quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Justiça - Presidente do Supremo Tribunal defende democratização dos direitos dos homens em África


Bissau, 16 Ago 17 (ANG) – O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça disse  terça-feira ser imperativo a democratização dos direitos dos homens nos Estados e nas comunidades africanas.

Paulo Sanhá que falava no acto de enceramento do seminário de sensibilização e protecção dos direitos humanos, organizado pelo Tribunal Africano em colaboração com o governo e a Ordem dos Advogados, explicou que a democratização seria  o garante dos direitos humanos, individuais ou colectivos das pessoas e dos povos no continente.

Considerou que a eventual ratificação do protocolo que criou o Tribunal Africano dos Direitos do Homem e dos Povos e a submissão à respectiva declaração irá reforçar a tutela jurisdicional internacional dos direitos dos guineenses, mas também alinhar-se com o objectivo de consolidação da democracia e do estado de direito democrático.

Por sua vez, em representação do primeiro-ministro, o ministro da presidência e porta-voz do governo afirmou que o país está empenhado na criação de condições  necessárias para a garantia e efectivação de mecanismos de protecção dos direitos humanos. 

Soares Sambú garantiu que, se a situação de bloqueio institucional for ultrapassada, a Guiné-Bissau procederá a ratificação do protocolo da Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos .

O Bastonários de Ordem dos advogados disse que o referido seminário tem um significado especial, porque corresponde uma das suas preocupações, que é de assegurar maior acesso dos cidadãos aos instrumentos internacionais relativo à justiça.

Basílio Sanca disse que a Ordem pretende lançar um programa para a protecção dos direitos humanos, através de  comunicação telefónica de rede fixa, a ser colocada em todas as esquadras de polícias de ordem pública e judiciária.

A iniciativa deve permitir que a Odem dos Advogados tenha, atempedamente, informações sobre as detenções, e para que seja garantida a presença de um advogado para apuramento das razões da detenção. 

“O direito a justiça gratuito será implantado pela primeira vez no país e estendida aos líderes políticos e aos dirigentes das associações e organizações não-governamentais que actuam no domínio da defesa e promoção dos direitos humanos, “revelou. 

O seminário que se organizou na sequência da visita duma delegação do Tribunal Africano dos Direitos Humanos e dos Povos, que ainda se encontra no pais, visa encorajar as autoridades do país a ratificarem o referido protocolo de adesão e submeter-se à declaração prevista no artigo 6º e 34º dos seus estatutos que permite acesso das ONG,s e dos indivíduos ao tribunal.

ANG/JD/JAM/SG

Telecomunicações - “Operadores de rede móvel contam desde 2016 com cerca de 1.5 milhão de assinantes” diz presidente da ARN


Bissau, 16 Ago 17 (ANG) – O Presidente do Conselho de Administração da autoridade Reguladora Nacional (ARN), afirmou terça-feira que o mercado nacional de telecomunicações já conta com cerca de um milhão e meio de assinantes da rede móvel, segundo dados de 2016.

Abdu Jaquite que falava na abertura da palestra alusivo as comemorações dos 18 anos da ARN revelou  que a taxa de penetração é de 84 por cento ou seja, em cada 100 pessoas, 84 possuem linha telefônica móvel incluindo os de cartão  duplo . 

“Este facto vem testemunhar uma vez mais o nível de entrada dos telemóveis na vida socioeconômica do pais”, sintetizou o Presidente do Conselho de Administração da ARN.
A efeméride da ARN se celebra no próximo dia 20 do corrente, sob o tema “As Tecnologias de Informação e Comunicação como Instrumento Estruturante para o Desenvolvimentos Sustentável”,  

“A comunicação tornou parte integrante de vida da nossa população, por isso as actividades da Autoridade Reguladora Nacional estarão sempre centradas na melhoria da acessibilidade às redes e de atração de novos serviços e empregos, sobretudo para os jovens”, explicou.

 Na palestra, o representante do Ministro dos Transportes e Comunicações realçou  que a ARN foi fundada com o objectivo de apoiar o Governo na coordenação e no planeamento do sector da tecnologia de informação e comunicação, bem como na regulação, controlo e representação técnica do sector.

Mamadu Serifo Jaquite frisou que a decisão do Executivo surgiu na sequência da nova política sectorial que consiste no aumento da eficácia das redes e serviços das telecomunicações com a finalidade de permitir o melhor desempenho na área através do fornecimento da competitividade no âmbito regional e da integração do ARN na economia mundial.

“ O tema da palestra foi escolhido dada a importância que tem no contexto de elaboração de políticas públicas tendentes a criação de condições para atingir as metas das Nações Unidas sobre os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável baseando nos três eixos - desenvolvimento econômico, inclusão social e proteção do ambiente”, frisou.

Operam no pais duas empresas estrangeiras de telecomunicações, estando outras duas empresas nacionais, um fixo e um móvel, inoperacionais, por falência.

 ANG/MSC/JAM/SG

O advogado José Paulo Semedo denunciou esta quarta-feira ter sido vítima de agressões verbais e injúrias por parte de um agente da Polícia Judiciária.

Numa conferência de imprensa para denunciar a agressão, Paulo Semedo afirma que tudo começou depois de ter questionado se a decisão do inspector não era uma coacção.

Por outro lado, considerou o acto da Polícia Judiciária como instrumento de satisfazer desejos de pessoas ainda por identificar.

 Entretanto, o cidadão em causa Nelson Indi sublinhou que a denúncia que motivou a sua detenção foi feita por um dos membros da antiga comissão de gestão dos bens da comunidade.

 De referir que segundo o colectivo dos advogados, José Paulo Semedo é a terceira vítima da Policia judiciária.

Radiosolmansi

Revealed: The Largest Military Transport Aircraft In the World Used The US Air Force


The Lockheed C-5 Galaxy is a large military transport aircraft originally designed and built by Lockheed, and now maintained and upgraded by its successor, Lockheed Martin.

- Wingspan: 68 m
- Weight: 172,400 kg
- Length: 75 m
- Fuel capacity: 193,600 L
- Range: 11,705 km
- Engine type: General Electric TF39
- Manufacturers: Lockheed Martin, Lockheed Corporation.

Quase 60% das crianças nascidas na China são já segundo ou terceiro filho

Quase 60% das crianças chinesas nascidas nos primeiros cinco meses de 2017 são já o segundo ou terceiro filho da família, em resultado do fim da política de filho único, indicam estatísticas oficiais.


De acordo com os dados da Comissão da Saúde e Planeamento Familiar chinesa, 57,7% das 7,41 milhões de crianças nascidas na China, entre janeiro e maio, tinha já um ou dois irmãos.

No período homólogo de 2016, aquele indicador fixou-se em 49,2%, segundo os mesmos dados, divulgados na terça-feira.

O rígido controlo da natalidade da política de "um casal, um filho" esteve em vigor na China entre 1980 e o início de 2016.

A queda da população em idade ativa no país, e consequentes riscos para a estabilidade económica e a sustentabilidade da segurança social chinesa, levou o Governo a optar pela abolição daquela política.

No final do ano passado, a China tinha mais de 230,8 milhões de pessoas com idade superior a 60 anos, o equivalente a 16,7% da população total chinesa, ilustrando as rápidas mudanças demográficas no país mais populoso do mundo.

Por Lusa

Investigadores aconselham grávidas a não usar sabonetes antibacterianos

Estudo revela que os químicos presentes nestes produtos podem aumentar o risco de obesidade das crianças e prejudicar o seu desenvolvimento.


Tem por hábito usar sabonetes antibacterianos para lavar as mãos? Se está grávida, não devia. Os investigadores alertam que a exposição do bebé no útero aos químicos presentes nos sabonetes antibacterianos pode aumentar o seu risco de sofrer de obesidade e até prejudicar o seu desenvolvimento.

Em estudos realizados em ratos provou-se que o químico triclocarban (TCC) pode passar da mãe para o bebé e descobriu-se que os bebés expostos a este químico enquanto estavam no ventre nasciam 11% mais pesados no caso das fêmeas e 8% mais pesados no caso dos machos.

Este químico, que interfere no metabolismo lípido diminuindo a degradação natural que o corpo faz da gordura, é passado para o bebé através da placenta ou pela amamentação. Os investigadores do Lawrence Livermore National Laboratory, na Califórnia, disseram que a exposição diária também pode levar a danos irreversíveis nos órgãos vitais.

Como cita o Daily Mail, a principal autora do estudo Dra. Heather Enright, disse: "Demonstrámos que a TCC transfere-se, efetivamente, de mãe para filho, tanto na pela placenta como na lactação. A exposição ao TCC durante o desenvolvimento pode representar um grave risco para a saúde do embrião e do feto em desenvolvimento. Pois eles são mais sensíveis às alterações nos níveis hormonais, o que pode resultar em mudanças que muitas vezes são irreversíveis.”

NAOM

Fazer isto nos primeiros 6 minutos do dia pode trazer energia e motivação

Realizar esta série de atividades todas as manhãs pode ajudá-lo a ter dias melhores.


Várias estrelas dos negócios já revelaram algo que têm em comum para além do sucesso: levantar-se cedo, praticar desporto, meditar, aprender e melhorar.

Hal Erold, corredor de ultramaratona, artista e escritor de ‘best sellers’ motivacionais, revela que o segredo ideal para quem busca sucesso, mas não tem uma hora para se dedicar ao desporto e à meditação pela manhã. No seu livro ‘Manhãs Milagrosas’ revela que basta investir os seis primeiros minutos do dia todas as manhãs para conseguir ser, desde a primeira hora, a pessoas que precisamos de ser para que o dia nos corra bem.

O El Confidencial revelou o que é preciso fazer nesses seis minutos:

1º minuto – Acorde calmamente e passe o primeiro minuto sentado tranquilamente em silêncio e a respirar fundo. Pode aproveitar para meditar ou agradecer o dia que tem pela frente;

2º minuto – Leia em voz alta frases que recordem o seu potencial ilimitado e as suas grandes prioridades. Centre-se no que é mais importante para si, pois isso vai aumentar a sua motivação;

3º minuto – Feche os olhos e imagine-se a alcançar os seus objetivos. Visualize também o dia perfeito que vai ter pela frente;

4º minuto – Dedique um minuto a anotar algumas coisas pelas quais se sente grato e tem orgulho, bem como os objetivos que se compromete a alcançar nesse dia. Ao fazê-lo criará um estado mental de força, inspiração e confiança em si mesmo;

5º minuto – Pegue num livro de autoajuda e invista um minuto a ler uma ou duas páginas. Aprenderá uma ideia nova e provavelmente algo que pode incorporar no seu dia para o melhorar;

6º minuto – Finalmente, levante-se e passe o último minuto a mexer o corpo. São só 60 segundos, mas pode aproveitar para correr estaticamente, saltar à corda, fazer abdominais ou flexões. O objetivo é aumentar a sua frequência cardíaca, aumentando também o seu estado de alerta e a sua concentração.

Tenha um bom dia!

Noticiasaominuto

Três mulheres fazem-se explodir na Nigéria provocando 28 mortes

Três mulheres fizeram-se explodir terça-feira à noite numa cidade a 25 quilómetros de Maiduguri, no nordeste da Nigéria, matando 28 pessoas e ferindo mais de 80, disseram hoje fontes locais.


"Três mulheres acionaram os seus cintos explosivos à entrada de um campo de deslocados (na cidade de Mandarari), fazendo 28 mortos e 82 feridos", disse Baba Kura, membro das milícias civis que lutam contra o grupo jihadista Boko Haram.

A primeira mulher rebentou o cinto cerca das 18:00 (mesma hora em Portugal) no mercado que está à entrada do campo, disse a mesma fonte.

A fonte, citada pela agência de notícias France Press, disse que a explosão provocou o pânico e que quando os comerciantes estavam a fechar as lojas as outras duas mulheres fizeram-se explodir.

Ibrahim Liman, outro dos chefes das milícias civis, confirmou o triplo atentado e disse que os feridos foram levados para o hospital de Maiduguri.

Fontes hospitalares falaram de "um grande número de pessoas que chegaram" ao fim do dia.

A região tem sido alvo de inúmeros ataques do grupo Boko Haram, uma organização fundamentalista islâmica que desde 2009 já provocou mais de 20.000 mortes e levou 2,6 milhões de pessoas a deixarem as suas casas.

NAOM

Lofteidir Icelandair assina acordo de gestão da Transportes Aéreos de Cabo Verde


A companhia aérea Lofteidir Icelandair, do grupo Icelandair, vai gerir a Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) ao abrigo de um contracto assinado dia 10 de Agosto corrente com o governo do arquipélago, de acordo com um comunicado oficial terça-feira divulgado na Praia.

O primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva disse no acto de assinatura que o contracto de gestão marca o início de uma nova era no desenvolvimento do sector dos transportes aéreos em Cabo Verde e acrescentou estar convicto de que a solução encontrada para o problema da TACV “é viável, sustentável e ultrapassa aquilo que têm sido os modelos de gestão e de governação no sector de transportes aéreos.”

“Cabo Verde conseguiu, através do Icelandair, o melhor parceiro para dotar a TACV de uma gestão de excelência e para concretizar o hub aéreo”, disse Correia e Silva, para acrescentar esse “hub” vai criar mais valor económico e maior sustentabilidade através de mais mercados, mais clientes, dotando a TACV de capacidade de gestão e de competitividade.

O contracto de gestão assinado entre o governo de Cabo Verde e grupo Icelandair é válido por um ano, com possibilidade de renovação e destina-se a preparar a Transportes Aéreos de Cabo Verde para que possa ser alvo de um processo de privatização.

Cabo Verde vai ter de desembolsar 925 mil dólares com a assinatura deste contracto, sendo 100 mil devidos pelo primeiro mês e 75 mil dólares por cada um dos 11 meses restantes, valor que se destina a cobrir os custos relacionados com os recursos humanos e técnicos que o grupo IcelandAir afectará a esta operação. 

(Macauhub)

Mortes na Serra Leoa ascendem a 400 e há centenas de desaparecidos

Equipas de resgate sem mãos a medir

Presidente pede ajuda internacional para enfrentar consequências do deslizamento de terra

O Presidente da Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, pediu nesta terça-feira, 15, ajuda urgente à comunidade internacional, após os deslizamentos de terra e inundações que provocaram, por agora, mais de 400 mortos em Freetown na segunda-feira, 14.

“Estamos devastados" pelo desastre, revelou Koroma emocionado quando se dirigia aos jornalistas em Freetown.

Equipas de resgate recuperaram quase 400 corpos após um deslizamento de lama nas redondezas da capital de Serra Leoa, Freetown, disse o chefe legista nesta terça-feira, quando as buscas continuavam por mais vítimas.

Agência de notícias avançam que admite-se que entre 500 e 1.500 pessoas encontram-se desaparecidas.

“Nunca vi nada como isto", disse à AP Abdul Nasir, coordenador da Cruz Vermelha Internacional.

"Um rio de lama surgiu vindo do nada e engoliu comunidades inteiras, simplesmente varreu-as. Estamos numa corrida contra o tempo, contra mais inundações e contra o risco de doenças, para tentar ajudar as comunidades afetadas a sobreviver e a lidar com a sua perda", disse o responsável da Cruz Vermelha, para quem cerca de nove mil pessoas terão sido afetadas pelos deslizamentos de terra e inundações.

OIM ajuda

O director geral da Organização Internacional ds Migrações (OIM), William Lacy Swing, revelou em comunicado que a organização fez uma doação de 150 mil dólares como contribuição inicial para apoiar o Governo de Serra Leoa a fazer frente a "este terrível acontecimento".

As linhas de comunicação e a electricidade foram interrompidas, estando por apurar a extensão total dos prejuízos.

A OIM assinalou que o acesso a água potável e o elevado número de pessoas que ficaram sem casa são a preocupação imediata para milhares de cidadãos na capital, cuja população supera um milhão de habitantes.

Na Serra Leoa, com mais de sete milhões de habitantes, são frequentes nesta época do ano as fortes chuvas.

As autoridades temem a explosão de uma nova epidemia de cólera.

VOA