quarta-feira, 18 de novembro de 2020

CONSELHO DE MINISTROS - COMUNICADO

Governo guineense aprova com alteração o projeto de Decreto relativo a Carteira profissional de jornalistas. 

 RadioBantaba 18.11.2020





Guiné-Bissau: Auto-estrada Aeroporto-Safim vai ser uma realidade no próximo ano 2021


O embaixador da República popular da China na Guiné-Bissau afirmou esta quarta-feira 18de Novembro de 2020 que se tudo correr como previsto as obras de construção da auto-estrada que liga rotunda do Aeroporto a Safim vai iniciar no primeiro semestre do ano 2021.

Guo Ce falava em Bissau, depois da audiência mantida hoje com o Ministro da Justiça Fernando Mendonça.

Aos jornalistas, o diplomata chinês assegurou que o processo do concurso público para execução da estrada já se encontra na fase de finalização.

O diplomata chinês disse ter abordado com o titular da pasta da Justiça guineense mecanismos de combate a corrupção, crime organizado e tráfico de droga na Guiné-Bissau através de intercâmbio de informações entre os dois estados.

Para o efeito, o Ministro da Justiça Fernando Mendonça, sublinhou que o governo já tem em manga a proposta do projecto para construção de um prisão de referência em Ilondé norte de Guiné-Bissau, projecto este que será submetido ao governo chinês.

De acordo com o titular da pasta da Justiça a Guiné-Bissau conta atualmente com um prisões, o de Bafatá leste de País, com a capacidade de albergar cerca de 56 os reclusos em cumprimento de penas. Um centro detenção ligada à Polícia Judiciaria, em Bissau e, por último, o de Mansoa norte de Guiné-Bissau, que serve como base de arrecadar os presos em situação preventiva.

CGB


Guiné-Bissau vai passar a cobrar cerca de 45 euros (30.000f) por testes para viagens aéreas


O Governo da Guiné-Bissau vai passar a cobrar cerca de 45 euros por teste de covid-19 para efeito de viagem área, segundo um decreto divulgado hoje à imprensa pela Presidência guineense.

"Todo aquele que pretenda realizar testes de covid-19 para efeito de viagem aérea deve efetuar o pagamento de uma taxa no valor de 30.000 francos cfa (cerca de 45 euros)", refere-se no decreto.

O documento precisa também que o pagamento do teste deve ser feito através de depósito na conta do Alto-Comissariado para a Covid-19 ou de transferência por Orange Money ou Mobile Money.

No decreto, o Governo guineense justifica a decisão com a falta de recursos financeiros e materiais suficientes para manter os testes gratuitos, tendo em conta os custos inerentes a todo o processo, que "são elevados".

"Com base nos motivos atrás referidos, o Alto-Comissariado para a Covid-19 propôs ao Governo, enquanto gestor dos assuntos relacionados com a covid-19, a criação de uma taxa a cobrar a todos aqueles que realizem testes por motivo de viagem como forma de comparticipar os custos dos mesmos", acrescenta-se.

A Guiné-Bissau regista um total acumulado de 2.421 casos positivos de covid-19 e 43 vítimas mortais desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.339.130 mortos resultantes de mais de 55,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Em África, há 48.016 mortos confirmados em mais de 1,9 milhões de infetados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Angola regista 328 óbitos e 13.818 casos, seguindo-se Moçambique (116 mortos e 14.514 casos), Cabo Verde (103 mortos e 9.960 casos), Guiné Equatorial (85 mortos e 5.121 casos), Guiné-Bissau (43 mortos e 2.421 casos) e São Tomé e Príncipe (16 mortos e 967 casos).

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de mortos (mais de 5,9 milhões de casos e 166.699 óbitos), depois dos Estados Unidos.

Com: Lusa

Tribunal de Contas promove mais de vinte funcionários “sem critérios e fora da lei”

Por Capital NEW  Novembro 18, 2020

O Tribunal de Contas da Guiné-Bissau promoveu no início deste mês, 24 funcionários, “sem critérios e sem avaliação de desempenho”, denuncia uma fonte contactada pelo Capital News, junto daquela instituição fiscal de receitas e despesas públicas.

O Capital News teve acesso ao documento das promoções, assinado pelo presidente do Tribunal de Contas, Dionísio Cabi, que justificou a decisão pela necessidade de “adequar a estrutura da carreira técnica, através de promoção de quadros de reconhecidos méritos”, argumentou no despacho.

A fonte afirmou ainda que o “Tribunal de Contas é a instituição que mais tem efetuado nomeações e promoções em quantidade, e à margem da lei, nos últimos cinco anos, na Administração Pública da Guiné-Bissau”, revelou.

“Como é que um país que endivida todos os meses para pagar salário admite que seja o próprio Tribunal de Contas a asfixiar as finanças públicas e elevar a massa salarial, à margem da lei”, questionou a fonte, revoltada com a situação.

De acordo com o informante do Capital News, essas promoções “descredibilizam” o Tribunal de Contas e comprometem a sua “imagem de transparência”, junto das outras autoridades públicas sujeitas ao seu poder de fiscalização.

A fonte mostrou-se indignada com a decisão tomada pelo presidente do Tribunal de Contas, Dionísio Cabi, e desabafou:

“Dá raiva ver um Tribunal que deve ser defensor, em primeira linha, da legalidade financeira, a cometer barbáries jurídicas”, disse.

“Essas promoções abrangem funcionários que foram promovidos a menos de dois anos, isto é, duas promoções em menos de três anos, e cinco promoções de funcionários que ingressaram na função pública há menos de três anos”, finalizou.

O Tribunal de Contas da Guiné-Bissau foi criado em 1992, com a principal missão de fiscalizar as receitas e despesas das instituições públicas do país.

GUINÉ-BISSAU: "CENERGA" VAI REABILITAR ILUMINAÇÃO DO ESTÁDIO LINO CORREIA

A Empresa espanhola, CENERGA SL, (Consultora de Energia Renovável Gallega) vai reabilitar a iluminação do Complexo Desportivo Lino Correia, anunciou hoje, 18 de novembro, a Federação guineense de futebol.

Empresários espanhóis de POINTERINVEST SL, parceiros de Wilson Pereira, Presidente do Benfica e CENERGA SL, encontram-se em Bissau, no qual decidiram presentear o Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Carlos Teixeira, com a reabilitação de iluminação no maior Complexo Desportivo do país. 

A equipa técnica de "Cenerga" (Consultora de Energia Renovável Gallega), visitou na manhã desta quarta-feira, (18-11), toda a zona eléctrica do estádio para se inteirar do estado em que se encontra e fazer o levantamento dos materiais necessários para depois iniciar os trabalhos da recuperação. 

Falando a imprensa depois da constatação, João Laurero, Engenheiro da empresa, disse que as condições básicas da infraestrutura estão bem mas precisa de certos arranjos. Sobre o tempo de início e conclusão dos trabalhos, João, assegurou que ainda é cedo estimar, uma vez que estão a fazer levantamentos para saber o que é necessário para a execução dos trabalhos. 

Wilson Pereira, Presidente do Benfica de Bissau, elo de ligação entre os Castelhanos e a FFGB, afirmou que as citadas empresas, eram parceiros estratégicos identificados para ajudar no desenvolvimento do futebol guineense e os laços foram fortificados com a deslocação de Caíto Teixeira à Vigo, cidade espanhola, daí os empresários decidiram presentear o responsável da entidade que gere o futebol nacional com os trabalhos da recuperação de iluminação de Lino Correia, com custos próprios, permitindo assim que o complexo volte a receber jogos no período da noite, que é uma das prioridades do presidente da FFGB. 

Satisfeito com o presente de "Cenerga", Caíto Teixeira, Líder da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, disse que o foco do seu projeto, contrariamente do que tem pensado, é o desenvolvimento do futebol nacional. Para Teixeira, o projeto de iluminação de Estádio Lino Correia, era de longos anos e faltava simplesmente encontrar parceiros para a sua materialização, que será uma mais valia para a Guiné-Bissau. 

"Em termos de jogos na Guiné-Bissau, levar crianças para jogar às 15, 16 e até 17 horas, é muito sacrificante, porque o nosso Sol é muito forte", afirmou Teixeira. 

Caíto, disse ainda que a sua prioridade é minimizar todos os setores, com atenção nos jogadores, razão pela qual na sua viagem à Vigo, a questão de iluminação do estádio era o foco principal que prontamente foi aceite, tendo em conta as argumentações que vão na lógica do pretendido pela parte espanhola, que sendo uma empresa, não se preocupa apenas só com lucros, mas também leva em consideração o aspecto social. 

Caíto Teixeira, reforçou que os custos são totalmente assumidos pela empresa, desde viagem, alojamento e alimentação, salientando que para a FFGB, o custo do referido trabalho é zero. Frisou ainda que o foco da sua presidência, é dinamizar o futebol local para mudar o paradigma. 

CENERGA SL (Consultora de Energia Renovável Gallega - Sociedade Limitada), é uma empresa espanhola de serviços de engenharia, gestão e consultoria especializada na gestão integral de projetos de energias renováveis.

Por O Golo GB

Conselho de Ministros aprova com unanimidade a proposta lei da carteira profissional dos jornalistas e o seu modelo


O Conselho de Ministros reunido esta quarta-feira 18 de Novembro de 2020 no Palácio do governo em Bisssu, aprovou com unanimidade a proposta lei da carteira profissional do jornalismo como também o modelo da mesma.

Na reunião do plenário governamental presidido na primeira hora pelo chefe de Estado guineense Umaro Sissoco Embaló este também a presidente do sindicato dos jornalistas e técnicos da comunicação social e o Bastonário da ordem dos jornalistas, Indira Correia Baldé e António Nhaga respectivamente.

Aos jornalistas, a Presidente do SINJOTECS Indira Correia Balde para além de manifestar a sua satisfação considera de uma vitória e salto para a classe a aprovação do documento que vai regulamentar a profissão.

” É uma vitória e salto para a comunicação social guineense porque é uma forma de organizar, regulamentar e disciplinar a classe disse Indira Correia Balde para de seguida afirmar que a ” classe saiu mais reforçada agora cabe -nos a responsabilidade de saber respeitar a lei e fazer o nosso trabalho em prol da Guiné-Bissau e dos guineenses” Asseverou

Na presença do bastonário da ordem dos jornalistas António Nhaga, Indira Correia Baldé promete que se tudo correr como previsto, até dezembro do ano em curso vai se iniciar a emissão das primeiras carteiras.

CGB

ÚLTIMA HORA: 𝐎 𝐆𝐨𝐯𝐞𝐫𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐛𝐨-𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞 𝐟𝐚𝐳 𝐚𝐧𝐮́𝐧𝐜𝐢𝐨 𝐩𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐚 𝐀𝐛𝐞𝐫𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐄𝐦𝐛𝐚𝐢𝐱𝐚𝐝𝐚 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐛𝐨-𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞 𝐧𝐚 𝐆𝐮𝐢𝐧𝐞́-𝐁𝐢𝐬𝐬𝐚𝐮, 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐩𝐫𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐯𝐞𝐳 𝐧𝐚 𝐇𝐢𝐬𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐚.

 Governação na Guiné-Bissau

Declarações das organizações ligadas a imprensa apos aprovação por unanimidade do projeto de Decreto relativo a Carteira Profissional de Jornalistas.


Declarações das organizações ligadas a imprensa apos aprovação por unanimidade do projeto de Decreto relativo a Carteira Profissional de Jornalistas...  VÍDEO

Leia Também: 

𝖮 𝖢𝗈𝗇𝗌𝖾𝗅𝗁𝗈 𝖽𝗈𝗌 𝖬𝗂𝗇𝗂𝗌𝗍𝗋𝗈𝗌 𝖺𝗉𝗋𝗈𝗏ou a instantes 𝖺 𝖼𝖺𝗋𝗍𝖾𝗂𝗋𝖺 𝗉𝗋𝗈𝖿𝗂𝗌𝗌𝗂𝗈𝗇𝖺𝗅 𝖽𝗈𝗌 𝗃𝗈𝗋𝗇𝖺𝗅𝗂𝗌𝗍𝖺𝗌 𝖾 𝖺 𝗋𝖾𝗏𝗂𝗌𝖺̃𝗈 𝖽𝗈 𝖾𝗌𝗍𝖺𝗍𝗎𝗍𝗈 𝖽𝖺 𝖼𝗅𝖺𝗌𝗌𝖾.

𝖴𝗆𝖺 𝖵𝗂𝗍𝗈́𝗋𝗂𝖺 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗍𝗈𝖽𝗈𝗌 𝗈𝗌 𝗁𝗈𝗆𝖾𝗇𝗌 e Mulheres 𝖽𝖺 𝗂𝗆𝗉𝗋𝖾𝗇𝗌𝖺 𝖦𝗎𝗂𝗇𝖾𝖾𝗇𝗌𝖾.

Maria Da Conceicao Evora, Fatima Tchuma Camara, Aliu Cande, Bacar Ducuré Camara, Iaia Baldé, Abdurahamane Ture, Queba Coma, Mauricio Alves Correia, Lassana Cassama

By Edmilson Queba Dabó


Chefe de Estado preside o Conselho de Ministros Extraordinário para revisão do Estatuto do Jornalista, o Decreto relativo a Carteira Profissional do Jornalista e seu projeto de Modelo de Carteira e o Projecto de Decreto sobre os Estatutos da INACEP-EP e a revisão dos Estatutos da Central de Compra de Medicamentos Essenciais.


Em atualização.....

Fonte Aliu Cande


Mais um dia de trabalho. Visita de ministro das obras públicas " Fidélis De Forbs " nas obras do programa de manutenção de estradas...

Guiledji

Alpha Condé aos europeus que o criticam: "Quando o presidente está ao seu serviço, pode cumprir 20 mandatos"


Esta é uma das respostas que só ele tem o segredo para justificar seu terceiro mandato.  Alpha Condé acredita que aqueles que o criticam internacionalmente o fazem porque ele não se encaixaria com seu dinheiro.  Não estaria ao serviço de certos poderes que denunciam o seu enésimo mandato na Guiné.

Em uma de suas voltas complicadas que adora, o presidente guineense Alpha Condé se defende dos que se opõem ao seu terceiro mandato.  Ele tem uma resposta pronta para aqueles que estão de fora, condenando o que consideram uma passagem forçada.

“Quando o presidente está a seu serviço, ele pode cumprir 20 mandatos”, acredita Alpha Condé.  Explicando melhor seus pensamentos, Alpha Condé indicará que “o presidente Diouf [Abdou] é presidente há 18 anos.  Ninguém disse que ele não era democrata.  Em Londres, o primeiro-ministro eleito pode ficar 20 ou 25. O mesmo na Alemanha.  Então eu sinto que estou preso às minhas idéias. "

Para o actual chefe de estado guineense, “quem fala em limite de mandatos são as mesmas que apoiam quem tem 4,5 mandatos”.  Levando historiadores e todos os democratas para testemunhar, Alpha Condé chegou a dizer:

“Eu nunca disse que democracia são limites de mandato.  Quando o presidente Hollande criticou Sassou [Nguesso], eu disse: “Hollande, você está errado.  As conferências nacionais foram realizadas em condições especiais.  Não é um princípio intangível. ”

VALERY BERNABE 

AVNI

The Human Brain Looks Suspiciously Like the Universe, Which May Freak You Out


Tim Childers 
Tue, November 17, 2020, From Popular Mechanics

An astrophysicist and neuroscientist teamed up to compare similarities between the universe and networks of neurons in the brain.

Despite the substantial difference in scale, the two complex systems are strikingly alike.

The researchers used a combination of methods from cosmology, neuroscience, and network analysis to quantitatively compare the two.

Describing the human brain as a 3-pound universe may be closer to the truth than we thought. When scientists looked at two of the most complex and fascinating structures known to science—the human network of neurons in your brain and the cosmic web of galaxies—the resemblance seemed uncanny.

And when astrophysicist Franco Vazza and neuroscientist Alberto Feletti crunched the numbers and compared the two structures numerically, the similarities become even more astounding. It might just make you think we're all living in one big simulation after all.

Your brain is made up of a complex network of nearly 100 billion neurons that form 100 trillion neural connections. Neurons are clustered into a hierarchical network of nodes, filaments, and interconnected neural clusters that shape the complex thoughts, feelings, and emotions you experience. But these neurons make up less than 25 percent the mass of your brain, leaving the remaining 75 percent as water.

In a bizarre coincidence, the observable universe also contains an estimated 100 billion galaxies. The teetering balance between the pull of gravity and the accelerated expansion of the universe forms a cosmic web of string-like filaments composed of ordinary and dark matter.

Clusters of galaxies form at the intersections of the filaments, leaving desolate gaps of empty space between them. The resulting image looks strikingly similar to a network of neurons. Strangely, scientists estimate only around 25 percent of the matter in the universe is visible. The remaining 75 percent is dark matter.

“Although the relevant physical interactions in the above two systems are completely different, their observation through microscopic and telescopic techniques have captured a tantalizing similar morphology, to the point that it has often been noted that the cosmic web and the web of neurons look alike,” Vazza and Feletti write in their paper, published in Frontiers in Physics.

🤔 Some Further Reading, If You're Curious...

Despite these immediate similarities, the scientists wanted to take a more quantitative look at the two systems. So they used a method called power spectrum analysis, a technique often deployed in astrophysics to study the large-scale distribution of galaxies. They measured the strength of tiny fluctuations throughout a range of spatial scales of both a simulation of galaxies and sections of the cerebellum and cerebral cortex of a brain.

"Our analysis showed that the distribution of the fluctuation within the cerebellum neuronal network on a scale from 1 micrometer to 0.1 millimeters follows the same progression of the distribution of matter in the cosmic web but, of course, on a larger scale that goes from 5 million to 500 million light-years," Vazza, from the University of Bologna in Italy, said in a press release.

The researchers also compared the power spectra of other complex systems, including images of tree branches, clouds, and water turbulence, but none came close to matching the neuron and universe duo. However, power spectra don't give any hints into the complexity of systems. To do that, the scientists surveyed the networks of both systems, comparing the average number of connections per node and how these nodes clustered together.

Watch This:

"Once again, structural parameters have identified unexpected agreement levels. Probably, the connectivity within the two networks evolves following similar physical principles, despite the striking and obvious difference between the physical powers regulating galaxies and neurons," Feletti, from the University of Verona in Italy, said in the press release.

It's rather impressive that the cosmic web of our visible universe may have more in common with the network of neurons in your brain than its individual galaxies and stars—or that the complex network of neurons in your cranium make a better pair with the cosmic web than the individual cells of the brain. However, these similarities only arise when researchers compare a specific scale of each system.

This is particularly important when comparing something infinite like the universe (as far as science can tell), to your very finite brain. Given that everything in our universe is operating off the same rules of physics, it's not hard to imagine similarities will arise if you look hard enough.

Cerimonia de entrega de diplomas de VII⁰ grupo de finalistas do Liceu Regional Siaka Turé de Buba.

DECLARAÇÃO DA S.E PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ BISSAU, GENERAL UMARO SISSOKO EMBALO APÓS UMA AUDIÊNCIA COM A ESPOSA E FAMILIARES DO ANTIGO PRESIDENTE DA REPÚBLICA JOÃO BERNARDO VIEIRA NINO.

Entrevista com Suleimane Djalo, Economista e Membro efetivo da Ordem dos Economistas de Portugal Sobre a situação econômica do Pais

Trump demite chefe da agência responsável pela segurança eleitoral

CARLOS BARRIA
Por LUSA  18.11.2020 

Chris Krebs contestou as acusações de Donald Trump de fraude generalizada nas eleições.

O Presidente cessante dos Estados Unidos anunciou na terça-feira a demissão do chefe da agência governamental responsável pela segurança eleitoral que contestou as acusações de Donald Trump de fraude generalizada nas eleições presidenciais.

"A recente declaração de Chris Krebs sobre a segurança das eleições de 2020 foi muito imprecisa, pois houve irregularidades e fraudes maciças", escreveu na rede social Twitter o republicano, que ainda nega a derrota nas eleições.

"Por esta razão, Chris Krebs foi demitido" da agência responsável pela cibersegurança das eleições, "com efeito imediato", acrescentou Trump.

A agência governamental tem procurado nos últimos dias afastar as acusações de fraude eleitoral.

"Não há provas de qualquer sistema de votação que tenha apagado, perdido ou alterado os boletins de voto, ou que tenha sido pirateado de qualquer forma", declarou aquela entidade, juntamente com outras agências norte-americanas responsáveis pela segurança eleitoral.

"As eleições de 3 de Novembro foram as mais seguras da história dos Estados Unidos", salientou a mesma agência.

ELEIÇÕES NOS EUA. BIDEN VENCE COM 306 GRANDES ELEITORES E TRUMP COM 232

Os principais órgãos de comunicação social norte-americanos projetaram na passada semana a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de 3 de novembro nos Estados Unidos, com 306 delegados ao Colégio Eleitoral, contra 232 do republicano Donald Trump.

Segundo os 'media' norte-americanos, entre eles a CNN e a NBC, nos dois estados em que os resultados ainda não tinham sido escrutinados, Biden foi declarado vencedor na Geórgia (16 grandes eleitores), enquanto Trump ganhou na Carolina do Norte (15).

Com estas projeções, Biden, que, a 11 deste mês, já tinha ultrapassado os 270 delegados no Colégio Eleitoral - a metade dos 538 votos deste órgão mais um - pode ser indicado como o Presidente eleito dos Estados Unidos.

O RECONHECIMENTO

Por Sande Iafa

O RECONHECIMENTO 

As sementes de um destino perfeito estão adormecidas dentro de si, liberte o seu potencial o seu povo espera tanto de ti já é altura de mostrar como faze-lo, Bá as possibilidades parecem infinitas sentes o estimulo e o carinho de povo, um bom líder carismático que esforça todos os dias para melhorar a relação com os militantes e o povo em geral, e que ao seu ver é necessário uma boa compreensão a verdadeira natureza da realidade, uma complacência (delicadeza) para reconhecer o correlacionamento e a inseparabilidade de todas as coisas.

O Bá é um político astuto e é um ser cheio de recursos, que calcula e prevê as probabilidades, sempre procura encontrar a técnica adequada e a táctica para obter maior efeito e surpresa.

Bá do povo um líder que orienta a sua atividade de harmonia com os imperativos (obrigações) fazendo valer o interesse do povo, ele quer que nos próximos anos o seu trabalho seja coroado por um êxito imparcial total e coletivo.

O homem da verdade política hábil, precavido, corajoso, calculista nato e um bom observador.

O sucesso do Bá do povo não só depende do talento, mas sim do desenvolvimento diário da sua capacidade, ele respira o sucesso tem a mente mais aberta as oportunidades, e sabe analisar e visualizar boas perspectivas e esclarecer as dúvidas, ele é criativo com credibilidade.

A postura do Bá de saber estar um homem humilde e essa humildade serviu-lhe de tranquilidade e o reconhecimento unânime da sociedade. A preparação é base do êxito do Bá do povo, foi um bom ouvinte (aprendiz) e disciplinado que sabe gerir as suas ideias. 


Masouleh, no Irã, a cidade onde as ruas ficam em cima das casas 😮

 Mistérios da Humanidade

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

SELECÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL 11 | O Vice-Primeiro Ministro, em representação do Chefe do Governo, visitou ao início da tarde de hoje os Jogadores da nossa Equipa Nacional, no local da sua concentração, aqui em Bissau.

Em Nome de Nuno Gomes Nabiam, o Vice-Primeiro Ministro, transmitiu a mensagem de reconhecimento, confiança e apoio total do Governo à toda a equipa, ao staff técnico e aos dirigentes da Federação Nacional de Futebol.

O Governo garante, continuar à atender as necessidades, e na melhoria das condições necessárias para um melhor desempenho da nossa selecção.

GOVERNAR PARA TODOS 

#Visitaselecaonacionalfutebol

#GovernoGB2020 















Guiné Bissau: O Presidente da Assembleia nacional popular, sua excelência Eng. Cipriano Cassama, regressou esta terça feira (17.11)ao país, depois da sua viagem a República portuguesa. 

À chegada a Bissau, Sua excelência Eng Cipriano Cassama recebeu cumprimentos de boas -vindas, no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, do seu assessor de imprensa, Dr. Serifo Djalo e dos membros do seu gabinete. 

Ndai Máximo Tenha

MAIS UM GESTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, POR PARTE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA General Umaro Sissoco Embalo....O Democrata Osvaldo Osvaldo


Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau 

O Presidente da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló, disse hoje que vai propor a redução de feriados no país, justificando que é preciso trabalhar muito, na minha opinião sem  quaisquer sombras de dúvidas ou equívocos, é uma boa ideia.

MAIS UM GESTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, POR PARTE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA General Umaro Sissoco Embalo.

 Segundo sua excelência essa sequência de acontecimentos enquadra-se no âmbito da responsabilidade social.

Depois de fazer essa boa acção, o Governo liderado pelo Nuno Gomes Na biam deve e é obrigado produzir muito e consolidar os valores da pátria. 

Hoje foi um dia de muita bênção graças a Deus.

Mas, é importante que o Presidente da República General Umaro Sissoco Embalo saiba de que, ele tem como a missão institucional de garantir a Constituição, e consequentemente estabilizar o país em todos os domínios, para que a República tem credebilidade e confiança que lhe permite influir para receber os Investidores, isso AJUDA A CRIAR EMPREGOS no país, porque os Investidores só vem, quando o país encontra numa estabilidade Política Nacional. 

Será que, é da competência do Sissoco a redução dos números de feriados na Guiné-Bissau, Ou é a matéria da ANP isto é, dos deputados! Mas se os Deputados da Nação não têm noção das suas responsabilidades, Parabéns Sissoco Embalo. Portanto ninguém vai dizer que é mais uma grosseira violação da Constituição da República da Guiné-Bissau!

Gostaria de dizer o seguinte: A sua Excelência General Umaro Sissoco Embalo é o Morador temporário da Presidência da República nunca esqueça disso.

 Continua trabalhar, assumindo este acompanhamento sim, claro, as suas tarefas, pensar e agir com as leis frente às suas tarefas indeclináveis batizando assim todos os seus atos por meio da Constituição. 

Nós os Democratas em defesa da verdade e da vontade Soberana, estamos de olhos abertos na cabeça.

Depois de ter trazido à memória todas as passagens que falavam a Seu respeito nas redes sociais devem apenas criticar o óbvio, no qual também devemos criticar. 

Nas teoria da Conspiração contra vontade popular expresso nas urnas democraticamente pelo nosso povo, nunca.

Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição da República da Guiné-Bissau. 

Afirma o Democrata em ação.

Ministério da Administração Territorial e Poder Local da Guiné-Bissau - MATPL/ AI/ 17.11.2020 (Terça-feira)

A partir de hoje (17.11), o Secretário Administrativo do Sector de Bubaque passa a assumir interinamente as funções do Administrador do mesmo sector.

Ver o Despacho do Ministro.👇


Ministério da Administração Territorial e Poder Local da Guiné-Bissau