quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Contentor proviniente do Portugal com bebidas energéticas fora de prazo

Contentor proviniente do Portugal com bebidas energéticas fora de prazo á 2 anos que forá interceptado pelos serviços de Inspeção do Comércio, foi destruído.👇

GUINÉ-BISSAU - Chegada do corpo de Iaia Djaló ministro da justiça e dos direitos humanos

Chegada da Urna Fúnebre ao Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira o corpo do Iaia Djaló ministro da justiça e dos direitos humanos.


Chegada da urna funerária do Iaia Djalo ministro da justiça à sede nacional do PND e breve homenagem pelos dirigentes, militantes e simpatizantes.👇

GUINÉ-BISSAU - H. A. Serifo Embaló defende que a China é um mundo de oportunidades de investimentos

A China é um país gigante que pode transformar a Guiné-Bissau, afirma o Embaixador da Guiné-Bissau neste país asiático.

HALADJE António Serifo Embaló que se encontra em Bissau defende que a China é um mundo de oportunidades de investimentos que se for explorada pode ajudar a Guiné-Bissau a sair da pobreza.

Esta mulher se casou com sete maridos.


Ela diz que sempre decide onde e com quem dormir. Ela satisfaz a todos e nenhum deles ousa traí-la👇

🙄 This woman married seven husbands.

According to her, she decides where and with whom to sleep at all times. She satisfies all of them and none of them dares to deceive her.

First Mag Le Vrai

Covid-19 - Ex.Alta Comissária Magda Robalo afirma ter cumprido a sua missão

Bissau, 22 dez 21(ANG) – A ex-Alta Comissária para Luta contra a Covid-19, Magda Robalo disse que  deixou aquelas funções com a sensação de ter cumprido a sua missão.

O Presidente da República exonerou esta terça-feira a Alta Comissária para a Luta contra a Covid-19, Magda Robalo Correia e Silva, através do decreto presidencial número 73/2021 terça-feira divulgado.

Segundo a Rádio Capital FM, em reação a sua exoneração, Magda Robalo frisou que a pandemia ainda não acabou e que nem vai acabar nos próximos meses.

“Mas a função que eu vinha desempenhado, de montar uma resposta à essa pandemia, pareceu-se estar cumprida e naturalmente que há sempre novos desafios, trabalhos inacabados e há sempre uma perfeição há atingir, mas o essencial do meu trabalho estava feito”, vincou.

 Magda Robalo sublinhou que tinham montado a resposta a nível laboratorial, da vigilância epidiomológica e do tratamento.

A ex. Alta Comissária para Covid-19 disse que o combate a pandemia não é fácil em todo o mundo e que não é só na Guiné-Bissau que há desafios.

“Claro que na Guiné-Bissau as circunstâncias são diferentes, com muito trabalho, muito foco sobretudo trabalho baseado na ciência,  em dados, números, baseado nas últimas recomendações  da Organizaçáo Mundial de Saúde e nas experiências de outros países e que são positivas, e que podem ser adaptadas a nossa realidade”, salientou.

Disse que é isso que deve guiar o trabalho e continuar a bussula para quem vier a continuar a liderar o Alto Comisariado.

ANG/ÂC//SG

Caso suposto suborno aos deputados - José Carlos Macedo Monteiro diz que o acto não vincula a Bancada Parlamentar do Madem G15

Bissau, 22 Dez 21(ANG) – O deputado do Movimento para Alternância Democrática(Madem G15), José Carlos Macedo Monteiro, disse que a denúncia sobre o alegado suborno aos deputados pelo primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam, não vincula a sua Bancada Parlamentar.

Na terça-feira o deputado do Madem G15, Adulai Baldé vulgo Nhiribui, em declarações à imprensa à saída de um encontro com o Presidente da República, denunciou que primeiro-ministro doou uma prenda no valor de 2,500 milhões de francos CFA aos deputados que votaram a favor à aprovação do Orçamento Geral de Estado do ano 2022.

“Já avisei várias vezes de que, se quiseram derrubar o parlamento que tragam um tractor para demolir todo o seu edifício, porque cada deputado pode sustentar a sua cabeça. Procurar elementos para dizer que existem fortes indícios de corrupção no parlamento, não vamos admitir!”, disse terça-feira José Carlos Macedo, no final da reunião da Comissão Permanente da ANP.

Aquele parlamentar salientou que, para os que conhecem o caracter dos deputados do Madem G15, não podem ser comprados por uma soma de dois milhões de francos CFA.

“Nós votamos a favor à aprovação do Orçamento Geral de Estado no ano passado sem nenhuma contrapartida. As pessoas devem deixar de brincadeiras, porque o mundo não acaba hoje e as próximas eleições estão a caminho e se alguém, entende que está a nos enganar terá que pagar a factura”, frisou.

O Orçamento Geral do Estado(OGE) da Guiné-Bissau para 2022 foi aprovado no passado dia 9 de dezembro com 53 votos a favor, 39 contra e uma abstenção.

Votaram a favor do OGE, os deputados do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15), do Partido de Renovação Social (PRS), da Assembleia do Povo Unido -- Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB),  do Partido da Nova Democracia, bem como alguns deputados do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

ANG/ÂC//SG.

Membros da Comissão Nacional Preparatória do X Congresso do PAIGC tomam posse.

A Comissão  Preparatória do X Congresso é composto por 21 membros que deverão dirigir os trabalhos dos preparativos bem como a realização do evento, programado para os dias 17,18,19 e 20 de Fevereiro de 2022 em Bissau.


PAIGC 2021

ANP convoca Sessão Extraordinária para dia 28 deste mês. E encima da mesa estará formosa denúncia do Deputado Nhiribui

 Estamos a Trabalhar

COVID-19 - Quénia obriga a prova de vacinação para acesso a espaços públicos

© Lusa

Por LUSA  22/12/21 

Os quenianos terão de apresentar provas de vacinação contra a covid-19 para utilizar os transportes públicos ou aceder a edifícios oficiais devido ao recente recorde de número de casos diários, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

A taxa de casos positivos atingiu hoje 29,7%, ultrapassando os registos anteriores no Quénia, onde aumentam os receios sobre o contágio da variante Ómicron.

A taxa era de 1% no início de dezembro.

Nas últimas 24 horas, 3.328 pessoas testaram positivo em 11.197 testes realizados, um indicador da progressão do vírus num país onde o acesso aos testes é limitado.

O país da África Oriental anunciou no mês passado que iria proibir pessoas não vacinadas em lugares públicos a partir de 21 de dezembro, mas uma providência cautelar bloqueou a sua aplicação enquanto se aguardava uma decisão judicial.

Todavia, hoje a funcionária do Ministério da Saúde Mercy Mwangangi disse que as medidas já estavam a ser implementadas, apesar da decisão do tribunal.

"Em áreas públicas, todas as pessoas devem apresentar provas de vacinação para entrar, por exemplo, em parques naturais, reservas de caça, hotéis, bares, bem como transportes públicos", declarou, numa conferência de imprensa.

Mwangangi acrescentou que o não cumprimento da regra teria como consequência uma punição. 

Algumas associações de direitos humanos como a organização não-governamental a Human Rights Watch (HRW) criticaram as medidas como sendo discriminatórias e apelaram ao Governo para as abandonar.

Mwangangi disse também que os viajantes da Europa devem fornecer provas de vacinação completa.

Os dados clínicos das últimas semanas sugerem que a Ómicron não é mais perigosa do que as variantes anteriores, mas os cientistas alertam para o facto de ser muito mais contagiosa.

O Quénia registou mais de 270.000 casos do coronavírus desde o início da pandemia, sendo que o número de hospitalizações e mortes diminuíram nas últimas semanas.

Apenas um mês após a sua identificação na África do Sul, a Ómicron já foi detetada em quase 80 países.

Os casos de covid-19 estão a aumentar em vários países da região, incluindo o Ruanda, que em dezembro impôs quarentenas a viajantes internacionais e proibiu a utilização de transportes públicos em Kigali, a capital, por três semanas a pessoas não vacinadas.

Nigéria destrói mais de um milhão de vacinas fora de prazo

▲As doses expiradas -- 1.066.214 no número exato -- foram destruídas na capital da Nigéria, Abuja  Sean Gallup / POOL/EPA
Por observador.pt  22 dez 2021

O país foi colocado numa situação difícil por países desenvolvidos que "adquiriram estas vacinas e as armazenaram (e) no momento em que estavam prestes a expirar, ofereceram-nas para doação".

A Nigéria destruiu esta quarta-feira cerca de um milhão de doses expiradas da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, apesar de o país atravessar um pico de infeções e de ter quase duplicado a taxa de vacinação na última semana.

As doses expiradas — 1.066.214 no número exato — foram destruídas na capital da Nigéria, Abuja, uma semana depois de o país ter dito que não aceitará mais doações de vacinas anti-Covid-19 com curta duração.

Faisal Shuaib, chefe da Agência Nacional para o Desenvolvimento dos Cuidados de Saúde Primários da Nigéria, afirmou que o país foi colocado numa situação difícil por países desenvolvidos que “adquiriram estas vacinas e as armazenaram (e) no momento em que estavam prestes a expirar, ofereceram-nas para doação“, segundo a agência Associated Press.

A vacinação está também a ganhar terreno no país mais populoso de África, que estabeleceu um ambicioso objetivo de vacinar completamente 55 milhões dos seus 206 milhões de cidadãos antes de fevereiro de 2022, embora apenas 2% tenham recebido as suas duas doses.

O país está a passar por um pico de infeções confirmadas, com um aumento de 500% no número de casos nas últimas duas semanas.

A partir do dia 01 a 31 de janeiro o mar da Guiné Bissau vai ser fechado para regeneração dos recursos aquáticos como forma de evitar eventual catástrofe...

GOVERNO ANUNCIA QUE JANEIRO SERÁ PERÍODO DE REPOUSO BIOLÓGICO NO MAR

Por radiosolmansi.net

O governo anuncia que, a partir do próximo dia 01 a 31 de Janeiro, o mar da Guiné-Bissau vai estar fechado para a regeneração dos recursos aquáticos. A decisão do governo visa evitar eventuais catástrofes.

O aviso do ministério das pescas foi tornado público, hoje, pelo ministro das pescas durante a abertura dos 30 dias de campanha de implementação do repouso biológico marinha na zona Económica exclusiva, sob lema “no tadja no mar pabia de amanhã”.

Mário Fambé, ministro das pescas, disse que o período de repouso biológico é uma decisão necessária uma vez que dados científicos confirmam que a biomassa de espécies comercialmente importante sofreu o declínio.

O ministro das pescas assegurou que o patrulhamento será reforçado com três navios de grande porte e ainda explicou que caso alguém for apanhado a desrespeitar essa decisão será imediatamente aplicada uma multa.

A partir do dia 01 a 31 de janeiro o mar da Guiné Bissau vai ser fechado para regeneração dos recursos aquáticos como forma de evitar eventual catástrofe.


ANP| deliberação da comissão permanente


 Cipriano Cassama presidente da assembleia Nacional popular

O Presidente da República, recebeu hoje, em audiência de cortesia a Missão Médica da Nigéria, acompanhada pelo Embaixador da República da Nigéria na Guiné-Bissau.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Abate do Contentor de produtos Fora do prazo, Através de Ministério do Comércio.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

RadioBantaba 

O que as unhas dizem sobre a sua saúde ...Estes são 11 sinais de que algo não está bem. Compreenda o seu significado.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  22/12/21 

Alterações nas unhas podem indicar que algo não está bem no seu corpo e, em alguns graves, ser um sinal de alarme para algo mais grave, como a diabetes, doenças cardiovasculares e dos pulmões  ou até mesmo cancro.

A pensar nisso, o portal Metrópoles identificou 11 sinais de alerta que não deve ignorar. Veja abaixo:

Unhas quebradiças e secas

As suas unhas partem-se facilmente e apresentam um aspeto seco? Pode estar a fazer alergia a vernizes, produtos de limpeza e até sabonetes, por exemplo. Além disso, pode também acontecer a quem faz manicuras agressivas ou removeu unhas de gel. 

A alteração no aspeto da unha pode ainda indicar deficiência de ferro, ácido fólico e vitaminas A, B12 ou C, uma vez que estas são responsáveis por produzir uma proteína que confere força às unhas. Psoríase, micose, hipertireoidismo e anemia são doenças que também estão relacionadas a essas mudanças.

Caso surjam estes sinais, evite produtos que possam causar alergia e dê descanso às unhas durante cerca de duas semanas. Se as alterações se mantiverem, consulte um dermatologista.

Manchas brancas

Ao aparecimento de manchas ou linhas brancas nas unhas dá-se o nome de leuconíquia, uma condição causada por pequenos traumas na unha. Contudo, também pode ser o resultado de alterações hormonais durante o ciclo menstrual, de efeitos secundários a medicamentos ou de doenças como vitiligo.

Unhas amareladas

As unhas amareladas são comuns em pessoas idosas e nem sempre indicam um problema de saúde. No entanto, também surgem com o uso de antibióticos, o contato com produtos de limpeza ou fumo de cigarro. O consumo excessivo de cenoura, abóbora ou batata doce também pode conferir este tom ás unhas. Ainda assim, a infeção fúngica é uma das causas mais comuns. Em casos mais graves, pode ser sinal de doença severa da tiroide, doença pulmonar, diabetes, artrite reumatoide, cirrose, hepatite ou psoríase.

Unhas azuladas

As unhas azuladas podem significar que o seu corpo não está a receber oxigénio suficiente, o que poderá ter origem num problema ao nível dos pulmões, do coração ou de circulação.

Unhas avermelhadas

As unhas avermelhadas, principalmente nas bordas, podem indicar panarício (ou perioníquia), uma inflamação aguda ou crónica da pele à volta da unha. Quem retira a cutícula em redor das unhas tem maior risco de desenvolver panarício,

Outros problemas de saúde também estão associados às unhas avermelhadas, como doenças do coração ou dos pulmões, pressão arterial alta ou acidente vascular cerebral.

Unhas esverdeadas

Pode ocorrer devido a uma infeção causada pela bactéria Pseudomonas aeruginosa. Geralmente, a pele ao redor da unha fica inchada, dolorida ou vermelha. O tratamento é feito com antibióticos.

Linhas escuras

Deve consultar o seu médico dermatologista com a maior brevidade possível, pois, por vezes, pode ser causado por melanoma, o tipo de cancro da pele mais perigoso. Estas linhas escuras também podem surgir repentinamente pelo uso de alguns medicamentos, como antibióticos ou zidovudina, um remédio utilizado no tratamento do VIH.

Forma ondulada

As unhas onduladas ou rugosas fazem parte do processo natural de envelhecimento, sendo comum em pessoas idosas, mas também poderá ser uma manifestação precoce de psoríase ou artrite.

Unhas curvadas

Pode ter origem numa deficiência de oxigénio que, por sua vez, pode ser causada por doença inflamatória do intestino, doença cardíaca, do fígado ou dos pulmões.

Unhas em forma de colher

Atenção. Este pode ser um sintoma de falta de ferro, problemas cardíacos ou hipotireoidismo, por exemplo.

Unhas que se separam do leito ungueal

Pode ser o resultado de onicólise, uma infeção das unhas causada pelo uso de sapatos apertados, por exemplo, e difícil de tratar. Essa condição também pode ser causada por fungos, doenças como psoríase e hipertireoidismo ou o  uso de alguns medicamentos, como captopril ou retinoides.

Leia Também: Cuidado. Alterações nas unhas dos pés podem indicar 'doença silenciosa'