domingo, 21 de novembro de 2021

Rádio África Fm News; debate sobre inquérito do “Associação Nacional dos Inquiridores da Guiné-Bissau (ANIGB) ” que publicou resultados do inquérito da opinião dos estudantes das diferentes instituições do Ensino Superior que concluíram que entre as figuras públicas avaliadas, Domingos Simões Pereira, lider do PAIGC e Biagué Na Ntam, Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas como melhores em termos liderança pública ...

Ramiro NakaNHU REY D'GUMÉ Meio Século na Estrada Oficial Video

As Distribuidoras de Gás VÃO ME ODIAR Depois Dessa SUPER Dica!!

Saúde em 1º Lugar


CAUSA E EFEITO - SITUAÇÃO POLÍTICA NA GUINÉ BISSAU, CONVIDADO JOÃO PAULO PINTO CÓ ...RTP AFRICA.

LIGA GUINEENSE DOS DIREITOS HUMANOS ALERTA PARA CASOS DE FOME EM VÁRIAS REGIÕES

Por Rádio Jovem | nov 20, 2021

A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) alertou que existem casos de fome e subnutrição em várias regiões do país e pediu às autoridades e aos parceiros internacionais para adotarem um plano conjunto de contingência.

«A LGDH lança um vibrante apelo às autoridades nacionais e aos parceiros internacionais no sentido de convergirem as sinergias com vista à adoção urgente de um plano de contingência contra a fome na Guiné-Bissau e o seu consequente e imediato financiamento» pede a organização, em comunicado.

A Liga refere que as suas unidades locais de alerta registaram 650 famílias em «situação de insegurança alimentar grave em várias regiões do país».

«Refiro-me, em concreto, às regiões de Oio, Quinará, Tombali e Bafatá e alguns bairros periféricos de Bissau, havendo casos de famílias inteiras a passar vários dias sem comer», salienta a Liga.

Segundo a organização, as principais causas da insegurança alimentar estão relacionadas com o impacto direito das medidas de prevenção do Covid-19 no mundo e na Guiné-Bissau, em particular, «afetando de sobremaneira a campanha de caju, base da economia nacional».

Cerca de 80% da população do país depende direta ou indiretamente da comercialização e exportação da castanha de caju, que está parada por falta de compradores no terreno.

A Guiné-Bissau registou 50 contaminações de Covid-19, três das quais já foram dadas como curadas.

A pandemia atingiu a Guiné-Bissau num momento em que o país vive mais um período de crise política, depois de o general Umaro Sissoco Embaló, dado como vencedor das eleições pela Comissão Nacional de Eleições, se ter autoproclamado Presidente, enquanto decorre no Supremo Tribunal de Justiça um recurso de contencioso eleitoral apresentado pela candidatura de Domingos Simões Pereira.

A Guiné-Bissau tem 1.8 milhões de habitantes.

A BOLA