terça-feira, 15 de outubro de 2019

Segunda e terça-feira negra em Guine Conacri

Em ratoma são atrocidades odiosas e ignóbeis nas casas dos cidadãos o exército de volta para executar os cidadãos.




Segunda e terça-feira negra em ratoma.

Que a alma da nossa mãe a mãe da nossa lutadora do ufdg Maimouna Cherif descanse em paz amine


É com enorme tristeza que anunciamos o assassinato de #Alpha _ Isshaga _ Diallo, membro da Federação Ufdg de mansa, morto por balas na noite de segunda-feira, 14 de outubro de 2019 às 20 h no bairro Hamdallaye boldo no município urbano de mansa.

O sepultamento está previsto amanhã quarta-feira, 16 de outubro de 2019, na sua aldeia natal em soumbalako. As nossas sinceras condolências à sua família biológica e política (ufdg).


Oramos o todo poderoso alá para recebê-lo em seu paraíso eterno!



URGENTE MUITO URGENTE DOCUMENTO OFICIAL: a cumplicidade entre o #chefe de estado #major e a polícia para a entrega de armas e munição contra os cidadãos.



O trabalho dos rufias sem piedade para os humanos 😢. Aqueles que devem nos proteger vêm queimar-nos, eh meu Deus 🤔.



Barry Ufdg

ÁFRICA DO SUL - Julgamento de ex-presidente Jacob Zuma por corrupção foi adiado

O julgamento do ex-Presidente da África do Sul Jacob Zuma, por alegado favorecimento ao grupo francês Thales num contrato de armamento, marcado para hoje, foi adiado, com o advogado de defesa a informar que iria contestar as acusações.


A decisão foi anunciada no Tribunal Superior de Pietermaritzburg, na província sul-africana de KwaZulu-Natal (leste), e a próxima audiência foi marcada, provisoriamente, para 04 de fevereiro.

A África do Sul aguarda com expectativa esta audiência, desde sexta-feira, dia em que a justiça sul-africana negou o requerimento apresentado pelos advogados de Jacob Zuma para que lhe fossem retiradas todas as acusações, alegando que tinham motivos políticos, que houve muitos atrasos que dificultaram o trabalho da defesa e que, em suma, não estava garantido um julgamento justo.

A decisão da justiça na sexta-feira abriu caminho para o julgamento começar hoje, decorrido mais de um ano de prorrogações e providências preliminares, mas a intenção da defesa de Jacob Zuma de contestar as acusações perante uma instância superior deixa o julgamento novamente em suspenso.

"O Sr. Zuma está pronto para enfrentar esse julgamento há mais de 14 anos", disse hoje o seu advogado, Thabani Masuku, antes de esclarecer que, no entanto, o ex-Presidente "pretende exercer todos os ser direitos constitucionais, o que inclui o direito de apelar [recorrer]".

Assim, a defesa terá até novembro para interpor o recurso.

Por seu lado, o procurador do caso, Billy Downer, sublinhou durante a audiência que o Ministério Público está "pronto" para iniciar o processo e que argumentará contra o apelo anunciado pela defesa de Zuma.

No final da sessão, o ex-Presidente, entre 2009 e 2018, recebeu o apoio de várias centenas de seguidores que se reuniram em Pietermaritzburg para mostrar a sua solidariedade.

O ex-chefe de Estado e os seus seguidores enfatizaram a tese de que Zuma é vítima de "uma caça às bruxas".

A multidão, no entanto, foi menor desta vez do que em outras ocasiões, uma vez que, de acordo com a comunicação social local, Zuma não terá mais recursos para alugar autocarros para transportarem os seus seguidores.

Os órgãos de comunicação local têm especulado sobre uma potencial falta de capacidade financeira do ex-Presidente para enfrentar o julgamento, se este tivesse começado hoje.

Neste processo, Jacob Zuma é acusado de associação ilícita, corrupção, lavagem de dinheiro e fraude por envolvimento em 800 operações, supostamente fraudulentas, a favor de um contrato milionário de aquisição de armamento assinado no final dos anos de 1990 com a empresa francesa Thales.

NAOM

“FAKE NEWS”

MAIS UM FAKE NEWS TENEBROSO, FRUTO DO DESESPERO E DA IMPOTÊNCIA DOS QUE SE SENTEM PERDIDOS NO TEMPO E NO ESPAÇO, DEVIDO A CAMINHADA IMPETUOSA DO CANDIDATO DO PAIGC, ENG. DOMINGOS SIMÕES PEREIRA RUMO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU.

Mais um “FAKE NEWS”

O Blog “Fala de Papagaio” publica hoje mais um dos seus costumeiros??? “fake news” assinado por um ou tal “Titina Silá” no qual afirma que dois dirigentes do PAIGC, por sinal, Adiatu Nandingna e Oscar Barbosa “Cancan” se bandearam para os lados do candidato Carlos Gomes Júnior.

No presente momento a camarada Adiatu Nandingna se encontra numa missão junto à União Europeia, conduzindo uma delegação do seu Ministério das Pescas para negociar um melhor acordo com Bruxelas e mal tomou conhecimento deste maldoso fake news, pois toca com a ética e dignidade moral dos visados, enviou-me uma mensagem pedindo-me para em seu nome desmentir categóricamente tal mentira intriguista, afirmando cito ipsis verbis “...eu não sou aventureira política. Sou convictamente militante do meu grande partido e armada com a ideologia de Amílcar Cabral. Se o objectivo é denegrir a minha imagem ou de criar desconfianças no seio do PAIGC, estão redondamente enganados, porque hoje o PAIGC está limpo e disciplinado e as intrigas do passado foram com a escumalha” fim de citação.

Quanto a minha pessoa, limito-me a levar por diante o meu trabalho no seio do meu Partido de sempre, que ao longo de décadas tenho servido com devoção e amor, por isso mesmo, para mim, sempre alvo de insidiosas intrigas e mentiras, limito-me a parafrasear um velho ditado, que cito: enquanto os cães ladram a caravana passa... Mais ainda, nunca mudei de camisola, embora respeite todos os que decidiram de forma livre optar por outras paragens.

Durante várias décadas, servi o partido desde os tempos dos camaradas Aristides Pereira, Luiz Cabral, Nino Vieira, Francisco Benante, Carlos Gomes Júnior e finalmente Domingos Simões Pereira e com todos eles conquistei o meu espaço, por força da minha convicta militância e dedicação às tarefas que me foram incumbidas, sendo hoje um alto dirigente do PAIGC graças ao meu trabalho, a minha honestidade política e intelectual, conquistando e merecendo confiança dos mais altos dirigentes, bem como de uma esmagadora massa de militantes e simpatizantes do PAIGC, para além dos Combatentes da Liberdade da Pátria.

Neste contexto, trabalhei com honestidade, dedicação e um grande espírito de militância com todos os líderes do PAIGC, incluindo o próprio Carlos Gomes Júnior, enquanto Presidente do PAIGC e nunca vacilei em separar o trigo do joio, pois enquanto líderes do meu partido servi o PAIGC, mas nunca optei por escolhas de ordem pessoal em detrimento dos superiores interesses do PAIGC.

Não sou contra nenhum dos candidatos à Presidente da República, porque ao postularem-se para serem eleitos pelo nosso povo entenderam cada um de per si, que podem servir o país. Contudo, sou livre para escolher o meu candidato e por esta razão, não sendo contra a escolha ou opção de quem quer que seja na sua escolha, eu votarei no Eng. Domingos Simões Pereira, porque entendi que ele seria dentre todos os potenciais candidatos, aquele que melhor tem backgraund para dar mais consistência aos alicerces da nossa frágil democracia e de melhor ajudar o país a sair desde ciclo de instabilidade, desordem, pobreza e descrédito.

Em suma, sou fiél as minhas convicções e faço tudo o que for possível para salvaguardar os meus valores éticos e morais e também sou convictamente PAIGC e seguidor apaixonado de Amílcar Cabral. Por isso mesmo, sigo Domingos Simões Pereira por entender que ele segue o mesmo rumo, ou seja, é convictamente PAIGC e um seguidor instransigente de Amílcar Cabral e um acérrimo defensor dos Combatentes da Liberdade da Pátria.

Por António Oscar Barbosa 

PM guineense diz que programa de Governo visa melhorar credibilidade da Guiné-Bissau


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, disse hoje que o programa de Governo visa melhorar a credibilidade do país, melhorar as condições de vida da população e vai incidir sobre reformas do Estado.

"Este programa de Governo vai permitir elevar de modo sustentável o nível de credibilidade da Guiné-Bissau junto das entidades públicas e privadas e das instituições financeiras internacionais, assim como dos doadores em geral", afirmou Aristides Gomes (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde).

O primeiro-ministro discursava no parlamento no início do debate do programa de Governo, depois de 52 deputados terem aprovado o período da ordem do dia.

Os dois partidos da oposição - Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15) e o Partido de Renovação Social - abandonaram o hemiciclo, em protesto, depois de terem visto recusado o seu pedido para começar o período da ordem do dia com o debate sobre o tráfico de droga.

LUSA

Braima Darame

GUINE-BISSAU: Deputados acabaram de aprovar o Programa do Governo por unanimidade de 52 parlamentares presentes na Assembleia Nacional Popular.


Votaram a favor 47 deputados do PAIGC, 3 da APU-PDGB, 1 da União para a Mudança e 1 do PND.

Líder da Bancada da APU-PDGB, Marciano Indi, ao justificar a decisão os três deputados apuanos na viabilização do Programa do Governo, disse que não podem votar contra programa de um governo que o próprio partido faz parte e ainda que tinha acordo de incedência parlamentar.

"Mantemos o nosso compromisso político que assumimos publicamente com o PAIGC e vamos contribuir para que, pela primeira vez, um governo termine um mandato de 4 anos", diz Marciano.

De salientar que 27 parlamentares do MADEM-15, 21 do PRS e 2 da APU-PDGB abandonaram a sessão por não concordarem com a hierarquia do período da Ordem do Dia, ou seja, Mandem e PRS queriam que o assunto da recente preensão de cerca de duas toneladas de drogas estivesse no primeiro ponto mas a maioria de deputados acabou por colocar a discussão e votação do programa de Governo como primeiro ponto.

Aliu Baldé

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA MAY LIKELY BE THE WINNER IN THIS GUINÉ-BISSAU “GAME OF THRONE”.



O candidato do PAIGC e próximo Presidente da República da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, fala sobre o sucesso da Caravana da Vitória - O povo com DSP! na diáspora. Por onde o Líder DSP passa, fica explícita a euforia e o entusiasmo do guineense ante a possibilidade de, finalmente, eleger um Presidente da República capaz de assegurar a estabilidade política do nosso país


PAIGC - I força di povo!🇬🇼

DSP Presidente

Guiné-Bissau - Os deputados do MADEM G-15, PRS e um de APU-PDGB abandonaram a instante a sessão parlamentar do debate do programa de Governo, embora um deputado da bancada parlamentar do PRS permaneceu na plenária, Caramó Camará.


Neste momento, o líder do executivo da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, apresenta o programa do governo e o orçamento geral do Estado aos 53 deputados presentes no hemiciclo guineense.

O documento é fundamentalmente baseado no programa “Terra Ranka”, que pretende abranger as áreas de governação e paz, infraestruturas, industrialização, desenvolvimento urbano, desenvolvimento humano e biodiversidade, dando uma atenção especial ao sector da educação e saúde.

Os deputados vão analisar também a situação da apreensão de drogas na Guiné-Bissau, discutir e votar o orçamento da Assembleia Nacional Popular, votar os novos membros do Conselho de Administração e decidir sobre o novo modelo de cartão de identificação e livre-trânsito dos deputados.

Alison Cabral

Belmiro Pimentel - AFINAL NEGÓCIO DI PASSAPORTE DIPLOMÁTICO I NORMAL NA GOVERNOS DI ARISTIDES.

ALI MÁS UTRU CASO DI PASSAPORTES DIPLOMÁTICOS PA ESTRANGEIROS BANDIDOS.

ARISTIDES AFINAL ABÓ BU....







Belmiro Pimentel 

Aristides Gomes - Início da sessão com mais de 80 deputados presentes. ???





Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

Programa do Governo da Décima Legislatura é apresentado hoje aos deputados da Nação, numa sessão parlamentar extraordinária.






Aliu Cande 

Adão Nhaga Fidjudiguida ALI TÉNIS DE BÓ #IMAME KU TÁ LEI ALCORÃO NA COMÍCIO DE PAIGC. 😂😂😂😂😂😂 KANA TIPO DE KUSSA PROPI. GOSSI E #IMAME #ADIDAS.😂😂😂😂😂 BRUTA DE BROFAI KI SUTA




Atchara Dunu de Quelele

Guinea Conakry - Amadou Oury Diallo motorista que recebeu uma bala na sua barriga ontem na Sonfonia estação 2, faleceu hoje às 4 h paz à sua alma

Amadou Oury Diallo chauffeur qui a reçu une balle sur son ventre hier à Sonfonia Gare 2 est décédé ojrd8 à 4h paix à son âme




Barry Ufdg

Aristides Gomes - Já estamos na Assembleia Nacional Popular para apresentar o Programa de Governo e Orçamento Geral do Estado



Entrada no hemiciclo da ANP dos membros do governo.



Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau



Instrumentos de governação vão ao debate na ANP à 15 de Outubro,......

Última hora. - Não há sessão parlamentar agendada p/ hoje dia 15 de Outubro.



Rádio África FM/ Guiné-Bissau

OUÇAM DECLARAÇÃO DOS NOSSOS ANCIÃOS DA REGIÃO DE TOMBALI. SUL DE PAÍS.





Junior Gagigo 

Estamos a Trabalhar - Aristides Gomes primeiro ministro cessante de Guiné-Bissau e Geraldo Martins ministro cessante de finanças, proibiram entrada de materiais de campanha eleitoral do candidato Umaro Sissoco Embalo

Segundo um funcionário do ministério das finanças públicas, Geraldo Martins e Aristides Gomes receberam ordem do presidente de PAIGC para impedir entrada dos materiais, isso tudo, porque ?



Estamos a Trabalhar

Declaração de verdadeiros muçulmanos a falso imame do PAIGC em Portugal.?




Fonte: Estamos a Trabalhar

Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau - Amanha, às 10 da manhã, estaremos na Assembleia Nacional Popular para apresentação do Programa de Governação da X Legislatura e o Orçamento Geral do Estado.


Viva a Guiné-Bissau 🇬🇼
Viva a Democracia

Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

Guinea Conakry - Tuesday, October 2019, 15, #protest _ continues 🇬🇳


Terça-feira, 15 de outubro de 2019, #manifestação _ continua

Desde que Alpha Condé é presidente, a Guiné só faz uma das notícias quando se trata de: #manifestações, #assassinatos, #ebola, #desabamentos, #limogeages _ Políticas e #corrupção.
Ele fez um pouco, mas ele causou-nos o suficiente. Com tudo isso, fala de referendo para ficar no poder.

Ele está nos passos do Blaise Compaoré. Tenho certeza que é uma questão de horas, mas vamos derrotá-lo.

Tuesday, October 2019, 15, #protest _ continues 🇬🇳

Since Alpha Condé is president, guinea only makes the news of the news only when it comes to: #demonstrations, #murder, #Ebola, #falls, #political _ thirty and #corruption.
He did a little bit, but he has caused us enough harm. With all this, he talks about referendum to stay in power.
He's on the steps of Blaise Compaoré. I'm sure it's a matter of hours but we'll beat it.






Alpha Amadou Diallo

O FNDC chama a continuação dos Protestos amanhã terça-feira, 15 de outubro



O FNDC chama a continuação dos Protestos amanhã terça-feira, 15 de outubro

O fndc constata com grande satisfação o acompanhamento total do seu apelo a manifestar-se tão bem em Conakry que dentro e fora do país.

O Fndc parabeniza o corajoso povo da Guiné pela maturidade, o sentido de responsabilidade e a coragem com os quais ele respondeu à palavra de ordem da direção nacional do fndc.

O povo da Guiné acabou de demonstrar que nenhuma ameaça ou bullying pode impedi-lo de expressar a sua raiva face aos desmandos autoritários do poder no lugar.

A grande mobilização de hoje é a prova eloquente da rejeição pelo nosso povo de tudo mudança de Constituição cujo único objetivo é conceder um terceiro mandato ao Sr. Alpha Condé.

A amplitude da mobilização é uma boa ilustração do empenho do nosso povo em defender a constituição e a alternância democrática.

Ela também foi uma fonte de conforto para os corajosos responsáveis pelo fndc ilegalmente detidos e que exigimos a libertação imediata e sem condições.

Os diferentes relatórios do meio-dia que nos foram transmitidos pelas nossas antenas de Conacri e de o interior do país indica que várias cidades têm amplamente seguido a palavra de ordem do fndc. Os primeiros elementos que dela resultam fazem com que a paralisação total das atividades seja total em toda a extensão do Território Nacional.

Apesar do caráter pacífico da manifestação, as forças da ordem fizeram uso das armas de fogo matando quatro pessoas e fazendo cerca de feridos por balas, muitos estão em estado crítico.

É também a lamentar os danos materiais importantes e a prisão arbitrária de vários cidadãos. O fndc condena energicamente está repressão sangrenta e injustificada, e exige que um inquérito independente seja conduzido o mais rapidamente possível para identificar e submeter perante os tribunais os autores e patrocinadores desses crimes hediondos.

O fndc apresenta as suas condolências mais sentidas às famílias luto e deseja uma rápida recuperação aos feridos. Depois deste primeiro dia bem-sucedido de manifestação, pedimos ao povo da Guiné para continuar a luta até nova ordem com a mesma determinação e o mesmo sentido de responsabilidade tanto em Conacri como nas prefeituras e subprefeituras do interior do país.
O desafio de hoje foi levantado, vamos nos mobilizar para enfrentar o de amanhã.

Decidido a manter a pressão até ao abandono total do projeto de terceiro mandato e do acórdão da farsa eleitoral com o objetivo de conceder ao partido presidencial a maioria necessária para a adoção de uma nova Constituição, o fndc chama a continuação das manifestações amanhã Terça-feira, 15 de outubro

Conjuntos, unidos e solidários, venceremos.
Conacri em 14 de outubro de 2019


The Fndc calls for the pursuit of the events tomorrow Tuesday, October 15, 2019
——————————————————————-
The Fndc finds with great satisfaction the total follow-up of its call to manifest as well at Conakry that inside and out of the country.

The fndc congratulates the brave people of guinea for maturity, sense of responsibility and courage with which he answered the national direction of the fndc national direction.

The people of guinea have just shown that no threat or bullying can prevent it to express his anger in the face of the power in place.

Today's great mobilization is the eloquent proof of rejection by our people of everything change of constitution whose sole purpose is to give a third mandate to Mr. Alpha Condé.

The Scale of mobilization is a good illustration of the commitment of our people to defend the constitution and democratic rotation.

It has also been a source of comfort for the brave responsible of the fndc illegally held and which we demand immediate and without conditions.

The various mid-day reports that were sent to us by our offices of conakry and the interior of the country indicate that several cities have largely followed the word of order of the fndc. The first elements that result from this report reports total paralysis of activities throughout the range of the National Territory.

Despite the peaceful nature of the demonstration, the law forces have made use of guns killing four people and making about fifty bullet wounded, many of which are in critical condition.

It is also to regret the important material damage and the random arrest of several citizens. 

The Fndc strongly condemns this bloody and unjust repression, and requires an independent investigation to be carried out as soon as possible to identify and refer to the courts authors and sponsors of these heinous crimes.

The Fndc presents its most sincere condolences to the families of families and wishes a speedy recovery to the injured. After this successful first day of protest, we ask the people of guinea to continue the fight until further notice with the same determination and the same sense of responsibility both in Conakry as well as in the prefecture and sub-Prefecture of the interior of the country.

We have certainly taken up today's challenge, let us take on the one of tomorrow.

Decided to maintain pressure until the total abandonment of the draft third term and the stop of the electoral masquerade to give the presidential party the majority necessary for the adoption of a new constitution, the fndc calls for the continuation of the demonstrations tomorrow Tuesday, October 15, 2019.

Together, United and solidarity, we will defeat.

Conakry on October 14, 2019

Barry Ufdg