segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Pelo Fim da Violência Contra a Mulher



ONU na Guiné-Bissau

PAIGC/CONFERÊNCIA DE IMPRENSA: O PAIGC promove amanhã, no Salão AMÍLCAR CABRAL da Sede Nacional, a partir das 11h00 de terça-feira, dia 26 de novembro uma conferência de imprensa centralizada nas eleições presidenciais de 24 de novembro. Por este motivo o PAIGC convida os MIDIA nacionais e internacionais para o efeito. PAIGC

ditaduraeconsenso

Maçarico. A ave que voa da Islândia à Guiné-Bissau sem comer, nem beber

Uma equipa de investigadores descobriu que o maçarico voa da Islândia à Guiné-Bissau, sem qualquer pausa e sem comer nem beber água.


Uma equipa de investigadores descobriu um novo herói no mundo das aves: Chama-se maçarico e abriu “uma autoestrada entre o Ártico e os trópicos” com um voo sem paragens entre a Islândia e a Guiné-Bissau.
Esta ave faz 6.000 quilómetros sobre o oceano sem consumir qualquer alimento e sem beber água, em esforço contínuo, durante cinco dias”, explicou à Lusa, José Alves, investigador do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), que lhe chama um “voo incrível”.
 Trata-se de uma “ponte muito estreita a que chamamos quase uma autoestrada entre o Ártico e as zonas tropicais, nos Bijagós”, arquipélago da Guiné-Bissau, detalhou.

José Alves é um dos coautores do artigo científico que explica a descoberta (numa parceria da UA com a Islândia) e que foi publicado na quarta-feira na internet, pela revista Nature. O ciclo é repetido todos os anos pela ave cujo peso ronda as 350 gramas “relativamente pequena para estes voos intercontinentais”.

O Maçarico, também conhecido em Portugal como Maçarico Galego (e com o nome científico Numenius phaeopus) “reproduz-se na Islândia, onde passa três meses por ano” e faz depois o voo direto para as ilhas Bijagós, na Guiné-Bissau, “onde passa sete a oito meses” — quando na Europa é inverno. As ilhas Bijagós servem para o pássaro se alimentar, antes de voltar a viajar para norte, desta vez com paragem na Irlanda e daí para a Islândia.

A descoberta foi feita graças ao seguimento da espécie com um geolocalizador, um aparelho que pesa uma grama, que se fixa numa das patas do pássaro e que regista o percurso e tempo das deslocações. Conhecer o Maçarico é importante “para perceber quais são os elos” de uma longa cadeia que se estende por milhares de quilómetros.

“É conhecimento fundamental que está sempre à frente do conhecimento aplicado e que nos permite compreender que conservar só aqui [na Guiné-Bissau] não faz sentido sem conservar na Islândia”, exemplificou José Alves.
Viemos agora até à Guiné-Bissau para perceber como estas aves conseguem adquirir estas reservas de energia” para fazer voos tão longos, acrescentou.
O investigador integra a equipa internacional que está a preparar um novo projeto de estudo e preservação de aves no arquipélago dos Bijagós. Estima-se que as 80 ilhas e ilhéus da Guiné-Bissau no Oceano Atlântico sirvam de abrigo a mais de um milhão de aves que durante o inverno saem de vários países da Europa, um número que tem vindo a baixar.”Há um espetro de espécies que está a ser afetado”, referiu à Lusa, José Pedro Granadeiro, docente e investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que integra a equipa.

Os cientistas procuram as razões para este declínio que se verifica noutros pontos do globo: Ainda não se percebeu se há problemas “nos sítios onde as aves se reproduzem, se nos locais onde param para se alimentar”, sublinhou. Com a realização de estudos mais detalhados ao longo dos próximos anos nas ilhas Bijagós, os investigadores vão tentar perceber “encontrar a chave para este declínio”, referiu José Pedro Granadeiro.

Com o projeto “vai haver investigação, mas também capacitação dos técnicos locais”, realçou Aissa Regalla de Barros, dirigente do Instituto de Biodiversidade e Áreas Protegidas (IBAP) do país. “Já é tempo de haver investigadores locais que possam acompanhar os técnicos externos”, realçou a coordenadora da área de biodiversidade do IBAP.

observador.pt

ALIMENTOS - Comer uma maçã dá (mais) fome?

A dica para obter saciedade por mais tempo é consumir a maçã acompanhada de algum alimento fonte de proteína, gordura ou fibra.


Já reparou que quando come uma maçã, em vez de ficar saciada, a vontade de comer logo após a ingestão aumenta?

Este fenómeno está relacionado com o facto de a maçã ter uma digestão muito fácil e rápida, e isso faz com que a sensação de fome apareça logo de seguida.

Isto acontece porque quando o corpo recebe um alimento liberta insulina, auxiliando a entrada de glicose nas células para que estas produzam energia. A maçã liberta um excesso de insulina, o que faz as células exigirem mais glicose. O corpo, ao detetar a baixa glicemia, vai mostrar sinais em forma de fome. 

Assim, de forma a obter saciedade por mais tempo, acompanhe a maçã com algum alimento fonte de proteína, gordura ou fibra, pois esses nutrientes são digeridos mais lentamente pelo nosso organismo e irão retardar o vazio gástrico dessa refeição. 

NAOM

Solicitação - GUINÉ-BISSAU: DSP SOLICITA APOIO DA APU-PDGB PARA REALIZAÇÃO DO 2º TURNO

O Partido Africana da Independência da Guiné e Cabo-Verde(PAIGC), que suporta a candidatura de Domingo Simões Pereira, solicitou esta segunda-feira, 25 novembro, o apoio da Assembleia do Povo Unido- Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), para realização do segundo turno das eleições presidenciais, antes da divulgação dos resultados eleitorais pela Comissão Nacional de Eleições(CNE).

Numa massiva enviada a direção da APU-PDGB, PAIGC diz que em decorrência das eleições presidenciais deste domingo, 24 novembro, está em curso o apuramento nacional das mesmas, podendo ocorrer a necessidade de uma segunda volta, em que provavelmente o candidato do PAIGC poderá apurar-se.

Nesta senda, o PAIGC e o seu candidato, Simões Pereira, gostaria de contar com o apoio da APU-PDGB durante a campanha eleitoral para segundo turno no processo.



A missão da observação eleitoral da CEDEAO realçou o civismo e participação dos cidadãos guineenses nas eleições presidenciais da Guiné-Bissau.



Alison Cabral 

Ao povo da Guine-Bissau! - Representação da Embaixada dos Estados Unidos em Bissau





Representação da Embaixada dos Estados Unidos em Bissau

ELEIÇÕES: CEDEAO DIZ DE SUA JUSTIÇA











ditaduraeconsenso

Comunicado da Comissão Nacional de Eleições




Rádio Jovem Bissau

MADEM--G15, ATRAVÉS DA DIRECTORIA NACIONAL DA CAMPANHA DO GENERAL DI POVO, TEM TODOS OS DADOS DA ELEIÇÃO DE 24 DE NOVEMBRO; DEPOIS DE CONTROLAR OS CERCA DE 4000 ACTAS SINTESES, EIS QUE EMITE UM COMUNICADO SERENO E TRANQUILIZADOR, DANDO MOSTRAS DA SUA CONDIÇÃO DO LIDER DA OPOSIÇÃO; DE FACTO O MADEM-G15, TEM TODOS OS DADOS, SOB CONTROLO E AGUARDA CONFIANTE E TRANQUILAMENTE PELA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS PELA CNE. VEJAM O COMUNICADO:


Baiseck Cassama fez uma transmissão ao vivo



Baiseck Cassama 

O Democrata Osvaldo Osvaldo fez uma transmissão ao vivo



O Democrata Osvaldo Osvaldo 

DIVULGAÇÃO DO COMUNICADO SOBRE O FECHO DAS ASSEMBLEIAS DE VOTO PELA CÂMARA DE DECISORES







Monitorização do Processo Eleitoral 2019 - Guiné-Bissau

Gervasio Silva Lopes - DJINTIS PANTA



Gervasio Silva Lopes 

NO COMMENT


Leopold Sedar Domingos fez uma transmissão ao vivo



Leopold Sedar Domingos

Alguém próximo do DSP, apela os militantes do PAIGC para não estarem desabimados..

Tranquilidade família guineense - Lesmes Monteiro Torres Gemeos 


Lesmes Monteiro Torres Gemeos 

A Nossa Vitória - Dara Fonseca Ramos


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU CHAMA SE UMARO SISSOCO EMBALÓ 


By Dara Fonseca Ramos