25 de julho de 2022

FERNANDO GOMES PEDE MILITÂNCIA NO MADEM-G15

Por: Tiago Seide JORNAL ODEMOCRATA  25/07/2022

O antigo dirigente do Partido da Renovação Social (PRS), Fernando Gomes, manifestou a intenção de militar no Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15).

Em carta com a data de 25 de julho, o recém-desvinculado do PRS justifica o pedido “atendendo ao contexto e aos desafios que o país apresenta”.

“Gostaria de abraçar o projeto político liderado por V. Excelência, julgando-se poder ser útil na prossecução dos objetivos partidários e elevação da grandeza do partido. Nesta conformidade, sirvo-me da presente para apresentar a V. Excia. o meu pedido de inscrição no Partido Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15)” lê-se na carta enviada ao Coordenador Braima Camará.

Refira-se que no dia 18 de julho, o antigo deputado do PRS renunciou a sua militância e consequente desvinculação aos renovadores.

Gomes foi eleito deputado na lista do PRS no círculo eleitoral 25, sendo que foi o único deputado dos renovadores em Bissau, no universo de 20 deputados eleitos pelos partidos a nível do Setor Autonônimo de Bissau, nas últimas legislativas de 2019.

Fotos :FALA MADEM G-15

Homem de 27 anos morto à facada em rua do centro da Amadora... Vítima foi atingida no peito e sofreu uma perfuração do tórax.

Por João Carlos Rodrigues cm-tv.pt

Um homem de 27 anos foi morto à facada na madrugada desta segunda-feira na Amadora. A vítima estava a passar na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, pelas 3h00, quando se cruzou com um conhecido.

Por motivos ainda não apurados, os dois homens envolveram-se em confrontos até que um deles puxou de uma faca. A vítima foi atingida no peito e sofreu uma perfuração do tórax.

Bombeiros, INEM e PSP foram acionados para o local e encontraram a vítima no chão. O homem ainda foi transportado ao hospital Amadora-Sintra, mas não resistiu aos ferimentos.

O agressor está em fuga e o caso está agora a ser investigado pela Polícia Judiciária.  

Ministro de Transporte e Telecomuniçõe da Guiné-Bissau Sr.Aristires Ocante da Silva, Em Argel, na Conferência da União Africana das Telecomunicações.



Por Mustafa Cassamá

GUINÉ-BISSAU - Recenseamento de funcionários guineenses poupa 821 mil euros em salários

© Lusa

Por LUSA  25/07/22 

O recenseamento dos funcionários e pensionistas do Estado da Guiné-Bissau detetou "para já" uma poupança de cerca de 821 mil euros no pagamento de salários do mês de julho, anunciou hoje o ministro da Função Pública guineense, Cirilo Djaló.

Em abril passado, o Governo da Guiné-Bissau iniciou um processo de recenseamento de raiz para saber a quantos funcionários públicos paga na realidade, quem são, como entraram para Função Pública e ainda descobrir, através da prova de vida, quem são os pensionistas que auferem dinheiro público.

Cirilo Djaló, que na semana passada apresentou um balanço preliminar do recenseamento, adiantou que o Estado guineense é o maior empregador no país, mas que já não pode comportar a massa salarial, que neste momento ascende a cinco mil milhões de francos CFA por mês (cerca de oito milhões de euros).

O governante notou ainda que a Guiné-Bissau ultrapassou o critério de convergência dos oito países da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) que defende um rácio de sete funcionários públicos por cada mil habitantes.

Na Guiné-Bissau, 21 cidadãos em cada mil habitantes são funcionários públicos, com os quais o Estado gasta 85% das receitas fiscais no pagamento de salários e pensões, ficando os restantes 15% para todos os outros setores, assinalou o ministro.

Em abril, e por orientação do primeiro-ministro, Nuno Nabiam, o ministro da Função Pública iniciou um processo de recenseamento presencial e de raiz de todos os funcionários públicos, sendo o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, o primeiro a ser registado.

A meta é recensear pouco mais de 25 mil pessoas entre funcionários e pensionistas a quem o Estado paga, mas até à apresentação dos resultados provisórios do processo, foram registados no novo banco de dados em criação cerca de 22,3 mil pessoas.

Até ao mês de agosto, os cerca de três mil servidores do Estado, em falta, serão recenseados. Desse grupo, figuram pessoal diplomático no estrangeiro, funcionários da Assembleia Nacional Popular (ANP, parlamento guineense) e alguns militares.

Nesse período também há a possibilidade de os funcionários e pensionistas apresentarem reclamações, mas o ministro da Função Pública avisou que no final de agosto o processo será concluído com a apresentação definitiva do novo "banco de dados fiável" que será acoplado ao Ministério das Finanças.


CONVITE - MADEM G15

Por instruções do Secretariado Nacional, o Gabinete da Comunicação do MADEM-G15, vem por este meio convidar os órgão de Comunicação Social, para a cerimónia de tomada de posse da Comissão Nacional Preparatória do seu II Congresso, a ter lugar, esta terça-feira, dia 26 de julho 2022,  pelas 15H30, na Sede Nacional. (COQUEIROS)  

Dada a importância do assunto contamos com a vossa honrosa participação no eventos, cobertura do evento .

AIS

Obrigado.

 Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS, GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ, IGUALMENTE, PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO CHEGOU ESTA MANHÃ À MONRÓVIA, PARA ASSISTIR AO DIA NACIONAL DA LIBÉRIA.

À sua chegada a capital liberiana, o Chefe de Estado guineense e actual Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO foi recebido pelo seu homólogo, o Presidente George WEAH, acompanhado de uma importante delegação do Governo.

Libéria , país ao longo da costa da África Ocidental . O terreno da Libéria varia desde as planícies costeiras baixas e arenosas até colinas ondulantes e planaltos dissecados mais para o interior. O país abriga uma exuberante floresta tropical contendo uma rica diversidade de flora e fauna.

A Libéria é o único estado negro na África que nunca foi submetido ao domínio colonial e é a república mais antiga da África. 

Foi estabelecido em terras adquiridas para escravos libertos dos EUA pela American Colonization Society, que fundou uma colônia em Cabo Mesurado em 1821. Em 1824 o território foi nomeado Libéria, e seu principal povoado foi nomeado Monróvia, que é a atual capital. 
A independência da Libéria foi proclamada em 1847 e suas fronteiras foram expandidas. 

O país desfrutou de relativa estabilidade até que uma rebelião em 1989 se transformou em uma guerra civil destrutiva na década de 1990 que não cessou totalmente até 2003. As primeiras eleições pós-conflito do país, realizadas em 2005, foram notáveis ​​pela eleição de Ellen Johnson Sirleaf para o presidência, pois foi a primeira mulher a ser eleita chefe de Estado em África.

Antes da independência da Libéria em 1847, o poder executivo na Comunidade da Libéria era ocupado pelo governador da Libéria, que foi nomeado pela American Colonization Society. A Constituição de 1847 transferiu os poderes executivos do governo para a presidência, que foi amplamente modelada na presidência dos Estados Unidos.

Entre 1847 e 1980, a presidência foi ocupada exclusivamente por americo-liberianos, os colonos americanos originais da Libéria e seus descendentes. O sistema bipartidário original, com o Partido Republicano e o True Whig Party, terminou em 1878, quando a eleição de Anthony W. Gardiner marcou o início de 102 anos de governo de partido único pelos True Whigs. 

Após um golpe de estado por oficiais do exército descontentes liderados por Samuel Doe em 1980, o governo de partido único dos True Whigs terminou e a presidência foi desocupada até a eleição de Doe nas eleições gerais de 1985. 

Após sua derrubada e assassinato em 1990, a presidência foi novamente desocupada por sete anos durante a Primeira Guerra Civil da Libéria e novamente por dois anos após a conclusão da Segunda Guerra Civil da Libéria em 2003.

De acordo com a Constituição de 1986, o presidente é eleito diretamente pelos eleitores para um mandato de seis anos, que pode ser renovado uma vez. No total, 25 pessoas serviram como presidente, incluindo Ellen Johnson Sirleaf, a primeira mulher eleita chefe de Estado na África. 

Em 22 de janeiro de 2018, George Weah foi empossado como o vigésimo quinto e atual presidente da Libéria.

Arrival of the President of Guinea Bissau, Umaro Sissoco Embalo ahead of Liberia's 175th Independence Celebration... VÍDEO COMPLETO...

Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional / Executive Mansion-Liberia / Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Transition au Burkina Faso : fin de séjour du Président en exercice de la CEDEAO à Ouagadougou

(Ouagadougou, 25 juillet 2022). Le Président du Faso, le Lieutenant-colonel Paul-Henri Sandaogo DAMIBA a raccompagné ce matin le Président de la République de Guinée Bissau, Umaro Sissoco EMBALO, Président en exercice de la Communauté économique des Etats de l’Afrique de l’Ouest (CEDEAO), à l'issue d'une visite de 48h dans notre pays.

Arrivé ce dimanche en fin de matinée, le Président en exercice de la CEDEAO a eu une rencontre de travail avec le Chef de l'Etat, les membres du gouvernement, les membres de l'Assemblée législative de la Transition, les représentants de partis politiques, ainsi que des partenaires techniques et financiers. 

Le Président bissau guinéen était accompagné du Médiateur de l’organisation ouest-africaine pour le Burkina Faso, Mahamadou ISSOUFOU et du Président de la Commission de la CEDEAO, Dr Omar Alieu TOURAY.

Direction de la communication de la Présidence du Faso

Présidence du Faso 

PrR da Guiné-Bissau no Burkina Faso para acelerar transição democrática

© Lusa

Por LUSA  25/07/22 

O Presidente da Guiné-Bissau está no Burkina Faso em nome da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) para abordar com a junta militar o processo de transição, na sequência do golpe de Estado de janeiro.

"Obrigado ao Presidente [do Burkina Faso, Paul-Henri Sandaogo] Damiba pela sua calorosa receção em Ouagadougou, onde me encontro desde domingo para uma visita de trabalho como presidente da CEDEAO, escreveu Umaro Sissoco Embaló na sua conta do Twitter.

Na mensagem, Embaló disse estar com o antigo Presidente do Níger Mahamadou Issoufou para reforçar os esforços do bloco regional na aceleração do calendário até às eleições e o regresso à normalidade democrática, depois do derrube do antigo chefe de Estado do Burkina Faso Marc Christian Kaboré.

O encontro com Damiba resultou numa "discussão muito boa" e, diz o Presidente guineense, "há um consenso sobre o prazo de 24 meses [para completar a transição] e foi sublinhada a importância deste prazo".

Para Embaló, as principais prioridades do Burkina Faso são "o desafio da segurança, as questões humanitárias, o regresso à ordem constitucional e a mobilização de recursos".

Por outro lado, o chefe de Estado destacou também a importância de abordar a degradação da segurança no país, afetado pelo aumento dos ataques por parte de grupos extremistas, e que é "um assunto regional" que afeta outros países da região do Sahel.

O golpe foi levado a cabo por Damiba após um motim dos militares em protesto contra a insegurança e a falta de recursos para lidar com o extremismo violento, levando os soldados a exigir a demissão de Kaboré e de outros membros dirigentes das forças de segurança.

Globalmente, o país africano registou um aumento significativo de ataques desde 2015, tanto por parte da Al-Qaida como dos Estados islâmicos filiados na região, que também contribuíram para um aumento da violência e levaram a um florescimento de milícias populares.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS, GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ, RECEBE NA QUALIDADE DE PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CEDEAO PARA UMA VISITA DE TRABALHO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA FRANCESA, EMANUEL MACRON.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló


QUÉNIA - Queda de autocarro num rio no Quénia fez 33 mortos

© Shutterstock

Por LUSA  25/07/22 

Pelo menos 33 pessoas morreram no domingo no Quénia na queda de um autocarro no rio Nithi, informaram hoje as autoridades do condado de Tharaka Nithi, no centro do país.

O acidente ocorreu cerca das 18:40 (16:40 em Lisboa), disse o comissário Norbert Komora, citado pelos meios de comunicação locais, adiantando que o autocarro se despenhou numa ponte, aparentemente devido a uma falha nos travões.

De acordo com a mesma fonte, 10 passageiros sobreviveram à queda e foram transportados para o hospital.

Uma pessoa que testemunhou o desastre contou que o autocarro viajava a grande velocidade, quando chegou à ponte.

O local onde se deu o acidente é considerado um ponto negro das estradas do país, atendendo aos acidentes fatais que aí têm sucedido.

Arábia Saudita projeta cidade do futuro com dois arranha-céus de 120 quilómetros de comprimento

Estima-se que a cidade possa albergar cerca de cinco milhões de pessoas e só deverá estar concluída depois de 2050

Observador.pt  24 jul 2022

Depois de anunciado o projeto "Neom", a Arábia Saudita pretende incorporar dois arranha-céus nesta cidade do futuro. A sua construção está avaliada em cerca de 1 bilião de euros.

A Arábia Saudita está a planear construir dois arranha-céus, avaliados em 1 bilião de dólares (cerca de 980 mil milhões de euros), construídos na horizontal, com 120 quilómetros de comprimento e mais altos que o Empire State Building.

Apelidado de “Mirror Line”, será, segundo o Wall Street Journal, maior que a cidade de Massachusetts. Em 2021, o país anunciou o “sonho” de construir uma cidade (“Neom”) com 170 quilómetros, que tivesse “zero carros, zero ruas e zero emissões de carbono”. É nesta cidade do futuro que se integrará a “Mirror Line”.

“Why should we sacrifice nature for the sake of development? Why should seven million people die every year because of pollution […] one million people every year due to traffic accidents?” HRH the Crown Prince questions as he introduces @NEOM’s THE LINE. #whatisTHELINE pic.twitter.com/9GJfsflr67

— CIC Saudi Arabia (@CICSaudi) January 10, 2021

Será composta por dois arranha-céus, que ocupam grande parte da área da “Mirror Line”. Segundo os relatórios da construção, serão “a maior estrutura do mundo”. No interior, os arranha-céus vão ser compostos por escadarias, vegetação e habitações. O exterior é revestido por vidros espelhados.

Os dois edifícios são neutros em carbono e serão ligados entre si por passeios, tendo um comboio de alta velocidade a passar por baixo, que levará 20 minutos a percorrer toda aquela zona da cidade. Os moradores terão acesso a uma marina, onde podem atracar os seus iates sob um arco construído entre os dois prédios. Um estádio de futebol, construído 300 metros acima do solo, também faz parte do projeto.

“Neom” será composta por mais duas grandes zonas: Trojena e Neom Industrial City (Oxagon). Estima-se que possa albergar cerca de cinco milhões de pessoas no total, um milhão na “Mirror Line”. Localizar-se-á perto da fronteira entre a Arábia Saudita, a Jordânia e o Egito.

Ainda assim, não é certa que esta cidade consiga ser construída. De acordo com o The Telegraph, o projeto é muito ambicioso e “implementar planos quase impossíveis” de conceber. Este facto tem levado vários trabalhadores, nomeadamente designers, a desistir do projeto.