domingo, 30 de julho de 2023

Ucranianos desmantelam monumento com símbolos soviéticos em Kiev

É um monumento com 102 metros de altura e que é um dos principais pontos da capital da Ucrânia, Kiev. O monumento à pátria, que celebra a vitória dos Aliados sobre a Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial, está a ser alterado. 

Trabalhadores começaram a retirar os símbolos caraterísticos da União Soviética, nomeadamente o martelo e a foice, que estavam presentes na mão esquerda da estátua.

Cnnportugal.iol.pt

A ilha de Bubaque acolheu esta manhã uma manifestação popular para exigir a redução do preço do transporte marítimo aplicado pela Empresa CONSULMAR, entre Bubaque-Bissau.

Pode-se observar o Navio a deixar o porto de Bubaque sem passageiros, devido a reivindicação popular sobre o alto preço de Barco.


 Radio Voz Do Povo

Fernando Dias da Costa Presidente Interino do PRS, homenageado pela Organização das Mulheres do Partido, na qualidade de Primeiro Vice Presidente da ANP_ Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau.


 Radio Voz Do Povo 

𝗔𝗕𝗗𝗨 𝗠𝗔𝗡É 𝗥𝗘𝗖𝗢𝗡𝗗𝗨𝗭𝗜𝗗𝗢 À 𝗟Í𝗗𝗘𝗥 𝗔 𝗕𝗔𝗡𝗖𝗔𝗗𝗔 𝗣𝗔𝗥𝗟𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗔𝗥 𝗗𝗢 𝗠𝗔𝗗𝗘𝗠-𝗚𝟭𝟱

Por Rádio Jovem Bissau

A Comissão Permanente da "Comissão Política Nacional" do Movimento para Alternância Democrática, indigitou o deputado Abdu Mané, para liderar o grupo parlamentar do partido na XI legislatura, funções que desempenhou na X legislatura.

Ainda na deliberação saída no encontro que decorreu neste domingo (30-07-23) em Bissau, o órgão indicou os deputados: Braima Camará, Júlio Baldé, Abel da Silva e Victor Fernandes Mandinga para integrarem à Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular.

No documento na posse da Rádio Jovem, a segunda maior formação política do país, reitera o seu interesse em fazer uma oposição construtiva.

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, participou hoje, 30 de julho de 2023, em Abuja, Nigéria, da Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado sobre a situação política na República do Níger, convocada pelo Presidente Bola Tinubu, Presidente da República Federal da Nigéria e Presidente da Autoridade dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

  Presidência da República da Guiné-Bissau

Ataque em Moscovo? Zelensky avisa que a guerra está a chegar à Rússia

© Lusa

POR LUSA   30/07/23 

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, avisou hoje que a guerra está a chegar "à Rússia e aos seus centros estratégicos e bases militares", após mais um ataque de 'drones' numa zona comercial em Moscovo.

"Gradualmente, a guerra está a regressar ao território da Rússia, aos seus centros simbólicos e bases militares. E este é um processo inevitável, natural e absolutamente justo", disse o líder ucraniano, de visita à cidade de Ivano-Frankivsk.

Na manhã de hoje, a Rússia anunciou que tinha repelido dois ataques de 'drones' ucranianos durante a noite, um na península da Crimeia, anexada à Ucrânia em 2014, e outro em Moscovo.

Na capital russa, cujo aeroporto internacional foi temporariamente encerrado, foram danificadas duas torres de escritórios no principal distrito comercial da cidade.

O Ministério da Defesa da Rússia informou que o ataque a Moscovo envolveu três 'drones', um dos quais foi abatido e os outros dois neutralizados por via eletrónica.

"A Ucrânia está a ficar mais forte", acrescentou Zelensky sobre este ataque, acrescentando de seguida que a Ucrânia se deve preparar para novos ataques contra as suas infraestruturas de energia, no próximo inverno.

"É óbvio que neste outono e inverno o inimigo tentará repetir os ataques terroristas contra a indústria energética ucraniana", explicou o Presidente ucraniano.

"Temos de estar preparados para isso, tanto a nível estadual como em cada comunidade", acrescentou Zelensky, em declarações divulgadas na conta presidencial da rede social Telegram.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com os mais recentes dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.


Leia Também: Repelir contraofensiva? Exército russo está a "evitar conflitos mundiais"

Níger. Junta diz que está iminente uma "intervenção militar" da CEDEAO

© Shutterstock

POR LUSA   30/07/23 

A junta militar do Níger que derrubou o Presidente eleito Mohamed Bazoum denunciou hoje uma ameaça "iminente de intervenção militar em Niamey" por parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

As declarações da junta militar que governa o Níger foram feitas antes da cimeira extraordinária da CEDEAO hoje em Abuja, na Nigéria.

"O objetivo desta reunião é a validação de um plano de agressão contra o Níger, através de uma iminente intervenção militar em Niamey, em colaboração com os países africanos não-membros da organização e alguns países ocidentais", segundo um comunicado lido por um membro da junta militar, Amadou Abdramane, na televisão nacional.

"Mais uma vez, lembramos a CEDEAO ou qualquer outro aventureiro da nossa firme determinação em defender a nossa pátria", acrescentou.

A CEDEAO, organização da qual o Níger também é membro, reúne-se hoje para uma "cimeira extraordinária" em Abuja para avaliar a situação no país e a aplicação de sanções.

Os autores do recente golpe de Estado já tinham alertado que haveria consequências no caso de uma tentativa de intervenção militar estrangeira no Níger.

Uma manifestação de apoio à junta ocorreu hoje de manhã em Niamey, que se mantém relativamente calma, apesar da proibição de protestos. Centenas de pessoas marcharam, agitando bandeiras russas, em direção à Assembleia Nacional, segundo um jornalista da agência de notícias AFP.

O movimento civil M62, que já havia protestado contra a operação Barkhane do exército francês no Sahel e no Saara, fez os apelos à manifestação.

Duas marchas pró-golpe tiveram lugar em Niamey e Dosso (cerca de 100 quilómetros a sudeste da capital) na quinta-feira, a primeira pontuada por incidentes, antes de a junta chamar "a população à calma" e proibir os eventos.

O Presidente Mohamed Bazoum foi afastado na quarta-feira à noite por militares e detido no palácio presidencial, sob a supervisão da Guarda Presidencial, cujo líder, o general Omar Abdourahmane Tchiani, foi nomeado presidente do Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP), ou seja, a junta militar que promoveu o golpe.

Depois do Mali e do Burkina Faso, o Níger, até então aliado dos países ocidentais, torna-se no terceiro país do Sahel - minado por ataques de grupos ligados ao Estado Islâmico e à Al-Qaida - a viver um golpe de Estado desde 2020.


Leia Também: O governo espanhol anunciou hoje a suspensão da cooperação bilateral para o desenvolvimento com o Níger "até que a ordem democrática seja restabelecida", incluindo a libertação do presidente Mohamed Bazoum.


Leia Também: França suspende apoio ao desenvolvimento e ajuda monetária ao Níger

Níger. Milhares de pessoas manifestam-se em frente à embaixada francesa

© Getty Images

POR LUSA   30/07/23 

Milhares de pessoas protestaram hoje em frente à embaixada francesa em Niamey, numa manifestação de apoio ao golpe militar no país, antes de serem dispersadas por bombas de gás lacrimogéneo, segundo a agência de notícias AFP.

Antes de as bombas de gás lacrimogéneo terem sido disparadas, alguns soldados tentaram ainda intervir para acalmar os manifestantes.

Alguns participantes insistiram em entrar no prédio e outros arrancaram a placa com a inscrição "Embaixada da França no Níger", pisando-a e substituindo-a por bandeiras da Rússia e do Níger.

Um dos soldados, de pé num camião, cumprimentou a multidão que gritava "Rússia, Rússia, Rússia", "viva o exército nigerino" e "Tchiani, Tchiani, Tchiani", nome do presidente do Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP, a junta militar autora do recente golpe de Estado), Abdourahamane Tchiani.

As manifestações, no entanto, foram proibidas pela junta militar.

A França, aliada do Níger na luta contra o 'jihadismo' e na ajuda ao desenvolvimento do país africano, anunciou no sábado que suspenderia esse apoio, assim como a União Europeia.

Algumas pessoas dirigiram-se também à embaixada dos Estados Unidos. O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, garantiu ao Presidente deposto Mohamed Bazoum o apoio "inabalável" de Washington.

A manifestação começou com uma marcha em direção à Assembleia Nacional, com a multidão a agitar bandeiras russas e nigerinas.

O movimento civil M62, que já havia protestado contra a operação Barkhane do exército francês no Sahel e no Saara, fez os apelos à manifestação.

Duas marchas pró-golpe tiveram lugar em Niamey e Dosso (cerca de cem quilómetros a sudeste da capital) na quinta-feira, a primeira pontuada por incidentes, antes de a junta chamar "a população à calma" e proibir os eventos.

O Presidente Mohamed Bazoum foi afastado na quarta-feira à noite por militares e detido no palácio presidencial, sob a supervisão da Guarda Presidencial, cujo líder, o general Omar Abdourahmane Tchiani, foi nomeado presidente do CNSP.

Depois do Mali e do Burkina Faso, o Níger, até então aliado dos países ocidentais, torna-se o terceiro país do Sahel - minado por ataques de grupos ligados ao Estado Islâmico (EI) e à Al-Qaida - a viver um golpe de Estado desde 2020.



Leia Também: Níger. Junta diz que está iminente uma "intervenção militar" da CEDEAO


Rússia diz ter derrubado 25 drones que tentavam atacar Crimeia

© REUTERS

POR LUSA   30/07/23 

O Ministério da Defesa russo disse que as forças antiaéreas russas abateram 25 drones ucranianos que tentavam atacar alvos na península da Crimeia, anexada por Moscovo em 2014.

"Uma tentativa do regime de Kyiv de levar a cabo um ataque terrorista com 25 drones de asa fixa contra alvos no território da península da Crimeia foi frustrada esta noite", de acordo com um comunicado.

O ataque "não causou vítimas ou destruição" e 16 drones foram destruídos por fogo de artilharia antiaérea e os outros nove caíram no mar, inibidos por meios de guerra eletrónica, referiu.

Anteriormente, as autoridades russas tinham relatado um ataque de drones ucranianos a dois edifícios em Moscovo.

"Os drones ucranianos atacaram-nos esta noite. As fachadas de duas torres de escritórios na cidade foram ligeiramente danificadas. Não há vítimas ou feridos", escreveu o presidente da câmara da capital russa, Sergei Sobyanin, na plataforma Telegram.

Os edifícios afetados são duas torres do conjunto de arranha-céus do centro financeiro e de negócios conhecido como Cidade de Moscovo.


Leia Também: Drones ucranianos atingem dois edifícios em Moscovo sem causar vítimas

Eleitores referendam nova Constituição na República Centro-Africana

© Lusa

POR LUSA   30/07/23 

Os eleitores da República Centro-Africana votam hoje em referendo uma nova Constituição proposta pelo Presidente, Faustin-Archange Touadéra, que, se for aprovada, alarga o mandato presidencial de cinco para sete anos e elimina os limites de mandatos.

O novo texto permitirá, em tese, que Touadéra se volte a candidatar à Presidência em 2025.

O referendo é contestado pelo Bloco Republicano para a Defesa da Constituição (BRDC), uma plataforma da oposição, que convocou marchas de protesto.

Touadéra foi eleito em 2016 e depois reeleito em 2020, embora menos de um em cada três eleitores tenha podido ir às urnas por razões de segurança.

No final de maio, Touadéra anunciou a realização do referendo e foi acusado pela oposição e pelos rebeldes de pretender continuar a ser "Presidente vitalício" do segundo país menos desenvolvido do mundo.

"Não haverá um terceiro mandato, mas os contadores serão repostos a zero" com uma nova Constituição, "e haverá um novo mandato a que qualquer pessoa se poderá candidatar, incluindo o Presidente Touadéra, se assim o desejar", disse então Fidèle Gouandjika, ministro especial e conselheiro do Presidente, imediatamente após o anúncio do referendo.

A votação vai realizar-se com a presença no país de mercenários contratados pela empresa russa Wagner.

Um novo grupo de mercenários chegou sexta-feira a Bangui.

A República Centro-Africana, um dos países mais pobres do mundo, vive uma guerra civil desde 2013, quando uma coligação de grupos armados predominantemente muçulmanos, a Séléka, derrubou François Bozizé.

Em seguida, Bozizé organizou e armou as chamadas milícias anti-Balaka, maioritariamente cristãs e animistas, numa tentativa de recuperar o poder.

As Nações Unidas mantêm uma missão no país (Minusca), na qual Portugal participa com 215 militares e 45 meios, além de missões da União Europeia, com 31 militares portugueses.


Leia Também: Presidente sul-africano a Putin: "Conflito deve resolver-se" rápido

Drones ucranianos atingem dois edifícios em Moscovo sem causar vítimas

© Getty Images

POR LUSA   30/07/23 

Um ataque noturno de drones ucranianos em Moscovo danificou dois edifícios de escritórios, disse hoje o presidente da câmara da capital russa, acrescentando que ninguém ficou ferido.

"Os drones ucranianos atacaram ontem [sábado] à noite. As fachadas de duas torres de escritórios na cidade ficaram ligeiramente danificadas. Não houve vítimas ou feridos", disse o presidente da Câmara de Moscovo, Sergei Sobyanin, na plataforma Telegram.

O aeroporto internacional de Vnukovo, em Moscovo, foi brevemente encerrado ao tráfego antes de os voos serem retomados esta madrugada, noticiou a agência russa TASS, depois de o presidente da câmara ter anunciado que um ataque de drones ucranianos tinha atingido dois edifícios na capital.

"O aeroporto Vnukovo da capital está encerrado para chegadas e partidas e os voos estão a ser redireccionados para outros aeroportos", informou inicialmente TASS, anunciando pouco depois que os voos tinham sido retomados.

Entretanto, o Ministério da Defesa russo afirmou, no Telegram, que um ataque de drones ucranianos contra foi frustrado.

"A tentativa de ataque terrorista do regime de Kiev, utilizando drones contra alvos na cidade de Moscovo, foi frustrada", indicou, numa mensagem divulgada no no Telegram, acrescentando que um drone foi abatido e dois outros, "neutralizados pela guerra eletrónica", chocaram contra um complexo de edifícios.




Leia Também: O Presidente russo, Vladimir Putin, justificou hoje a crescente repressão dirigida a organizações da sociedade civil e às vozes críticas na Rússia, ao considerá-la necessária em período de conflito armado com a Ucrânia.

Fim de reunião e o anúncio da decisão dos órgãos do PtG em relação ao Acordo Político de Incedência Parlamentar e Governativa da Coligação da PAI TERRA RANKA.



© Radio Voz Do Povo 


Fala África: Acordo inovador entre Cabo Verde e Portugal para enfrentar as mudanças climáticas


Fala África VOA apresenta uma entrevista com o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, abordando um acordo inovador para enfrentar as alterações climáticas.
©voaportugues.com

Coordenador de Rede dos Jornalistas no mercado ilícito, promete trabalhar para o combate ao mercado ilícito na Guiné-Bissau.

 

Radio TV Bantaba

Cimeira Rússia-África: “Não sabemos se a Rússia terá capacidade de cumprir as promessas. A Rússia não é a China”

 O comentador Jorge Tavares da Silva, esteve, este sábado, em direto na CNN Portugal. Em análise, a cimeira Rússia-África e ausência de Putin na cimeira dos BRICS.

Cnnportugal.iol.pt


Veja Também:

A especialista em Relações Internacionais Diana Soller, esteve, este sábado, em direto na CNN Portugal. Em análise, a cimeira Rússia-África.

Cnnportugal.iol.pt