segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

ESTAS DUAS FOTOS CARACTERIZAM O MESMO LUGAR

A PRIMEIRA: REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU.


A SEGUNDA: GUINÉ PORTUGUESA.
PARA OS QUE NÃO SABEM, ESTA É A ALFÂNDEGA DA GUINÉ-BISSAU.
FAÇAM A COMPARAÇÃO DO PRESENTE E DO PASSADO.

Por Aladje Sonco

Dia dos Heróis Nacionais: CIPRIANO CASSAMÁ EXORTA GUINEENSES A REFLETIR SOBRE IDEAIS DE AMÍLCAR CABRAL


O presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá exortou hoje, 20 de janeiro de 2020, aos cidadãos guineenses a refletirem-se sobre os ideais do fundador das nacionalidades guineense e cabo-verdiana, Amílcar Cabral que sempre pautou pela união, deixando para trás as diferenças para a melhoria da imagem do país e consequentemente seu desenvolvimento.

Cassamá falou à imprensa depois da tradicional deposição de coroas de flores no mausoléu Amílcar Cabral na fortaleza de Amura, para assinalar dia do assassinado de Cabral em Conacry a 20 de Janeiro de 1973, adotado como data da comemoração dos heróis nacionais pelos dois povos (Guiné Bissau e Cabo-verde).

“Cabral enquanto líder lutou sem ver pela raça, religião e etnia, servindo de união para a consolidação da liberdade, democracia e paz”, afirmou, adiantando que essa data deve servir para uma reflexão, manutenção da união e paz que foram sempre transmitidas por Amílcar durante o processo de luta de libertação.

De acordo com Cipriano, chegou a hora dos Guineenses criarem condições para a estabilidade e consequentemente o desenvolvimento do país, sendo que o país precisa virar a página e mudar sua imagem. O responsável máximo do Parlamento guineense considerou ainda Amílcar Cabral de um grande líder cujas virtudes a Guiné Bissau e Cabo-verde conseguiram a independência e alguns países que tiveram o apoio da Guiné Bissau para se libertar das colónias.

Por: Epifania Mendonça

OdemocrataGB

Guiné-Bissau: Passeando nô praça by Albano Barai


Fonte: Albano Barai

NO COMMENT


Médicos e enfermeiros aveirenses partem dia 25 rumo à Guiné


A equipa de voluntários da associação Bisturi Humanitário está prestes a rumar à Guiné-Bissau. São 15 elementos – entre médicos, enfermeiros e auxiliares – do Hospital de Aveiro, que irão prestar cuidados de saúde aos utentes daquele país. A partida está marcada para o dia 25 de janeiro e a missão humanitária irá estender-se ao longo de duas semanas. 

Esta ação, recorde-se, surge na sequência de uma primeira missão, realizada no ano passado. Os voluntários aveirenses uniram esforços e, com o apoio de algumas empresas e entidades, foram operar os utentes do Hospital Simão Mendes, de Bissau, que esperavam há anos por uma cirurgia. 

Este ano, voltam a centrar atenções no bloco operatório, mas assumem o propósito de alargar o âmbito da sua missão. “Pretendemos investir muito na formação, passar-lhes o máximo de ensinamentos”, destaca José Sousa, um dos elementos da Bisturi Humanitário. Fruto dessa aposta, será criada, na unidade de saúde guineense, uma biblioteca técnica. “Selecionámos uma série de livros para levar para lá”, acrescenta aquele responsável. 

Na “bagagem” vai também “muito material hospitalar, oferecido por várias empresas e para deixar aos colegas da Guiné” e “material escolar para distribuir pelas escolas do doutor José In-Uba”. E quando se diz muito, é mesmo muito, uma vez que a Bisturi Humanitário já fez seguir para a Guiné-Bissau um contentor com 40 pés. 

Nas vésperas de mais uma partida, José Sousa assegura que a equipa de voluntários está motivada. E sensibilizada com a onda de apoio que conseguiu obter, ao longo do último ano, por parte da comunidade aveirense. Empresas, entidades públicas e cidadãos em geral, juntaram-se a esta causa, fazendo os donativos que tornam esta missão possível.


Material já partiu para a Guiné

https://www.aveiromag.pt

Guiné-Bissau: Umaro Sissoco Embalo entende que a entidade competente para declarar o vencedor das eleições é a CNE e não o Supremo Tribunal de Justiça

Umaro Sissoco Embaló garantiu que assumirá o cargo de Presidente da República da Guiné-Bissau no próximo dia 19 de fevereiro, por ter sido eleito pelo povo guineense e em nome da concórdia e da coesão nacional

O ex-primeiro-ministro afirmou que tem grande responsabilidade para não falhar perante os guineenses depois de quase 20 anos de instabilidade política.



Guiné-Bissau: Exclusivo! - Cipriano Cassama acaba de confirmar um alto dirigente de MADEM que UMARO SISSOKO é quem venceu eleição

By Leopold Sedar Domingos

Comboio da visita do presidente eleito, seque em marcha, ruma a França

Presidente eleito General di Povo, na companhia de Ba di Povo










Mutaro Djalo

O presidente do Parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassama depositou esta manhã coroas de flores no mausoléu da Amura em Bissau, para recordar o legado e homenagear Amílcar Cabral, assassinado a tiro em Conacri, na madrugada do dia 20 de janeiro de 1973


20 de janeiro é feriado na Guiné-Bissau e em Cabo-Verde para prestar homenagem o fundador do PAIGC.

Cassama esteve acompanhado pelo ministro da Defesa Nacional, Luís Melo, ministra da Família e Proteção Social, Cadi Seide e veterano da luta armada, Carlos Correia.

A homenagem de Amílcar Cabral, acontece três dias depois do Supremo Tribunal decidiu mandar recontar os votos da segunda volta das eleições presidenciais,*??? “para garantir a liberdade e sinceridade da formação da vontade eleitoral”. Numa votação renhida, de cinco votos a favor e três contra, a mais alta instância judicial guineense deu razão ao candidato dado como derrotado, que havia interposto um pedido de aclaração de um primeiro acórdão.
*??? Nao se vê no famoso acórdão, nenhuma mençao a figura de recontagem e muito menos da reabertura das urnas. 
Nao havendo nele, a mençao da recontagem, um novo apuramento nacional, regional, recontagem nas bases assim como, a mençao de recenseamento de raiź, nao se pode por via de aclaraçao querer alcançar estes conceitos

Os juízes-conselheiros consideraram que a falta da acta final dos resultados eleitorais, que deveria ter sido enviada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) aos órgãos de soberania e aos candidatos no prazo máximo de 24 horas após a contagem nacional, é suficiente para obrigar a que os votos a nível nacional sejam contados novamente.*???

A decisão do tribunal chegou no mesmo dia em que a CNE tinha declarado como definitivos os resultados apurados, mesmo sem cumprir a formalidade da acta, atribuindo a vitória ao candidato do Madem-G15, Umaro Sissoco Embaló, com 293.359 votos, correspondentes a 53,55%. Domingos Simões Pereira, líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), teria tido 254.468 votos, o que dá uma percentagem de 46,45%.

Por Alison Cabral 

GUINÉ-BISSAU: AFINAL É POSSIVEL REGISTIR O IRREGISTÍVEL?

Fonte: Estamos a Trabalhar

AFINAL É POSSIVEL REGISTIR O IRREGISTÍVEL?

CAROS COMPATRIOTAS!

Tenho acompanhado várias interpretações destorcidas e deslocadas feitas por alguns colonistas nas redes sociais, sobre o nosso sistema juridíco-eleitoral, alguns até ao ponto de esquecerem que, a Lei Eleitoral, por ser especial nao admita analogia.

Confesso nao conhecer nenhum artigo da Lei Eleitoral que fala da recontagem dos votos.

Também nao encontrei nenhuma norma no nosso sistema juridico-eleitoral que nos diga que, o apuramento nacional é uma oporaçao que se inicia nas mesas.

Confesso ter ovido umas vozes a dizer que o apuramento nacional referenciado na aclaraçao, inclui o recenseamento de raiz.

Nao se vê no famoso acórdão, nenhuma mençao a figura de recontagem e muito menos da reabertura das urnas. 

Nao havendo nele, a mençao da recontagem, um novo apuramento nacional, regional, recontagem nas bases assim como, a mençao de recenseamento de raiź, nao se pode por via de aclaraçao querer alcançar estes conceitos. 

Também nao se vê nenhuma norma no nosso sistema juridíco-eleitoral que atribui o STJ a competência de validar os resultados eleitorais.

O art. 93 da L.E. diz-nos o que é apuramento nacional e como é feita esta operaçao, do mesmo modo é que o art. 148 da L.E. veda a possibilidade da recontagem.

A intervençao do STJ no processo eleitoral é requerida em duas momento:

1. Nas situações do contencioso eleitoral nos termos do art. 140 L.E.)

2. Para os efeitos de anotações, nos termos do n. 2 do art. 95 L.E.).

As formalidades preteridas nas operações do apuramento Nacional e cuja a correçao foi ordenada pelo STJ, no seu acórdao n. 1/2020, foi cumprida pela CNE, por isso, a modificaçao feita na aclaraçao, nao passa de uma espécia de terapia para acalmar ánimos dos militantes e apoiantes da candidatura derrotada.

Devemos homenagem aos juizes conselheiros do STJ, que registiram o irregistível. 

Em defesa da legalidade democrática, dos volores e princípos basilares do estado democrático de direito, estes conselheiros mostraram uma determinaçao em defesa da vontade soberana do povo expressa nas urnas.

O mero formalismo omitido nao pode pôr em causa, a vontade soberana do povo expressa nas urnas. 

UM RECADO PARA ANP.

O povo aguarda a posse, a lei fala de 45 dias no maximo. A pressao social requer o encurtanento deste prazo. A sociedade ja nao aguenta, queremos ver o nosso General a tomar conta do país.

VIVA O POVO DA GUINÉ

VIVA A VONTADE POPULAR EXPRESSA NAS URNAS.

O POVO É QUEM MAIS ORDENA

NELSON MIREIRA
Advogado.

Guiné-Bissau: Sissoco Embaló anuncia reunião com o líder do Parlamento para tomar de posse como Presidente


Sissoco Embaló anuncia encontro com Cipriano Cassamá na terça-feira (21.01). Candidato considerado vencedor pela conversará sobre sua posse, que deve ocorrer no dia 19 de fevereiro, com o presidente do Parlamento.


Marcelo Rebelo de Sousa (Esq.) encontra Umaro Sissoco Embaló

Em entrevista exclusiva à DW África em Lisboa, Umaro Sissoco Embaló garantiu que assumirá o cargo de Presidente da República da Guiné-Bissau no próximo dia 19 de fevereiro, por ter sido eleito pelo povo guineense e em nome da concórdia e da coesão nacional. O ex-primeiro-ministro afirmou que tem grande responsabilidade para não falhar perante os guineenses depois de quase 20 anos de instabilidade política.

A disputa eleitoral prossegue na justiça guineense. O Supremo Tribunal de Justiça - conforme uma nota de esclarecimento divulgada em Bissau - mandou a Comissão Nacional de Eleições (CNE) "proceder [...] as operações de apuramento nacional com a imediata elaboração da ata onde constam os resultados apurados, as reclamações, os protestos e os contraprotestos apresentados e ainda as decisões que sobre elas tenham sido tomadas".

"Não há impasse político" na Guiné-Bissau, assegura Umaro Sissoco Embaló quando questionado pela DW-África sobre o contencioso no Supremo Tribunal da Justiça, interposto pela candidatura do seu adversário, Domingos Simões Pereira, quando a CNE declarou a sua vitória na segunda volta das eleições presidenciais de 29 de dezembro.

"Simões Pereira comportava-se como chefe de Estado"

Sissoco evita aprofundar o seu comentário sobre os recentes posicionamentos dos órgãos soberanos da República, distanciando-se, deste modo, da "jogada política" que se assiste no país.

Neste contexto, reconhece a reação de Domingos Simões Pereira, candidato do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC) que teria sido derrotado nas urnas segundo os resultados divulgados pela CNE.


Umaro Sissoco Embaló em visita a Portugal

"Eu ponho-me no lugar de Domingos Simões Pereira, que se comportava como um chefe de Estado, perder as eleições dessa forma que perdeu. Porque há uma grande margem que são cerca de 40 mil votos de diferença. Isso não é fácil e ele tem que buscar maneira de acalmar os militantes, [controlar] os ânimos”, disse Sissoco Embaló que é também o terceiro coordenador do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15).

Recontagem dos votos viola a Lei

Sissoco entende que a entidade competente para declarar o vencedor das eleições é a CNE e não o Supremo Tribunal de Justiça. Ele acrescenta que a recontagem dos votos é inconstitucional. "A partir de terça-feira, eu vou falar com o presidente da Assembleia Nacional Popular para marcar a data de tomada de posse, porque a Guiné-Bissau tem de sair deste marasmo", anunciou.


Umaro Sissoco anuncia reunião com o líder do 
Parlamento para a sua investidura como PR

Para o líder do MADEM-G15, ele já é o Presidente eleito da Guiné-Bissau e pensar agora na forma de ser um Presidente de "concórdia nacional" para restaurar a "dignidade" da Guiné-Bissau. "Eu estou já a pensar em depois do dia 19 de fevereiro, depois da minha tomada de posse. Na nova Guiné-Bissau, há esperança”, disse em entrevista à DW África.


O constitucionalista guineense, Carlos Vamain, acompanha Sissoco em Lisboa. Para ele, não se pode falar de impasse no atual contexto político.

"Com a publicação dos resultados definitivos por parte da CNE, pôs-se fim a essa telenovela que existe nesse cenário eleitoral. O Presidente eleito é o senhor Umaro Sissoco Embaló que deve assumir as funções de Presidente porque foi considerado vencedor pela entidade competente que gere e fiscaliza as eleições na Guiné-Bissau", opinou Vamain.

O jurista lembra que na legislação guineense não existe a recontagem de votos. Para ele, o país estaria diante de um "um princípio da legalidade que norteia a ação das entidades públicas na Guiné-Bissau".

Combate ao narcotráfico

Sissoco Embaló lamentou, entretanto, que as instituições do Estado estejam a funcionar parcialmente, "porque estão à espera da tomada de posse do novo Presidente" que dará "novas orientações e nova dinâmica" ao país. O político guineense assegurou que vai utilizar todas as prerrogativas constitucionais durante o exercício do seu mandato.

"Serei aquele Presidente muito atento. Mas isso não será [somente~o meu papel, os tribunais têm que funcionar. A Procuradoria Geral tem que fazer o seu papel de advogado do Estado. Eu estarei lá, portanto, para ser o árbitro", esclareceu.

Pelo compromisso que assumiu, Sissoco Embaló insiste que será o garantidor da estabilidade. "Sim, porque eu tenho todo o interesse [nisso]. Eu não tenho que falhar, porque tenho o compromisso comigo mesmo e com o povo da Guiné-Bissau", salilenta.

Uma das bandeiras da sua ação como Presidente da República é o combate à corrupção e ao narcotráfico sem interferências na ação da justiça. "Nós não produzimos drogas. Quem nomeia o Procurador Geral da República é o Presidente da República. Aquilo [o tráfico] é um flagelo. O combate à droga e à corrupção será uma questão de desígnio nacional”, disse.

Por DW

Video do ano 2020 - USE Presidente em Portugal


By: Sarathou Nabian

No Fassi Dê Recontagem Di Votus



No Fassi Dê Recontagem Di Votus.
Regiões :
Cacheu -DSP- 5
-USE-10
BIOMBO -DSP- 8
-USE-7
BOLAMA -DSP-6
-USE-5
TOMBALI -DSP-3
-USE- 15
QUINARRA -DSP- 6
-USE-12
BAFATÁ -DSP-13
-USE-25
GABU -DSP- 16
-USE-36
OIO -DSP- 9
-USE- 19
DIÁSPORA -DSP-5
-USE-3
SAB -DSP-93
-USE- 64 
TOTAL : -DSP- 46
-USE-53
M'BÊ É MÁQUINA CASTA DIRITU, PARSIM KUMA ÉS I MÁQUINA DE UMARO SISSOCO ...
NA BAI RANDJA UTRU NA BANDÉ, PABIA IKA PUSSIVEL É KUSSA MANTI MAS ASSIM...

KHALA NA MODA

 Khala fashion


Nickson M. Da Silva‎

AFINAL KI "MAKINA NACIONAL" K DSP FIANÇA NEL I STJ! GERVÁSIO K FALA.

Por Belmiro Pimentel

AFINAL KI "MAKINA NACIONAL" K DSP FIANÇA NEL I STJ! GERVÁSIO K FALA.
I TA DAM PENA DÉ HOMI DI DJINTI! 
PENA MÁS GARANDI INDA, I DI KILIS K TA PIRDI SÉ TEMPO NA OBI SI MINTIDAS.
KUMA LÍDERES DI OPOSIÇÃO TA PENSA KU RABADA!


Alguém já imaginou se for MADEM ou PRS neste caso de negar o resultado Eleitoral, públicado Categoricamente pela CNE órgão legítimo com a competência para tal efeito, o que a CEDEAO responderia essa hora?

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo is feeling annoyed.

Povo da Guiné-Bissau bom dia, a todos e todas.

Já é 04:01 da Manhã, o Democrata entra em Ação, sobre a Luz da verdade Democratica, sobre a reposição da verdade Eleitoral.

Dizer para o meu povo Guineense de que: O resultado das eleições é uma das principais manifestações da soberania festa da Democracia dispondo as regras e os princípios de ordem constitucional.

Dito a isso um POLÍTICO que julga ser um Homem Democráta deve tomar vergonha na cara de lata, antes de negar a vontade popular vindo das urnas.

Lembrando aqui Eu o DSP, assinou um acordo que era princípio de garantir Interruptabilidade, do ato eleitoral antes das eleições legislativas do País, a onde o acordo diz ninguém não pode negar o veredito democrático, tem um palhaço que não lembrou disso? Isso aconteceu com dignitários de pacto sobre a estabilidade do prosceso.

Domingos Simões Pereira, afirmou de que El é um estudante da Democracia, imbuído de espírito de um Democrata, depois nega o resultado Eleitoral que o seu Governo anarquista Organizou pela primeira vez na história do País.

Guineenses já agora rede social, numa autêntica frustração e DESISPERO dos seus MILITANTES SIMPATIZANTES que agora só falam apenas em nular as eleições presidenciais do País, é uma vergonha Nacional, de tamanho da Humanidade, quem disse que hia ganhar logo na primeira volta.

Agora é bom lembrar de que na Guiné-Bissau, quem decide sobre o futuro do País, é o Povo Soberano, portanto todas as tentativas do DSP, no supremo tribunal de justiça, pra mim, leva está na eminência de levar o País para um grave crise institucional sem precedentes.

Isso só vem ilustrar, mais uma vez, a incompetência do DSP, e desconhecimento de interesse do sofrimento do nosso povo.

Mas acontece que os Ladrões ditos antagônicos juizes no Supremo tribunal de justiça tem noção clara da realidade Guineense.

Porque se aquele órgão estivesse interessado em ajudar, poderiam tê-lo feito através de um indeferimento liminar, como aconteceu com o grupo madem G 15, nas eleições legislativas do passado dia 10 de março, por essa Organização criminosa da robalheira não seguir trâmites legais como manda a lei eleitoral, sobre métodos para reclamação na mesa de voto.

- Mas como não é o caso, mas sim, tratando-se da visão de oposição baseada nas influência POLÍTICO geo-estratégicas de amigos dos paigcistas no tribunal de justiça e mais nada!

Porquê? Porque o PAIGC é o partido estado, por isso a organização criminosa da CEDEAO demora muito para falar.

Alguém já imaginou se for MADEM ou PRS neste caso de negar o resultado Eleitoral, públicado Categoricamente pela CNE órgão legítimo com a competência para tal efeito, o que a CEDEAO responderia essa hora?

Afirma o Democrata em Ação.

Doka Ferreira was live


Doka Ferreira

O Democrata Osvaldo Osvaldo - Manuel Macedo, é um "Depravado Desgraçado" sem juízo, Sono lento, como mostra a imagem na foto

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo 

Povo da Guiné-Bissau atenção.

Manuel Macedo, é um "Depravado Desgraçado" sem juízo, Sono lento, como mostra a imagem na foto.

São esses tais subservientes EUROPEUS que mergulharam o nosso País nesse caos ! Confundindo tudo e todos!

Ele é um grande pedófilo que abusou de menores na Guiné-Bissau, no regime ditatorial e norco autoritário do presidente João Bernardo Vieira no País. Liga Guineense dos Direitos Humanos, procurando abafar crimes deste punheteiro.

As alegações feitas por Manuel Macedo, são extremamente sérias!


Se se um dia vier a ser provado que os seus ambos não são oriundos da Guiné-Bissau, seria muito grave para as nossas instituições militares!

A credibilidade daquela instituição seria posta em causa no sentido de não ter providenciado buscas em termos da sua origem e ao ponte de ter a dupla nacionalidade quando ingressou nas forças armadas!

É muito preocupante essa informação!

Afirma o Democrata em Ação.