quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

𝗤𝗨𝗘𝗕𝗔 𝗝𝗔𝗜𝗧É 𝗧𝗢𝗠𝗔 𝗣𝗢𝗦𝗦𝗘 𝗖𝗢𝗠𝗢 𝗡𝗢𝗩𝗢 𝗗𝗜𝗥𝗘𝗧𝗢𝗥-𝗚𝗘𝗥𝗔𝗟 𝗗𝗢 𝗚𝗧𝗔𝗣𝗘

Por: Rádio Jovem

O antigo Ministro da Educação Nacional Ensino Superior e Investigação Científica, Queba Jaité, tomou posse esta quinta-feira como novo Diretor-Geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), numa cerimónia realizada esta quinta-feira no Palácio do Governo, na sequência da exoneração de Gabriel Jibril Baldé do cargo.

A nomeação do Queba Jaité, segundo o executivo, "visa fortalecer a capacidade do GTAPE para apoiar a Comissão Nacional de Eleições (CNE) na organização das eleições gerais marcadas para dezembro próximo".

Durante o seu discurso de posse, Jaité afirmou que o seu mandato terá como prioridade a criação de bases sólidas para o fortalecimento do processo democrático no país, garantindo um apoio técnico eficaz e transparente à CNE.

Por sua vez, Ministro de Administração Territorial, Carlos Nelson Sanó elogiou a escolha de Jaité, destacando o papel estratégico do GTAPE na credibilidade do processo eleitoral e na garantia da transparência das eleições.

Queba Jaité foi ministro da educação nacional no governo da iniciativa presidencial, chefiado por Braima Camará, e é dirigente do MADEM-G15, da ala política associada ao antigo chefe do executivo.

Recorda-se que o Chefe de Estado de Transição Major General Horta Inta-a, havia considerado às eleições gerais de 6 de dezembro próximo, de  cruciais para a estabilidade política e econômica da Guiné-Bissau.

O Presidente da República de Transição, Major-General Horta Inta-A, foi promovido à patente de General de Exército, nos termos do Decreto Presidencial n.º 03/2026.

A decisão baseia-se no contributo relevante, contínuo e excecional prestado à defesa da pátria, à segurança nacional, à estabilidade política e institucional, bem como no seu desempenho no exercício das funções de Chefe de Estado.

O decreto entra imediatamente em vigor.

@Radio TV Bantaba    Bissau, 29 de janeiro de 2026 

O Ministro das Obras Públicas, José Carlos Esteves, visitou esta quinta-feira 29 de janeiro, as obras de construção e asfaltagem da estrada Quinhamel–Biombo

Obra de construção e Asfaltagem da Estrada Quinhamel – Biombo (23 km)

Enquadramento do Projeto

No âmbito do programa de investimento público (PIP) do Governo, o Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo (MOPHU), definiu como ação prioritária a construção e asfaltagem da estrada Quinhamel – Biombo (23 km), devido ao avançado estado de degradação da via e a sua improtancia para a economia nacional e o acesso a serviços sociais essenciais, como escola e hospitais.
O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, José Carlos Esteves

Implementação das Obras
Devido as limitações financeiras do Estado, o projeto está a ser executado através de uma parceiria em regime de pré-financiamento. Após o processo conduzido pelo Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo através de UGP o consórcio Armando Cunha & General Word (AC & GW) foi selecionado para a execução das obras.
Pedro Alferinho - responsáveis da obra e da fiscalização
Prazo de Execução
O prazo global para conclusão da obra é de 18 meses, incluindo o período chuvoso.

Avanço Físico das Obras
Até o momento, cerca de 33% dos trabalhos já foram executados.
Principais atividades realizadas:
Desmatação e decapagem - 65%
Fundação e sub-base 34%
Camada de base – 23% 
Impregnação e Lancis – Ate 23%
Concreto betuminoso – 7%
Obras de arte – 35%

Declaração do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau João Bernardo Vieira, após encontro com o Enviado especial do Presidente Senegalês à Bissau, sobre a situação política do país.