quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Guiné-Bissau: O PORQUE DE REPOVOAR FLORESTAS NO PNB?


O PORQUE DE REPOVOAR FLORESTAS NO PNB?

As florestas são uma garantia da qualidade de vida para as comunidades residentes no Parque Nacional de Boé e no Corredor Ecológico de Tchetche, pois são essas áreas responsáveis pela absorção do gás carbônico, pelo controlo da degradação do solo e da perda da biodiversidade. Tudo para proporcionar o bem-estar e oferecer condições favoráveis à vida humana e à vida animal - saúde única.

Com o alargamento indiscriminado das culturas agrícolas alimentares e comerciais extensivas via mpampans, substituídos depois por plantações de caju, onde os fogos descontrolados e frequentes e a má exploração de recursos florestais como principais fatores de degradação e destruição florestais, o PNB sente-se na obrigado de promover todos os anos o repovoamento florestal nas áreas degradadas para melhorar o estado do ambiente e preservar a biodiversidade, cursos e pontos de água, potencializando assim a fertilidade do solo e qualidade de ar.

Na palestra proferida momentos antes da colocação de sementes no solo o Diretor do Parque Nacional de Boé explicou aos ativistas e voluntários presentes que as florestas participam na sequestração de CO2 da atmosfera, diminuindo assim a concentração deste gás e consequentemente, desempenham um importante papel no combate à intensificação dos gases de efeito estufa e aos efeitos das mudanças climáticas.

Plantando árvores contribuímos para evitar a erosão de solos e a contaminação das águas. Foi nesta ótica que o PNB decidiu em colaboração com as comunidades de Missira Tchanha repovoar com Cibe (Borrasus aetthiopum) uma área de 2,3 há. No repovoamento tomaram parte 47 pessoas (10 do parque, 10 da Associação dos Joves Unidos de Boé para o Desenvolvimento Comunitário e 27 pessoas das diferentes comunidades).




IBAP - Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas

Futebol é Saúde!


(...) num Exercício Muscular, na tarde de hoje dia 05 de Agosto de 2020, o Presidente Da República da Guiné-Bissau 🇬🇼, General Umaro Sissoco Embaló, esteve no jogo de amizade com os seus amigos próximos, incluindo seu amigo irmão da infância, "seu mais velho, Senhor Abduramane Turre"; atual Diretor de Antena da Rádio África Fm-Bissau;

Para nós, a vida exige a proximidade com os outros, viver com seus amigos próximos é um gesto de amor a cada um e, ser Representante do país, não tira de você aquilo que é;

Como sabem, embaló é um homem de relações amistosas, ele sempre foi um dos melhores homens que seus próprios já tiveram;

Orgulho do Nosso Primeiro Magistrado.



Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

EMIRADOS ÁRABES UNIDOS - Incêndio deflagra em mercado nos Emirados Árabes Unidos

No local estão já vários meios a combater as chamas. Para já não há registo de vítimas.


Um incêndio de grandes dimensões deflagrou, esta quarta-feira, num mercado de frutas e vegetais na cidade de Ajman, nos Emirados Árabes Unidos.

A notícia é avançada pela RT que dá conta de que no local já estão elementos dos bombeiros e proteção civil a tentar combater as chamas.

O incêndio deflagrou pelas 18h (15h em Lisboa), segundo relata a Gulf News. O alerta foi dado por Rajab Elsawi, o dono de um talho perto do mercado.

Para já não há registo de vítimas e as causas do incêndio ainda não são conhecidas.


O mercado encontra-se fechado há meses devido à pandemia de Covid-19, mas vários funcionários de estabelecimentos nos arredores tentaram apagar o fogo com extintores, embora sem sucesso. Por precaução foi evacuado um hospital nos arredores do mercado.

Para já os bombeiros terão conseguido controlar o fogo, mas ainda estão a decorrer os trabalhos para a extinção total do incêndio, que acontece apenas um dia após duas explosões terem devastado Beirute, no Líbano, e feito mais de uma centena de mortos e milhares de feridos

As imagens divulgadas nas redes sociais mostram a dimensão das chamas:


[Notícia em atualização]

NOTA DE IMPRENSA: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NACIONAL E ENSINO SUPERIOR

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé reuniu-se hoje, 05 de Agosto 2020, no seu gabinete de trabalho com o Secretário de Estado da Juventude e Desportos, Dr. Florentino Fernando Dias.

O encontro visa finalizar os protocolo de acordo entre as duas instituições no concernente ao Desporto Escolar.

Na reunião o Secretário de Estado da Juventude e Desportos, Dr. Florentino Fernando Dias disse que o foco principal desta parceria com a Educação é criar Hábitos da prática de desporto e a aposta na educação se justifica pelo facto de o sector ter grande número de crianças que podem ser instruídas muito cedo para terem hábito da prática de desporto e ajudar o Estado na poupança para Saúde.
Florentino Dias disse ainda que na educação pode -se encontrar jovens com potencial desportivo enorme que podem fazer desporto de alto rendimento.

O titular da Pasta da Juventude e Desporto sublinhou ainda que a instituição que dirige tem ainda projectos para incentivar a prática de desporto para todos, que incorpora conjunto de objetivos que irá contribuir através de uma prática desportiva Inclusiva, integracional, sustentável e eticamente responsável para adopção de estilos de vida mais saudáveis, com impacto na saúde, na qualidade de vida e bem-estar da população.

O Ministro da Educação, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé assegurou o seu total apoio e colaboração na materialização das ideias sublinhando que a Educação e Desportos são sectores que sempre devem caminhar de mãos dadas.

Na sexta-feira o Titular da pasta de Educação Nacional e Ensino Superior e o Secretário de Estado da Juventude e de Desportos assinam o acordo sobre a questão do desporto escolar e também rubricam um despacho conjunto, para institucionalizar uma célula de seguimento da implementação dos trabalhos e finalmente efetuarão uma visita a um espaço da secretaria de Estado da Juventude e dos Desportos que se encontra numa área da Educação ao lado da Universidade Amilcar Cabral.

Bissau 05 de Agosto 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djalo

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

MBANA CABRA SAMBA TENEN SIBU CUDJI CARTEIRA DI ALGUIM TORNAL SI DUNO

A apresentação da Resolução sobre o Debate de Urgência é ponto prioritário da Agenda dos Deputados reunidos em Plenária.

Nigeria: 11,188 COVID-19 Patients Discharged Yesterday In Nigeria


11,188 COVID-19 Patients Discharged Yesterday In Nigeria

As of now, Nigeria has only 11,672 active COVID-19 cases, 910 death while 31,851 have been discharged out of total 44,4433 cases.

The latest NCDC data shows that 11,188 discharged in a single day, the highest daily recovery in Africa.

However, 304 new cases of #COVID19Nigeria were recorded yesterday:

FCT-90,  Lagos-59,  Ondo-39,  Taraba-18,  Rivers-17,  Borno-15
Adamawa-12,  Oyo-11,  Delta-9,  Edo-6,  Bauchi-4,  Kwara-4
Ogun-4,  Osun-4,  Bayelsa-3,  Plateau-3,  Niger-3, Nasarawa-2
Kano-1

Source: Native Reporters

Guiné-Bissau - Bom dia África com Abdurahamane Turé na Rádio África fm - 5 de agosto de 2020

Justiça - “As lacunas da Constituição da República foram aproveitadas por grupos em prejuízo do sistema jurídico”, diz o Presidente da LGDH

Bissau, 05 ago 20 (ANG) – O Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), afirmou que as lacunas, as insuficiências e as incongruências do texto constitucional vigente no país foram aproveitadas por determinados setores ou grupos em claro prejuízo da coerência do sistema jurídico do país.



Augusto Mário da Silva que falava no ato de apresentação públic a  da Constituição da República Anotada, esta quarta-feira, na Assembleia Nacional Popular (ANP), disse que o respeito ao funcionamento dos órgãos do poder político, ao alcance da efetividade das normas consagradoras dos direitos fundamentais revelarem-se com maior aquidade durante a crise e foram perigosamente aproveitados.

Disse que a ideia de proceder a anotação da Constituição resultou das manifestas dificuldades reveladas pelos mais variados setores da vida pública nacional, ao longo da crise política iniciada em 2015 e que ainda persiste quanto a interpretação e apreensão do sentido útil das normas constitucionais.

Informou que essas fragilidades da Constituição da República tributária da sua persuaficação à imagem e  medida de quem tinha o poder no momento da sua elaboração e aprovação pela Assembleia Constituinte, deu azo a interpretação dispersas e em certos casos corretivas das normas constitucionais, sendo que ao final do dia tudo se justificava pelas incoerências ou ambiguidade que a própria Constituição encerre.

Segundo  Augusto Mário, o próprio Supremo Tribunal da Justiça quando foi requerido para intervir enquanto entidade a quem a Constituição deu a responsabilidade de terminar o sentido útil das normas constitucionais em caso de dúvidas, também revelou algumas dificuldades em apreender o elemento teleológico das normas constitucionais ao proferir sobre o mesmo objeto dois acordãos contraditórios entre si.

O Presidente da LGDH sustentou que perante esta manifesta dificuldade da comunidade jurídica nacional em determinar, com objetividade, a interpretação mais ajustada da teleologia das normas vigentes, a LGDH e a Tininguena, no âmbito do projeto Diálogo Político financiado pela Nações Unidas assumiram, pela primeira vez, o desafio de propôr à sociedade guineense uma doutrina constitucional capaz de servir de um referencial comum no que tange a interpretação das normas constitucionais.

Disse que  trata-se de mais um exercício da Sociedade Civil guineense que se increve no esforço conjunto de contribuir para assegurar a almejada estabilidade governativa e, consequentemente, a paz social, nomeadamente nos setores do ensino, saúde, justiça, infraestruturas, energia e segurança alimentar.

Segundo Augusto Mário, a Constituição da República Anotada é um instrumento que, se for devidamente explorada, pode ajudar a reduzir as ambiguidades na sua interpretação que apesar de teoricamente professar o sistema semi-presidencial de pendor parlamentar, as suas incoerências podem ser exploradas de modo a transformar, dependendo da boa ou má fé de quem exerce a função do Presidente da República, no sistema presidencialista tal como a realidade dos fatos que demonstrou ao longo de últimos 25 anos da sua vigência.  

O  Diretor da Faculdade de Direito de Bissau, Alcides Gomes, declarou na ocasião que  a sua instituição se congratula com a iniciativa de elaborar uma Anotação da Constituição da República, justificando que tinham a consciência clara de que é o trabalho que se deve fazer perante todo o cenário político que tinha e se vive no país.

Disse esperar três coisas com esta Anotação da Constituição, nomeadamente, a divulgação mais ampla não só para os deputados da Nação, mas também pelos membros do governo e demais operadores jurídicos do país, que se chegue à todos e que todos possam realmente ler e aprender o conteúdo, e por último, espera com a leitura e apreensão feitas pelas faculdades que surjam outras Anotações e outras leituras. 

Fonte: ANG/DMG/ÂC//SG  

Guiné-Bissau: Confira o discurso de sua excelência Dra. NHIMA SISSÉ.......

Bissau, 05 de Agosto de 2020.

Confira o discurso de sua excelência Dra. NHIMA SISSÉ, Secretária de Estado do Turismo e Artesanato no ato solene de abertura do Atelier de Validação do Plano Diretor Regional de Turismo para o Arquipélago de BOLAMA-BIJAGÓS e Lançamento da Estratégia Nacional de Ecoturismo.
--------------------------------------------------------------------
Exmo. Senhor Ministro do Ambiente e Biodiversidade;
Exmo. Senhor Encarregado do Programa da UICN na Guiné-Bissau;
Exmo. Senhor Diretor-geral do IBAP;
Minhas senhoras e meus senhores.

Permitam-me, antes de mais, felicitar o Senhor Ministro pela iniciativa deste encontro de restituição com os parceiros sobre o Plano Diretor Regional de Turismo na Reserva do Arquipélago de Bolama Bijagós, e toda a equipa técnica envolvida neste trabalho desde o ano passado cuja responsabilidade com o equilíbrio ambiental no nosso país é uma prioridade do Governo. É dessas ações que precisamos, tendo em conta a fragilidade dos nossos ecossistemas. Reconhecido desde 1996 pela UNESCO como Reserva da Biosfera de Arquipélago de Bolama Bijagós, todo o conjunto das ilhas e ilhéus, deve ser uma prioridade de cada cidadão, dada a sua importância ecológica, sociocultural e económica, sendo ainda considerada de arquipélago deltaico com características ecossistémicas distintas que acolhe diferentes populações de mamíferos considerados emblemáticos a nível internacional. 
É por causa dessa importância biológica que o nosso arquipélago merece ser valorizado, e o turismo, apesar de ser às vezes controverso, entra como um ponteiro nesta relação simbiótica afastando, com certeza, o conflito de sustentabilidade através de um turismo responsável. Sim, reconhecemos que entre o turismo e o meio ambiente existe uma relação indissociável, sendo este último o espaço privilegiado para o seu desenvolvimento quando se trata da sustentabilidade. 
Desenvolver o turismo na Guiné-Bissau e sobretudo nos Bijagós, necessita de uma estratégia bem definida que permitirá maior controlo das atividades. A aprovação pelo Governo, da Estratégia Nacional do Desenvolvimento do Ecoturismo, foi um sucesso organizado pelas nossas instituições, em parceria com a UICN a MAVA e outras organizações de índole ambiental, mas não cabe apenas elaborar estratégias, planos e ações, é fundamental a sua aplicabilidade para que os impactos negativos da ação humana possam ser devidamente controlados.

Uma responsabilidade de cofinanciamento entre os parceiros para assegurar o melhor funcionamento das nossas instituições. A Carta da Política Nacional do Ecoturismo, recomendada na Estratégia, deve ser um instrumento importante para reprimir atos clandestinos na Reserva da Biosfera do Arquipélago de Bolama Bijagós, é por isso que o Plano Diretor Regional do Turismo irá contribuir grandemente na busca de soluções sustentáveis para o equilíbrio social, cultural, económico e dos ecossistemas na Guiné-Bissau. É imperativo conhecer os riscos que corremos no âmbito ambiental, se não preservarmos as zonas sensíveis da degradação, trabalhar para reduzir os impactos da erosão costeira que avança no litoral, contribuir massivamente no controlo do uso de resíduos, evitando a proliferação de lixos tanto nas zonas urbanas como no interior.

No domínio social, é importante sensibilizarmos as nossas comunidades sobre os perigos de perda de valores culturais e tradicionais, chamar atenção aos pais e educandos, sobre a necessidade protegerem suas crianças quando se trata de exploração e abuso sexual, eliminar o turismo sexual infantil, a prostituição e tráfico de seres humanos que advém de atividades de viagens e turismo. Atos reprimidos e condenáveis na nossa lei. Devemos apoiar um turismo socialmente responsável capaz de produzir efeitos positivos nas nossas populações mantendo saudável o meio ambiente colaborando equitativamente na promoção de uma economia mais justa.

Os três pilares da estratégia nacional do ecoturismo foram claros e objetivos; é preciso criar condições de acolhimento e estadia de turistas, produzir produtos ecoturísticos e promove-los a nível nacional e internacional, enfim, conservar o património sociocultural e natural, o ecoturismo servir-se-á de fator de desenvolvimento local.

Obrigado e bem-haja a todos!



Gabinete de Imprensa de Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato

Guiné-Bissau "Campo de Corrupção do PAIGC "


Fonte: Governação na Guiné-Bissau

Guiné-Bissau "Campo de Corrupção do PAIGC "

Afinal das contas o Ex-primeiro ministro Dr. 𝗔𝗿𝗶𝘀𝘁𝗶𝗱𝗲𝘀 𝗚𝗼𝗺𝗲𝘀, recebia um dito "Subsídio da Soberania" num valor total de 𝗗𝘂𝘇𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗲 𝗖𝗶𝗻𝗾𝘂𝗲𝗻𝘁𝗮 𝗠𝗶𝗹𝗵𝗼̃𝗲𝘀 𝗳𝗰𝗳𝗮 (250.000.000 xof) anual desde o mês de Abril de 2018 até ao Fevereiro deste ano (2020). Independentemente do seu salário do PM no valor de 1.920.000xof, mais o salário do cargo do Ministro das Finanças no valor de 1.440.000xof, e também sem contar com os 17 milhões mensal destinado a manutenção do seu gabinete.

O que significa que 𝗔𝗿𝗶𝘀𝘁𝗶𝗱𝗲𝘀 𝗚𝗼𝗺𝗲𝘀, recebeu entre 2018 à 2020, mais ou menos 𝗤𝘂𝗶𝗻𝗵𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗲 𝗤𝘂𝗮𝗿𝗲𝗻𝘁𝗮 𝗺𝗶𝗹𝗵𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗙𝗖𝗙𝗔 (540.000.000𝘅𝗼𝗳), do falso "Subsídio da Soberania" sem contar com o salário do cargo do 1° Ministro e do Ministro das Finanças anual que corresponde 40.320.000xof, mais outros benefícios que iremos mencionar!

Enquanto não havia a escola por causa das ondas dos GREVES e atrasos no pagamento do salário dos funcionários públicos, havia num outro lado filhos que recebiam 10mil Euros mensal porque estão a estudar em FRANÇA.



PAIGC...🤮PAIGC...😭PAIGC...💩👹

"𝗣𝗔𝗜𝗚𝗖 𝗲́ 𝗼 𝗽𝗶𝗼𝗿 𝗱𝗲𝘀𝗴𝗿𝗮𝗰̧𝗮 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗲 𝗽𝗮𝗶́𝘀"!!!

Acaba de Inciar a reunião do Conselho Directivo do MENES.

Com seguintes pontos agendados:
1. Informações gerais sobre ESE,
INAFOR,GEPASE, ENA,IG,EB.
2. Discussão e aprovação do regulamento de bolsas de estudo;
3. Discussão e aprovação de estatuto de ICESCO.
4. Diversos.
O Ministro da Educaçao Nacional e Ensino
Superior Dr.Aricene Abdulai Jibrilo Balde Direge a reunião.





Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Guiné-Bissau: Governo quer desalojar sede nacional do PAIGC - FAKE NEWS???


05/08/2020 às 9:53 Rodrigo Nunes, em Bissau © e-Global Notícias em Português

Nuno Nabiam, Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, deu orientações ao Ministro do Interior, Botche Candé para desalojar o PAIGC da sua sede nacional, no centro de Bissau, no mais rápido prazo possível. A e-Global sabe que neste momento, Botche Candé reuniu já com Mussa Nambatcha, comandante da PIR, para dar início ao processo de operacionalização do despejo da sede partidária até ao final do mês de Agosto.

De acordo com fontes ligadas ao Ministério do Interior da Guiné-Bissau, a justificação oficial para o despejo serão “razões de segurança”, uma vez que o PAIGC tem o seu edifício sede localizado no edifício ao lado do Palácio da Presidência da República, ocupado actualmente por Umaro Sissoko Embaló. No entanto, na base da acção estará uma tentativa do Primeiro Ministro para incapacitar o partido mais votado nas últimas legislativas de reassumir importância no xadrez político guineense.

De acordo com várias fontes contactadas, esta estratégia de força de Nabiam pretende sobretudo clarificar e demarcar os campos de acção entre Primatura e Presidência da República, numa altura em que o dossier de uma eventual remodelação governamental voltou a estar em cima da mesa.

Umaro Sissoko Embaló (USE), eleito como Presidente da República da Guiné-Bissau no início de 2020 iniciou o seu mandato oferecendo a esperança de uma nova era neste instável país africano. Apesar da longa batalha judicial com o Domingos Simões Pereira, o candidato derrotado, USE, como é conhecido o actual Presidente, viu a sua vitória reconhecida pela CEDEAO e logo depois da tomada de posse impôs a nomeação de um novo Governo, com o objectivo de cortar em definitivo com um passado recente do país ligado ao tráfico de droga, golpes de estado e assassinatos políticos.

Porém, nas últimas semanas, USE tem mostrado algum desagrado pela forma como o Governo tem conduzido a gestão do país, sobretudo na área da Justiça. A e-Global sabe que USE tem questionado o Primeiro Ministro sobre as investigações a vários casos que têm sido reportados de perseguições a políticos e jornalistas, sem que tenham sido apresentadas quaisquer justificações para a inoperância policial.

Na base da degradação das relações estarão três casos. Em primeiro lugar, o rapto e espancamento do deputado Marciano Indi, a 21 de Maio último. Indi, líder da bancada parlamentar do APU-PDGB, o mesmo do Primeiro-Ministro do qual é ele próprio crítico, terá sido raptado por uma equipa de elementos com o fardamento da PIR, espancado e conduzido às celas no Ministério do Interior, por alegadas críticas ao Governo e ao Presidente da República. Até hoje, e apesar das acusações que circulam nas redes sociais responsabilizando vários elementos, alegadamente membros das forças de segurança, nenhuma detenção foi feita.

A 20 de Junho, Armando Correia Dias, membro do comité central do PAIGC foi detido por elementos da PIR quando circulava em Bissau. A detenção ocorreu na véspera da aprovação do Programa de Governo e quando esta era tão incerta que cinco ministros do Executivo tiveram de ser exonerados para reocuparem as suas funções na Assembleia e votarem favoravelmente  a continuidade de Nuno Nabiam. Armando Dias, que ficou detido durante três dias, estaria a tentar reverter o posicionamento de alguns deputados do PAIGC que em cisão com o seu partido acabaram por votar favoravelmente o documento.

Já a 26 de Julho, seis elementos com fardamento da Guarda Nacional invadiram durante a noite o edifício da Rádio Capital FM em Bissau, tendo vandalizado o equipamento e cortado o transmissor, impossibilitando a continuidade das emissões. A Rádio Capital,  é considerada como uma das mais críticas do actual Governo. Apesar das investigações em curso, e dos vários nomes que circulam em Bissau apontando a autoria do crime a elementos das forças de segurança ou mesmo a elementos do corpo de segurança presidencial,  até ao momento nenhuma detenção foi feita.

A rápida sucessão destes casos de ataques à liberdade de expressão e ao direito à opinião levaram a que USE, nos corredores da Presidência, tenha por várias vezes criticado a incapacidade do Ministério do Interior e da própria Primatura em avançar com as investigações. USE terá mesmo acusado o Executivo de “impreparação”.

USE receia que a sucessão e continuação destes casos  possa vir a causar danos irreparáveis não só na sua imagem junto dos parceiros internacionais, mas também pôr em causa todo o trabalho ao nível das relações exteriores que tem vindo a ser efectuado pela Presidência da República. Mais do que outra coisa, USE teme que estas acções de ataques à liberdade de expressão de opinião possam vir a colocar em causa fundos de apoio já negociados no âmbito bilateral, numa altura em que a Guiné-Bissau se debate também com a crise sanitária da Covid-19.

É neste contexto que nos últimos dias USE terá já dado sinais ao PAIGC de que quer contar com este partido. O Presidente sondou elementos próximos de Domingos Simões Pereira, o presidente do partido, para avaliar a possibilidade de fazerem parte do governo em caso de uma eventual remodelação governamental, por si provocada. O Presidente pretenderá um Governo o mais abrangente possível em termos de formações partidárias, para diluir a influência de cada um dos partidos na governação do país.

No entanto, a e-Global sabe que Nabiam não está favorável a uma remodelação comandada pelo Presidente, pretendendo usar o despejo da sede do PAIGC como sinal claro de que não só mantém o apoio das forças policiais e militares como também recusa a entrada deste partido no Governo.

Caso o Presidente da República e o PAIGC cheguem a um acordo de governo definitivo para uma remodelação governamental, o lugar de futuro Primeiro-Ministro poderá estar em aberto. USE já terá o acordo do PRS e do MADEM G-15, os outros partidos que sustentam o actual Governo, para avançar com a remodelação, e pretenderá fechar o dossier até ao final das próximas semanas.

Leia Também: 


Cipriano Cassamá - Em nenhuma circunstância o Chefe de Estado ordenou a retirada do PAIGC da sua Sede Nacional, alguns metros do Palácio da República na Praça dos Heróis Nacionais.

A informação foi avançada esta terça-feira pelo Presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá à saída de uma audiência quinzenal com o Presidente Umaro Sissoco Embaló, com quem abordou vários assuntos de estado.


Presidente da ANP: “PRESIDENTE SISSOCO GARANTIU-ME QUE NUNCA ORDENOU O CONFISCO DA SEDE DO PAIGC”

EXPLOSÃO - Beirute acorda com cenário de devastação total e pelo menos 100 mortos

Os residentes de Beirute acordaram hoje num cenário de devastação total, um dia depois de duas grandes explosões no porto provocarem a morte a pelo menos 100 pessoas e causarem ferimentos a mais de 4.000.


As colunas de fumo eram ainda visíveis no porto. As principais ruas do centro da cidade estavam repletas de destroços, veículos danificados e as fachadas dos edifícios totalmente destruídas, de acordo com uma reportagem da Associated Press.
Abir Ghattas @AbirGhattas My brother sent me this, we live 10 KM away from the explosion site and the glass of our bldgs got shattered. #Lebanon

Nos hospitais, um pouco por toda a cidade, milhares de pessoas ficaram toda a noite à espera de notícias dos seus familiares que tinham desaparecido ou ficado feridos.

Há ainda vários relatos nas redes sociais de pedidos de ajuda para encontrar os familiares.

Segundo a Cruz Vermelha Libanesa, pelo menos 100 pessoas foram mortas e mais de 4.000 ficaram feridas. O funcionário da instituição, George Kettaneh, avisou ainda que os números deverão aumentar.

É ainda incerto o que terá causado as explosões, que ao início parecia ter sido desencadeada por um incêndio, com uma potência registada pelos sensores do Instituto Geofísico Americano como um terramoto de magnitude 3.3.

Foi a explosão mais poderosa alguma vez vista na cidade, que esteve na linha da frente da guerra civil de 1975-1990 e que suportou conflitos com o vizinho Israel, atentados esporádicos e ataques terroristas.

A capa do jornal libanês al-Akhbar de hoje ilustra bem o que aconteceu na terça-feira: "O Grande Colapso", lê-se

O Líbano já estava à beira do colapso no meio de uma grave crise económica, que provocou protestos em massa nos últimos meses.

A agravar, os seus hospitais estão a enfrentar um surto de casos de coronavírus, criando ainda mais preocupações de que o vírus se pudesse propagar ainda à medida que os feridos da explosão inundam os hospitais.

O Ministro do Interior libanês, Mohammed Fahmi, disse a uma estação de televisão local que a explosão terá sido causada pela detonação de mais de 2.700 toneladas de nitrato de amónio que tinham sido armazenadas num armazém no cais desde que foi confiscado de um navio de carga em 2014.

Testemunhas relataram ter visto uma nuvem laranja como aquela que aparece quando o gás de dióxido de azoto tóxico é libertado após uma explosão envolvendo nitratos.

Vários vídeos mostraram, ao que tudo indica, um incêndio em erupção nas proximidades pouco antes da explosão, e estações de televisão locais relataram que um armazém de fogo-de-artifício poderá estar envolvido no acidente.

O incêndio parece ter-se propagado para um edifício próximo, desencadeando a explosão, fazendo uma enorme nuvem de cogumelo e provocando uma onda de choque.

"Foi um verdadeiro espetáculo de horror: Não se via nada assim desde os dias da guerra (civil)", disse o residente Marwan Ramadan, que estava a cerca de 500 metros do porto e foi projetado do chão pela força da explosão.

A explosão destruiu vários edifícios de apartamentos, deixando potencialmente um grande número de pessoas sem abrigo, numa altura em que muitos libaneses perderam os seus empregos e viram as suas poupanças evaporar-se devido à crise monetária.

A explosão também levanta preocupações sobre a forma como o Líbano continuará a importar quase todos os seus bens vitais com o seu principal porto devastado.

Há também a questão da segurança alimentar no Líbano, um pequeno país que já acolhe mais de 1 milhão de sírios no meio da guerra que dura há um ano.

O principal silo de cereais do porto é gerido pelo Ministério da Economia e Comércio libanês. As imagens de drone captadas na quarta-feira pela agência de notícias Associated Press (AP) mostraram que a explosão rebentou os silos de grãos, despejando o seu conteúdo nos detritos e terra.

Cerca de 80% do fornecimento de trigo do Líbano é importado, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

As estimativas sugerem que cerca de 85% dos cereais do país tinham sido armazenados nos silos, agora destruídos.

A Agência Nacional de Notícias do Líbano citou o ministro da Economia e Comércio, Raoul Nehme, que afirmou que todo o trigo armazenado nas instalações tinha sido "contaminado" e não podia ser consumido.

Contudo, Raoul Nehme insistiu que o Líbano tem trigo suficiente para as suas necessidades imediatas e que vai importar mais.

A crise económica da nação mediterrânica está enraizada em décadas de corrupção sistémica e má governação pela classe política que tem estado no poder desde o fim da guerra civil.

Os libaneses têm realizado protestos em massa apelando a mudanças políticas radicais desde o Outono passado, mas poucas das suas reivindicações têm sido satisfeitas.

Por LUSA


Explosões. As impressionantes imagens do caos em Beirute © Reuters












COVID-19 - Criança de seis anos encontra máscara dentro de nugget da McDonald's

Mãe denunciou a situação depois de a filha se ter engasgado ao comer o produto do restaurante de fast food.

© Reuters
Laura Arber, de 32 anos, alega que encontrou partes de uma máscara cirúrgica no interior de pelo menos dois dos 20 nuggets de frango que comprou num restaurante da McDonald's em Aldershot, no Reino Unido.

O incidente aconteceu esta terça-feira quando a mulher se deslocou ao estabelecimento de fast food na companhia de três dos seus quatro filhos para levantar uma encomenda que tinha feito. A família regressou a casa para jantar, quando Laura percebeu que a sua filha de seis anos estava engasgada. Laura conta que colocou de imediato os dedos dentro da boca da criança para retirar o que lhe estava a obstruir a garganta e foi aí que fez a insólita descoberta.

"A máscara foi cozinhada com o recheio do nugget, como se fizesse parte dele. E nota-se, claramente, que é uma máscara", afirma a mãe, revelando que se deslocou de imediato ao  restaurante dando conta do sucedido.

Laura diz-se, contudo, inconformada porque os funcionários nada fizeram e continuaram a vender o produto. Por esse motivo recorreu a uma página da cidade no Facebook para denunciar a situação.

noticiasaominuto.com

Estudiosos Internacionais Manifestam Preocupações sobre “Tentativa de Destruir um Novo Movimento Religioso” na Coréia do Sul

Em 20 de julho, foi realizado um webinar sobre novo movimento religioso na Coréia do Sul e suas dimensões política, religiosa e social com a recente crise do COVID-19, convidando acadêmicos e especialistas internacionais nas áreas de religião, Lei internacional e direitos humanos.



Intitulado “COVID-19 e Liberdade Religiosa: Fazer Shincheonji Bode Expiatório na Coréia do Sul”, o webinar abordou os recentes problemas de ataques agressivos das igrejas protestantes fundamentalmente conservadoras e fundamentalistas politicamente poderosas no país contra uma denominação cristã recém-estabelecida e de rápido crescimento chamada 'Shincheonji (Novo Céu e Nova Terra) Igreja de Jesus 'fundada em 1984. 

O novo movimento cristão de Shincheonji tornou-se alvo de "perseguição de protestantes fundamentalistas" por causa de sua bem-sucedida expansão religiosa "dos protestantes conservadores e fundamentalistas que vêem Shincheonji como concorrentes e querem destruí-la", disse Massimo Introvigne como sociólogo italiano de religião que estudou Shincheonji antes e depois da pandemia do COVID-19 e publicou o primeiro relato do grupo religioso em inglês. 

Alessandro Amicarelli, presidente da Federação Européia de Liberdade de Crenças, apontou que as autoridades sul-coreanas problematizaram Shincheonji como causa da crise do COVID-19 para fechar a igreja. “Outras 30 pessoas já foram testadas positivas antes do paciente 31 (um membro de Shincheonji criticado pela disseminação do vírus). Muitos chineses, incluindo de Wuhan, visitaram Daegu (da Coréia do Sul) e a infecção se espalhou lá”, afirmou.

Willy Fautre, Diretor de Direitos Humanos Sem Fronteiras (HRWF), disse que o recente ataque a Shincheonji pode ser visto como uma tentativa dos grupos protestantes fundamentalistas da Coréia do Sul de enfraquecer e destruir o concorrente no mercado religioso. Ele acrescentou: "Violações de direitos humanos contra membros de Shincheonji por meio de um programa de conversão coercitivo (também conhecido como 'desprogramação') com sequestros e confinamentos na última década foram causadas como resultado do fracasso da competição das igrejas protestantes no país".

Ciaran Burke, Professor Associado da Universidade de Derby, disse que as autoridades de saúde sul-coreanas vinculam explicitamente Shinchoenji e o surto do COVID-19 até agora, apesar de um vínculo maior entre o vírus e os casos de confirmação ter sido encontrado em outras igrejas. Ele também expressou preocupação em "coletar informações pessoais de 300.000 membros nacionais e internacionais de Shincheonji pelo governo, o que é uma possível violação de acordos internacionais, especialmente o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (PIDCP) que a Coréia do Sul ratificou em 1990".



O Ministério Público iniciou a investigação dos líderes de Shincheonji, incluindo o fundador Man Hee Lee por seu suposto papel na disseminação do COVID-19. Três funcionários de Shincheonji foram presos no dia 8 de julho sob a acusação de desempenhar um papel em um grande surto em seu estágio inicial por "(enviar) lista imprecisa de membros".

"As autoridades ignoraram os pedidos para mudar a palavra "seita" em seus relatórios oficiais ao se referir à igreja Shincheonji. Os governos locais incentivaram os residentes a denunciar os membros e as instalações de Shincheonji às autoridades, criando estigma de que os membros deviam ser tratados como criminosos”, disse um funcionário de Shincheonji no webinar.

Uma declaração recente emitida por “famílias dos mortos e vítimas do COVID-19” escreveu que "os milhares de danos e mortes de coreanos refletem o fracasso da resposta inicial em conter o vírus pelo governo". Ele acrescentou que a ministra da Justiça Choo Mi-ae "permitiu que pacientes com COVID-19 da China entrassem na Coréia, levando a um surto generalizado do vírus em todo o país, o que resultou na morte do povo coreano". Ele também afirmou que ela está tentando evitar sua responsabilidade pelos danos, “dando ordens diretas aos promotores para uma incursão e prisões contra a Igreja Shincheonji”.

Uma rede líder de TV sul-coreana, a MBC informou que uma triagem recentemente realizada em Daegu, epicentro principal do surto de COVID-19 na Coréia do Sul, acrescentou o peso ao fracasso da resposta inicial para conter o vírus pelo governo. O relatório, citando análises de um hospital universitário local, inferia que pelo menos 180.000 da população total de 2,4 milhões de pessoas na cidade de Daegu foram infectadas com o COVID-19, 27 vezes mais do que 6.800 casos oficiais confirmados. A maioria dos casos de confirmação, mais de 5.000, são membros da Igreja Shincheonji, pois suas informações pessoais foram coletadas pelo governo, enquanto as restantes 180.000 infecções potenciais não foram investigadas. 

Fonte:

Após vários meses de investigação, o Ministério Público, por insuficiência de indícios decide arquivar o processo "Arroz de Povo" que envolvia o antigo Ministro da Agricultura, Nicolau dos Santos.


Aliu Cande

Após vice-presidente, três ministros de Gâmbia testam positivo para o coronavírus

Três membros do governo de Gâmbia testaram positivo para o novo coronavírus, quatro dias depois de um anúncio similar da vice-presidente do país do oeste da África.

O ministro das Finanças, Mambureh Njie, o titular da pasta de Petróleo e Energia, Fafa Sanyang, e a ministra da Agricultura, Amie Fabureh, "testaram positivo para COVID-19", informou no domingo a presidência de Gâmbia no Twitter.

Em 29 de julho as autoridades anunciaram que a vice-presidente do país, Isatu Touray, apresentou resultado positivo e que o chefe de Estado, Adama Barrow, entrou imediatamente em isolamento por duas semanas.

A presidência pediu aos cidadãos que utilizem máscara e respeitem o distanciamento social para conter o vírus na ex-colônia britânica de dois milhões de habitantes.

Gâmbia declarou oficialmente 498 casos de coronavírus e nove mortes.

In AFP