segunda-feira, 14 de maio de 2018

Na adolescência, Obama era bastante conhecido entre os amigos por fumar maconha. Tanto é que o seu apelido era "Barack Oganja".


Fatos Desconhecidos


MINISTÉRIO PÚBLICO (ACUSADO DE CORRUPÇÃO PASSIVA CIDADÃO DOMINGOS SIMÕES PEREIRA)

Fonte: Joelson Da Silva Silva

Domingos S Pereira, foi acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O atual presidente do PAIGC, esta preste a fugir do país, para escapar da sua prisão.

O governo liderado por DSP, é considerado o governo mais corrupto na história da governação de GB, maioria dos seus membros estão implicados nos vários processos judiciais.

Foi na sua governação que aconteceu a operação mais falcatrua, denominado Resgate dos Bancos, aliás esse foi Resgate dos elites. Quando era o primeiro ministro da GB, DSP, adquerio um imóvel em Lisboa no valor aproximadamente 650.Mil Euro, equivalente 430.Milhões, Franco CEFA.

Fez construção de duas (2) casas em Bissau com custo de 734.125.000, Franco CEFA, e alocação parcial das suas viaturas ao câmara municipal de Bissau, e a sua concessão e como adquerio os. No decorrer da sua governação DSP, abriu duas (2) empresas um em Bissau outro em Dakar. Do Dakar ópera na área da pesca, do Bissau também ópera na área das pesca, alocação dos caminhões e diversos... Comprou uma casa em Dakar num valor estimado em 350.Milhões de franco CEFA, num dos Bairro mais luxuosos de Dakar chamado👉Les Almadies; C’est l’un des quartiers les plus chics de Dakar. Também comprou um apartamento para sua esposa Paula Pereira, na França com valor estimado 700.Mil Euro.

O ministro público ja esta com toda as provas na mão, estão somente a espera do juiz discretar a sua prisão...

Esses não são as acusações falsas, e nem por questões política!! Todos nos sabemos como era a vida do DSP, antes de ser 1° ministro da GB, e como era a depois de tinha sido... Basta cada um fazer as análises chegará a conclusão de que DSP, é Político mais corrupto que existe no mundo... Um pobre que entrou na política tornou-se milionário menos dum ano da governação...

Estamos a trabalhar

PRS LAMENTA EXONERAÇÃO DOS GOVERNADORES REGIONAIS

O Partido da Renovação Social (PRS) considerou a suspensão dos governadores regionais e algumas nomeações de violação de acordos firmados entre dois maiores partidos do país (PAIGC e PRS).

A posição dos Renovadores foi transmitida esta segunda-feira (14 de Maio) pelo vice-presidente do PRS Certório Biote, a saída da audiência com o chefe do estado José Mário Vaz.

Biote acusa a ministra de Administração Territorial de ser principal responsável de violação dos acordos firmados entre as duas forças políticas.

“Para qualquer cidadão comum que acompanha a situação política sobretudo aos jornalistas é uma violação, uma vez que existe acordo antes da revisão deste acordo. Fizemos a diligência em todo o sentindo porque nós e o PAIGC temos um acordo” afirma o vice-presidente do PRS.

Por outro, Biote não escondeu a sua insatisfação pela pouca intervenção do primeiro-ministro no que diz respeito a polémica a volta de suspensão dos Governadores regionais, “e o assunto já foi comunicado a CEDEAO como mediador da crise política do país”.

“Sentimos a falta de acompanhamento deste processo por parte do Primeiro-ministro em que devia chamar a ministra da Administração Territorial no sentido de revogar as suspensões e consequentes nomeações realizadas (governador de Biombo e de Gabu como também o presidente e o Adjunto da Câmara Municipal de Bissau), para nós, não é forma salutar, não é forma administrativa para resolução da crise política”, lamenta.

Por outro lado, assegurou que o assunto já é do conhecimento do Primeiro-ministro, da CEDEAO e “viemos encontrar com o presidente da República no sentido de ajudar a resolver a situação porque segundo os nossos adversários, o PRS é que criou problema ao país”, sublinhou Certório Biote.

Perante o cenário político vigente no país, Certório Biote defende a realização das eleições na data prevista para legitimar novas autoridades governativas do país.

«Temos um governo formado com o objectivo único e exclusivo de realizar as eleições no próximo dia 18 de Novembro como está previsto e decretado pelo presidente da República. É neste quadro que viemos recordar o presidente para mobilizar esforço, apoiar o governo e Primeiro-ministro para que haja condição propícios e urgente para a realização de eleição ou seja para o PRS é indiscutível adiamento do escortino que permitirá os guineenses ter novas autoridades governativas legítimas», defendeu o dirigente dos renovadores.

Recorde-se que a ministra da Administração Territorial, Ester Fernandes, suspendeu todos os governadores regionais “até novas instruções”, ficando a gestão das regiões, transitoriamente, sob a responsabilidade dos secretários regionais.

 O Governo da Guiné-Bissau exonerou hoje,14 de Maio depois de uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, os governadores regionais e os administradores setoriais.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, divulgado à imprensa, o primeiro-ministro guineense decidiu convocar a reunião extraordinária para proceder à "reposição da legalidade nos governos regionais e locais" para o normal funcionamento das instituições.

O Governo decidiu "dar por finda a comissão de serviço dos governadores regionais" e a "comissão de serviço dos administradores setoriais".

O Conselho de Ministros decidiu também indigitar interinamente os secretários regionais para assumirem as funções de governadores regionais e os secretários setoriais para as funções de administradores setoriais.

Durante a reunião, o Conselho de Ministros nomeou também Filomena Maria Vaz Mendes Lopes diretora-geral da Polícia Judiciária.                                                                                                 

Por: Marcelino Iambi

radiosolmansi.net

EAGB, O SEU DG RENE BARROS E O RESPECTIVO MINISTRO DE AREA, AO LONGO DESTE TEMPO SOFRERAM E CONTINUAM SOFRENDO ATAQUES INJUSTOS, CALUNIAS E DIFAMAÇÕES DE TODO O TIPO.

Quando o estado falha, quando o chefe do governo faz ouvidos de mercador ignorando a realidade dos factos , o resultado sempre será um desastre.   

Se  o ARISTIDES GOMES não permitir a EAGB fazer o seu trabalho como deve ser, se o próprio governo não fizer o que lhe compete , jamais a EAGB poderá ter as suas contas em dia.

1° Os valores aplicados pela EAGB são baixíssimos devido a carência e a realidade do povo e do país...,  e o estado tem que financiar a parte que falta.

A empresa gasta diariamente para producao dos 15 MEGA WATTS, contra 76 mil litros de gasóleo, traduzidos em valores ao preço de estrutura 444 fcfas/ litro . 

O que corresponde a um gasto diario em gasóleo de mais de 33 milhões de fcfas.

O próprio banco mundial ja criticou esta politica de venda e ao próprio governo das falhas tecnicas optadas .

Por outro lado, também se falou da venda de geradores ou motores do mesmo para sucata por parte da EAGB.    Mas isso não corresponde a verdade porque quem organizou o concurso publico para a venda dos mesmos foi o  ministério das finanças e caso haja alguma duvida, que se contacte as finanças.  Sejamos cautelosos com a forma com que se informa ou se vai dando a informação.  
Somos obrigados a corrigir os nossos erros, porque nunca é tarde para se fazer o correcto.

Thanks everyone.

dokainternacionaldenunciante

“ADMITIR JOSÉ MÁRIO VAZ COMO CANDIDATO PRESIDENCIAL DO PAIGC É ERRO DE PALMATÓRIA”

“A escolha de José Mário Vaz como candidato do PAIGC para as eleições presidenciais de 2014 foi erro grave de palmatória cometido pelo partido”.

Palavras proferidas, sábado em Bissau pelo presidente da comissão política dos libertadores, no quadro da visita às estruturas de base do partido do círculo eleitoral-28, do Sector Autónomo de Bissau.

“Como possível sem fazer parte de estrutura de base chegar ao Bureau político e Comité Central do PAIGC, consequentemente, sair como candidato presidencial do partido? Isto é uma falha grave e erro de palmatoria que jamais aceitaremos no partido,” disse Musante.

Mário Musante considera ainda que a maior traição contra o PAIGC é surgimento do grupo dos “Quinze” apoiado pelo Presidente Mário Vaz, que destrói o país.

“Pior traição que o PAIGC recebeu nos últimos tempos foi a do Grupo dos “15” que mandou o seu partido para oposição, para depois desgovernar, e destruir o país por completo, em conluio com José Mário Vaz.”

Musante disse ser “pivô elo de ligação entre o grupo dos “15” e o PAIGC. Mas nunca o grupo dos quinze se prontificou sentar-se a mesa com eles. Agora fala-se do diálogo em nome do quê!..”

Em nome dos anciãos do bairro de Cuntum Madina, Buli Sissé disse estar satisfeito com as reformas internas que estão a ser feitas no PAIGC. Pelo que, exorta os militantes do partido para se associarem com as diretrizes da liderança do DSP, por ser homem certo no lugar certo para alavancar o desenvolvimento almejado pelos guineenses.

Por Notabanca; 14.05.2018

Titica - Definitivamente decidiu mudar os seus órgãos genitais

Titica esfrega as mãos de contente por resolver aquilo que era o seu principal entrave com os homens: o órgão genital masculino. Em virtude de uma operação recente que a cantora fez no Brasil, mudou o seu órgão genital masculino para o feminino. Titica não deixou de manifestar a sua alegria e sentimento de dever cumprido, na sua conta de facebook. Diz ainda que não se arrepende de ter feito tal mudança.


Fonte: RÁDIO NCA

Ciência: Afinal o saco de plástico é o melhor para o ambiente

Drew Angerer/Getty

Dois estudos, um canadiano e outro dinamarquês, concluem que os vulgares sacos de plástico deixam uma pegada ecológica bastante menor que outros, como os de algodão ou de plástico mais duro.

O plástico é mau para o ambiente, não há dúvidas sobre isso. O seu fabrico cresceu exponencialmente nas últimas décadas. Em 2016, a produção mundial de plásticos totalizou cerca de 335 milhões de toneladas, 60 milhões só na Europa, segundo os dados do Portal Statista. A China é o maior produtor, com um quarto do total. Também sabemos que uma imensa quantidade de plásticos acabam a flutuar nos oceanos, onde gigantes “ilhas” de lixo põem em causa o ecossistema marinho.

No entanto, dois estudos recentes mostram resultados surpreendentes quando se compara a pegada ecológica deixada por um vulgar saco de plástico (daqueles dos supermercados) com as de outro tipo de sacos reutilizáveis, como os de polipropileno (plástico mais duro) e mesmo os de algodão.

O estudo da Agência de Proteção Ambiental da Dinamarca (na dependência do Ministério do Ambiente e Alimentação), conhecido em fevereiro, demonstra que um saco de algodão orgânico tem de ser utilizado 149 vezes de forma a compensar o seu impacto climático comparado com as 43 vezes de um saco de papel. Além disso, o saco têxtil tem de ser usado 20 mil vezes (sim, 20 mil) se tivermos em conta todos os parâmetros utilizados no estudo.

Esta investigação, que mediu o ciclo de vida orgânico de sete materiais comuns usados para sacos de compras, identificou os materiais mais nocivos em 16 parâmetros ambientais diferentes, como o impacto climático, no ozono, a toxicidade humana e ambiental e uso da água na sua produção.

Os resultados indicam que o vulgar saco de plástico tem, de longe, menor impacto no ambiente. De referir que o estudo se focou na identificação do número de vezes que outro tipos de saco têm de ser reutilizados com base no desempenho ambiental do vulgar saco de plástico. Um saco de algodão tem de ser utilizado pelo menos 52 vezes para compensar o seu impacto climático e 7 100 vezes se estivermos a falar nos parâmetros todos. Os chamados sacos PET (aqueles mais grossos vendidos com as insígnias dos hipermercados) têm de ser usados 8 vezes para “zerar” o impacto ecológico e 84 vezes tendo em conta os 16 items do estudo.

O outro estudo, feito pelo Governo do Quebeque, no Canadá, foi apresentado recentemente e chega mais ou menos às mesmas conclusões. Que o convencional saco de plástico é melhor ambiental e economicamente comparado com outros nove que existem no mercado.

Além de porem a tónica de que o saco convencional tem uma taxa de reutilização de 77%, principalmente para depositar o lixo doméstico, os investigadores dizem que não deixa de ser “irónico” que as opções mais propaladas para substituir os sacos vulgares – seja o plástico duro, seja polyester ou algodão – tenham uma pegada ecológica muito maior e sejam potencialmente piores para o aquecimento global. Neste relatório, um saco de algodão tem de ser usado 71 a 88 vezes para igualar o impacto ambiental de um vulgar saco de plástico utilizado apenas uma vez.

A conclusão, lê-se, é que “não é claro que acabar com os sacos de plástico traga benefícios para a saúde humana ou para a qualidade do ecossistema".

Saliente-se que, em ambos os estudos, os investigadores apelam a que se reutilizem os sacos o maior número de vezes antes de irem parar ao lixo.

Fonte: visao.sapo.pt


ONU - Guterres satisfeito fecho de centro de testes nucleares norte-coreano

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, congratulou-se com o anúncio de encerramento do centro de testes nucleares norte-coreano e mostrou-se expectante quanto ao encontro entre os líderes da Coreia do Norte e dos Estados Unidos


"O encerramento irreversível desta instalação será uma medida importante para a construção de confiança que irá sedimentar esforços adicionais em prol da paz e da desnuclearização verificável na península coreana", declarou António Guterres aos jornalistas, em Viena.

A Coreia do Norte afirmou no sábado que iria desmantelar o seu centro de ensaios nucleares em menos de duas semanas, antes do encontro do Presidente Kim Jong-Un com o homólogo norte-americano Donald Trump no próximo mês, um "gesto gracioso" bem acolhido por Trump.

Guterres manifestou ainda a expectativa de que este "momento positivo seja consolidado" na cimeira entre os dois líderes.

A Casa Branca adiantou que a Coreia do Norte será tema de conversa entre o Presidente dos Estados Unidos e o secretário geral da ONU.

"Os dois líderes discutiram temas de interesse mútuo, incluindo a Coreia do Norte, Síria e a reforma das Nações Unidas, bem como outras ameaças e desafios comuns", segundo o comunicado da Casa Branca.

O encontro desta sexta-feira entre Trump e Guterres acontece pouco depois do secretário-geral da ONU mostrar a sua preocupação com a situação em Gaza, onde pelo menos 52 palestinianos morreram e 1.700 ficaram feridos por soldados israelitas durante os protestos das últimas horas contra a transferência da embaixada dos Estados unidos em Telavive para Jerusalém.

Em dezembro, a ONU condenou a decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel e aprovou uma resolução não vinculativa pedindo a Washington que recuasse, mas o Presidente norte-americano ignorou a solicitação.

A embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém foi hoje oficialmente inaugurada, com a presença do secretário de Estado do Tesouro, Steven Mnuchin, a filha de Trump, Ivanka, e o seu marido e também assessor do Presidente, Jared Kushner.

NAOM

Netanyahu diz que Trump "escreveu a História" ao transferir embaixada

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, agradeceu hoje ao Presidente dos Estados Unidos a transferência da embaixada norte-americana de Telavive para Jerusalém, hoje inaugurada, considerando que Donald Trump "escreveu a história".


"Este é um momento da História. Presidente Trump, ao reconhecer aquilo que pertence à História, você escreveu a História", disse Netanyahu na cerimónia de inauguração da missão diplomática.

O primeiro-ministro disse que Jerusalém será sempre a "eterna, indivisa" capital de Israel e considerou que hoje é um "dia glorioso".

Agradecendo a Trump a coragem de manter a promessa eleitoral de transferir a missão diplomática para Jerusalém, assim reconhecendo a cidade como capital de Israel, Netanyahu afirmou que as relações com os EUA nunca foram tão fortes.

Acrescentou que a paz no Médio Oriente deve fundar-se no que disse ser "a verdade" reconhecida por Washington.

"A verdade é que Jerusalém sempre foi e sempre será a capital do povo judeu, a capital do Estado judeu", afirmou.

Os EUA inauguraram hoje a embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém.

A transferência da embaixada de Telavive para Jerusalém foi uma das promessas chave de Trump durante a campanha para as presidenciais em 2016 e foi saudada por Israel.

No entanto, a decisão motivou uma forte reação dos palestinianos, que reivindicam Jerusalém Oriental como a capital do seu futuro Estado e consideraram que a decisão afasta os Estados Unidos da sua função de mediador para um acordo de paz no Médio Oriente.

NAOM

TRABALHADORES DE SOTRAMAR ACUSAM O DIRETOR DE MÁ GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

Os funcionários da Sociedade dos Transportes Marítimos (SOTRAMAR continuam de costas viradas com a direcção da empresa.

Numa carta dirigida a Notabanca para efeito de cobertura da conferência de imprensa para o dia 15, afirmam que os trabalhos da instituição estão atravessar numa situação crítica, resultante de má gestão administrativa e financeira.

Os funcionários acusam, Sirma Seidi, o actual director-geral desde que assumiu administração da em Janeiro de 2017 até a presente data não honrou nenhuma das suas obrigações.

Ainda, os servidores da empresa manifestam-se indignados e exigem a demissão imediata de Sirma Seide.

Ainda de acordo com a missiva, SOTRAMAR é uma empresa de capital vocacionada ao serviço dos transportes marítimos, com objectivo de descravar as zonas insulares, permitindo a livre circulação e segurança das viagens de pessoas e dos bens.

Notabanca; 14.05.2018

PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL (PRS), ESPERANÇA DO POVO GUINEENSE!!!

Depois de 26 anos após a sua fundação em Bissau, em Janeiro de 1992, o PRS transformou-se hoje num instrumento político de grande envergadura e, constitui uma formação política devidamente reconhecida e incontornável na cena política guineense.

Entretanto, até atingir este tão alto patamar, o PRS foi confrontado com dificuldades de várias ordens às quais, conseguiu transpor, em virtude da vontade e esforço dos seus militantes, que souberam fazer face aos desafios que se lhes impunham, facto que permitiu ganhar as eleições legislativas e presidenciais de 1999 – 2000, que infelizmente, foi obrigado à interromper o mandato democraticamente conquistado nas urnas na sequência de um golpe de estado.

Hoje, o PRS sabe demonstrar a sua capacidade de implementar os princípios e programas de acção que nortearam a sua criação, afirmando-se no contexto político nacional a sua qualidade de verdadeiro defensor de interesses legítimos do povo guineense, particularmente das camadas mais vulneráveis da nossa sociedade.

O PRS, ganhando as eleições, saberá trabalhar com dedicação, competência e transparência com vista a criação de condições para o exercício de uma cidadania plena de todos os guineenses, restabelecendo a aproximação e a confiança entre os cidadãos e as instituições.

O governo renovador será o garante da estabilidade política e da promoção do crescimento e desenvolvimento económico que passa necessariamente pela valorização dos recursos nacionais.

Fonte: Prs Diáspora

Dezenas de mortos em protestos contra embaixada americana em Jerusalém

Estados Unidos da América inauguraram embaixada em Jerusalém. Netanyahu e Trump falaram de paz num dos dias mais sangrentos dos últimos anos de conflito israelo-palestiniano.


Ivanka Trump na controversa inauguração da embaixada em Jerusalém

Depois da promessa de campanha e do anúncio em dezembro passado, é agora oficial: os Estados Unidos da América já têm embaixada em Jerusalém.

A delegação americana contou com  Ivanka Trump e o marido, Jared Kushner, além do secretário de Estado adjunto John Sullivan e o Secretário do Tesouro Steven Mnuchin. Entre aplausos, Ivanka Trump falou enquanto se revelava o selo americano na parede.

"Em representação do quadragésimo quinto Presidente dos Estados Unidos da América, damos-vos a boas vindas oficias, pela primeira vez, na embaixada dos Estados Unidos aqui em Jerusalém, capital de Israel.”


Donal Trump não esteve presente mas deixou uma mensagem de vídeo

O Presidente norte-americano Donald Trump não esteve presente na inauguração mas enviou uma mensagem de vídeo onde uma vez mais reconheceu Jerusalém como capital e justificou que durante muitos anos o seu país "ignorou o óbvio”.

Apelo à paz no meio de conflitos violentos

"Os Estado Unidos mantêm o compromisso de facilitar um acordo de paz duradouro. Os Estados Unidos vão ser sempre um grande amigo de Israel e um parceiro na causa da liberdade e paz”, acrescentou Trump.

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu disse que hoje é "um grande dia" e agradeceu a "coragem" de Trump em manter as promessas.

Neste domingo (13.05), numa receção que antecedeu a inauguração oficial, Netanyahu reafirmou que Jerusalém sempre foi e sempre será a capital de Israel, "independentemente de qualquer acordo de paz que se possa imaginar". E deixou um convite ao mundo:

"Apelo a todos os países que sigam os passos dos Estados Unidos da América e mudem as suas embaixadas para Jerusalém. Façam-no porque é a coisa certa para se fazer. Oiçam: mudem as vossas embaixadas para Jerusalém, porque vai fomentar a paz", afirmou Netanyahu.

Entretanto, só hoje, contam-se já dezenas de palestinianos mortos pelas forças israelitas e centenas de feridos em protestos contra esta mudança. Já se considera um dos dias mais violentos nos últimos anos do conflito entre israelitas e palestinianos.

"Estamos a comemorar o maior crime cometido contra os palestinianos, e a decisão de Trump só piora a situação. Ele está a oferecer Jerusalém, que não é dele para dar, à ocupação israelita", comentou Mahmoud Al-Aloul, do movimento de Libertação da Organização da Palestina.


A mudança da embaixada para Jerusalém fomentou um dos dias mais sangrentos do conflito israelo-palestiniano

Comunidade internacional critica decisão

Vários países já condenaram esta decisão de Trump, que acreditam que só irá intensificar o problema que a região já vive. Erdogan, Presidente da Turquia, diz que, com esta ação, os Estados Unidos perdem o lugar de mediador do conflito. A Rússia chamou-lhe uma "decisão sem visão". 

A União Europeia (UE) fez saber que continuará a respeitar a resolução tomada pelo Conselho de Segurança da ONU em 1980 que recomendava aos países a não ter as suas representações diplomáticas na cidade santa de Jerusalém.

Muitos países recusaram o convite para assistir à inauguração americana, entre eles, Portugal, Espanha, Reino Unido, França e Itália. Por outro lado, Estados-membros da EU, como a Hungria, a Áustria e a Roménia confirmaram presença.

A localização de embaixadas em Jerusalém vai contra o consenso internacional. Mas os Estados Unidos não vão estar sozinhos. A Guatemala também se muda para Jerusalém, já na próxima quarta-feira (16.05).

dw.com/pt

Em uma entrevista, Bill Gates afirmou que sempre coloca o funcionário mais preguiçoso para o trabalho mais difícil, porque ele sempre vai arranjar um jeito mais fácil de fazer o serviço.



Fatos Desconhecidos


Nô educa nô djintis!


Ora ki eleiçon tchiga, politikus ku partidus ta bai patiu carrus, motas, bicicletas, geradores, zincos, sacus di arruz, camisolas, bolas, sapatus, sapatilhas, etc., etc.

Bu kata punta elis nunde ku êh sai ku kil kussas tudu. Bu ta toma son. Bu ta vota na elis. Êh ta n'ganha. Portantu, bu bindi bu votu. Livremente.

Suma bu bindi bu votu,
Bu ka pudi exigi hospitais, enfermeiros, médicos, escolas, pursoris, estradas, iagu, luz, etc., etc. I suma nô bindi nô votos, anôs ku seta/promovi corrupçon purmeru.

Dia ku nô kunsa dá prioridadi pá kussas mais importantis pa tudu djintis, Guiné na muda.

És responsabilidadi sta na nô chefis religiosos, imamis, chefis tradicionais, régulos, homis ku mindjeris garandis, jovens, formadus, intelectuais, etc.

Pubis di Guiné, nô pára pidi kussas passageirus. Nô kunsa pensa na país. Nô pára pui dinheru ku material riba di cabeças di fidjus di Guiné.

Nô kunsa invisti na futuru di Guiné-Bissau. Nô para bindi nô futuru ku motas, bicicletas, zincos, camisolas, etc.

Nô educa nô djintis pabia di amanhã. Bô fala elis kuma pá éh ka bindi futuru di sêh fidjus.

Di fabur, nô educa nô djintis... pabia di amanhã.

14 de Maio de 2018

Umaro Djau

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS, SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DESTA SEGUNDA-FEIRA

O primeiro-ministro, Aristides Gomes, reuniu hoje, em sessão extraordinária, o Conselho de Ministros para repor a legalidade nos governos regionais e locais.

No comunicado final, o colectivo governamental anunciou que interinamente, os secretários regionais assumem as funções de governadores e os secretários sectoriais indigitados para administradores sectoriais.



Braima Darame

ANGOLA - Mãos Livres entrega ao BNA lista de personalidades que transferiram dinheiro para o exterior


Entre outros nomes, constam os de José Eduardo dos Santos, Elísio de Figueiredo, Joaquim David e José Leitão.

A Associação Mãos Livres entregou nesta segunda-feira, 14, ao Banco Nacional de Angola uma lista de nomes de pessoas que transferiram dinheiro de forma ilegal para o exterior.

A lista tem nomes, números das contas bancárias e as datas de algumas das transferências realizadas supostamente de forma ilícita.

O presidente daquela organização não governamental, David Mendes, indicou que a lista será entregue agora ao Ministério das Finanças e à Procuradoria Geral da República.

Mendes revelou à VOA que com esta iniciativa, a associação quer auxiliar os órgãos do Estado a colocarem em prática a pretensão do Presidente da República de recuperar o património que terá saído de forma ilícita do país.

Aquele responsável adiantou ainda que da lista constam, entre outros nomes, os de José Eduardo dos Santos, Elísio de Figueiredo, Joaquim David e José Leitão.

VOA

Bandidos do Regime do instalido pelo DSP!




 Fonte: Udjjus Lupa 

Lebsimente tem limites. Dito ativista político, jovem Advogado do compolotc Doutor-entorompido Sana Canté; construindo mansão com o dinheiro do povo guineense oferecido pelo seu padrinho Domingos simões pereira (Ladrão ignorante político).

Li ki li, MC Mário. Muntrundade pá pagado ku casa qui um funcionário legal ka pudi cumpo na 30 anos de si funções pabia salário diário Guiné Bissau o miserável.

Abaixo corrupção abaixo movimento dos Cidadãos Coincientes e inconformados (mal educados que não conformam com educação dos pais).

As nossas Câmeras estão bem ativas





Guiné-Bissau - Centro de saúde de Lugajole ou Lugadjol (Boé, região de Gabú) há meses sem um enfermeiro ou qualquer outro agente sanitário.


Resultado: o centro está totalmente encerrado e num estado de degradação (ver as fotos).




Desse centro dependiam várias outras aldeias, tais como Vendu Leidi (Wenduleidi), Quissem, Senta Sare, cujas distâncias variam entre uns 25 a 30 quilómetros de Lugadjol.

Lugadjol fica a 97 quilómetros da cidade de Gabú.

E para a memória colectiva, foi mesmo aí que se proclamou unilateralmente a independência da Guiné-Bissau.

Este país precisa!

(Com Adulai Balde, cujas fotos são também da sua autoria).

Umaro Djau

Imagens raras da Escravatura...













Projeto Ousadia