segunda-feira, 25 de março de 2013

Cientistas criam dispositivo subcutâneo que monitora sangue


Cientistas na Suíça desenvolveram um dispositivo minúsculo e subcutâneo que faz exames de sangue e envia os resultados imediatamente via celular.

A equipe, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, afirma que o protótipo de apenas 14 milímetros pode ser usado para detectar cinco substâncias diferentes no sangue.

Notícias relacionadasCâncer no estômago pode ser detectado com exame de hálito, diz estudoDescoberta abre caminho para diagnóstico de câncer antes de tumor 'aparecer'Cientistas mapeiam DNA de feto a partir de sangue da mãe

Tópicos relacionadosSaúde, CiênciaOs resultados podem, então, ser enviados para o médico por meio da tecnologia bluetooth.

O dispositivo minúsculo poderá ser inserido no paciente com uma seringa, logo abaixo da pele de locais do corpo como abdome, pernas ou braços. Os cientistas dizem que é possível manter o mecanismo no local por meses e só depois é necessário removê-lo ou substitui-lo.

Segundo os inventores do protótipo, o dispositivo estará disponível para o público dentro de quatro anos.
Colesterol e diabetesOutros pesquisadores já vinham trabalhando em implantes subcutâneos parecidos, mas o professor Giovanni de Micheli e o cientista que liderou a pesquisa, Sandro Carrara, afirmam que o exame de sangue criado na Suíça é pioneiro porque pode analisar muitos problemas diferentes ao mesmo tempo.

Com apenas 14 milímetros, protótipo pode ser inserido embaixo da pele com a ajuda de agulha

Carrara e De Micheli afirmam que o dispositivo será muito útil para monitorar problemas como colesterol alto e diabetes, além de analisar o impacto de tratamentos como quimioterapia.

"Vai permitir o monitoramento direto e contínuo baseado na intolerância individual de cada paciente, e não em tabelas de idade e peso, ou exames de sangue semanais", afirma De Micheli.
Até o momento, os pesquisadores testaram o dispositivo em laboratório e em animais. Eles afirmam que o mecanismo pode detectar de forma confiável os níveis de colesterol e glicose no sangue, assim como outras substâncias mais comuns que médicos tentam encontrar em exames.

Os cientistas agora esperam começar os testes do dispositivo em pacientes internados em unidades de terapia intensiva, que precisam de muito monitoramento, incluindo exames de sangue frequentes.
Os resultados da pesquisa serão apresentados na conferência sobre eletrônicos Design, Automação e Teste na Europa (Date).

Segunda-feira, 25 de março de 2013

Empresa cria carro dobrável para aluguel contra congestionamentos



Um projeto do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), em conjunto com uma empresa espanhola, prevê que carros dobráveis ajudem a reduzir o tráfego pesado das cidades.
Além de ser elétrico, o carrinho ocupa o espaço equivalente a um terço de um carro convencional ao estacionar.

O dono da empresa que fabrica o automóvel pede aos consumidores que não comprem o modelo, mas que apenas o aluguem.
"É como um táxi, só que dirigido pelo passageiro", ele diz.

Segunda-feira, 25 de março de 2013

ACOBES pede intervenção governo sobre custo vida

O Secretário-geral da Associação dos Consumidores, Bens e Serviços (ACOBES), Bambo Sanha afirmou esta quinta-feira ser “preocupante” a situação de aumento de custo de vida na Guiné-Bissau, que se fez sentir através do aumento de preço dos produtos da primeira necessidade.

Para por termo a situação e proporcionar um equilíbrio de vida à população, Bambo Sanha pede a intervenção “rápida e responsável” do governo de transição, na pessoa do seu primeiro-ministro, Rui Duarte Barros.

O activista anotou ainda que, por ordem de serviço de um director-geral de Alfandega, cujo nome não revelou, fez com que faça a “total reposição de taxas, o que hoje fez aumentar os produtos a mais de cem por cento. E isto, tem um grande custo no bolso dos consumidores”, completou.

Segundo Bambo Sanha, alem disso são cobrados os impostos de IJV que contribuem ainda mais no aumento do preço dos produtos.

Por exemplo, disse: “ Se um produtor sai duma região com os seus produtos a procura dos grandes mercados confronta-se com excesso de barreiras internas. E estas barreiras fazem cobranças que não é legal, e portanto, tudo isto leva os produtos a aumentar-se ainda mais”, alertou o Secretário-geral da ACOBEZ que lamenta a sua estranheza pelo que até então o governo de transição não seria capaz de repor o poder de compra aos consumidores.

Bambo Sanha lembrou que alguns elementos desse governo eram opositores que criticavam nas suas marchas a situação do aumento de custo de vida, mas que hoje nenhum deles se levantou a voz para que se possa mudar a situação.

Por outro lado, Bambo Sanha exorta também a população nacional que sejam vigilantes com manobras de alguns comerciantes que estão a trocar o arroz fora do consumo para um novo saco, e transporta-los ao interior do país, aproveitando o “nível e a carência” das populações para se beneficiarem da qualidade de castanha de caju.

A ACOBES afirma ainda que esta pratica terá acontecido com a própria conivência dos dirigentes, pois quando há denúncias, ninguém se engajou em tomar medidas apropriadas.

Segunda-feira, 25 de março de 2013