terça-feira, 22 de agosto de 2023

EUA: Wagner torna países africanos "mais pobres, débeis e menos seguros"

© Lusa

POR LUSA   22/08/23 

A embaixadora norte-americana na ONU, Linda Thomas-Greenfield, disse hoje no Conselho de Segurança que a presença do grupo paramilitar russo Wagner em vários países africanos tornou estes "mais pobres, mais fracos e menos seguros".

A diplomata falava durante uma sessão dedicada à situação na Líbia e aludia à presença do grupo de segurança privada, formado por mercenários, no Mali, Burkina Faso, Níger e Sudão.

Segundo Thomas-Greenfield, a atividade da Wagner nestes países e na Líbia tem "um impacto pernicioso" e, por isso, insistiu em que se deve colocar a tónica na sua presença, que nem sempre é oficialmente reconhecida em Moscovo ou nos países africanos.

Na segunda-feira, o chefe da Wagner, Yevgeny Prigozhin, apareceu em vídeo pela primeira vez desde o fracassado motim de 24 de junho contra o Kremlin, e sugeriu que regressou a África para tornar a Rússia "ainda maior em todos os continentes".

No vídeo, Prigozhin não diz explicitamente que está em África, mas aparece numa paisagem semelhante à savana africana e afirma que a temperatura à sua volta é de 50 graus.

"Justiça e felicidade para os povos africanos", proclama o chefe da Wagner na mensagem de video, na qual afirma que o seu grupo paramilitar é o "pesadelo" do [grupo extremista] Estado Islâmico, da Al-Qaida "e de outros bandidos".

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse à BBC, há dias, que o grupo Wagner está a "tirar partido" da instabilidade no Níger, embora tenha afirmado não acreditar que a Rússia esteja por detrás do recente golpe, insistindo que "onde quer que este grupo Wagner tenha ido, a morte, a destruição e a exploração seguiram-no".


Leia Também: Biden defenderá reforma do FMI e Banco Mundial no G20


Leia Também: Prigozhin grava 1.º vídeo desde a rebelião. Está "a trabalhar" em África

COSTA DO MARFIM: "Importância global"? Descoberto depósito de manganês na Costa do Marfim

© Shutterstock

POR LUSA   22/08/23 

Um depósito de manganês de possível "importância global" foi descoberto no norte da Costa do Marfim, anunciou a empresa australiana Mako Gold Limited em comunicado.

Os resultados da perfuração realizada este ano em Uangolodougou "confirmam a possibilidade de uma descoberta de manganês de importância global", disse o diretor-geral da Mako Gold Limited, Peter Ledwidge, citado num comunicado divulgado pela agência France-Presse.

A área de cada uma das duas parcelas perfuradas até 50 metros de profundidade é de cerca de sete quilómetros de comprimento e um quilómetro de largura.

Um dos próximos passos será realizar "um levantamento geofísico para avaliar a largura e profundidade" do depósito, avançou Ledwidge, sem especificar uma data.

"A Costa do Marfim é um dos 10 maiores produtores mundiais de manganês", segundo a empresa australiana.

De acordo com o Ministério de Minas e Petróleo da Costa do Marfim, o país tem quatro minas deste mineral, localizadas em Bondoukou (leste), Guitry (sul), Kaniasso (noroeste) e Lagnonkaha (norte).

A produção deste metal, o quarto mais utilizado no mundo, depois do ferro, cobre e alumínio, ascendeu a 1.325.525 milhões de toneladas em dezembro de 2020, um aumento de 12,16% face a 2019.


MIGRAÇÕES: Morreram já mais de 2.000 migrantes no Mediterrâneo Central este ano

© Lusa

POR LUSA   22/08/23 

Roma, 22 ago 2023 (Lusa) -- Mais de 2.000 migrantes terão morrido na rota do Mediterrâneo Central desde o início do ano, indicou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM), receando, no entanto, que o número real de vítimas seja muito superior.

A rota do Mediterrâneo Central, considerada como uma das mais mortíferas, sai da Argélia, Tunísia e Líbia em direção à Europa, nomeadamente para as costas italianas e maltesas.

"Até à data, 2.013 migrantes morreram no Mediterrâneo Central em 2023, segundo dados atualizados da OIM", revelou o porta-voz desta organização do sistema das Nações Unidas, Flavio di Giacomo, numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter).

O porta-voz admitiu que este número é "uma estimativa revista em baixa".

"As frágeis embarcações que zarpam da Tunísia provocaram provavelmente muitos naufrágios que não são conhecidos", afirmou.

À agência noticiosa espanhola EFE, o porta-voz da OIM esclareceu que as 2.013 mortes confirmadas pela organização são apenas referentes à rota migratória do Mediterrâneo Central, onde 974 pessoas morreram no mesmo período em 2022.

Para toda a zona do Mediterrâneo (que engloba outras duas rotas migratórias), o número oficial de vítimas é de 2.265. O Mediterrâneo Oriental (da Turquia para a Grécia) e o Mediterrâneo Ocidental (de Marrocos para Espanha) são as outras rotas migratórias da região.

De acordo com os últimos dados oficiais do Governo de Itália, mais de 100 mil migrantes chegaram ao país desde o início do ano, um aumento de mais de 115% em relação ao mesmo período de 2022, muito impulsionado pela crise política, económica e social na Tunísia, de onde fogem milhares de migrantes subsarianos, situação que levou o executivo italiano a declarar o "estado de emergência migratória" em maio passado.

"Não existe uma emergência numérica, mas sim uma emergência humanitária", afirmou o porta-voz da OIM, insistindo que o número real de mortos no Mediterrâneo inclui "muitas, muitas, muitas centenas [pessoas] mais".

Até segunda-feira, e desde o início do ano, 105.449 migrantes chegaram às costas italianas, um número bastante mais expressivo quando comparado com os 50.759 registados no mesmo período de 2022.

Atualmente, a Tunísia substituiu a Líbia como principal país de partida em direção a Itália, verificando-se também um aumento nos repatriamentos (28,05%) e nos pedidos de asilo (70,59%), dos quais um em cada dois é rejeitado.

Este número recorde de desembarques de migrantes irregulares coincide com a adoção de uma política migratória mais estrita por parte do Governo italiano, uma coligação de direita e extrema-direita liderada por Giorgia Meloni que chegou ao poder em outubro do ano passado.

Nos últimos dias, a política migratória do executivo de Meloni tem suscitado duras críticas por parte dos autarcas italianos, que têm avisado que a capacidade de acolhimento das cidades está à beira do colapso face ao número de chegadas e à falta de recursos.

As críticas dos presidentes de câmara estão a ser desvalorizadas pelo Governo, com fontes do Ministério do Interior a considerarem que as queixas, que classificam de "surreais", são motivadas por questões políticas, mas a associação de municípios italianos (ANCI) argumentou que "todos os autarcas estão a protestar, não apenas os do Partido Democrático" (PD), principal partido da oposição (centro-esquerda).


Kyiv confirma entrada em cidade no sul ocupada por russos

© REUTERS/Viacheslav Ratynsky/File Photo

POR LUSA   22/08/23 

O Exército ucraniano confirmou hoje a entrada das suas tropas em Robotyne, na província de Zaporíjia, após avanços nos últimos dias junto desta cidade no sul do país, ocupada até agora pelas forças russas.

"Os nossos combatentes estão na cidade de Robotyne", escreveu na sua conta no Telegram o brigadeiro-general Oleksandr Tarnavski, comandante do grupo operacional estratégico das forças ucranianas encarregado da área sudeste da frente.

A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, também informou no Telegram a entrada hoje em Robotyne da 47.ª Brigada do Exército Ucraniano.

Depois de serem forçados a deixar a cidade, explicou Maliar, as forças russas estão a usar peças de artilharia contra a cidade e a 47.ª Brigada está a retirar os civis restantes da área.

O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), uma instituição privada norte-americana que acompanha o curso do conflito, confirmou na manhã de hoje, através de imagens geolocalizadas, que as tropas ucranianas chegaram ao centro de Robotyne.

A cidade está localizada num dos três segmentos da frente da contraofensiva que decorre desde o início de junho.

A Rússia afirmou hoje, por sua vez, que repeliu uma nova incursão armada da Ucrânia na região fronteiriça de Bryansk, mas não forneceu qualquer informação sobre baixas nos combates.

"Graças às ações coordenadas e heroicas dos guardas de fronteira do FSB da região de Bryansk, do Ministério da Defesa e de unidades especiais da Guarda Nacional da região de Bryansk, o ataque foi repelido", afirmou no Telegrama ao governador regional, Alexandre Bogomaz.

As regiões fronteiriças russas foram alvo em diversas ocasiões de incursões, geralmente reivindicadas por unidades de combatentes que se afirmam russos opositores do Kremlin, e com base na Ucrânia.

Ao mesmo tempo, as forças russas continuam a bombardear cidades ucranianas e hoje pelo menos uma pessoa foi morta e outra ficou ferida após novos ataques das forças russas à cidade de Komishani, em Kherson (sul).

Por sua vez, em Kharkiv (leste) o governador Oleg Sinegubov sublinhou que as forças ucranianas repeliram mais ataques das tropas russas que têm ocorrido continuamente nos últimos dias na direção de Kupiansk.

"As nossas Forças Armadas não perderam uma única povoação na região de Kharkiv", sublinhou Sinegubov, em declarações à televisão estatal, segundo a agência de notícias Ukrinform.

"Todas as tentativas dos russos de atacar as nossas posições foram duramente repelidas, eles sofreram perdas significativas e retornaram às suas posições anteriores", indicou o governador.

A par destes desenvolvimentos, sabotadores ucranianos coordenados pelos serviços de informações militares de Kyiv realizaram dois ataques recentes de 'drones' que atingiram aviões bombardeiros estacionados em bases aéreas no interior da Rússia, afirmou segundo órgãos de media da Ucrânia.

Os órgãos ucranianos atribuíram dois ataques aos sabotadores: um ataque no sábado à base aérea de Soltsy, na região de Novgorod, no noroeste da Rússia, cerca de 700 quilómetros a norte da fronteira ucraniana, e o ataque na segunda-feira contra a base aérea de Shaikovka, no sudoeste de Kaluga, região que fica cerca de 300 quilómetros a nordeste da fronteira com a Ucrânia.

O porta-voz dos serviços de informações militares ucranianos, Andriy Yusov, disse ao canal de notícias ucraniano LIGA.net na segunda-feira que pelo menos um avião de guerra russo foi danificado no ataque a Shaikovka.

Yusov afirmou que a operação foi realizada por pessoas que trabalharam em estreita coordenação com a secreta militar ucraniana.

O Ministério da Defesa russo disse que o ataque a Soltsy danificou uma aeronave, sem mais comentários.

Imagens de satélite do Planet Labs PBC analisadas pela Associated Press mostraram o que pareciam ser 10 bombardeiros de longo alcance Tupolev Tu-22M estacionados na placa da base aérea de Soltsy em 16 de agosto.

Dois dias depois, os bombardeiros tinham deixado a base aérea e uma grande mancha preta era visível numa das placas onde um dos Tupolevs estivera estacionado.

Fotos supostamente tiradas da base aérea de Soltsy e publicadas por media russos e ucranianos mostraram um bombardeiro russo Tu-22M em chamas após o ataque.


A sessão especial do Primeiro Conselho de Ministros termina com anúncio de algumas medidas, para baixar o preço dos produtos de primeira necessidade (ARROZ).

 Radio Voz Do Povo 



Veja Também:  Decorre o primeiro Conselho de Ministros do Governo inclusivo liderado por Geraldo João Martins.

𝗠𝗜𝗡𝗜𝗦𝗧𝗥𝗢 𝗗𝗔 𝗘𝗗𝗨𝗖𝗔ÇÃ𝗢 𝗡𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 𝗘𝗫𝗜𝗚𝗘 𝗔 𝗣𝗨𝗕𝗟𝗜𝗖𝗔ÇÃ𝗢 𝗗𝗢𝗦 𝗥𝗘𝗦𝗨𝗟𝗧𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗙𝗜𝗡𝗔𝗜𝗦 𝗗𝗢 𝗔𝗡𝗢 𝗟𝗘𝗧𝗜𝗩𝗢 𝟮𝟬𝟮𝟮-𝟮𝟬𝟮𝟯

  Rádio Jovem Bissau

O Ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica, suspende, “com caráter de urgência", o processo de matrículas em curso  nas Escolas Superiores de Educação do novo ano letivo 2023-2024.

Braima Sanhá sustenta a decisão invocando a não publicação dos resultados finais dos alunos referentes ao ano letivo 2022-2023, assim como a não entrega do calendário escolar para o  ano letivo 2023-2024.

No despacho com a data de 21 de Agosto  consultado pela nossa estação emissora, o responsável pela tutela da pasta, para além de suspender temporariamente as  matrículas, decidiu igualmente proibir temporariamente todas as despesas inerentes às matrículas efetuadas.

“O Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Cientifica tem registado com bastante preocupação a situação do processo inicial da realização das matrículas em algumas Unidades Escolares que compõem a Escola Superior de Educação (ESSE), sem a conclusão devida do ano escolar." Lê-se no despacho.  

Ainda o mesmo documento acrescenta: "Isto é, a não publicação dos resultados finais dos alunos referente ao ano letivo 2022-2023, o incumprimento da entrega de lista dos estudantes que concluíram, com sucesso, o ano, assim como o calendário escolar para o ano letivo 2023-2024."

UNIÃO AFRICANA suspende Níger e manifesta reservas sobre intervenção da CEDEAO

© Lusa

POR LUSA  22/08/23 

A União Africana (UA) anunciou hoje a suspensão do Níger das suas instituições, na sequência do golpe de Estado de 26 de julho, e manifestou reservas quanto a uma eventual intervenção militar da África Ocidental.

O Conselho de Paz e Segurança (CPS) da UA "toma nota da decisão" da CEDEAO Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental "de enviar uma força" para o Níger e pede à Comissão da organização pan-africana que "proceda a uma avaliação das implicações económicas, sociais e de segurança" de tal envio, anunciou este orgão da UA através de um comunicado.

O CPS decidiu igualmente "suspender imediatamente a participação da República do Níger em todas as atividades da UA e dos seus órgãos e instituições até à restauração efetiva da ordem constitucional no país", segundo o comunicado publicado hoje.

A posição, assumida num contexto de fortes divergências no seio da UA sobre este assunto, assenta em decisões tomadas numa reunião sobre "a situação no Níger", realizada a 14 de agosto.

Na sequência do derrube pelos militares do Presidente nigerino, Mohamed Bazoum, eleito em 2021, a CEDEAO anunciou em 10 de agosto a sua intenção de enviar uma força da África Ocidental "para restaurar a ordem constitucional no Níger".

A CEDEAO continua a reiterar a preferência por uma solução diplomática, mas mantém a ameaça de recorrer à força, uma opção em relação à qual a UA está dividida.

Na passada sexta-feira, no final de uma reunião de chefes de Estado-Maior da CEDEAO em Acra, capital do Gana, o comissário da organização regional para os Assuntos Políticos, a Paz e a Segurança, Abdel-Fatau Musah, indicou que "o dia da intervenção" tinha sido fixado, assim como "os objetivos estratégicos, o equipamento necessário e o compromisso dos Estados-membros".

"Se uma agressão for levada a cabo contra nós, não será o passeio no parque que alguns parecem acreditar", respondeu este sábado o novo homem forte do Níger, o general Abdourahamane Tiani.

A CEDEAO considerou esta segunda-feira "inaceitável" um período de transição máximo de "três anos" apontado, no sábado, pelo líder da junta militar do Níger.

"Queremos que a ordem constitucional seja restaurada o mais rápido possível", disse Abdel-Fatau Musah.

No sábado, uma delegação da CEDEAO liderada pelo ex-presidente nigeriano Abdulsalami Abubakar deslocou-se ao Níger para negociar uma saída para a crise, tendo sido recebida por Tiani, e mantido contactos com Mohamed Bazoum, detido desde o golpe.

Durante as conversações, Tiani defendeu o fim das sanções económicas e da proibição de viagens, impostas pela CEDEAO na sequência do golpe de Estado de 26 de julho, e no final garantiu perante a televisão nacional que a transição para o poder político pode durar até três anos, ameaçando as forças estrangeiras contra a preparação de uma eventual intervenção militar regional.

O Níger é o quinto país da África Ocidental a ser liderado por uma junta militar, depois do Mali, da Guiné-Conacri e do Burkina Faso, que também tiveram golpes militares entre 2020 e 2022, além do Chade, onde o atual Presidente sucedeu ao seu pai, morto em combate.

Desde o derrube do regime do Presidente Bazoum, a comunidade internacional teme ainda mais instabilidade na região do Sahel, que enfrenta crescentes insurgências de grupos fundamentalistas islâmicos ligados aos grupos extremistas Estado Islâmico e Al-Qaida.

Muitos países, liderados pelos Estados Unidos, bem como a ONU e a União Europeia, apelaram a uma resolução pacífica da crise.


TRÁFICO DE DROGA: Tenta embarcar rumo a Lisboa com 5 kg de cocaína escondidos em sutiãs

© Polícia Federal

Notícias ao Minuto   22/08/23 

Detido é sueco e tem 78 anos. Às autoridades garantiu que a mala foi-lhe entregue por um desconhecido.

A Polícia Federal brasileira deteve na noite de sexta-feira um idoso de nacionalidade sueca, de 78 anos, no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, Natal, quando este tentava embarcar com destino a Lisboa, com 4,7 kg de cocaína escondida em peças de roupa femininas.

De acordo com as autoridades brasileiras, o homem foi apanhado durante uma fiscalização de rotina. Na mala do passageiro, os agentes apanharam a droga a servir de enchimento a vários modelos de sutiãs.

De imediato, o turista foi detido e conduzido à esquadra. Ao ser interrogado, garantiu que a mala foi-lhe entregue por um desconhecido, alegadamente relacionado com um empresário que conheceu virtualmente, e que lhe pediu para a transportar até Paris, França.

Apesar disto, o idoso continua detido e vai responder pelo crime de tráfico internacional de estupefacientes.


Irão apresenta novo 'drone' com alcance de 2.000 quilómetros

© Lusa

POR LUSA    22/08/23 

As autoridades iranianas apresentaram hoje um novo 'drone', indicando que tem um raio de alcance de 2.000 quilómetros, pode permanecer no ar por 24 horas e transportar vários tipos de armamentos.

O novo 'drone' [aparelho aéreo não tripulado] foi apresentado durante a cerimónia do Dia da Indústria de Defesa, na presença do Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, informou a agência de notícias iraniana Fars, ligada à Guarda Revolucionária.

O Mohajer-10 - que significa Migrante - tem um raio de alcance de 2.000 quilómetros, pode voar a uma velocidade máxima de 210 quilómetros por hora, permanecer 24 horas no ar e transportar até 300 quilos de carga, segundo as autoridades iranianas.

Além disso, possui sistemas de "guerra eletrónica" e sistemas de "inteligência", além de capacidade para transportar todos os tipos de munições e bombas", referiu a agência Fars.

A apresentação do novo armamento contou ainda com a presença do ministro da Defesa, brigadeiro-general Mohamad Reza Qarai Ashtiani, e de outros altos funcionários das Forças Armadas do país.

"Espero que o esforço de todos nós expanda a grandeza, a honra e o poder do país", disse Raisi, de acordo com a agência de notícias iraniana Tasnim.

Na cerimónia também foi apresentada uma nova bomba teleguiada, "Arman 1", sobre a qual não foram fornecidos mais detalhes.

O Irão possui uma desenvolvida indústria de fabrico de 'drones kamikaze'. Em abril passado, foi testado com sucesso o 'drone' Me'raj-532, com um alcance de 450 quilómetros, a uma altura de 12.000 pés e voar durante três horas.

Os países ocidentais denunciaram que o Irão vendeu 'drones kamikaze' Shahed-136/131 à Rússia para serem utilizados na guerra na Ucrânia, algo que Teerão nega.

Em resposta à venda destes 'drones', a União Europeia (UE), os Estados Unidos e o Reino Unido sancionaram indivíduos e empresas ligadas à produção destes aparelhos aéreos não tripulados iranianos.


OUSMANE SONKO: Líder da oposição no Senegal retoma greve de fome apesar de frágil estado

© Getty Images

POR LUSA  22/08/23 

O líder da oposição senegalesa, Ousmane Sonko, retomou esta semana a greve de fome, apesar de ter sido hospitalizado após um agravamento do seu estado de saúde devido à forma de protesto que iniciou em 31 de julho.

O advogado de Sonko, Ciré Clédor Ly, alertou para a degradação do estado de saúde do seu constituinte e mostrou-se muito preocupado com as "sequelas" que esta greve de fome está a deixar em Sonko.

"É um precedente perigoso chegar a extremos que podem custar a vida de um adversário político", advertiu Ly, citado pelo portal noticioso Senego.

"Há sempre tempo para salvar vidas e iniciar mecanismos para reconciliar corações e mentes, restabelecendo o Estado de Direito e respeitando os fundamentos de um Estado democrático", afirmou o advogado.

Sonko foi retirado dos cadernos eleitorais e não poderá participar nas eleições de 2024, devido a uma condenação na justiça. Em resposta, o seu partido, o agora dissolvido Patriotas Africanos do Senegal para o Trabalho, a Ética e a Fraternidade (Pastef), apelou à população para que protestasse contra o que considera ser um novo episódio na longa perseguição política de que diz ter sido alvo durante anos.

Sonko foi detido em 28 de julho e encontra-se em prisão preventiva desde 31 de julho, dia em que o ministério do Interior senegalês anunciou igualmente a dissolução do seu partido. Sonko iniciou a greve de fome no dia em que foi colocado em prisão preventiva.

Desde a sua detenção, eclodiram vários tumultos em Dacar e noutras cidades do país entre as forças policiais e os jovens, que queimaram pneus, montaram barricadas e bloquearam estradas em sinal de protesto.

Os protestos resultantes da prisão de Sonko somam já 15 mortes e danos materiais consideráveis.

Ousmane Sonko foi condenado em 01 de junho a dois anos de prisão por aliciamento de menores, um veredito que o torna inelegível para se candidatar a eleições, de acordo com os seus advogados e juristas. O político senegalês enfrenta ainda outro processo, aberto em março de 2021, por alegada violação de uma mulher.

O popular líder da oposição tem denunciado reiteradamente a "instrumentalização" da justiça pelo Presidente senegalês, Macky Sall, para o impedir de concorrer às próximas eleições presidenciais, previstas para 2024.

Conhecido pelo seu discurso "antissistema", Sonko critica a má governação, a corrupção e o neo-colonialismo francês, e tem muitos seguidores entre a juventude senegalesa.


Leia Também: Líder da oposição no Senegal recupera consciência nos cuidados intensivos

ANÁLISE: Ausência de Putin da cimeira dos BRICS é uma "humilhação" para a Rússia

Por SIC Notícias  22/08/23

Germano Almeida, comentador da SIC, aponta temas importantes em cima da mesa na Cimeira dos BRICS e destaca o futuro desta aliança. Sobre o grupo Wagner, alerta que continuam a cometer crimes violentos.

Germano Almeida, comentador da SIC, considera que a ausência do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, da cimeira dos BRICS é uma "humilhação". Sobre o grupo Wagner, alerta que continuam a cometer crimes violentos e defende que África poderá ser o destino de Prigozhin.

"É uma humilhação para a Rússia o facto de Putin não poder entrar em solo sul-africano, na sequência do mandado de detenção do Tribunal Penal Internacional (TPI). Enquanto estarão presentes os Presidentes de outros países, da Rússia vai estar o ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov", afirma.

O comentador da SIC destaca a importância da cimeira dos BRICS, a primeira presencial depois da pandemia. Com quase quatro dezenas de países a quererem entrar para o bloco, poderá tronar-se uma "espécie de G20 alternativo do novo Sul Global". Indica ainda que haverá dois temas "importantes": a desdolarização e a guerra na Ucrânia.

A 15.ª cimeira de chefes de Estado e de Governo dos BRICS decorre a partir desta terça-feira e até quinta-feira, com mais de 60 líderes do Sul Global, em Sandton - o subúrbio mais rico situado no norte de Joanesburgo, África do Sul.

Sobre as últimas visitas do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, à Suécia, Dinamarca, Países Baixos e Grécia, realça os avanços em relação aos caças F-16 e à formação de pilotos e mecânicos ucranianos.

Na Edição da Manhã, Germano Almeida alerta que, de acordo com o Instituto para o Estudo da Guerra, o grupo Wagner continua a cometer crimes violentos.

"A embaixada dos EUA enviou uma recomendação importante para cidadãos da Bielorrússia. Aconselharam os cidadãos a sair imediatamente na sequência da Lituânia ter encerrado postos fronteiriços", acrescenta.

O comentador da SIC acredita que "o destino" de Prigozhin poderá ser o continente africano. O líder do grupo mercenário Wagner reapareceu esta segunda-feira pela primeira vez desde o assalto falhado ao Kremlin, a 24 de junho, e deu a entender que voltou a África.


Leia Também: Portugal vai treinar pilotos e mecânicos ucranianos para caças F-16

Escalada devido a F-16? Podolyak rejeita e pede "decisões semelhantes"

© Getty Images

Notícias ao Minuto    22/08/23 

Na ótica de Podolyak, "os países que estão atualmente a transferir equipamento de aviação para a Ucrânia demonstram abertamente que estão profundamente interessados em proteger o direito internacional, a democracia e a justiça".

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, rejeitou, esta terça-feira, que o envio de caças F-16 por parte da Dinamarca e dos Países Baixos à Ucrânia venha a contribuir para a escalada do conflito contra a Rússia, apelando a “decisões semelhantes” por parte dos restantes parceiros daquele país invadido.

“O fornecimento de aviões de combate F-16 para a Ucrânia relaciona-se, antes de mais, com a plena compreensão por parte dos países doadores (países nórdicos) da natureza geral da guerra e desta fase específica”, começou por explicar o responsável, na rede social X (antigo Twitter).

E esclareceu: “Trata-se também da desescalada, da redução significativa dos riscos de expansão da guerra e da aceleração de um final justo. Trata-se de minimizar as perdas ucranianas, otimizar as operações ofensivas e aumentar a eficácia da destruição do grupo de ocupação russo.”

Na sua ótica, “os países que estão atualmente a transferir equipamento de aviação para a Ucrânia demonstram abertamente que estão profundamente interessados em proteger o direito internacional, a democracia e a justiça”, ressalvando, contudo, que “tudo isto só será possível se a Rússia for absolutamente derrotada”.

“É extremamente importante que os outros parceiros da Ucrânia tomem decisões semelhantes”, apelou.

De notar que, na segunda-feira, o embaixador russo Vladimir Barbin condenou o fornecimento de caças F-16 à Ucrânia por parte da Dinamarca e dos Países Baixos, atirando que “ao refugiar-se na premissa de que a própria Ucrânia deve determinar as condições para a paz, a Dinamarca procura, com as suas ações e palavras, deixar a Ucrânia sem outra escolha a não ser continuar o confronto militar com a Rússia”.

No entanto, o ministro da Defesa dinamarquês, Jakob Ellemann-Jensen, ressalvou que a Ucrânia só poderá usar as aeronaves no seu território.

"Doamos armas com a condição de que sejam usadas para expulsar o inimigo do território da Ucrânia. E não mais do que isso. Essas são as condições, sejam tanques, aviões de combate ou qualquer outra coisa", disse, na segunda-feira.

Recorde-se que a Dinamarca doará 19 caças F-16 à Ucrânia, enquanto os Países Baixos fornecerão 42 aeronaves, naquilo que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, considerou ser uma decisão “histórica”.

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14,6 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A entidade confirmou ainda que já morreram mais de 9.444 civis desde o início da guerra e 26.384 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: F-16 para a Ucrânia? "Não brinquem com aviões", avisa Medvedev

AFEGANISTÃO: Mais de 200 funcionários do antigo governo foram mortos por talibãs

© iStock

POR LUSA   22/08/23 

Mais de 200 execuções extrajudiciais de ex-funcionários do Governo e das forças de segurança afegãs ocorreram desde que os talibãs assumiram o controlo do país há dois anos, segundo um relatório da ONU hoje divulgado.

Os grupos mais visados pelos talibãs têm sido antigos membros do exército, da polícia e dos serviços de informação do país, de acordo com a Missão de Assistência das Nações Unidas (UNAMA) no Afeganistão.

A UNAMA documentou pelo menos 800 violações dos direitos humanos contra antigos funcionários do Governo afegão e das forças de segurança entre 15 de agosto de 2021, quando os talibãs tomaram o poder, e o fim de junho de 2023.

Os talibãs varreram o Afeganistão quando as tropas dos Estados Unidos e da NATO se encontravam nas últimas semanas da sua retirada do país, após duas décadas de guerra.

As forças afegãs treinadas e apoiadas pelos EUA desmoronaram diante do avanço dos talibãs e o ex-presidente afegão, Ashraf Ghani, fugiu do país.

"Indivíduos foram detidos pelas forças de segurança de facto (talibã) do país, muitas vezes brevemente, antes de serem mortos. Alguns foram levados para centros de detenção e mortos enquanto estavam sob custódia, outros foram levados para locais desconhecidos e mortos, os seus corpos foram abandonados ou entregues a familiares", afirmou o relatório da ONU.

O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, disse, num comunicado de imprensa, que este relatório da ONU "apresenta uma imagem preocupante do tratamento de indivíduos ligados ao antigo Governo e às forças de segurança".

"Ainda mais, dado que lhes foi garantido que não seriam alvo, é uma traição à confiança do povo", disse Turk.

Turk instou os governantes talibãs do Afeganistão -- as "autoridades de facto" do país - a cumprirem as suas "obrigações ao abrigo do Direito internacional dos direitos humanos, evitando novas violações e responsabilizando os perpetradores" de crimes.

Desde a tomada do poder no Afeganistão, os talibãs (que governaram o Afegansitão num outro período na década de 1990) não enfrentaram oposição significativa e evitaram divisões internas.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) do Afeganistão rejeitou o relatório, sublinhando que não tinha conhecimento de quaisquer casos de violações dos direitos humanos cometidos por autoridades ou funcionários ligados aos talibãs.

"Assassínios sem julgamento, detenções arbitrárias, prisões, tortura e outros atos contra os direitos humanos cometidos pelos trabalhadores das instituições de segurança do Emirado Islâmico contra funcionários e forças de segurança do governo anterior não foram relatados", afirmou em comunicado do MNE afegão.

O relatório afirma que os ex-soldados afegãos correm maior risco de sofrer violações dos direitos humanos, seguidos pela polícia e pelos funcionários dos serviços de informação. As violações foram registadas em todas as 34 províncias, com um número maior nas províncias de Cabul, Kandahar e Balkh.

A maioria das violações ocorreu nos quatro meses que se seguiram à tomada do poder pelos talibãs, tendo a UNAMA registado quase metade de todas as execuções extrajudiciais de antigos funcionários do governo e das forças de segurança afegãs durante este período. Entretanto, as violações de direitos continuaram mesmo depois disso, com 70 execuções extrajudiciais registadas em 2022, acrescentou o relatório.

A UNAMA registou pelo menos 14 casos de desaparecimento forçado de antigos funcionários do governo e membros das forças de segurança afegãs. A ONU documentou mais de 424 detenções arbitrárias, nomeadamente de ex-funcionários do governo e membros das forças de segurança afegãs, enquanto mais de 144 casos de tortura e maus-tratos foram documentados no relatório, incluindo espancamentos com canos e cabos, ameaças verbais e outros abusos.

Apesar das promessas iniciais de uma administração moderada, os talibãs aplicaram regras duras no país, proibindo a educação das raparigas após o sexto ano e impedindo as mulheres afegãs participarem na vida pública, incluindo o trabalho para organizações não-governamentais e para a ONU.


Ucrânia destrói bombardeiro supersónico russo a sul de São Petersburgo

© Reprodução/Twitter

Notícias ao Minuto   22/08/23 

O Ministério da Defesa da Rússia adiantou que o "ataque terrorista" ocorreu na base militar de Soltsy-2, na região de Novgorod, tendo sido apenas registados danos materiais.

A Ucrânia terá destruído um bombardeiro supersónico russo num ataque com drones levado a cabo a sul de São Petersburgo, no sábado.

Imagens publicadas nas redes sociais, e verificadas pela BBC, mostram a aeronave Tupolev Tu-22 em chamas.

O Ministério da Defesa da Rússia adiantou que o "ataque terrorista" ocorreu na base militar de Soltsy-2, na região de Novgorod, tendo sido apenas registados danos materiais.

Além disso, imagens de satélite aparentam dar conta de que aviões anteriormente estacionados na base militar desapareceram, ainda que possam ter sido relocalizados.

Já o Ministério da Defesa do Reino Unido considerou, no seu mais recente relatório, que os ataques com drones que têm assolado a Rússia nos últimos dias deverão estar a ser lançados a partir do interior do território daquele país, esta terça-feira.

Dando conta dos relatos de que um bombardeiro supersónico russo foi destruído no dia 19 de agosto, os serviços secretos acreditam que o território russo está a ser atacado a partir de dentro, uma vez que "é improvável que veículos aéreos não tripulados tenham a capacidade de chegar a Soltsky-2 vindos de fora da Rússia".

Isto porque, conforme assinalado pelo organismo, a base de Soltsy-2 fica a cerca de 650 quilómetros da fronteira entre os dois países.

Segundo a BBC, Kyiv ainda não comentou o sucedido, nem assumiu responsabilidade pelo alegado ataque.

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14,6 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A entidade confirmou ainda que já morreram mais de 9.444 civis desde o início da guerra e 26.384 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.



Leia Também: A Rússia anunciou que abateu hoje dois drones ucranianos na região de Moscovo, onde os incidentes deste tipo têm aumentado nas últimas semanas.