segunda-feira, 30 de outubro de 2023

ISRAEL: Netanyahu rejeita cessar-fogo com Hamas. "Isto não vai acontecer"

© Lusa

POR LUSA   30/10/23 

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, descartou hoje um cessar-fogo na Faixa de Gaza, argumentando que seria "uma rendição ao Hamas".

"Os pedidos de cessar-fogo são apelos para que Israel se renda ao Hamas. Isto não vai acontecer", disse Netanyahu numa conferência de imprensa em Telavive, instando a comunidade internacional a juntar-se ao seu país na exigência da libertação "imediata e incondicional" dos reféns detidos pelo Hamas no enclave palestiniano.

O grupo islamita Hamas lançou em 07 de outubro um ataque surpresa contra o sul de Israel com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados, fazendo mais de duas centenas de reféns.

Em resposta, Israel declarou guerra ao Hamas, movimento que controla a Faixa de Gaza desde 2007 e que é classificado como terrorista pela União Europeia e Estados Unidos, bombardeando várias infraestruturas do grupo na Faixa de Gaza e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e eletricidade.

O conflito já provocou milhares de mortos e feridos, entre militares e civis, nos dois territórios.



Leia Também: Exército está "a progredir metodicamente" na Faixa de Gaza

Ucrânia: Países Baixos vão enviar caças F-16 para centro de treino

© Lusa

POR LUSA    30/10/23 

Os Países Baixos vão enviar caças F-16 para o centro de treino na Roménia dentro de duas semanas para começar "em breve" a formar pilotos ucranianos, disse hoje o primeiro-ministro neerlandês, reiterando o apoio a Kyiv.

Mark Rutte realizou hoje uma videochamada com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a quem transmitiu que "a situação devastadora em Israel e Gaza não desviará" a sua atenção da Ucrânia, e garantiu que "a necessidade existencial de enfrentar a agressão russa continua a ser a prioridade" para Kyiv e para o resto da Europa.

Rutte sublinhou que a Holanda "continuará a apoiar a Ucrânia face à contínua agressão russa, tanto e enquanto for necessário", e anunciou que os caças F-16 que prometeu a Kyiv em agosto passado, cujo número permanece indeterminado, chegarão ao centro de treino na Roménia "dentro de duas semanas".

"Isso significa que os cursos de formação para pilotos ucranianos poderão começar em breve", disse o primeiro-ministro dos Países Baixos.

Por outro lado, os Estados Unidos já treinam pilotos ucranianos desde a semana passada em F-16, cuja chegada à Ucrânia está prevista para o primeiro semestre de 2024.

Rutte e Zelensky também falaram sobre o progresso no estabelecimento de um corredor alternativo para as exportações de cereais através do Mar Negro.

Em meados deste mês, Mark Rutte visitou a cidade portuária ucraniana de Odessa, no sul do país, onde prometeu barcos patrulha a Kyiv para garantir que os cereais ucranianos pudessem cruzar o mar com segurança.

Além disso, insistiu também na necessidade de continuar a recolher provas de possíveis crimes de guerra e contra a humanidade na Ucrânia, algo em que também está a trabalhar o gabinete chefiado pelo procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan.

"As atrocidades que a Rússia cometeu não devem ser esquecidas. Para garantir isto, os Países Baixos continuam envolvidos na investigação dos crimes da Rússia. Uma quarta missão forense neerlandesa está atualmente na Ucrânia, sob os auspícios do Tribunal Penal Internacional, recolhendo provas de crimes de guerra", acrescentou Rutte.



Leia Também: Bruxelas pronta para avançar em proposta sobre bens russos congelados

PR Umaro Sissoco Embaló visita às obras de reabilitação da Av. Amílcar Cabral (Praça dos Heróis Nacionais / Av. 3 agosto- Mártires de Pindjiguiti).

 Radio Voz Do Povo 

Os Trabalhadores da empresa EAGB exigem ao patrão pagamento de 37 meses de Salário, em atraso


 Radio TV Bantaba

O Presidente da República General Umaro Sissoco Embaló, recebeu hoje em audiência de cortesia, o músico senegalês Youssou N'dour.


 Presidência da República da Guiné-Bissau

HAMAS: Exército israelita anuncia libertação de militar mantida como refém

© Lusa

POR LUSA  30/10/23 

O exército israelita anunciou hoje ter libertado uma militar mantida como refém pelo movimento islamita Hamas na Faixa de Gaza, informaram, em comunicado, as autoridades israelitas.

"A soldado Ori Megidish foi libertada [domingo à noite] durante uma operação terrestre, depois de ter sido raptada pela organização terrorista Hamas a 07 de outubro", afirmaram os Serviços de Segurança Interna e o exército israelita num comunicado conjunto.

Segundo a mais recente avaliação das autoridades israelitas, pelo menos 239 reféns raptados por comandos do Hamas durante o ataque em solo israelita em 07 de outubro estão detidos na Faixa de Gaza. O ataque, numa escala sem precedentes, desencadeou uma guerra que já deixou milhares de mortos dos dois lados.



Oposição cabo-verdiana alerta para perda de poder de compra das famílias

© Lusa

POR LUSA   30/10/23 

Os dois partidos da oposição cabo-verdiana alertaram hoje, no parlamento, para a "significativa perda" do poder de compra das famílias e consideraram que o Governo falha "de forma clara e sistemática" na política de rendimentos e preços.

No debate com o primeiro-ministro, na segunda sessão parlamentar de outubro, sobre "Política de Rendimentos e Preços", o deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) Julião Varela disse que o governo liderado por Ulisses Correia e Silva não vai ser capaz de cumprir os compromissos que fez tanto em 2016 como em 2020.

Entre eles, apontou a criação de 45 mil postos de trabalho, a atualização anual dos salários e pensões, incluindo o salário mínimo, a redução da carga fiscal em 1% ao ano e a criação de um Rendimento Social de Inclusão no valor de 5.500 escudos (49 euros) para 25 mil famílias no primeiro ano de governação.

Comparando as governações do PAICV, que esteve no poder até 2016, e do Movimento para a Democracia (MpD), desde 2016, o também secretário-geral do maior partido da oposição cabo-verdiana criticou ainda o "aumento progressivo e sistemático das despesas publicas".

Nos últimos três anos, deu conta que as despesas públicas passaram de 59 mil milhões de escudos (535 milhões de euros) em 2021 para 85 mil milhões de escudos (770,8 milhões de euros) no orçamento proposto para 2024.

"Este é o maior problema do MpD, que não consegue reduzir as despesas. Montou um Governo gordo e a cada dia que passa vem multiplicando estruturas governamentais que fazem aumentar ainda mais as despesas do Estado", constatou.

Notando que os dois partidos do arco do poder no país têm opções "diametralmente opostas", sobre a carga fiscal, Julião Varela disse que há uma "significativa" perda do poder de compra das famílias cabo-verdianas, com a inflação acumulada desde 2016 em mais de 12%.

O deputado e presidente do PAICV, Rui Semedo, reforçou as ideias do seu colega de bancada, dizendo que os salários não aumentaram para acompanhar os aumentos dos preços dos produtos, o que tem levado ao aumento da pobreza e deterioração da qualidade de vida das pessoas.

O deputado da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) UCID João Santos Luís disse que o Governo tem vindo "de forma muito tímida" a tomar algumas medidas de rendimentos e preços, mas mostrou-se preocupado com a tentativa de garantir estabilidade macroeconómica do país.

"Não existem políticas de estabilização consistente de preços no país", constatou, instando o executivo a adotar políticas monetárias e fiscais para a estabilidade dos preços.

"Consideramos que o Governo vem falhando de forma clara e sistemática no que concerne à estabilização dos rendimentos dos trabalhadores dos diversos setores de atividade", insistiu o também presidente da UCID, dizendo que os cabo-verdianos continuam a pagar um preço alto por produtos e serviços.

O tema foi proposto pelo MpD e é um dos pontos altos da segunda sessão plenária de outubro, que termina na terça-feira, com o debate sobre a situação da Justiça.

O parlamento cabo-verdiano é composto por 72 deputados, sendo 38 do MpD, 30 do PAICV e quatro da UCID.


RÚSSIA: Mulher casa com filho adotivo que criou desde os 14 anos

© Instagram / Daniel Chizhevsky

Notícias ao Minuto   30/10/23 

Ao saberem do matrimónio, as autoridades retiraram-lhe a guarda dos outros cinco filhos adotivos e de um filho biológico.

Uma mulher de 53 anos casou-se com o filho adotivo, de 22, de quem cuidava desde os 14, em Kazan, no Tartaristão, Rússia, no passado dia 20 de outubro.

De acordo com o Daily Mail, a união entre Aisylu Chizhevskaya Mingalim e Daniel Chizhevsky foi selada num restaurante da cidade onde viviam.

Após saberem do matrimónio e da vontade do casal de deixar o Tartaristão para ir viver "livremente" para Moscovo, as autoridades decidiram retirar à mulher os outros cinco filhos que tinha adotado, assim como a guarda do filho biológico que teve com o anterior marido.

Aisylu conheceu Daniel durante as aulas de canto que dava no orfanato onde o menino vivia. Apesar da polémica, o jovem revelou nas redes sociais, segundo o Daily Mail, que o relacionamento entre ambos "é perfeito". "Não podemos viver um sem o outro, estamos em sintonia", descreveu.

Sobre as críticas que têm feito à ex-mãe que é agora atual mulher, Daniel realçou que "ninguém deve esconder os seus sentimentos" e que "devemos ficar para sempre com aqueles sem os quais não conseguimos viver".

"Sejam todos felizes. Mesmo aqueles que nos insultam todos os dias", concluiu o jovem.

Sobre a situação dos restantes filhos, o casal ainda não se pronunciou.



Leia Também: Paris Hilton tinha 45 vestidos de noiva prontos... mas só usou seis

UCCLA : Assinatura de Memorando de Entendimento com a Associação de Deficientes de Timor-Leste - 27 de Outubro de 2023


Assinatura de Memorando de Entendimento com a Associação de Deficientes de Timor-Leste

Foi firmado, dia 27 de outubro, um Memorando de Entendimento entre o Projeto "Parceria para o Reforço da Governação Urbana, Inclusão Social e Promoção do Empreendedorismo em Díli, Timor-Leste", sob coordenação da UCCLA, e a Associação de Deficientes de Timor-Leste (ADTL).

O Memorando foi assinado nas instalações da ADTL, na cidade de Díli, e contou com a presença do diretor executivo, Cesário da Silva, membros da direção associativa, adjunto da Autoridade Municipal de Díli, Octávio do Amaral Vieira, responsáveis do parceiro Câmara Municipal de Lisboa, Ivo Silva e Sara Gonçalves, gestora de programa da União Europeia em Timor-Leste, Dulce Gusmão, representante da Embaixada de Portugal em Díli, Jessica Bastos, dirigentes e funcionários da Autoridade Municipal de Díli e elementos da equipa local de projeto.

Este Acordo prevê, ainda em 2023 e ao longo do ano de 2024, a realização de sessões formativas em língua portuguesa, iniciação à informática e comunicação através das redes sociais, desenvolvimento de capacidades empreendedoras e promoção da acessibilidade em espaços públicos.

Por esta ocasião, foram disponibilizados à associação 23 tablets que muito contribuirão no auxílio às formações previstas com início a 10 de novembro de 2023 e sempre à sexta-feira.

O Projeto "Parceria para o Reforço da Governação Urbana, Inclusão Social e Promoção do Empreendedorismo em Díli, Timor-Leste", iniciado em maio de 2022 e com uma duração de 36 meses, conta com o importante apoio financeiro da União Europeia e tem na sua execução a Autoridade Municipal de Díli, a UCCLA e a Câmara Municipal de Lisboa.

Com os melhores cumprimentos,

Fonte: Anabela Carvalho

Assessora de Comunicação | anabela.carvalho@uccla.pt

Avenida da Índia n.º 110, 1300-300 Lisboa, Portugal | Tel. +351 218 172 950 | 

uccla@uccla.pt | www.uccla.pt Facebook Linkedin | Youtube | Instagram | Twitter |

Forças ucranianas atacaram defesa antiaérea na Crimeia

© VIKTOR KOROTAYEV/Kommersant Photo/AFP via Getty Images

POR LUSA   30/10/23 

O exército ucraniano reivindicou hoje ter atingido um sistema de defesa antiaérea russo na Crimeia, que a Rússia anexou em 2014.

O ataque ocorreu no domingo à noite, segundo o anúncio feito no canal das forças da Ucrânia na rede Telegram, citado pela agência francesa AFP.

"As Forças Armadas da Ucrânia atingiram com sucesso um local estratégico do sistema de defesa antiaérea na costa ocidental da Crimeia", disse o exército, sem dar mais pormenores.

A Ucrânia tem intensificado os ataques contra as forças russas na Crimeia, incluindo contra a base de frota do Mar Negro em Sebastopol.


Leia Também: Rússia diz ter abatido 36 drones ucranianos no Mar Negro e na Crimeia


Leia Também:  As Forças Armadas ucranianas elevaram para cerca de 300 mil o número de soldados russos mortos em combate desde o início da invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022, um número muito superior ao confirmado por Moscovo.

ISRAEL: Tanques nos arredores da cidade de Gaza

© MAHMUD HAMS/AFP via Getty Images

POR LUSA    30/10/23 

Testemunhas na Faixa de Gaza disseram que tanques israelitas entraram hoje num bairro nos arredores da cidade de Gaza, noticiou a agência francesa AFP.

As fontes citadas pela AFP disseram que as forças israelitas cortaram a estrada de Salahedine, que liga o norte ao sul da Faixa de Gaza.

A EFE também noticiou a presença de tanques israelitas na principal artéria do enclave palestiniano.

Segundo a agência espanhola, os soldados israelitas controlam agora o território desde a fronteira oriental do enclave até à estrada de Salahedine, na direção da cidade de Gaza.

Situada a sudeste de Gaza, al-Zeitoun, que conta normalmente com mais de 130 mil habitantes, é o maior bairro da cidade, mas a zona atingida por tanques israelitas no domingo é relativamente pouco povoada.

Os tanques, bem como a força aérea israelita, bombardearam a estrada principal ao longo de cerca de um quilómetro, deixando grandes crateras que a tornaram intransitável, segundo testemunhas.

Os tanques israelitas foram colocados em dois setores da estrada de Salahedine, um no cruzamento dos Mártires, situado a 1,5 km da fronteira israelita, e outro a dois quilómetros da fronteira, disse uma fonte à AFP.

As testemunhas não referiram quaisquer combates com combatentes do Hamas, acrescentou a agência francesa.

Israel anunciou na sexta-feira que a ofensiva contra o grupo islamita palestiniano Hamas tinha entrado numa segunda fase e que iria expandir as operações terrestres, após duas semanas de bombardeamentos intensos.

Questionado sobre se poderia confirmar a chegada de tropas à estrada de Salahedin, o porta-voz do exército israelita, Daniel Hagari, evitou dar pormenores numa conferência de imprensa e disse que estavam a "fazer progressos graduais".

"A atividade ofensiva intensificar-se-á em função das etapas da guerra e dos seus objetivos", afirmou, citado pela EFE.

As Forças de Defesa de Israel (conhecidas pela sigla inglesa IDF) afirmaram ter atingido 600 alvos em Gaza nas últimas 24 horas.

Os alvos incluem depósitos de armas, dezenas de lançadores de mísseis antitanque e esconderijos do grupo islamita palestiniano Hamas.

A guerra em curso seguiu-se a uma incursão sem precedentes do grupo islamita Hamas em Israel em 07 de outubro, que as autoridades israelitas dizem ter provocado mais de 1.400 mortos.

O Hamas também raptou mais de duas centenas de israelitas e estrangeiros que mantém como reféns na Faixa de Gaza, um território com 2,3 milhões de habitantes que o grupo islamita controla desde 2007.

Israel tem bombardeado incessantemente a Faixa de Gaza desde então, com algumas incursões terrestres no norte do território, numa ofensiva que o Hamas diz ter provocado mais de oito mil mortos.

A comunidade internacional tem apelado para uma trégua que permita prestar ajuda humanitária à população civil de Gaza.

Israel, Estados Unidos e União Europeia consideram o Hamas como uma organização terrorista.


Investigadores descobrem tatuagem de Jesus com 1.300 anos no Sudão... Esta é apenas a segunda vez que a prática da tatuagem é evidenciada na Núbia medieval.

© Centro Polaco de Arqueologia Mediterrânica da Universidade de Varsóvia

Notícias ao Minuto    30/10/23 

Uma equipa de investigadores, liderada pelo Centro Polaco de Arqueologia Mediterrânica da Universidade de Varsóvia (PCMA UW), descobriu uma tatuagem religiosa rara, no Sudão. Acredita-se que tenha mais de mil anos.

A descoberta foi efetuada no mosteiro medieval de Ghazali, situado na região de Wadi Abu Dom, no deserto de Bayuda.

A equipa de investigadores esteve neste local entre 2012 e 2018, analisando centenas de sepulturas de quatro cemitérios. A tatuagem em causa, que se acredita ter mais de 1.300 anos, foi encontrada por acaso pelo arqueólogo Kari A. Guilbaulen, no pé direito de um dos indivíduos aqui sepultados.

A tatuagem, refere o ABC, é um cristograma [abreviação ou combinação de letras para o nome de Jesus Cristo], que combina as letras gregas 'chi' e 'rho' para formar uma abreviatura do nome de Cristo, e as letras alfa e ómega, que simbolizam o princípio e o fim na fé cristã.

A inscrição é uma prova da espiritualidade vivida naqueles tempos.

O achado foi saudado pela comunidade arqueológica como uma contribuição rara e valiosa para o conhecimento da Núbia medieval e da sua ligação à religião cristã.

O mosteiro medieval de Ghazali, situado a cerca de 20 quilómetros da moderna cidade de Karima, é conhecido por ser um dos mais bem conservados do Sudão.


Leia Também: Polícia salva cobra venenosa com respiração boca a boca