15 de dezembro de 2013

Primeiro voo extraordinário desde a suspensão da ligação a Bissau está cheio

O voo extraordinário que a TAP organizou este sábado à noite para transportar de Bissau para Lisboa todos os que já tinham bilhete comprado para o voo da passada quinta-feira – que foi suspenso depois do embarque forçado de 74 passageiros sírios – está cheio.

Serão cerca de 140 os passageiros a fazer a viagem num avião fretado pela companhia aérea portuguesa à Senegal Airlines que os levará de Bissau até à capital senegalesa, Dacar, onde ficarão cerca de 35 minutos, e daí para Lisboa, informou a assessoria de imprensa da TAP. Em vez das cerca de quatro horas habituais, a viagem demorará mais uma hora. A hora de partida prevista de Bissau é as 20h45.

Detido suspeito de recrutar sírios que estão em Lisboa

A Polícia Judiciária da Guiné-Bissau deteve um homem de 51 anos suspeito de recrutar os 74 passageiros com passaportes falsos que viajaram na terça-feira num voo da TAP até Lisboa, disse hoje fonte daquela polícia à agência Lusa.

O homem, residente em Bissau e designado como um "empresário de comércio geral", foi detido na última noite e é apontado como o responsável que acompanhou os cidadãos estrangeiros, presumivelmente sírios, num voo de Marrocos até à capital guineense, referiu a mesma fonte.

Terá sido este suspeito a fazer todas as diligências no aeroporto para que o grupo entrasse na Guiné-Bissau e terá sido também ele quem os acompanhou durante a passagem pelo país, sublinhou.
O homem suspeito de ter estado no recrutamento a partir do exterior já tem um histórico de viagens até Marrocos, está agora detido nas instalações da PJ guineense e continuará a ser interrogado na segunda-feira, acrescentou.

Segundo a mesma fonte, a PJ está a tentar averiguar todos os detalhes, dado que "é natural o envolvimento de várias personalidades" e de "autoridades" no incidente com o voo da TAP de terça-feira, que levou à suspensão das ligações entre Portugal e a Guiné-Bissau.

Catherine Ashton, Alta Representante da União Europeia (UE), especificou na sexta-feira que foi "um membro superior das autoridades de transição da Guiné-Bissau acompanhado por militares" que obrigou a tripulação da TAP a transportar os 74 presumíveis cidadãos sírios com passaportes falsos.
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3588431

Voo cancelado para a Guiné leva a intervenção policial

O cancelamento do voo da TAP com destino a Guiné-Bissau gerou conflitos no aeroporto de Lisboa que exigiram a intervenção da polícia. Os passageiros afirmam que não vão sair do local até que o problema seja resolvido.

"Só saio daqui para um avião com destino a Guiné", afirma ao DN a passageira Principelina Lopes, de 41 anos."Nós não somos animais, somos seres humanos", gritou um dos passageiros com voz embargada, dirigindo-se aos polícias que impediam o acesso ao balcão da empresa.

A informação do cancelamento do voo que sairia do aeroporto de Lisboa às 20.45 com destino à Guiné-Bissau, foi transmitida aos passageiros no meio da tarde. "Paguei 830 euros por um voo direto e de emergência para hoje. Por volta do meio-dia estive na agência de viagens e disseram-me para comparecer no aeroporto e fazer o check-in. Estou aqui desde as quatro da tarde e até agora [às 19.30] nada." Como Celeste Sá, de 39 anos, há dezenas de casos idênticos. As principais queixas apresentadas relacionam-se com a falta de informação, longas horas de espera para serem atendidos e os problemas causados pelo cancelamento da viagem.

Os funcionários da TAP já informaram aos passageiros que o voo será transferido para sábado, dia 14, mas ainda assim a empresa deixou claro que não é garantido. Enquanto isso, alguns passageiros estão a ser encaminhados para um hotel, em Lisboa.Outros continuam em frente ao balcão de serviços ao cliente à espera de soluções. Fonte do aeroporto disse ao DN que vários passageiros preferiram seguir viagem ainda no final da manhã no avião da Royal Air Marrocos, com destino a Guiné-Bissau com escala em Marrocos.

A situação está ainda relacionada com os problemas causados pelo voo de terça-feira com destino a Lisboa, que transportava 78 passageiros sírios com passaportes falsificados.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3585220

Declaração da Alta Representante da União Europeia Catherine Ashton através do seu porta-voz sobre a Guiné-Bissa

BRUSSELS, Kingdom of Belgium, December 14, 2013/African Press Organization (APO)/ – A Alta Representante exprime a sua profunda preocupação com o grave incidente acontecido no dia 10 de Dezembro onde um membro das autoridades de transição da Guiné-Bissau acompanhado por militares obrigaram a tripulação duma aeronave da TAP (Transportes Aéreos Portugueses) a transportar de Bissau para Lisboa 74 presumidos cidadãos sírios com alegados passaportes falsos, em total desrespeito do direito internacional.

Este incidente levanta sérias dúvidas sobre a realidade do Estado de direito na Guiné − Bissau e a vontade das próprias autoridades à respeitá-lo.

A Alta Representante exorta as autoridades de transição a tomar urgentemente as medidas adequadas para evitar qualquer repetição deste tipo de incidentes e a cumprir plenamente as suas obrigações jurídicas internacionais e nacionais.

A Alta Representante exorta igualmente as autoridades de transição a honrarem os seus compromissos para combater a impunidade e organizar eleições livres, justas e transparentes no dia 16 de Março de 2014, que permitam o regresso à Ordem

Constitucional, à Democracia e ao Estado de Direito na Guiné-Bissau.

 

A data de eleições para o dia 16 março de 2014 é imutável e inadiável” José Ramos-Horta ao Expresso Bissau


José Ramos-Horta ao Expresso Bissau
O Representante Especial do Secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, José Ramos-Horta, afirmou que a nova data marcada pelo Presidente da República de Transição para a realização das eleições é inadiável. Em entrevista exclusiva ao Expresso Bissau, o Nobel da Paz disse que se isso vier a acontecer, será um desaire para o povo guineense. Sublinhou que os guineenses devem trabalhar 24/24 horas para que a data seja cumprida, mesmo esquecendo as festividades do Natal.

Guiné-Bissau: Ministro dos Negócios Estrangeiros demite-se

Dr. Fernando Delfim da Silva
Na carta, o ministro responsabilizou "gente ligada à imigração e segurança" e avisou que o caso dos sírios não foi o único motivo que o levou a tomar a decisão.