segunda-feira, 18 de outubro de 2021

DESPACHO № 105/GMSP/2021

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

PAIGC FELICITA PRESIDENTE ELEITO DE CABO VERDE


 ditaduraeconsenso.blogspot.com 

A Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros da Cooperação Internacional e das Comunidades Suzi Barbosa iniciou hoje a visita oficial à Rússia a convite do seu homólogo Russo, Serguei Lavrov, onde assinou um Memorando de Entendimento com o Ministério Russo das Relações Exteriores e entregou dois importantes instrumentos de cooperação já ratificados pela Guiné-Bissau.

São esses, o Acordo de Isenção de Vistos para os Passaportes Diplomáticos e de Serviço, assim como o Acordo técnico-militar entre os dois países.

Discurso de abertura da Sua Excelência o Sr. Serguei Lavrov, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, durante as negociações com a Sua Excelência a Sra. Suzi Carla Barboza, Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades da República da Guiné-Bissau, Moscovo, 18 de outubro de 2021 👇👇👇


"Estimada Senhora Ministra,

Caros amigos,

Temos o prazer em recebê-los na capital russa. As relações entre os nossos dois países estão a aproximar-se do 50º aniversário. São tradicionalmente amistozas, desenvolvem-se nos princípios da igualdade, respeito mútuo e consideração dos interesses mútuos. Apreciamos o facto de que em Outubro de 2019 a delegação representativa guineense participou na primeira Cimeira Rússia - África em Sochi. Gostaria também de dar as boas-vindas neste salão ao novo Embaixador da República da Guiné-Bissau na Federação da Rússia que iniciou activamente os trabalhos.

Na primavera de 2021 a Sua Excelência o Sr. Mikhail Bogdanov, Representante Especial do Presidente da Federação da Rússia para o Médio Oriente e os Países Africanos, Vice-Ministro dos Negocios Estrangeiros da Rússia, visitou o Seu país. Hoje daremos mais um passo no desenvolvimento do nosso diálogo político - assinaremos um Memorando de Entendimento entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades da República da Guiné-Bissau sobre as consultas políticas. A próxima etapa natural deve ser a intensificação da cooperação comercial, econômica e de investimento, a fim de elevá-la ao nível de um diálogo político bom e confiável. Espero discutir substantivamente essas áreas da nossa interação, bem como a cooperação na ONU e questões de várias situações de conflito em África. Suas avaliações sobre este tema são importantes para nós.

Muito prazer em vê-la, Senhora Ministra. Seja bem-vinda".

https://mid.ru/.../asset.../cKNonkJE02Bw/content/id/4907869

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau / Russian Foreign Ministry - МИД России / Embaixada da Rússia na Guiné-Bissau

A Intrevista! 18 de Outubro de 2021

Fonte: Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

O Presidente da República conversou, por telefone, com José Maria Neves, Presidente Eleito da República de Cabo Verde, para o felicitar pela sua vitória nas eleições Presidenciais realizadas ontem em Cabo-Verde.

O Presidente aproveitou para saudar as excelentes relações entre os nossos dois países e povos irmãos e desejando-lhe votos de boa saúde e os maiores êxitos no exercício das suas funções. 

Imagem: Google

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

🇬🇭🇬🇧 Um empresário britânico-ganiano desenvolve fones sem fios que podem traduzir automaticamente 40 idiomas.

Danny Manu é o fundador da Mymanu Translation Earbuds (@mymanuofficiel)

Fonte: Tribo Banto Áfrika

O produto, chamado Click, seria ′′ os primeiros fones de ouvido sem fio no

Mundo ′′ com tradução de voz ao vivo suportando 40 idiomas. O headset Bluetooth sem fio funciona com um smartphone. Os fones de ouvido detectam automaticamente o idioma falado e fornecem tradução oral em uma ou duas palavras. Click não requer internet como invenções semelhantes. O aparelho, que está crescendo desde a sua invenção sob a marca Mymanu, ganhou clientes em toda a Europa, U. S e Ásia.

′′ A viagem foi longa e estressante ", disse ele atribuindo sucesso ao trabalho

esforçado e determinação. Manu construiu seu negócio através do autofinanciamento. Isso deveu-se aos desafios que as startups negras no Reino Unido

Devem fazer parte do capital ou do financiamento de risco.

cc @officialdannym 👏🏾



Sua Excelência Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas efectou nesta Segunda-feira uma visita as instalações do Estado Maior da Armada (aquartelamente da marinha), para constatar "in loco" do estado das obras de reabilitação das casernas financiadas pelo governo.

Nesta sua deslocação à  Marinha,o Presidente Umaro Sissoco Embaló foi acompanhado do Ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Patria e do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas.
PR Umaro Sissoco Embaló visita a Marinha de Guerra Nacional

Conhecimento te dará PODER, mas é o caráter que te dará RESPEITO!

 

Residências dos professores em Bula estão em risco de queda

Por CNEWS /Capital FM  outubro 17, 2021

As duas casas, residências dos professores no setor de Bula, norte da Guiné-Bissau, estão em péssimas condições e correm risco de ficarem totalmente destruídas, caso não haja intervenção do governo para a sua reabilitação.

O repórter da Rádio Capital FM pôde constatar a realidade, este domingo (17.10), em Bula, encontrando as paredes das duas casas em queda livre.

As infraestruturas foram construídas em 2001, pela comunidade de Bula, para acolher os professores colocados naquela localidade, pelo Ministério da Educação. Mas as casas jamais tiveram atenção de sucessivos governos da Guiné-Bissau, para a sua reabilitação.

O inspetor de Educação para o setor de Bula, Mário Coluna, disse à Capital FM, que o projeto da construção das casas e a existência dos imóveis são do conhecimento de sucessivos ministros da Educação, mas que “nunca” atenderam os problemas que as infraestruturas ainda apresentam.

Perante a situação, há dificuldades por parte dos professores colocados no setor de Bula, para se alojarem, conforme confirmaram alguns ouvidos pela Capital FM.

As dificuldades de alojamento em boas condições, no interior do país, são uma das várias razões que levam professores a fazer “das tripas coração”, para conseguir a colocação em Bissau, que é visto como “zona de conforto”.


Parceria entre CMB e Empresa BLUFU. CORTESIA TGB.

Fonte: RadioBantaba 

Esta é uma vitória do povo de Cabo Verde! ... José Maria Neves Presidente

Nesta eleição quem ganhou foi o povo, todos os que votaram, todos que fizeram este grande Djunta Mon para enfrentarmos os desafios dos novos tempos. Sou muito grato ao povo Cabo-verdiano!

Nu Sta Djunto!

 José Maria Neves Presidente

José Maria Neves: novo Presidente de Cabo Verde

SIC Notícias   18.10.2021

Marcelo Rebelo de Sousa felicitou José Maria Neves e prometeu estar presente na cerimónia de tomada de posse. António Costa também já felicitou o novo chefe de Estado.

José Maria Neves, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde é o novo Presidente do país. O candidato do centro-esquerda foi eleito à primeira volta, com uma maioria absoluta de 51,5% dos votos.

Cabo Verde foi às urnas no domingo para as eleições Presidenciais 2021 e os resultados ditaram a eleição de José Maria Neves, antigo primeiro-ministro. José Maria Neves foi dirigente do partido PAICV e militante há cerca de 40 anos, deputado nacional, presidente de Câmara e ministro.

Estas eleições tiveram uma abstenção de 51,7%, apesar dos sete candidatos que se candidataram à Presidência.

O Presidente eleito, que sucede a Jorge Carlos Fonseca, admitiu que "serei o Presidente de todos os cabo-verdianos" e promete diálogo com todos.

O opositor Carlos Veiga, apoiado pelo Presidente cessante reconheceu a derrota e já felicitou José Maria Neves

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa já felicitaram o novo chefe de Estado. Numa nota no site oficial da Presidência, o chefe de Estado português está certo da "continuação das excelentes relações entre os dois países e os dois povos irmãos" e prometeu estar presente na cerimónia de tomada de posse.

António Costa recorreu à rede social Twitter para felicitar José Maria Neves, cuja eleição "é mais uma demonstração de estabilidade e força da democacia cabo-verdiana", afirma o primeiro-ministro.


CABO VERDE: Especial Eleições 👇