quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Investigadores transplantaram rim de porco num homem em morte cerebral. Mais de um mês depois, órgão continua a funcionar

Enfermeiros

cnnportugal.iol.pt,  

Ao fim de 32 dias, o rim de porco geneticamente modificado “substitui todas as funções importantes desempenhadas por um rim humano"

O rim de um porco continua a funcionar 32 dias depois do transplante para um ser humano em morte cerebral, período recorde que pode contribuir para solucionar escassez de doações de órgãos.

O centro académico de medicina NYU Langone, em Nova Iorque, vincou, em comunicado, que os 32 dias representam “o período mais longo de funcionamento de um rim de porco geneticamente modificado num ser humano” e confirmou a intenção de prosseguir a experiência por mais um mês.

O transplante ocorreu em 14 de julho, num homem de 57 anos, Maurice Miller, que entrou em morte cerebral e foi colocado em suporte de vida após a família ter concordado doar o corpo para a investigação científica.

Os médicos substituíram os seus rins pelo rim de um porco geneticamente modificado, para que o órgão não fosse imediatamente rejeitado pelo organismo humano, e transplantaram ainda o timo do porco, uma glândula com funções imunitárias, cujo papel na experiência em curso vai ser ainda analisado.

O diretor do Instituto de Transplantes do NYU Langone, Robert Montgomery, afirmou que as biopsias e os testes renais não mostram “sinais de rejeição” ao fim de 32 dias e considerou que o rim do porco geneticamente modificado “substitui todas as funções importantes desempenhadas por um rim humano”.

A irmã de Maurice Miller, Mary Miller-Duffy, reconheceu que doar o corpo foi “uma decisão muito difícil de tomar”, mas considerou que ele teria “ficado orgulhoso de ajudar a vida de muitas pessoas” com a sua morte.

Os transplantes de órgãos de animais para humanos visam solucionar a escassez de doações de órgãos, sendo os Estados Unido um país com dezenas de milhares de pacientes na lista de espera para transplantes.

A instituição nova-iorquina realizou o primeiro transplante mundial de um rim de porco para um ser humano em setembro de 2021, antes de uma equipa da Universidade de Maryland, também nos Estados Unidos, ter realizado o primeiro transplante de coração de porco em 7 de janeiro de 2022, com o homem, então com 57 anos, a morrer em 9 de março de 2022.

Ataques a portos exportadores de cereais ameaçam alimentação global

© Roman Pilipey/Getty Images

POR LUSA   16/08/23 

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou hoje que os bombardeamentos russos aos portos no sul do país, exportadores de cereais, constituem um ataque à segurança alimentar mundial e que nenhum terrorista, "exceto a Rússia", ameaçou tantas nações simultaneamente.

"Cada ataque russo a esses portos é um golpe nos preços mundiais dos alimentos, na estabilidade social e política em África e na Ásia", disse Zelensky na sua mensagem diária, transmitida nas redes sociais, após mais uma noite de bombardeamentos.

Depois de vários ataques desde o início de agosto, durante a última noite o exército russo voltou a atacar infraestruturas portuárias do Danúbio com 'drones'.

"Como resultado de ataques inimigos num dos portos do Danúbio, foram danificados armazéns de cereais", disse o governador da região de Odessa, Oleg Kiper, nas redes sociais.

Na sua mensagem, Zelensky elencou os ataques russos contra os portos de Reni, Izmail, Pivdennyi, Odessa e Chornomorsk, comentando que "as coisas básicas que dão a cada sociedade uma vida normal são a comida na mesa da família" e que "nenhum terrorista no mundo, exceto a Rússia, jamais atacou a segurança de tantas nações ao mesmo tempo de forma tão flagrante e deliberada".

"Precisamos responder a isso. Todos nós! Precisamos neutralizar isso - ativamente, com esforços conjuntos", declarou o Presidente ucraniano, que reiterou os agradecimentos e pedido de ajuda internacional, através de sistemas de defesa aérea, armas, sanções, pressão financeira e política sobre a Rússia, como "as principais coisas que garantem agora a segurança e o retorno da paz não apenas num país, mas no mundo inteiro".

A diplomacia norte-americana também reagiu nos mesmos termos aos recentes ataques russos e afirmou que o líder do Kremlin, Vladimir Putin, "não se importa" com o fornecimento de alimentos essenciais aos países em desenvolvimento.

"Isso é inaceitável. Putin não se preocupa com a segurança alimentar global", afirmou aos jornalistas em Washington o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Vedant Patel.

A Ucrânia também anunciou hoje a saída do primeiro cargueiro comercial do porto de Odessa pela nova rota no Mar Negro, desafiando a Rússia, que ameaça atacar estes navios desde que abandonou há um mês o acordo de exportação de cereais ucranianos.

"A Ucrânia acaba de dar um passo importante para restaurar a liberdade de navegação no Mar Negro. O primeiro navio civil passou pelo novo corredor humanitário ucraniano, partindo do porto de Odessa", afirmou no X (antigo Twitter).

Washington pediu hoje a Moscovo que regresse "imediatamente" à Iniciativa de Cereais do Mar Negro que vinculava a Rússia, a Ucrânia, a Turquia e Nações Unidas, tendo em vista a segurança alimentar global e a estabilização dos preços, no âmbito do conflito ucraniano, iniciado com a invasão russa em 24 de fevereiro do ano passado.

"O contraste é muito claro. Os nossos parceiros ucranianos estão a inspirar o mundo enquanto a Rússia está a matar o mundo de fome ao transformar alimentos em armas", disse Vedant Patel.

Crise política agrava a segurança alimentar no Níger, alerta ONU

© Getty Images

POR LUSA     16/08/23 

As Nações Unidas alertaram hoje para o facto de a crise no Níger poder agravar a insegurança alimentar no país e apelaram a isenções humanitárias das sanções e do encerramento das fronteiras para evitar uma catástrofe.

O Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA, na sigla em inglês), salientou que, mesmo antes do derrube do Presidente nigerino, Mohamed Bazoum, pelos militares, mais de três milhões de pessoas no país sofriam de insegurança alimentar aguda.

Mais de sete milhões de pessoas, atualmente consideradas em situação de insegurança alimentar moderada, "poderão ver a sua situação agravar-se em consequência da crise atual", advertiu o OCHA, citando um estudo preliminar do Programa Alimentar Mundial (PAM).

Por seu lado, o programa alimentar da ONU garantiu ao Níger que continuará a prestar ajuda, apesar da atual crise política.

"O nosso trabalho é vital para as pessoas mais vulneráveis no Níger e deve continuar, particularmente nas circunstâncias atuais", defendeu em comunicado Margot van der Velden, diretora regional adjunta do PAM para a África Ocidental.

A agência afirmou que, na primeira semana de agosto, tinha fornecido alimentos a 140.000 pessoas no país e tratamento vital para a desnutrição a 74.000 crianças.

O PAM alertou para o facto de as sanções regionais e o encerramento das fronteiras estarem a "afetar grandemente o fornecimento de alimentos e medicamentos vitais ao Níger".

"Apelamos a todas as partes para que facilitem as isenções humanitárias, a fim de permitir o acesso imediato às pessoas que necessitam de alimentos e de bens de primeira necessidade", afirmou Van der Velden.

O chefe da Guarda Presidencial nigerina, Abdourahmane Tiani, anunciou, em 26 de julho, a deposição de Mohamed Bazoum e o encerramento das fronteiras, devido à profunda crise económica e de segurança no país, que enfrenta um aumento das operações das ramificações do grupo extremista Estado Islâmico e da Al-Qaida.

O Níger é o quarto país da África Ocidental a ser liderado por uma junta militar, depois do Mali, da Guiné-Conacri e do Burkina Faso, que também tiveram golpes de Estado entre 2020 e 2022.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ameaçou com uma intervenção militar se não fosse reposta a legalidade constitucional.


President Tinubu releases Portfolio's of Minister's designate

Por Native Reporters

Nyesom Wike - FCT Minister

Festus Keyamo - Minister of Aviation

Adebayo Adelabu- Minister Of Power

Adegboyega Oyetola - Minister of Transportation

Dele Alake- Minister of Solid Minerals

Muhammed Idris - Minister of Information

Mohammed Badaru- Minister of Defence

Minister of State, Defense - Bello Mattawale

Minister of Agriculture and food security -Abubakar kyari

Minister of Youths- Abubakar Mohmoh

Minister of Communications and Digital Economy - Bosun

Minister of Foreign Affairs - Yusuf Tuga

Minister of Finance and Coordinating Minister of the Economy - Wale Edun

Minister of Works- Dave Umahi 

Coordinating Minister of Health and Social Welfare - Ali Pate

Minister of Humanitarian affairs and poverty alleviation - Betta Edu

Minister of Sports - John Eno

Ministry of Marine and Blue Economy - Bunmi Tunji Ojo

Minister of Budget and Economic planning - Atiku Bagudu

Minister of Water resources and sanitation - Joseph utsve

Minister of Steel development - Shuaibu Audu

Minister of State, Agriculture - Sabi Abdullahi

 Minister of Trade and investment - Doris Anieete

Minister of State, Petroleum Resources - Heineken Lokpobiri

Minister of Petroleum Resources - Yet to be allocated

Minister of Labor and employment - Simon Lalong

Native Reporters 

Minister of Special duties - Zapahnnaih Gazzalo

Minister of Transportation- Adegboyega Oyetola

Minister of Tourism - Lola Adejo

Minister of Culture and creative economy - Hannatu Musawa

Minister of Justice and Attorney General of the Federation - Lateef Fagbemi

Minister of State, Health and Social Welfare - Tunji Alausa

Minister of Women Affairs - Uju Kennedy 

Minister of Environment - (Kaduna slot)

Minister of State, FCT - Mairiga Mahmud

Empresa de telecomunicações MTN pretende abandonar a Guiné-Bissau

Por LUSA 16 ago 2023 15:16

A empresa de telecomunicações sul-africana MTN anunciou ao Governo da Guiné-Bissau que pretende abandonar o país onde opera desde 2004, no âmbito de uma estratégia do grupo, disse hoje à Lusa fonte da Autoridade Reguladora Nacional (ARN).

De acordo com João Frederico de Barros, presidente do conselho de administração da ARN, há mais de três meses que a MTN comunicou à entidade a intenção de vender a empresa a um outro grupo, numa estratégia que abrange também a Guiné-Conacri e a Serra Leoa.

"A MTN pretende concentrar-se, nesta nossa costa ocidental da África, apenas no Gana e na Nigéria", observou o responsável da ARN.

Frederico de Barros considerou de "normal" a intenção da venda da empresa, mas salientou que a operação só poderá avançar se ocorrer dentro dos preceitos estipulados pela Lei de Bases do Sistema das Telecomunicações da Guiné-Bissau.

Atualmente, referiu, a MTN representa cerca de 30% da quota de mercado da rede de telefones móveis e só poderá ser vendida, entre outras obrigações, mediante o pagamento de "todas as responsabilidades perante o Estado guineense", representado pela ARN.

Dados da ARN apontam para mais de um milhão de utilizadores de telefones móveis na Guiné-Bissau, indicou João Frederico de Barros.

O responsável guineense explicou ainda que a reguladora do setor das telecomunicações "aguarda pelo normal desenrolar do processo" de venda da MTN e que a empresa prometeu comunicar caso não encontre um comprador.

A MTN e a francesa Orange, também operadora de telefones móveis, é das poucas multinacionais a operar na Guiné-Bissau.

MB // LFS

Lusa/Fim

Partido da Renovação sacial continua disponível para a estabilidade no país

Por Radio TV Bantaba

Kim Jong Un inspeciona novamente as principais fábricas de armas

 Por Agência Central de Notícias da Coreia

Kim Jong Un, Secretário-geral do Partido de Trabalho da Coreia e Presidente de Assuntos de Estado da República Popular Democrática da Coreia, recentemente inspecionou novamente grandes fábricas de armas, incluindo uma fábrica de mísseis táticos.

Visitando a fábrica de mísseis, ele perguntou detalhadamente sobre o status da produção de mísseis, aumentando a capacidade de produção e modernizando a fábrica.

Ele apreciou a fábrica que, enquanto continua a produzir mísseis táticos em massa, estabelece o processo de produção de mísseis táticos recém-desenvolvidos e está em constante atualização.

Ele estabeleceu o objetivo de elevar a capacidade de produção atual a um nível muito alto para atender às necessidades operacionais das unidades de linha de frente e unidades de mísseis expandidas e reforçadas.

Depois, ele inspecionou a fábrica de veículos da plataforma de lançamento de mísseis táticos.

Ele disse que realizar a capacidade multifuncional dos veículos de plataforma de lançamento se destaca como uma tarefa prioritária do ponto de vista tanto da tendência de desenvolvimento da ciência de defesa nacional quanto da eficácia nas circunstâncias de operação, enfatizando a melhoria constante do plano dos veículos e investir na modernização do processo de produção dos veículos.

Em seguida, ele inspecionou a fábrica de blindados para aprender sobre o desenvolvimento de blindados de combate multiuso, tarefa definida no 8º Congresso do Partido.

Ele elogiou os sucessos da fábrica em aumentar a capacidade de produção e modernizar o processo de produção de blindados.

Dirigindo ele mesmo um blindado de combate multiuso recém-desenvolvido, ele avaliou sua mobilidade e desempenho de combate e fixou as características táticas e técnicas para ter sucesso no desenvolvimento de blindados de combate multiuso de estilo coreano.

Ele também inspecionou a fábrica de foguetes dos lançadores múltiplos de foguetes de controle remoto de grande calibre para aprender sobre o status de atingir a meta definida pelo Partido e a modernização do processo produtivo.

Ele disse: Estabelecemos como uma tarefa importante a realização do controle remoto de precisão do vôo de foguetes de vários lançadores de foguetes e alcançamos um tremendo sucesso após grandes esforços; o sucesso do controle remoto dos foguetes dos lançadores de foguetes múltiplos dos calibres de 122 mm e 240 mm marca uma mudança significativa na preparação da guerra moderna e garante a máxima eficácia de aniquilação, é uma revolução no uso de campo de lançadores de foguetes múltiplos; como a nova técnica é bem aplicada, devemos todos nos concentrar na produção de foguetes e elevar a combatividade de nossa artilharia a um nível superior.

Nosso exército deve se dotar de uma capacidade militar infinitamente mais poderosa para enfrentar qualquer guerra, a qualquer momento, acrescentou antes de continuar: É garantir que os inimigos não ousem usar suas forças armadas e se ousam atacar, devem ser aniquilado com certeza.

ECOWAS CHIEFS OF DEFENCE STAFF MEET IN ACCRA ON THE DEPLOYMENT OF THE ECOWAS STANDBY FORCE TO THE REPUBLIC OF NIGER

  Ecowas - Cedeao 

As a follow-up to the directive of the ECOWAS Authority of Heads of State and Government at its Extraordinary Summit on the political situation in the Republic of Niger held on 10th August 2023 in Abuja, Nigeria, the ECOWAS Committee of Chiefs of Defence Staff (CCDC) has commenced the activation of the ECOWAS Standby Force for the restoration of constitutional order in the Republic of Niger.  

To this end, the ECOWAS Committee of Chiefs of Defence Staff will be having an extraordinary meeting in Accra, Ghana from 17th  to 18th  August 2023 to finalise plans for the deployment of the Standby Force.

CEDEAO pede regresso à ordem constitucional após ataque no Níger... Abuja, 16 ago 2023 (Lusa) -- se na luta antiterrorista.

©Ecowas.Cedeao

POR LUSA  16/08/23 

"A CEDEAO [Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental] apela aos chefes militares do CNSP - Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria - para que restabeleçam a ordem constitucional no Níger, a fim de concentrar a atenção na segurança do país, que foi ainda mais enfraquecida pela tentativa de golpe de Estado contra Mohamed Bazoum, o Presidente democraticamente eleito", afirmou o bloco em comunicado.

Este é o terceiro ataque contra as forças de segurança nigerinas na última semana, na fronteira próxima do Mali.

No domingo passado, uma patrulha da Guarda Nacional foi emboscada perto de uma aldeia no departamento de Abala, também na região de Tillabéri, matando seis soldados.

O chefe da Guarda Presidencial nigerina, Abdourahmane Tiani, anunciou, em 26 de julho, a deposição de Mohamed Bazoum e o encerramento das fronteiras, devido à profunda crise económica e de segurança no país, que enfrenta um aumento das operações das ramificações do grupo extremista Estado Islâmico e da Al-Qaida.

O Níger é o quarto país da África Ocidental a ser liderado por uma junta militar, depois do Mali, da Guiné-Conacri e do Burkina Faso, que também tiveram golpes de Estado entre 2020 e 2022.



AFEGANISTÃO: Talibãs oficializam proibição de partidos políticos no Afeganistão

© WAKIL KOHSAR/AFP via Getty Images

POR LUSA  16/08/23 

O ministro da Justiça talibã, Abdul Hakim Sharie, oficializou hoje a proibição de partidos políticos no Afeganistão, medida que os radicais islâmicos mantiveram na prática desde que tomaram o poder em 15 de agosto de 2021.

"Todas as atividades dos partidos políticos são proibidas no país porque não têm base na lei islâmica, não trazem nenhum benefício e o país não as quer", disse Sharie em conferência de imprensa em Cabul.

Depois de assumirem o controlo de Cabul há dois anos, entre promessas de mudanças em relação ao seu primeiro regime entre 1996 e 2001, os talibãs anunciaram a formação de um governo interino criticado por excluir mulheres, partidos políticos e diferentes grupos étnicos.

O diretor de relações públicas do Ministério da Justiça, Ansarullah Ibrahimkhil, disse à agência EFE que os talibãs dissolveram os partidos políticos no Afeganistão "no início do Governo do Emirado Islâmico [como se autodenomina o governo talibã]", embora até agora nenhum líder radical tivesse sido tão claro quanto Sharie.

Antes da chegada dos talibãs, o Afeganistão tinha 73 partidos políticos oficialmente reconhecidos pelo Ministério da Justiça, mas nos últimos dois anos a maioria dessas formações permaneceu inativa, com seus líderes forçados ao exílio.

A perda dos direitos políticos imposta pelos talibãs foi acompanhada de uma série crescente de restrições e proibições aos afegãos, especialmente às mulheres.

Nos últimos dois anos, os talibãs impuseram numerosas restrições, desde a proibição do acesso à educação secundária e universitária para as afegãs a obstáculos no acesso ao trabalho das mulheres, incluindo a proibição de trabalhar para uma ONG ou a imposição de acompanhamento masculino em viagens longas.


Leia Também: Guterres pede à comunidade internacional que não esqueça os afegãos

Alemanha aprova projeto para legalizar consumo recreativo de canábis

© Lusa

POR LUSA   16/08/23 

O Governo alemão deu hoje um passo no sentido da legalização controlada da canábis para fins recreativos com a aprovação de um projeto de lei que visa descriminalizar a posse e o consumo.

De acordo com o projeto de lei, que ainda tem de ser debatido e votado no parlamento, os jovens de 18 anos poderão comprar e possuir até 25 gramas de canábis (e até 50 gramas por mês).

O projeto prevê igualmente a possibilidade de cultivar até três plantas de marijuana para consumo próprio, segundo a agência francesa AFP.

A Alemanha terá, assim, um dos sistemas jurídicos mais liberais da Europa, seguindo os passos de Malta e do Luxemburgo, que legalizaram o consumo recreativo de canábis em 2021 e 2023, respetivamente.

O ministro da Saúde, Karl Lauterbach, descreveu o projeto como uma "mudança a longo prazo na política alemã em matéria de droga" e disse esperar que a aprovação parlamentar ocorra até ao fim do ano.

"Acredito que podemos fazer recuar o mercado negro", disse o ministro social-democrata numa conferência de imprensa em Berlim, citado pela agência espanhola EFE.

A coligação social-democrata de Olaf Scholz com os Verdes e os Liberais fez da legalização da canábis um dos projetos emblemáticos do mandato.

A reforma foi criticada pela oposição, sindicatos da polícia e juízes, que consideram que não vai acabar com o tráfico de droga.

A nova legislação prevê a criação de associações sem fins lucrativos, cujos membros adultos -- limitados a 500 -- poderão cultivar a planta para consumo próprio, sob o controlo das autoridades.

Também será lançada uma grande campanha de sensibilização para alertar para os perigos do consumo de THC (tetra-hidrocarbinol, o principal ingrediente psicoativo da canábis) em crianças e adolescentes, e serão alargados os programas de prevenção.

"Todos os jovens saberão: se eu consumir canábis regularmente, estou a danificar o meu cérebro, terei mais probabilidades de desenvolver surtos psicóticos, poderei ter perturbações de atenção não reversíveis", afirmou Lauterbach.

O ministro defendeu o plano como mais adequado do que o modelo dos Estados Unidos ou o dos Países Baixos para travar a incidência de misturas com substâncias tóxicas e doses elevadas de THC no mercado negro.

A Alemanha enfrenta também um aumento do consumo por menores e um aumento da criminalidade, tendo Lauterbach referido que 50% dos crimes relacionados com a droga no país estão atualmente ligados à canábis.

"Para os jovens [com menos de 18 anos], o consumo continua a ser proibido e para os jovens adultos [até aos 21 anos], é limitado", afirmou.

Lauterbach manifestou a expectativa de que os consumidores optem por abandonar o mercado negro, argumentando que as associações autorizadas a cultivar canábis irão disponibilizá-la praticamente ao preço de custo e garantir a qualidade.

De acordo com dados de 2021 do instituto estatal de estatística Destatis, 34,7% dos alemães já consumiram canábis em algum momento da vida, enquanto 8,8% consumiram-na no último mês.


Golpe no Níger: Porta-voz da Junta diz que Presidente deposto deve ser julgado por traição

O primeiro-ministro do Níger, nomeado pelos militares, fez uma visita não anunciada ao vizinho Chade, na terça-feira, numa altura em que os Estados da África Ocidental estão a preparar conversações para ponderar uma possível intervenção militar para inverter o golpe de Estado do Níger e em que os Estados Unidos e a Rússia apelam a uma solução diplomática. 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

VOA Português 

População do Níger mobiliza-se para recrutamento contra eventual intervenção

© Lusa

POR LUSA   16/08/23 

Habitantes da capital do Níger, Niamey, estão a preparar-se para uma guerra contra os países da região que admitem intervir no país para repor a ordem constitucional, na sequência do golpe de Estado de julho.

De acordo com a agência de notícias norte-americana Associated Press (AP), os residentes pedem uma ação de recrutamento em grande escala para angariar voluntários que possam ajudar as forças armadas a combater a possível ação militar do bloco regional da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para restaurar a presidência de Mohamed Bazoum, deposto em 26 de julho pela junta militar.

"É uma possibilidade, e precisamos de estar prontos se acontecer", disse um dos organizadores da ação de angariação de voluntários, Amsarou Bako, à AP, referindo-se à iniciativa que vai começar no sábado em Niamey, e que se destina a qualquer pessoa com mais de 18 anos.

As tensões regionais têm crescido desde que a CEDEAO aprovou a ativação da força de reação rápida e ainda esta semana deverá ser realizada uma reunião dos ministros da Defesa dos países da região para analisar a situação.

"Uma intervenção militar sem fim à vista arrisca-se a desencadear uma guerra regional, com consequências catastróficas para a região do Sahel, que já é afetada por insegurança, deslocações de pessoas e pobreza", comentou o analista da Verisk Maplecroft Mucahid Durmaz.

Apesar dos esforços diplomáticos dos países regionais e internacionais, muitos nigerinos estão convencidos que serão brevemente invadidos, escreve a AP.

Uma eventual ação militar dividiu os países da região, com os governos da Nigéria, do Benim, da Costa do Marfim e do Senegal a confirmarem explicitamente a disponibilidade dos seus exércitos para intervir em território nigerino.

No outro extremo, os vizinhos Mali e Burkina Faso, governados por juntas militares, opõem-se ao uso da força e argumentam que qualquer intervenção no Níger equivaleria a uma declaração de guerra também contra os seus países.

Para além do Chade, a Guiné-Conacri, a Argélia e Cabo Verde também rejeitaram essa intervenção militar, defendendo antes o diálogo.

O Níger tornou-se o quarto país da África Ocidental a ser liderado por uma junta militar, depois do Mali, da Guiné-Conacri e do Burkina Faso, que também tiveram golpes de Estado entre 2020 e 2022.


EUA: Problemas legais do filho podem prejudicar Biden... mas Trump 'está pior'

© Getty

POR LUSA  16/08/23 

Os problemas legais de Hunter Biden, cujo acordo judicial com procuradores foi revogado pelo Departamento de Justiça, acarretam riscos para a campanha do Presidente, apesar de menos graves que os de Donald Trump, disse à Lusa a analista Daniela Melo. 

"A curto prazo, este caso tem ocupado a Casa Branca e a equipa de campanha de [Joe] Biden (pai de Hunter Biden) com controlo de danos e distraído o público dos temas que interessam à sua campanha, tal como a economia, o abrandamento da inflação, etc.", considerou a cientista política. 

"A atenção mediática dada a este caso é sobretudo de uma natureza política, porque do ponto de vista legal trata-se, até agora, de uma acusação de crimes menores", sublinhou. 

Em causa estão duas contravenções ('misdemeanors') fiscais relativas ao não-pagamento de 100 mil dólares em impostos entre 2017 e 2018, dívida que entretanto o filho do presidente saldou. 

Hunter Biden tinha chegado a acordo com o procurador David Weiss, nomeado por Donald Trump e mantido na investigação por Joe Biden, segundo o qual se declararia culpado em troca de liberdade condicional e da suspensão de outra acusação relacionada com a posse de uma pistola Colt Cobra .38 durante 11 dias enquanto utilizou drogas. 

As notícias do acordo inflamaram comentadores mais à direita, numa altura em que a maioria Republicana na Câmara de Representantes tem várias investigações em curso ao filho do Presidente. 

Em julho, a juíza Maryellen Noreika, também nomeada por Trump, expressou dúvidas sobre o acordo e a audiência chegou ao fim sem resolução, com Hunter Biden a mudar para uma declaração de inocência nas contravenções fiscais. 

A nomeação de Weiss como procurador especial num caso que já está a ser investigado há cinco anos aconteceu dois dias antes da quarta acusação a Trump, indiciado na Geórgia pela tentativa de subverter os resultados das eleições de 2020 com grandes eleitores falsos. 

"O eleitorado que não segue os detalhes dos casos pode rapidamente chegar à conclusão de que é tudo 'farinha do mesmo saco'", apontou Daniela Melo. 

Com o acordo desfeito, David Weiss pediu ao procurador-geral Merrick Garland para ser constituído procurador especial e este aceitou, estando em aberto novas acusações a Hunter Biden e a possibilidade de este ser julgado. 

Para Daniela Melo, a substância do caso é pouca, mas a sua instrumentalização é séria. 

"Este caso em nada se compara com a gravidade dos casos do qual Donald Trump é arguido", indicou a politóloga. No entanto, referiu, "quem vê Fox News todas as noites pode acreditar, e as sondagens apontam isso, que a investigação a Hunter Biden é tão grave que poderá levar ao 'impeachment' [destituição] do seu pai, o presidente Biden". 

A professora da Universidade de Boston referiu que a forma como o caso está a ser tratado nos meios à direita faz lembrar a investigação de Benghazi, que durou dois anos, custou 7 milhões de dólares, obrigou Hillary Clinton a testemunhar durante horas, mas não teve resultados concretos. 

"Este 'escândalo' tem ecos do caso Benghazi", afirmou. "Uma tentativa por elementos do Partido Republicano e de toda a estrutura de apoio à campanha presidencial de Donald Trump, incluindo PAC [comités de ação política, veículos de usados para financiar ações de campanha], com a ajuda de meios de comunicação afetos à direita, de transformar um caso que até à data é 'fogo de palha' num verdadeiro incêndio politico". 

A 09 de agosto, os congressistas Republicanos publicaram um memorando renovando as suspeitas sobre a conduta de Hunter Biden em negócios internacionais.

Do outro lado, nos canais mais associados à esquerda norte-americana, o caso está a ser enquadrado "como uma caça às bruxas", continuou a analista. 

Numa sondagem Reuters/Ipsos realizada em junho, antes da revogação do acordo extrajudicial, metade do eleitorado (50%) disse acreditar que Hunter Biden estava a receber tratamento preferencial por ser filho do Presidente. E apenas um terço (34%) indicou que a acusação tinha motivações políticas. 

Com Weiss nomeado procurador especial, um artigo no jornal informativo on-line Politico indicou que os aliados do Presidente na Casa Branca criticam a pressão do Partido Republicano, que consideram pretender distrair das várias acusações a Donald Trump. 

No entanto, também nos círculos Republicanos a nomeação de Weiss caiu mal, por considerarem que a intenção é proteger o Presidente e empatar as várias investigações conduzidas pela maioria Republicana na Câmara dos Representantes. 

"O que não podemos saber ainda é que tipo de efeito esta pressão mediática à direita poderá ter sobre o eleitorado nas eleições nacionais de 2024", indicou Daniela Melo. 

"Por exemplo, pode causar um efeito de falsa equivalência", aventou. "Ou seja, a campanha de Donald Trump para a presidência poderá beneficiar do facto de as suas investigações e julgamentos acontecerem ao mesmo tempo das de Hunter Biden". 


Leia Também: Hunter Biden retira confissão de culpa por não garantir imunidade total

MAHAMAT IDRISS DÉBY: Presidente do Chade recebe primeiro-ministro nigerino

© Getty Images

POR LUSA    16/08/23 

O Presidente do Chade, Mahamat Idriss Déby, defendeu hoje uma saída diplomática para a situação no Níger, onde militares lideraram um golpe de Estado em 26 de julho, num encontro com o primeiro-ministro nigerino nomeado pela junta.

"Constatámos o forte compromisso do Chade em apoiar o Níger neste momento tão crítico", disse o primeiro-ministro do Níger, Mahamane Lamine Zeine, em declarações recolhidas pela televisão estatal do Chade, na noite de terça-feira, e citadas pela agência de notícias EFE.

"As conversas com as autoridades chadianas foram frutíferas", acrescentou o governante do Níger.

Para o primeiro-ministro do Chade, Saleh Kebzabo, a visita do nigerino foi um momento "feliz" e serviu para o governante salientar que "o Chade favorecerá as opções diplomáticas" para resolver a crise no Níger.

O ministro da Defesa do Chade, Daoud Brahim Yaya, assegurou, em 04 de agosto, que o seu país não apoiará uma intervenção militar no Níger, uma opção que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) tem sobre a mesa, e defendeu a via do diálogo.

Até ao momento, a junta militar ignorou as ameaças da CEDEAO e, para além de nomear um novo primeiro-ministro e formar um governo de transição, avisou que o uso da força será objeto de uma resposta "imediata" e "enérgica".

Uma eventual ação militar dividiu os países da região, com os governos da Nigéria, do Benim, da Costa do Marfim e do Senegal a confirmarem explicitamente a disponibilidade dos seus exércitos para intervir em território nigerino.

No outro extremo, os vizinhos Mali e Burkina Faso, governados por juntas militares, opõem-se ao uso da força e argumentam que qualquer intervenção no Níger equivaleria a uma declaração de guerra também contra os seus países.

Para além do Chade, a Guiné-Conacri, a Argélia e Cabo Verde também rejeitaram essa intervenção militar, defendendo antes o diálogo.

O Níger tornou-se o quarto país da África Ocidental a ser liderado por uma junta militar, depois do Mali, da Guiné-Conacri e do Burkina Faso, que também tiveram golpes de Estado entre 2020 e 2022.


Leia Também: Emboscada mata pelo menos 17 militares no Níger e fere outros 20

ONU defende mais utilização das cadeias de valor em África

© Lusa

POR LUSA   16/08/23 

A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) defendeu hoje o aproveitamento das cadeias de valor em África, considerando que os abundantes recursos naturais podem colocar o continente como um participante fundamental.

"As economias africanas podem tornar-se grandes participantes nas cadeias de fornecimento globais através da utilização dos seus vastos recursos de materiais necessários para os setores de alta tecnologia e para os seus próprios mercados de consumo cada vez maiores", lê-se no comunicado que acompanha a divulgação do relatório desta agência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento em África.

A edição deste ano, lançada hoje em Nairobi, defende que o continente africano deve ser o destino de investimento de muitas indústrias, conseguindo assim tornar-se um "destino proeminente de produção manual para as indústrias de tecnologia intensiva e uma ligação fundamental nas cadeias de fornecimento globais".

Para a secretária-geral da UNCTAD, Rebeca Grynspan, "este é o momento de potenciar a posição global de África nas cadeias de fornecimento globais, num contexto de continuação dos esforços de diversificação, e é também o momento de fortalecer as suas indústrias emergentes, potenciar o crescimento económico e criar milhões de empregos para os africanos".

O relatório aponta que a abundância de minerais e metais críticos para a transição energética colocam o continente numa boa posição para ser o destinatário de mais investimento internacional, tentando compensar "a turbulência comercial, os eventos geopolíticos e a incerteza económica que forçou os produtores a diversificarem os seus locais de produção".

Entre as vantagens para os grandes investidores internacionais, a UNCTAD aponta também "a rapidez de acesso a matérias-primas, uma força de trabalho adaptável e sensível à tecnologia e uma crescente classe média, conhecida pela sua crescente procura de bens e serviços mais sofisticados".

Até agora, 17 países, incluindo os lusófonos Angola e Moçambique, já implementaram legislação sobre utilização de conteúdo local para apoiar o crescimento das indústrias locais de fornecimento, aumentar a transferência de tecnologia, criar empregos e valor dentro das suas fronteiras, nota a UNCTAD.

Para a agência das Nações Unidas, os países africanos devem "garantir melhores contratos mineiros e licenças de exploração para os metais usados nos produtos de elevada tecnologia, o que fortaleceria as indústrias domésticas, permitindo que as empresas locais desenhem, contratem, produzam e forneçam os componentes necessários".


Leia Também: Situação no Níger? EUA dizem-se "concentrados na via diplomática"

Ucrânia reclama conquista de Urozhaine e afirma estar a avançar na região de Donetsk

 
Na manhã desta quarta-feira, houve também novos ataques russo com drones, mas foram todos neutralizados pelo sistema de defesa antiaéreo da Ucrânia.

 O enviado especial da CNN Portugal, Sérgio Furtado, dá-nos mais pormenores sobre estes últimos desenvolvimentos da guerra...

Ucrânia acusa Rússia de novo ataque a armazéns de cereais

© Scott Peterson/Getty Images

 POR LUSA  16/08/23 

As autoridades ucranianas acusaram hoje a Rússia de novos ataques noturnos com 'drones' na região de Odessa, que provocaram danos em armazéns de cereais num dos portos do Danúbio, na região do Mar Negro.

O exército russo atacou com 'drones' por duas vezes o porto de Odeshchyna, disseram fontes regionais citadas pela agência de notícias ucraniana Ukrinform.

Segundo esta fonte, os armazéns e celeiros ficaram danificados, embora os serviços de emergência tenham conseguido apagar rapidamente os incêndios.

Os ataques não provocaram vítimas ou feridos, de acordo com a Ukrinform.

No início de agosto, Kyiv já tinha acusado a Rússia por uma série de ataques contra um armazém de cereais em Izmail [região de Odessa], no Danúbio, o que viria a afetar o transporte destes produtos alimentares pela Roménia.

Segundo as autoridades ucranianas, os sucessivos ataques lançados pela Rússia contra as infraestruturas portuárias e industriais da região de Odessa começaram a afetar a rota alternativa através do Danúbio.

Os ataques russos na região sul da Ucrânia aumentaram com o fim do acordo de exportação de cereais ucranianos pelo Mar Negro, em julho, que é crucial para o abastecimento alimentar mundial.


Leia Também: "Solução pode ser Ucrânia ceder território" em troca de "adesão à NATO"


Haiti. Milhares de pessoas fogem de bairro da capital atacado por gangue

© Lusa

POR LUSA   16/08/23 

Milhares de moradores carregados com sacolas e malas fugiram na terça-feira a pé, em motocicletas ou amontoados em automóveis, de um bairro da capital do Haiti, Porto Príncipe, atacado por um grupo de crime organizado.

"Vivemos uma situação extremamente difícil. Não sei nem para onde ir. Tive de fugir de casa", disse à agência de notícias France-Presse (AFP) Elie Derisca, morador do bairro Carrefour-Feuilles, no sul da capital do Haiti.

De acordo com moradores e agentes policiais, o bairro está a ser atacado por um grupo de crime organizado liderado por Renel Destina -- também conhecido como Ti Lapli e procurado pela Polícia Federal dos Estados Unidos (FBI, na sigla em inglês).

"Eles saquearam e queimaram casas" e "causaram várias mortes", disse Derisca. "As autoridades não fizeram nada para vir em nosso socorro", lamentou o morador, acrescentando que membros do grupo ocuparam algumas casas.

As autoridades haitianas tinham confirmado na segunda-feira que casas foram incendiadas no bairro e que tinham também recebido relatórios sobre mortes, que não puderam ser verificadas até ao momento.

Pelo menos 3.120 pessoas fugiram do bairro Carrefour-Feuilles, de acordo com um relatório provisório do departamento de proteção civil do Haiti. Este número pode continuar a subir, disse uma fonte da instituição à AFP.

Na segunda-feira, muitos moradores do bairro manifestaram-se contra a insegurança e a Polícia Nacional do Haiti interveio para restaurar a ordem na área.

Num comunicado, a polícia prometeu "continuar a mobilizar todos os meios para afastar os bandidos que querem semear problemas nas comunidades".

O Haiti está a enfrentar uma grave crise humanitária, política, judicial e de segurança, segundo um relatório divulgado na segunda-feira pela Human Rights Watch, referindo que o país necessita de proteger os direitos humanos.

Cerca de 150 grupos criminosos operam em Porto Príncipe e na sua região metropolitana, muitos deles sob duas das principais alianças criminosas, a federação G-Pèp e a aliança G9, disse a organização não-governamental.

Nos próximos dias, o secretário-geral da ONU, António Guterres, deverá apresentar ao Conselho de Segurança opções para o envio de uma força internacional para ajudar a restaurar a segurança no Haiti.

A iniciativa surgiu em resposta a um apelo do primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, que lidera o país desde o assassínio em julho de 2021 do então Presidente, Jovenel Moise.

A ONU estimou que grupos criminosos no Haiti mataram mais de duas mil pessoas na primeira metade de 2023, sequestraram mais de mil e usaram violência sexual para aterrorizar a população.

As Nações Unidas acreditam que quase 60% da população haitiana de 11,5 milhões de pessoas vive abaixo da linha da pobreza. Quase 195 mil pessoas foram deslocadas internamente devido à violência desde 2022 e dezenas de milhares tentaram fugir do país.



Leia Também: Haiti enfrenta uma grave crise humanitária e de segurança