terça-feira, 11 de novembro de 2025

🇬🇼 Compromisso com o Presente, Visão para o Futuro! ✨: No dia 10 de novembro, o Chefe de Estado inaugurou as obras de construção e reabilitação do troço de estrada Bôr – Prabis, uma via essencial para a mobilidade, o desenvolvimento local e a ligação entre comunidades. 🚗🛣️

🇬🇼 Compromisso com o Presente, Visão para o Futuro! ✨

O Presidente da República e candidato à sua própria reeleição, Umaro Sissoco Embaló, continua a conciliar uma agenda eleitoral intensa com os compromissos de governação. 💼

No dia 10 de novembro, o Chefe de Estado inaugurou as obras de construção e reabilitação do troço de estrada Bôr – Prabis, uma via essencial para a mobilidade, o desenvolvimento local e a ligação entre comunidades. 🚗🛣️

Esta iniciativa reflete o compromisso do Presidente com a modernização das infraestruturas e a melhoria das condições de vida das populações, reforçando a visão de uma Guiné-Bissau em movimento e com futuro. 🇬🇼💪


Kyiv anuncia captura de três povoações em Zaporijia pelas forças russa... O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, informou hoje que as forças russas capturaram três povoações no distrito de Zaporijia (leste), apesar de "perdas consideráveis" sofridas pelo invasor.

Por  LUSA  11/11/2025

"A situação deteriorou-se consideravelmente nas direções de Oleksandrivka e Huliaipole, onde o inimigo, aproveitando a sua superioridade numérica em forças e equipamento, avançou e capturou três povoações durante intensos combates", publicou Sirsky no Facebook.

O chefe do Estado-Maior ucraniano não especificou os nomes das três localidades que ficaram sob controlo russo.

"Os soldados do Grupo de Forças do Sul estão envolvidos em intensos combates na região de Rivnopillia e Yablukove. Estão a ser implementadas medidas de apoio correspondentes", acrescentou o comandante-chefe ucraniano.

"Com fogo combinado, foram infligidas ao agressor perdas consideráveis", adiantou.

"Cada metro do nosso território custa à Rússia centenas de vidas de soldados", afirmou Sirsky.

Antes, as forças ucranianas anunciaram a retirada das suas forças das cidades de Novouspenivske, Nove, Okhotniche, Uspenivka e Novomikolaivka.

No distrito de Donetsk, as Forças Armadas da Ucrânia admitiram hoje que mais de 300 soldados russos entraram na cidade de Pokrovsk.

As autoridades ucranianas indicaram que as forças russas aproveitaram as condições meteorológicas adversas para intensificarem "com sucesso" os esforços para entrarem na cidade de Pokrovsk.

A zona onde se registam os combates, situada no leste da Ucrânia, foi um centro industrial e mineiro e é considerada essencial para as comunicações das forças ucranianas.

Segundo o 7.º Corpo Aerotransportado das Forças Armadas da Ucrânia o objetivo da Rússia é alcançar a fronteira norte e, posteriormente, tentar cercar a frente de combate.

Os militares ucranianos acrescentaram que, apesar da presença de militares russos na cidade, as forças de Kiev continuam a combater, reportando 162 soldados russos mortos em combate e 39 feridos, desde o início de novembro.

De acordo com dados oficiais de Kiev, a cidade de Pokrovsk era habitada por mais de 60 mil habitantes, antes da guerra.

Atualmente, estima-se que sete mil civis ainda se encontrem na cidade e periferia de Pokrovsk. 

Segundo afirmou Syrskyi na segunda-feira, Moscovo enviou cerca de 150 mil soldados --- dos cerca de 700 mil em território ucraniano --- na direção de Pokrovsk, com poderosos grupos mecanizados e quatro brigadas de fuzileiros navais.

O objetivo da Rússia é cercar Pokrovsk e as cidades vizinhas pelo norte, sul e leste, estrangulando as linhas de abastecimento e expulsando os restantes civis, na sua mais recente manobra para capturar toda a região de Donetsk, adiantou. 

Mas o comandante-chefe ucraniano rejeitou as alegações da TV estatal russa e de propagandistas nas redes sociais de que Pokrovsk caiu e que os ucranianos estão encurralados, afirmando que um contra-ataque ucraniano em setembro custou aos invasores "cerca de 13.000" baixas e permitiu às forças ucranianas recuperar mais de 427 quilómetros quadrados.   

A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste e "desnazificar" o país vizinho, independente desde 1991 - após a desagregação da antiga União Soviética - e que tem vindo a afastar-se do espaço de influência de Moscovo e a aproximar-se da Europa e do Ocidente.   

A ofensiva militar russa no território ucraniano mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). 

No plano diplomático, a Rússia rejeitou até agora qualquer cessar-fogo prolongado e exige, para pôr fim ao conflito, que a Ucrânia lhe ceda pelo menos quatro regiões - Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia - além da península da Crimeia, anexada em 2014, e renuncie para sempre a aderir à NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte, bloco de defesa ocidental).  

Estas condições são consideradas inaceitáveis pela Ucrânia, que, juntamente com os aliados europeus, exige um cessar-fogo incondicional de 30 dias antes de entabular negociações de paz com Moscovo.  

Por seu lado, a Rússia considera que aceitar tal oferta permitiria às forças ucranianas, em dificuldades na frente de batalha, rearmar-se, graças aos abastecimentos militares ocidentais. 

Dia dos Veteranos: "Viveram pesadelos para vivermos o sonho americano"... O presidente dos Estados Unidos relembrou hoje os "membros das forças armadas americanas que fizeram o sacrifício supremo e deram a sua vida pelos Estados Unidos", numa cerimónia do Dia dos Veteranos realizada no Cemitério Nacional de Arlington.

Por  LUSA   11/11/2025

O emblemático cemitério militar, no norte da Virgínia e próximo de Washington, alberga os restos de mais de 400.000 veteranos.  

"Geração após geração, os veteranos americanos deixaram para trás o conforto da família para enfrentar a violência, a maldade e a morte, para que as nossas famílias pudessem conhecer a alegria, a bondade e a paz", afirmou Donald Trump num discurso de mais de 20 minutos.  

"Nós os honramos profundamente. Os nossos heróis viveram pesadelos inimagináveis para que nós pudéssemos viver o sonho americano. E o sonho americano está a regressar, mais forte do que nunca, e iremos vê-lo à medida que os próximos anos avançarem", acrescentou.

Trump propõe que os EUA celebrem um Dia da Vitória e indicou que vários países comemoram anualmente as vitórias na Primeira e na Segunda Guerra Mundial, enquanto os Estados Unidos normalmente não participam em celebrações semelhantes. "Nós fomos os que ganhámos as guerras!", frisou Trump.

O presidente referiu que o Reino Unido e a Rússia celebram esta vitória. "Quando vejo outros países a celebrar o Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial, como o Reino Unido ou a Rússia, penso: 'Nós também temos de ter um Dia da Vitória'", afirmou.

"No nosso país nem se fala disso. Mas a partir de agora, vamos celebrar o Dia da Vitória", anunciou, uma ideia que Trump já propôs noutras ocasiões este ano.

O presidente, como é tradição, depositou uma coroa de flores na Tumba do Soldado Desconhecido no Cemitério Nacional de Arlington para comemorar o Dia dos Veteranos.

Por sua vez, o ex-presidente dos EUA, Barack Obama (2009-2017), surpreendeu um grupo de veteranos das guerras da Coreia e do Vietname, que chegaram a Washington no Voo de Honra no passado fim de semana, segundo um vídeo partilhado hoje nas redes sociais do ex-chefe de Estado democrata.

"Na véspera do Dia dos Veteranos, tive a honra de receber um grupo de veteranos e as suas famílias à chegada a Washington D.C.", disse Obama na rede social X.

Enquanto isso, o ex-presidente Joe Biden (2021-2025) escreveu nas suas redes sociais: 'Sempre disse que a nossa nação tem uma obrigação sagrada: preparar aqueles que enviamos para situações de perigo, apoiar os seus entes queridos quando estão fora e prover a eles e famílias quando regressam a casa".

"Neste Dia dos Veteranos, honramos todos os homens e mulheres corajosos que responderam ao chamamento para servir e defender. A nossa nação é mais forte e a nossa democracia mais segura graças ao seu serviço e sacrifício", acrescentou.

Em todo o país, os americanos prestaram hoje homenagem aos homens e mulheres que serviram nas forças armadas norte-americanas.

Na cidade de Nova Iorque, realiza-se hoje o 106.º Desfile Anual do Dia dos Veteranos, que comemora o 250.º aniversário do Exército, da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, os três ramos das forças armadas criados durante a Guerra de Independência.

Mega Comício do PR General Umaro Sissoco Embaló, candidato as presidenciais no campo de Lala Quema em Bissau. 1a parte/2a parte




ENCONTRO ENTRE O PRESIDENTE GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ, CANDIDATO ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS E AS MULHERES PARA ABORDAR ASSUNTOS LIGADOS AO EMPODERAMENTO ECONOMICO, INVESTIMENTOS E PROGRESSO.

ENCONTRO ENTRE O PRESIDENTE UMARO SISSOCO EMBALÓ, CANDIDATO ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS E AS MULHERES... CANAL FALADEPAPAGAIO


Por  Tuti Vitoria Iyere

Cerimónia de lançamento da primeiro pedra de Porto de Pikil Biombo, presídido pelo Primeiro Ministro da República Da Guiné-Bissau, Braima Camara.

Lançamento da Primeira Pedra para a Construção do Porto Comercial da Ponta de Biombo
Presidi em Pikil, à cerimónia de lançamento da primeira pedra para a construção do Porto Comercial da Ponta de Biombo.

O ato solene contou com a presença de vários membros do Governo, autoridades locais e tradicionais, bem como representantes da população da região, que acolheram com entusiasmo o início desta obra de grande importância estratégica para o desenvolvimento nacional.

No meu discurso sublinhei que a construção do Porto da Ponta de Biombo representa um marco histórico para a região e para o país, afirmando que essa infraestrutura permitirá retirar a Região de Biombo do atraso em que se encontra e colocá-la na primeira linha do desenvolvimento nacional, impulsionando o comércio, o emprego e a integração económica com as demais regiões da Guiné-Bissau.
Em nome do Governo reafirmei, assim, o nosso compromisso com o desenvolvimento equilibrado e sustentável de todas as regiões do país, colocando o investimento em infraestruturas modernas como pilar essencial da estratégia de crescimento económico e de coesão social.
PM da Guiné-Bissau, Braima Camara na cerimónia de lançamento da primeiro pedra de Porto de Pikil Biombo...CANAL FALADEPAPAGAIO

Ministro dos Transportes, Eng. Marciano Silva Barbeiro na cerimónia de lançamento da primeiro pedra de Porto de Pikil Biombo...CANAL FALADEPAPAGAIO