercado. Ele é mais eficaz e mais fácil de usar do que outros medicamentos, além de ter menos efeitos colaterais e menos resistência.

Estudos adicionais apresentados esta semana tendem a mostrar que o risco de má-formações é, finalmente, "inferior ao relatado no ano passado", com três nascimentos a cada 1.000 em Botsuana - contra um em cada 1.000 com outros medicamentos. Uma pesquisa brasileira não relatou nenhum caso.

Com base nisso, a OMS "recomenda fortemente que o dolutegravir seja a opção de tratamento preferencial para o HIV", mesmo para as mulheres em idade fértil, "devido aos enormes benefícios que proporciona". Mas a organização internacional destaca a importância de informar as mulheres sobre os riscos e de dar acesso aos serviços de planejamento familiar.

g1.globo.com

Nigéria: Cobra cai de tecto e interrompe sessão parlamentar

Episódio lançou o caos entre os deputados, mas tudo não passou de um valente susto


Na Nigéria, uma cobra interrompeu uma sessão parlamentar ao cair do tecto do edifício. Refere a CNN que o episódio aconteceu esta quarta-feira em Akure, no estado de Ondo, no sudoeste do país.

“Quando estávamos prestes a começar o plenário, uma grande cobra saiu do teto e caiu onde estávamos sentados, e tivemos de deixar a câmara a correr”, explicou Gbenga Omole, diretor de comunicação do Comité da Câmara

Ninguém foi mordido pela cobra, que acabou por ser capturada, mas os deputados foram forçados a interromper a sessão de trabalhos devido ao caos que se seguiu.

Além do episódio da cobra, uma parte do tecto cedeu no dia seguinte como consequência da presença de térmitas, insetos que destroem madeira.

Omele referiu ainda que o edifício tem sofrido anos de negligência, precisando por isso de obras urgentes. Em 2017, um incidente do género também causou reboliço na câmara.

Ondo State Lawmakers flee as snake fell from the roof during plenary

Who want to die ? But na ordinary snake, you people no fit gather and kill.😂😂😂😂
Ver imagem no TwitterVer imagem no Twitter


52 pessoas estão falando sobre isso

NAOM

Ministro Português dos Negócios Estrangeiros visita a Polícia Judiciária e entrega lote de equipamentos informáticos e duas viaturas.


Já no âmbito do Projeto de Apoio a Consolidação do Estado de Direito, o Ministro Augusto Silva Santos, através do Instituto Camões, entregou a Polícia Judiciária guineense, equipamentos que visam o reforço de meios para o combate ao trafico de drogas e crime organizado transnacionais.

A ministra da Justiça Ruti Monteiro recebe os materiais, e promete combate sem tréguas contra o crime organizado e tráfico.

Aliu Cande

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, que hoje termina dois dias de visita de trabalho à Guiné-Bissau, assistiu esta manhã ao lançamento do projeto de financiamento cultural apoiado pela União Europeia e executado por Portugal.

Além de assistir o lançamento do projeto, Santos Silva visitou também o Museu Etnográfico da Guiné-Bissau, na companhia do secretário de Estado da Cultura, António Spencer Embaló e o ministro da Educação Nacional, Dautarin da Costa.


Alison Cabral

A Guiné-Bissau é o primeiro parceiro comercial de Portugal na África Ocidental


Afirmou hoje o Ministro Português dos Negócios Estrangeiros durante a comunicação final conjunta com a sua homóloga guineense, Suzi Barbosa.

Augusto Santos Silva, após três dias de visita à Bissau, garantiu que nos últimos anos, houve reforço de cooperação e de laços.

No que refere ao relacionamento económico, Santos Silva realça os aumentos na odem de 70 para 100 milhões de Euros.

Já no Programa Indicativo de Cooperação, o Chefe da Diplomacia Português disse que a Guiné-Bissau superou as expectativas, tendo já consumido o envelope dos 40 milhões de Euros previstos.

É nesta base que a Ministra Suzi Barbosa destaca a relevância desta visita, e as diligências para a futura Estratégia de Cooperação 2020-2025, com desfios prioritários para a educação e saude.

Aliu Cande

Presidente da comissão da CEDEAO chega amanhã a Bissau. Regressa segunda feira.





Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

BAD assina com Governos de Bissau e de Lisboa memorando "Compacto Especial da Guiné-Bissau".

O Banco Africano do Desenvolvimento assume ajudar na obtenção de fundos para o Sector Privado guineense, para a realização de projetos inscritos no Programa TERRA RANKA. Fundos esses que terão a garantia de riscos político e cambial do Governo Português.

Na ocasião, o Ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, realçam a importância do memorando para a promoção de investimento privado e dinamização da economia.




Aliu Cande

KKK AÍ DEUS! - Abel Djassi afinal escravatura ka kaba inda na bu terra.


Por R Kelly R Kelly Sané 

Kim ku tené vídeo di ex-presidente norte-americano Barack Obama n'dé kina ria na helicóptero ku guarda chuva na mon? Bô mandam el na privado tempaçenssa! N'misti mostra é burros kuna escraviza seh cabeça trás di Aristides Gomes ku suzy Barbosa.

Misti punta bos: ké di bom ku é lixos fassi pah ki terra ki é merece tanto carinhos assim??



Tio Djoca Saliu Ture aonti n'falau di kuma ki terra tené só djinti burros bu panha raiba di mi. Ali provas li.👇👇👇👇👇👇👇

Si ami i família di é burros ku pega é guarda chuvas pah é lixos, n'na corta bah elis fala té na fim di nha vida.

Guiné-Bissau i terra n'dé ki burrice ta fala mais alto.





O Ministro dos Negócios Estrangeiros Dr. Augusto Santos Silva visita a Casa dos Direitos!


O MNE de Portugal Dr. Augusto Santos Silva visitou hoje às Instalações da Casa dos Direitos, igualmente a sede da LGDH, para constatar in loco, as condições do seu funcionamento e passar em revista os apoios que a Cooperação Portuguesa tem fornecido à esta Iniciativa.

Esta visita foi acompanha pela Ministra da Mulher, Família e Protecção Social Drª. Cada Seide, o Presidente do Instituto Camões Dr. Luís Faro Ramos e o Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau.
Em nome do consórcio Casa dos Direitos, o Augusto Mário da Silva Presidente da LGDH, ladeado dos demais membros do consórcio, agradeceu imensamente esta honrosa visita, assim como, os contínuos apoios da Cooperação Portuguesa na promoção e protecção dos direitos humanos na Guiné-Bissau.

Recorda-se que o edifício que alberga a Casa dos Direitos, funcionou antes e pós independência, como um estabelecimento prisional, onde eram praticadas diversos tipos de violações dos direitos humanos. 

Em 2012, graças aos inestimáveis apoios da Cooperação Portuguesa e do governo da Guiné-Bissau, foi transformado num espaço de afirmação dos direitos humanos, que define-se como uma iniciativa promotora de diálogo entre diversos sectores da sociedade guineense, à volta da realização de um conjunto de direitos - direitos civis políticos e económicos, sociais, culturais, cívicos e ambientais - numa abordagem de identificação dos problemas e valorização das soluções. Inscreve-se num esforço conjunto de compreensão da realidade e dos desafios que se vêm colocando à paz e ao desenvolvimento na Guiné-Bissau.
#Obrigado a #CooperaçãoPortuguesa!

Por LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

Sometimes people don't stay in our lives for long but the lessons they teach us do.

Husband Leaves Wife For Another Woman, Then This Happens!




By Jay Shetty

12 BOLSAS DE ESTUDO PARA COIMBRA

-Técnico/a de Restaurante e Bar;
-Tecnico/a de Cozinha e Pastelaria 
-Tecnico/a de Museografia e Gestão do Património.


A SECRETÁRIA DE ESTADO DO TURISMO E ARTESANATO REUNIU HOJE EM LISBOA COM REPRESENTANTES DO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL CEARTE.

A Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato enviará 12 jovens que irão usufruir de bolsas de estudo no âmbito da cooperação com o Centro de Formação Profissional CEARTE, onde as partes comprometem-se do presente protocolo de cooperação a desenvolver atividades conjuntas com vista à formação e ao desenvolvimento dos setores do Turismo e Artesanato, do capital humano em geral, com vista a reforçar o potencial que o mesmo tem na criação de oportunidades de emprego e de inclusão social para o desenvolvimento.

A data do início das candidaturas será publicada brevemente pela Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato.

26.07.2019

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato

Crianças e jovens têm direito a 62 euros/mês por terem óculos — e a Segurança Social não sabe o que fazer

A lei tem vários anos, mas os pedidos de subsídio só começaram a acumular-se depois de um post viral nas redes sociais. Perante a avalancha, a Segurança Social diz que é preciso clarificar a lei.


Tudo começou nas redes sociais, quando circulou a informação de que crianças e jovens até aos 24 anos podem receber entre 62 e 121 euros da Segurança Social apenas por usarem óculos, independentemente do problema de visão. O jornal Público conta que esta bonificação por deficiência está prevista na lei há muitos anos, mas que, ao tornar-se viral, a mensagem das redes sociais desencadeou uma corrida ao subsídio.

Muitos médicos oftalmologistas estão a receber pedidos de preenchimento do requerimento. E o Instituto da Segurança Social reconheceu ao Público que registou “um aumento significativo de requerimentos com esta fundamentação em alguns distritos”, estando, por isso, a avaliar o enquadramento e a “eventual necessidade de clarificação”.

Perante a avalancha, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia entende que os médicos devem recusar atestar deficiência quando for o caso.

Para crianças até aos 14 anos, a bonificação ronda os 62 euros por mês; entre os 14 e os 18 o valor aumenta para para 91 euros; e dos 18 aos 24 anos atinge os 121 euros, desde que os jovens não trabalhem. Acresce ainda uma majoração de 35% se o agregado familiar for monoparental, de acordo com o Público.

Estando agregada ao abono de família, a bonificação pode ser pedida por qualquer agregado familiar que tenha menos de 104.582 euros em depósitos ou investimentos.

observador.pt

Amazing Fun Technology



Dalin Cambodia

PRAÇA DI NUDADI! - Só pra autenticar um documento significa perder 9 horas ou 10 horas de tempo...???

Fonte: Zinha Nanque
By serpe carpe

Hoje saí da minha casa bem cedinho às 7:00 de manhã, com destino a Praça de #nudadi# pra autenticar documentos do meu tio Joaquim, meu primeiro desafio é conseguir #toka toka# pra conseguir lugar é uma disputa ou luta livre, como um gajo é fraquito usei djitu di homi consegui lugar (ah aos tan alguin na tchiga son ntrata dukumentus); mas a luta livre de pegar toka toka era mais fácil do que autenticar um documento...

Então continuei a minha ida pra praça di nudadi...

Desci frente a meteorólogia e andei a pé até aquele ministério frente um outro ministério que é financeiro das elites não aliás finanças...atravessei a estrada e entrei no ministério da IN(JUSTIÇA) e a hora não parava 8:10...direcionei-me para serviço notariado onde é que se faz a autenticação e reconhecimento das assinaturas, encontrei portas fechadas...

Poxa!!será que esses não abriram ainda!!???
Ermon bon dia ke esis ka bin inda...
Ele: nau e bin mas eka kunsa tarbadja inda...
Mbê!!!

Ele: mas ntrega bu dukumentus la na mon di kil homi hora ke ranka ita lebal...
Obrigado...fui entregar o documento estava 8:20

E um rapaz pediu me pra alcançar o seu documento ao homem...

Ficamos 2 horas de tempo sem receberam os nossos documentos eu que não parava de ver o meu relógio estava marcar 10:20...um bocado um homem saiu e tomou os documentos e levou pra serviço...

12:30 trouxeram os documentos mas, nos documentos que trouxeram não estáva meus documentos e da maioria que entregou desde 8:00 mas só sairam daqueles que são conhecidos amigos e os que deram "suku di bas" será que isso é justiça ou injustiça??

Lá vão as horas 14:00, segundo grupo dos documentos até outros que vieram perguntar onde é que se entrega o documento conseguiram e nós nada...
Poxa!
Será que vou conseguir?!!!

O rapaz que tinha me pedido pra alcançar seu documento respondeu: homi li no ten nan ku da suku di bas déh bu odja djintis tudu ku no djumna toma dja tok é bai...

Nau ermon es kasta diritu eta pagadu nan pa e sirvisu...
Ele: i bardadi...e ele distanciou de mim e foi fazer o que ele me disse...no terceiro grupo chamaram nome dele...
Fogoh!!!

Fogo!!! Ndjanti pa homi kuna ntrega dukumentus...então como é que vocês estão trabalhando assim, anos i purmerus djintis ku ntrega noka toma até kin ku iankasa si dukumentu ta bin toma nha dianti...
C'est pas possible pah...
Ele disse calma rapaz...
Calma como??!!
Fui ter com responsável e reclamei e ele recuperou os nossos documentos e mandou pra dar seus tratamentos...

Tomamos os nossos documentos só às 16:00...

Só pra autenticar um documento significa perder 9 horas ou 10 horas de tempo...
Ou bu da suku di bas...

Dez anos de Boko Haram, o grupo 'jihadista' que considera "blasfémia" a educação ocidental

O grupo extremista islâmico Boko Haram ficou conhecido pela comunidade internacional há dez anos, após uma violenta repressão das forças estatais no nordeste da Nigéria, conduzindo o país a uma guerra civil.


Em julho de 2009, as operações contra o Boko Haram, que então se dedicava principalmente à oração, mataram centenas de membros do grupo, incluindo o seu líder espiritual, Muhammed Yusuf, numa manobra que se baseou no receio de que a presença da al-Qaida pudesse empurrar os nigerianos muçulmanos para um caminho de violência.

Após a repressão pelas forças de segurança poucos esperavam o restabelecimento do grupo cujo nome significa "a educação ocidental é blasfémia".

Abubakar Shekau liderou esta reforma, alterando a dinâmica do grupo e transformando-o num grupo com uma ideologia extremista.

Desde então o Boko Haram cresceu e, de várias cidades nordestinas, expandiu-se para a região do lago Chade, tendo sido responsável, no último ano, por ataques na Nigéria, Camarões, Chade e Níger.

Desde 2009, o número de vítimas mortais provocadas pelo grupo ultrapassou os 30.000, com alguns observadores a estimarem mais de 70.000 mortos como consequência direta dos conflitos.

Segundo as Nações Unidas, as ofensivas do grupo provocaram ainda aproximadamente dois milhões de deslocados.

Em meados de 2011, os ataques perpetrados por bombistas suicidas tornaram-se iniciativas comuns do Boko Haram, com o grupo a realizar pelo menos 30 em cerca de ano e meio em cidades como Abuja, Kano, Kaduna e Jos.

O grupo alcançou maior reconhecimento internacional em 2014, com o rapto de 276 raparigas de escolas na cidade de Chibok, estado de Borno.

Atualmente, as estimativas contam para 6.000 militantes no grupo, que se encontra dividido em duas fações: uma maior e mais sofisticada, afiliada com o autoproclamado Estado Islâmico (EI), o Estado Islâmico da África Ocidental (ISWAP), e uma fação mais pequena e brutal, o Jama'at Ahl al-Sunnah li-l-Dawah wa-l-Jihad (JAS), esta última liderada por Shekau.

O JAS chegou a estar aliado ao ISWAP, adotando o nome deste, quando em março de 2015 Shekau declarou lealdade ao EI.

No entanto, a nomeação de Abu Musab al-Barnawi para a liderança do ISWAP, substituindo Shekau, levou a que este abandonasse o ISWAP, em conjunto com o JAS e regressasse ao estado do Borno.

Desde agosto de 2016 que o ISWAP e o JAS se apresentam como rivais, mas evitam atacar-se.

A porção territorial controlada por estes dois grupos é inferior à que estava sob o controlo do Boko Haram em 2014, quando Shekau declarou um "estado islâmico" na Nigéria.

Da mesma maneira, também a capacidade ofensiva das fações diminuiu, sendo que o grupo que em 2012 era capaz de realizar ataques em larga escala como à capital nigeriana, Abuja, e a um dos principais entrepostos comerciais do norte do país, Kano, deixou de o fazer.

Esta redução foi motivada principalmente pelos crescentes esforços das forças de segurança nigerianas -- que desmantelaram uma das principais células do Boko Haram, responsável pela construção de bombas -- e pela saída de vários membros.

Apesar de controlar uma área mais pequena, o Boko Haram consolidou a sua presença na região do lago Chade, coordenando os seus ataques e aumentando a sua componente estratégica, no entanto, a sua capacidade de atacar novas áreas e estabelecer postos de controlo diminuiu.

Dez anos depois da sua insurgência, o Boko Haram evoluiu e dividiu-se, mas continua uma potência perigosa que não deve ser ignorada, sendo que um potencial apoio por parte de uma das fações do EI em África (como o ISWAP ou o Estado Islâmico do Grande Saara - ISGS) pode ser fundamental para uma nova vida do grupo nigeriano.

JYO // PJA

Lusa/Fim

A vitória do candidato do Paigc nas presidenciais de 24 novembro tem como propósito garantir estabilidade governativa para os próximos 4 anos.


Alertou, o deputado Constantino Camala no ato que marcou o início da digressão à oito secções políticas no círculo-28, em Bissau, para agradecer o voto depositado no Paigc nas legislativas.

No circulo-28, o Paigc elegeu dois dos três diputados, incluíndo o lider dos libertadores, o deputado Domingos Simões Pereira.

Aliu Cande

Trump consegue 2,5 mil milhões de dólares para construção do muro na fronteira com México

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos autorizou o Presidente Donald Trump a usar 2,5 mil milhões de dólares, previamente atribuídos ao Pentágono, para a construção de várias secções do muro fronteiriço com o México.


Os cinco magistrados conservadores aprovaram, na sexta-feira, a decisão que dá "luz verde" ao início dos trabalhos com fundos do Departamento de Defesa norte-americano, no montante de 2,3 mil milhões de euros.

Estes projetos tinham sido congelados por tribunais inferiores, enquanto decorria um processo relativo ao financiamento. Os quatro magistrados liberais votaram contra.

A decisão da Justiça norte-americana permite a Trump avançar numa das principais promessas da campanha eleitoral de 2016, numa altura em que está a iniciar a corrida ao segundo mandato presidencial.

Depois do anúncio, Trump escreveu na rede social Twitter: "Wow! Grande VITÓRIA no muro! O Supremo Tribunal dos Estados Unidos anula as ordens de tribunais inferiores, permite a continuação do muro na fronteira sul. Grande VITÓRIA para a segurança fronteiriça e o Estado de direito!".

Esta ordem do Supremo Tribunal reverte a decisão de um tribunal de primeira instância, em maio, e a de um tribunal de recurso, no início deste mês, para impedir a administração de Trump de aceder aos fundos do Departamento da Defesa para substituir secções da barreira nos estados do Arizona, da Califórnia e do Novo México.

Inicialmente, aquele montante destinava-se à luta contra o narcotráfico e estava incluído no total de 6,6 mil milhões de dólares que Trump desviou para a construção do muro, no âmbito da emergência nacional, decretada pelo Presidente em fevereiro, na fronteira sul do país.

Ainda em fevereiro, o Congresso norte-americano aprovou 1,4 mil milhões de dólares para o muro, um montante muito inferior aos 5,7 mil milhões pedidos por Trump, o que levou o Presidente a declarar a emergência nacional para conseguir esses fundos sem a aprovação do órgão legislativo.

Com a emergência nacional, o Governo voltou a destinar para o muro 6,6 mil milhões de dólares do Pentágono e do Departamento do Tesouro, além dos 1,4 já aprovados pelo Congresso, o que permitiria construir perto de 380 quilómetros da barreira.

Mas um recurso apresentado pela União Norte-americana para as Liberdades Cívicas (ACLU), em representação da organização ambientalista Sierra Club e da Coligação da Comunidade da Fronteira Sul levou os tribunais federais da Califórnia a bloquear a iniciativa até esta decisão definitiva do Supremo.

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos está a cumprir o período de férias judiciais no verão, mas decide em assuntos especiais e de carácter urgente.

Por NAOM