quinta-feira, 11 de julho de 2019

GOVERNO CRIA MECANISMOS PARA SATISFAZER EXIGÊNCIAS DAS CENTRAIS SINDICAIS

O governo, através do ministério da Administração Pública e Modernização do Estado, criou uma comissão negocial para atender as exigências das duas centrais sindicais do país, nomeadamente, a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) e a Confederação Geral dos Sindicatos Independente

Esta quinta-feira (11), após mais de três horas de negociação, no salão da reunião do ministério da Economia e Finanças, entre o governo e as centrais sindicais, o novo presidente da comissão negocial, Augusto Alberto, mostrou-se optimista em encontrar entendimento nos 48 pontos em revindicação entregues no princípio do Julho ao governo.

“Foi um encontro que me animou muito, é isso, temos que utilizar sempre esta arma que é o diálogo permanente de forma aberta e franco, porque todos somos guineenses. Não há nada inegociável. Estou aqui em representação do governo mas sou o técnico da administração pública e tudo o que está em reivindicação nós também vamos beneficiar, portanto é bom sentar a volta da mesa para negociar”, explica.

Já o porta-voz das duas organizações sindicais do país, José Alves Té, garantiu que o valor de 100 mil francos CFA, como salario mínimo na administração pública, não era o cavalo dos sindicatos nas suas reivindicações.

“Não era isso que é o cavalo dos sindicatos, não é que o salario mínimo tem que ser exactamente os 100 mil francos cfa. Nós o que estamos a exigir é a moralização da administração publica, não podemos ter a mesma administração pública muito criticada pela sua produção e a sua forma de entrada que nos deixa muito a desejar”, sustenta.  

Na terça-feira (09), a ministra da Administração Pública e Modernização do Estado, reuniu-se com os ministros da Economia e Finanças, da Saúde Pública, da Justiça e com o secretário de Estado da Gestão Hospitalar.

O encontro visava encontrar uma solução face ao pré-aviso de greve emitido pelas centrais sindicais, logo no primeiro de Julho.

Na próxima terça-feira (16), a comissão negocial volta a encontra-se com vista a encontrar a solução sobre as exigências encostadas no caderno reivindicativo. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

radiosolmansi.net

O Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira e Direção do Partido, promovem um encontro de esclarecimento e auscultação com os veteranos sobre a governação nesta X Legislatura e perspectivas futuras.

O encontro será nesta sexta-feira, às 10 horas na Sede Nacional do PAIGC.
PAIGC – I Força di Povo! 



FUTURO - "É cada vez mais difícil saber onde acabamos e começa o computador"

É possível que os seres humanos venham a fundir-se com máquinas.


Estamos cada vez mais dependentes de smartphones, seja para levar a cabo tarefas diárias seja para armazenar informação útil como nomes, números de telefone, direções e até para comunicarmos.

Em certo sentido, estes dispositivos móveis agem como extensões do nosso próprio corpo e é o que leva ao professor Yuval Noah Harari, da Universidade Hebraica de Jerusalém, a prever que no futuro será difícil saber onde acaba o ser humano e começa o computador.

“No futuro, é provável que o smartphone não esteja de todo separado de ti. Pode estar integrado no teu corpo ou cérebro, a analisar constantemente os teus dados biométricos e emoções,” explicou Harari numa conferência no Festival Europeu de Inovação da Fast Company.

“A Humanidade tem permanecido constante – com os mesmos corpos, cérebros e mentes. Se contássemos aos nossos ancestrais na Idade da Pedra sobre a nossa vida hoje em dia, já pensariam que éramos deuses”, apontou o professor de acordo com o Mirror.

NAOM

UNIÃO EUROPEIA - Confirmada toxicidade de substância presente em garrafas e recibos

O Tribunal Geral da União Europeia confirmou hoje como "substância extremamente preocupante devido às suas propriedades tóxicas para a reprodução" humana o composto bisfenol A (BPA), que entra na tinta dos recibos de compras e nalguns plásticos.


Com esta sentença, o tribunal do Luxemburgo nega totalmente provimento ao recurso de anulação apresentado pela associação PlasticsEurope, que representa os fabricantes e importadores de produtos de matérias plásticas, que pedia que na lista de substâncias "extremamente preocupantes" se especificasse que o BPA era apto para usos intermédios.

No acórdão, o Tribunal considera que "uma substância utilizada como substância intermédia isolada ´in situ´ ou como substância intermédia transportada não está automaticamente isenta do conjunto de disposições do regulamento" da Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA, na sigla em inglês).

A Comissão Europeia classificou a BPA como substância tóxica em julho de 2016 e depois o Comité dos Estados Membros da Agência Europeia das Substâncias Químicas e dos Produtos Químicos classificou-a como uma "substância extremamente preocupante" no regulamento sobre a fabricação e utilização de substâncias e preparados químicos na Europa.

No entanto, e em virtude do princípio da precaução, desde 01 de junho de 2011 o uso do BPA está proibido em biberões de toda a União Europeia e desde novembro de 2018 baixou-se o limite máximo permitido desse composto em brinquedos para crianças até três anos e em qualquer brinquedo que possa ser colocado na boca de uma criança.

A partir de 2020 a ECHA restringirá também o uso do BPA nos recibos de compras uma vez que é classificado como um composto tóxico, identificado como passível de provocar alterações endócrinas e no meio ambiente e com uso restringido nos materiais em contacto com alimentos.

A PlasticsEurope dispõe agora de dois meses e 10 dias para recorrer para o Tribunal de Justiça, o mais alto órgão administrativo da Europa.

Num artigo publicado no ano passado pela "Chem Trust", uma organização não governamental de defesa dos humanos e do meio ambiente face a produtos químicos, alertava-se já que as empresas estão a substituir o BPA por outros produtos químicos igualmente nocivos.

Apesar das restrições de uso o BPA continua a ser usado em papel de recibos, garrafas de água de policarbonato e revestimentos de latas de alimentos. As evidências são cada vez maiores no sentido de que o BPA aumenta o risco de cancro da mama, prejudica a produção de espermatozoides, e tem impactos na diabetes, na obesidade e na hiperatividade das crianças, acusava a organização.

A indústria começou a substituir o BPA pelo bisfenol S (BPS), um produto, segundo a "Chem Trust", que será também um disruptor hormonal.

No ano passado (abril) ambientalistas já alertavam que as regras europeias estavam a permitir que um químico, do mesmo grupo de outro proibido, continuasse a ser usado, e falavam do bisfenol, presente em algumas garrafas e biberões plásticos, e com efeitos no aparelho reprodutor e no sistema endócrino.

O bisfenol, seja A, S ou F, está presente em garrafas de plástico, em latas de conserva e nos recibos das impressoras térmicas.

NAOM

Cientistas identificam manuscrito cristão mais antigo do mundo

Cientistas da Universidade de Basileia (Suíça) identificaram a carta privada cristã mais antiga que se conhece, do início do século III, e nomeada 'P.Bas. 2.43', indica um comunicado divulgado hoje pela instituição.


A carta, datada do ano 230 depois de Cristo, oferece informação sobre o mundo dos primeiros cristãos do Império Romano e é mais antiga do que todos os testemunhos documentais cristãos previamente conhecidos do Egipto-romano.

O texto inscrito em papiro revela que em princípios do século III os cristãos já se encontravam longe das cidades do interior egípcio, onde assumiram funções de liderança política e na sua vida quotidiana não se distinguiam no ambiente pagão.

Desta forma, a informação põe em causa a ideia que normalmente associa os primeiros cristãos do Império Romano a povos excêntricos e perseguidos.

O papiro, há mais de cem anos propriedade da Universidade de Basileia, inclui uma carta de Arrianus enviada ao seu irmão Paulus e "destaca-se", segundo o comunicado da universidade, de outras cartas oriundas do Egito greco-romano pela sua fórmula de saudação final: "Rezo para que estejas bem, ´no Senhor´", usando uma ortografia abreviada no final.

"O uso desta abreviatura, estamos a falar do chamado ´nomen sacrum´, não deixa dúvidas sobre o sentimento cristão do autor", disse Sabine Huebner, professora de História Antiga da Universidade de Basileia.

"Paulo é um nome muito raro na altura e podemos deduzir que os pais mencionados na carta já eram cristãos e que decidiram dar ao filho o nome do apóstolo, 200 anos depois de Cristo", explicou Huebner.

A carta proporciona também detalhes sobre as origens sociais desta família cristã primitiva: os dois irmãos eram filhos jovens educados da elite local, terratenentes e funcionários.

"Não é surpreendente que os primeiros cristãos também tenham participado na vida quotidiana romana. E também usufruíram dos mesmos prazeres que os seus concidadãos não cristãos", afirmou à agência Efe Sebastian Ristow, do Instituto Arqueológico da Universidade de Colonia (Alemanha).

O facto de apenas uma parte dos primeiros cristãos ter vivido de uma forma "verdadeiramente ascética" está documentado, acrescentou.

O papiro provém da povoação de Theadelphia (Egito) e pertence ao Heroninos, o maior arquivo de papiro da época romana.

A Universidade de Basileia foi uma das primeiras universidades de língua alemã e a primeira na Suíça alemã a criar uma coleção de papiros própria, no início do século XX.

Na altura, o estudo de textos em papiros era uma disciplina florescente e esperava-se ganhar com ela informações sobre a evolução do cristianismo primitivo.

NAOM

última hora: APU-PDG ameaça Dr. Aristides Gomes que, vão abandonar o seu governo e, seguidamente o acordo de incidência parlamentar.???

Por O PAÍS

 A guerra de pastas agudizou com nomeação do irmão de DSP, médico Camilo Simões Pereira na instituto de previdência social, mas, divido ameaça e pressão, sabe uma fonte que, o primeiro-ministro em sintonia com o seu conselheiro especial Eng. Domingos Simões Pereira ponderam voltar atrás. 

Guerra ainda segue na secretaria Estado de transporte e comunicação, onde nos 19 directorias o PAIGC pretende abrir mão de só 4.

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DEMARCA-SE DAS ACUSAS DE EDGAR PIRES CONTRA JOGADORES DA SELEÇÃO DA GUINÉ-BISSAU

A Federação de Futebol da Guiné-Bissau disse que não responsvel pelas acusações que Edgar Pires fez contra os jogadores da seleção nacional, após a sua eliminação no Comapeonato Africano das Nações (CAN2019). Tais acusações levaram o Zezinho, capitão da seleção nacional, a despedir-se da aquipa.

O acessor da imprensa da Federação de Futebol guineense, Edgar Pires acusou alguns jogadores de sabotagem nos jogos da seleção nacional no CAN2019, que decorre no Egito.

Edgar Carlos Pires, apontou o nome do capitão da seleção, Zezinho, Pelé, Toni Sá Brito, Juari Soares e do guarda-redes Jonas Mendes, como sendo os autores da alegada sabotagem. De acordo com o assessor de comunicação da Federação de futebol guineense, os jogadores recusaram-se a treinar e, nalguns casos, tentaram influenciar os restantes atletas a seguirem o seu exemplo, o que, disse, dificultou o trabalho da equipa técnica na preparação dos desafios.

Dias depois dessas acusações, o capitão da seleção de futebol da Guiné-Bissau, José Luis Mendes Lopes (Zezinho) decidiu abandonar a seleção nacional. De acordo com uma carta que o jogador enviou à federeção de futebol guineense.

É recordar que, Zezinho não é o primeiro jogador a deixar a seleção nacional por causa de problema entre jogadores e a aquipa técnica ou com a Federação.

O seu antecessor, Bocundji Cá, tambem capitão da seleção, tomou a decisão de deixar a seleção, depois duma problema com a equipa técnica. O mesmo aconteceu tambem com o jogador de nome "Santos".


Bissau On-line

Guiné-Bissau tem de passar da crise para as oportunidades, disse o economista Carlos Lopes


O economista guineense Carlos Lopes defendeu hoje que a Guiné-Bissau "tem de passar rapidamente da crise para as oportunidades", lamentando que os "compatriotas embarquem em querelas e questões institucionais" que prejudicam o futuro do país.

"Estou esperançado que finalmente vamos poder inaugurar uma nova etapa, e estou muito feliz de ver consagrado o princípio da paridade e de o Governo ter uma composição etária que reflete mais a demografia do país", disse, quando questionado pelos jornalistas sobre os últimos desenvolvimentos eleitorais na Guiné-Bissau.

"Espero que possamos passar rapidamente à velocidade de cruzeiro em relação às premissas que têm mais valor para a Guiné-Bissau, que são as necessidades de desenvolvimento, o facto de o país, relativamente aos seus vizinhos, e a África em geral, estar bastante atrasado em tudo o que é transformação, consolidação de estruturas e potencialidades para a economia ser valorizada", defendeu o economista que já foi sub-secretário-geral das Nações Unidas e responsável pela Comissão Económica da ONU para África.

"Temos uma riqueza enorme de biodiversidade, grandes vantagens em ser um país relativamente pequeno, e devia ser mais fácil de gerir, mas infelizmente os meus compatriotas embarcam em querelas e questões institucionais que não ajudam a prever um futuro sorridente para todos os guineenses", lamentou.

Falando aos jornalistas à margem de uma visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, na qual recebeu o 'Prémio José Aparecido de Oliveira', "pelo elevado mérito e extenso contributo para a difusão dos valores da CPLP e a visibilidade da Comunidade", Carlos Lopes disse ainda que o país "tem tido a vantagem de, ao longo do tempo, ter eleições que são sempre aceites" pela comunidade internacional e local.

"o nosso problema é sempre pós-eleitoral, é a gestão do período pós-eleitoral", apontou, concluindo: "Espero que desta vez não voltemos a repetir a tendência de contestar resultados e não respeitar aquilo que são as escolhas das pessoas".

Mais de três meses após as eleições legislativas de 10 de março, o chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, rejeitou indigitar como primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC, que depois acabou por indicar Aristides Gomes, então chefe do Governo cessante, para o cargo, o que o chefe de Estado aceitou, mas sem nomear imediatamente o novo executivo.

O novo Governo foi nomeado a 03 de julho, quase quatro meses depois das eleições legislativas, e no último dia do prazo dado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Por noticias.sapo.cv

Urgente - Dr. Aristides Gomes à revelia, nomeia Camilo Simões Pereira, irmão do líder de PAIGC como, presidente de instituto da previdência social.

Por O PAÍS

 Direção que pertence ao ministério da função pública (dado no quadro do acordo de incidência parlamentar ao APU) e, isto está a causar grande desconfiança. Sabe uma fonte que, Fatumata Djau Baldé, está indignada com o insólito

Esse episódio tem sido recorrente na relação das duas formações política, ainda está puxa-puxa quem ficará com direção geral dos portos de Bissau


Conselho de Ministros






Governador de Bafatá alerta que a governação participativa é a solução dos problemas sociais e rurais do país.

Sambu Dundo, falando na cerimonia da entrega da troço Bafatá/Geba, financiado pelo empresario Braima Camará, destaca a importância da colaboração de todos, para o desenvolvimento local.





Aliu Cande

Conferência de Imprensa do líder do PUN, Idriça Djalo sobre a situação política, onde alerta a finalização do dossiê 12 milhões de dólares de Angola, e apela colaboração de Portugal e Angola para ajudar a clarificar o paradeiro do dinheiro.




O líder do Partido da Unidade Nacional(PUN), pediu hoje ao Estado angolano e português para ajudarem os guineenses a clarificar o alegado desaparecimento de 12 milhões de dólares doados por Angola para ajudar orçamental ao país.

Idriça Djalo falava em conferência de imprensa, num dos hotéis da capital Bissau, com objetivo de reagir as últimas declarações do Chefe de Estado Cessante, José Mário Vaz.

Na iniciou da semana numa entrevista a RTP Africa e a Agencia Lusa, "Jomav" considerou que agora é uma boa altura para o Ministério Público esclarecer o alegado desaparecimento de 12 milhões de dólares dados por Angola, processo em que chegou a ser detido, porque os protagonistas estão todos no país.

Aliu Cande / Alison Cabral

Pedido de comparência - Caça às bruxas?


Ministério da Educacão em Bissau quer alunos de volta às escolas

Crianças duma escola na Guiné Bissau, onde professores terminam greve, mas alunos não voltam às aulas
DR/Projecto Deter Júlio

Alunos guineenses estiveram a reclamar a reabertura de escolas públicas no país, devido a uma greve de professores, mas de modo "incompreensível", segundo o secretário-geral do ministério da Educação, agora, não querem comparecer às aulas.Isto quando alguns professores que estavam em greve, decidiram voltar a dar aulas. Assim, o ministério apela os pais a mandar os filhos para as escolas. 

Os alunos das escolas públicas na Guiné-Bissau recusam-se a ir para as aulas.

Alguns professores que estavam em greve até decidiram voltar a dar aulas.

O secretário-geral do ministério da Educação, Júlio Delgado diz ser um caso estranho.

O dirigente apela aos pais que mandem os seus filhos para as escolas.

"As aulas não estão a funcionar é por falta de comparência dos alunos; por isso mesmo, queria aqui aproveitar, para apelar aos pais, aos alunos, concretamente, que venham para a escola. Há professores dispostos a leccionarem."

Júlio Mendonça, considera de incompreensível tanta exigência para reabertura das escolas por parte dos alunos mas agora sejam os mesmos a não comparecerem nas salas de aulas.

Oiçamos aqui as declarações, do dirigente guineense, Júlio Mendonça, num trabalho do nosso correspondente, em Bissau. 

RFI

PORQUÊ QUE O PAIGC QUER DERRUBAR O SEU PRÓPRIO GOVERNO?

Por Carlos Sambu

O Cipriano Cassama sucumbiu na ilusão de um dia ser candidato de PAIGC à eleição presidencial, contudo viu-se essa certeza a desmoronar-se vem utilizando jogo de antecipação, ponde como prova de lealdade, derrubar atual governo para entregar prematura ao presidente do seu partido ( DSP ) Aliás, o próprio Domingos Simões Pereira, na sua sintética avaliação, afirma que, esse governo esta só na primeira fase ou provisório, isto é, para o PAIGC, essa legislatura irá conhecer derrubes de governos - coisa que tinham criticado na legislatura transata- ora, se vier alguém fora do círculo de PAIGC a derrubar governo de Aristides Gomes depois de 24 de novembro, os libertadores estarão vedados de críticas, porque, pela boca morre o peixe

Apesar de apelidaram o governo de PAIGC liderado por Dr. Aristides Gomes de “tecnocratas” indexada de quadros jovens e de mulheres capazes, o PAIGC principalmente O “DOMINGUISMO” não se contentam vendo-lhe de fora, por isso, rejubilaram com sua forçada e ante-orgânica, nomeação ! Aliás, pela causa estruturas da agremiação, o PAIGC não confia neste governo irá na certa fazer de tudo para derruba-lo, mas ainda tem imbróglio motivado pela promessas de candidaturas na primária do partido, cujo o líder de PAIGC vem adotando tática de avestruz -colocando cabeça por baixo- e isto, será o prenúncio de grande hecatombe

Carlos Sambu

A lua alinhou-se com o sol e um fotógrafo português captou o momento

Miguel Claro esteve no Chile a registar o eclipse solar. 


Na terça-feira, a Lua pôs-se à frente do sol e, durante duas horas, a América do Sul ficou às escuras. O eclipse solar, fenómeno raro que não se observa em Portugal desde o século XIX, começou às 20:23 horas de Portugal Continental e atingiu a totalidade às 21:40 horas.

Na Argentina e no Chile, o fenómeno foi total, enquanto noutros países da América do Sul o eclipse foi apenas parcial. O astrofotógrafo português Miguel Claro esteve a fotografar a partir do Chile.

Através das lentes das várias máquinas fotográficas montadas num lugar desértico, Miguel conseguiu captar estas imagens de um eclipse que durou dois minutos e 25 segundos.

© Miguel Claro | www.miguelclaro.com

Nos últimos dez anos, Miguel especializou-se na astrofotografia de paisagem ou 'skyscapes'. Diversas imagens captadas pelo português já foram distinguidas pela NASA e têm corrido o mundo em publicações da especialidade.

© Miguel Claro | www.miguelclaro.com

Na página de Facebook, Miguel Claro explicou aos milhares de seguidores como se preparou para conseguir captar estas imagens.

Fonte: sicnoticias.pt

AMÊNDOAS - Superalimento. Eis a quantidade de amêndoas que deve comer diariamente

Entre outros benefícios as amêndoas ajudam a baixar a pressão sanguínea, satisfazem, são fontes de fibras e proteínas, e podem facilmente ser guardadas e transportadas para comer como snack em qualquer lugar.


Adicionalmente, pesquisas apontam que o consumo de amêndoas também é um ótimo aliado entre aqueles que desejam perder peso.

Um novo estudo publicado no periódico internacional Journal of Nutrition descobriu uma relação entre o consumo diário de amêndoas e a perda de peso, especificamente gordura abdominal.

Os investigadores acompanharam 86 voluntários com excesso de peso ou obesos enquanto realizaram uma dieta de restrição calórica durante 12 semanas. Alguns dos participantes comeram 35 gramas (cerca de ¼ de xícara) de amêndoas torradas, ligeiramente salgadas, por dia e o outro grupo não consumiu qualquer tipo de frutos secos. Os cientistas apuraram que aqueles que ingeriram as amêndoas perderam mais gordura total e abdominal. 

As amêndoas estão repletas de proteína que combatem a fome e gorduras monoinsaturadas que satisfazem. Ambas ajudam na perda de peso (1/4 xíc. (chá) de amêndoas tem seis gramas de proteínas e nove gramas de gordura monoinsaturada). 

De acordo com o estudo, pessoas que comeram amêndoas perderam mais de 1 % da gordura abdominal, enquanto os companheiros que não comeram perderam menos de 0,5%.

Os investigadores alegam que o bónus da queima abdominal pode ter algo a ver com o alto teor de gordura insaturada presente nos frutos secos. “Elas têm altas taxas de oxidação de gordura que podem reduzir a gordura visceral”, segundo os autores do estudo.

NAOM