quinta-feira, 10 de maio de 2018

FALTU DI RISPITU NÚMERO 3


Viatura de Supremo Tribunal de Justiça, abandonado frente ao palácio da Justiça. Foi usado de uma forma abusiva para paródia de fim de semana. Pneu totalmente danificado.

És i kal koldadi tipu di faltu di rispitu????

Assim kuma ku Guiné Bissau pudi bai dianti???

Nós tam manera ki têm Campanha di PRADOS és tempo ná Bissau, i kila ku pui bó misti abandona é bedjus???

Bó toma vergonha na cara, i bô para brinca ku patrimônios di istadu. Abos i kal tipos di pekaduris propi???

Nó udjus👀 Sta riba di bos!

ESTAMOS A TRABALHAR✊✊✊✊


Fonte: R Kelly R Kelly Sané

Guiné-Bissau anuncia regresso às negociações do acordo de pesca com UE

A Guiné-Bissau vai retomar as negociações do acordo de pesca com a União Europeia, anunciou o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes.


A Guiné-Bissau vai retomar as negociações do acordo de pesca com a União Europeia, anunciou o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes. “Vamos dar instruções para que nós retomemos as negociações com a União Europeia no domínio das pescas”, afirmou Aristides Gomes.

O chefe do Governo guineense falava na quarta-feira à noite na festa do Dia da Europa, que decorreu nas instalações da União Europeia em Bissau. O governante explicou que, apesar de o acordo de pesca ser um dossiê comercial, a União Europeia, sendo o principal doador do mundo, “tem levado essas negociações na base de um espírito de cooperação, de solidariedade e não na base puramente comercial”.

A parceria no setor da pesca entre a União Europeia e a Guiné-Bissau terminou em novembro de 2017, sem que as partes tivessem chegado a acordo para a sua renovação. O acordo permite que navios de Espanha, Portugal, Itália, Grécia e França pesquem nas águas guineenses e inclui a pesca de atum, cefalópodes (polvos, lulas, chocos), camarão e espécies demersais (linguados e garoupas).

No discurso, Aristides Gomes disse também contar com o apoio da organização europeia para as eleições legislativas, que se devem realizar a 18 de novembro. “Nesta fase, em que estamos a preparar as eleições na Guiné-Bissau, vamos contar com a União Europeia, como sempre contamos em todos os aspetos”, disse o primeiro-ministro. “Já conhecemos o montante avançado pela Comissão Europeia” para o financiamento das eleições, disse, sem dar mais pormenores.

O primeiro-ministro guineense sublinhou também que a Guiné-Bissau espera continuar a contar com a União Europeia no “acompanhamento e solidariedade” para “resolver os problemas internos de desenvolvimento e democracia”.

observador.pt

BON VOYAGE!

Boa viagem!


aregialedis.com

Transportes Públicos Urbanos - Sindicato dos motoristas discorda com prolongamento da linha de toca-taca em alguns bairros de Bissau

Bissau, 08 Mai 18 (ANG) – O Sindicato Nacional dos Motoristas da Guiné-Bissau (SNM) manifestou hoje a sua discordância face ao prolongamento das linhas de transporte hurbano toca-toca en alguns bairos da cidade de Bissau.

Em declarações à Rádio Difusão Nacional (RDN), o porta-voz de referido sindicato, Franklin Moreira disse que o aumento de linha de toca-toca de bairro militar para antula não passa de uma propoganda política.

"O bairro de Antula contém duas linhas de toca-toca. Não vejo o motivo das pessoas andar de toca-toca de Bairro Militar até Antula Se quiserem que esta ligação existisse, que tratam de abrir a estrada que liga Antula/CENFA, e tentam puxa-la até a paragem central de Bissau", justificou Franklim Morreira.

De acordo com o Porta-voz do sindicato Nacional dos Motoristas, os proprietários dos toca-tocas não têm nada a ganhar com o respectivo prolongamento da linha. 

Aquele responsável apelou por outro lado a Direcção Geral de Polícia de Trânsito para cumprirem com as suas obrigações de fiscalização da estrada. 

A Direcção Geral de Viação e Transportes Terrestres decidiu no passado mês de Março do ano em curso, o alargamento entre outras a linha de toca toca que liga São Paulo à Gabú Zinho.

ANG/LLA/ÂC/SG