quinta-feira, 10 de outubro de 2019

DIPLOMACIA: Governo fecha embaixada em Berlim, Alemanha e abre consulado geral em Hamburgo





ditaduraeconsenso

Leia Também: UMA REDE DE MÁFIA CRIADA EM ALEMANHA QUE TEVE CONTORNOS POLICIAIS E AINDA DANDO MUITA TINTA NO QUE TOCA A INVESTIGAÇÃO NESSE PAÍS.

África não pode fazer transformação sem sair da dependência das matérias-primas, diz economista

O economista guineense Carlos Lopes defendeu hoje, em Lisboa, que a dependência das matérias-primas impede a transformação de África, incluindo de países como Angola, Moçambique ou Cabo Verde, com economias fortemente dependentes de petróleo, gás e turismo.


"África não pode fazer uma transformação sem sair da dependência das matérias-primas e essa dependência, infelizmente, está a impedir também a industrialização" do continente, disse Carlos Lopes.

O representante da União Africana para as negociações com a União Europeia falava hoje, aos jornalistas, em Lisboa, no âmbito de uma conferência sobre os desafios da agenda para África, promovida pelo Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas.

Para o economista guineense, antigo secretário-executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África, 35 dos 55 países africanos têm economias muito dependentes das matérias-primas, incluindo todos os lusófonos.

"Em Angola, temos a dependência do petróleo, pouca diversificação e pouca transformação estrutural da economia, índices de fiscalidade muito baixos em relação ao tamanho da economia, o que faz com que os recursos públicos dependam diretamente do petróleo. Isso é mau e cria grandes volatilidades", apontou.

No caso de Moçambique, prosseguiu, "as grandes descobertas de gás produziram já uma `doença holandesa` em antecipação, ou seja, uma dependência exagerada das matérias-primas para tudo o que é a estrutura de decisão económica".

Neste contexto, Carlos Lopes analisa os ataques por grupos desconhecidos e que têm sido reivindicados pelo Estado Islâmico ocorridos na província moçambicana de Cabo Delgado, onde se localizam as jazidas de gás natural, como "manifestações da falta de coesão e inclusividade no sistema político".

"O terreno é fértil porque existe desemprego e falta de inclusão dos jovens no processo de decisão e porque há demasiada dependência das matérias-primas. Não é por acaso que tudo isso se está a passar na zona em que está o gás", assinalou.

Apontou ainda a dependência económica da castanha de caju na Guiné-Bissau - o que, segundo Carlos Lopes faz com que seja "a única fonte de receita própria do Governo" - e em Cabo Verde a forte ligação ao turismo.

"No caso de Cabo Verde, é o turismo que cria essa volatilidade e essa dependência do exterior. Cabo Verde tem de aproveitar as potencialidades turísticas que tem, mas tem de fazê-lo com consciência que não pode ter toda a economia amarrada aos humores da economia europeia", considerou.

Em São Tomé e Príncipe, Carlos Lopes identifica "a criação de uma dependência muito forte da ajuda ao desenvolvimento", considerando que se trata de "outra fonte de receita sobre a qual não se tem controlo".

"Todos precisam de transformação estrutural e todos devem fazê-la o mais rápido possível", disse.

Nesse sentido, Carlos Lopes apontou como os grandes desafios para o continente africano neste século a concretização de uma agenda que responda às "megatendências mundiais" - tecnológica, climática e demográfica.

Tal implicará, segundo o economista, uma capacidade de "reestruturar as formas de governação no continente para que haja uma maior participação, nomeadamente dos jovens, nos processos de decisão", disse.

O continente africano terá 2 mil milhões de pessoas em 2050 e em 2034 uma em cada duas crianças nascidas no mundo será africana.

Carlos Lopes defendeu também que são necessárias "escolhas económicas muito precisas" e apontou como grandes oportunidades a duplicação do Produto Interno Bruto do continente em apenas 15 anos, a explosão demográfica, a possibilidade de construir de raiz uma matriz energética limpa, o potencial hídrico do continente, os benefícios da mão-de-obra barata e a grande dimensão do mercado interno.

"As janelas de oportunidades são escassas e obrigam a um nível de sofisticação que alguns governos africanos já estão a demonstrar, mas muitos estão longe de conseguir", disse.

RTP.PT

EXECUTIVO GUINEENSE NOMEIA NOVOS DIRETORES DA RÁDIO E TELEVISÃO PÚBLICA

 O executivo da Guiné-Bissau nomeou na Rádio Difusão Nacional (RDN), Lassana Camará, enquanto na Televisão (TGB), foi indicado Catouplin Mendes da Costa.

A informação consta no comunicado do Conselho de Ministros desta quinta-feira.

Ainda no capítulo de nomeações, Rui Gonçalves Cardoso é novo presidente da Câmara Municipal de Bissau e Domingas Beatriz Furtado, nova diretora Geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE).

Alison Cabral 

GOVERNO - Suicídio é segunda causa de morte dos 15 aos 55 anos em Angola

Pelo menos 2.500 pessoas suicidaram-se em Angola nos últimos cinco anos, a segunda principal causa de morte entre os 15 e os 55 anos, disse hoje um responsável da Saúde Pública, manifestando empenho na redução dos transtornos mentais.


Segundo o diretor em exercício da Direção Nacional de Saúde Pública angolana, Manuel Eusébio, desde o início de 2016 até Setembro de 2019 mais de 85.700 pessoas tiveram acesso aos serviços da rede integrada de saúde, com a depressão a liderar o quadro dos transtornos mentais.

O stresse, com destaque para os quadros de ansiedade, transtornos por abuso de substâncias psicoativas e a esquizofrenia, também consta da lista do quadro de transtornos mentais em Angola.

"O suicídio ocorre ao longo de toda a vida e é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 aos 29 anos em todo o mundo e dos 15 aos 55 anos em Angola", disse na abertura do ato central do Dia Mundial da Saúde Mental, que hoje se assinala.

Além disso, por cada suicídio existem dez tentativas em diferentes faixas etárias, adiantou.

Aumentar a disponibilidade dos serviços de saúde mental a nível primário "tendo em conta a morbilidade identificada", constitui um dos principais objetivos do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário (PNDS 2012-2025), conforme frisou o responsável.

O PNDS prevê que até 2022 "pelo menos 30% das unidades sanitárias municipais" disponham de serviços integrados de saúde mental.

"O executivo está preocupado em reduzir os transtornos mentais, integrando a saúde mental nos cuidados de saúde em geral e enfatizando a importância da prevenção e promoção das atividades de psiquiatria e saúde mental", afirmou.

A elaboração de uma Política Nacional sobre Saúde Mental e Abuso de Substâncias e o respetivo plano estratégico, expansão da rede de intervenção comunitária são alguns dos desafios do setor, segundo Manuel Eusébio.

O ato, que teve lugar na Escola de Formação de Técnicos de Saúde de Luanda, decorreu sob o lema "Juntos na Prevenção do Suicídio".

NAOM

Leia Também: Angola com 18 médicos legistas. Insuficientes para responder a suicídios

Comunicado do Conselho de Ministros





O MADEM-G15 considera o comunicado do PAIGC de mentira e calúnia contra o candidato Umaro El Moctar Sissoko Embalo

Segundo o comunicado de maior formação política na oposição, a última apreensão de droga no país, não é da responsabilidade do PAIGC e o governo ilegal.

Para MADEM-G15, o conteúdo do comunicado emitido pelo partido libertador a personalidade de Sissoko Embalo, é um tentado a liberdade religiosa.




Fonte: Nicolau Gomes Dautarim

RIP: Faleceu há pouco, em Bissau, e no dia do seu aniversário a Mãe do sr. Carlos Gomes Jr. Condolências à família e que a terra lhe seja leve. Tinha 90 anos.

By AAS

Dauda Sanó disse: - Sabe-se que um ex-primeiro Ministro da Guiné-Bissau pagou a dívida, a um empresário guineense de futebol, no valor de um milhão (1000000) de euro

Por Dauda Sanó 

Agora o que se pergunta é: sê ele não trafica a droga, não viaja em jatos privados, não visita o ex-presidente do Sudão, não tem fortuna cuja origem não sabe explicar e nem é amigo de terrorista, donde saiu com tanto dinheiro para pagar a dívida?

O que terá feito com tanto dinheiro para estar a pagar tanta dívida, com o agravante de que um milhão a que se refere ser menos que a metade da dívidas contraída?

Terá vendido o país ao estrangeiro para conseguir tal soma?

No meio de tudo isso só há uma verdade: ele não é traficante de droga e nem precisa se-lo porque tem algo mais precioso e por sinal, mais caro, para vender, que lhe possa render milhões de euro para os seus cofres particulares. Os recursos minerais da Guiné-Bissau.

Só assim se explica tantas viagens ao exterior e a hospedagem em hotéis de luxo na Europa.

Mas o povo e Deus estão atentos. No dia 24 de Novembro Deus e o povo da Guiné-Bissau farão a justiça na urna.

Que Deus abençoe a Guiné-Bissau e o seu Povo!

Nha Mantenhas di Guineendadi pa tudu fidjus di Guiné

Dauda Sanó

10.10.2019

Ministro de Estado Botche Cande no direito a resposta, disse que: Aristides Gomes no âmbito de 650 kg de cocaína apreendido, foi acusado como arguido e proibido de viajar! Aquela processo até hoje está arquivado no ministério publico, pois o próprio Aristides, fugiu para França sem consultar a justiça. E disse que até hoje aquele passaporte está nos arquivos do MP

Ministro volta a repetir que, Aristides foi proibido de viajar e retirado passaporte.



Ministro de Estado disse que, Aristides Gomes não tem moral de dizer que prende drogas! Porque prendeu drogas e levou para cofre de Estado e está droga desapareceu de lá até hoje. E perguntou onde Parou os 650 kg de Drogas? Que escafedeu nas finanças

Botche Cande disse:


Doka Ferreira / O PAÍS

Nauteria Gomes - E foi violado gabinete de líder de bancada de Madem -G15 na ANP ?




Nauteria Gomes 

É simplesmente INACREDITÁVEL!

Por Fernando Casimiro

Como é que o Primeiro-ministro da Guiné-Bissau (e atenção, o vídeo não é derivado de nenhuma "montagem", ou seja, não é falso, tal como os passaportes apreendidos recentemente a cidadãos colombianos, que também não são falsos), afirma publicamente, e sobre as apreensões de droga na Guiné-Bissau, que lhe estão a ser imputadas, por cumplicidade, que, passo a citar, traduzindo as suas palavras do kriol para o português: "Eu é que sou o Primeiro-ministro. Eu é que crio condições para haver apreensões. Se eu não quiser que haja apreensão, não haverá apreensão, porque quando há indícios, eu é que sigo o processo até ao fim..." Fim de citação.


Sr. Primeiro-ministro, Dr. Aristides Gomes, desde quando num Estado de Direito Democrático, com um regime semi-presidencialista, com os órgãos de soberania devidamente elencados e cada um com os seus poderes e competências devidamente atribuídos, por via da separação de poderes, pela Constituição da República, o Primeiro-ministro tem o poder de decidir em função do seu querer, quiçá, da sua conveniência/interesse, sobre investigações e decisões criminais, não apenas no contexto nacional, mas global, como é o caso do narcotráfico?

Será que foi o Sr. Primeiro-ministro quem decidiu, recentemente, pela libertação de estrangeiros alegadamente envolvidos no narcotráfico na Guiné-Bissau, por tudo passar por si nessa matéria?

E onde está o Poder Judicial da Guiné-Bissau face a tudo quanto está a acontecer no País?

Por onde anda a tal Comunidade Internacional, face às afirmações do próprio Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, relativamente ao seu poder de decisão sobre apreensões ou não de drogas na Guiné-Bissau?

Outrossim, na mesma comunicação, o Primeiro-ministro da Guiné-Bissau afirma que, se lhe for retirado o seu passaporte, ele pode viajar com outro passaporte.

Com que outro passaporte?

Quantos passaportes estarão na posse do Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, porquê, e para quê...?!

Positiva e construtivamente.

Didinho 09.10.2019

Antônio Dá Costa fez uma transmissão ao vivo.




Antônio Dá Costa

Braima Camara - Breaking, News: Jomav teme ir na prisão caso perder proximas eleiçoes Presidenciais de 24 de Novembro

Por Braima Camara

Visivelmente preocupado e com muito medo,ex Presidente da Republica Jomav, acusou Aristedes Gomes Primeiro Ministro,de estar preparar um plano para meter lhe na cadeia,caso perder as eleiçoes,pois tendo considerado A.Gomes de uma pessoa ingrata,que esqueceu passado recente quando lhe nomeou para cargo do chefe do executivo.

Jomav adiantou ainda que esta na agenda,tambem a detençao do seu conselheiro para area da segurança Botche Cande,que foi retirado a segurança pessoal a mando de Aristides.

varios analistas atentos a situaçao politica de pais,consideram o estado de animo,de ex presidente de frustrado sem futuro.


Braima Camara

REAÇÃO DO PRS, Sobre a grave situação política do país

O Partido da Renovação Social, apela ao P5 pelo respeito da nossa Soberania constitucional na paridade de tratamento com demais membros desta organização cuja situação de crise é mais crítica do que a da Guiné Bissau, e nem por isso as suas soberania são beliscadas.





Prs Bissau

Doka Ferreira - Saga “ Braima Seidi Bá “



Doka Ferreira 

Aristides Gomes desmente acusações de Botche Candé sobre a sua pessoa, bem como as informações que pairam na imprensa nacional, que dá conta que o seu passaporte foi confiscado no aeroporto pelas autoridades policiais.


Fonte: Nicolau Gomes Dautarim