quinta-feira, 6 de maio de 2021

NIGERIA, GUINEA BISSAU TO TAKE BILATERAL TIES TO HIGHER LEVELS


President Muhammadu Buhari Thursday said Nigeria was ready to raise the existing cordial relations with the Republic of Guinea Bissau higher to align them with the strategic and economic priorities of the two nations.

President Buhari, who described the relationship between the two countries and their leaders as “robust and stable,” commended President Umaro Sissoco Embalo as a brother and a true friend of Nigeria, endowed with a good vision for his own country and its people.

The President, who spoke shortly after hosting his visiting Guinean counterpart to a private, one-to-one dinner to break their fast said they had candid discussions as friends and brothers.

Throughout the Iftar dinner, the warmth and goodwill between the two leaders was evident for all to see.

President Embalo, in Nigeria for a two-day official visit, said the trajectory of bilateral relations points to a bright future for the two nations and the entire West African sub-region.

He thanked President Buhari for the role he played in the stabilization of his country, saying that Guinea Bissau had been on the agenda of ECOWAS in the last twenty years. He expressed happiness that his country was no longer a problem for its neighbours.

President Embalo said he thought the best moment to visit and say “thank you” and express his country’s appreciation to President Buhari was the period of the Ramadan.

Garba Shehu
Senior Special Assistant to the President
(Media & Publicity)
May 6, 2021

Finanças - Dirigentes sindicais da Direcção Geral de Contribuições e Impostos detidos quarta-feira já se encontram em liberdade

Bissau, 06 Mai 21 (ANG) – Os dois líderes dos Sindicatos de Base dos funcionários da Direcção-Geral de Contribuições e Impostos(DGCI), Almami Djassi e Karim Mané, presos por alegado desvio de um Swit (servidor de internet) considerado importante para  os serviços dessa direção já se encontram em liberdade.

Segundo uma nota à imprensa do Ministério das Finanças entregue hoje a ANG, a tutela não poderia ficar  indiferente face a este “acto de vandalismo”, pois, diz-se na nota, o material em causa, sendo património do Estado é essencial para liquidações e pagamentos dos impostos na DGCI.

“O aparelho foi retirado duma forma violenta e propositada do local por indivíduos ainda não identificados, mas admite-se serem elementos que se aliaram à greve em curso naquela instituição e este acto de destruição intencional foi registado na decorrência da greve e das negociações entre o governo e os sindicatos dos funcionários das Contribuições e Impostos”, refere a nota.

 O Ministério das Finanças acrescenta em comunicado que tomando o conhecimento, deste acto que chama de “indigno”, e que se consubstancia a um “crime público” recorreu o expediente disponível para a resolução pacifica do problema evitando assim danos incalculáveis que possam acarretar ao Estado.

 “Importa informar que tudo isso tem decorrido no decurso de greve declarada pelos funcionários da DGCI, que invadiram e teriam ameaçado funcionários similares, chamados para garantir o serviço mínimo, atitude que revela nitidamente uma afronta às leis”, lê-se no comunicado.

O recurso aos funcionários pertencentes a outros serviços do Ministério das Finanças segundo o comunicado, vem na sequência da recusa dos grevistas em observar o serviço mínimo, impedindo assim, a operacionalidade total dos serviços fiscais, principal fonte das receitas.

A nota informa que,  atendendo a gravidade do acto e que coloca em causa a operacionalização do sector financeiro nacional, o Ministério das Finanças expressa o seu repúdio e condena comportamentos desviantes desse grupo de funcionários.

Os funcionários da Direção de Contribuições e Impostos reivindicam o pagamento de seis meses de subsídios atrasados e a equiparação dos seus salários aos dos funcionários da Direcção Geral das Alfândegas.

ANG/MSC/ÂC//SG

ÚLTIMA HORA: ANTIGO MINISTRO DE SAÚDE PÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU FOI DETIDO

O antigo ministro de Saúde Pública da Guiné-Bissau, António Deuna foi detido está quinta-feira (06.05), após uma audiência nas instalações da Polícia Judiciária (PJ) em Bissau.

Segundo apurou à redação da Rádio Jovem Bissau, Deuna foi ouvido no âmbito de dois processos ligados ao desaparecimento de dinheiro público e de venda ilegal de medicamentos.

Após audição que durou a mais de cinco horas, a saída o seu advogado, Hotna Kufuk Na Doa, recusou-se a prestar declarações.

Informações na posse da Rádio Jovem, o antigo governante está envolvido no processo de suposto desvio de cinquenta milhões de franco cefa proveniente do fundo da sociedade Royal e que foi levantado à título de empréstimo pelo ministério da saúde pública no ano 2020 sob sua tutela e também com um caso relacionado com a farmácia Sonia.

Por: João Paulo Djata.

Rádio Jovem Bissau / RadioBantaba

No âmbito da visita de trabalho, SE Presidente da República foi recebido pelo seu homólogo, SE Muhammadu Buhari, Presidente da Nigéria.

President Muhammadu Buhari receives the President of the Republic of Guinea Bissau, H.E Umaro Sissoco Embalo in an audience Thursday Night at the State House.

 PHOTO; Sunday Aghaeze . MAY 6TH 2021

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló Buhari Sallau

CONSELHO DE MINISTROS : Comunicado final da reunião ordinária semanal do coletivo governamental, a segunda após a remodelação governamental.

Descubra as medidas anunciadas pelo executivo.👇👇👇



 Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

À sua chegada a Abuja, Nigéria para uma curta visita de trabalho, SE Presidente da República foi recebido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Sr. Geoffrey Onyeama.




IMAGENS QUE FALAM MAIS QUE MIL PALAVRAS - Avenida Caetano Semedo "Estrada de Bôr"...6 de maio de 2021 👇👇👇



SINFI-GB e SDFI-GB os dois Sindicatos da direção geral de contribuição e Imposto promove uma Conferência de Imprensa.





Os Funcionários da Direcção-Geral de Contribuição e Impostos (DGCI) pedem a demissão do ministro das finanças, João Mamadu Fadiá, que acusam de falta de interesse em resolver os problemas laborais.

Os funcionários promoveram, hoje (06 de Maio de 2021), uma conferência de imprensa, dia depois de 5 membros de sindicatos foram presos por algumas horas na segunda esquadra por alegado roubo de aparelho designado “Swift”.

Almame Djassi, presidente do Sindicato dos Funcionários de Contribuição e Impostos, denunciam as situações “ilegais” verificadas naquela direcção crucial para a receita do Estado e que neste momento 8 pessoas foram recrutadas pelo Ministério das Finanças para ocupar o lugar dos funcionários em greve.

“Queremos a demissão do Ministro Fadiá”, pede o sindicalista.

O presidente do Sindicato Democrático dos Funcionários da Contribuição e Impostos, Carim Mané, denuncia que estão a sofrer pressão para assinar um memorando de entendimento.

O dirigente sindical sustenta que já não existem condições para as negociações com actuais dirigentes do Ministério das Finanças.

“Não vamos aceitar a tentativa de prisão e de intimidação dos nossos colegas. (…) O ministro das finanças demostra claramente que não está disponível ao diálogo e nem quer seguir o caminho da legalidade”, diz Carim Mané.

Entretanto, hoje, em uma nota à imprensa enviada à Rádio Sol Mansi, o Ministério das Finanças, denuncia o roubo de um aparelho designado “Swift”, nas instalações da DGCI em meio à greve dos funcionários que ainda decorre.

O Ministério sustenta que o aparelho, essencial para a liquidação e pagamentos dos impostos na mesma direcção, teria sido roubado na decorrência da greve e das negociações entre o Governo e os sindicatos dos funcionários da Contribuição e Impostos.

O Ministério acusa ainda os funcionários da DGCI de invadirem e ameaçarem funcionários similares, chamados para garantir o serviço mínimo, atitude que, segundo o Ministério das Finanças, revela nitidamente uma afronta às leis do país.

Na nota, o governo explica que o recurso aos funcionários pertencentes a outros serviços do Ministério das Finanças vem na sequência da recusa dos grevistas em observar o serviço mínimo, impedido, segundo a mesma nota, a operacionalidade total dos serviços fiscais, principalmente a fonte das receitas.

Diante do referido roubo, o Ministério das Finanças, liderado por João Fadiá, promete colaborar para que os implicados sejam traduzidos à justiça.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá


Novo ministro de Educação confiante na conclusão do ano lectivo em curso


Bissau, 06 Mai 21 (ANG) – O novo ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Cirilo Mama Saliu Djaló afirmou quarta-feira que tendo em conta a evolução nas negociações com os sindicatos do sector, está esperançado de que o ano lectivo 2020/21 vai ser concluído.

Greves contínuas na Função Pública e que afectam o ensino e a saúde fazem prever que o ano lectivo em curso vai ser  anulado, agora que a maior central sindical renovou a  convocação de greve para mais um mês, depois de se observar a paralisação das aulas em todo o mês de Abril.

Cirilo Djaló falava após o encontro com as organizações do sector, nomeadamente Associação dos País e Encarregados da Educação, Conaiguib e a Federação Nacional dos Estabelecimentos do Ensino Privado.

O governante referiu que, como novo titular da pasta da educação tinha que promover esse encontro, que considerou  de frutífero.

“Estou disponível para entabular um diálogo permanente no sentido de encontrarmos sempre soluções consensuais para as resoluções dos problemas do sector educativo”, prometeu.

O novo ministro da Educação afirmou que  existem condições para que o ano lectivo tenha continuidade, e sustenta a sua convicção com as garantias  recebidas nas negociações com os sindicatos.

“Ainda  se realizou um encontro no Ministério da Função Pública e Trabalho no sentido de se encontrar consensos para se levantar a greve na função pública. Os assuntos estão em discussão e temos fé que haverá consenso entre as partes para o bem do sistema educativo do país”, disse.

Saliu Djalo salientou que é de necessidade de todos fazer funcionar a educação, frisando que o primeiro trimestre decorreu de uma forma normal e que o segundo complicou devido a situação da Covid-19, sobretudo no Sector Autónimo de Bissau.

Segundo o governante, por essa razão, vai ser preciso um ajustamento  dos dias lectivos para a conclusão do ano lectivo em curso.

Mama Saliu Djaló revelou que as direções de escolas privadas se disponibilizaram a dispensar as suas instalações para a realização de aulas no período das chuvas para alunos de escolas públicas, caso for necessária.

Por seu turno, Ericson Ocante  Yé que falou em nome da Plataforma Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau, disse que o ministro da Educação mostrou-lhes a sua disponibilidade de trabalhar para o bem do sector educativo.

“Achamos que ainda é possível concluir o ano lectivo ou seja estamos num país em que não há garantia de que o próximo ano lectivo vai ser melhor do que o presente”, disse Ocante Yé. 

ANG/MSC/ÂC//SG

Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021

Ha de facto fome em Angola, so os olhos politicos partidarios e fanaticos é que não enxergam.

Por Gangsta77

Obituário - Empresário Carlos Domingos Gomes(Cadogo Pai) faleceu em Portugal aos 91 anos de idade


Bissau, 06 Mai 21(ANG) - O empresário Carlos Domingos Gomes (Cadogo Pai), faleceu quarta-feira por volta das 23 horas, em Coimbra(Portugal), vitima de doença prolongada.

Cadogo Pai como é vulgarmente conhecido, é pai do antigo 1º Ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, também conhecido por Cadogo Júnior, nascido em Bolama em 1929.

Segundo os dados fornecidos à ANG pela família, Carlos Domingos Gomes começou actividade empresarial como Paquete no escritório da família Barbosa, junto ao Grande Hotel. Com ambições e desejoso de ter outro futuro, foi trabalhar na SCOA (proprietária do edifício onde está instalada a Pensão Central), foi depois transferido para Bolama e mais tarde regressou à Bissau como chefe de loja, antes de voltar para Bolama em 1951.

Em 1967, Carlos Domingos Gomes, sofre a prisão e tortura pela PIDE e foi libertado no tempo de Spínola em 1968, tendo depois se refugiado em Portugal, em 1973 e regressado ao país depois do 25 de Abril de 1974.

Depois da independência do país, Cadogo Pai continuou a sua actividade empresarial tendo criado a Loja Abelha Mestra, que dedicava ao comercio geral e venda de vinhos em divisas.
Posteriormente veio a criar nova  empresa denominada de Carlos Gomes & Filhos que igualmente dedicava ao comércio geral import e export.

Carlos Domingos Gomes foi acionista do Banco Internacional da Guiné-Bissau(BIGB), e um dos accionistas fundador do Banco de África Ocidental (BAO), e também accionista do Banco Panafricano (Ecobank).

No domínio político, o malogrado  foi candidato as eleições presidenciais de 1994, onde tinha como adversários  João Bernardo Vieira (Nino) e Kumba Yalá.

Em 1999 foi nomeado Ministro de Justiça e Poder Local, no governo de Unidade Nacional liderado pelo Francisco José Fadul ,depois do conflito político militar de 7 de junho de 1998.   

Durante o período de conflito político militar de 7 de junho que durou 11 meses, o falecido empresário Carlos Domingos Gomes juntamente com o Bispo Don Setímio Artur Farazeta, se destacaram como  ativista que trabalharam afincadamente na busca da paz e reconciliação entre as partes envolvidas no conflito.


Nigeria Commences Production Of Local AK-47 Guns

First Made-in-Nigeria AK-47 or codenamed OBJ006 by the Army, in Kaduna. It's mass produced by Dicon and with same capability as an AK47. Dicon is also producing NR-1 rifle and a Marom Dolphin bullet proof vest. They increased the production plant last year.





By Native Reporters

Impressionante: Mulher dá à luz nove bebês de uma só vez

Halima Cissé, de 25 anos, ganhou de uma só vez cinco meninas e quatro meninos - nove filhos! Dois a mais que os exames de ultrassom previam.


A Associação de filhos e amigos de Bafatá felicita a Ministra dos Negócios Estrangeiros Suzi Barbosa pela sua recondução ao posto agora como Ministra de Estado.


 Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

Atentado contra liberdade sindical - LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

O Ministério do Interior, alegadamente por ordem do Ministro, senhor Botche Candé, mantém em sequestro desde as 4 horas da tarde quatro dirigentes do sindicato de base da Direção Geral das Contribuições e Impostos. 

Segundo as informações recolhidas pela Liga junto da segunda esquadra de Bissau, os líderes sindicais são obrigados a permanecer sentados no pátio dessa esquadra à espera das instruções do Ministro do Interior, Botche Candé, sobre a sorte dos detidos.

Entretanto, de acordo com a nossa fonte, o Ministro da Administração Pública terá estado em negociações com o Ministro do Interior para uma eventual libertação dos sindicalistas ainda esta noite.

Os sindicalistas foram chamados ao ministério do Interior por volta das 16 horas de hoje, 05 de maio, alegadamente para esclarecer as circunstâncias do suposto desaparecimento de um switch da DGCI. Chegados a segunda esquerda, que fica na imediação do Ministério de Interior, os sindicalistas foram privados dos respetivos telemóveis, tendo estado incontáveis até ao momento. 

A Liga exige a libertação imediata e incondicional desses sindicalistas arbitrariamente detidos na segunda esquadra de Bissau.

FRANÇA - Deputados franceses pedem legalização da canábis

© iStock

Notícias ao Minuto  05/05/21 

Um grupo de deputados da maioria que apoia o Governo na Assembleia Nacional redigiu um relatório defendendo a legalização regulada da canábis em França face à "hipocrisia do discurso" quanto ao consumo desta droga no país.

"A proibição adotada há mais de 50 anos tem um objetivo algo inalcançável, sem nunca ter tido meios para atingir as suas ambições. Uma legalização regulada é o melhor para ganhar de novo o controlo e proteger os franceses", considerou Caroline Janvier, deputada da maioria Republique En Marche, em declarações à Agência France Presse.

A missão de deputados constatou ainda "o falhanço" das políticas públicas em França, tendo ouvido médicos, polícias, magistrados e investigadores.

Os deputados analisaram os casos de países como o Canadá ou de vários estados nos Estados Unidos da América onde a utilização desta droga já é regulada, o que se traduziu numa diminuição do consumo por parte dos menores, assim como uma redução do mercado negro.

Segundo os deputados, este será um tema a ser analisado em 2022, após as eleições presidenciais que vão acontecer em maio do próximo ano.