27 de outubro de 2017

O que o sono fãs.kkkkkkkkkk.


Felício Tomás Vaivai Felicio

Órgãos de comunicação social públicos da Guiné-Bissau e Governo chegam a acordo

Os trabalhadores dos órgãos de comunicação social públicos da Guiné-Bissau e o Governo chegaram a acordo, disse hoje à agência Lusa o presidente do sindicato que os representa, Francisco Indeque.

"O Governo comprometeu-se ainda hoje a dar 12 computadores à Agência Noticiosa da Guiné, à Rádio Nacional e ao jornal No Pintcha e a instalar Internet na agência e na rádio", afirmou Francisco Indeque, presidente do sindicato que representa os jornalistas e técnicos de comunicação social da Radiodifusão nacional (RDN), Televisão da Guiné-Bissau (TGB), jornal No Pintcha e Agência Noticiosa da Guiné (ANG).

O sindicato e o Governo chegaram a acordo na quinta-feira ao final do dia, depois de Francisco Indeque ter convocado uma nova greve da comunicação social de cinco dias.

Segundo Francisco Indeque, o Governo comprometeu-se também a entregar até 15 de novembro duas viaturas para transporte de pessoal para a rádio e televisão.

"Os outros pontos constantes do pré-aviso de greve estão a ser trabalhados entre uma comissão que representa o sindicato e o Governo", disse.

Os jornalistas dos órgãos de comunicação social públicos guineenses têm recorrido à greve para reivindicar o cumprimento de um acordo assinado em setembro com o Governo guineense, que prevê a melhoria das condições de trabalho.

"Um aspeto importante é que as negociações foram conduzidas pelo ministro de Estado e do Interior Botche Condé com a presença do ministro da Comunicação Social, Vitor Pereira", salientou Francisco Indeque.

Dn.pt

ALTAS TEMPERATURAS NA GUINÉ-BISSAU PREOCUPAM ESPECIALISTAS DA SAÚDE E METEOROLOGIA


Especialistas em saúde e em meteorologia da Guiné-Bissau estão a alertar a população para a necessidade de beber mais água e tomar banho constantemente, face às altas temperaturas registadas nos últimos dias, rondando os 40 graus Celsius.

O médico Mboma Sanca, chefe dos serviços dos cuidados intensivos no hospital Simão Mendes, em Bissau, considera como preocupante o aumento das temperaturas no país e disse ainda que a situação afeta as crianças, os idosos e os doentes.

Segundo Mboma Sanca, todos os dias dão entrada no Simões Mendes doentes com desidratação severa, problema que, notou, pode levar à morte se não for tratado atempadamente.

"É aconselhável beber muitos líquidos, sobretudo água, sem esperar pela sede extrema, beber sempre e tomar banho regularmente, para refrescar a pele", defendeu o médico que lamenta, contudo, a falta de água canalizada e de energia elétrica que se regista em Bissau nos últimos dias.

Mboma Sanca diz que as altas temperaturas constituem preocupação para os técnicos da saúde já que, disse, pioram ainda mais, o quadro clínico dos doentes com insuficiência renal, cardíacos e os diabéticos.

Também preocupado com o aumento das temperaturas, o meteorologista Cherno Mendes disse à Lusa ser normal o fenómeno nesta altura do ano por ser um processo natural de formação da chuva.

"Estamos na época das chuvas, período que é de verão na Guiné-Bissau. É o processo que acaba por favorecer as chuvas. O ar quente e húmido é o que forma a chuva", observou Cherno Mendes, dos serviços da meteorologia da Guiné-Bissau.

O meteorologista defende, no entanto, que o aumento das temperaturas no país deve ser compreendido também como a consequência da ação do homem, nomeadamente as queimadas e o abate de árvores.

MB // SB
Lusa/Fim/bambaramdipadida

Guiné Equatorial: vice-presidente condenado a 3 anos de cadeia

Teodorin Obiang Nguema, em 2014 em Malabo, na Guiné equatorial.
AFP FOTO/STEVE JORDAN Steve Jordan / AFP

O vice-presidente da Guiné Equatorial foi hoje condenado pela justiça francesa a 3 anos de cadeia, com pena suspensa. Os bens deTeodorin Obiang Nguema ser-lhe-ão também confiscados.

Em actualização

Pt.rfi.fr

Bom dia Guiné-Bissau


Foto : Praia de Bruce, Bubaque, Arquipélago dos Bijagós 

Fonte: Carlos Uissa
#NôBaiGuinéBissau

GUINÉ BISSAU A SAGA DA POLITICA DE TERRA QUEIMADA:

DSP COMETEU MUITOS ERROS POLÍTICOS E DE PALMATÓRIAS:

1º FORMA GOVERNO COM GENTES CORRUPTAS E CORRUPTORES;

2º AO TOMAR CONHECIMENTO DA EVENTUALIDADE DE SER CONTROLADO E FISCALIZADO RESOLVE PROIBIR OS MINISTROS DE ATENDEREM AO CHAMAMENTO DO PRESIDENTE DA REPUBLICA, PROCURANDO ISOLAR O PRESIDENTE JOMAV;

3º QUANDO O PRESIDENTE DA REPÚBLICA TOMA CONHECIMENTO, ATRAVÉS do plano de Contas do Estado e DAS DESPESAS NÃO TITULADAS (DNT'S) em demasia, PROCUROU ALERTAR O ENTÃO CHEFE DO GOVERNO DOMINGOS SIMÕES PEREIRA, QUE NÃO DEU OUVIDOS, CONTINUANDO SUA SAGA SUGADORA DE FUNDOS DE ESTADO E DOS PRIVADOS (FUNPI). COM O DINHEIRO DE FUNPI DEPOSITOU UM BILIÃO DE FRANCOS CFA NA CONTA DE CALIFA SEIDI, LIDAER DA BANCADA DO PAIGC.

4º DSP, ALERTADO PELO PRESIDENTE JOMAV SOBRE EVENTUALIDADE DA SUA DEMISSÃO FOI NEGOCIAR COM O CIPRIANO CASSAMÁ PARA O DEFENDER, PROMETENDO-O O CARGO DO PRESIDENTE FDA REPÚBLICA, PORQUE ESTAVA CONVENCIDO QUE JOMAV SERIA UMA PRESA FÁCIL. FOI POR ESTA ALTURA QUE CIPRIANO CASSAMÁ DIZIA QUE SE JOMAV DEMITISSE O GOVERNO DE DOMINGOS SAIRIA LOGO NO PERÍODO SEGUINTE. cONTUDO , DSP FOI DEMITIDO, POR TER-SE ENVOLVIDO EM CENAS POUCOS CLARAS E MENOS TRANSPARENTES, INDICIANDO CORRUPÇÃO EM GRANDE ESCALA.

5º FOI A PARTIR DALI QUE DSP DEU INICIO A POLITICA DE TERRA QUEIMADA, CRIANDO INCIDENTES E CRISES, PORQUE DIZIA QUE DEPOIS DELE NINGUÉM MAIS SERIA CHEFE DO GOVERNO NESTA LEGISLATURA.

6º DSP INFERNIZOU A VIDA DE BACIRO DJÁ, PROCURANDO POR TODOS MEIOS DESTRUIR ESTE HOMEM, QUE AGORA TENTA FINTAR DE NOVO.

PARA NÃO SERMOS EXTENSOS VAMOS OUVIR O PRESIDENTE JOMAV, SOBRE A ESCOLHA E NOMEAÇÃO DO GENERAL SISSOKÓ EMBALÓ:

https://web.facebook.com/lutherkingJr/videos/128241114506254/

Publicada por Ditadura do Progresso à(s) 00:31:00 

EX-CAPITÃO DOS “DJURTUS” BOCUNDJI REVELA SER VÍTIMA DE CONSPIRAÇÃO NO CAN-2017

Nove meses depois do CAN Gabão-2017, o ex-capitão da Seleção nacional, Bocundji Cá, revelou, esta quarta feira, 25 de Outubro 2017, que foi “retalhado” pelo Comité executivo da Federação de Futebol da Guiné-Bissau e pela equipa técnica por ter reivindicado as dívidas dos jogadores que participaram na fase de apuramento ao CAN 2017.

Bocundji Cá que não teve nenhum minuto na maior prova africana em futebol que decorreu no princípio deste ano no Gabão, disse ser vítima de uma conspiração dos membros do Comité Executivo, por ter revelado ao Presidente da República, José Mário Vaz o montante das dívidas contraídas com jogadores durante a fase do apuramento.

Falando a Rádio Jovem, Bocundji Cá refutou as declarações do Diretor Executivo da Seleção Nacional, Catio Baldé, durante uma entrevista à Rádio  Capital, na qual  este ter-lhe-á acusado de ter solicitado ao Presidente da República a sua substituição no cargo do Secretário executivo da  seleção, devido à proximidade com o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira. Bocundji Cá nega as declarações de Catio e considera que este não tem moral de o criticar.

“Eu reivindiquei apenas as dívidas contraídas com os jogadores durante a fase de apuramento. Catio não tem  moral de falar da minha pessoa nos órgãos de comunicação social”, defendo o atleta.

Cá disse ser defensor do país até última hora e considerou de injusto o facto de um jogador que não tenha participado na fase de apuramento receber mesmo montante que os que participaram em todos os jogos. O atleta que assinou contrato recentemente com Sporting de Bastiã de França disse ser uma das primeiras personalidades do país a acreditar no projeto da seleção nacional, quando ninguém ousou o fazer, abdicando das “ofertas atentatórias” das poderosas seleções de Senegal e Guiné-Conakry.

O ex-médio dos Djurtus teceu ainda duras críticas ao Diretor Executivo da Seleção nacional e dos membros da Federação de Futebol que, na sua opinião, não sabem nada do futebol. Cá disse ser  incompatível, Catio Baldé enquanto empresário de futebol desempenhar as funções de diretor executivo da seleção nacional. O ex-capitão disse que não queria abordar esse assunto há muito tempo, porque tinha consciência de que não era eticamente correto revelar ao público os assuntos do balneário.

“Sei que o que passa no balneário é barraca de fanado, não se revela ao público, mas como Catió decidiu levá-lo ao público, então vamos revelar tudo”.

Acusou Catió Baldé de estar na seleção nacional de futebol para tirar proveito para os seus interesses económicos.“Catió não pode estar a bater portas dos jogadores a pedir que assinem contrato com ele, porque lhes fará jogar no CAN”, revelou.


Bocundji adiantou ainda que depois de terem recebido mais de 300 milhões de Francos CFA da Presidência da República, houve alguns dirigentes federativos que queriam apoderar do dinheiro para seu uso pessoal, uma situação que disse ter recusado. Segundo Cá, muitos jogadores que participaram na campanha de apuramento para CAN Gabão 2017 ainda não receberam os seus subsídios.

Recorda-se que dias depois do regresso da caravana nacional ao país, o médio guineense teve um encontro com imprensa com propósito de divulgar as razões da sua não utilização no campeonato africano das nações, mas acabou por não abordar o assunto, devido conselhos que terá recebido em não provocar um mal-estar no balneário. 

Por: Alcene Sidibé
OdemocrataGB 

NOTA DE IMPRENSA- PDD EXIGE A DEMISSÃO DO MINISTRO DE ENERGIA


NOTA DE IMPRENSA

O Partido Democrático para o Desenvolvimento (PDD) vem tornar público a resolução saída da reunião da Comissão Política Nacional e para o efeito vem exigir o que se segue:

a)    Ao Senhor Ministro da Educação Nacional que venha explicar quando o ano letivo terá início efetivo, pois não é suficiente a abertura formal. As salas de aulas continuam encerradas sem dia definido para início;

b)    Ao Senhor Ministro da Energia, exigimos que se demita, pois não tem competência para dirigir o sector, facto que se verifica claramente com uma crescente e permanente falta de energia e água na cidade;

c)    Aos Senhores Ministros da Função Pública e das Finanças que imponham uma maior celeridade e competência na gestão da questão salarial, porquanto a situação criada é insustentável e inaceitável para todos os que labutam cada dia como funcionário público;

d)    Ao Senhor Presidente da República, exigimos um esclarecimento ao Povo, em como o projeto público “Mon na lama” se transformou numa fundação privada de que o Senhor Presidente é proprietário.

A idoneidade e ética exigidas aos titulares dos cargos públicos impõe este esclarecimento.

O PDD reserva o direito de impugnar judicialmente esta alteração se não se prestar esclarecimentos ou se estes não forem convincentes e denotarem claramente um desvio de fundos públicos para interesses particulares.

Feito em Bissau aos vinte e seis dias de outubro de dois mil e dezassete.

A Comissão Politica

Fonte: Guineendade.blogspot.sn

MINISTÉRIO DO INTERIOR GUINEENSE GARANTE SEGURANÇA DURANTE COMÍCIOS DO COLETIVO DE PARTIDOS DEMOCRÁTICOS UNIDOS

O Comissário Nacional da Polícia da Ordem Pública, Célsio de Carvalho, garantiu esta quinta-feira, 26 de Outubro 2017, que os agentes da ordem pública (POP) e da Guarda-Nacional (GN) vão assegurar e criar condições necessárias para realizações dos três comícios  agendados pelo Coletivo dos partidos políticos democráticos que congrega 17 partidos com e sem assento parlamentar nos dias 27, 28 e 29 do mês em curso.

Célsio de Carvalho, falava numa conferência de imprensa esta tarde realizada em Bissau no Ministério do Interior para informar que o Ministro da tutela, Botche Candé, autorizou aos comissariados da POP e da GN, através de um despacho para tomarem todos os dispositivos que garantam a segurança durante as manifestações agendadas pelo recém criado Coletivo dos partidos democráticos.

“Em termos da legalidade, baseando na lei das manifestações estes comícios agendados não estão enquadrados, por não respeitarem os pressupostos do quadro legal que rege as manifestações. Outra ilegalidade tem a ver com a sigla Coletivo, mas decidimos pôr isso tudo de parte, devido ao despacho emitido pelo ministro da tutela, Botche Candé”, informou Célsio de Carvalho.

O Comissário da POP exortou os organizadores do evento para estarem preparados a fim de evitar filtração de pessoas estranhas que muitas vezes acabam por cometer vandalismo.

“Queremos informar e chamar atenção que polícias da ordem pública em colaboração com guarda nacional, estão preparados para desmantelar qualquer ato que pode pôr em causa a ordem pública, portanto vamos garantir todas as condições para que as manifestações corram bem e de forma pacífica”, assegurou Célsio de Carvalho.

De recordar que os três comícios agendados em três localidades em Bissau nomeadamente, Arredores da Meteorologia, Campo de Lala Quema e Praça de Bandim. 

Por: Aguinaldo Ampa
OdemocrataGB

RGB DIZ QUE GOVERNO NÃO PODE ORGANIZAR ELEIÇÕES POR SER ILEGAL

Líder da RGB-Movimento Ba-fatá propõe ao Presidente da República a dissolução do Parlamento como uma das condições para acabar com a crise política, no país. 

Em conferência de imprensa promovida quinta-feira em Bissau, Fernando Mendes mostrou-se a necessidade de criação de um Governo de transição para gerir assuntos do Estado e promover diálogo nacional com vista a efetuar reformas no país.
    
O político defende por outro lado que, o actual Governo não pode organizar as próximas eleições legislativas, por ser um executivo ilegal. 

Fonte: Notabanca; 26.10.2017