sábado, 31 de agosto de 2019

Na Romênia, você pode viajar de graça se estiver lendo livros durante a viagem


Hoje, a tecnologia é quase tudo na vida da maioria dos seres humanos. Vivemos sobre o que acontece ao redor do nosso telefone e não levamos em conta que muitas respostas só podem ser encontradas em livros.

Pensando nisso, um jovem chamado Victor Miron, um cidadão romeno, teve a brilhante ideia de promover uma campanha impressionante em uma cidade romena. Como mencionado, Victor acredita que muitas outras campanhas que promovem a leitura devem ser anunciadas.


 Uma excelente maneira é recompensar os leitores, mas você se perguntará de que maneira. A sugestão de Victor é que todos aqueles que viajam em um transporte público e estão lendo um livro, não precisam pagar sua passagem.


Uma ideia brilhante que o jovem apresentou ao prefeito da cidade, Cluj Napoca, que publicou no Facebook e não demorou muito para dar a volta ao mundo recebendo muitas respostas positivas.


É evidente que a leitura enriquece os seres humanos, nos enche de imaginação e nos faz refletir, disseram as autoridades.

Esta não é a primeira campanha proposta pelo jovem Victor Miron, ele também criou um projeto chamado “Bookface“, onde os usuários do Facebook que têm um livro em seu perfil, podem obter grandes descontos em diferentes tipos de lojas, como livrarias, salões Beleza e muito mais.
Sabemos que a leitura sempre melhora o seu vocabulário e dá riqueza de pensamento e imaginação, disseram as autoridades de sua cidade

E você, o que achou dessa proposta?


Fonte: fiquesabendo.org

Eleições presidenciais: CNE REVELA CORTE DE 50% DA VERBA DA EDUCAÇÃO CÍVICA PARA AS PRESIDENCIAIS DE NOVEMBRO

O secretário-executivo adjunto da Comissão Nacional das Eleições(CNE), Idriça Djaló, revelou esta quinta-feira, 29 de agosto de 2019, que foi cortado cinquenta por cento (50%) do valor orçado para a campanha da educação cívica das presidenciais de 24 de novembro. 

Sem revelar o valor global orçado para a campanha da Educação Cívica, Idriça Djaló alertou que a redução da verba pode limitar o raio de ação da CNE, reduzir o número dos animadores cívicos e criar dificuldades ao processo.

Na sua intervenção no lançamento do relatório final das legislativas do projeto “Nha Voto” da organização não governamental Innovalab e do Observatório da Democracia e Governança (ODG), o secretário-executivo adjunto da CNE, que também tutela o departamento da Educação Cívica, explicou que o corte decorre da falta de meios para a realização das eleições presidenciais, “visto que as eleições são financiadas em grande parte pela comunidade internacional”.   

Por sua Vez, Adulai Bari, presidente da organização não governamental Innovalab, acredita que é possível, através das novas tecnologias,contribuir para o desenvolvimento cultural do país. Nesta perspetiva,decidiram lançar a iniciativa de sensibilização aos cidadãos a terem uma noção clara na escolha dos seus dirigentes através do voto.

De acordo com o relatório divulgado pela Innovalab e o OGD, houve irregularidades em algumas mesas de voto nas legislativas de 10 de março passado. Irregularidades essas  relacionadas com a troca de cadernos eleitorais, falta de comunicação e a não uniformização das atas síntese, “devido ao fraco nível de preparação da maioria dos agentes contratados para as mesas de recenseamento e assembleias de voto.

O relatório recomenda ainda à Comissão Nacional das Eleições a cumprir o direito à informação e sensibilização dos cidadãos, utilizando todos os meios de comunicação. Aos partidos políticos recomenda uma melhor organização e escolha dos seus candidatos com preparação ética e uma visão clara sobre o desenvolvimento. Às organizações da sociedade civil e população, a serem mais vigilantes e exigentes.

Por: Epifania Mendonça

Foto: E.M

OdemocrataGB

OMS APELA AO ESFORÇO PARA A INTEGRAÇÃO DA MEDICINA TRADICIONAL AFRICANA NOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou aos governos, às instituições acadêmicas e de investigação e ao setor privado no sentido de reforçarem a colaboração para integração da medicina tradicional africana nos programas de formação, de acordo com a intenção dos profissionais de saúde, estudantes e investigadores.

Na sua mensagem,  no quadro de celebração do dia da medicina tradicional africana que se celebra hoje,   31 de agosto de 2019, a que O Democrata teve acesso, a Diretora Regional da OMS para a África, Dra. Matshidiso Rebecca Natalie Moeti, revelou que a maioria da população na região africana utiliza a medicina tradicional para satisfazer as necessidades em termos de cuidados de saúde. De acordo com os dados disponíveis, esta utilização atribui 70% inclusão ao Benin e 90% ao Burundi e à Etiópia.

No mesmo documento, a OMS informa igualmente que 40 Estados membros estão a implementar políticas de medicina tradicional, incluindo a sua integração nos currículos das ciências da saúde “o que representa um aumento extraordinário” comparado com oito (8) países em 2000. O documento sublinha, no entanto, que neste momento três (33) institutos de investigação estão a avaliar a qualidade, a segurança e a eficácia dos medicamentos tradicionais utilizados no combate ao paludismo, às infecções oportunistas relacionadas com o VIH/SIDA, bem como às diabetes, à  hipertensão e à anemia falciforme,  adoptando assim as orientações da OMS sobre essas enfermidades.

Dados da OMS indicam ainda que, em 2018, foram emitidas oitenta e nove (89) autorizações de introdução no mercado de medicamentos tradicionais utilizados no tratamento de doenças transmissíveis e não transmissíveis, incluídos quarenta e três (43 ) produtos de medicina tradicional nas listas nacionais de medicamentos essenciais. No documento, revela-se que a OMS já desenvolveu e testou, no terreno, instrumentos de formação de medicina tradicional com estudantes de farmácia e de medicina em 14 Estados membros.

Por: Carolina Djeme

OdemocrataGB

Confira neste vídeo uma sessão de Djumbai, da ministra da Mulher, Família e Proteção Social, que efetuou uma visita de algumas horas ao Centro de Reabilitação Psicológica e Mental em Quinhamel


By Nicolau Gomes Dautarim

EXCLUSIVO E BOMBA - Doka Internacional e BRAIMA Camara - Ba Kekuto ao vivo e em direto




Fonte: Doka Ferreira