terça-feira, 29 de agosto de 2017

Trabalhadores contra privatização do porto comercial da Guiné-Bissau

O presidente do sindicato dos trabalhadores da Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB), Ivo Cá, disse hoje que estão "liminarmente contra" a pretensão do Governo de privatizar a gestão do principal porto comercial do país já em setembro.


Fontes do Governo guineense indicaram à Lusa que no próximo mês de setembro o Conselho de Ministros irá anunciar o nome da empresa vencedora do concurso internacional para a gestão do porto de Bissau.

O vencedor será a ICTSI, das Filipinas, ou a Necotrans, de França.

Quem vencer ficará com a responsabilidade de pagar uma divida de 5,9 milhões de euros à Tertir (Terminais de Portugal) que ao abrigo da empresa Guiport geriu o porto comercial de Bissau entre 1992 e 1999, ano em que o então governo de transição na Guiné-Bissau rescindiu, de forma unilateral, o contrato de concessão e exploração.

O ministro dos Transportes e Comunicações, Fidelis Forbs, indicou à Lusa, no passado mês de julho, que estava tudo encaminhado e explicado aos trabalhadores sobre os moldes da cedência da gestão do Porto comercial de Bissau.

Hoje, o presidente do sindicato, Ivo Cá, negou que os trabalhadores tenham sido alguma vez informados e pede a intervenção urgente do chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, para evitar o que disse ser um "descalabro iminente" para o próprio país.

Ivo Cá desmentiu o Governo quando afirma que o porto tem de ser privatizado por ser a única forma de o salvar da bancarrota, desafiou o executivo a apresentar o resultado de um estudo sobre o modelo de gestão e ainda instou o Estado guineense a pagar uma dívida com o porto.

Cá perguntou também ao Governo por que razão é que não avançou para a privatização de outras empresas do setor dos transportes e comunicações, nomeadamente a Guinetelecom, a Sotramar e os Correios, ao invés de querer ceder aos privados e estrangeiros o porto de Bissau.

NAOM

Religião - Presidente da União Nacional dos Imames confirma reza de Tabaski na sexta-feira

Bissau, 29 Ago 17 (ANG) – O Presidente da União Nacional dos Imames da Guiné-Bissau (UNIGB), confirmou hoje que a celebração  de “Tabaski” considerada pelos fiéis muçulmanos *festa de carneiro*, será na próxima sexta-feira,  01 de Setembro.

“A lua foi vista terça-feira, dia 23 de corrente, concretamente em Gabu, por isso marcamos os festejos para o dia 01 do corrente”, disse Aladje Abubacar Djaló em declarações a rádio Sol Mansi.

Abubacar Djalo disse ser uma data de consenso das organizações islâmicas do pais, nomeadamente, da União Nacional dos Imâmes, e dos Conselhos nacional e superior islâmicos.  

Aquele responsável, aproveitou a ocasião para desejar um bom “Tabaski” ao povo e, em particular, à comunidade muçulmana da Guiné-Bissau.

Normalmente , após a reza em conjunto, os fieis muculmanos fazem o sacrifício de um mais carneiros, e partilham a carne com familiares e amigos.  

ANG/LLA/JAM/SG

Deputadas da Guiné-Bissau sensibilizam mulheres para a política

A Rede de Mulheres Parlamentares da Guiné-Bissau vai realizar entre quarta e quinta-feira uma ação para sensibilizar as mulheres guineenses para participarem na política e concorrerem aos cargos de decisão.

"O objetivo é dar a conhecer às mulheres os direitos que têm, a legislação existente e o que ainda há por fazer", afirmou à agência Lusa Susie Barbosa, deputada do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e presidente da Rede de Mulheres Parlamentares do país.

A sensibilização para a participação política da mulher vai decorrer em Bafatá, leste do país, no âmbito de um seminário dedicado ao tema "Apoio à Participação das Mulheres na Política e no Diálogo Inclusivo" apoiado pela Unidade do Género do Gabinete Integrado da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

"Tentamos despertar o interesse das mulheres para participarem na política para que sejam elas a concorrerem aos cargos de decisão e vão participar no encontro mulheres de partidos políticos, sociedade civil e empresárias", disse, salientando que o seminário deverá depois ser feito em outros locais do interior da Guiné-Bissau.

Sublinhando que o papel político da mulher guineense no passado era mais ativo, a deputada Susie Barbosa destacou que atualmente as mulheres representam apenas 10% dos cargos no Governo e no parlamento e 25% dos funcionários públicos.

Mais de metade dos cerca de 1,5 milhões de habitantes da Guiné-Bissau são mulheres.

NAOM

José Mário Vaz - Ontem visitei as bolonhas situadas junto das tabancas de Rotchum Morna e Jududul Kom no sector de Nhacra.


Cerca de 11 bolonhas foram afectadas pela inundação devido as chuvas dos últimos dias. 

Esteve presente no local o Ministro da Agricultura que reportará ao Chefe do Executivo a situação verificada no terreno, para que se possa tomar as medidas necessárias, no sentido de apoiar as populações afectadas.





José Mário Vaz Via Facebook

Ladrão arrastado por carro fica sem calções

Tentativa de assalto terminou mal para assaltante.


Uma tentativa de assalto terminou mal para um ladrão em Kent, no estado de Washington, EUA.

O assaltante tentou roubar um carro, mas o condutor reagiu e o homem acabou arrastado pelo veículo até perder os calções.
Quando o homem parou o carro, o ladrão tentou novamente levar o veículo e o condutor voltou a arrancar.

O vídeo do momento está a ser partilhado nas redes sociais.

No Twitter, a polícia de Kent informou que o criminoso foi detido e levado para o hospital para tratar dos ferimentos. O homem já tinha sido acusado dos mesmos crimes na região.




cmjornal.pt



Secretário-geral ONU condena lançamento de míssil pela Coreia do Norte

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou hoje o lançamento de um míssil pela Coreia do Norte por pôr em risco a segurança e a estabilidade regionais e internacionais.


Num comunicado divulgado em Nova Iorque, António Guterres, em visita ao Médio Oriente, apelou à Coreia do Norte que cumpra as suas obrigações internacionais e "trabalhe para a reabertura dos canais de comunicação".

Numa série de resoluções, o Conselho de Segurança da ONU tem instado a Coreia do Norte a suspender o programa de mísseis balísticos e todos os lançamentos de mísseis.

A mais recente resolução foi aprovada no princípio deste mês e inclui o mais forte pacote de sanções alguma vez aprovado, entre as quais a proibição total de exportações norte-coreanas de carvão, ferro e chumbo.

A Coreia do Norte lançou hoje um míssil que sobrevoou a ilha de Hokkaido (norte), a segunda maior ilha do arquipélago do Japão, e caiu no Oceano Pacífico, a 1.180 quilómetros da costa japonesa.

O lançamento foi condenado pela Coreia do Sul e pelo Japão, Rússia, Estados Unidos, União Europeia, Alemanha, França e Reino Unido, assim como Portugal, entre outros países.

Por Lusa

Guiné-Bissau aprova aumento da participação de petrolífera em dois blocos

A petrolífera australiana Far Limitada anunciou que o Governo da Guiné-Bissau aprovou o aumento da sua participação nas licenças de exploração dos blocos Sinapa e Esperança e prorrogou a licença até novembro de 2020.


"Estamos muito satisfeitos por ter obtido a aprovação do Governo que ratifica o aumento do nosso capital e a revisão do nosso contrato nos blocos Sinapa e no Esperança. Esta luz verde dá-nos uma base sólida para proceder ao programa de trabalho de exploração em águas profundas e ao investimento. Estamos ansiosos para começar a trabalhar com a Svenska e a Petroguin para fazermos a nossa primeira perfuração ao largo da Guiné-Bissau", afirmou a presidente da Far, Cath Norman, em comunicado, a que a Lusa teve hoje acesso.

No âmbito do novo acordo, a participação da Far aumenta de 15 para 21,42% e a Petroguin deixa de ter participação até uma descoberta comercial.

Caso seja obtido petróleo comercializável, a Petroguin terá 10% dos lucros, a Far 19,29% e a Svenska Petroleum 70,71%.

O acordo prevê também que até 2020, a Far e a Svenska são obrigadas a perfurar pelo menos um poço em cada licença.

Segundo a Far, o potencial de exploração petrolífera 'offshore' na Guiné-Bissau é reconhecido há muito tempo devido ao sistema de hidrocarbonetos, potenciais bons reservatórios e à sua ampla plataforma de águas pouco profundas.

O Governo da Guiné-Bissau aprovou em abril de 2015 uma extensão de dois anos para o fim da atual exploração, que foi agora prorrogada por mais três anos.

Por Lusa

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA

A mensagem "totalmente infeliz" de Marcelo ao MPLA.

O MPLA é Angola e Angola é o MPLA, reconheceu implicitamente Marcelo Rebelo de Sousa, passando um atestado de matumbez a todos os angolanos. Mas o que ele gostaria de dizer é que o MPLA é Portugal e Portugal é o MPLA(folha8, via facebook).

Por: Nuno Álvaro Dala, via facebook

Excelência,

Queira receber os meus melhores cumprimentos e votos cândidos de que Sua Ilustre Pessoa esteja a gozar de boa saúde, ao mesmo tempo que desejo bons ventos no desempenho das suas funções de Chefe de Estado da República Portuguesa, cargo ao qual chegou pela vontade dos cidadãos eleitores portugueses, expressa nas urnas. 

A razão que subjaz à escrita dessa carta aberta, endereçada à Sua Excelência, radica na incompreensível mensagem congratulatória dirigida ao senhor João Manuel Gonçalves Lourenço, na qual lhe concede os parabéns por ter sido eleito Presidente da República de Angola.

Sua Excelência foi totalmente infeliz ao felicitar a referida pessoa, pelas seguintes razões:
1. A Comissão Nacional Eleitoral da República de Angola (CNE) ainda não declarou vencedor a nenhum dos candidatos e os respectivos partidos pelos quais concorreram às eleições de 23 de Agosto do ano em curso;

2. O processo de escrutínio dos votos só foi iniciado pelos centros provinciais de escrutínio da CNE a 25 de Agosto, depois que essa instituição se viu obrigada a assim proceder, pois, violando escandalosamente a Lei Eleitoral vigente em Angola e a ética eleitoral, tinha dado início a 24 de Agosto ao anúncio de resultados totalmente forjados, na medida em que, tal como demonstrado por um grupo de comissários da CNE, os dados anunciados não eram originários dos centros provinciais de escrutínio;

3. À cautela, o partido UNITA e a coligação CASA-CE montaram e puseram a funcionar seus próprios centros de escrutínio paralelos, sendo que a UNITA conseguiu provar – mediante apresentação de actas operacionais e actas-sínteses – que, na verdade, a maioria qualificada (primeiro anunciada como sendo de 64%, a 24 de Agosto, e agora de 61%, como anunciada a 25 de Agosto) reclamada às pressas pelo MPLA não passa de ficção mirabolante. Note-se que, muito antes de a CNE ter dado início à divulgação de tais resultados falsos, já o responsável da campanha do MPLA afirmara que o seu partido tinha 66% dos votos!;

4. O processo de escrutínio dos votos ainda está em andamento, sendo que, mesmo quando estiver concluído, os resultados a serem anunciados pela CNE deverão, porém, ser confrontados com os dos centros de escrutínio paralelos do partido UNITA e da coligação CASA-CE;

5. O facto de existirem centros de escrutínio paralelos é seguramente estranho a países como Portugal, que Sua Excelência preside, pois são Estados Democráticos de Direito, onde os processos eleitorais são credíveis, porque as respectivas instituições de administração eleitoral são sérias e fortes. Se assim não fosse, as vitórias eleitorais de Sua Excelência, do Presidente dos Estados Unidos (Donald Trump) e do Presidente da França (Emmanuel Mácron), respectivamente, teriam sido conseguidas com recurso à fraude. Em Angola, os processos eleitorais não são credíveis. Daí a criação e funcionamento de centros de escrutínio paralelos, graças aos quais os partidos na oposição têm conseguido refutar a falsa estatística apresentada pela CNE, uma instituição que não tem poder real, não passando de instrumento de implementação da engenharia da fraude;

6. Em 2008 e 2012, os resultados eleitorais começaram a ser divulgados pela CNE horas depois da conclusão da votação e do encerramento das milhares de assembleias de voto espalhadas pelo País. Desta vez assim não aconteceu, facto que provocou tremendas suspeitas tanto nos Angolanos como nos partidos na oposição. Os falsos resultados anunciados inicialmente pela CNE no final da tarde de 24 de Agosto são dados de 2012. Tais dados falsos levaram ao total de 100,37%, em clara demonstração do carácter quixotesco da máquina que fabrica tais resultados, a mesma que o fez em 2008 e 2012;

7. Depois do anúncio dos referidos falsos resultados, ao contrário do que tem sido habitual, os militantes do MPLA não fizeram as costumeiras gritarias e festanças. Em 2008 e 2012, militantes e dirigentes do partido nem se deram ao trabalho de aguardar pelos resultados definitivos. As maratonas surgiram aos cogumelos.

Excelência, 

Como pode ver, a Sua declaração de felicitações ao candidato do MPLA é um grave erro político, que põe seriamente em causa a Sua idoneidade tanto de académico e especialista em Direito (um dos mais reputados em Portugal) como de político arguto e experiente. 

Sua mensagem de felicitações ao candidato do MPLA, um partido perverso que transformou Angola numa altamente risível anedota civilizacional, configura um desastre de comunicação política. Terá sido Sua Excelência mal assessorado?

Durante os 374 dias em que estive preso, junto com outros companheiros do célebre Processo 15+2 (sob a ridícula acusação de ter praticado actos preparatórios de rebelião e atentado contra o Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, e sob a sentença de actos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores), calaram-me no fundo da alma as incontáveis manifestações de solidariedade do Povo Português, que muito se bateu pela nossa libertação. 

Constituiu para mim uma aziaga surpresa o facto de Sua Excelência ter felicitado não apenas um falso vencedor como, também, de ter legitimado a fraude que o regime do MPLA está a forjar, o mesmo regime cujas figuras fizeram de Portugal uma gigantesca lavandaria de dinheiro. Sim, milhões e milhões de euros depredados do erário público de Angola, cujo Povo vive numa revoltante e inenarrável miséria.

A Sua mensagem de felicitações ao prospectivo sucessor do ditador José Eduardo dos Santos envergonha todos os Angolanos e Portugueses que são pessoas de bem.

A Sua mensagem de felicitações ao candidato do partido-gângster faz de Sua Excelência um cúmplice do regime perverso e nojento do MPLA, tal como o são os analistas amorais locais, que se apresentam como académicos, mas que não passam de mercenários, aos quais tem sido atribuído tempo e espaço nos órgãos de comunicação social públicos e seus apêndices para defenderem o regime de José Eduardo dos Santos, recorrendo a elucubrações baratas de advogados desalmados.

Sua Excelência desrespeitou o Povo Angolano. 

Ao terminar essa já longa carta, aconselho Sua Excelência a retratar-se. Ao fazê-lo, talvez recupere a credibilidade.

Subscrevo-me

NUNO ÁLVARO DALA

Luanda, 28 de Agosto de 2017

Publicada por Bambaram di Padida à(s) 15:14:00 

Trump ameaça Coreia do Norte: "Todas as opções estão em cima da mesa"

Presidente dos Estados Unidos considera que Kim-Jong-un mostrou desrespeito pelo país vizinho.


Após o lançamento de um míssil da Coreia do Norte que sobrevoou o Japão, Donald Trump reagiu dizendo que a partir de agora "todas as hipóteses estão em cima da mesa".

"Este regime demonstrou o desprezo que tem para com os seus vizinhos, todos os membros das Nações Unidas e demonstrou um comportamento internacional pouco aceitável", diz, considerando que o comportamento "ameaçador e desestabilizador" da Coreia do Norte "aumenta o seu isolamento em relação a outras nações". 

Recorde-se que esta manhã o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acordaram, ao telefone, em exercer ainda mais pressão sobre Pyongyang após o novo lançamento de um míssil.

Donald Trump e Shinzo Abe "coincidiram totalmente" relativamente à postura e às medidas a tomar antes das constantes provocações da Coreia do Norte, assinalou o primeiro-ministro nipónico, e agora Trump afirma que "todas as hipóteses estão em cima da mesa".

Entretanto, o Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se de emergência a pedido de Washington e de Tóquio, tendo o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, chamado a atenção para uma "ameaça grave e sem precedentes".

No sábado, a Coreia do Norte disparou três mísseis de curto alcance no mar do Japão, quando milhares de soldados norte-americanos e da vizinha Coreia do Sul participavam em manobras, no âmbito de exercícios militares anuais, na Península Coreana.

Estes lançamentos ocorrem num contexto de tensão exacerbada entre Washington e Pyongyang.

No início de agosto, em plena escalada de tensão com a Coreia do Norte, Trump ameaçou o regime norte-coreano com "fogo e fúria nunca vistos", tendo ainda declarado que a opção militar estava pronta para ser acionada.

Na mesma altura, o líder norte-americano também assegurou que o arsenal nuclear dos Estados Unidos era "o mais poderoso e forte de sempre".

NAOM

UE condena lançamento pela Coreia do Norte e pede fim das provocações

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, condenou hoje o lançamento pela Coreia do Norte de um míssil que sobrevoou o Japão e exortou Pyongyang a abster-se de mais provocações.


Segundo as autoridades japonesas, o míssil sobrevoou na segunda-feira à noite a ilha de Hokkaido (norte) e caiu no Oceano Pacífico, 1.180 quilómetros da costa japonesa, sem provocar danos.

"Estas ações constituem manifestas violações das obrigações internacionais da República Democrática da Correia do Norte estabelecidas em várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU", afirmou Mogherini em comunicado.

A chefe da diplomacia europeia proclama no texto "pleno apoio ao Japão e ao povo japonês face a esta ameaça direta".

O lançamento, feito depois de várias semanas de tensão e de escalada verbal entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, "representa uma grave ameaça à paz e à segurança internacionais", acrescentou Mogherini, pedindo a Pyongyang que se "abstenha de qualquer nova ação provocadora que possa acentuar a tensão regional e global".

Finalmente, a alta representante da UE para a política externa afirma que Bruxelas "apoia plenamente o pedido de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU" a realizar hoje e considera "essencial para a comunidade internacional estar unida para responder a este desafio".

Por Lusa

SINAMAR - Candidato João Cá promete continuar a luta para o bem-estar dos marinheiros


Bissau 29 Ago 17 (ANG) – O Presidente cessante e único candidato à presidência do Sindicato Nacional dos Marinheiros da Guiné-Bissau (SINAMAR) no seu 4º Congresso prometeu hoje continuar a lutar para a melhoria de condições de trabalho dos marinheiros guineenses.

Em entrevista à ANG, João Cá disse que caso for eleito irá priorizar a melhoria sócio profissional dos seus associados, salientando que a Guiné-Bissau é um país onde não existe infra-estruturas no sector das pescas.

“Por isso, queremos, em colaboração com o governo, que também tem a preocupação de empregar os jovens de forma a criar emprego no sector das pescas, proteger os jovens nacionais no que concerne ao embarque dos marinheiros “,disse.

João Cá sustentou que há maioria dos navios estrangeiros com  licenças da Guiné-Bissau, embarca  marinheiros estrangeiros, sem respeitar a cláusula de salvaguarda.

O candidato lembrou que na relação económica internacional deve-se proteger a mão-de-obra e o produto do país, mesmo sendo afiliado em organizações internacionais ou sub-regionais, como acontece por exemplo no Senegal.

“E quando um país precisa acelerar a sua economia para desenvolver, usa essa cláusula porque os serviços que os marinheiros prestam aos armadores estrangeiros beneficia directamente ao Governo, através das taxas que pagam”, explicou.

Questionado sobre o porque de ser o único candidato, uma vez que havia pretendentes à liderança do SINAMAR João Ca respondeu que , o que conteceu foi que houve pessoas que não são capazes mas que queriam dar nas vistas.

 “A comissão organizadora do congresso criou um regulamento para admissão dos candidatos, que determinou as condições de concorrência, nomeadamente, o pagamento das quotas, ser membro activo do SINAMAR e pagamento de caução no valor 100 mil francos cfa, uma vez que não há fundo para a realização do congresso. Eu cumpri os outros não “,informou.

João Cá pediu a participação dos delegados amanhã, 30 de Agosto, no encontro magno dos marinheiros, para legitimar a direcção, tendo pedido os que estão a pensar boicotar o congresso que não o façam, e pede à esses para se unirem para a  melhoria das condições dos homens do mar.

Cá concorre assim para o seu segundo e último mandato de quatro anos à frente do SINAMAR. 

ANG/MSC/JAM/SG

Nhacra - Presidente da República se solidariza com vítimas de inundação


Bissau, 28 Ago 17 (ANG) - O Presidente da República se solidarizou esta segunda-feira com as vítimas da inundação nas bolanhas do sector de Nhacra concretamente nas tabancas de Rotchum Morna e Jugudul, tendo após uma visita ao local entregue um envelope fechado à administradora local.

José Mário Vaz  visitou  às bolanhas das referidas tabancas  e prometeu minimizar o transtorno através  do ministério de agricultura.

“Estou aqui em gesto de solidariedade com as vítimas da inundação e também para se inteirar da actual situação com que se deparam nas bolanhas desta zona de modo a poder encorajar-lhes a não perderem a esperança e determinação”, explicou o chefe de Estado.

Acrescentou que realmente as referidas zonas estão com problemas sérios á nível de produção devido as águas que invadiram as suas plantações deixando os agricultores sem condições para fazerem as suas plantações. 

“A terra só se constrói na base do trabalho. Amílcar Cabral tinha dito que a economia da Guiné-Bissau pode crescer na base da cultura e agricultura por isso devemos seguir o seu exemplo empenhando nestas áreas”, sugeriu José Mário Vaz.

Por sua vez, o porta-voz dos populares do sector de Nhacra, Buam Bedane agradeceu o gesto do presidente e pediu o melhoramento das estradas que dão acesso as referidas tabancas, pediu igualmente um apoio na evacuação das águas para que possam continuar as suas actividades agrícolas.

Buam sublinhou que o sector de Nhacra se depara com vários tipos de problemas tais como: falta de condições no centro de saúde, dificuldade de acesso aos produtos alimentícios no mercado, entre outras.

Aquele porta-voz apela ao Presidente da República no sentido de usar a sua influência junto do governo com a finalidade de minimizar o sofrimento das populações do referido sector.

“É bastante grave a situação de falta de electricidade no sector de Nhacra uma vez que acolhe  o centro de retransmissão das emissões da Televisão de Guiné-Bissau”, considerou.  

ANG/AALS/SG

29 de Agosto - Dia Internacional contra os Testes Nucleares


Desde que o teste de armas nucleares começou em 16 de julho de 1945, cerca de 2.000 ocorreram. No começo, ter armas nucleares foi visto como uma medida de sofisticação científica ou força militar, com pouca consideração dada aos efeitos devastadores dos testes na vida humana, e muito menos os perigos das provas nucleares de testes atmosféricos. A retrospectiva e a história nos mostram os efeitos terríveis e trágicos dos testes de armas nucleares, especialmente quando as condições de controle desaparecem e à luz das armas nucleares muito mais poderosas e destrutivas que existem hoje.

As tragédias humanas e ambientais decorrentes de testes nucleares são razões convincentes para a necessidade de observar o Dia Internacional contra os Testes Nucleares - um dia em que eventos, atividades e mensagens educacionais visam capturar a atenção do mundo e ressaltar a necessidade de esforços unificados para evitar novos testes de armas nucleares.

O instrumento internacional para pôr fim a todas as formas de testes nucleares é o tratado abrangente de proibição de testes nucleares de 1996 (CTBT), infelizmente, isso ainda não entrou em vigor.


Em 2 de dezembro de 2009, a 64ª sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 29 de agosto o Dia Internacional contra os Testes Nucleares, por unanimidade, adotando a resolução 64/35. A resolução exige uma maior conscientização e educação "sobre os efeitos de explosões de testes de armas nucleares ou outras explosões nucleares e a necessidade de sua cessação como um dos meios para atingir o objetivo de um mundo livre de armas nucleares". Iniciado pela República do Cazaquistão, juntamente com um grande número de patrocinadores e co-patrocinadores com vista a comemorar o encerramento do sítio de testes nucleares de Semipalatinsk em 29 de agosto de 1991. O dia pretende galvanizar as Nações Unidas, estados membros, intergovernamentais e não - Organizações governamentais, instituições acadêmicas, redes juvenis e os meios de comunicação para informar, educar e defender a necessidade de proibir os testes de armas nucleares como um passo valioso para alcançar um mundo mais seguro.

O ano de 2010 marcou a comemoração inaugural do Dia Internacional contra os Testes Nucleares. Todos os anos, desde então, o dia foi observado através da coordenação de várias atividades em todo o mundo, como simpósios, conferências, exposições, competições, publicações, palestras em instituições acadêmicas, transmissões de mídia e outras iniciativas.

Desde a sua criação, muitos desenvolvimentos a nível governamental bilateral e multilateral, bem como amplos movimentos na sociedade civil, ajudaram a avançar a causa da proibição de testes nucleares.

Além disso, "convencido de que o desarmamento nuclear e a eliminação total das armas nucleares são a única garantia absoluta contra o uso ou ameaça de armas nucleares", a Assembléia Geral designou 26 de setembro como o "Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares", que é dedicado a promover o objetivo da eliminação total das armas nucleares, através da mobilização de esforços internacionais. Primeiro proposto em outubro de 2013, a resolução (A / RES / 68/32) foi um seguimento para a reunião de alto nível sobre desarmamento nuclear realizado em 26 de setembro de 2013 na Assembléia Geral da ONU. O Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares foi observado pela primeira vez em setembro de 2014. O Dia Internacional contra os Testes Nucleares, juntamente com outros eventos e ações, promoveu um Ambiente global com perspectivas mais otimistas para um mundo livre de armas nucleares.

Como o Secretário-Geral reconheceu na sua mensagem à Conferência sobre o Desarmamento, o ambiente de segurança é cada vez mais complexo, mas a complexidade não pode ser uma desculpa para a inação e o cinismo. Embora os desafios permaneçam, especialmente em termos de deterioração do ambiente de segurança internacional, juntamente com o aumento dos gastos militares e uma inclinação estratégica para as armas nucleares, houve sinais visíveis de progresso em várias frentes em 2017. Isso ficou mais evidente com a adoção do Tratado sobre a proibição das armas nucleares, o consenso sobre as recomendações à Assembléia Geral pelo grupo de trabalho de caráter aberto sobre o SSOD-IV, o ambiente positivo na primeira sessão do Comitê Preparatório da Conferência de Revisão de 2020 sobre o TNP e a adoção pelo Comissão de Desarmamento da ONU de um documento de recomendações de consenso após quase duas décadas de inatividade.

É esperança da ONU que um dia todas as armas nucleares sejam eliminadas. Até então, é necessário observar o Dia Internacional contra os Testes Nucleares enquanto trabalhamos para promover a paz e a segurança em todo o mundo. Como disse a Alta Representante Izumi Nakamitsu na Conferência Anual da OTAN sobre o Controle de Armas, Desarmamento e Não-Proliferação de WMD, em 29 de maio de 2017, "não há nenhum caminho para a eliminação de armas nucleares. Devemos continuar a envidar todos os esforços para levar a cabo outras medidas para alcançar e manter um mundo sem armas nucleares ". Iniciativas como o Dia Internacional contra Testes Nucleares são parte dos esforços globais para um mundo livre de armas nucleares.

Un.org/en

ONU na Guiné-Bissau 

Mais de 180 milhões de pessoas não têm acesso a água potável

De acordo com a UNICEF, "as crianças que vivem em situações frágeis têm quatro vezes mais probabilidade de não terem acesso a água potável".


No início da Semana Mundial da Água, um estudo da UNICEF e da Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para o facto de "mais de 180 milhões de pessoas no mundo não terem acesso a água potável em países afetados por conflitos, violência e instabilidade".

No Iémen, um país em conflito há mais de dois anos, cerca de 15 milhões de pessoas deixaram de ter acesso regular a água e saneamento.

Já na Síria, também cerca de 15 milhões de pessoas necessitam de água própria para consumo, nos quais se incluem 6,4 milhões de crianças. Ao longo de sete anos de conflitos neste país, a água tem sido utilizada muitas vezes como arma de guerra, registando-se no mínimo 30 cortes de água intencionais - nomeadamente em Alepo, Damasco, Hama, Raqqa e Dara.

No Sudão do Sul, onde as situações de conflito persistem há mais de três anos, apenas 50% dos pontos de água funcionam com normalidade.

Em países onde a fome é uma ameaça constante, como o nordeste da Nigéria, a Somália, o Sudão do Sul e o Iémen, aproximadamente 30 milhões de pessoas, incluindo 14.6 milhões de crianças, carecem com urgência de água potável.

NAOM


O Representante Especial Adjunto do Secretario-Geral da ONU na Guine-Bissau, Marco Carmignani, visitou hoje o Escritório da Uniogbis para a província norte, sediada em São Domingos e teve um encontro com responsáveis Administrativos, organizações da sociedade civil e poder tradicional local. 

O encontro serviu para ouvir os representantes administrativos e membros da sociedade civil sobre os principais problemas sociais que afectam a comunidade de sector de São Domingos. 



Marco Carmignani foi informado, através do representante da comunidade de São Domingos Agostinho Braima Djaura, de alguns problemas sociais nomeadamente a crise política prevalecente no país, segurança, educação, saúde, circulação de pessoas e bens durante o transporte para o Senegal e vice-versa, corrupção por parte das autoridades, energia e água.

Também os participantes aproveitaram a presença do Representante Especial Adjunto, para elogiarem e agradecerem os trabalhos desenvolvidos pelo escritório da UNIOGBIS na província concretamente a sua contribuição no tocante a redução de abusos e violações dos direitos humanos que antes era uma dor de cabeça para as comunidades, promoção de um relacionamento entre as instituições estatais e a comunidade entre outros.



Fonte: ONU na Guiné-Bissau

NOVE CANDIDATOS DISPUTAM LIDERANÇA DO PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL


Nove militantes apresentaram candidaturas à liderança do Partido da Renovação Social (PRS), a segunda maior formação política no Parlamento da Guiné-Bissau, que vai realizar, em Setembro, o seu quinto Congresso ordinário.

Segundo Joaquim Batista Correia, porta-voz da comissão organizadora do Congresso, o prazo da entrega das candidaturas terminou no domingo e brevemente serão anunciados os nomes dos candidatos apurados dentro dos critérios estatutários.

Apresentaram candidaturas para a liderança do PRS, Alberto Nambeia, actual líder do partido, Ibraima Sori Djaló, antigo presidente do Parlamento, Artur Sanhá, antigo primeiro-ministro, entre outros militantes do partido fundado por Kumba Yalá. Para o cargo do Secretário-geral do partido, são duas candidaturas, entre as quais, do actual Secretário-geral, Florentino Mendes Pereira.

Este será o primeiro Congresso do partido sem a presença de Kumba Ialá, que fundou o PRS, com outros militantes, em 1992, falecido em Abril de 2014, em circunstâncias ainda não totalmente esclarecidas.

O quinto congresso dos renovadores realiza-se na localidade de Gardete, arredores de Bissau, de 26 a 29 de Setembro, com  mil e um (1001) delegados e dezenas de convidados nacionais e estrangeiros, nomeadamente “partidos amigos” de Portugal, Cabo Verde, Angola, entre outros. 

Por: Redação
O Democrata/angop
OdemocrataGB

“A juventude não pode assumir o papel do desenvolvimento se de facto não estiver preparada” - presidente da RENAJ.

 

Buba, 28 ago (UNIOGBIS/PIU) - A Rede Nacional das Associações Juvenis da Guiné-Bissau (RENAJ) encerrou na sexta-feira, dia 25, a Décima-segunda edição da Escola Nacional de Voluntariado, sob o lema: “A Juventude na Vanguarda da Proteção dos Recursos Naturais”.

A jornada, que se iniciou a 10 de agosto. Encerrou suas portas numa cerimónia decorrida no Liceu Siaka Turé, da viola de Buba, presenciada pelo administrador daquele setor, Martinho Lopes dos Santos, pelo líder da RENAJ, Gueri Gomes Lopes, pelo coordenador do Programa de Pequenas Subvenções (PPS) do projeto Gef do PNUD, Alio Gomes Silá, e pelo representante do IBAP, Joãozinho Mané.


Ao usar da palavra no ato de encerramento, o líder da RENAJ, Gueri Gomes Lopes, apelou a que os formandos ponham na prática tudo quanto puderam aprender durante os 15 dias de formação, designadamente, sobre a saúde sexual-reprodutiva, a administração, planificação e elaboração de projetos, inclusive o ambiente, o voluntariado, empreendedorismo entre outros. 


Ainda, para ele, a “juventude não pode assumir seu papel de motor de desenvolvimento, se de facto, ela não estiver preparada, apostando-se desta feita na sua educação quer seja formal ou informal”.

“A nossa sociedade tem há vários anos carecido de valores e dos padrões da nossa tradição, pelo que a recuperação desses incumbe à própria juventude. Dai a necessidade inadiável que tem a juventude de tudo fazer para inverter os valores, assumindo os melhores que nos foram inculcados pelos nossos antepassados como valores da Guiné-Bissau, a saber: o valor da unidade, o valor do respeito, o valor de trabalho. Caso contrário, não vamos poder ter o país que pretendemos, cuja construção não é só da responsabilidade de políticos, mas também, da juventude”, referiu mais Gueri Gomes Lopes.


Mais de 400 jovens oriundos de todas as regiões da Guiné-Bissau participaram nessa XIIª Edição da Escola Nacional de Voluntariado, que foi financiada pelo governo e parceiros da RENAJ, tais como o como o Programa das Nações Unidas para do Desenvolvimento (PNUD), através do programa The Gef Small Grants Programme, Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e UICN. Pessoas portadoras de deficiências e membros da classe castrense também tomaram parte no evento.

ONU na Guiné-Bissau 

JOMAV ADVERTE QUE “GOVERNAR É RESOLVER PROBLEMA DA POPULAÇÃO”


O Presidente da República, José Mário Vaz, advertiu esta segunda-feira, 28 de agosto 2017, que governar não é sentar-se no gabinete a falar, mas sim é resolver problema da população. O Chefe de Estado acrescenta ainda que os governantes têm obrigação de estarem constantemente no campo para acompanhar a população nas suas dificuldades e sofrimento.

José Mário Vaz falava à imprensa depois de ter visitado bolanhas situadas entre tabanca de Rotchum Morna e Jugudul kom no setor de Nhacra, onde onze tabancas cultivam arroz em jeito de solidariedade com a população afetadas com a inundação. Vaz disse que a situação na bolanha inundada requer uma intervenção mais rápido possível do governo a fim de salvar muitas toneladas de arroz.

“Não tenho nada de inventar, o nosso saudoso Amílcar Cabral, dizia sempre que economia da Guiné-Bissau está na agricultura, de maneira que devemos seguir as suas palavras. Vim com ministro da agricultura e outros membros do governo solidarizar e dar garantias à população das bolanhas inundadas que vou falar com Chefe do governo no sentido de intervir e rapidamente enviar tubos que vão ser colocados para permitir saída da água e não perdermos muitas toneladas de arroz. Portanto é urgente resolver problema da inundação e aliviar sofrimento da população das tabancas afetadas”,  assegurou José Mário Vaz.

Em nome da população das bolanhas inundadas, Wam Yanna Bidané, explicou que a inundação tem a ver com a estrada improvisada no meio da bolanha.

“Queremos aproveitar esta ocasião para informar José Mário Vaz da situação de setor de Nhacra, não temos liceu público, temos uma esquadra policial aqui sem viatura, temos centro de saúde sem ambulância que pode ajudar na evacuação dos doentes, administração está sem corrente eléctrica e muito menos mercado. Portanto, esperamos que Chefe de Estado vai usar a sua influência no sentido de resolver estes problemas, mas de imediato é a bolanha”, alertou Wam Yanna Bidané.

De referir que neste momento os populares de 11 tabancas de setor de Nhacra, estão impossibilitados em prosseguir com os trabalhos de transplantação de arroz, devido às fortes chuvas que inundaram suas bolanhas.

Por:  Aguinaldo Ampa
OdemocrataGB