sábado, 6 de julho de 2019

Madem-G15 cria comissão para receber candidaturas de candidatos que, pretendem apoio de partido na eleição presidencial




Nas águas da Guiné : NAUFRÁGIO DE NAVIO DE PESCA CHINÊS FAZ TRÊS MORTOS E DEIXA TRÊS DESAPARECIDOS

 Um navio de pesca da empresa chinesa, “Zhongyu Global Seafood Corp”, naufragou ontem, 5 de Julho de 2019, nas águas da Guiné-Bissau, enquanto praticava atividade de pesca normal. No acidente foram registados três (3) mortos cujos corpos deram entrada no morgue do Hospital Nacional Simão Mendes em Bissau, igualmente três (3) marinheiros estão desaparecidos, ambos da nacionalidade chinesa.

O navio de pesca transportava ao todo  21 tripulantes, dos quais dez de nacionalidade guineense. Os 15 restantes marinheiros foram resgatados por outro navio de pesca que se encontrava na zona do incidente.

As causas do acidente continuam desconhecidas, mas fontes do Ministério das pescas da Guiné-Bissau contatadas pelo jornal O Democrata indicam tratar-se de uma entrada de água no navio e que acabara por afundar-se no mar. Segundo o nosso informante, decorrem investigações e busca de acordo com orientação da embaixada de China no país.

Durante a conferência de imprensa realizada no Ministério das pescas, este sábado, 06 de julho, para esclarecer as circunstâncias do naufrágio, o representante da empresa chinesa de pesca denominada “Zhongyu Global Seafood Corp”, Sun Shixiang informou que a sua empresa está a operar no país há mais de 30 anos respeitando regras de navegação e segurança, no âmbito da cooperação de pesca entre Ministério das Pescas e a sua empresa.

“Quando acontece este tipo de situação, todos nós ficamos com um sentimento de dor. Estes marinheiros que perderam as suas vidas no âmbito do reforço da cooperação de amizade entre o governo guineense e o governo da República Popular da China, saíram milhas e milhas para virem trabalhar no mar guineense. Por isso, queremos endereçar as nossas condolências aos familiares das vítimas”, lamentou.



Por seu lado, o Coordenador das Atividades de Pescas no país (FISCAP), Mussa Mané  confirmou que ao longo destas três décadas nunca houve uma situação de gênero com a companhia que tem respeitado a segurança de embarcação, leis e regulamentos do país em matéria de pesca e, anualmente realiza inspeção a todos os seus navios.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

OdemocrataGB

Conferencia de imprensa para dar explicações preliminares do naufragio do barco chinês, provocando três mortes e três desaparecidos

LUÍS NANCASSA PEDE DEMISSÃO DE BIAGUÊ NAN N’TAN


O professor Luís Nancassa, apelou hoje a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, (CEDEAO) que ordene ao Chefe de Estado Cessante, José Mário Vaz a exonerar o atual chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau(CEMGFA), porque, segundo ele, Biaguê Na Ntam é uma figura que tem protegido “Jomav” nas suas ações durante atual crise política no país.

Nancassa falava este Sábado, 06 de julho de 2019, no programa “Grande Júri” da Rádio Pindjiguite, na qual saudou a posição da CEDEAO em relação ao antigo Procurador Geral da República(PGR), Bacar Biai.

Tido como homem de confiança de Mário Vaz, Nan N’tan foi investido em 2014 como novo CEMGFA, numa cerimónia presidida pelo Chefe de Estado Cessante, na altura prometeu submeter-se ao poder político.

Nascido há 68 anos em Finete, no leste da Guiné-Bissau, Biaguê Na N’tan, participou na luta armada contra o regime colonial português, foi Comandante-geral da extinta Força da Guarda Fiscal, um serviço afecto à Direcção-geral das Alfândegas, quando o Presidente José Mário Vaz, desempenhava as funções de Ministro das Finanças, isto no governo de Carlos Gomes Júnior, deposto pelo golpe de estado militar de Abril 2012.

AC

Texto: radiojovem.info

INVESTIGAÇÃO - 'Vista cansada'? Óculos inteligentes podem ser uma nova esperança

Protótipo pode dar esperança a milhões de pessoas em todo o mundo.


Um investigador da Universidade de Stanford, Gordon Wetzstein, encontra-se a desenvolver óculos inteligentes que serão capazes corrigir a visão de milhões de pessoas que sofrem de presbiopia, também conhecida como ‘vista cansada’.

Trata-se de um problema relacionado com a idade e, como explica Wetzstein, pode ser uma solução viável. “Mais de 100 mil milhões de pessoas sofrem de presbiopia, o que nos levou a criar um par de lentes autofocais que poderão vir, um dia, a corrigir a visão de forma muito mais eficaz que uns óculos normais”, contou o engenheiro à Neuroscience News.

Por enquanto existe apenas um protótipo destes óculos (com o formato de óculos de realidade virtual) mas a ideia é que as lentes simulem o comportamento da lente humana e se focam naturalmente no objeto em que o utilizador se queira focar. Por enquanto o objetivo é melhorar o formato desta tecnologia, com Wetzstein a desejar criar modelos leves, eficientes e estilosos.

NAOM

TERRAMOTO - Sismo na Califórnia causa múltiplos feridos e incêndios

O forte sismo que atingiu o sul da Califórnia na noite de sexta-feira provocou múltiplos feridos, incêndios e danos em estradas e edifícios, anunciaram as autoridades.


As estimativas do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) oscilam entre uma magnitude de 6,9 e 7,1 na escala de Richter, previsões que fazem deste o maior sismo registado no sul da Califórnia nas últimas duas décadas.

O terramoto, que ocorreu às 20:19 (04:19 de hoje, em Lisboa), seguiu-se a outro sismo de magnitude 6,4, na quinta-feira, na mesma região.

De acordo com a agência Associated Press, a cidade de Ridgecrest, no condado de Kern, voltou a ser a mais afetada, mas o tremor também se fez sentir em Las Vegas e no México.

A porta-voz do Corpo de Bombeiros do condado de Kern, Megan Person, relatou a ocorrência de "múltiplos feridos e incêndios", sem fornecer mais detalhes.

NAOM