21 de maio de 2019

Partidos que constituem maioria parlamentar voltam à rua para exigir a nomeação do Governo resultante das legislativas de 10 março. A Direção superior do Paigc apelou a participação massiva dos cidadãos na marcha de amanhã (quarta-feira).

                            Assistir Vídeo Aqui


Aliu Cande 

Movimento “Jomav” indignado com o que diz ser “onda de calúnias” contra o Presidente da República

Bissau, 21 Mai 19(ANG) – O vice coordenador do Movimento “Jomav”, organização política que apoia o Presidente da República José Mário Vaz, manifestou hoje a sua indignação contra o que considera “onda de calúnias” contra o chefe de Estado nos últimos tempos.

Em conferência de imprensa , para esclarecer a opinião pública sobre o qe diz ser “certas desinformações a circular na praça pública contra a pessoa do Presidente da República, o coordenador do referido Movimento disse que o PAIGC é especialista em actos de fabricação de intrigas.

“O Movimento Jomav está determinado a lutar, ao lado do Presidente da República, na sua missão de defesa do cumprimento das Leis do país”, afirmou Mussa Turé, acrescentando que o lhes interessa é ver a Guiné-Bissau avançar rumo ao desenvolvimento.

Acusou ainda o Partido Africano da Independência da  Guiné e Cabo Verde(PAIGC) de não compreender os ideais da democracia não obstante ser o partido    mentor da democracia.

“O PAIGC considera de inimigo qualquer pessoa com opinião contrária”, afirmou, salientando que “somente com divergências de ideias podemos construir a Guiné-Bissau”.

Disse ficar estranhado com  informações que circulam segundo as quais o Presidente da República recusou nomear o Primeiro-Ministro eleito.

“Devemos pensar antes de tudo em resolver os problemas de constituição da mesa da Assembleia Nacional Popular para depois pensar na nomeação do Primeiro-Ministro”, disse Mussa Turé.

Numa recente declaração à imprensa o Chefe de Estado disse que não haveria passo a seguir se não houvesse entendimento sobre a composição da mesa da ANP, já com quatro dos cinco elementos que a compõe.

Falta preencher o lugar de  2º vice-presidente da ANP, atribuído ao partido Madem G-15, cujo líder Braima Camará, não conseguiu votação suficiente para ocupar o lugar na sessão parlamentar realizada a 18 de Abril.

 Nestas condições prevê-se que o partido indigite outra figura para esse lugar mas o Madem G-15 terá recusado faze-lá.

ANG/ÂC//SG

Presidente da Republica José Mário Vaz ratificou hoje dois instrumentos jurídicos internacionais


Braima Darame

O Chefe de Estado, José Mário Vaz promulgou nesta segunda-feira, dia 20, o Decreto do Governo referente a Gestão dos Serviços de Cantina Escolar no país.


Braima Darame

Primeiro-ministro e ministro de Economia e Finanças, acaba de fazer um despacho onde;

1. Tomou a pasta de ministério de Agricultura e desenvolvimento Rural 

2. Tomou também a pasta de ministério de interior.

Isto é, exonerou os dois ministros e passa à ocupar 4 pastas



O PAÍS



Sobre o Despacho do PM, digam ao Sr AG que:

1. Ele não é superior hierárquico (hierarquia administrativa) dos Ministros;

2. A sua competência constitucional de coordenar a ação dos Ministros não significa que tem poder de direção sobre os mesmos e que estes não têm competências próprias;

3. Em Direito Administrativo não se avoca competências atribuídas a outros órgãos ou agentes mas sim as competências delegadas salvo se a lei expressamente consagrar essa possibilidade;

4. O seu despacho é nulo ex lege;


Por. Docente da Faculdade de Direito De Bissau, Dr Welena Silva




Walter Félix Da Costa

Já ouviu falar da cenoura preta? Cinco benefícios incríveis do vegetal

Muitas pessoas nunca viram ou comeram uma cenoura preta, porém, esta variedade da raiz é bastante comum noutras partes do mundo, como nos países asiáticos, sendo uma variedade extremamente saudável para ser incorporada em qualquer regime alimentar.


A cenoura preta, produto da cenoura tradicional – cientificamente conhecida como Daucus carota subsp. sativus, é mais comum na China e na Índia.

Apesar da variante laranja da cenoura ser mais comum, a verdade é que este vegetal pode apresentar várias cores, incluindo vermelho, roxo, branco, amarelo e preto.

As raízes têm uma doçura inesperada, um sabor subtil e levemente apimentado. A variação de cor é principalmente devido à concentração de compostos encontrados nas variedades dessa raiz doce.

O extrato de cenoura preta, é usado pelas suas propriedades medicinais.

A cor escura das variedades roxa e preta, indica uma alta concentração de antocianinas, enquanto as cenouras de cor laranja e amarelo tendem a conter quantidades mais elevadas de betacaroteno e outros ingredientes ativos.

As cenouras pretas têm um sabor único, decididamente diferente das cenouras brancas ou cor de laranja.

Benefícios para a saúde

As cenouras negras obtêm a sua cor através das antocianinas. Sendo ricas em nutrientes, possuem alguns benefícios importantes para a saúde, incluindo a capacidade de tratar doenças como o Alzheimer, e ainda, aumentar a cognição, reduzir a inflamação, otimizar a digestão e prevenir alguns tipos de cancro.

Trata a artrite reumatoide

Alguns dos ingredientes ativos presentes nas cenouras pretas têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a diminuir a incidência de doenças crónicas e o stress oxidativo que provoca a artrite reumatoide.

Contra o cancro

Com uma quantidade incrivelmente alta de antocianinas, as cenouras negras lutam ativamente contra o desenvolvimento e propagação de células cancerígenas. Os seus agentes antioxidantes ajudam a eliminar os radicais livres e a neutralizar a atividade cancerígena no organismo.

Doença de Alzheimer e de Parkinson

Os antioxidantes presentes na raiz vegetal, são conhecidos por reduzir o depósito de placa beta amiloide no cérebro. Esse depósito pode levar à congestão neural e ao aparecimento de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.

Melhora a visão

As cenouras são famosas pelo fornecimento de betacaroteno, que é conhecido por proteger diretamente a saúde da visão. Funcionando como antioxidante, o betacaroteno pode diminuir o risco de degeneração macular e retardar o desenvolvimento de cataratas, ajudando a ver melhor por mais tempo.

Ajudam na digestão, a controlar o colesterol elevado e a diabetes

As cenouras são extremamente ricas em fibras alimentares, o que é essencial para um sistema digestivo saudável. A fibra alimentar ajuda a estimular o movimento peristáltico e a melhorar a absorção de nutrientes no intestino.

Além disso, a fibra ajuda a reduzir os níveis de colesterol e regula a emissão de insulina e glicose no organismo, o que é uma boa notícia para os diabéticos.

NAOM