sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Quando o assunto é ver os olhos do filho brilhando de alegria, uma mãe suporta qualquer dor. 👌 Mas estes já estão a sabotar 😃





Sérgio Tsembane


URGENTE/ÚLTIMA HORA: ANP denuncia tentativa para deter o Deputado Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC



Ditaduraeconsenso

CEDEAO analisa a crise guineense no sábado

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, viaja nesta sexta-feira para Addis Abeba, Etiópia, para participar, no sábado, na cimeira extraordinária da CEDEAO sobre a aplicação do acordo de Conacri, revela uma fonte oficial.

O encontro incidirá sobre a distribuição de postos estatutários e o cumprimento do acordo de Conacri. No domingo e na segunda-feira, José Mário Vaz deverá participar também na cimeira da União Africana.

Rádio Jovem 

PAIGC - Resolução Final do Comité Central

Resolução Final

O Comité Central do PAIGC reuniu-se na sua primeira sessão extraordinária no dia 25 de janeiro de 2018, no Salão Nobre “Amílcar Cabral” sob a presidência do camarada Eng. Domingos Simões Pereira, Presidente do PAIGC.
Foi aprovada uma Ordem-do-Dia, com um voto de abstenção e 51 votos favoráveis, onde constavam os seguintes pontos:
Informações:

Aplicação do Acordo de Conakry à luz da última missão da CEDEAO à Guiné-Bissau;

Síntese das actividades desenvolvidas pela comissão Nacional Preparatória do IX Congresso do PAIGC;

Síntese das comemorações do 20 e 23 de janeiro

Apreciação e discussão do Anteprojecto de Revisão dos Estatutos do PAIGC;

Apreciação e aprovação da lista definitiva dos delegados ao IX Congresso do PAIGC;

Proposta de Agenda de Trabalhos do IX Congresso do PAIGC

A sessão prestou um minuto de silêncio em memória dos dirigentes e militantes que faleceram ao longo deste processo, para de seguida o Presidente do PAIGC informar o Comité Central das ultimas evoluções relacionadas a aplicação do Acordo de Conakry, de acordo com a última missão da CEDEAO à Guiné-Bissau.

Na sequencia destas informações, o camarada 1º Vice-Presidente, Eng. Carlos Correia, expôs os resultados da sua última missão a Lomé, Conakry e Dakar e dos contactos mantidos com a missão de alto nível da CEDEAO que visitou recentemente Bissau.

Por seu turno, o camarada Aly Hijazi, Secretário Nacional do Partido, prestou informações precisas sobre as actividades desenvolvidas pela Comissão Nacional Preparatória do IX Congresso de que é Presidente. Seguidamente, abordando a questão relacionada com a reintegração dos deputados dissidentes, informou o Comité Central de que o PAIGC cumpriu escrupulosamente todos os engajamentos assumidos no âmbito do Acordo de Conakry.

Sobre as comemorações dos dias 20 e 23 e as seguintes informações:

Em relação ao dia 20 de janeiro – Dia dos Heróis Nacionais, congratulou-se com a forma responsável como a JAAC organizou e realizou a Conferência onde factores de ordem ideológica e de análise dos resultados da prestação do I Governo Constitucional tiveram um impacto positivo pelo nível dos contributos dos oradores e da juventude. Realçou, ainda, o facto dessas comemorações terem contado com uma prestigiada figura da luta pelos direitos civis dos negros americanos na pessoa de Mukasa Dada, um dos companheiros de Martin Luther King;

As comemorações de 23 de janeiro, ocorridas no “Local Histórico” do Círculo 28 foram igualmente abordadas, facto que permitiu ao camarada Presidente do PAIGC constatar in loco a utilidade e o apoio de uma massa de militantes e simpatizantes, em crescendo, que deram um brilho especial à homenagem prestada aos Combatentes da Liberdade da Pátria.

Em relação ao ponto 2 da Agenda que versa sobre a “apreciação e discussão do Anteprojecto de Revisão dos Estatutos do PAIGC”, o Comité Central expressou a sua satisfação pela forma responsável como trabalhou a Subcomissão de Textos, quer na elaboração do anteprojecto, quer no acompanhamento da sua discussão das bases aos órgãos e destes ao processo de validação, procedimento que hoje culmina com a revisão das contribuições introduzidas com a aprovação pelo Comité Central da “Proposta de Projecto de Estatutos” que será sujeita ao IX Congresso Ordinário do PAIGC;

3. Apreciação e aprovação da lista definitiva dos delegados ao IX Congresso do PAIGC;

4. Proposta de Agenda de Trabalhos do IX Congresso do PAIGC

Ditaduraeconsenso

Guiné-Bissau: Cadogo fora do Congresso do PAIGC


Definitivamente está confirmado que o nome de Carlos Gomes Júnior não constará na lista dos 1261 delegados ao nono congresso do PAIGC que arranca na próxima terça-feira em Bissau, pelo menos foi o que determinou a reunião do Comité Central do histórico partido guineense.

O antigo líder do PAIGC e ex-primeiro-ministro pediu que lhe fosse permitido participar no conclave enquanto delegado, mas o pedido não foi aceite. 

Fontes do PAIGC disseram à RFI que Carlos Gomes Júnior, que regressou a Lisboa na quinta-feira, poderá participar no congresso, se quiser, mas apenas enquanto convidado, estatuto que não lhe vai permitir votar ou ser eleito.

Entretanto, na sede do PAIGC, em Bissau, a azáfama tem sido enorme estes dias com centenas de militantes a afluírem ao local para esclarecer a confusão com os nomes que não aparecem ou que estão mal escritos no banco de dados. 

É que o PAIGC quer tudo limpo, antes do dia 30, uma vez que quem não estiver devidamente credenciado não terá acesso à sala do congresso. O partido diz que vai emitir cartões biométricos aos delegados e convidados. 

Convidados estrangeiros estes já confirmaram que vão estar no congresso. São casos dos partidos PCP e PSD de Portugal, PAICV de Cabo Verde, MPLA de Angola, Frelimo de Moçambique e MLSTP-PSD de São Tomé e Principe. 

Tambem estão confirmadas as presenças de partidos do Benim, Africa do Sul, Zâmbia e Sérvia, bem como a Frente Polissário da Republica Saharui e a Internacional Socialista.

RFI