segunda-feira, 21 de outubro de 2019

No comment!


R Kelly R Kelly Sané - PAIGC, expulsa 15 Deputados pabia é vota contra Programa maligno di partido na ANP, segundo é fala. Mas aoss proprio PAIGC ku Patrocina pa Deputados de APU viola orientação di seh partido. Nundé moral di és Djintis di Império????



Fonte: R Kelly R Kelly Sané 

Apu Portugal estava ao vivo com Garinja Augusto Nalete Maria



Apu Portugal 

-Carnaval 2020- Preparativos-



Aliu Cande

O Democrata Osvaldo Osvaldo - Concidadãos Guineenses Atentos sobre POLÍTICA mundial.

No Âmbito internacional - Guiné-Conacri.

Alpha Condé, comportou-se na medida do CARGO, perante a essa situação, a decisão é meramente brilhante e fantástico, e de mais a mais ilustrante, isso chama-se um poder autônomo e absoluto, a legitimidade do seu povo na Unanimidade, em nenhum estado de direito democrático contemporâneo, uma Organização sub-regional, tem jurisdição supraconstitucional para intimidar um presidente da República, e muito menos em política internacional, é a doutrina que indica a obrigação dos Estados de não intervir, direta ou indiretamente, nos assuntos internos, isso acontece só na Guiné-Bissau, um estado de quinta categoria, com ditos pedreiros políticos BABACAS palhaços brilhantes badernas e homens BANANAS sem vocação para fazer POLÍTICA, e não têm sentido de estado.

Afirma o Democrata em ação.

O Democrata Osvaldo Osvaldo

Partido da Renovação Social - PRS, comunicado de imprensa. Reação contra a tentava de encerrar as emissões da Rádio África - FM

Nó mantenhas di liberdadi pa tudu fidjus di Guiné 




21.10.2019

Prs Diáspora

Acusações de tráfico de droga contra Governo revelam falta de “raciocínio lógico” – PM guineense

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, considerou que as acusações de tráfico de droga contra o Governo revelam falta de “raciocínio lógico” e “ausência de capacidade cognitiva para fazer análises”.

“Quanto a um suposto envolvimento do executivo governamental no tráfico de droga, o mesmo traduz a falta de um raciocínio lógico e, ao mesmo tempo, completa ausência de capacidade cognitiva de fazer análises”, referiu Aristides Gomes, num comunicado a que a Lusa teve hoje acesso.

O candidato às eleições presidenciais apoiado pela Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB, no Governo) e pelo Partido de Renovação Social, Nuno Nabiam salientou, na sexta-feira, que é preciso esclarecer a situação da droga, “porque há uma confusão total em que tudo indica que o Governo possivelmente está implicado neste negócio”.

interlusofona.info

Rádio África fm Guiné-Bissau - Olá ouvintes e amantes da rádio África fm. Nô sta na um situason muito delicado.


ARN manda mas um bias pa fitcha portas de centros de retransmissão Regionais kusta na Bafatá KU Mampata-forea i ameaça inda fitcha estúdio central de AFM.

Nô tá fica indignado KU és decisão de ARN tudu rádio de Guiné Bissau na tarbadja ku licença provisória mas nokata odja rason pa pui AFM ki normal pa um rádio sta documentado mas és di ARN ika limpou.

kuma só pano tene um licença definito ki normal mas ikasta na mitido.

ARN KU AFM tene um reunião técnica amanhã pa concertaçao mas ala ena fitcha centros de retransmissão Regionais.

NA Guiné nim um rádio em termos de documento Ka mas és rádio sta lega, unde kista rason pa ARN fitcha portas de AFM ?

LIBERDADE DE IMPRENSA STA AMEAÇADO



 

Fonte: Rádio África fm Guiné-Bissau

MÉDICO GUINEENSE RECONHECIDO NA CÚPULA DE LIDERANÇA DE DUBAI

O guineense e igualmente o antigo presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública (INASA), Plácido Cardoso, é indicado para distinção do doutorado honorário durante um seminário da cúpula de liderança que terá lugar, em Dubai, de 29 a 31 de Outubro corrente

O médico, com mais de 27 anos de experiência, participa no encontro sobre as estratégias de crescimento e sustentabilidade para os principais líderes, profissionais e empresários do mundo onde deve compartilhar suas ideias e experiencias de quase 3 décadas.

O colóquio visa também desencadear um processo que trará um crescimento dramático nos próximos dez anos na mesma temática a ser abordada.

Em entrevista à Rádio Sol Mansi (RSM), esta semana, Plácido Cardoso disse que o encontro irá elevar o nome da Guiné-Bissau.

“É uma honra pra mim e pra os guineenses. Levo uma experiência de 27 anos de carreira que dediquei ao nível nacional e internacional”, afirma.

Para o antigo director-geral da Organização Oeste Africana de saúde, uma das motivações para merecer a distinção das organizações internacionais, os guineenses devem ter visões e objectivos claros das suas funções.

“Deve haver um certo momento de sacrifício para preservar a nossa dignidade e a nossa honra profissional porque isso é importante porque sempre deve haver um mecanismo que vai estabelecer um certo rigor e um mecanismo de acompanhamento”, aconselha.

Para Plácido é preciso saber abdicar dos benefícios imediatos que poderão pôr em causa a imagem futuramente.

Plácido Cardoso será distinguido com o título do doutorado honorário durante um seminário da cúpula de liderança para abordar estratégias que poderão desencadear e inspirar mudanças e crescimento na liderança, negócios, administração e vida familiar.

Nos últimos meses os guineenses têm destacado ao nível internacional. No início do mês, três mulheres luso-guineenses conseguiram entrar no parlamento português.

O atleta guineense Bramia Dabó é um dos quatro candidatos ao Prémio Fair Play, na Gala da Federação Internacional de Atletismo por ter ajudado o atleta de Aruba, a cortar a meta na última volta da primeira série dos 5000 metros, em Qatar.

Ansu Fati, de 16 anos, que joga em Barcelona, foi nomeado para os melhores jogadores de 21 anos na Europa.

A mulher guineense Mariatu Candé joga futebol profissional na Bolívia e é destaque entre a sua camada e sagrou-se campeã com o seu clube, Mundo Futuro Oriente Petroleiro.

No passado dia 19 corrente, a cantora guineense Karina Gomes é a melhor artista feminina dos PALOP, pela African Entertainement Awards USA, com o seu álbum intitulado “MINDJER”.

Ector Diógenes Cassama, líder do grupo cultural Netos de Bandim (Negado) foi eleito prémio pan-africano humanitário em advocacia e impacto cultural e comunitário.

Esta semana, o jovem artista plástico guineense, Kevin Pereira Miranda Lima, pela conquista da medalha de Ouro de melhor exposição no museu do Louvre, em Paris, pelas suas magníficas obras.

Ainda sem Setembro, o PNUD premiou o projecto de Urok, um grupo de três ilhas no arquipélago dos Bijagós, por utilizar o conhecimento tradicional para proteger 54.5 mil hectares de ecossistemas marinhos. O prémio foi recebido por Miguel de Barros, o “facto inédito” para a Guiné-Bissau.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Imagem: Internet

radiosolmansi.net

R Kelly R Kelly Sané estava ao vivo com Ndira Tavares, Belmiro Pimentel, e com Dara Fonseca Ramos



China apoia modernização da Assembleia Nacional Popular, com instalação de novos equipamentos no hemiciclo, noticia RDN

O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo Embaixador da China no país, após o encontro com o Presidente do parlamento, Cipriano Cassamá.

Jin Hongjun assegurou que, o apoio de Beijing será extensivo e, contempla ainda a reabilitação do edifico do parlamento.

O diplomata chinês volta a referir a situação interna da China, destacando as manifestações em Hong Hong.

Sobre o assunto, Jin Hongjun revelou que o Presidente do parlamento guineense reitera a posição de não ingerência nos assuntos daquele país.



Aliu Cande

Doka Ferreira fez uma transmissão ao vivo.




Doka Ferreira 

A Guiné-Bissau participará pela primeira vez na Competição Mundial da Robótica - First Global Challenge

A nossa equipa formada pelos cinco estudantes - Cristiana da Silva, Sadjo Nancó, Diogo Marttinelle, José da Silva e Holdair Lopes Ié e dois mentores Jessica de Pina Carvalho de Melo e Karina Nosolini Ferreira partem amanhã para o Dubai.
Energias positivas à nossa equipa!!!!




Por First Global - Team Guinea-Bissau 

Une milice tribale au service d'un homme assoiffé de pouvoir. Des citoyens sont soumis à toutes sortes d'exactions. Il faut libérer la Guinée par la force

Uma milícia tribal ao serviço de um homem sedento de poder. Os cidadãos estão sujeitos a todo o tipo de atrocidades. É preciso libertar a Guiné pela força.








A tribal militias serving a man thirsty for power. Citizens are subject to all kinds of abuse. We must release guinea by force.

Amara Kaba /Barry Ufdg