terça-feira, 1 de maio de 2018

O advogado da empresa guineense Cuba Lda, Braima Seidi, com intenção de comprar castanha, afirma que a empresa que representa, em parceria com duas empresas senegalesas, irá proceder à compra da castanha no valor de 1.000 francos CFA em todo país.

Seidi afirma ainda que a câmara do Comércio guineense está ao corrente das negociações sobre a compra e venda do cajú.


Braima Darame

Conselho de Ministros decidirá sobre a comercialização da Castanha de Cajú


O ministro de Comércio do novo governo guineense, Vicente Fernandes, afirmou hoje que estão na posse de dados que não se coadunam com o preço de referência de mil francos CFA para a castanha de cajú, e que o governo apenas acompanhou o processo de negociações entre uma empresa nacional e outras senegalesas.

Vicente Fernandes promete um posicionamento público do executivo guineense para breve.

Refira-se, ainda, que as duas empresas senegalesas manifestaram a intenção de comprar um total de 120 mil toneladas, com base no preço de referência 1.000 francos CFA por kilo ao produtor, anunciou o ministro do Comércio do Senegal.

Braima Darame


Assinatura de memorandum de entendimento para compra e venda da castanha do cajú com base no preço de referência 1.000 francos CFA por kilo ao produtor


O Ministro de Comércio do Senegal, Alioune Sarr, anunciou ao princípio da noite, desta terça-feira, a assinatura de acordo de intenção entre as duas Empresas Senegalesas e uma nacional de compra da castanha de cajú na Guiné-Bissau, com base no preço de referência, mil fracos por quilograma.

Após dois dias de intensas negociações entre os sectores privados de Bissau e Dacar, envolvendo os dois Governos e facilitado pelo Presidente da República, José Mário Vaz, o Ministro Sarr disse que no total as duas empresas senegalesas têm intenção de comprar 120.000 toneladas de cajú.

Refira-se, ainda, que as duas empresas senegalesas manifestaram a intenção de comprar um total de 120 mil toneladas, com base no preço de referência 1.000 francos CFA por kilo ao produtor, anunciou o ministro do Comércio do Senegal.

Braima Darame

Reunião sobre castanha de Cajú

O Presidente, José Mário Vaz, recebe os ministros do Comércio da Guiné-Bissau e do Senegal que deverão anunciar o entendimento alcançado para a compra e venda da Castanha de Cajú. Os dois ministros e os demais empresários estão reunidos em Bissau desde ontem para tentar encontrar a forma ideal de resolver a crise à volta da presente campanha.

Os dois ministros deverão anunciar no Palácio a solução encontrada para viabilizar a campanha.

Fonte: Braima Darame

Guiné Bissau : Continuam as polémicas com a CNE

Sede da Comissão Nacional de Eleições, na cidade de Bissau.
Liliana Henriques

O processo da nomeação da nova equipa dirigente da Comissão Nacional de Eleições, capitaneada pelo juiz José Pedro Sambu, continua envolta em polémicas. Agora é o Conselho Superior da Magistratura judicial que se posicionou contra.

Como dizia um analista, parece que a crise política que abalou a Guiné-Bissau desde 2015 transferiu-se do Parlamento para o judiciário com posicionamentos públicos antagónicos entre juízes.

Na semana passada o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, que por inerência é o presidente do Conselho Superior da Magistratura judicial, Paulo Sanhá, indicou quatro juízes para serem nomeados pelo Parlamento para direcção da Comissão Nacional de Eleições.

Entretanto, aqueles juízes foram eleitos, e até tomaram posse na segunda-feira perante o presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá.

Ora, o caso não ficou arrumado ali. Alguns membros do Conselho Superior da Magistratura judicial, não contentes com a forma como o processo foi conduzido pelo presidente do órgão, convocaram uma reunião de urgência para apreciar a indicação feita por Paulo Sanhá para a direcção da CNE. Resultado: “Chumbaram”, por votos, a escolha feita por Sanhá, a quem acusam de desrespeitar as normas. Agora o Parlamento vai ser comunicado da deliberação do Conselho Superior da Magistratura judicial.

Fontes judiciais disseram à RFI que, na prática, Paulo Sanhá levou um cartão amarelo dos seus pares do Conselho, mas que - efectivamente -o processo da nomeação da liderança da CNE não voltará para trás, até porque o posicionamento do Conselho Superior da Magistratura não se trata de uma sentença judicial, mas sim uma apreciação de formalidades administrativas.

Mussá Baldé, Bissau, RFI

Guine-Bissau: O JOVEM QUE ASSASSINOU DUAS PESSOAS


O cidadão nacional e motorista de Taxi e Toca-Toca da Linha Aeroporto, Djodji Barbosa confessou ontem, 30 de Abril 2018, ter assassinado duas pessoas: o seu patrão Mamadú Candé e a própria namorada, a Tânia, cujo apelido diz desconhecer.

Djodji Barbosa acusado de assassinar cinco pessoas, falava aos jornalistas na 2.ª Esquadra da Polícia, em Bissau. Na ocasião, o assassino confesso, desmentiu morto 5 pessoas, mas assume apenas as mortes de Candé e da Tânia.

Barbosa contou que era taxista do malogrado Mamadú Candé (seu patrão). Barbosa alega que Mamadú Candé devia-lhe 2 milhões de francos CFA [3 mil euros] valor de venda do carro de um amigo, fato que levou ao desentendimento que culminou no assassinato de Candé a 03 de Janeiro de 2013.

Djodji acusa seu amigo Luciano Fernandes Gomes, vulgo Ocante, de ser seu cúmplice, porque foi na sua residência, em Bissalanca, arredores de Bissau, onde ocorreu o assassinato do corpo de Candé. Os agentes da 2.ª Esquadra conseguiram descobrir a sepultura de Candé, só neste ano.

“Tudo aconteceu quando entramos numa discussão, Mamadu e eu, daí peguei num pau e bati-lhe na cabeça. Ocante tentou nos apaziguar, mas bati-lhe também com o mesmo pau e parti-lhe um dedo. Mas ele sabe de tudo, sabe de morte de Mamadu, até participou na ocultação do corpo”, explicou.

“Ocante e eu assassinamos Mamadu e Tânia. A Tânia era minha namorada. Matamo-la e lançamos o corpo ao rio, em João Landim, porque descobriu o caso de assassinato de Mamadu”, acrescentou que conheceu a falecida quando trabalhava como motorista de Toca-Toca.

OCANTE REVELA QUE DJODJI AMEAÇOU MATÁ-LO

Luciano Fernandes Gomes, o Ocante, disse por sua vez que sentiu-se ameaçado por isso guardou o segredo do assassinato de Mamadu Candé que era seu bom amigo. Disse que foi ameaçado por Djodji que prometeu mata-lo se abrisse a boca para falar do assunto a alguém.

Ocante diz ter conhecido Mamadu Candé através da sua amizade com Djodji. Que terá sido este último que lhe apresentou o seu patrão. Com o passar do tempo tornaram-se em melhores amigos, porque o ajudava em questões ligadas a videntes e superstições [mistérios].

Foi com o telefone de Ocante que, na madrugada de 03 de Janeiro de 2013, por volta das 4 horas, Djodji ligou ao Candé com o propósito de o assassinar, tendo já aberto o buraco onde este viria a ser sepultado.

Ambos enganaram, a família do falecido em como o jovem Candé tinha viajado para a Europa. Porém, os familiares de Candé descobriram o passaporte mais tarde, fato que levou que lhes levou a desconfiar. Mas Ocante diz ter sido apenas Djodji quem orquestrou tudo, de quem diz receber ameaças ao longo dos cinco anos do desaparecimento físico de amigo em comum.

O Ocante já tinha sido detido uma vez pela polícia na posse de uma pistola, fato que o próprio confirmou à imprensa, mas diz ter sido uma arma que não funcionava e que a recebeu de um jovem cujo nome não mencionou.

O caso Mamadu Candé ganhou dinâmica no passado dia 15 de Abril deste ano. Ocante disse que Djodji lhe ameaçou dizendo que matou uma pessoa e lançou no rio onde fica a Praia Lucu, assassinou outra e lançou o corpo no mar de Prábis e matou ainda outro indivíduo e lançou o corpo no mar de Ponta Vicente.

//jornal o democrata

Foto de Bissau Online.
Fonte: Bissau Online

A Holanda fechou cerca de 19 prisões devido a falta de criminosos no país.


Fatos Desconhecidos

Nha Guine Bissau boa tarde - Um excelente 1 de Maio a todos os trabalhadores


Guine Bissau

O nosso compromisso de restaurar a Nigéria no caminho do crescimento e do desenvolvimento não está em dúvida. Estou extremamente confiante de que podemos continuar a contar com a amizade e apoio do governo americano, e as pessoas, enquanto trabalhamos para cumprir a nossa visão de uma maior economia da Nigéria-África e mais populoso país - que é seguro, estável e próspero.






Muhammadu Buhari

INOVAÇÃO - Este gadget é capaz de transformar o braço num 'ecrã' sensível ao toque

O protótipo recebeu o nome de LumiWatch e foi desenvolvido pela Universidade de Carnegie Mellon.

    
A Universidade de Carnegie Mellon tem uma investigação a decorrer e da qual resultou o protótipo que pode ver acima, um gadget de nome LumiWatch que permite transformar o braço num ‘ecrã’ sensível ao toque.

Como pode ver no vídeo (acima), o gadget projeta uma área interativa no braço com cerca de 40 centímetros quadrados de tamanho e que permite ter acesso a aplicações. Felizmente, a projeção é suficientemente forte parta resistir a luz natural e permite que o LumiWatch seja usado no exterior.

O LumiWatch faz uso de um processador da Qualcomm de 1.2Ghz, tem 768GB de RAM, 4GB de armazenamento flash e 740mAh de bateria, a qual permite que este gadget possa ser usado durante um dia inteiro em projeção intermitente. Porém, uma projeção contínua faz com que o LumiWatch apenas funcione durante pouco mais de uma hora.

“Apesar de ainda existirem obstáculos para uma adoção prática, acreditamos que o nosso trabalho demonstra o primeiro sistema de relógio inteligente funcional e constitui um avanço significativo de ponta”, pode ler-se no comunicado publicado pelos investigadores e partilhado pelo The Verge.

Caso deseje adquirir um destes LumiWatch terá de estar disposto a dar 600 dólares (cerca de 496 euros).

Por NAOM

ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL IMPUGNAM A PRORROGAÇÃO DA NONA LEGISLATURA NA GUINE-BISSAU

Um grupo das organizações da sociedade civil da Guiné-Bissau vai entrar com uma ação judicial no Supremo Tribunal da Justiça (STJ), nos próximos dias, para impugnar a decisão do Chefe de Estado, José Mario Vaz, que promulgou o diploma legal da Assembleia Nacional Popular que aprova a prorrogação do prazo da nona legislatura até Novembro próximo, soube a Radio Jovem junto de uma fonte oficial.


De acordo com a mesma fonte, as organizações consideram vergonhosa e inconstitucional a decisão dos deputados da nação, porque viola a lei magna da república, que é a constituição.

As organizações referem que a realização regular e periódica das eleições para a renovação da legitimidade dos órgãos eletivos e dos respetivos titulares constituem um dos alicerces fundamentais da democracia representativa e, por esta via, traduz-se como um dos princípios estruturantes do Estado de Direito, citou ainda a fonte.

Segundo apurou a Rádio Jovem, o grupo das organizações da sociedade civil reuniu-se, na quinta-feira passada, 26 de Abril, na Casa dos Direitos em Bissau, para ultimar os preparativos para a entrega da ação judicial no STJ.

De recordar que durante esta semana, vários círculos políticos e da sociedade civil criticaram o prolongamento da legislatura, considerando inconstitucional a iniciativa dos deputados, nomeadamente a Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ), Partido Movimento Bafatá-RGB (RGB), Aliança das Organizações da Sociedade Civil, Partido da Unidade Nacional (PUN) e o Movimento Patriótico (MP).

Ora, em reação, os líderes das duas principais bancadas no Parlamento, Califa Seidi, do Partido Africano da Independência da Guine e Cabo-Verde (PAIGC) e Certorio Biote, do Partido da Renovação Social (PRS), entendem o contrário.

Para os dois dirigentes, a medida é necessária “para permitir que os deputados tenham legitimidade” de propor reformas legislativas que possam conduzir a realização de eleições legislativas a 18 de novembro de 2018.

Por: Alison Cabral

radiojovem.info