terça-feira, 7 de novembro de 2017

José Mário Vaz - Obrigado à todos que me acompanharam. Bissau recebeu-nos de forma calorosa no dia do encerramento das visitas as bolonhas a nível nacional.





















Fonte: José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau 

Nuno Nabiam: “NUNCA RECEBI NADA DE SISSOCO EMBALÓ PARA CONSTRUIR A MINHA CASA E NEM PARA MINHA CAMPANHA ELEITORAL”


O presidente da Assembleia de Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Nuno Nabian negou ter recebido dinheiro da parte de atual primeiro-ministro, General Umaro Sissoco Embaló, para a construção da sua casa e muito menos para apoiar a sua campanha eleitoral em 2014.

Nabiam que concorreu as últimas eleições presidenciais como candidato independente, reagia assim esta terça-feira, 7 de Novembro 2017, às acusações de Umaro Sissoco Embaló, que alega o ter apoiado financeiramente na campanha eleitoral com cinco milhões de dólares norte-americanos.

Num encontro com jornalistas, Nabian confirmou a denúncia em como o Primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, esteja fortemente ligado a atos de terrorismo em África e no mundo.

Segundo o líder dos apuanos, informações indicam que números de telefone (com indicativos do Senegal e da Guiné-Bissau) foram encontrados no telefone de um terrorista morto num dos países vizinhos e depois de feitas diligências pelas agências de combate a crime organizado, o Chefe de Estado guineense fora aconselhado a não nomear Sissoco como Primeiro-ministro, mas recusou, ocultando documentos e relatórios que provam o envolvimento deste em atos de terrorismo com os fundamentalistas Islâmicos.

“A nossa preocupação é no sentido de acautelar as pessoas de que o nome de Sissoco Embaló está fortemente conetado com terrorismo internacional e JOMAV deve cuidar-se dos eventuais problemas que poderão advir de comportamentos de Sissoco, porque qualquer ato de terrorismo na Guiné-Bissau, primeiros responsáveis serão José Mário Vaz e o seu Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló”, alerta.

O político refutou igualmente as declarações de Umaro Sissoco Embaló que alega lhe terá oferecido cinco milhões de dólares para a campanha eleitoral e que terá usado para construção da sua casa. Em relação à alegação do Primeiro Ministro  em como a oposição de líderes de APU e PAIGC contra o Presidente da República esteja ligada ao facto deste último ter entregue o poder a Balantas e Fulas, Nabian disse que a mesma não corresponde a verdade.

Nuno Nabian disse que aceitou entrar na política por questão de seriedade em prol do bem-estar do povo e não para brincadeira.

“Nunca recebi nada de Sissoco Embaló para construir a minha casa nem me ajudou a mobilizar fundos para suportar a minha campanha eleitoral em 2014, tudo que disse a meu respeito é pura mentira porque ele não faz a ideia de onde saiu dinheiro para a minha campanha eleitoral”, afirma, reconhecendo, contudo, que único apoio que recebeu de Umaro Sissoco Embaló foi quando queria transportar de Marrocos para Bissau os materiais eleitorais que distribuiu aos seus apoiantes na campanha de 2014. Para a referida operação, Nabian disse ter entregue cerca de 12 milhões de Francos CFA a Sissoco para transporte de materiais para Bissau.

“A sua casa está ao lado da minha depois de tantos anos parado só agora está a concluir os trabalhos, porque ganhou a oportunidade de ser Primeiro-ministro. Eu farei esforço pessoal para terminar os trabalhos da minha obra. Acusou-me de conivência na venda de madeiras, mas não vou abordar agora esse assunto. Deixo que o povo faça juízo dos acontecimentos. Oportunamente, voltaremos a falar de muitas coisas que ainda continuam a ligar secretamente José Mário Vaz ao Umaro Sissoco Embaló, não será bom tanto para Sissoco como para JOMAV, se continuar a pôr em causa o meu nome com acusações que não correspondem à verdade”, avisa.

Nabian revelou ainda que Umaro Sissoco Embaló o terá aconselhado a matar, em 2014, o Ex-chefe de Estado Maior-General das Forças Armadas, António Indjai, para interromper o processo eleitoral de 2014, porque tinha informações que Nuno Nabiam seria derrotado nas urnas pelos seus adversários políticos.

De acordo com o líder de APU-PDGB, o plano seria executado, subornando um grupo de jovens para executar o ato. Nabian não descarta a possibilidade de Sisssoco estar fortemente ligado à rede de terroristas, porque, conforme disse, está a ser monitorado por organizações internacionais ligadas a essa matéria.

Nabian acusou novamente Umaro Sissoco Embaló de ter autoproclamado general depois de roubar patentes na Guiné-Bissau para facilitar o seu negócio ilícito.

“Foi emprestado farda para tirar foto, roubou patentes e desertou-se do país. É impossível que uma criança de 37 anos chegue tão rapidamente à categoria de General. Para chegar à patente de General só tem duas saídas ou pela sua valentia como antigo combatente ou pela academia militar. Em que academia militar passou Sissoco?”, questiona, acrescentando que o atual Chefe de Governo foi recrutado para cumprir serviço militar, não fez nada e desertou-se do país e foi parar na Europa. E um dia para outro regressa ao país é graduado logo General.

Por: Filomeno Sambú
OdemocrataGB

Imagem em tempo real: Regresso do Presidente JOMAV

O povo está na rua para agradecer o fim da fome.
"MON NA LAMA" _ é uma realidade.
Viva Dr. José Mário Vaz.
Mais trabalho menos conversa.
Sigam-nos.











Fonte: Pedro Sousa Cordeiro

Política - PM António Costa visita Guiné-Bissau

Bissau, 07 Nov 17 (ANG) -  O Primeiro-ministro de Portugal, António Costa  vai visitar a Guiné-Bissau numa data ainda por indicar, revelou hoje em Bissau uma Nota à Imprensa do gabinete de Comunicação e Informação do chefe do governo guineense.

Segundo a Nota, a visita vai ocorrer em resposta à um convite para o efeito, formulado em Setembro pelo Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló à Antonio Costa aquando de  sua visita à lisboa.

“Em mensagem endereçada ao Umaro Sissoco, o chefe do executivo português deu conta de que o encontro de Lisboa permitiu confirmar o empenho mútuo na manutenção de laços de cooperação emtre  os dois povos e governos, contribuindo para prolongar no futuro, um relacionamento fraterno, fundado numa história partilçhada e numa língua comum”, refere a Nota.

A nota adianta que  António Costa encara de forma positiva a perspectiva de conhecer a Guiné-Bissau, o que, segundo a Nota, contribuirá para o reforço do diálogo e da colaboração num comjunto alargado de matérias de interesse comum. 

ANG/SG

A DUPLA DA PAZ E DESENVOLVIMENTO QUE OS MAFIOSOS ODEIAM


Por: Bambaram di Padida

DSP(na foto) e sua equipa de intriguistas e manipuladores, não vão conseguir manchar a imagem do Presidente da República, José Mário Vaz, mais conhecido por JOMAV, nem a imagem do Primeiro-Ministro, Umaro Sossoco Embaló e a sua equipa. O prestígio desta dupla de paz e desenvolvimento, é imune à ataques  e acusações infundadas de gente desesperada e desorientada.

Como referimos recentemente, DSP, já não consegue manipular as mentes, razão pela qual, mudou de tática, ou seja, financiou partidos corruptos sem expressão nenhuma para tentar minar os esforço e resultados históricos alcançados pelo  atual executivo. Essa  escumalha designada de coletivo de partidos políticos, está a seguir à risca o plano macabro engendrado pela máfia que apoia DSP, que tem sido colocado em marcha, sem dó nem piedade desde a queda de DSP por razões óbvias, para empurrar o país para um conflito armado. Compreende-se a frustração e o desespero dessa gentalha mas não permitiremos que os bandidos desestabilizem o nosso país por causa de interesses de um grupo ou de uma pessoa em particular.

Foi o PAIGC quem escolheu José Mário Vaz(na foto) para o cargo do Chefe de Estado, o povo votou e JOMAV ganhou, mas  recusou  colaborar com a corrupção, adotou uma política de rigor na gestão da coisa pública que  está a incomodar muita gente, a título de exemplo, dinheiro do estado nos cofres do estado, Mon na lama, por outro lado travou  e desmantelou muitas negociatas que estavam em curso, etc, etc, por isso,  é odiado   e tido como inimigo de estimação dentro e fora do país. A ideia de  intentar uma queixa-crime contra o Presidente do povo, José Mário Vaz, no TPI, é pura infantilidade política dos pseudolíderes que proliferam como cogumelos no nosso país, por outro lado é um sinal de desespero total e tentativa de manipular os menos atentos com falsas acusações recorrendo métodos tão baixos.

Todos sabemos que   os bons resultados que o governo liderado pelo Primeiro-Ministro Dinâmico, Umaro Sissocó Embaló, fruto de trabalho sério e competência da sua equipa, está a causar inveja, azia e inquietação ao DSP  e seus aliados externos principalmente os mafiosos da CPLP que  cegamente apoiam esse verme, sabem que a dinâmica atual do país, ou seja, a estabilidade, o crescimento económico nunca antes visto, rasgados elogios do FMI, BM, UEMOA, BAD, BOAD e demais instituições financeiras internacionais ao atual governo, significa uma derrota política e desmoronamento do sonho de DSP chegar novamente ao cargo de Primeiro-Ministro para servir interesses externos, por esse motivo, estão a acusar injustamente o Primeiro-Ministro dinâmico, Umaro Sissoco Embaló(na foto com General Danny Yatom, um ex DG de Mossad, Serviços Secretos do Estado de Israel), de ter ligações com terroristas, desta forma  justificar a intervenção externa   para o seu afastamento. Um jogo sujo de gente habituada a jogar com cartas viciadas.

Onde já viram um terrorista a discursar na reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas? Quando é que viram um terrorista a discursar no Parlamento de Israel? Quando é que viram um terrorista a ser recebido no Palácio dos países como Portugal, Espanha, França, Bélgica e, entre outros? Por favor arranjem outra coisa porque essa acusação não pega.

É pena o Nuno Gomes Nabiam(na foto), ter deixado se capturar pela máfia que atualmente lidera o PAIGCWOOD(ALA DSP), ainda não percebeu que está a ser usado como boca de aluguer (em troca de dinheiro?) para fortalecer DSP que está completamente acabado. Nuno Nabiam, ainda está a tempo de se retratar e deixar a delinquência, sob pena de começarmos a  publicar os seus podres que são muitos e metem nojo.   Sabe-se que na campanha presidencial de 2014, beneficiou de apoio direto do general sissokó embaló, numa soma de 5.000.000. (cinco milhões) de dólares, o que lhe permitiu gozar de uma certa fama, mesmo junto do saudoso kumba yalá.  Por cúmulo, ainda na semana passada foi pedir dinheiro e apoios ao general sissokó embaló para resolver problemas da renda de casa ao que o general recusou, porque vem mentindo publicamente e usando indevidamente o nome do presidente jomav, aquém tenta sujar ou enlamear.  Mentiu ao presidente kumba yalá, dizendo que tem relações na casa branca e no pentágono, em frança junto de altos oficiais militares. Afinal tudo não passava de mentiras, porque teve o beneplácito do general sissokó embaló, que lhe proporcionou todo o dinheiro que usara na campanha de 2014. Aconselhamos o Nuno Nabiam para se distanciar dos detratores e inimigos da pátria e prepara-se para as próximas eleições apresentando um programa de governação credível, deixar os ataques e acusações infundadas porque não o levarão a vitória.

Quanto ao DSP, figura que personifica a corrupção(corrupto e corruptor), aconselhamos-lhe que deixe a liderança do PAIGC de Cabral e faça outra coisa na vida porque é um zero à esquerda na política, não tem sentido de estado, não olha a meios para atingir fins, um líder assim, não tem espaço na Guiné-Bissau.

Viva Guiné-Bissau!

Viva JOMAV!

Viva Umaro Sissoco Embaló!

Viva o atual governo da Guiné-Bissau!

Abaixo Arruaceiros, intriguistas e manipuladores!

Publicada por Bambaram di Padida à(s) 16:19:00 

Angola - SME impedem a saída dos cidadãos que não falam correctamente português e os passaportes são confiscados


O Serviço de Migração e Estrangeiros de Angola (SME) tomou decisão de não autorizar as viagens no estrangeiro de cidadãos com passaporte angolano que não falam correctamente a língua portuguesa, esta medida vem através de muitas reclamações de algumas embaixadas acreditados em angola principalmente do Brasil que tomou precauções adicionais na concessão de vistos a angolanos, em consequência do aumento exponencial de cidadãos, sobretudo mulheres com filhos e grávidas, que chegaram ao país a pedir refúgio.

Segundo um agente do Serviço de Migração confirmo para redação da Voz de Angola, que todos cidadãos que tem passaporte angolano que tem dificuldade de expressar a língua dos Camões será impedido de viajar e o seu passaporte será confiscado, em 2016 o Brasil recebeu mais de mil angolanos que pedira asilo político a maioria deles não falam correctamente a língua portuguesa, as únicas línguas que eles falam o francês e o dialeto africano Lingala segundo a fonte do Ministério da Justiça Brasileira.

Vozdeangola.com

Crise política - CNI recomenda respeito mútuo e diálogo franco aos políticos para garantir a paz no país

Bissau, 07 ANG 17 (ANG) – O Presidente do Conselho Nacional Islamico da Guiné-Bissau (CNI-GB) disse hoje que o respeito mútuo e o diálogo franco, passando pelo “ dizer a verdade”, são elementos fundamentais para encontrar uma resolução para o impasse político que o país enfrenta há mais de dois anos.

Em declarações à ANG Mamadu Sissé afirmou que a actual crise política não ajuda em nada o país, sobretudo no funcionamento do sector de ensino e no consequente desenvolvimento do país.

 Por isso, Sisse exorta aos políticos a se sentarem à mesa para encontrar uma saída capaz de contribuir para a coesão da sociedade guineense e consequentemente alcançar o progresso que todos querem.

Sustenta ainda que a “Guiné-Bissau é dos guineenses”, razão pela qual, os mesmos devem ser capazes de dialogar e alcançar um entendimento para garantir uma paz duradoura.

Mamado Sissé apela aos políticos a serem tolerantes e a realizarem as suas acções em conformidade com a Constituição da República, com vista a atender os interesses do povo.

Este  chefe religioso sustentou que  o povo não votou para que haja  divergências entre os políticos, mas sim, para  assegurar  a tranquilidade no país.

Por outro lado, Mamado Sissé  pediu a população guineense para  não se deixar ser influenciada pelos políticos, para a prática de actos de violência capazes de pôr em causa a paz social.

Por fim, o Presidente do Conselho Nacional Islâmico exortou igualmente a comunidade internacional a continuar a apoiar o povo guineense, por ser a maior vítima da actual crise política. 

ANG/LPG/QC/SG

ENTREVISTA: PAIGC admite apresentar queixa contra PR guineense no Tribunal Penal Internacional

O presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde, Domingos Simões Pereira, admitiu hoje à agência Lusa apresentar queixa contra o Presidente do país, José Mário Vaz, no Tribunal Penal Internacional.


"Quando me chega a informação de que serviços de inteligência europeus levaram ao conhecimento do senhor Presidente da República, com antecedência necessária, elementos que lhe davam conta de associações criminosas de elementos que ele tinha a intenção de nomear, penso que isso é de uma gravidade que nós não podemos ignorar", afirmou Domingos Simões Pereira.

Depois de ter recebido os "elementos concretos", o PAIGC tomou a iniciativa de contactar um grupo de advogados para os analisar.

"No mínimo, nós queremos que gente mais habilitada nestas questões possa avaliar até que ponto a nossa segurança nacional está ameaçada, até que ponto nós representamos uma ameaça com este tipo de postura para a comunidade sub-regional e até que ponto não terá com isso havido uma associação criminosa de carácter internacional que todos temos a obrigação de acautelar e combater", salientou.

Durante comícios realizados durante o fim de semana pelo coletivo de partidos democráticos, do qual o PAIGC faz parte, o atual do primeiro-ministro do país, Umaro Sissoco Embaló, foi acusado de alegadas ligações a associações criminosas por Nuno Nabian, presidente da APU-PDGB.

Nuno Nabian afirmou que os números de telefone de Umaro Sissoco Embaló teriam sido encontrados no telemóvel de um terrorista abatido num país vizinho da Guiné-Bissau, sem avançar mais pormenores sobre aquelas acusações.

Segundo Domingos Simões Pereira, quando as informações são provenientes de "entidades com reputação e credibilidade" é preciso levar as coisas a sério e "trazer ao conhecimento público e do povo guineense as ameaças que eventualmente pairam".

"Se se confirmar a veracidade destes elementos, penso que o Presidente da República tem de responder por esta grave violação", disse.

Questionado sobre que tipo de evidências estava a falar, Domingos Simões Pereira precisou que se trata de informações disponibilizadas a José Mário Vaz sobre "pessoas que o rodeiam e das decisões que ele estaria por tomar e que acabou por tomar" e, que segundo o presidente do PAIGC, "podem tem implicações diretas em questões de segurança interna e internacional".

Domingos Simões Pereira explicou também que o grupo de advogados, composto por elementos da sub-região, da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa e próximos do sistema da ONU, vai fazer uma avaliação prévia.

"O que pretendemos é que nos digam se estamos na presença de elementos necessários para lá chegar", disse, salientando que isto não é um processo mediático e que está a ser tratado com a "seriedade e determinação necessárias".

O antigo primeiro-ministro guineense sublinhou também que já tinha ouvido rumores, mas que só agora é que recebeu a informação que considerou reunir as provas suficientes para pedir a avaliação.

"Estamos a tratar do assunto com muita seriedade porque é a nossa segurança interna que está em causa, a segurança da sub-região e é aquilo que pode passar a ser visto como a contribuição da Guiné-Bissau para a comunidade internacional", disse.

O PAIGC venceu as eleições legislativas de 2014 e Domingos Simões Pereira assumiu o cargo de primeiro-ministro do país, mas acabou por ser demitido pelo Presidente guineense, José Mário Vaz.

Desde 2014, a Guiné-Bissau já teve cinco primeiros-ministros e vive um momento de impasse político, com o parlamento encerrado há cerca de dois anos.

O atual Governo da Guiné-Bissau não tem o apoio do partido que ganhou as eleições e o impasse político tem levado vários países e instituições internacionais a apelarem a um consenso para a aplicação do Acordo de Conacri.

O Acordo de Conacri, mediado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), prevê a formação de um Governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento e a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da confiança do chefe de Estado, entre outros pontos.

Dn.pt/lusa

Ensino público - CONAEGUIB apela declarações construtivas de governantes de modo a garantir o curso normal do ano lectivo

Bissau, 07 Nov 17 (ANG) - O Vice-presidente de Confederação Nacional das Associações Estudantis de Guiné-Bissau (CONAEGUIB) apelou hoje os governantes no sentido de serem mais construtivos nas suas declarações, por forma a não pôr em causa, o início normal do presente ano lectivo no ensino público guineense.

Mutaro da Silva falava à Agência de Notícia da Guiné, face a situação do atraso das aulas verificado no ensino público e igualmente concernente a recente declaração do ministro do comércio, na qual chamou os professores guineenses de incompetentes.

"A abertura do ano lectivo foi dada no dia 12 do mês findo e até então não está a ser verificado o normal funcionamento das aulas. Assim sendo, nós na qualidade da Confederação dos alunos apelamos ao governo e aos sindicatos do sector, no sentido de tudo fazerem para não comprometer o ano lectivo em curso", apelou aquele responsável.

 Mutaro da Silva sublinhou que é importante começar as aulas no período previsto no calendário escolar, tendo justificando que na Guiné-Bissau muitos estudantes costumam ajudar os familiares na lavoura durante a época das chuvas.

"Podemos dizer que 80 por cento dos estudantes dependem da prática de agricultura para sobreviver e para custear os seus estudos", referiu Mutaro da Silva.  

ANG/AALS/QC/SG

Política - Ministro do Comércio acusa professores de não perceberem nada de física, matemática e português

Bissau, 07 Nov 17 (ANG) – O Ministro do Comércio disse  domingo que a maior parte dos professores nacionais  não percebe nada sobre a matemática, física, química e português.

Victor mandinga que falava aos populares do secção de Bafatá Oio, zona   norte do país, disse que os docentes são “incompetentes” e como é que terão bons alunos com 5 meses de aulas ao invés de 10 que é o normal em qualquer  parte do mundo. 

Referiu  ainda que o actual executivo disponibilizou ao ministério da educação  três mil milhões para pagamento dos salários em atraso aos professores do ensino público. 

Victor Mandinga  disse também aos populares de secção de  Mansodé  que fez  uma proposta ao conselho de ministro para cessar as negociações com os sindicatos do sector ensino, mas que foi chumbado. 

Este governante sugeriu a contratação de  docentes em outros países de língua portuguesa para virem dar aulas na Guiné-Bissau.

Aquele dirigente acusou o partido libertador de estar por detrás dos sindicatos dos professores estingando-lhes a fazerem greves.

Referindo-se a campanha de caju 2017, Victor Mandinga afirmou  que   rendeu pela primeira vez  ao cofre de estado o valor de cerca e de 20 mil milhões de francos cfa, e que  15 mil pessoas tiveram emprego durante a referida campanha. 

 “ Foi o PAIGC quem escolheu José Mário Vaz para o cargo do Chefe de Estado, mas este recusou  colaborar com a corrupção, agora quem não presta é o JOMAV, ”, disse.

Mandinga disse que a Assembleia Nacional Popular está bloqueado pelo PAIGC, vencedor das legislativas e que cabe ao Parlamento escolher o presidente da Comissão Nacional das Eleições (CNE), mas como aquela instituição não funciona, pode também não houver as próximas eleições em 2018. 

Victor mandinga fez estas criticas no ambito de uma visita aquelas localidades do interior da Guiné-Bissau.

ANG/JD/SG

Úmaro Sissoco Embaló: “NÃO SOU TERRORISTA E NENHUM MEMBRO DO GOVERNO É TERRORISTA! SOMOS TERRORISTAS DE DESENVOLVIMENTO”



O Primeiro-ministro guineense General Úmaro Sissoco Embaló, disse hoje, 06 de Novembro 2017, que não é terrorista e nenhum membro do seu governo é terrorista, em alusão às acusações proferidas fim-de-semana último pelo Coletivo de Partidos Políticos Unidos contra Ditadura.

Sissoco assegurou que ele e membros do executivo  apenas são “terroristas pelo desenvolvimento”. Sissoco falava durante um pequeno comício organizado pelo “Movimento de Amigos de General Sissoco”.

Num comício popular a 4 do mês em curso, o recém criado Colectivo de Partidos Políticos acusou o chefe do governo de ter ligações com organizações terroristas da sub-região.

O Colectivo admite ainda a possibilidade de processar o chefe de Estado guineense no Tribunal Penal Internacional por ligação com redes terroristas.

Em resposta aos ataques de 18 partidos políticos, o movimento organizou um comício com vista a solidarizar-se com os trabalhos desenvolvidos pelo executivo de Sissoco.

Dirigindo-se aos presentes, o Primeiro-ministro  disse que as preocupações levantadas pelas populações sobre as questões da água potável, postos de iluminação pública, reabilitação das estradas, posto de saúde são igualmente as suas preocupações enquanto governante.  Lembrou que algumas pessoas passaram pelo poder e apenas se preocuparam em adquirir apartamentos em Portugal, sem se interessar em resolver os problemas do povo guineense.


“Eu não sou terrorista e nenhum membro do meu governo é terrorista! Somos terrorista pelo desenvolvimento. Onde já viram um terrorista a discursar na reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas? Quando é que viram um terrorista a discursar no Parlamento de Israel? Quando é que viram um terrorista a ser recebido no Palácio dos países como Portugal, Espanha, França, Bélgica e, entre outros”, interrogou o chefe do governo guineense.

Explicou na ocasião que o diferendo entre o Presidente José Mário Vaz e o líder dos libertadores (PAIGC), Domingos Simões Pereira, deve-se à questão do passado.

“A esposa de um político roubou o dinheiro público no período em que JOMAV exercia as funções do ministro das Finanças. Ele tomou a iniciativa de deter a mulher que roubou o dinheiro do povo e esta é a razão do conflito entre o Presidente JOMAV e alguns líderes políticos. Jamais terei a esposa que rouba o dinheiro do povo, porque eu não roubo e por isso nunca vou ter a mulher que rouba”, notou.

Sissoco assegurou que nunca a Guiné-Bissau está dividida como neste momento por causa da liderança falhada do PAIGC. Aproveitou igualmente a ocasião para informar aos presentes que o ministro da Economia e Finanças da Guiné-Bissau, João Alage Fadia é considerado melhor em termos do bom trabalho nas finanças públicas a nível da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA).

Lembrou ainda que durante as eleições presidenciais de 2014 deu cinco milhões de dólares norte-americanos ao Nuno Gomes Nabiam, para fazer a campanha eleitoral. Acrescentou que Nabiam usou o referido dinheiro para a construção da sua casa, que até agora não terminou.

Em representação do grupo de partidos políticos sem assento no Parlamento que apoia o executivo de Umaro Sissoco Embaló, o presidente do Partido Democrático Guineense (PDG), Sebastião Silva enalteceu as ações desenvolvidas pelo governo dirigido pelo General Umaro Sissoco Embaló em prol da consolidação da paz e tranquilidade do país.


“Há pessoas que querem danificar a paz consolidada no país, mas que saibam que nunca vão conseguir. Há pessoas que lutam todos os dias para sabotar e nós estamos aqui para lutar todos os dias para que isso não aconteça”, contou Vaz.

Em nome dos moradores do bairro de Missira, Júlia Quió, explicou ao chefe do governo as dificuldades do dia a dia dos moradores daquele bairro, nomeadamente a falta de água potável, a falta de postos de iluminação pública nas estradas, reabilitação de estrada, posto de saúde e mercado para os morradores.


Por: Assana Sambú

Fotos: Marcelo Na Ritche
Odemocratagb.com